ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 21 06 2022

-PL VAI ELABORAR O REQUERIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CPI DA PETROBRAS

-TJ VAI APURAR CONDUTA DE JUÍZA QUE IMPEDIU MENINA VÍTIMA DE ESTUPRO DE ABORTAR

-ALESC AMPLIA PEDIDOS DA REGIÃO POR UTI NEONATAL NO EXTREMO-OESTE

-INDEFINIÇÃO DO PLANO SAFRA PREOCUPA SINDICATO DOS AGRICULTORES

-SENAI BUSCA PARCERIA COM OS MUNICÍPIOS PARA AMPLIAR OFERTA DE QUALIFICAÇÃO

-OPERAÇÃO DE COMBATE A CAÇA DA POLÍCIA AMBIENTAL VAI ATÉ O FINAL DE AGOSTO

-HOMEM SUSPEITO DE ROUBO NO JARDIM PEPERI É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 17 centavos. O euro está valendo cinco reais e 45 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Eu só queria te contar sobre cooperativismo financeiro, uma ideia simples a união de pessoas e você não é só cliente é dono e dono isso é ter voz, participação até nos resultados, cooperativa não é banco nem Fintec, é inclusão de verdade! E quanto mais gente fizer parte maior será a transformação, está aí a explicação.

O governo de coalizão de Israel decidiu dissolver o Parlamento ontem e convocar uma nova eleição, a quinta em três anos. A votação está prevista para outubro e pode significar uma tábua de salvação para o ex-primeiro-ministro BENYAMIN NETANYAHU, que deixou o cargo no ano passado após a formação do atual governo. A dissolução foi anunciada pelo atual premiê, NAFTALI BENNETT. Em entrevista coletiva, ele disse que não foi fácil, mas era a "decisão certa para Israel". O chanceler, YAIR LAPID, substituirá BENNETT até as eleições, em um acordo que anunciaram juntos.

O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, advertiu que espera que a "Rússia intensifique os ataques esta semana", a poucos dias do debate entre os 27 países da União Europeia sobre a candidatura de Kiev ao bloco. ZELENKY afirmou que nesta segunda-feira começa uma semana realmente histórica sobre a aguardada resposta da União Europeia a respeito da concessão do status de país candidato à Ucrânia. Depois que a Ucrânia recebeu a luz verde da Comissão Europeia na sexta-feira, os países da União Europeia se reunirão na quinta-feira e sexta-feira para decidir se Kiev pode entrar para a categoria de candidato, uma decisão que deve ser tomada por unanimidade.

A primeira-ministra francesa, ELISABETH BORNE, apresentou o pedido de renúncia nesta terça-feira ao presidente EMMANUEL MACRON depois que o partido governista perdeu a maioria absoluta no Parlamento nas eleições legislativas de domingo, mas o chefe de Estado não aceitou. De acordo com a presidência da França, o chefe de Estado deseja que o governo "continue trabalhando e agindo". BORNE permanecerá no cargo e terá uma reunião com o governo nesta terça-feira. A coalizão Juntos!, de MACRON, conquistou 245 das 577 cadeiras da Assembleia Nacional, ou seja, 44 a menos que o necessário para continuar com a maioria absoluta.

A proposta que prevê a concessão em dobro do abono anual, o chamado décimo quarto salário, aos segurados do INSS em caráter excepcional até 2023 não deve ser aprovada neste ano. Após receber parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, a expectativa era que fosse votada nos próximos dias. Mas o trâmite foi alterado para que o projeto seja agora discutido por comissão especial. Com isso, a possibilidade de o projeto ser aprovado neste ano ficou mais difícil. O projeto de lei foi apresentado em 2020 para diminuir os impactos da crise econômica sobre os aposentados durante a pandemia de Covid-19. O abono previsto é limitado ao valor de até dois salários mínimos e as parcelas seriam pagas em 2022 e 2023, para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios como os de morte, doença, acidente e reclusão.

O PL ficará responsável por elaborar o requerimento de instalação da CPI da Petrobras. O pedido será assinado pelo líder da legenda, deputado ALTINEU CÔRTES. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, ARTHUR LIRA após reunião com líderes nesta segunda-feira. Na última semana, o chefe do Executivo cobrou que a Câmara criasse um colegiado para investigar a Petrobras. Segundo LIRA, cada bancada partidária da Casa vai discutir com os seus deputados se são a favor ou contra a CPI. Ele não se opôs à instalação da comissão, desde que todos os requisitos sejam atendidos. Ele disse que o pedido de CPI é lícito e normal e se tiver com todos os embasamentos, assinaturas necessárias e fato determinado, terá a instalação.

A Petrobras informou, nesta segunda-feira que JOSÉ MAURO COELHO pediu demissão da presidência e, também, do Conselho de Administração da companhia. O anúncio foi feito quase um mês após o executivo começar a ser pressionado pelo próprio governo diante reajuste no preço de combustíveis. Pouco depois do anúncio, em novo comunicado, a Petrobras informou que o atual diretor executivo de Exploração e Produção da companhia, FERNANDO BORGES, será o presidente interino até que o substituto de COELHO seja eleito e empossado. O provável substituto de COELHO é CAIO PAES DE ANDRADE, secretário de Desburocratização do Ministério da Economia. Ele foi indicado ao cargo pelo governo há um mês, mas a troca esbarrou nos trâmites legais definidos para a substituição. JOSÉ MAURO COELHO ficou no cargo por 68 dias.

O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA confirmou nesta segunda-feira que vai enviar à Alesc os projetos que envolvem os militares estaduais. As propostas criam o plano de promoção dos praças e também estabelecem um corpo de militares temporários em Santa Catarina. Nos últimos dias, criou-se uma expectativa se o governo enviaria ou não os projetos por conta de eventuais resistências na Assembleia. No entanto, o governo de Santa Catarina diz ter alinhado junto aos deputados uma estratégia para votação das propostas nesta semana ou no máximo na próxima. Isto porque, somente podem ser aprovados projetos semelhantes até dois de julho, por conta da legislação eleitoral. A tendência é que a Alesc faça uma tramitação conjunta pelas comissões ainda nesta semana, com possibilidade de votação nesta semana.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina teme que o Estado deixe de receber recursos emergenciais para obras de infraestrutura. O alerta será dado nesta terça-feira na reunião do Fórum Parlamentar em Brasília com o ministro da Infraestrutura, MARCELO SAMPAIO CUNHA FILHO. Um documento será apresentado pela entidade empresarial. A Fiesc pedirá, ainda, a garantia de uma eficiente gestão das obras em andamento das BRs 280, 470 e 285 que receberam investimentos do Governo Estadual. O documento solicita ainda um crédito extraordinário de mais 140 milhões em Investimentos no Programa de Conservação, Restauração e Manutenção das Rodovias Federais Catarinenses, e incluir neste programa o segmento da BR-280 entre Jaraguá do Sul e Mafra.

A Corregedoria-Geral da Justiça apura a conduta da juíza JOANA RIBEIRO que encaminhou uma menina de 11 anos, vítima de estupro, para abrigo, impedindo-a de realizar aborto. A instauração da investigação foi informada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A criança foi levada pela mãe a uma unidade de saúde em Florianópolis dois dias após ter descoberto a gestação. No entanto, como estava com 22 semanas, o Hospital Universitário se negou a realizar o procedimento - na instituição, é permitido aborto até 20 semanas. Segundo a advogada da familia da criança DANIELA FELIX, já há uma decisão da Justiça que autoriza a interrupção da gravidez da menina. No entanto, o fato de a criança estar dentro de um abrigo impede que a decisão seja executada.

A reinauguração do Centro de Convivência dos Idosos de Guaraciaba vai acontecer na próxima sexta-feira. De acordo com a coordenadora dos idosos, LORECI DELAZERI, o grupo de Idosos 15 de Maio realizará um encontro festivo com almoço, bingo, rifa, e matiné. A recepção acontece às nove horas e a reinauguração está prevista para às 11 horas. Conforme a secretária de Administração, GRACIELI MALDANER foram investidos cerca de 346 mil nas obras de reforma e ampliação. Também foram investidos cerca de 27 mil para aquisição de equipamentos, reformas de mesas e cadeiras além de confecções de cortinas e banheiros

O décimo segundo batalhão do Corpo de bombeiros terá um novo comandante a partir de hoje. O tenente coronel MARCO ANTONIO EIDT vai assumir o posto no lugar do também tenente coronel AMILTON DE FRAGAS. A solenidade de passagem de comando está programada para as cinco horas da tarde no quartel de São Miguel do Oeste. FRAGAS assumiu o batalhão em junho de 2020 e deixa o comando depois de dois anos de trabalho na região. A cerimônia de hoje terá cobertura da rádio Peperi e do portal da Peperi na internet.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística começou nesta segunda-feira a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios. A informação é do coordenador de área do IBGE, CLAUDIO RADTKE JUNIOR. Ele disse que esse trabalha trata-se do marco de início da operação do Censo 2022. No entanto, ainda não serão feitas entrevistas e os dados serão colhidos apenas por meio de observação. CLAUDIO comentou que os recenseadores vão fazer a verificação da situação urbana das cidades, como exemplo, a existência de passeios públicos, calçamento ou asfalto e arvores nas ruas. Essa pesquisa deve durar cerca de três semanas.

A Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios do IBGE, na área de São Miguel, vai acontecer nos municípios de São Miguel do Oeste, Descanso e Bandeirante. Desde ontem, os supervisores do Instituto vão percorrer a área urbana dessas três cidades. O coordenador de área do IBGE, CLAUDIO RADTKE JUNIOR reforçou que neste momento não haverá entrevistas com os moradores, apenas conversas informas para coletar alguma informação sobre a infraestrutura urbana. Depois desse trabalho, os recenseadores serão treinados para o censo. As entrevistas com os moradores para a contagem da população começa no mês de agosto.

O coordenador de área do IBGE, CLAUDIO RADTKE JUNIOR destacou ainda que a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios é fundamental. Ele explicou que esse trabalho vai acontecer nos mais de 326 mil setores censitários. Dessa forma, todos os cinco mil 570 municípios brasileiros serão visitados. RADTKE ressaltou que a partir desse trabalho, são obtidas informações da infraestrutura urbana consideradas relevantes para a administração pública. Além disso, os dados acumulados permitirão atualizar mapas e identificar vias, o que contribuirá posteriormente para o trabalho dos recenseadores.

Começou hoje a eleição da nova coordenação do Sinte. Duas chapas disputam a coordenação estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina. A candidatura da situação tem como candidato a coordenador estadual o professor de Chapecó, EVANDRO ACADROLLI. Já o grupo de oposição tem como candidata a coordenadora a professora de Criciúma, JANETE DA SILVA. Na regional de São Miguel do Oeste, a eleição para coordenador regional também tem dois candidatos: a professora de Barra Bonita GICELE APARECIDA DOS SANTOS e o professor de Palma Sola, RUBENS CRISTÓVÃO LUVISIN. Além disso, a região vai eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo do sindicato. Na região, urnas itinerantes estão percorrendo as escolas e colhendo os votos dos professores.

O estado de Santa Catarina está em situação de emergência visto a superlotação dos hospitais e a falta de leitos principalmente de UTIs neonatais. A situação está crítica e na última semana a Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou uma moção de apelo para que o governo catarinense instale uma UTI neonatal no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Além disso, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina também aprovou uma moção no mesmo sentido. Na Alesc, o documento foi apresentado pelo deputado estadual, Padre PEDRO BALDISSERA do Partido dos Trabalhadores.

O pedido para instalação de uma UTI pediátrica no Extremo Oeste é uma reinvindicação antiga de toda a região. O lembrete é do deputado estadual, padre PEDRO BALDISSERA. Ele pontuou que o próprio Ministério Público do estado através de ação civil tem determinado que o governo estadual faça a implantação de algumas unidades de tratamento intensivo em pontos de Santa Catarina. Para ele, a demanda é expressiva e necessita de ações urgentes, principalmente no hospital de São Miguel do Oeste, onde não há nenhum leito para esse público.

Os deputados da bancada do Oeste querem realizar uma agenda junto ao secretário estadual de Saúde para discutir a situação da região Extremo Oeste de Santa Catarina. A declaração é do deputado estadual, padre PEDRO BALDISSERA. De acordo com ele, o objetivo é viabilizar que pelo menos alguns leitos sejam instalados na unidade hospitalar. Segundo ele, Chapecó e Xanxerê não conseguem atender todo o grande Oeste e por isso uma UTI neonatal em São Miguel do Oeste atenderia a demanda existente. Padre PEDRO citou que o investimento não é tão alto como imaginado e por isso falta apenas visão política do governo catarinense nesse assunto.

O sindicato dos trabalhadores rurais está preocupado com a indefinição em relação ao Plano Safra 2022-2023. De acordo com o presidente da entidade, DEOCLIDES DALLA ROSA, a entidade ainda não tem informações sobre o volume de recursos e os juros que serão cobrados pelos financiamentos para o custeio das lavouras de milho, por exemplo. Na região de São Miguel do Oeste, o plantio da cultura vai acontecer em julho e o agosto e não há nenhuma definição do plano safra. DALLA ROSA comentou que nesta mesma época do ano passado o governo já tinha definido os valores e os juros para investimento e custeio via Pronaf.

Outro ponto de preocupação dos agricultores para a safra de milho da temporada 2022-2023 é o aumento do custo de produção. O comentário é do presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, DEOCLIDES DALLA ROSA. De acordo com ele, o custo dos insumos para o plantio praticamente dobrou em um ano. O sindicalista disse que o custo de produção de um hectare de milho com mais tecnologia gira em torno de 10 mil reais. Por isso, de acordo com DALLA ROSA, é importante que o governo defina e libere o quanto antes as informações sobre os recursos e a taxa de juros para o Plano Safra. Ele destacou que as reivindicações dos agricultores já foram apresentadas ao governo.

As últimas três safras de milho foram frustradas por causa das estiagens e um novo prejuízo teria consequências severas para os agricultores que já estão descapitalizados. O alerta foi feito pelo presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, DEOCLIDES DALLA ROSA. Ele comentou que na última safra, o preço foi bom, mas os produtores não conseguiram colher o suficiente para ter lucros. Neste ano, deve ocorrer um aumento dos pedidos de custeio para o plantio das lavouras. DALLA ROSA também citou a importância do Pronaf que garante alguma cobertura em caso de eventuais novos prejuízos por conta de ações climáticas.

Os dados do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025 divulgados recentemente eram esperados, mas os números foram surpreendentes. A avaliação é do gerente de operações do Sesi Senai, IVANOR FINATTO. O estudo realizados pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país revelou que até 2025, o estado de Santa Catarina precisará qualificar 802 mil pessoas em ocupações industriais. Desse total, 152 mil precisam de formação inicial para repor inativos e preencher novas vagas e 649 mil em formação continuada, para trabalhadores que devem se atualizar. FINATTO disse que esses números são um desafio para o Senai, braço da educação da Federação ds Industrias do estado.

A necessidade de ampliar a oferta de cursos para os trabalhadores da indústria vai demandar a busca de recursos e de estruturas para garantir essa formação nos próximos quatro anos. De acordo com o gerente de operações do Sesi Senai, IVANOR FINATTO, o Senai está presente em cerca de 200 municípios do estado, mas será preciso ampliar a oferta de cursos de formação inicial e de qualificação para as vagas que serão abertas pelas indústrias também na região. Segundo FINATTO, a saída é buscar parcerias com os municípios para levar os cursos até o trabalhadores.

O número de vagas de trabalho não preenchidas na região, especialmente nas indústrias, pode aumentar nos próximos anos se não houver a qualificação dos trabalhadores. De acordo com o gerente de operações do Sesi Senai, IVANOR FINATTO, o estudo da Confederação Nacional da Indústria aponta para esse risco e por isso a oferta de qualificação profissional é um desafio para o setor. Ele também chamou a atenção para o fato de que os trabalhadores precisam observa a necessidade das empresas e buscar capacitações nessas áreas. FINATTO comentou ainda que o mercado de trabalho passa por uma transformação provocada pelo uso de novas tecnologias e por mudanças na cadeia produtiva. Por isso, é necessário investir em qualificação e aperfeiçoamento para que os profissionais estejam atualizados.

A Polícia Militar Ambiental vai realizar, até o dia 31 de Agosto, a Operação Caça. A ação, que teve início no dia dois de maio, tem o objetivo de prevenir e punir responsáveis por crimes contra o meio ambiente. Segundo o comandante da Polícia Militar Ambiental no Extremo-Oeste de Santa Catarina, ALCENIR MINUSCULI, este é o período do ano onde são registradas diversas denúncias e ocorrências de caça, principalmente na região. Ele destacou que o foco da PMA está concentrado os trabalhos nas regiões rurais, visando coibir a caça, a captura e o abate de animais silvestres.

A DPCAMI de São Miguel do Oeste prendeu, no início da tarde desta segunda-feira, um homem com 55 anos de idade suspeito de praticar violência sexual contra sua enteada, uma adolescente de 13 anos. A investigação iniciou no mês de maio de 2022, quando a vítima relatou para familiares estar sendo vítima do padrasto há mais de um ano. Assim que a Polícia Civil foi acionada por familiares da vítima, foi aberto um procedimento de apuração do crime que resultou em um pedido de prisão preventiva do suspeito. A prisão foi autorizada pelo Poder Judiciário e o homem foi detido ontem. Ele foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada.

Com a prisão do homem suspeito de praticar violência sexual contra a enteada de 13 anos de idade, a Dpcami tem 10 dias para finalizar a investigação. O resultado do inquérito aberto na delegacia especializada será encaminhado ao Ministério Público que pode oferecer denúncia, ou seja, ajuizar uma ação penal contra o suspeito. Em nota, a Dpcami informou que a adolescente demorou para denunciar o padrasto porque ficou com meda das ameaças que ele fazia. Essa ação policial ocorreu durante o período da Operação Acalento, realizada em âmbito nacional, voltada ao enfrentamento de crimes praticados contra crianças e adolescentes. A operação contou com participação da Polícia Civil de Santa Catarina.

Um homem, suspeito de roubo, foi preso pela Polícia Militar na noite desta segunda-feira. O crime aconteceu por volta das oito horas na rua Columbia, Bairro Jardim Peperi. A vítima relatou aos policiais que estava na frente de sua residência, em uma ligação no telefone celular, quando um homem se aproximou dela, a derrubou e roubo o aparelho. O suspeito saiu correndo em direção ao Vila Nova Dois. A PM foi acionada e abordou o homem. Ele estava com aparelho de telefone celular roubado no bolso da calça. O homem assumiu o crime e disse que trocaria o aparelho por duas pedras de crack. Ele foi preso e levado para a Delegacia de Polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.