O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é... graus. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo seis reais e um centavo. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, reiterou nesta segunda-feira que o Brasil vive uma "situação terrível" pela Covid-19 e voltou a culpar os chineses pela pandemia. Ele afirmou que é um problema global, ainda que causado pela China.A menção ao Brasil veio durante críticas de TRUMP à cobertura da imprensa americana sobre a pandemia. O presidente norte-americano disse que no fim de semana, segundo a Organização Mundial da Saúde, o mundo atingiu recorde de casos de coronavírus, mas só se fala dos Estados Unidos. Ele citou que problema é mundial e disse que o Brasil está em situação terrível.
Após quatro dias de reuniões, os 27 líderes da União Europeia chegaram a um acordo na madrugada desta terça-feira com um inédito fundo de 750 bilhões de euros para superar os estragos na economia do bloco - que pode registrar queda de sete vírgula sete por cento em média este ano provocados pela pandemia do novo coronavírus. O pacto ajudará os europeus, especialmente Itália e Espanha, a enfrentar a profunda recessão estimada para 2020 devido à pandemia da Covid-19. Devido à pandemia, a economia mundial deverá sofrer uma contração de quatro vírgula nove por cento em 2020.
Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram nesta segunda-feira que, de acordo com resultados preliminares, a vacina da universidade para a Covid-19 é segura e induziu resposta imune no corpo dos voluntários. Os resultados, que já eram esperados pelos pesquisadores, se referem às duas primeiras fases de testes da imunização. A terceira fase está ocorrendo no Brasil, entre outros países. As fases 1 e 2 dos testes, que foram conduzidas simultaneamente no Reino Unido, tiveram mil e 77 voluntários. Os ensaios mostraram que a vacina foi capaz de induzir a resposta imune tanto por anticorpos como por células T até 56 dias depois da administração da dose.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira um projeto de lei que suspende, por 180 dias, o pagamento das prestações de financiamento imobiliário de beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida. O texto segue para o Senado e, para entrar em validade, ainda precisará ser sancionado pela Presidência da República. O objetivo da suspensão é dar um socorro financeiro aos beneficiários diante da pandemia do novo coronavírus. Pela proposta, os beneficiários de faixa 1 – famílias com renda mensal de até mil e 800 reais – terão a cobrança suspensa por 180 dias. O prazo só vale a contar quando a lei for publicada no "Diário Oficial da União". Além disso, os contratos de financiamento serão estendidos pelo mesmo período, para alocar as parcelas pausadas e evitar o acúmulo.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira um projeto de lei que estende o auxílio emergencial de cinco parcelas de 600 reais a agricultores familiares que ainda não tenham recebido o benefício. O texto segue, agora, para o Senado. O benefício é uma tentativa de diminuir os impactos socioeconômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. O projeto cria o Fomento Emergencial de Inclusão Produtiva Rural para apoiar a atividade produtiva de agricultores familiares durante o estado de calamidade pública.
A proposta autoriza a União a transferir ao beneficiário do fomento dois mil e 500 reais. Isso deve ser feito em parcela única, por unidade familiar. Para a mulher agricultora familiar, a transferência será de três mil. Outro ponto é uma linha de crédito de 10 mil reais, para pagar em 10 anos com cinco de carência e juro de um por cento ao ano.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, entrega nesta terça-feira ao Congresso a primeira parte da proposta de reforma tributária do governo, conforme havia antecipado na semana passada. O projeto é a primeira "etapa" das mudanças a serem indicadas pelo governo para o sistema tributário brasileiro, considerado complexo demais por investidores internacionais. Nessa fase, a intenção é unificar os dois tributos federais sobre o consumo, PIS e Cofins, criando um Imposto de Valor Agregado federal. A alíquota do IVA federal deve ficar entre 11 e 12 por cento. Essa unificação não requer mudanças na Constituição Federal e, por isso, tem uma tramitação mais fácil no Congresso.
A semana começou com novas restrições contra o avanço do coronavírus em pelo menos 111 dos 295 municípios catarinenses. Os ônibus municipais e intermunicipais pararam de circular nesta segunda-feira nas cidades que estão em sete regiões com situação gravíssima por causa da Covid-19. A suspensão foi determinada pelo governo estadual até dois de agosto. Nas mesmas 111 cidades sem transporte público, desde sábado também estão proibidas a permanência e a aglomeração de pessoas em locais públicos, como parques, praças e praias. A exceção é para atividade física individual, mas na Grande Florianópolis a prática não é permitida nos fins de semana por decreto municipais.
O secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI e o secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, participaram nesta segunda-feira da Comissão Especial de Acompanhamento dos Gastos Públicos durante a pandemia do novo coronavírus. O encontro, realizado na Assembleia Legislativa teve como objetivo a demonstração das receitas e despesas registradas pelo Governo do Estado desde o mês de março. O Governo empenhou, até a última sexta-feira 278 milhões e 700 mil reais de despesas identificadas pelos órgãos e entidades estaduais pertencentes ao Orçamento Estadual, como sendo relacionadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. Destas, 162 milhões foram liquidadas e 129 milhões pagas.
Em reunião extraordinária da Comissão de Finanças e Tributação na Assembleia Legislativa, realizada nesta segunda-feira, foi redefinido o calendário para o pagamento das emendas impositivas parlamentares. As emendas parlamentares de 2019 somam 243 milhões de reais. Destas, 176 milhões já foram quitadas, 48 milhões estão em pagamento e 19 milhões permanecem sob análise, por impedimento técnico. Já as emendas de 2020 totalizam 248 milhões, sendo que 171 milhões serão repassados aos municípios. Serão pagos, até o dia 14 de agosto, 48 milhões e 500 mil para a Saúde. Já para a Educação, os repasses na ordem de 47 milhões serão quitados até novembro. O governo se comprometeu em pagar todas as emendas impositivas até o final deste ano.
Câmara de Dirigentes Lojistas confirma edição do Liquida São Lourenço este ano. A informação é do presidente SIDNEI KASBURG. Conforme ele, o evento tem por objetivo impulsionar o movimento no comércio local e incentivar os lojistas a liquidarem seu estoque de inverno, abrindo espaço para as novas coleções. Nesse ano, a ação será realizada de primeiro a oito de agosto em cada estabelecimento comercial que aderir à campanha. Neste período, frisa o presidente cada estabelecimento oferecerá produtos com descontos que podem chegar a 70 por cento.
CDL faz ampla discussão para realização do Liquida São Lourenço. De acordo com o presidente SIDNEI KASBURG, a diretoria debateu sobre a realização do Liquida São Lourenço que, por conta da pandemia do novo coronavírus, chega para somar e ajudar os lojistas. O atendimento durante a campanha deverá ser ampliado, pensando principalmente em evitar aglomerações. Ressalta que os estabelecimentos participantes deverão ser divulgados em breve.
Rotina do Senai volta gradativamente. A informação é de CLAUDIA MEDEIROS – coordenadora regional da instituição. Conforme ela, bastante coisa sofreu alteração devido a pandemia do coronavírus. No entanto, devagar as ações do Senai estão voltando a ser desenvolvidas. Seguindo todas as recomendações das autoridades da saúde pública, o Senai retorna com a turma de qualificação em Campo Erê. As aulas são ministradas num espaço dentro da Empresa Dass. Tem uma seleção já agendada pela empresa, para os primeiros dias de agosto para turma diurno e também uma noturno.
Alguns Cursos Técnicos do Senai voltam a acontecer. De acordo com a coordenadora CLAUDIA, tudo isso volta com muitas restrições. Todos os protocolos de segurança são atendidos, distanciamento de um aluno para outro, uso de álcool gel 70%, uso de máscaras, bem como aferição da temperatura de todas as pessoas que entram dentro do espaço do Senai. Isso ocorro nas atividades em São Lourenço e em Campo Erê também. O momento exige esse cuidado e o Senai está atendendo a todas a recomendações.
Senai atende demandas das empresas da região. CLAUDIA MEDEIROS – coordenadora regional, comenta que todos os segmentos são analisados e sempre que há necessidade de aperfeiçoamento, a instituição não fica para traz e busca atender com muita qualidade a demanda levantada pela empresa atendida. Para isso tudo, o Senai dispõe de laboratórios na sede em São Lourenço, e sempre que há necessidade, os alunos são deslocados dos municípios até a sede para aprofundar seu conhecimento na área escolhida.
A Rede Peperi de Comunicação teve onze funcionários afastados das atividades em razão da pandemia do coronavírus. Cinco dos profissionais são do grupo de risco e permanecem em casa por uma questão preventiva. Os outros seis apresentaram sintomas respiratórios, quatro deles testaram positivo para Covid e um deles foi hospitalizado. Todos ficaram em isolamento domiciliar e se recuperaram da doença. Eles já receberam alta médica e retornaram as atividades.
Todas as medidas necessárias estabelecidas pela Vigilância Sanitária estão sendo atendidas. Como por exemplo, o uso de álcool em gel, o uso de máscaras e o distanciamento entre os colaboradores são seguidas rigorosamente. O prédio da empresa em São Miguel do Oeste também passou por mais de uma sanitização. A Peperi mantém o trabalho de bem informar a população sem descuidar dos protocolos de segurança contra o coronavírus. Alguns programas tiveram seus formatos modificados para manter o isolamento, mas agora com o retorno da equipe tudo volta ao normal, mantendo os cuidados sanitários.
Novo Horizonte confirma primeiros casos da Covid-19. A informação é do secretário de saúde ROGÉRIO ACÁCIO MASCARELLO. De acordo com ele, Novo Horizonte era um dos poucos municípios que ainda não tinham registrado nenhum caso de coronavírus. A situação mudou desde sexta-feira, quando foram coletados os primeiros testes, tendo resultado positivo ontem. Ao todo seis positivaram.
População deve ficar atenta aos protocolos de segurança contra o coronavírus. MASCARELLO reforça que agora mais do que nunca as pessoas precisam se conscientizar e não deixar de tomar todos os cuidados necessários para evitar a disseminação do vírus. Pede que a população, em especial as que fazem parte do grupo de risco, não saiam de casa se não for realmente necessário, se sair usem máscara, higienizem suas mãos com água e sabão ou álcool gel 70 por cento, mantenham o distanciamento de pelo menos um metro e meio entre uma pessoa da outra.
Números apontam redução de casos de coronavírus em Campo Erê. A declaração é da secretária de saúde ELIZANDRA DA SILVA. De acordo com ela, são 36 pessoas recuperadas da doença, e sete ainda em recuperação. São ainda 44 casos em monitoramento pela equipe da saúde e 34 já coletaram exame e aguardam resultado. Apesar dessa estabilização do quadro de coronavírus, a gestora esclarece que os cuidados devem ser mantidos e com 100 por cento de comprometimento da população. Acrescenta que aproveitando essa diminuição, o município tem chances de controlar a doença.
Município recebe diagnóstico de saneamento básico. Em 2010 o Ministério Público firmou um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta com a prefeitura de Campo Erê, para dar o destino correto aos esgotos. ADIR FACCIO, diretor da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento trouxe o diagnóstico que aponta que mais de 50 por cento das casas não dá o destino correto aos dejetos, contaminando o meio ambiente. A implantação de uma rede de esgoto com estação de tratamento ficaria muito cara para o município e por isso se estuda trabalhar individualmente.
Fossa negra, feita de um buraco coberto de pedra não é tratamento de esgoto. Conforme o diretor da Agência Reguladora de Saneamento, o correto é abrir uma fossa, ter um filtro e depois vem o sumidouro. Ele orienta o prefeito a criar uma lei obrigando a todas as residências a se adequarem ao modelo. Todo ano a fossa precisa ser limpa. Campo Erê é uma região de muitas nascentes e o destino errado de esgoto pode contaminar o lençol freático. Água contaminada causa principalmente hepatite, que provoca cirrose.
Prefeitura não pode dar o habite-se para quem não tem o modelo certo de esgoto sanitário. FACCIO comenta que o custo de uma fossa, com filtro e o sumidouro fica muito barato, considerando os problemas que causa a forma errada aos dejetos, para a saúde humana e ao meio ambiente. Conforme ele, o novo sistema nas residências precisa ser providenciado com urgência. O Ministério Público dá um prazo máximo de 2 anos para cada casa se adequar.
Três mil eleitores não compareceram ao Cartório Eleitoral de Marmeleiro para se recadastrar. Quem revela é a responsável pelo setor ANDRÉA ROLIM DE MOURA. Esses eleitores são de toda comarca, que abrange Renascença e Flor da Serra do Sul. Ela lembra que a biometria esteva aberta de janeiro a março de 2018. Explica que muitos foram embora, alguns faleceram e outros simplesmente não atenderam ao chamamento da Justiça Eleitoral.
De todo universo de eleitores da comarca de Marmeleiro, mil e quinhentos não vão poder votar para prefeito e vereador. ANDRÉA acrescenta que além de perder a oportunidade de ajudar a escolher os novos representantes do povo, essas pessoas terão problemas no CPF. Muitos que já tinham o título cancelado, tiveram problema para receber o auxílio emergência do governo federal.
Outra situação decorrente do cancelamento do título é com banco. A pessoa pode ter dificuldade em adquirir financiamento, matrícula em escola e uma série de outras coisas. Para fazer título novo ou regularizar a situação de quem tem o documento cancelado é só depois das eleições, em novembro. Por fim, a chefe do cartório informa que Marmeleiro, nessa eleição, terá 6 sessões canceladas. Elas serão agrupadas.
Policiais conseguem conter agitação de presos e tentativa de fuga em Pato Branco. As Polícias Civil e Militar e agentes do Departamento Penitenciário conseguiram conter uma agitação de presos com tiros de balas de borracha, ontem na cadeia pública de Pato Branco. Os detentos tentaram um motim após uma tentativa frustrada de arremesso de drogas e fumo no solário, feita por dois rapazes, que foram presos. Depois que os policiais localizaram os dois rapazes que estavam fazendo os arremessos de drogas e fumo, os presos se agitaram e alguns deles teriam tentado escalar o muro, quando os policiais atiraram com balas de borracha para evitar a fuga.
Policiais controlam movimentação dos presos e fazem vistoria, pois alguns detentos poderiam ter conseguido pegar os produtos. No cadeião de Pato Branco ocorrem com frequência tentativas de arremessos de drogas e fumo para os detentos. No entanto, os agentes penitenciários e os policiais ficam atentos às movimentações nas imediações da cadeia pública e estão evitando que os produtos cheguem até os presos.
Colisão entre carro e moto deixa dois feridos na PR-180. A batida aconteceu por volta das 19 horas, de ontem, entre Campo Erê e Marmeleiro, próximo à entrada da comunidade São Mateus. Segundo relato do condutor da moto, placa de Chapecó, ele bateu de frente com um veículo de cor vermelha. A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros de Campo Erê com suspeita de fratura em uma das pernas, fêmur e punho. Ela tinha ainda algumas escoriações pelo corpo.
Ainda no local, os socorristas atenderam e imobilizaram uma mulher que dizia estar no veículo envolvido na colisão. Ambas as vítimas foram imobilizadas e encaminhados ao Hospital Santo Antônio. Quando a guarnição dos bombeiros chegou no local, o motorista do carro não estava mais na cena. A PM de Campo Erê também esteve no local.
Grave acidente deixa um morto e SC-160 interditada. A colisão frontal ocorreu no final da tarde de ontem entre Serra Alta e Saltinho na SC-160. Se envolveram uma carreta placas de Nova Erechim é um Monza emplacado em Saltinho. A vítima fatal identificada como MATEUS PRESTES, 24 anos era morador da Linha Marafon interior de Saltinho. O condutor da carreta e uma passageira tiveram apenas escoriações. O Corpo de Bombeiros de Modelo atendeu as vítimas. A Polícia Rodoviária Estadual também esteve no local. A rodovia foi liberada algumas horas após o acidente.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.