-CÂMARA DE DEPUTADOS VOTA HOJE MP QUE PERMITE PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS
-97 MIL CATARINENSES AINDA NÃO FIZERAM A SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA COVID
-SÃO JOÃO DO OESTE PREPARA VENDA DE VÁRIOS BENS PÚBLICOS
-CRESCE O DESRESPEITO PELAS REGRAS SANITÁRIAS NA REGIÃO
-DOAÇÃO DE ROUPAS DA CAMPANHA DO AGASALHO EM IPORÃ DO OESTE SERÁ AMPLIADA PARA PÚBLICO EM GERAL
-PREFEITO DE BELMONTE AVALIA ANDAMENTO DOS TRABALHOS NO MUNICÍPIO
-CASAL É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS E HOMEM DETIDO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
-QUATRO PESSOAS MORREM EM ACIDENTE DE TRÂNSITO NO OESTE
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva, melhorando no decorrer do dia.A temperatura pode chegar a 15graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo cinco reais e 99 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Doze pessoas, sendo dez crianças e dois adultos, morreram no sábado em um acidente de carro no Alabama, Estados Unidos. O acidente envolveu 18 veículos. As autoridades suspeitam que os motoristas tenham perdido o controle dos veículos devido a uma tempestade. A região Sudeste dos Estados Unidos foi atingida pela tempestade tropical Claudette, que já causou enchentes e tornados. A suspeita é que os automóveis podem ter perdido a aderência ao asfalto devido a aquaplanagem, causando um engavetamento.
A alta comissária da ONU para os direitos humanos, MICHELLE BACHELET, pediu nesta segunda-feira uma ação urgente, diante dos "maiores e mais graves recuos" nos direitos humanos que ela já viu. Em seu discurso inaugural, Bachelet disse estar "alarmada" com o "alto nível de violência política" nas recentes eleições legislativas e municipais no México e expressou sua "grave preocupação" com a repressão contra manifestantes na Colômbia. Nesse sentido, a alta comissária estimulou "o diálogo para resolver a crise" nos dois países.
O Júri Eleitoral Especial do Peru rejeitou em primeira instância os recursos feitos por KEIKO FUJIMORI para anular a eleição presidencial no país. A candidata de direita contesta a derrota nas urnas para o esquerdista PEDRO CASTILLO no último dia seis de junho. FUJIMORI apresentou, sob acusação de fraude, pedidos para anular 802 boletins de urna, o que representa cerca de 200 mil votos.Apesar da derrota, seu partido Fuerza Popular ainda pode tentar apelar ao Júri Nacional de Eleições.
Mesmo com as medidas para evitar racionamento, os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste devem terminar o ano em uma situação “preocupante”, embora suficiente, segundo avaliação do Operador Nacional do Sistema Elétrico, para assegurar o fornecimento de energia em 2021. Os reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste são responsáveis por cerca de 70 por cento de toda a energia produzida no país. Segundo o diretor-geral do ONS, LUIZ CARLOS CIOCCHI, esses reservatórios devem chegar a novembro com 10 vírgula três por cento da capacidade, isso se o plano de ações desenhado pelo governo e órgãos do setor for bem-sucedido. Será o menor nível mensal em 20 anos.
O Brasil recebeu neste domingo o primeiro lote de vacinas da Pfizer contra a Covid-19, por meio do consórcio Covax Facility. No total, foram entregues 842 mil doses que chegaram no aeroporto de Viracopos, em Campinas. As doses serão entregues ao Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, e a forma de distribuição dos imunizantes ainda não foi informada. O Ministério da Saúde emitiu uma nota, após a chegada dos imunizantes, destacando que o Covax prevê a entrega de 42 milhões e 500 mil doses até o fim deste ano. O Brasil já recebeu e distribuiu mais de cinco milhões de doses adquiridas via consórcio global.
A Câmara dos Deputados deve votar nesta segunda-feiraa medida provisória que permite a desestatização da Eletrobras. O presidente da Casa, ARTHUR LIRA marcou uma sessão extraordinária para as três horas da tarde após o Senado aprovar a MP na última quinta-feira. A proposta já tinha sido aprovada pela Câmara no mês passado, mas os senadores fizeram alterações no texto e, com isso, os deputados têm de analisar novamente. A MP precisa ser aprovada até esta terça, quando perde a validade.O texto viabiliza a desestatização da Eletrobrás, estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia que responde por 30 por cento da energia gerada no país.
Mais de seis mil medidas protetivas de urgência foram solicitadas desde o início do ano em Santa Catarina. Somente no mês de junho foram 570. Os dados são resultado do aumento de quatro por cento nos números de violência doméstica em relação ao ano passado, segundo o Tribunal de Justiça. A média diária das solicitações em 2021 é de 36 casos. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública, Santa Catarina registrou 26 mil 474 casos de violência doméstica no ano passado. Neste ano, os números aumentaram e contabilizam 27 mil 609 casos desde janeiro.
A votação dos advogados de Santa Catarina para a escolha dos seis candidatos postulantes à vaga de desembargador do Quinto Constitucional está em andamento. Essa é a primeira vez que a Ordem dos Advogados do Brasil no estado realiza eleição direta para indicar os nomes. Antes, o processo era conduzido pelo Conselho Estadual, com pouco mais de 40 conselheiros. Hoje, aproximadamente 30 mil advogados estão aptos a votar. O processo chegou a ter 29 inscritos para a vaga, mas caiu para 22 candidatos. Os mais votados farão parte da lista a ser enviada ao Tribunal de Justiça do Estado. Depois, o pleno do tribunal irá reduzir a relação para três nomes e o governador CARLOS MOISÉS vai definir o novo desembargador.
O Estado de Santa Catarina vai iniciar uma campanha de conscientização para incentivar as pessoas sobre a importância de retornar para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Pelos números do governo, 97 mil 824 pessoas não receberam a segunda dose dentro do prazo estabelecido pelos fabricantes. São 56 mil 845 que tomaram a Coronavac e 40 mil 979 a Astrazeneca. A Secretaria da Saúde também está confirmando se há algum atraso nos registros por parte do municípios. O superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, EDUARDO MACÁRIO afirmou não há motivos para deixar de receber a doses dois.Ele reforçou que as vacinas estão aprovadas pela Anvisa e é fundamental que as pessoas completem o processo de imunização para a proteção adequada contra o vírus.
-TUNÁPOLIS MANTÉM ALERTA NO TRABALHO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL
-SÃO JOÃO DO OESTE PREPARA A VENDA DE VÁRIOS BENS PÚBLICOS
-CRESCE O DESRESPEITO PELAS REGRAS SANITÁRIAS NA REGIÃO
-DOAÇÃO DE ROUPAS DA CAMPANHA DO AGASALHO EM IPORÃ DO OESTE SERÁ AMPLIADA PARA PÚBLICO EM GERAL
-PREFEITO DE BELMONTE AVALIA ANDAMENTO DOS TRABALHOS NO MUNICÍPIO
Tunápolis mantém alerta no trabalho de inspeção de produtos de origem animal. Objetivo é a preservação da saúde pública. Conforme o Veterinário Responsável pela Inspeção no município de Tunápolis, EDUARDO DOTTO, o cuidado está na defesa do consumidor, assegurando a integridade dos produtos visando melhores condições de vida a qualquer cidadão com fornecimento de alimento seguro a todos. DOTTO diz que é preciso garantir a oferta de um produto de origem animal seguro ao consumidor final, principalmente em relação à sua qualidade higiênica, sanitária e tecnológica. O veterinário considera que é de extrema importância a prévia inspeção e fiscalização do alimento em todas as etapas de sua cadeia produtiva, sendo realizada por profissionais competentes à atividade.
O veterinário responsável pela Inspeção em Tunápolis informa que são fiscalizados todos os estabelecimentos que produzem e comercializam produtos de origem animal. Segundo EDUARDO DOTTO, desta forma é possível assegurar a qualidade dos produtos em todos os processos de sua produção. Já a rotina da fiscalização acontece de acordo com o estabelecimento, quando se torna necessário é realizado semanalmente ou mensalmente, verifica-se se são cumpridas as boas práticas de fabricação, que garantem a qualidade sanitária dos produtos. DOTTO destaca que é realizada pelo menos uma vez por ano a análise microbiológica e físico-química de cada produto. No município são fiscalizadas seis empresas que produzem e comercializam produtos de origem animal de diferentes tipos, entre eles estão, carne, ovos, leite e mel, podendo ainda se enquadrar o pescado, que não é uma realidade encontrada no município.
As aulas no formato 100 por cento presencial, para o primeiro ano do Ensino Fundamental em Santa Helena, iniciaram na última semana. De acordo com a secretária de Educação, LAÍS TELOEKEN, a retomada vem ocorrendo de forma tranquila, com um ambiente físico planejado para não haver aglomeração no educandário e respeito ao espaçamento. LAÍS explica que num primeiro momento a Secretaria optou apenas pelo primeiro ano neste formato. As demais turmas permanecem no sistema híbrido, com tempo casa e tempo escola. Conforme a secretária, as famílias são participativas em relação às tarefas do tempo casa, porém a sistemática não tem a mesma eficiência do ensino integral. Ela reconhece as dificuldades, mas reforça que o retorno ao presencial deve ser adaptado de maneira gradativa, para que haja segurança a todos.
LAÍS TELOEKEN observa que os pais concordaram com a proposta de um retorno gradual à escola, embora o ensino 100 por cento remoto ainda seja uma possibilidade para as famílias que não se sentirem seguras. No caso do primeiro ano do Fundamental, todos os alunos vão ao educandário e se considerar os demais níveis de ensino, chega a 99 por cento de alunos no presencial. A secretária aponta que apenas casos específicos, de alunos ou familiares que são do grupo de risco, optaram pelo aprendizado à distância. A Educação de Santa Helena ainda não definiu cronograma de retorno ao 100 por cento presencial, por conta de limitações na estrutura física da escola, ou seja, o espaço não é grande o suficiente para atender ao distanciamento entre os frequentadores, que deve respeitar um metro. LAÍS comenta que a situação não ocorre apenas em sala de aula, mas também considera o refeitório, sala de informática, entre outros ambientes de uso comum. A equipe de profissionais, por outro lado, está completa.
A secretária de Educação de Santa Helena reforça que o município é criterioso com todas as normas do plano de contingência, no que se refere ao uso de máscara, álcool em gel e higienização de ambientes. Até o momento não houve casos de Covid-19 na escola, seja com alunos ou profissionais. Conforme LAÍS, as crianças respeitam o uso de máscara e não tiram sequer para brincar. Ressalta que houve muito trabalho para que os alunos entendessem a necessidade e também para os profissionais seguirem o plano de contingência, tanto na escola quanto no transporte escolar. Existe o entendimento de que se as regras não forem respeitadas, haverá risco alto de fechar a escola, algo que ninguém deseja. LAÍS TELOEKEN admite que ocorreu defasagem no aprendizado e há quantidade significativa de alunos na aula de reforço. Acrescenta que no ano que vem, quando houver maior capacidade de flexibilização, será implementado programa de reforço ainda maior.
Belmonte oferece programa que auxilia no transporte e distribuição de calcário aos produtores rurais. De acordo com o secretário de Agricultura, VANDERLEI SOSTER, o transporte é feito pelo caminhão das Secretarias de Agricultura e Transportes e Obras, totalmente subsidiado pelo município. Ainda existe outro subsídio para máquina terceirizada espalhar na propriedade. Neste serviço o produtor recebe até 40 por cento de subsídio do município, para até cinco horas de trabalho. SOSTER enfatiza que os produtores devem procurar a Secretaria de Agricultura ou fazer os agendamentos no Setor de Tributos. O secretário explica que existe um roteiro nas comunidades para atender a todos. A entrega de calcário iniciou na comunidade de Santo Isidoro e na sequência atendeu Lajinha e São Jorge, antes de seguir para Bela União. VANDERLEI SOSTER comenta que foram solicitadas mil e 700 toneladas de calcário neste ano e as cotas encerraram. Objetivo da Secretaria é finalizar a distribuição aos agricultores até o começo de agosto, quando ocorre o plantio das lavouras.
A Administração Municipal de Iporã do Oeste, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Crise da Covid, emitiu na manhã de hoje um alerta aos cidadãos sobre o aumento constante e significativo dos casos de coronavírus. A solicitação é para as pessoas não participarem de qualquer aglomeração, manter distanciamento social, usar máscaras e fazer higienização constante das mãos. Num primeiro momento, o município decidiu conscientizar a população sobre suas ações e atitudes, porém se o número de casos continuar aumentando, possíveis medidas de restrições mais severas serão implementadas. Objetivo é diminuir o número de casos e desafogar a Atenção Básica e o sistema de atendimento hospitalar, que tem um elevado número de internados, inclusive com casos graves.
Em entrevista concedida pela médica da unidade de saúde e integrante do Comitê de Crise de Iporã do Oeste, DENISE WERLANG, ainda na última semana, ela alertou sobre a situação da Covid no município. Iporã do Oeste já registrou 90 casos de Coronavírus em junho. É a maior média de confirmações para o vírus no município desde o início da pandemia, superando inclusive o mês de fevereiro. O Tenente Coronel, Comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar da Fronteira, JAILSON FRANZEN, comenta que principalmente os mais jovens estão relaxando nas medidas de prevenção à Covid. Quem desrespeita as normas pode ser multado pelos órgãos de vigilância epidemiológica e saúde, além de responder pelo crime previsto no Art. 268 do Código Penal, “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”. O crime prevê pena de detenção, de um mês a um ano e multa. Se ocorrer em estabelecimento comercial pode resultar na interdição cautelar pela PM, multa pela vigilância ou, em casos mais graves, até mesmo a suspensão ou cassação do Alvará.
São João do Oeste prepara a venda de vários bens públicos, de terrenos, veículos e máquinas. Arrecadação já tem destino definido para aplicação. Conforme o secretário de Administração, Fazenda e Planejamento, VANDERLEI PASOLINI, já está definido o leilão de uma escavadeira hidráulica, um rolo compactador, um ônibus escolar, duas retroescavadeiras e 11 veículos, bens que não estão sendo utilizado ou que exigem alto custo de manutenção. O leilão de veículos, máquinas e equipamentos visa a renovação da frota do município. PASOLINI observa que a o ônibus que pertence a secretaria da Educação precisa ter o valor revertido para a educação conforme estabelece a lei. O secretário diz que ocorre uma variação muito grande dos valores e por isso prefere não fazer estimativa do total de arrecadação com a venda de veículos e máquinas.
São João do Oeste também prepara a venda de lotes urbanos. Algumas situações geram divergências que estão sendo analisadas por uma comissão de avaliação. Além do grupo interno da prefeitura, também ocorreu contratação de empresa para avaliar os imóveis que pertencem ao município. Para o leilão de imóveis depende da aprovação da câmara de vereadores. O secretário de Administração informa que o município possui seis imóveis, sendo dois na comunidade de Cristo Rei, um Beato Roque e três na cidade. PASOLINI explica que o planejamento para a utilização de recursos está baseado em lei aprovada pelo legislativo que estabelece destinação ao fundo municipal da água. Os recursos serão repassados para sistema de abastecimento de água que está sendo implantado a partir do Rio Jundiá na comunidade de Vale Pio. O investimento total será superior a dois milhões de reais.
Município encaminhou nova licitação para a rede de água. Oscilação de mercado com elevação dos custos de materiais provocou um processo licitatório deserto. Empresas não tiveram interesse devido ao orçamento defasado e prazo de apenas 60 dias para a execução das obras. O secretário de Administração, VANDERLEI PASOLINI informa que a documentação foi refeita com atualização de valor e prazo de execução para 120 dias. O secretário está otimista que o município vai ter metas atingidas com empresas do ramo implantando o sistema de recalque de água para abastecer a Estação de Tratamento na comunidade de Beato Roque.
As doações da Campanha do Agasalho em Iporã do Oeste serão ampliadas para o público em geral. Segundo a coordenadora do CRAS, CRISTIANE HAHN, a campanha iniciou em abril e houve doação de quantidade significativa de casacos, cobertores, calças e outras vestimentas para o inverno. Na sequência as agentes de saúde fizeram levantamento para identificar as famílias que necessitariam e foram formadas equipes para separar as roupas. Representantes do Corpo de Bombeiros e do Lions Clube, além de servidores municipais, principalmente do CRAS, trabalharam por várias noites para separar as roupas.
Para estimular mais pessoas a buscarem doações, nesta quinta-feira, dia 24, o CRAS vai disponibilizar também para o público em geral. As pessoas poderão vir ao Centro Público de Convivência para ver se encontram algo útil para elas. O atendimento no local será das 8h às 16h, sem fechar ao meio dia. CRISTIANE HAHN ressalta que a princípio este será o último dia para as pessoas buscarem roupas, e reforça que se destina apenas para retirada das peças. Ela pede para que venha apenas uma pessoa por família, com documento pessoal para que seja feito cadastro e saber para quem estão indo as doações. Interessados também deverão trazer sacolas para levar as roupas.
Belmonte inaugurou na última quinta-feira a sede do CRAS, obra que iniciou com licitação em 2013, mas que teve o ato inaugural apenas agora. De acordo com o prefeito JAIR GIUMBELLI, a empresa que iniciou a construção da sede do CRAS, em 2013, não terminou a obra na época, portanto em 2018 o estado fez outra licitação, e a obra finalmente foi concluída em 2019, quando o município equipou o local para os profissionais atenderem. GIUMBELLI ressalta que o município ainda teve que intervir em algumas situações, como na parte elétrica, mas foi tudo regularizado. O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, CLAUDINEI MARQUES, esteve na região, junto com deputados, para fazer inaugurações de sedes do CRAS, entre elas, a de Belmonte.
Em relação à última semana, JAIR GIUMBELLI avalia que foi produtiva. A Secretaria da Agricultura iniciou a distribuição de calcário para que os produtores já possam começar a preparar terras para o próximo plantio. Na Educação, o município vai comprar câmeras de segurança e portões eletrônicos para escolas, de modo a providenciar maior controle do acesso. A Saúde registrou casos de Covid no início da semana, mas nos últimos dias o número reduziu, com total de nove pessoas em isolamento na sexta-feira. Quanto à vacinação, Belmonte já atende a população da faixa etária de 50 anos. O município ainda contratou assessoria para oferecer treinamento aos servidores da área de compras e licitações. Segundo o prefeito, houve muitas alterações na legislação, por isso o treinamento é importante para evitar que os servidores cometam erros, o que às vezes pode ocorrer por falta de informação.
-POLÍCIA APREENDE 97 PÁSSAROS EM SITUAÇÃO DE MAUS-TRATOS NA SC-480
-CASAL É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
-HOMEM É DETIDO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
-QUATRO PESSOAS MORREM EM ACIDENTE DE TRÂNSITO NO OESTE
O Corpo de Bombeiros de Palma Sola atendeu por volta da uma e dez da madrugada desta segunda-feira, incêndio em mercado na Avenida CATHARINA SEGER, no centro da cidade. Os bombeiros verificaram que o mercado estava tomado pelas chamas, sendo isolado o local, pois havia no chão fios da rede elétrica, sendo de imediato acionado a Celesc. O Corpo de Bombeiros realizou combate direto ao fogo e resfriamento das áreas próximas onde haviam residência e oficina. A guarnição utilizou aproximadamente 10 mil litros de água, contando ainda com o auxílio do caminhão pipa da prefeitura. Segundo os bombeiros, as chamas consumiram praticamente todo interior da edificação. Após a extinção, foi feito o rescaldo, coleta de dados e isolamento do local.
O corpo de um homem de 40 anos, que desapareceu após cair no rio Chapecó, entre os municípios de São Carlos e Águas de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, foi encontrado por mergulhadores do Corpo de Bombeiros na tarde deste domingo. Conforme os bombeiros, o homem desapareceu na manhã de ontem, quando caiu no rio Chapecó, na ponte que liga os dois municípios do Oeste do Estado. Equipes dos bombeiros de Chapecó e São Miguel do Oeste participaram da ocorrência. O Instituto Geral de Perícias (IGP) foi acionado para o local. Mais detalhes sobre a ocorrência ainda não foram informadas pelos bombeiros.
A Polícia Militar Rodoviária apreendeu 17 pássaros silvestres das espécies azulão e pintassilgo, além de 80 periquitos, todos sem as devidas autorizações. A ocorrência foi registrada na sexta-feira, na rodovia SC-480, em São Domingos. Conforme a Polícia Rodoviária, um homem de 51 anos foi abordado com os pássaros. Um Boletim de Ocorrência foi confeccionado por vender e adquirir espécies da fauna silvestre e maus-tratos contra animais. A ação faz parte da Operação Hórus. Os pássaros estavam em Fiat Strada de Capanema/PR. A Polícia Ambiental e a Cidasc foram acionadas e o homem foi liberado.
Um casal foi preso por tráfico de drogas na noite de sábado, na Rua Waldemar Rangrab, Bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar abordou veículo com mulher, homem e criança de oito anos, por volta das 19h45. Por haver suspeita de objetos ilícitos no carro, foram realizadas buscas com auxílio do Canil Setorial, por meio de cão de faro. A polícia encontrou plásticos semelhantes aos invólucros utilizados para embalagem de cocaína, que foram identificados pelo cão de faro no casaco do homem. Também foi encontrada droga escondida nas partes íntimas da mulher, cocaína. O casal foi preso a ainda foram apreendidos dois celulares que estavam com a mulher. O Conselho Tutelar foi acionado para entregar a criança.
Um homem foi preso por violência doméstica, por volta das 8h45 da manhã de ontem, no centro de São Miguel do Oeste. Ao se deslocar para uma residência, a Polícia Militar encontrou um homem nervoso e não deixou a mulher, que seria a vítima, conversar com os policiais. O homem proferia ameaças a mulher. Ele ainda havia agredido a mulher e uma criança, ambas com lesões leves. Foi necessário o uso da força física para conter e imobilizar o homem, algemando-o. O homem apresentou uma crise de nervosismo, sendo acionado o Corpo de Bombeiros para atendimento, e em seguida foi preso.
Quatro pessoas morreram em um acidente de trânsito registrado na noite de sábado, na SC-480, em Bom Jesus, a 17km de Xanxerê. O caso ocorreu no Km 78 da rodovia. Segundo informações da Polícia Rodoviária, um Fiat Palio, com placas de Caçador, colidiu de frente com um Fiat Strada, de Xanxerê. As quatro vítimas fatais estavam no automóvel Palio, que trafegava com seis ocupantes. O condutor do Palio, um homem de 44 anos, morreu no local do acidente. Além dele, outro ocupante de 50 anos e mais duas pessoas que estavam no Palio, um homem e uma mulher que não tiveram as idades confirmadas, também morreram. Um quinto ocupante do Palio ficou gravemente ferido e foi encaminhado ao hospital, em Xanxerê. No Fiat Strada, havia quatro ocupantes, mas todos tiveram apenas ferimentos leves. Os corpos foram levados ao Instituto Geral de Perícias de Xanxerê.