ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 21/06/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 17 centavos. O euro está valendo cinco reais e 45 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

O governo de coalizão de Israel decidiu dissolver o Parlamento ontem e convocar uma nova eleição, a quinta em três anos. A votação está prevista para outubro e pode significar uma tábua de salvação para o ex-primeiro-ministro BENYAMIN NETANYAHU, que deixou o cargo no ano passado após a formação do atual governo. A dissolução foi anunciada pelo atual premiê, NAFTALI BENNETT. Em entrevista coletiva, ele disse que não foi fácil, mas era a "decisão certa para Israel". O chanceler, YAIR LAPID, substituirá BENNETT até as eleições, em um acordo que anunciaram juntos.

O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, advertiu que espera que a "Rússia intensifique os ataques esta semana", a poucos dias do debate entre os 27 países da União Europeia sobre a candidatura de Kiev ao bloco. ZELENKY afirmou que nesta segunda-feira começa uma semana realmente histórica sobre a aguardada resposta da União Europeia a respeito da concessão do status de país candidato à Ucrânia. Depois que a Ucrânia recebeu a luz verde da Comissão Europeia na sexta-feira, os países da União Europeia se reunirão na quinta-feira e sexta-feira para decidir se Kiev pode entrar para a categoria de candidato, uma decisão que deve ser tomada por unanimidade.

A primeira-ministra francesa, ELISABETH BORNE, apresentou o pedido de renúncia nesta terça-feira ao presidente EMMANUEL MACRON depois que o partido governista perdeu a maioria absoluta no Parlamento nas eleições legislativas de domingo, mas o chefe de Estado não aceitou. De acordo com a presidência da França, o chefe de Estado deseja que o governo "continue trabalhando e agindo". BORNE permanecerá no cargo e terá uma reunião com o governo nesta terça-feira. A coalizão Juntos!, de MACRON, conquistou 245 das 577 cadeiras da Assembleia Nacional, ou seja, 44 a menos que o necessário para continuar com a maioria absoluta.

A proposta que prevê a concessão em dobro do abono anual, o chamado décimo quarto salário, aos segurados do INSS em caráter excepcional até 2023 não deve ser aprovada neste ano. Após receber parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, a expectativa era que fosse votada nos próximos dias. Mas o trâmite foi alterado para que o projeto seja agora discutido por comissão especial. Com isso, a possibilidade de o projeto ser aprovado neste ano ficou mais difícil. O projeto de lei foi apresentado em 2020 para diminuir os impactos da crise econômica sobre os aposentados durante a pandemia de Covid-19. O abono previsto é limitado ao valor de até dois salários mínimos e as parcelas seriam pagas em 2022 e 2023, para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios como os de morte, doença, acidente e reclusão.

O PL ficará responsável por elaborar o requerimento de instalação da CPI da Petrobras. O pedido será assinado pelo líder da legenda, deputado ALTINEU CÔRTES. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, ARTHUR LIRA após reunião com líderes nesta segunda-feira. Na última semana, o chefe do Executivo cobrou que a Câmara criasse um colegiado para investigar a Petrobras. Segundo LIRA, cada bancada partidária da Casa vai discutir com os seus deputados se são a favor ou contra a CPI. Ele não se opôs à instalação da comissão, desde que todos os requisitos sejam atendidos. Ele disse que o pedido de CPI é lícito e normal e se tiver com todos os embasamentos, assinaturas necessárias e fato determinado, terá a instalação.

A Petrobras informou, nesta segunda-feira que JOSÉ MAURO COELHO pediu demissão da presidência e, também, do Conselho de Administração da companhia. O anúncio foi feito quase um mês após o executivo começar a ser pressionado pelo próprio governo diante reajuste no preço de combustíveis. Pouco depois do anúncio, em novo comunicado, a Petrobras informou que o atual diretor executivo de Exploração e Produção da companhia, FERNANDO BORGES, será o presidente interino até que o substituto de COELHO seja eleito e empossado. O provável substituto de COELHO é CAIO PAES DE ANDRADE, secretário de Desburocratização do Ministério da Economia. Ele foi indicado ao cargo pelo governo há um mês, mas a troca esbarrou nos trâmites legais definidos para a substituição. JOSÉ MAURO COELHO ficou no cargo por 68 dias.

O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA confirmou nesta segunda-feira que vai enviar à Alesc os projetos que envolvem os militares estaduais. As propostas criam o plano de promoção dos praças e também estabelecem um corpo de militares temporários em Santa Catarina. Nos últimos dias, criou-se uma expectativa se o governo enviaria ou não os projetos por conta de eventuais resistências na Assembleia. No entanto, o governo de Santa Catarina diz ter alinhado junto aos deputados uma estratégia para votação das propostas nesta semana ou no máximo na próxima. Isto porque, somente podem ser aprovados projetos semelhantes até dois de julho, por conta da legislação eleitoral. A tendência é que a Alesc faça uma tramitação conjunta pelas comissões ainda nesta semana, com possibilidade de votação nesta semana.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina teme que o Estado deixe de receber recursos emergenciais para obras de infraestrutura. O alerta será dado nesta terça-feira na reunião do Fórum Parlamentar em Brasília com o ministro da Infraestrutura, MARCELO SAMPAIO CUNHA FILHO. Um documento será apresentado pela entidade empresarial. A Fiesc pedirá, ainda, a garantia de uma eficiente gestão das obras em andamento das BRs 280, 470 e 285 que receberam investimentos do Governo Estadual. O documento solicita ainda um crédito extraordinário de mais 140 milhões em Investimentos no Programa de Conservação, Restauração e Manutenção das Rodovias Federais Catarinenses, e incluir neste programa o segmento da BR-280 entre Jaraguá do Sul e Mafra.

A Corregedoria-Geral da Justiça apura a conduta da juíza JOANA RIBEIRO que encaminhou uma menina de 11 anos, vítima de estupro, para abrigo, impedindo-a de realizar aborto. A instauração da investigação foi informada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A criança foi levada pela mãe a uma unidade de saúde em Florianópolis dois dias após ter descoberto a gestação. No entanto, como estava com 22 semanas, o Hospital Universitário se negou a realizar o procedimento - na instituição, é permitido aborto até 20 semanas. Segundo a advogada da familia da criança DANIELA FELIX, já há uma decisão da Justiça que autoriza a interrupção da gravidez da menina. No entanto, o fato de a criança estar dentro de um abrigo impede que a decisão seja executada.

Memorial Dom José Gomes marca os 100 anos de seu nascimento. Um vasto material escrito e fotos fica na Igreja Matriz de Campo Erê até quinta-feira. A visitação é aberta ao público pela manhã e a tarde, em horários de expediente. Conforme a professora NÉLI DALMAGRO, que conviveu com o bispo de Chapecó durante os 30 anos da sua jornada, alguns painéis são levados para as comunidades da paróquia. DOM JOSÉ faleceu a 20 anos, mas para a professora, dá para sentir sua presença viva por tudo o que ele representou para a sociedade. O religioso esteve muitas vezes em Campo Erê e sempre se envolveu nos movimentos sociais.

DOM JOSÉ GOMES fez parte do Conselho Indigenista Missionário. Um dos principais trabalhos seus era na luta pela reforma agrária. A professora NÉLI DALMAGRO, de Campo Erê, chegou a fazer uma poesia para o bispo, a mais de 20 anos. O Memorial DOM JOSÉ GOMES vai percorrer todas as paróquias da Diocese de Chapecó, e Campo Erê é uma das primeiras a receber o material de homenagem póstuma.

Últimos preparativos para escolha das soberanas de Saltinho. DAIANE MAGRI – presidente da comissão organizadora da festividade, conta que está tudo saindo conforme o planejado. Vários critérios serão avaliados no concurso. DAIANE explica como estão os últimos detalhes e ensaios.Serão sete jurados, todos de fora do município. Será feito um desfile coletivo e um individual para avaliação das candidatas. DAIANE ressalta que o evento faz parte do calendário de festividades do aniversário de Saltinho.

São 14 candidatas concorrendo aos títulos de rainha, primeira e segunda princesa do município. Seis delas são do interior e o restante representa a cidade. Confira quem são as candidatas: ELAINE RIBEIRO - 16 anos; EDUARDA MAGEDANZ - 15 anos; GABRIELLY TREVISAN - 16 anos; EDUARDA BUBLITZ - 16 anos; MARIA FREITAG - 16 anos; LETÍCIA DE MORAES - 15 anos;

SANDINARA SÚTIL - 17 anos; GABRIELI SGANZERLA- 15 anos;

JHENIFER BOGONI - 17 anos; ALICE CANEI - 17 anos; GRAZIELY DA SILVA - 17 anos; VANESSA DIEDRICH - 16 anos;

TAINARA DA SILVA - 16 anos e JÚLIA CHRISTMANN - 15 anos.

Candidatas a soberanas de Saltinho vão subir na passarela dia 25, agora de junho. O evento será realizado no Pavilhão Comunitário da cidade, a partir das 20 horas e 30 minutos. Após o desfile das candidatas e escolha da realeza, haverá um baile festivo com o Grupo Chama. As escolhidas serão responsáveis pela divulgação das festividades do município ao longo dos próximos anos. Entre os jurados estará presente a Miss Brasil VALÉRIA ALBERT.

Secretaria de Saúde de São Bernardino se prepara para vacinar contra gripe e sarampo no interior. Dias 23 e 24 de julho equipes vão se deslocar as comunidades para fazer esse trabalho. A população deve apresentar carteira de vacina e um documento. De sua parte, a equipe de convivência e Fortalecimento de Vínculos de São Bernardino organiza festa junina nesta quinta-feira, nas dependências da Secretaria de Assistência Social. Já em 9 de julho vai acontecer o casamento comunitário no pavilhão da comunidade. O evento vai fazer parte da programação de aniversário do município.

Secretaria de Administração de São Bernardino encaminhou asfaltamento em 5 trechos na cidade. Receberão pavimentação as ruas: Santo Antônio, Verônica Scheidt, Francisco Xavier, Santa Perpétua e o bairro Scheidt. A empresa que venceu a licitação, de Pato Branco, tem até dezembro para concluir os serviços. Tudo vai custar 723 mil reais. 650 mil vem do Governo do Estado e o restante o município é que cobre.

Secretaria de Assistência Social tem desenvolvido muitos trabalhos no município. EDIMAR RIBEIRO – secretário da pasta em Saltinho, conta mais detalhes das últimas ações. Nos últimos dias, aconteceu uma reunião no CRAS com interessados em fazer parte do programa “Família Acolhedora”, que abriga crianças e adolescentes carentes. Há um tempo atrás, foi feito o mesmo projeto, mas voltado para idosos e pessoas com deficiência. O secretário explica que a Assistência Social ajuda essas famílias com valor em dinheiro.

EDIMAR reforça que o edital está aberto para quem quiser se cadastrar.

Iniciam tramites para construção do CRAS e casas populares pelo Governo do Estado. Esses dois pedidos estavam na Câmara de Vereadores de Saltinho, foram aprovados e agora estão no processo de licitação. Segundo EDIMAR RIBEIRO – secretário de Assistência Social, as construções começam assim que todo o processo estiver aprovado. O secretário conta também sobre o Serviço de Convivência, que está acontecendo no CRAS toda quinta e sexta-feira, com aproximadamente 60 crianças.

Núcleo de Imobiliárias e Construção Civil sugere alterações no código de edificações. Após reuniões do grupo técnico, o Núcleo de Imobiliárias e Construção Civil da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste, fez a entrega, ao Legislativo e ao Executivo municipal, de um ofício de sugestões para alterações do código de edificações. MARCIO NIEROTKA, coordenador do Núcleo de Imobiliárias e Construção Civil, explica que ajustes e alterações no Código de Edificações é uma das metas do núcleo.

As sugestões precisam ser analisadas pelo Legislativo e sancionas pelo Executivo. NIEROTKA afirma que, na prática, a intenção é diminuir a burocracia na aprovação de projetos e deixar a legislação flexível. Foram duas reuniões internas com a equipe técnica do núcleo e outra com todos os nucleados. O documento foi entregue aos dois poderes, pois o núcleo entende que, desta forma, a tramitação do tema poderá ser concluída com mais rapidez.

O código de edificações é uma lei dos anos 90 que sofreu uma alteração em 2020. No entanto, comenta o coordenador, mesmo assim o núcleo entendia que haviam questões a serem melhoradas. Vai desde a parte documental e prazos de entregas, até situações técnicas de projetos que, na avaliação grupo, estavam defasadas. De acordo com NIEROTKA, o objetivo é modernizar o Código de Edificações e atualizar de acordo com os avanços técnicos do setor. Ele garante que isso vai trazer ganhos para todas as partes envolvidas.

Morador rende bandido que tentava furtar sua moto. O fato ocorreu na madrugada de domingo na Linha Portugal, interior de Quilombo. Um morador segurou um bandido até a chegada da Polícia Militar depois que ele tentou roubar a sua moto. Conforme a PM, o morador conseguiu conter o bandido, que estava deitado no chão, ao lado da moto. O autor, de 24 anos, foi preso por furto e invasão de propriedade.

Mulher é agredida com golpes de faca. Uma tentativa de homicídio foi registrada pela Polícia Militar no bairro Brasília, em São Lourenço do Oeste na madrugada do dia 16 de junho, feriado nacional. A ocorrência foi divulgada somente na tarde de ontem pela Polícia. A equipe foi chamada até a UPA, onde uma mulher estaria ferida depois de receber golpes de faca. A vítima, de 32 anos, tinha ferimentos nas costas e braço. Para a polícia, testemunhas contaram que, em um clube de festas, houve um desentendimento entre algumas pessoas que deixavam o local. Foi então que um homem agrediu a mulher. Até o momento, ninguém foi preso.

Polícia Militar age rápido e salva rapaz que tentava se matar. Foi no início da noite de ontem por volta das 18 horas e 30 minutos que a Polícia Militar de Marmeleiro foi acionada por uma mulher no bairro Passarela, pedindo socorro pois seu filho estava tentando tirar própria vida. No local, o rapaz estava trancado dentro da casa, e por uma fresta na porta os policiais observaram que ele estava com uma faca de cerca de 20cm encaixada no pescoço e gritando que iria tirar a sua vida. A PM iniciou uma negociação com ele, e conseguiu entrar na casa e depois de muito diálogo, conseguiu convence-lo a soltar a faca e o encaminharam para o Pronto Atendimento em Marmeleiro e depois para a UPA em Francisco Beltrão. A mãe do jovem informou que já houve outras situações em que ele tentou contra a própria vida.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.