ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 21-07-2020 Terça-Feira

-GOVERNO APRESENTA HOJE PRIMEIRA PARTE DA REFORMA TRIBUTÁRIA

-ESTADO PRETENDE PAGAR TODAS AS EMENDAS IMPOSITIVAS ATÉ O FINAL DO ANO

-CASOS DE COVID EVOLUEM E PREFEITO DE SANTA HELENA CHAMA ATENÇÃO PARA CONTRIBUIÇÃO DOS MUNÍCIPES

-GRUPO DE AMIGOS DE BELMONTE PROMOVE FEIJOADA BENEFICENTE EM PROL DA SOFIA HELENA

-SINDICALISTAS DEBATEM DE FORMA ONLINE DEMANDAS DA AGRICULTURA FAMILIAR

-MUNICÍPIOS REALIZAM CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL E TEMPORÁRIA DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

-JOVEM MORRE AO COLIDIR CARRO CONTRA CARRETA NA SC 160

-MOTOCICLISTA E PEDESTRE SOFREM FERIMENTOS GRAVES EM ATROPELAMENTO NA SC 386


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 25centavos. O euro está valendo seis reais e um centavo. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, reiterou nesta segunda-feira que o Brasil vive uma "situação terrível" pela Covid-19 e voltou a culpar os chineses pela pandemia. Ele afirmou que é um problema global, ainda que causado pela China.A menção ao Brasil veio durante críticas de TRUMP à cobertura da imprensa americana sobre a pandemia. O presidente norte-americano disse que no fim de semana, segundo a Organização Mundial da Saúde, o mundo atingiu recorde de casos de coronavírus, mas só se fala dos Estados Unidos. Ele citou que problema é mundial e disse que o Brasil está em situação terrível.


Após quatro dias de reuniões, os 27 líderes da União Europeia chegaram a um acordo na madrugada desta terça-feira com um inédito fundo de 750 bilhões de euros para superar os estragos na economia do bloco - que pode registrar queda de sete vírgula sete por cento em média este ano provocados pela pandemia do novo coronavírus. O pacto ajudará os europeus, especialmente Itália e Espanha, a enfrentar a profunda recessão estimada para 2020 devido à pandemia da Covid-19. Devido à pandemia, a economia mundial deverá sofrer uma contração de quatro vírgula nove por cento em 2020.


Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram nesta segunda-feira que, de acordo com resultados preliminares, a vacina da universidade para a Covid-19 é segura e induziu resposta imune no corpo dos voluntários. Os resultados, que já eram esperados pelos pesquisadores, se referem às duas primeiras fases de testes da imunização. A terceira fase está ocorrendo no Brasil, entre outros países. As fases 1 e 2 dos testes, que foram conduzidas simultaneamente no Reino Unido, tiveram mil e 77 voluntários. Os ensaios mostraram que a vacina foi capaz de induzir a resposta imune tanto por anticorpos como por células T até 56 dias depois da administração da dose.


A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira um projeto de lei que suspende, por 180 dias, o pagamento das prestações de financiamento imobiliário de beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida. O texto segue para o Senado e, para entrar em validade, ainda precisará ser sancionado pela Presidência da República. O objetivo da suspensão é dar um socorro financeiro aos beneficiários diante da pandemia do novo coronavírus. Pela proposta, os beneficiários de faixa 1 – famílias com renda mensal de até mil e 800 reais – terão a cobrança suspensa por 180 dias. O prazo só vale a contar quando a lei for publicada no "Diário Oficial da União". Além disso, os contratos de financiamento serão estendidos pelo mesmo período, para alocar as parcelas pausadas e evitar o acúmulo.


A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira um projeto de lei que estende o auxílio emergencial de cinco parcelas de600 reais a agricultores familiares que ainda não tenham recebido o benefício. O texto segue, agora, para o Senado. O benefício é uma tentativa de diminuir os impactos socioeconômicos causados pela pandemia do novo coronavírus.O projeto cria o Fomento Emergencial de Inclusão Produtiva Rural para apoiar a atividade produtiva de agricultores familiares durante o estado de calamidade pública. A proposta autoriza a União a transferir ao beneficiário do fomento dois mil e 500 reais, em parcela única, por unidade familiar. Para a mulher agricultora familiar, a transferência será de três mil. Outro ponto é uma linha de crédito de 10 mil reais, para pagar em 10 anos com cinco de carência e juro de um por cento ao ano.


O ministro da Economia, PAULO GUEDES, entrega nesta terça-feira ao Congresso a primeira parte da proposta de reforma tributária do governo, conforme havia antecipado na semana passada. O projeto é a primeira "etapa" das mudanças a serem indicadas pelo governo para o sistema tributário brasileiro, considerado complexo demais por investidores internacionais. Nessa fase, a intenção é unificar os dois tributos federais sobre o consumo, PIS e Cofins, criando um Imposto de Valor Agregado federal. A alíquota do IVA federal deve ficar entre 11 e 12 por cento. Essa unificação não requer mudanças na Constituição Federal e, por isso, tem uma tramitação mais fácil no Congresso.


A semana começou com novas restrições contra o avanço do coronavírus em pelo menos 111 dos 295 municípios catarinenses. Os ônibus municipais e intermunicipais pararam de circular nesta segunda-feira nas cidades que estão em sete regiões com situação gravíssima por causa da Covid-19. A suspensão foi determinada pelo governo estadual até dois de agosto.Nas mesmas 111 cidades sem transporte público, desde sábado também estão proibidas a permanência e a aglomeração de pessoas em locais públicos, como parques, praças e praias. A exceção é para atividade física individual, mas na Grande Florianópolis a prática não é permitida nos fins de semana por decretos municipais.


O secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI e o secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, participaram nesta segunda-feira da Comissão Especial de Acompanhamento dos Gastos Públicos durante a pandemia do novo coronavírus. O encontro, realizado na Assembleia Legislativa teve como objetivo a demonstração das receitas e despesas registradas pelo Governo do Estado desde o mês de março. O Governo empenhou, até a última sexta-feira 278 milhões e 700 mil reais de despesas identificadas pelos órgãos e entidades estaduais pertencentes ao Orçamento Estadual, como sendo relacionadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. Destas, 162 milhões foram liquidadas e 129milhões pagas.


Em reunião extraordinária da Comissão de Finanças e Tributação na Assembleia Legislativa, realizada nesta segunda-feira, foi redefinido o calendário para o pagamento das emendas impositivas parlamentares. As emendas parlamentares de 2019 somam 243 milhões de reais. Destas, 176 milhões já foram quitadas, 48 milhões estão em pagamento e 19 milhões permanecem sob análise, por impedimento técnico. Já as emendas de 2020 totalizam 248 milhões, sendo que 171 milhões serão repassados aos municípios. Serão pagos, até o dia 14 de agosto, 48 milhões e 500 mil para a Saúde. Já para a Educação, os repasses na ordem de 47 milhões serão quitados até novembro.O governo se comprometeu em pagar todas as emendas impositivas até o final deste ano.


-CASOS DE COVID EVOLUEM E PREFEITO DE SANTA HELENA CHAMA ATENÇÃO PARA CONTRIBUIÇÃO DOS MUNÍCIPES

-GRUPO DE AMIGOS DE BELMONTE PROMOVE FEIJOADA BENEFICENTE EM PROL DA SOFIA HELENA

-SINDICALISTAS DEBATEM DE FORMA ONLINE DEMANDAS DA AGRICULTURA FAMILIAR

-MUNICÍPIOS REALIZAM CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL E TEMPORÁRIA DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE


A Rede Peperi de Comunicação teve onze funcionários afastados das atividades em razão da pandemia. Cinco dos profissionais são do grupo de risco e permanecem em casa por uma questão preventiva. Os outros seis apresentaram sintomas respiratórios, quatro deles testaram positivo para Covid e um deles sendo hospitalizado. Todos ficaram em isolamento domiciliar e se recuperaram da doença. Eles já receberam alta médica e retornaram as atividades. Todas as medidas necessárias estabelecidas pela Vigilância Sanitária, como por exemplo, o uso de álcool em gel, o uso de máscaras e o distanciamento entre os colaboradores são seguidas rigorosamente. O prédio da empresa em São Miguel do Oeste também passou por mais de uma sanitização. A Peperi mantém o trabalho de bem informar a população sem descuidar dos protocolos de segurança contra o coronavírus. Alguns programas tiveram seus formatos modificados para manter o isolamento, mas agora com o retorno da equipe tudo volta ao normal, mantendo os cuidados sanitários.


Governo abre licitação para restauração das SCs 305 e 283. Os editais foram publicados no Diário Oficial do Estado na sexta-feira. A elaboração do projeto da SC 305, trecho São Lourenço do Oeste e Campo Erê, prevê a restauração e o aumento de capacidade do trecho, que possui uma extensão de 28 quilômetros. Já na SC 283, dois trechos serão restaurados, de Mondaí até a BR 158 e da BR 158 até Palmitos, totalizando 31 quilômetros de extensão. De acordo com o secretário da Infraestrutura, THIAGO VIEIRA, as empresas interessadas deverão entregar na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade em Florianópolis os envelopes contendo a documentação e a proposta de preço até dia 20 para a obra na SC 283 e até dia 21 de agosto para a SC 305. O orçamento previsto para a contratação dos serviços na 305 é de mais de 951 mil 594 reais e para a obra na SC 283 o orçamento previsto é de 879 mil 205 reais.


Com os concursos suspensos, municípios podem somente fazer as contratações temporárias. Conforme a coordenadora do departamento de concursos da Ameosc, UDINARA ZANCHETIN, no início da pandemia em março havia dois editas de processos seletivos em andamento, em Mondaí e Dionísio Cerqueira. Os editais, que estavam na fase de inscrição e teriam a prova em abril, tiveram que ser suspensos por prazo indeterminado. UDINARA comenta que quando os processos seletivos puderem ser retomados, o que ainda não tem data, será aberto novo prazo de inscrição. A coordenadora ressalta que neste período do ano normalmente ocorrem os processos seletivos para contração dos professores ACTs, para o ano letivo de 2021. UDINARA diz que não sendo possível realizar estes processos no momento, o setor se organiza para atender os municípios quando isso for possível. Ela lembra que em função da pandemia a lei de maio de 2020 proíbe a realização de concursos até dezembro de 2021, sendo possíveis somente as contratações temporárias.


Tempo bom proporciona boas condições de trabalho para setor de Transportes e Obras de Iporã do Oeste. O secretário, MILTON WEBER, explica que o tempo quente e seco em pleno inverno contribuiu para os serviços, a exemplo do cascalhamento do trecho do trevo até a comunidade de Monte Maria. Ele comenta que a umidade dificulta o acesso as cascalheiras, e por isso o tempo seco dos últimos dias tem gerado condições ideais para o serviço. WEBER ressalta que o trecho que está recebendo o cascalhamento está sinalizado, e é solicitada atenção dos motoristas que trafegam pelo local. Conforme o secretário, na linha Taipa Alta está sendo feita a modernização, com alargamento da estrada e corte de curvas. Em uma propriedade também será instalada a galeria para passagem de gado, para a qual o produtor fornece os tubos e o DTO executa o serviço. O secretário lembra que se o tempo permanecer bom será retomado também o patrolamento.


Na quinta-feira foi recebida pela administração de Iporã do Oeste a confirmação da Defesa Civil do Estado de sete pontes de concreto, em que o município fica responsável pela construção das cabeceiras. O secretário de Transportes e Obras, MILTON WEBER, explica que o município está aguardando a liberação das pontes e de recursos para a construção das cabeceiras de forma concretada. O secretário lembra que as duas pontes na linha Monte Maria que sofreram danos com o temporal de junho continuam interditadas. Na ponte próxima a propriedade de GERALDO BRAND foi construída uma travessia sobre o rio para passagem de carros pequenos. Veículos maiores devem fazer o contorno pela comunidade de Macucozinho, para evitar que fiquem atolados. Além de Monte Maria, as pontes da Defesa Civil serão instaladas em Macucozinho, Pirapó, São Luís e Taipa Alta ////


Psicóloga destaca a importância da amizade. O Dia do Amigo é oficialmente comemorado em 20 de julho. O principal objetivo é celebrar a amizade, um sentimento de fraternidade. KELLY VALDUGA diz que a amizade precisa ser recíproca. A psicóloga do CRAS de Tunápolis, observa que na atual situação de a pandemia ocorreu um afastamento físico das pessoas. Salienta que somos seres sociais e precisamos de vínculos com amigos e familiares em nossas relações. Conforme KELLY VALDURA, no atendimento realizado pelo CRAS é sugerido manter o contato por telefone e redes sociais aproveitando a internet como aliado neste sentido. A psicóloga também alerta para ter cuidado com algumas amizades que podem ser prejudiciais pois acabam exigindo muito da gente. O ideal é ter reciprocidade com convívio saudável e compartilhamento mútuo de diferentes situações da rotina.


A psicóloga também afirma que a amizade pode ser compreendida como rede de proteção. Com os amigos é possível dividir coisas positivas e também angustias. Para KELLY VALDUGA, a amizade faz parte de toda a vida. Quando criança tem importante papel desenvolvimento e socialização. As crianças interagem desde o período da creche. Já na adolescência criam vínculos e desenvolvem a identidade pessoal com base no grupo de convívio. Na idade adulta os amigos são extremamente importantes e muitas vezes servem de referências. A psicóloga cita que no período de isolamento social é preciso se reinventar e se aproximar dos amigos de maneira diferente preservando a saúde mental.


Suinocultura registra bom momento no mercado internacional e recuperação no mercado interno. O presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, LOSIVANIO DE LORENZI, ressalta que o mercado registrou uma boa recuperação na última semana. Ele cita como exemplo a empresa Aurora que em duas semanas elevou o preço duas vezes, chegando a quatro reais e 40 centavos para o produtor, e na bolsa de suínos da última quinta-feira todos os estados registraram recorde no aumento no preço. São Paulo e Santa Catarina tiveram aumento de 53 centavos, e os aumentos também foram consideráveis no Paraná e Rio Grande do Sul. LOSIVANIO comemora também o recorde nas exportações. A China tem sido responsável pela compra de 60% da produção de Santa Catarina e representa 54% do total das exportações brasileiras.


O presidente da ACC considera que o país chinês irá continuar com as compras neste volume por pelo menos dois anos, considerando as perdas que teve com a peste suína africana. A preocupação, conformeLOSIVANIO DE LORENZI, é quando a exportação se concentra em apenas um mercado, como é o caso da China. Ele comenta que o mercado da Coreia do Sul já está aberto, mas ainda não houve negociação para a exportação. O Japão é o quinto maior importador da carne suína catarinense, sendo que o estado é o único no Brasil a vender para o país japonês por ser livre de febre aftosa sem vacinação. LORENZI comenta que a suinocultura não perdeu mercado durante a pandemia, somente a China restringiu a importação de dois frigoríficos gaúchos. O presidente da ACCS comenta que as exportações registram recorde, mas o custo de produção aumenta a cada semana. O custo médio está em quatro reais e 70 centavos o quilo da carne.


ACCS questiona ações contra frigoríficos em período de pandemia. Para o presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, LOSIVANIO LUIZ DE LORENZI, os frigoríficos estão cumprindo com sua parte na prevenção a Covid-19. Ele demonstra preocupação com os reais motivos para o fechamento de unidades. Questiona ações do Ministério Público do Trabalho sem o devido conhecimento das medidas já adotadas. LORENZI diz que a Associação Brasileira de Proteína Animal antecipou a prevenção com cartilhas sobre rotina nos frigoríficos. Cita o rigor no controle de entrada e saída dos funcionários e até adequações nos locais de trabalho. Segundo o presidente da ACCS, as agroindústrias não podem ser penalizadas, pois estão adotando todas as medidas estabelecidas em protocolos de prevenção. Ele reconhece que a cada dia dá pra fazer mais e melhor na qualidade de produção de carne.


Grupo de amigos de Belmonte promove feijoada beneficente em prol da Sofia Helena. A menina, natural de Saudades, possui Atrofia Muscular Espinhal tipo UM, a forma mais grave da doença. Para o tratamento da doença, a família precisa de 12 milhões de reais, valor necessário para custear o medicamento importado zolgensma. Conforme a integrante do grupo de amigos, MILENA BEVILAQUA, sensibilizados com a causa, será realizada uma feijoada, no dia oito de agosto, em que o lucro será destinado para o tratamento da Sofia Helena. Em função da pandemia, MILENA explica que a venda será em forma de marmita, com entrega na Asmobel a partir das 11 e 30. Ela comenta que no momento estão sendo arrecadados, por meio de doação, os mantimentos para a feijoada. As fichas estão sendo vendidas até dia sete de agosto pelos integrantes do grupo e na Cooper A1 da linha Bela União. Cada marmita, é suficiente para servir duas pessoas.


Prefeito de Tunápolis se recupera após confirmação de Covid-19. Conforme o prefeito, RENATO PAULATA, os primeiros sintomas característicos do coronavírus se manifestaram de terça para quarta-feira da semana passada, e a coleta para o exame ocorreu na quinta-feira dia 16. O resultado positivo para Covid-19 foi confirmado no sábado. O prefeito está fazendo o tratamento indicado pelo médico, ainda com poucos sintomas do vírus e tendo boa recuperação. No momento somente PAULATA apresentou sintomas, mas toda a família está cumprindo o isolamento de 14 dias, que se estende até dia 27. O prefeito está realizando os trabalhos possíveis à distância, e pede que a população continue adotando as medidas de prevenção, pois os casos de Covid vêm aumentando muito em toda a região. Até esta segunda-feira Tunápolis estava com 67 pacientes confirmados, e novo boletim será divulgado nesta terça-feira.


Casos de Covid evoluem e prefeito de Santa Helena chama atenção para contribuição dos munícipes. De acordo com o prefeito, LUIZ GLUITZ, na última semana o Comite Municipal de Crise esteve reunido discutindo ações para controlar o número de casos no município, que tem aumentado muito. Em menos de dez dias o número evoluiu de nove para 27 pacientes diagnosticados com Covid-19. Ainda são cinco suspeitos, 17 em isolamento, nove curados e 44 descartados. O prefeito destaca que a evolução dos casos de coronavírus está sendo muito rápida em toda região, em função disso medidas preventivas precisam ser fortalecidas. GLUITZ afirma que todos já entenderam o que precisa ser feito para prevenir maior transmissão do vírus, mas uma parcela da população não está colaborando. Ele diz que o objetivo não é fechar novamente o comércio, mas caso a situação continue, medidas mais drásticas terão que ser tomadas.


Para o prefeito de Santa Helena, o uso de máscaras, de álcool 70 e evitar aglomerações não são uma opção, mas sim, uma obrigação da população. LUIZ GLUITZ lembra que o paciente que apresenta os sintomas assina um termo de consentimento para que permaneça em isolamento, e caso isso seja desrespeitado, a polícia fará a abordagem e irá responsabilizar a pessoa. Maior parte das pessoas testadas positivo para Covid são do perímetro urbano. Em função de reformas na unidade de saúde que reduzem o espaço no local e para evitar aglomerações, a partir desta segunda-feira o prefeito explica que pacientes que apresentarem sintomas gripais devem procurar atendimento no centro dos idosos, em espaço mais amplo para esta demanda.


Sindicalistas da Microrregião Três Fronteiras debatem de forma online demandas da agricultura familiar. O presidente dos Sindicatos da Microrregião Três Fronteiras, VANDERLEY RUTKOSKI, explica que são 12 sindicatos ligados a Fetaesc, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina, e que abrangem 18 municípios da região. Dos 12 sindicatos, o presidente explica que Itapiranga possui extensão de base em São João do Oeste e Tunápolis e SMOeste abrange também Barra Bonita, Paraíso e Bandeirante. RUTKOSKI destaca que o sindicato de Iporã do Oeste ainda está filiado a Fetraf, mas está em tratativa a integração para a Fetaesc. Durante a pandemia, o presidente ressalta que os sindicalistas tem realizado reuniões de forma online por meio de videoconferência, para tratar das reivindicações dos agricultores, em conjunto com a federação.


Conforme o presidente, a maioria dos Sindicatos da Microrregião Três Fronteiras, atende os agricultores com a elaboração de projetos de investimento e custeio, o que gera a maior demanda de trabalho. VANDERLEY RUTKOSKI ressalta que o trabalho de reivindicação para que o agricultor tenha acesso aos seus direitos é contínuo, principalmente no que se refere a condições ideias de comercialização e preço justo para a produção. Ele cita como exemplo a produção leiteira, em que os sindicalistas negociam com as indústrias e cobram junto a autoridades preço melhor para a categoria. O presidente ressalta que o preço pago hoje pelo litro do leite não é o ideal, mas está sendo possível produzir sem prejuízos, tendo como expectativa a melhora no valor pago para os próximos meses.


Municípios realizam contratação emergencial e temporária de profissionais da saúde. De acordo com o secretário de Saúde de Tunápolis, CARLOS BAUMGRATZ, em função do afastamento de uma técnica de enfermagem e uma enfermeira, duas profissionais que são gestantes, o município lançou teste seletivo simplificado para contratação temporária de duas servidoras. O secretário explica que devido ao aumento da demanda de atendimento gerada pela pandemia o setor não pode ficar sem estas duas profissionais, e em função disso, a contratação será temporária até o retorno das servidoras efetivas. Para as duas funções a carga horária é de 40 horas semanais. O profissional de enfermagem terá salário de cinco mil 554 reais, e para técnico de enfermagem a remuneração é de mil 836 reais. BAUMGRATZ ressalta que o edital do teste seletivo está disponível no site da prefeitura.


As inscrições do edital para contratação de profissionais da Saúde em Tunápolis abriram nesta segunda-feira e devem ser feitas até dia 30 de julho. A prova será realizada no dia três de agosto, a partir das nove horas no Centro de Educação Helga Follmann. Segundo o secretário de Saúde de Tunápolis, em outro momento já houve a necessidade do afastamento de profissionais, devido a sintomas apresentados, por terem tido contato com pacientes que tiveram confirmação para Covid ou por fazerem parte do grupo de risco. Tunápolis está com 67 casos de Covid confirmados. Em São João do Oeste o município lançou a chamada pública nesta segunda-feira, também para contratação de enfermeiro e de técnico de enfermagem. O secretário de Saúde, VITUS RITTER, explica que o trabalho burocrático aumentou muito em função da necessidade do controle dos exames e do monitoramento dos pacientes com o vírus a cada 48 horas.


A contratação de mais dois profissionais para a secretária da Saúde de São João do Oeste também se justifica devido ao afastamento de outros servidores do setor. VITUS RITTER destaca que em função da urgência na contratação, foi dispensado o período maior de inscrições, e todos os interessados habilitados para as duas vagas devem se inscrever hoje, dia 21, ou nesta quarta-feira de forma presencial no setor de recursos humanos ou de forma online pelo email disponibilizado no edital, que pode ser conferido no site da prefeitura. Da mesma forma, a carga horária para as duas vagas é de 40 horas semanais. A contratação será pelo período máximo de seis meses. Para enfermeiro o salário é de cinco mil 240 reais, e de dois mil e quatro reais para técnico em enfermagem. Não haverá prova objetiva, e a seleção será por meio de prova de títulos. O resultado será divulgado já nesta quinta-feira.


-JOVEM MORRE AO COLIDIR CARRO CONTRA CARRETA NA SC 160

-MOTOCICLISTA E PEDESTRE SOFREM FERIMENTOS GRAVES EM ATROPELAMENTO NA SC 386


Caminhonetas de Iporã do Oeste se envolvem em colisão na SC 163. O acidente ocorreu às 15 horas da tarde de ontem, na SC 163 em Descanso. Foi uma colisão traseira envolvendo a caminhoneta Ford F350, emplacada em Iporã do Oeste, conduzida por um homem de 41 anos, e a caminhoneta Chevrolet S10, também de Iporã do Oeste, conduzida por um homem de 82 anos. Nesse acidente o condutor da S10, sofreu ferimentos leves. Os danos na F350 foram de pequena monta e na S10 foram de média monta.


PM registra mais de 50 ocorrências de desrespeito a restrições de isolamento durante o final de semana. Entre sábado e domingo foram 56 perturbações de sossego. E destas 20 configuraram como desrespeito às restrições impostas no estado de prevenção ao coronavírus. De acordo com o Comandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira, tenente coronel, JAILSON FRANZEN, o calor e o sol estimularam as aglomerações de pessoas e consequentemente o grande número de ocorrências desta natureza. Para o comandante, a população não está acreditando na necessidade de manutenção do distanciamento social, e é justamente esse pensamento que está trazendo a maior dificuldade para os órgãos de fiscalização. O tenente coronel destaca que a população deve manter o bom senso para que novas flexibilizações possam acontecer e que os órgãos de segurança estão trabalhando para garantir a saúde de todos.


Acidente deixa dois feridos na SC 163 em Itapiranga. Foi por volta das 19 horas e 30 minutos desta segunda-feira, na SC 163, em Santa Fé Alta, interior do município. O acidente envolveu uma motocicleta Honda CG 150, de Itapiranga conduzida por um homem de 28 anos de idade e com caroneira de 27 anos. O condutor sofreu escoriações pelo corpo e suspeita de fratura fechada na perna direita. Já a caroneira apresentava um corte no queixo e relatava dores no joelho direito. As vítimas foram conduzidas ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga.


Vinho importado irregularmente é flagrado escondido sob carga de salgadinhos na BR 282. Policiais rodoviários federais apreenderam por volta das oito horas da manhã de hoje, na BR 282 em Iraceminha, 345 garrafas de vinho de origem Argentina importadas irregularmente. Durante fiscalização de rotina a um Fiat Fiorino placas de Balneário Camboriú, o motorista afirmou aos policiais que no compartimento de carga do furgão havia apenas salgadinhos industrializados. No entanto, por debaixo das caixas do alimento, os policiais descobriram 60 caixas de vinho importado sem qualquer comprovação fiscal aduaneira. O motorista, de 30 anos, vai responder pelo crime de descaminho. O veículo e a mercadoria foram levados à Receita Federal de Dionísio Cerqueira. Conforme o Ministério da Fazenda, a cota máxima mensal de importação de bebidas alcoólicas é de 12 litros por pessoa.


Homem perde sete mil reais em golpe. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar de SMOeste na madrugada do último sábado. O solicitante compareceu no décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar, relatou que foi vítima de estelionato e que efetuou diversas transferências bancarias. O homem informou que por volta das nove horas da manhã recebeu uma mensagem de Whatsapp de um número, passando-se por sua filha, e na conversa solicitava a quantia de dois mil e 500 reais para pagamento de produtos utilizados na empresa dela. Ele realizou a transferência e recebeu nova mensagem do mesmo número, na qual informava que o fornecedor teria que mandar mais produtos e uma nova quantia em dinheiro era necessário. O homem transferiu mais dois mil e 500 reais em outra conta.


Em seguida, as mensagens novamente foram enviadas e ele realizou mais duas transferências de mil reais cada. Ao realizar o último depósito, um funcionário suspeitou das várias idas à agência para realizar transferências, orientando-o que possivelmente estaria caindo em um golpe. O número que solicitava os depósitos usava a mesma foto do perfil do WhatsApp da filha da vítima. Foi confeccionado o boletim de ocorrência com os dados das contas bancárias. A Polícia Militar orienta que neste casos é necessário manter a calma e antes de fazer qualquer depósito, a pessoa tente contato pessoal ou por telefone com quem está solicitando o valor, para confirmar a veracidade do fato.


Motociclista e pedestre sofrem ferimentos graves em atropelamento na SC 386 em Mondaí. O acidente foi atendido pela Policia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste às 20 horas desta segunda-feira, na SC 386, logo após a comunidade de Lajú e próximo a cidade de Mondaí. Conforme a PMR, o acidente ocorreu quando um idoso de 78 anos, morador de Mondaí, desembarcou de um veículo, e ao atravessar a pista, foi atingido pela motocicleta Honda CG 150 de Mondaí. O motociclista, um homem de 43 anos, e o pedestre de 78 anos, tiveram ferimentos considerados graves. Os dois foram conduzidos ao hospital de Mondaí, pela ambulância do município, e na sequência encaminhados ao hospital regional de SMOeste.


Jovem morre ao colidir carro contra carreta na SC 160. O acidente ocorreu no final da tarde desta segunda-feira, entre Serra Alta e Saltinho, na SC 160. Se envolveram uma carreta placas de Nova Erechim e um Monza emplacado em Saltinho. A vítima fatal identificada como MATEUS PRESTES, 24 anos, era morador da Linha Marafon, interior de Saltinho. O condutor e uma passageira tiveram apenas escoriações. O Corpo de Bombeiros de Modelo atendeu as vítimas. A Polícia Militar Rodoviária atendeu a ocorrência, e em função da colisão, a rodovia ficou interditada por um período.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.