ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 21-06-2022 Terça-Feira

-PL VAI ELABORAR O REQUERIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CPI DA PETROBRAS

-TJ VAI APURAR CONDUTA DE JUÍZA QUE IMPEDIU MENINA VÍTIMA DE ESTUPRO DE ABORTAR

-PEDIDOS DO BÔNUS AGRÍCOLA ENCERRAM EM JULHO EM IPORÃ DO OESTE

-ALIMENTAÇÃO ESCOLAR SERÁ AVALIADA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

-ESCOLA PROMOVE DOIS DIAS DE VIVÊNCIA EM PROPRIEDADES RURAIS

-FEIRA LIVRE DE DESCANSO PASSA POR ADEQUAÇÕES E AMPLIAÇÃO DE HORÁRIO

-HOMEM É PRESO SUSPEITO DE ABUSAR SEXUALMENTE A ENTEADA DE 13 ANOS

-CARRO FICA PARCIALMENTE DESTRUÍDO POR INCÊNDIO APÓS COLIDIR EM ÁRVORES


O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se com muitas nuvens. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 17 centavos. O euro está valendo cinco reais e 45 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.


O governo de coalizão de Israel decidiu dissolver o Parlamento ontem e convocar uma nova eleição, a quinta em três anos. A votação está prevista para outubro e pode significar uma tábua de salvação para o ex-primeiro-ministro, BENYAMIN NETANYAHU, que deixou o cargo no ano passado após a formação do atual governo. A dissolução foi anunciada pelo atual premiê, NAFTALI BENNETT. Em entrevista coletiva, ele disse que não foi fácil, mas era a "decisão certa para Israel". O chanceler, YAIR LAPID, substituirá BENNETT até as eleições, em um acordo que anunciaram juntos.

O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, advertiu que espera que a "Rússia intensifique os ataques esta semana", a poucos dias do debate entre os 27 países da União Europeia sobre a candidatura de Kiev ao bloco. ZELENSKY afirmou que nesta segunda-feira começou uma semana realmente histórica sobre a aguardada resposta da União Europeia, a respeito da concessão do status de país candidato à Ucrânia. Depois que a Ucrânia recebeu a luz verde da Comissão Europeia na sexta-feira, os países da União Europeia se reunirão na quinta-feira e sexta-feira para decidir se Kiev pode entrar para a categoria de candidato, uma decisão que deve ser tomada por unanimidade.

A primeira-ministra francesa, ELISABETH BORNE, apresentou o pedido de renúncia nesta terça-feira ao presidente, EMMANUEL MACRON, depois que o partido governista perdeu a maioria absoluta no Parlamento nas eleições legislativas de domingo, mas o chefe de Estado não aceitou. De acordo com a presidência da França, o chefe de Estado deseja que o governo "continue trabalhando e agindo". BORNE permanecerá no cargo e terá uma reunião com o governo nesta terça-feira. A coalizão Juntos!, de MACRON, conquistou 245 das 577 cadeiras da Assembleia Nacional, ou seja, 44 a menos que o necessário para continuar com a maioria absoluta.


A proposta que prevê a concessão em dobro do abono anual, o chamado décimo quarto salário, aos segurados do INSS em caráter excepcional até 2023, não deve ser aprovada neste ano. Após receber parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, a expectativa era que fosse votada nos próximos dias. Mas o trâmite foi alterado para que o projeto seja agora discutido por comissão especial. Com isso, a possibilidade de o projeto ser aprovado neste ano ficou mais difícil. O projeto de lei foi apresentado em 2020 para diminuir os impactos da crise econômica sobre os aposentados durante a pandemia de Covid-19. O abono previsto é limitado ao valor de até dois salários mínimos e as parcelas seriam pagas em 2022 e 2023, para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios como os de morte, doença, acidente e reclusão.

O PL ficará responsável por elaborar o requerimento de instalação da CPI da Petrobras. O pedido será assinado pelo líder da legenda, deputado ALTINEU CÔRTES. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, após reunião com líderes nesta segunda-feira. Na última semana, o chefe do Executivo cobrou que a Câmara criasse um colegiado para investigar a Petrobras. Segundo LIRA, cada bancada partidária da Casa vai discutir com os seus deputados se são a favor ou contra a CPI. Ele não se opôs à instalação da comissão, desde que todos os requisitos sejam atendidos. Ele disse que o pedido de CPI é lícito e normal e se tiver com todos os embasamentos, assinaturas necessárias e fato determinado, terá a instalação.

A Petrobras informou, nesta segunda-feira que JOSÉ MAURO COELHO pediu demissão da presidência e, também, do Conselho de Administração da companhia. O anúncio foi feito quase um mês após o executivo começar a ser pressionado pelo próprio governo diante reajuste no preço de combustíveis. Pouco depois do anúncio, em novo comunicado, a Petrobras informou que o atual diretor executivo de Exploração e Produção da companhia, FERNANDO BORGES, será o presidente interino até que o substituto de COELHO seja eleito e empossado. O provável substituto de COELHO é CAIO PAES DE ANDRADE, secretário de Desburocratização do Ministério da Economia. Ele foi indicado ao cargo pelo governo há um mês, mas a troca esbarrou nos trâmites legais definidos para a substituição. JOSÉ MAURO COELHO ficou no cargo por 68 dias.


O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA confirmou nesta segunda-feira que vai enviar à Alesc, os projetos que envolvem os militares estaduais. As propostas criam o plano de promoção dos praças e também estabelecem um corpo de militares temporários em Santa Catarina. Nos últimos dias, criou-se uma expectativa se o governo enviaria ou não os projetos, por conta de eventuais resistências na Assembleia. No entanto, o governo de Santa Catarina diz ter alinhado junto aos deputados, uma estratégia para votação das propostas nesta semana ou no máximo na próxima. Isto porque, somente podem ser aprovados projetos semelhantes até dois de julho, por conta da legislação eleitoral. A tendência é que a Alesc faça uma tramitação conjunta pelas comissões ainda nesta semana, com possibilidade de votação nesta semana.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina teme que o Estado deixe de receber recursos emergenciais para obras de infraestrutura. O alerta será dado nesta terça-feira, na reunião do Fórum Parlamentar em Brasília, com o ministro da Infraestrutura, MARCELO SAMPAIO CUNHA FILHO. Um documento será apresentado pela entidade empresarial. A Fiesc pedirá, ainda, a garantia de uma eficiente gestão das obras em andamento das BRs 280, 470 e 285 que receberam investimentos do Governo Estadual. O documento solicita ainda um crédito extraordinário de mais 140 milhões em Investimentos no Programa de Conservação, Restauração e Manutenção das Rodovias Federais Catarinenses, e incluir neste programa, o segmento da BR-280 entre Jaraguá do Sul e Mafra.

A Corregedoria-Geral da Justiça apura a conduta da juíza JOANA RIBEIRO que encaminhou uma menina de 11 anos, vítima de estupro, para abrigo, impedindo-a de realizar aborto. A instauração da investigação foi informada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A criança foi levada pela mãe a uma unidade de saúde em Florianópolis dois dias após ter descoberto a gestação. No entanto, como estava com 22 semanas, o Hospital Universitário se negou a realizar o procedimento - na instituição, é permitido aborto até 20 semanas. Segundo a advogada da família da criança, DANIELA FELIX, já há uma decisão da Justiça que autoriza a interrupção da gravidez da menina. No entanto, o fato de a criança estar dentro de um abrigo impede que a decisão seja executada.


O estado de Santa Catarina está em situação de emergência, visto a superlotação dos hospitais e a falta de leitos, principalmente de UTIs neonatais. A situação está crítica e na última semana a Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou uma moção de apelo para que o governo catarinense instale uma UTI neonatal no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Além disso, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina também aprovou uma moção no mesmo sentido. Na Alesc, o documento foi apresentado pelo deputado estadual, Padre PEDRO BALDISSERA.

O pedido para instalação de uma UTI pediátrica no Extremo Oeste é uma reinvindicação antiga de toda a região. O lembrete é do deputado estadual, padre PEDRO BALDISSERA. Ele pontuou que o próprio Ministério Público do estado, através de ação civil, tem determinado que o governo estadual faça a implantação de algumas unidades de tratamento intensivo em pontos de Santa Catarina. Para ele, a demanda é expressiva e necessita de ações urgentes, principalmente no hospital de São Miguel do Oeste, onde não há nenhum leito para esse público.

Os deputados da bancada do Oeste querem realizar uma agenda junto ao secretário estadual de Saúde para discutir a situação da região Extremo Oeste de Santa Catarina. A declaração é do deputado estadual, padre PEDRO BALDISSERA. De acordo com ele, o objetivo é viabilizar que pelo menos alguns leitos sejam instalados na unidade hospitalar. Segundo ele, Chapecó e Xanxerê não conseguem atender todo o grande Oeste e por isso uma UTI neonatal em São Miguel do Oeste atenderia a demanda existente. Padre PEDRO citou que o investimento não é tão alto como imaginado e por isso, falta apenas visão política do governo catarinense nesse assunto.

Junho é o mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Dia Mundial do Doador de Sangue foi celebrado em 14 de junho. Segundo a enfermeira e coordenadora do Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste, JÉSSICA MOLINETI, a doação de sangue é um ato voluntário e de solidariedade que ajuda a salvar vidas. Ela destaca que são coletados no máximo 450 ml em cada doação e que o organismo repõe essa quantidade de sangue em até 24 horas. JÉSSICA afirma que cada doação é suficiente para salvar até quatro pessoas e lembra que o objetivo dos profissionais da saúde é manter os estoques de sangue em níveis adequados durante todo o ano e não somente em datas específicas.

JÉSSICA MOLINETI afirma que para manter os estoques de sangue em bons níveis, é preciso cativar uma cultura solidária na população, para que aumentem as doações regulares e espontâneas. Atualmente o banco de sangue mais próximo é do Hemosc em Chapecó. A enfermeira cita que os interessados em doar sangue podem obter informações diretamente no site hemosc.org.br ou nas Secretarias Municipais de Saúde. De acordo com ela, os níveis de cada tipo sanguíneo variam em cada região do Estado, dependendo da quantidade de doadores e da demanda apresentada pelos pacientes nos Hospitais. A profissional afirma que a campanha Junho Vermelho segue até o fim do mês, com o objetivo de incentivar o ato de solidariedade nas pessoas, através da doação de sangue.

Feira Livre de Descanso passa por adequações. A informação é da Extensionista Social da Epagri, FLÁVIA MARIA DE OLIVEIRA. De acordo com ela, o objetivo é de proporcionar um espaço mais apropriado e aumentar o tempo de realização da feira. Ela enfatiza que as vendas vinham ocorrendo na Casa do Agricultor junto à Secretaria de Agricultura, mas atendendo a um pedido dos próprios expositores, a feira foi levada para a Avenida central em um espaço cedido por um Posto de Combustíveis, onde os feirantes abrigam suas barracas e comercializam seus produtos. FLÁVIA observa que os feirantes aumentaram o volume de vendas, até mesmo para pessoas de outras regiões que passam pela Avenida. A partir da mudança também foi ampliado o horário de funcionamento da feira, que agora ocorre durante todo o dia nas sextas-feiras.

Feira Livre de Descanso poderá ter novo espaço físico permanente. De acordo com a Extensionista, FLÁVIA MARIA DE OLIVEIRA, a busca por um espaço adequado está sendo feita em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município. Ela destaca que os expositores solicitaram que esse espaço seja na área central da cidade e próximo da Avenida, pois a movimentação de pessoas nesse local é maior e facilita a venda dos produtos. FLÁVIA lembra que a Feira já possuía um espaço chamado de Casa do Agricultor, porém, por iniciativa dos próprios expositores, foi transferida para um espaço cedido ao lado da Avenida. O objetivo é de disponibilizar um espaço semelhante a Casa do Agricultor em local mais favorável aos expositores. A Extensionista relata dificuldades na busca pelo espaço físico permanente, mas afirma que os trabalhos terão continuidade, a fim de torná-lo uma realidade aos expositores descansenses.

Alunos de Iporã do Oeste farão avaliação do cardápio da alimentação escolar. Teste de aceitabilidade será aplicado nos próximos dias. De acordo com a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, MARCIELE DAL BOSCO, o teste de aceitabilidade é um conjunto de procedimentos cientificamente comprovados e capazes de avaliar a aceitação do cardápio pelos alunos. A profissional observa que o teste pode ser aplicado sempre que um novo alimento for introduzido na alimentação ou até mesmo para as preparações que já estão sendo servidas na merenda escolar. MARCIELE destaca que após o lanche, os alunos responderão um questionário sobre a refeição servida, que poderá ser classificada por eles como: detestei, não gostei, indiferente, gostei ou adorei. A aceitabilidade deverá obter resultado entre 85 e 90 por cento para que o alimento seja considerado aprovado pelos alunos.

MARCIELE DAL BOSCO enfatiza que a avaliação e formulação do cardápio em parceria com o Conselho de Alimentação Escolar é importante para que as refeições sejam adequadas e de qualidade para toda a faixa etária atendida, com o objetivo de melhorar cada vez mais o desenvolvimento dos alunos. A nutricionista enaltece o trabalho de educação alimentar que vem sendo realizado nas escolas do município, pois para ela muito mais do que nutrir os alunos, é preciso orientá-los sobre boas escolhas de alimentos, trocando os industrializados por produtos naturais, por exemplo. Dentro dessa temática, os alunos visitaram recentemente a propriedade de um agricultor familiar que fornece alimentos para as escolas, onde conheceram o processo de produção orgânica de verduras e vegetais e aprenderam a importância de valorizar mais os alimentos caseiros.

Alunos realizam vivência em propriedades rurais de Iporã do Oeste. A turma 22 da Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel participou de uma atividade especial na semana passada, através da nova sistemática do Ensino Médio, na disciplina chamada de “Trilha”. Pela sistemática, foi proposto que os alunos passassem dois dias na casa de famílias do meio rural, onde vivenciaram na prática a rotina e as atividades rurais. O diretor, PEDRO VALDIR GAUER, destaca que o Projeto é desenvolvido há vários anos e contou com o apoio da prefeitura, que cedeu o transporte. Na prática, os alunos formaram duplas ou trios e participaram de todos os momentos da rotina das dez famílias que os receberam, auxiliando nos afazeres da propriedade durante a estadia.

PEDRO GAUER acredita que o momento de vivência com as famílias proporcionado pela disciplina é rico em conhecimentos e importante para que os alunos vejam de perto a realidade do campo, agregando experiências para o futuro e facilitando a tomada de decisões sobre qual profissão desejam seguir na vida adulta. O diretor pontua que os alunos em breve também terão contato com as profissões denominadas urbanas, para que possam fazer seus próprios comparativos e terem noção do que cada profissão oferece, entre vantagens e desvantagens. Outro ponto considerado importante pelo diretor é a criação de vínculos e laços afetivos entre os alunos e as famílias que os receberam na atividade prática, que permanecem por vários anos.

Prazo para protocolar pedido do Bônus Agrícola termina em julho em Iporã do Oeste. Os agricultores interessados em receber recursos através do Programa possuem mais 30 dias para protocolarem os pedidos na Secretaria de Agricultura do município. De acordo com o diretor de agricultura, JAIR MEOTTI, o Bônus Agrícola é um benefício financeiro pago na forma de incentivo, com base nas vendas efetuadas com notas fiscais no bloco de produtor no ano base de 2020. O diretor explica que para participar do Programa, o agricultor interessado deve primeiro protocolar o pedido na Secretaria e depois entregar as documentações comprobatórias, como cupons fiscais ou o próprio bloco de produtor, para ter direito ao recebimento do valor. Após a análise e deferimento do pedido, o pagamento é feito por meio de depósito bancário na conta indicada pelo agricultor.

JAIR MEOTTI enfatiza que a maioria dos agricultores já protocolaram os pedidos e receberam o pagamento do incentivo, que varia de cem a mil reais, de acordo com a movimentação de cada agricultor no ano base. JAIR MEOTTI enaltece ainda outros incentivos que seguem com pedidos abertos até novembro, dos quais cita o melhoramento genético, novas construções de chiqueiros, aviários e estrebarias e para serviços de máquinas em lavouras e acessos nas propriedades rurais. O diretor de agricultura destaca que a procura pelos incentivos é grande e avalia que essa é uma retribuição do Município ao valor movimentado pelos agricultores, através da venda de suas produções agrícolas.


A Operação Caça da Polícia Militar Ambiental deve seguir até o dia 31 de agosto na região. O objetivo é de realizar ações de policiamento ambiental de prevenção e repressão aos crimes contra o meio ambiente. Segundo o Tenente e Comandante da Polícia Militar Ambiental no Extremo Oeste, ALCENIR MINUSCULI, este é o período do ano onde são registradas diversas denúncias e ocorrências de caça, principalmente. Ele destaca que o foco está concentrado nas regiões rurais, visando coibir a caça, a captura e o abate de animais silvestres. O tenente ressalta que a entidade sabe da presença de inúmeros caçadores nos seus municípios de abrangência e que por conta disso, a operação se torna relevante. Ele lembra que a participação popular é de suma importância através de denúncias para o número 190. Todos os dados repassados para a polícia por meio destas chamadas são mantidos em total sigilo.

ALCENIR MINUSCULI observa que todo o meio ambiente é interligado, desde os animais até as plantas e que por conta da caça, o ecossistema acaba sofrendo um grande desequilíbrio, sendo prejudicial até mesmo para os seres humanos. Em razão disso, ele frisa que todas as questões que afetam a natureza são preocupantes para a Polícia Militar Ambiental, bem como para a sociedade. O comandante disse que na região existem muitos registros de caçadas, inclusive de pessoas que adentram no território Argentino para praticar os crimes. Não há nenhuma liberação para caça no Brasil, exceto o controle de javalis que, por vezes, ainda é divulgado de forma incorreta. A Operação Caça é desenvolvida em todo o estado e sua organização é feita pelo Comando de Policiamento Militar Ambiental, com sede em Florianópolis.

A Polícia Militar Rodoviária informou no início da tarde desta segunda-feira, os números finais da Operação Corpus Christi 2022. A operação iniciou às 18h da última quarta-feira e encerrou às oito horas desta segunda, em todas as rodovias estaduais de Santa Catarina. Ao todo, foram registrados 79 acidentes, com 142 veículos envolvidos, 53 pessoas feridas e três mortes. No passado, foram registradas quatro mortes e 47 pessoas feridas em 95 ocorrências atendidas, o que representa uma redução de 16 por cento no número total de acidentes contabilizados. Na região Oeste foram desenvolvidas várias ações policiais de fiscalização de trânsito, com foco na embriaguez ao volante, ultrapassagens irregulares e controle de velocidade. Na região nenhum óbito foi contabilizado.

Um homem de 55 anos foi preso na tarde desta segunda-feira, suspeito de abusar sexualmente da enteada, uma adolescente de 13 anos, em São Miguel do Oeste. A investigação iniciou no mês de maio, quando a vítima relatou para familiares que estava sendo vítima do padrasto há mais de um ano. De acordo com relatos, a jovem teria demorado a revelar os fatos devido as constantes ameaças que sofria do homem. Assim que a polícia foi acionada por familiares, os agentes iniciaram as investigações e buscas para esclarecimento do fato, que finalizaram com o pedido de prisão preventiva do suspeito. Após ser detido, o padrasto foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. A Polícia Civil tem prazo de dez dias para a conclusão da investigação e remessa do Inquérito ao Ministério Público e Poder Judiciário.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de roubo no Bairro Jardim Peperi, em São Miguel do Oeste. Foi por volta das 20 horas desta segunda-feira. A vítima relatou aos policiais que estava em frente a sua residência, em uma ligação de celular, quando um homem alto se aproximou dela, a derrubou, subtraiu seu telefone e saiu correndo, ocasionando lesões do braço e cotovelo direito da vítima. Um familiar da mulher relatou aos policiais que reconheceu o homem e que ele havia saído correndo em direção a Vila Nova 2. Diante das informações e características, a guarnição realizou a abordagem do homem que passou por busca pessoal, sendo encontrado um aparelho de telefone celular no bolso da calça dele. Questionado sobre a procedência do telefone, ele confessou ter roubado de uma mulher momentos antes e que iria trocar o celular roubado por duas pedras de crack. Diante do fato, o homem foi preso por roubo e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil.

Um caminhão caçamba da prefeitura de Palmitos apresentou uma falha mecânica e acabou tombando no pátio de uma residência. O acidente foi por volta das 15 horas desta segunda-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista, de 52 anos, foi encontrado fora do veículo, consciente, apresentando apenas escoriações nas costas. Após a realização dos primeiros socorros, o homem foi conduzido ao Hospital Regional de Palmitos para atendimento.

Uma Fiat Toro ficou parcialmente destruída por um incêndio por volta das 18h30 desta segunda-feira, na rua do Morro do Cristo, em Descanso. O condutor relatou que subia a mão única do Morro do Cristo, quando perdeu o controle da direção e colidiu em árvores nas proximidades. Já fora do veículo, o condutor foi pedir ajuda aos moradores das proximidades e para a Polícia Militar, porém, quando retornou ele percebeu que a Fiat Toro estava em chamas. Rapidamente foi acionado o Corpo de Bombeiros, que realizou o combate e rescaldo do incêndio e ninguém se feriu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.