-LABORATÓRIO DESISTE DE REALIZAR TESTES DA SPUTNIK V NO BRASIL
-BOLETIM HÍDRICO APONTA AGRAVAMENTO DA SECA NO OESTE E EXTREMO OESTE
-GESTOR REGIONAL DA CIDASC DESTACA VANTAGENS DE GARANTIR A SANIDADE ANIMAL
-SOLENIDADE DE POSSE DO LIONS CLUBE SERÁ NESTA SEXTA-FEIRA
-PAGAMENTO DO ALVARÁ DE LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO VENCE NO FINAL DE MAIO
-ESTIAGEM PREOCUPA SECRETARIA DE AGRICULTURA E DEPARTAMENTO DE OBRAS DE IPORÃ DO OESTE
-HOMEM E MULHER FICAM FERIDOS POR ARMA BRANCA NESTA MADRUGADA
-CASAL ACUSADO DE MANDAR MATAR ADVOGADO DEVE IR A JÚRI POPULAR
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite.A temperatura pode chegar a 26graus. A mínima das últimas horas foi de 14graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 27centavos. O euro está valendo seis reais e 43centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Um cessar-fogo "mútuo e simultâneo", mediado pelo Egito, passou a valer às duas horas da madrugada desta sexta-feira entre Israel e o Hamas. A maior escalada de violência na região nos últimos anos teve início no dia 10 de maio, e deixou pelo menos 244 mortos em dez dias, sendo 232 em Gaza e 12 em Israel. O acordo de cessar-fogo vinha sendo negociado há dias, com pressão internacional principalmente sobre Israel.
O presidente JOE BIDEN assinou uma lei de crimes de ódio nesta quinta-feira com o objetivo de proteger os americanos de origem asiática, que sofreram um aumento "chocante" nos ataques durante a pandemia de Covid-19. BIDEN rejeitou o "veneno horrível" do racismo e lamentou que tantos membros daquela comunidade tenham sido "atacados, menosprezados, alvejados como bodes expiatórios" nos últimos meses. A lei assinada por BIDEN foi aprovada por 364 votos a 62 pela Câmara dos Representantes.
O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, anunciou nesta quinta-feira novas restrições para tentar conter o que o governo considera a pior fase da pandemia do coronavírus no país. As medidas mais rígidas durarão nove dias a partir deste sábado. As pessoas só podem sair de casa entre as seis da manhã e seis da tarde e apenas nas proximidades do local onde vivem e por razões de necessidade. O governo também suspendeu as atividades econômicas, recreativas e ecológicas e qualquer tipo de aglomeração. Os comércios essenciais abrem e entrega em casa também fica permitida.
O Supremo Tribunal Federal adiou nesta quinta-feira a definição sobre a exigência de negociação coletiva com sindicatos para que seja feita a demissão em massa de trabalhadores. Com um placar de três votos a dois contra a exigência, a análise foi interrompida porque o ministro DIAS TOFFOLI pediu mais tempo para analisar o caso. O Supremo julga recurso da Embraer e de sindicatos em relação à decisão do Tribunal Superior do Trabalho sobre a demissão de mais de quatro mil trabalhadores em 2009. A Suprema Corte analisa as demissões da Embraer, mas a decisão a ser tomada terá repercussão geral, isto é, deverá ser seguida pelas demais instâncias da Justiça.
O Ministério da Saúde incluiu nesta quinta-feira as pessoas com doenças crônicas neurológicas no público-alvo da vacina contra a Covid-19. Com a medida, o grupo prioritário passa a ter, no total, 78 milhões 470 mil e 700 pessoas incluídas. Além disso, as novas recomendações para a vacinação de grávidas e puérperas também foram incluídas no documento. A mudança foi divulgada no final de abril, mas oficializada no Plano Nacional nesta quinta-feira. O governo federal recomenda que sejam vacinadas apenas as gestantes com comorbidades, e com os imunizantes Coronavac/Butantan ou Pfizer/BioNTech. A vacina da AstraZeneca/Oxford está suspensa para esse público.
A União Química Farmacêutica, representante da Sputnik V no Brasil, desistiu de desenvolver os estudos clínicos da vacina no País, conforme nota divulgada nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O pedido de autorização para que o imunizante fosse testado em humanos foi enviado no dia 31 de dezembro, mas a empresa perdeu o prazo de 120 dias para atender às exigências da Anvisa e optou por desistir do processo. A desistência não diz respeito ao pedido de uso emergencial, que se trata de um processo diferente de autorização. Por causa da pandemia, a Anvisa flexibilizou as normas para a autorização emergencial e deixou de exigir que os estudos clínicos de fase 3 fossem realizados no Brasil.
Santa Catarina registrou nesta quinta-feira o maior número de pacientes em tratamento contra a Covid-19 em 33 dias. São 21 mil 115 pessoas nessa situação, conforme o boletim do governo do estado. Em 24 horas, 832 novos pacientes entraram para o grupo. As pessoas em tratamento têm a capacidade de transmitir o vírus. Desde cinco de abril, o montante de pacientes ativos de Covid-19 tem se estabilizado em torno de 20 mil diariamente em Santa Catarina, após uma queda de até 50 por cento em relação ao início de março. Na última semana, no entanto, a curva de pessoas em tratamento contra a Covid-19 voltou a apresentar tendência de alta.
A Secretaria de Estado da Saúde emitiu uma nota técnica na manhã desta quinta-feira para frear a pressa das prefeituras em iniciar a vacinação dos professores, antes de 31 de maio. A data foi definida pela Comissão Intergestores Bipartite. O documento recomendará que os municípios trabalhem, primeiro, para imunizar os professores contra a gripe.Com a nota técnica, o Estado pretende uniformizar as datas para evitar confusão.A avaliação da secretaria é de que alguns prefeitos estariam em busca de protagonismo com o anúncio de vacinação antecipada. A Secretaria da Saúde calcula que, em algumas cidades, a imunização dos grupos com comorbidades não chegou sequer a 25 por cento do total previsto.
Volumes de chuva mal distribuídos na primeira quinzena de maio contribuíram para o agravamento da seca no Oeste e Extremo Oeste catarinense. A informação está no Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado. Já no Litoral, a precipitação foi próxima à média, mantendo-se em situação de normalidade. O documento foi divulgado nesta quinta-feira. Entre os 295 municípios de Santa Catarina, 163 estão em estado de normalidade; 99 de atenção; quatro de alerta e 17 em situação crítica frente à estiagem. Além disso, 12 cidades não encaminharam informações da situação. Nas regiões Oeste e Extremo Oeste ocorreram cerca de 100 milímetros de chuva abaixo da média para menos e diversos municípios estão com o abastecimento público comprometido.
-GESTOR REGIONAL DA CIDASC DESTACA VANTAGENS DE GARANTIR A SANIDADE ANIMAL
-SOLENIDADE DE POSSE DO LIONS CLUBE SERÁ NESTA SEXTA-FEIRA
-PAGAMENTO DO ALVARÁ DE LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO VENCE NO FINAL DE MAIO
-ESTIAGEM PREOCUPA SECRETARIA DE AGRICULTURA E DEPARTAMENTO DE OBRAS DE IPORÃ DO OESTE
Família pede doação de sangue para criança com leucemia. Os pais de LEONARDO TELLES, de apenas quatro anos, VALDECIR TELLES e DILVANE DA SILVA, residem em São José do Cedro e estão solicitando para quem tiver o tipo sanguíneo A negativo e possa doar, que procure a Secretaria de Saúde do seu município e faça a doação. O pequeno LEONARDO está passando pelo tratamento da leucemia e está precisando de sangue. Ele foi diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda, um tipo de câncer que acomete as células do sangue e medula óssea, região em que as células do sangue são produzidas. Esse tipo de leucemia ataca as células mieloides, que normalmente se desenvolvem formando alguns tipos de glóbulos brancos, que funcionam na defesa do corpo, principalmente contra infecções.
Após a chacina que vitimou cinco pessoas em Saudades, a Secretaria de Educação de Descanso analisa medidas para ampliar a segurança nas escolas. O secretário MAICON ROSIN destaca que o município já consultou algumas empresas para auxiliar na instalação de interfone e monitoramento. Relata que as empresas estão inclusive vindo até a Secretaria, que faz um orçamento para conseguir executar esse serviço. Segundo ROSIN, quanto mais segurança for oferecida para os alunos e profissionais das escolas, os pais também se sentem mais seguros. O secretário observa o atentado em Saudades como um caso isolado em município próximo, mas prega cuidado. A orientação é para as escolas trancarem os portões e colocar câmeras e interfones, para controlar quem chega e saber se o acesso pode ser liberado.
O município de Santa Helena está fazendo um levantamento dos postes com lâmpadas danificadas na área urbana. Segundo o responsável do Setor de Urbanismo, VALDIR CASANOVA, no final do ano passado houve problema nas lâmpadas de 80 watts, das quais a maioria está queimada, embora ainda estejam na garantia. Nesta semana ocorre uma restauração. Quanto às lâmpadas de 100 watts, localizadas nas ruas Brasília e Dom Feliciano, CASANOVA enfatiza que todas foram substituídas. O responsável de Urbanismo relata que o município enfrenta um problema sério na questão da água. Equipes do setor estão transportando para a estação de tratamento que abastece a cidade e também o interior, nas localidades de Santana, Vinte Colônias e Imperial. O Setor de Urbanismo também conserta redes de água que apresentaram danos, além de fazer limpeza da cidade, levar galhos e varrer a rua. A maior parte da equipe se dedica à questão da água, por isso sobram poucos funcionários para os demais serviços. A expectativa é de que até o final da semana chova para aliviar os problemas de abastecimento.
O casal SILVESTRE e HILDA WELTER, de Linha Macucozinho, interior de Iporã do Oeste, comemorou na quarta-feira as Bodas de Vinho, que são 70 anos de matrimônio. Para comemorar a data, a família realizou celebração religiosa na comunidade, restrita aos familiares, com o padre ANSELMO SPIES. SILVESTRE WELTER, hoje aos 96 anos, nasceu no dia dois de janeiro de 1925, em SELBACH, então município de Carazinho, no RS. É filho de GUILHERME E PAULINA WELTER. O nascimento de HILDA SPIES WELTER, hoje aos 92 anos, foi no dia 29 de junho de 1928, em Arroio Augusto, então município de Estrela/RS. É filha de GERMANO e ANA SPIES. SILVESTRE chegou a servir exército em Ponta Grossa, no Paraná, e já morava em Porto Novo quando HILDA veio na região, na época para trabalhar como babá e empregada doméstica.
Os dois se conheceram num baile em Linha Macuco/SJO, namoraram por oito meses e se casaram no dia 19 de maio de 1951, em Linha Arroio Augusto/Estrela. Moraram por um ano na comunidade de Linha Chapéu/Itapiranga e depois se mudaram para Macucozinho, em 1952. Levaram a mudança de carroça e a primeira construção foi um galpão de chão batido. Havia dificuldades enormes, principalmente em casos de doenças, nas quais o paciente precisava ser levado de carroça para Linha Chapéu. De lá um jipe transportava para o hospital de Itapiranga. Todo trajeto para obter atendimento médico demorava quatro horas. Com fé em Deus, oração, trabalho e devoção à Nossa Senhora, superaram todas as dificuldades e criaram os 14 filhos que nasceram desta união.
Os filhos nasceram em casa, em Macucozinho, e são os seguintes: TERESINHA, TARCÍSIO, ANITA, ANA, ADÁCIO, ANÍSIA (em memória), TEONÍSIO, ADELITA, LUCENA, SELÉCIA, SÔNIA, LAURÍCIO, RENÍCIO, LEONÍCIO. Entre os descendentes vieram ainda 36 netos (dois falecidos) e 34 bisnetos. SILVESTRE e HILDA WELTER participaram de forma ativa nos trabalhos da igreja da comunidade, inclusive em diretorias. Hoje o maior divertimento deles são os encontros de idosos, além de jogar carta com os filhos. Gozam de boa saúde e expressam a alegria em ver filhos, netos e bisnetos felizes. Segundo o filho LEONÍCIO WELTER, nos tempos de juventude dos pais não havia estradas, o que exigiu derrubarem árvores com serrote. Compara a superação deles com o Evangelho do início de maio, que falava da árvore e do tronco. A árvore precisa de raízes profundas e terra bem adubada para sobreviver, e foi isso que SILVESTRE e HILDA tiveram: Deus em primeiro lugar e o exemplo da Sagrada Família, padroeira da comunidade de Macucozinho.
A certificação de propriedades rurais livres de Tuberculose e Brucelose é consequência de um trabalho árduo da Cidasc. O estado de Santa Catarina demonstra um interesse muito grande em reduzir os registros destas doenças. São zoonoses, o que significa que são transmissíveis para os humanos. Conforme o Gestor de Defesa Agropecuária do Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste, ODY GONÇALVES, o estado possui situação sanitária amplamente favorável que abre portas no mercado internacional. Outro benefício é a não obrigatoriedade de vacinação e de manter o rebanho saudável. GONÇALVES diz que os programas desenvolvidos pela Cidasc em parceria com as secretarias municipais da agricultura apresentam resultados efetivos para a certificação de propriedades livres de Tuberculose e Brucelose.
Gestor Regional da Cidasc afirma que a certificação de qualquer segmento é o coroamento de um processo. Nas propriedades agrícolas é necessário investimento, persistência e profissionalismo. ODY GONÇALVES lembra que não pode mais existir simplesmente aquele que tira leite, e sim, o empresário rural com visão empreendedora. Ele reforça que a certificação comprova melhor qualidade do rebanho e a eficiência na gestão da propriedade. Santa Catarina possui mil e 200 propriedades certificadas, sendo que 30 por cento está no departamento regional de São Miguel do Oeste, com destaque para Tunápolis e Itapiranga com maior número de propriedades certificadas. GONÇALVES afirma que o alto índice está ligado ao subsídio público para incentivar os investimentos na certificação e garantia de benefícios.
Gestor Regional da Cidasc destaca vantagens de garantir a sanidade animal. Segundo ODY GONÇALVES, entre as vantagens está o pagamento de bônus com dois centavos por litro de leite. Cita ainda que a certificação gera mais tranquilidade, pois o produtor conhece o que possui na propriedade e isso inclui a saúde do trabalhador, sabendo que o rebanho está livre de doença que pode ser transmitida para humanos. A região já possui 362 propriedades certificadas e com destaque para Tunápolis, Itapiranga, Iporã do Oeste, Riqueza e Guaraciaba. GONÇALVES afirma que a identificação da doença gera uma situação complicada, e isso pode ser evitado com a realização de exames. Destaca ainda que Itapiranga possui 200 propriedades em processo de certificação.
Chuvas têm sido insuficientes para solução de problemas com falta de água em São João do Oeste. Volume serve apenas para aliviar a necessidade de transporte de água para algumas localidades. Segundo o Diretor do departamento de Água CLEITON KROETZ, os reservatórios seguem com baixo nível. Vazão de rios que servem de captação para o sistema municipal também causa preocupação e exige cuidado na retirada de água para estações de tratamento. KROETZ destaca que nos últimos dias o município deixou de transportar água para as estações localizadas na cidade, porém três caminhões seguem abastecendo o sistema na comunidade de Beato Roque.
Diretor do Departamento de Água informa que está em andamento um estudo para compra de área para implantação de reservatórios naturais e também com lona especial, resistente em terrenos com cascalhos e outras situações que dificultam o armazenamento. CLEITON KROETZ relata ainda o aumento na demanda de serviços para a manutenção das duas estações de tratamento na cidade, uma Jaboticaba e outra em Beato Roque. O funcionamento em capacidade máxima exige trabalho extra dos servidores do setor de água. Cita ainda que diversas ruas estão em obras de pavimentação que causam rompimento da tubulação e trabalho extra aos funcionários do setor para evitar falta de água a população.
Solenidade de posse do Lions Clube será nesta sexta-feira. O Lions Clube de Belmonte foi fundado em dezembro, porém devido ao agravamento da pandemia naquela ocasião, o ato oficial de posse da diretoria foi adiado. Conforme o presidente da entidade, VINÍCIUS PANCOTTE, a solenidade será hoje, às 19h30, no Centro Social de Belmonte. Haverá presença inclusive de representante do Lions Clube internacional, além de autoridades locais e sócio-fundadores da entidade. PANCOTTE frisa que a intenção era fazer evento maior para a comunidade, o que não será possível devido às circunstâncias da pandemia, portanto será apenas algo simbólico.
O presidente do Lions de Belmonte destaca que entre as ações efetuadas até o momento está a arrecadação de valor financeiro para ajudar as famílias atingidas por um incêndio que ocorreu no município em março. Uma ação entre amigos está acontecendo, com vários prêmios. Na Páscoa o Lions Clube recebeu doação de chocolates de uma empresa privada e distribuiu para as crianças da cidade. Ainda houve doações de cestas básicas para algumas famílias carentes, além de máscaras para escolas municipais e estaduais. VINÍCIUS PANCOTTE reconhece que a pandemia limita os trabalhos, mas não impede a ação dos integrantes, movidos pela solidariedade. A entidade conta com 20 sócios e conforme o presidente, a expectativa é de que o grupo se fortaleça com o transcorrer das atividades.
Pagamento do alvará de localização e funcionamento vence no final de maio. Conforme o responsável do Setor de Tributos de SJO, FABIANO KLEIN, o alvará de localização e funcionamento pode ser pago até o dia 31 deste mês. Para obter a renovação desta licença, o empreendedor deve ir à agência do Sicoob, pedir pelo nome da empresa ou CNPJ, e a agência emite o boleto para fazer o pagamento. O boleto também pode ser acessado pelo aplicativo do Sicoob, agência de SJO. Em outros empreendimentos, como de associações ou microempreendedores individuais, não há taxa de pagamento e a renovação é automática. KLEIN enfatiza que até quarta-feira grande parte dos pagamentos já havia sido efetuada. Mesmo com o pagamento feito, o responsável de Tributos reitera que o sistema só vai emitir novo alvará no dia primeiro de junho. A renovação só ocorre no dia primeiro porque o alvará atual ainda está em validade.
FABIANO KLEIN salienta que se as empresas tiverem estabelecimentos que atendem pessoas, precisam ter liberação dos bombeiros. O atestado deve ser apresentado ao Setor de Tributos, que então emite o alvará. Caso o empreendedor não consiga fazer a liberação no Corpo de Bombeiros, ele deve pedir auxílio aos contadores. Segundo KLEIN, alguns inclusive tiveram treinamento no início do ano para fazer a renovação pelo sistema, devido à pandemia. Para quem não emitir alvará, o Setor de Tributos vai fazer vistoria, alertar ou enviar comunicado. Se ainda não for acatado acontece a notificação, seguida da interdição do local. FABIANO KLEIN ressalta que este não é um problema registrado em SJO, pois a população é ordeira e tem o compromisso de manter as contas e regularizações em dia.
A falta de chuvas que voltem a normalizar os leitos dos rios e o consequente abastecimento de água é a maior preocupação do secretário de Agricultura de Iporã do Oeste, RAFAEL REINEHR, que também é responsável pelo Departamento de Transportes e Obras. Segundo ele, a escassez de água implica grande demanda de serviços do poder público. REINEHR enfatiza que diante desta preocupação o município trabalha na recuperação e proteção de fontes, para prevenir problemas maiores no futuro em relação a estiagens. Destaca a colaboração do DTO, que se mobiliza para transportar água, num momento em que esta demanda, principalmente para os agricultores, é extrema.
Em relação ao Departamento de Obras, o setor está providenciando a recuperação e limpeza de estradas secundárias, nas quais falta concluir o cascalhamento. Com a aprovação do programa que possibilita à prefeitura recuperar acessos às propriedades, os serviços foram organizados conforme a logística do setor de Obras e também a disponibilidade das máquinas. Até o momento, conforme RAFAEL REINEHR, já foram recuperados 117 acessos no interior de Iporã do Oeste e os trabalhos prosseguem de modo a atender a todos dentro de um planejamento. De acordo com o secretário, caminhões cada vez mais pesados estão nas estradas e acessos, e o agricultor depende da atenção do setor de Obras para o escoamento da produção sem maiores transtornos.
Os demais atendimentos da Secretaria de Agricultura, segundo REINEHR, continuam normalmente, com amparo de órgãos como Epagri, Cidasc e Exatoria. O município mantém os programas de melhoramento genético, horas máquina e também para serviços de construção ou ampliação de cisternas e esterqueiras. Estes incentivos da Secretaria são discutidos no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), que até agora se reuniu em apenas uma oportunidade, em função da pandemia. Neste encontro, realizado na última sexta-feira, 14, houve apresentação do conselho e discussão de assuntos relevantes relacionados ao setor agrícola, com avaliação dos programas que o município disponibiliza e possíveis implantações, entre elas, o bônus agrícola. Foram discutidas principalmente medidas preventivas para captação de água, de modo a amenizar os efeitos das últimas estiagens. RAFAEL REINEHR enfatiza que a Secretaria de Agricultura ainda pretende oferecer novos incentivos aos produtores rurais, a serem debatidos no CMDR, e se coloca à disposição para ouvir novas ideias que atendam à classe.
-HOMEM E MULHER FICAM FERIDOS POR ARMA BRANCA NESTA MADRUGADA
-CASAL ACUSADO DE MANDAR MATAR ADVOGADO DEVE IR A JÚRI POPULAR
Homem e mulher ficam feridos por arma branca nesta madrugada. Por volta da 01h45 desta sexta-feira, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionada para atender ocorrência de ferimento por arma branca no Bairro Cidade Alta, em Saltinho, cerca de 26 km do grupamento. Ao chegar no local a guarnição deparou-se com duas vítimas. Foi atendido um homem de 67 anos, consciente e orientado. Ele estava deitado dentro da residência, com quatro perfurações por arma branca na região das costas. Ainda foi socorrida uma mulher de 61 anos. Essa vítima estava desorientada e confusa, deitada numa cama com ferimento no pulso esquerdo e na região do peito, provenientes de arma branca. Após procedimentos de atendimento pré-hospitalar, imobilização e limpeza de ferimentos, os dois foram colocados em maca rígida e encaminhados ao Hospital Santo Antônio de Campo Erê.
A Polícia Militar de Saltinho estava presente na ocorrência e prestou apoio à guarnição. Por enquanto não há informação do que teria acontecido no local, porém o fato será investigado pela polícia. O homem foi transferido para atendimento em SMO. O estado de saúde da mulher é estável, segundo o Hospital Santo Antônio de Campo Erê.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina negou o recurso apresentado pelo casal acusado de ser o mandante da morte do advogado de Guaraciaba, JOACIR MONTAGNA, e manteve a decisão de primeiro grau que leva o caso para júri popular. No recurso, a defesa pediu ao TJ para revisar a sentença de pronúncia e absolver o casal. A quarta turma Criminal do Tribunal de Justiça não aceitou os argumentos e manteve a decisão inicial. Com isso, o processo retorna ao juiz da Comarca, que pode marcar a data do júri dos dois acusados. Os réus são uma vereadora e o ex-prefeito da cidade de Xaxim. A vereadora está respondendo em liberdade, porém, com medidas restritivas. Já o ex-prefeito segue preso. O advogado MOACIR MONTAGNA foi assassinado em julho de 2019 com um tiro dentro do escritório do profissional em Guaraciaba.
Em julho de 2019, cinco acusados de executar o crime foram condenados. Foram três dias de julgamento que resultaram na soma de 138 anos de prisão. De acordo com a denúncia, no dia 13 de agosto de 2018, dois acusados saíram de carro de Chapecó para Guaraciaba. Um terceiro foi de motocicleta, cuja placa era clonada e o número do motor adulterado. Nas proximidades do trevo de Guaraciaba, o executor embarcou na moto e os dois foram até o escritório da vítima. Sem retirar o capacete, ele teria anunciado um "assalto" para as funcionárias do escritório e pedido para levá-lo ao "doutor". Quando todos deitavam no chão, o acusado teria atirado na cabeça do advogado, que faleceu no local. Os acusados teriam fugido de motocicleta, a qual teria sido abandonada no interior do município de Guaraciaba. Depois eles teriam voltado de carro para Chapecó. O contratante teria pago sete mil e 500 reais em dinheiro pelo crime, além de uma arma de fogo.