-GOVERNO APRESENTA HOJE PRIMEIRA PARTE DA REFORMA TRIBUTÁRIA
-ESTADO PRETENDE PAGAR TODAS A EMENDAS IMPOSITIVAS ATÉ O FINAL DO ANO
-OBRAS DA CASA DE PASSAGEM PARA INDIOS DEVE SER CONCLUIDA EM 20 DIAS
-MÉDICOS DO MUNICÍPIO PARTICIPAM DE APERFEIÇOAMENTO SOBRE CORONAVÍRUS
-HOSPITAL REGIONAL CONFIRMA TERCEIRA MORTE POR COVID-19 NA UNIDADE
-HOMEM PERDE SETE MIL E 500 REAIS NO GOLPE DO WHATSAPP
-ACIDENTES COM MOTOS DEIXAM TRES PESSOAS FERIDAS NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo seis reais e um centavo. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, reiterou nesta segunda-feira que o Brasil vive uma "situação terrível" pela Covid-19 e voltou a culpar os chineses pela pandemia. Ele afirmou que é um problema global, ainda que causado pela China.A menção ao Brasil veio durante críticas de TRUMP à cobertura da imprensa americana sobre a pandemia. O presidente norte-americano disse que no fim de semana, segundo a Organização Mundial da Saúde, o mundo atingiu recorde de casos de coronavírus, mas só se fala dos Estados Unidos. Ele citou que problema é mundial e disse que o Brasil está em situação terrível.
Após quatro dias de reuniões, os 27 líderes da União Europeia chegaram a um acordo na madrugada desta terça-feira com um inédito fundo de 750 bilhões de euros para superar os estragos na economia do bloco - que pode registrar queda de sete vírgula sete por cento em média este ano provocados pela pandemia do novo coronavírus. O pacto ajudará os europeus, especialmente Itália e Espanha, a enfrentar a profunda recessão estimada para 2020 devido à pandemia da Covid-19. Devido à pandemia, a economia mundial deverá sofrer uma contração de quatro vírgula nove por cento em 2020.
Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram nesta segunda-feira que, de acordo com resultados preliminares, a vacina da universidade para a Covid-19 é segura e induziu resposta imune no corpo dos voluntários. Os resultados, que já eram esperados pelos pesquisadores, se referem às duas primeiras fases de testes da imunização. A terceira fase está ocorrendo no Brasil, entre outros países. As fases 1 e 2 dos testes, que foram conduzidas simultaneamente no Reino Unido, tiveram mil e 77 voluntários. Os ensaios mostraram que a vacina foi capaz de induzir a resposta imune tanto por anticorpos como por células T até 56 dias depois da administração da dose.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira um projeto de lei que suspende, por 180 dias, o pagamento das prestações de financiamento imobiliário de beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida. O texto segue para o Senado e, para entrar em validade, ainda precisará ser sancionado pela Presidência da República. O objetivo da suspensão é dar um socorro financeiro aos beneficiários diante da pandemia do novo coronavírus. Pela proposta, os beneficiários de faixa 1 – famílias com renda mensal de até mil e 800 reais – terão a cobrança suspensa por 180 dias. O prazo só vale a contar quando a lei for publicada no "Diário Oficial da União". Além disso, os contratos de financiamento serão estendidos pelo mesmo período, para alocar as parcelas pausadas e evitar o acúmulo.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira um projeto de lei que estende o auxílio emergencial de cinco parcelas de 600 reais a agricultores familiares que ainda não tenham recebido o benefício. O texto segue, agora, para o Senado. O benefício é uma tentativa de diminuir os impactos socioeconômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. O projeto cria o Fomento Emergencial de Inclusão Produtiva Rural para apoiar a atividade produtiva de agricultores familiares durante o estado de calamidade pública. A proposta autoriza a União a transferir ao beneficiário do fomento dois mil e 500 reais, em parcela única, por unidade familiar. Para a mulher agricultora familiar, a transferência será de três mil. Outro ponto é uma linha de crédito de 10 mil reais, para pagar em 10 anos com cinco de carência e juro de um por cento ao ano.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, entrega nesta terça-feira ao Congresso a primeira parte da proposta de reforma tributária do governo, conforme havia antecipado na semana passada. O projeto é a primeira "etapa" das mudanças a serem indicadas pelo governo para o sistema tributário brasileiro, considerado complexo demais por investidores internacionais. Nessa fase, a intenção é unificar os dois tributos federais sobre o consumo, PIS e Cofins, criando um Imposto de Valor Agregado federal. A alíquota do IVA federal deve ficar entre 11 e 12 por cento. Essa unificação não requer mudanças na Constituição Federal e, por isso, tem uma tramitação mais fácil no Congresso.
A semana começou com novas restrições contra o avanço do coronavírus em pelo menos 111 dos 295 municípios catarinenses. Os ônibus municipais e intermunicipais pararam de circular nesta segunda-feira nas cidades que estão em sete regiões com situação gravíssima por causa da Covid-19. A suspensão foi determinada pelo governo estadual até dois de agosto. Nas mesmas 111 cidades sem transporte público, desde sábado também estão proibidas a permanência e a aglomeração de pessoas em locais públicos, como parques, praças e praias. A exceção é para atividade física individual, mas na Grande Florianópolis a prática não é permitida nos fins de semana por decreto municipais.
O secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI e o secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, participaram nesta segunda-feira da Comissão Especial de Acompanhamento dos Gastos Públicos durante a pandemia do novo coronavírus. O encontro, realizado na Assembleia Legislativa teve como objetivo a demonstração das receitas e despesas registradas pelo Governo do Estado desde o mês de março. O Governo empenhou, até a última sexta-feira 278 milhões e 700 mil reais de despesas identificadas pelos órgãos e entidades estaduais pertencentes ao Orçamento Estadual, como sendo relacionadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. Destas, 162 milhões foram liquidadas e 129 milhões pagas.
Em reunião extraordinária da Comissão de Finanças e Tributação na Assembleia Legislativa, realizada nesta segunda-feira, foi redefinido o calendário para o pagamento das emendas impositivas parlamentares. As emendas parlamentares de 2019 somam 243 milhões de reais. Destas, 176 milhões já foram quitadas, 48 milhões estão em pagamento e 19 milhões permanecem sob análise, por impedimento técnico. Já as emendas de 2020 totalizam 248 milhões, sendo que 171 milhões serão repassados aos municípios. Serão pagos, até o dia 14 de agosto, 48 milhões e 500 mil para a Saúde. Já para a Educação, os repasses na ordem de 47 milhões serão quitados até novembro. O governo se comprometeu em pagar todas as emendas impositivas até o final deste ano.
A associação de aposentados e pensionistas do extremo-oeste emitiu um alerta sobre a ocorrência de golpes aplicados via empréstimos consignados. De acordo com o presidente da Asaprev, SERGIO VOLPI, a entidade recebeu várias denúncias desse tipo de problema. Ele orientou os idosos a não fazer nenhuma contratação fora da agencia onde eles recebem o benefício. VOLPI disse que essa é uma forma de proteger os aposentados, já que algumas pessoas se aproveitam e fazem empréstimos sem a autorização do idoso. O presidente comentou que os aposentados devem procurar a Asaprev em caso de dúvida sobre esse assunto.
As oficinas culturais podem ser retomadas a partir do dia três de agosto. A projeção é do secretário de Cultura, CARLOS CHAVES. De acordo com ele, a volta das aulas com os alunos vai depender da situação da pandemia do coronavírus, mas a intenção é retornar no mês que vem com algumas restrições. Os grupos terão no máximo oito participantes. Turmas de 10 alunos, por exemplo, serão divididas em duas com aulas de apenas meia hora cada uma. Crianças não poderão frequentar as oficinas e a retomada será apenas para adolescentes a partir dos 12 anos de idade. CHAVES comentou que os idosos inscritos nas oficinas também não poderão retornar neste momento.
Os detalhes para a retomada das atividades presenciais das oficinas culturais serão discutidos na próxima sexta-feira. A informação é do secretário de Cultura, CARLOS CHAVES. Ele disse que o objetivo é acertar os novos procedimentos para as aulas em uma reunião com os instrutores. CHAVES comentou que o retorno vai acontecer com a preocupação voltada para os cuidados sanitários. Ele citou que todos estão envolvidos e preocupados com a segurança dos alunos. As oficinas culturais atendem cerca de mil e 300 pessoas e o projeto é o carro chefe da cultura. CHAVES acredita que, aos poucos, o projeto será retomado no município.
Os agricultores da região podem acessar os recursos do plano safra 2020-2021 desde o dia primeiro de julho. A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, JOEL DE MOURA. De acordo com ele, o plano tem recursos para o custeio da safra e para investimentos nas propriedades. Os juros, que eram de quatro vírgula seis por cento, caíram para dois vírgula 75 por cento no caso dos produtores de leite. MOURA comentou que os agricultores devem procurar a rede bancária credenciada e refazer o cadastro para solicitar os recursos do plano safra. O sindicalista destacou que a procura pelos valores para custear a próxima safra nos bancos da cidade é boa.
Além dos recursos de custeio e investimentos do Plano Safra, os agricultores da região também podem acessar os valor do crédito emergencial. Cada família pode financiar até 20 mil reais no Banco do Brasil ou no Sicoob para pagamento em três anos com juros de quatro vírgula seis por cento ao ano. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, JOEL DE MOURA explicou que para acessar esse recurso emergencial, o agricultor ainda terá que apresentar um projeto técnico. 60 por cento do valor deve ser aplicados diretamente na produção. Os outros 40 por cento são de livre movimentação e o agricultor poderá usar o valor onde ele achar necessário. MOURA comentou que apesar da dificuldade gerada pela pandemia, os agricultores estão otimistas e devem investir para a próxima safra.
A obra de construção da casa de passagem para os indígenas que vem ao município vender artesanato está na fase final. A informação é do secretário de Planejamento, CHARLES DALORSOLETTA. De acordo com ele, a estrutura está sendo construída nas proximidades da delegacia de polícia e é resultado de uma discussão em conjunto com o Ministério Público Federal, a Funai e o poder judiciário. O objetivo é dar DALORSOLETTA explicou que a equipe está trabalhando na pintura, acabamentos e conclusão do telhado. A obra deveria estar pronta, mas as chuvas acabaram atrasando o cronograma. A previsão do município é que a casa de passagem fique pronta em no máximo 20 dias.
A sala de vacinas, da Secretaria Municipal de Saúde estará fechada nesta terça-feira entre duas e meia e três e meia. Os profissionais do setor vão participar de um treinamento sobre Vigilância na Cobertura Vacinal, Práticas em Salas de Vacinas e Rede de Frio. A sala de vacinas está localizada junto à Unidade de Saúde Central e o atendimento será normalizado a partir das três e meia.De acordo com a enfermeira responsável, LEANDRA MORTARI, a equipe vai participar de uma série de web palestras sobre imunização até o mês de novembro. Ao todo, serã 10 encontros virtuais, o primeiro deles na tarde de hoje.
O prefeito de Tunapolis, RENATO PAULATA, testou postivo para Covid-19. A informação foi confirmada nesta segunda-feira em nota oficial da prefeitura. Ele começou a apresentar os sintomas da doença na semana passada e a coleta de material para o exame ocorreu na quinta-feira. O resultado positivo para Covid-19 foi confirmado no sábado. O prefeito está fazendo o tratamento indicado pelo médico, ainda com poucos sintomas do vírus e tendo boa recuperação. A família de PAULATA está cumprindo o isolamento de 14 dias que se estende até dia 27. O prefeito está realizando os trabalhos à distância e pede que a população continue adotando as medidas de prevenção. Até esta segunda-feira, Tunápolis estava com 67 pacientes confirmados com Covid-19.
A Rede Peperi de Comunicação teve onze funcionários afastados das atividades em razão da pandemia do coronavírus. Cinco dos profissionais são do grupo de risco e permanecem em casa por uma questão preventiva. Os outros seis apresentaram sintomas respiratórios, quatro deles testaram positivo para Covid e um deles sendo hospitalizado.Todos ficaram em isolamento domiciliar e se recuperaram da doença. Eles já receberam alta médica e retornaram as atividades. Todas as medidas necessárias estabelecidas pela Vigilância Sanitária, como por exemplo, o uso de álcool em gel, o uso de máscaras e o distanciamento entre os colaboradores são seguidas rigorosamente. O prédio da empresa em São Miguel do Oeste também passou por mais de uma sanitização. A Peperi mantem o trabalho de bem informar a população sem descuidar dos protocolos de segurança contra o coronavírus. Alguns programas tiveram seus formatos modificados para manter o isolamento, mas agora com o retorno da equipe tudo volta ao normal, mantendo os cuidados sanitários.
A vigilância sanitária vem atuando para proteger a saúde da população neste momento da pandemia do coronavírus. A informação é da farmacêutica da Vigilância Sanitária, CAROLINE BELÓ. Ela disse que o órgão vem trabalhando de forma preventiva e orientativa, mas em alguns casos ocorre uma ação mais rigorosa, inclusive com a interdição de estabelecimentos. Ela comentou que as empresas precisam observar os cuidados que devem ser adotados nas empresas, como por exemplo, o uso de máscaras, o distanciamento e o afastamento de funcionários com sintomas respiratórios.Na última semana, por exemplo, a Pittol foi interditada. Em nota, a empresa esclarece que está implementando uma série de ações contra a Covid-19, com intuito de reduzir a propagação do vírus, sempre colocando a saúde de seus colaboradores e clientes como prioridade absoluta. Como medida de segurança, a loja está sendo desinfectada e os funcionários da equipe que foram positivados estão em quarentena recebendo o tratamento adequado contra a Covid-19.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou nesta segunda-feira o terceiro óbito por Covid-19 na unidade. O paciente tinha 58 anos e residia no município de Quilombo. No boletim divulgado no final da tarde de ontem, a assessoria de imprensa informou que quatro pacientes estavam internados em leitos de UTI. Dois tiveram o diagnóstico positivo e dois ainda aguardavam o resultado do exame. A taxa de ocupação nos leitos de UTI é de 21 por cento. Outros nove pacientes estão na enfermaria. São oito casos confirmados de Covid e um suspeito.
Mais sete pessoas, sendo seis mulheres e um homem, testaram positivo para covid-19 nesta segunda-feira em São Miguel do Oeste. Outras seis pessoas, quatro homens e duas mulheres, entraram para a lista de recuperados. Com isso, o número total de casos confirmados de coronavírus na cidade é de 179. Desse total, 155 já se recuperaram da doença. 24 pessoas estão com o vírus ativo no momento e todas permanecem em isolamento domiciliar. São Miguel do Oeste não tem nenhum morador com Covid 19 internado no hospital regional.
Os médicos da Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste participaram, na manhã desta terça-feira, de uma capacitação sobre a Covid-19. De acordo com a secretária de saúde, GENI GIRELLI, o objetivo da formação é manter a constante atualização e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no combate à pandemia causada pelo coronavírus. A ação foi realizada no auditório da Secretaria de Educação, antiga Câmara de Vereadores. A médica infectologista, PRISCILA RODRIGUES GARRIDO BRATKOWSKI, foi a responsável por repassar as atualizações em diagnóstico e tratamento da doença. GENI destacou hoje que o município possui profissionais de excelência, tanto na área médica quanto na enfermagem, e que eventos como o de hoje contribuem para melhorar o serviço prestado à população.
A capacitação desta manhã foi importante para compartilhar os conhecimentos sobre a covid-19 e as melhores formas de combater essa doença. A afirmação é do médico coordenador do Comitê de Crise, MAURICIO PIACENTINI. Ele também ressaltou que a ampla testagem que vem sendo realizada no município, com o isolamento dos positivados, é um dos fatores que mais tem colaborado para conferir bons resultados no enfrentamento à pandemia em São Miguel do Oeste. Na visão de MAURICIO, a situação do coronavirus está sob controle, mas todos precisam continuar fazendo a sua parte, mantendo o distanciamento social, o uso correto de máscara e os cuidados de higiene.
A Polícia Militar registrou mais de 50 ocorrências por desrespeito às restrições contra o Coronavírus neste fim de semana no Extremo Oeste de Santa Catarina. Entre sábado e domingo foram 56 perturbações de sossego. 20 deles foram configuradas como desrespeito às restrições impostas no estado. De acordo com o Comandante do décimo primeiro batalhão da PM, tenente coronel JAILSON FRANZEN, o calor e o sol estimularam para que houvesse aglomerações de pessoas e consequentemente o grande número de ocorrências desta natureza. Para o comandante, a população não está acreditando na necessidade de manutenção do distanciamento social e é justamente esse pensamento que está trazendo a maior dificuldade para os órgãos de fiscalização.
Duas pessoas ficaram feridas em um acidente de transito nesta segunda-feira na SC 386. Uma motocicleta CG 150 atropelou um idoso de 78 anos por volta das oito horas da noite nas proximidades da comunidade de Lajú em Mondaí. O pedestre foi atravessar a pista e acabou atingido pelo moto. O motociclista, um homem de 43 anos, e o idoso tiveram ferimentos graves. Os dois foram conduzidos ao hospital de Mondaí, pela ambulância do município e na sequência encaminhados ao hospital regional de São Miguel do Oeste.
Outro acidente com moto também deixou dois feridos nesta segunda-feira na SC 163. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das sete e meia da noite para atender as vítimas de uma queda de motocicleta. O acidente ocorreu na SC163 em Santa Fé Alta e envolveu uma motocicleta Honda CG150, emplacada em Itapiranga. O condutor da moto, um homem de 28 anos, sofreu escoriações e suspeita de fratura fechada na perna. Já a caroneira de 27 anos apresentava um corte no queixo e relatava dores no joelho direito. Eles foram socorridos pelos bombeiros e conduzidos ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga.
O Corpo de Bombeiros localizou um idoso que havia desaparecido de casa na tarde de ontem em São Miguel do Oeste. A guarnição foi acionada por volta das sete horas pela família do homem. Eles relataram aos bombeiros que o idoso, que sofre de Alzheimer, saiu de casa por volta das duas da tarde. Os bombeiros fizeram buscas nas proximidades do parque de Exposições e encontraram o homem caminhando pela rodovia Leolino Baldissera, nas proximidades do frigorífico da JBS. Ele tinha pequenas escoriações nos braços. O idoso foi encontrado pela Guarnição a aproximadamente oito quilômetros de casa. Ele foi levado para casa e deixado aos cuidados de familiares.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de estelionato neste final de semana em São Miguel do Oeste. A vítima foi até o batalhão da PM e relatou que por volta das nove horas da manhã de sábado recebeu uma mensagem via Whatsapp de um número que se passou pela filha dele. A suposta filha solicitou dois mil e 500 reais para pagamento
de produtos utilizados na empresa dela. O homem mandou o dinheiro. Ele recebeu novas mensagens e outra transferência de dois mil e 500 e mais dois depósitos de mil reais. Ao todo, a vítima transferiu sete mil reais para os golpistas. O número que solicitava os depósitos usava a mesma foto do perfil do whatsapp que a filha da vítima. A PM confeccionou o boletim de ocorrência com os dados das contas bancárias usadas pelos golpistas para receber os valores.