-LABORATÓRIO DESISTE DE REALIZAR TESTES DA SPUTNIK V NO BRASIL
-BOLETIM HÍDRICO APONTA AGRAVAMENTO DA SECA NO OESTE E EXTREMO OESTE
-SETOR DE INFRAESTRUTURA REALIZA TAPA-BURACOS EM RODOVIA ESTADUAL
-INSTALAÇÃO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA IRÁ BENEFICIAR DEZ FAMÍLIAS
-PRODUÇÃO LEITEIRA PERDEU 30 POR CENTO DA DEVIDO A FALTA DE CHUVA REGULAR
-PRAZO PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA SE ENCERRA NESTE MÊS
-PREFEITURA DIVULGA NOVO DECRETO PARA CONTER O AVANÇO DA COVID
-TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO SE CADASTRAM PARA VACINAÇÃO CONTRA CORONAVÍRUS
-HOMEM E MULHER ÃO ENCONTRADOS COM FERIMENTOS CAUSADOS POR ARMA BRANCA
-TJ NEGA RECURSO E CASAL ACUSADO DE MANDAR MATAR ADVOGADO DEVE IR A JÚRI
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 27 centavos. O euro está valendo seis reais e 43 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Um cessar-fogo "mútuo e simultâneo", mediado pelo Egito, passou a valer às duas horas da madrugada desta sexta-feira entre Israel e o Hamas. A maior escalada de violência na região nos últimos anos teve início no dia 10 de maio, e deixou pelo menos 244 mortos em dez dias, sendo 232 em Gaza e 12 em Israel. O acordo de cessar-fogo vinha sendo negociado há dias, com pressão internacional principalmente sobre Israel.
O presidente JOE BIDEN assinou uma lei de crimes de ódio nesta quinta-feira com o objetivo de proteger os americanos de origem asiática, que sofreram um aumento "chocante" nos ataques durante a pandemia de Covid-19. BIDEN rejeitou o "veneno horrível" do racismo e lamentou que tantos membros daquela comunidade tenham sido "atacados, menosprezados, alvejados como bodes expiatórios" nos últimos meses. A lei assinada por BIDEN foi aprovada por 364 votos a 62 pela Câmara dos Representantes.
O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, anunciou nesta quinta-feira novas restrições para tentar conter o que o governo considera a pior fase da pandemia do coronavírus no país. As medidas mais rígidas durarão nove dias a partir deste sábado. As pessoas só podem sair de casa entre as seis da manhã e seis da tarde e apenas nas proximidades do local onde vivem e por razões de necessidade. O governo também suspendeu as atividades econômicas, recreativas e ecológicas e qualquer tipo de aglomeração. Os comércios essenciais abrem e entrega em casa também fica permitida.
O Supremo Tribunal Federal adiou nesta quinta-feira a definição sobre a exigência de negociação coletiva com sindicatos para que seja feita a demissão em massa de trabalhadores. Com um placar de três votos a dois contra a exigência, a análise foi interrompida porque o ministro DIAS TOFFOLI pediu mais tempo para analisar o caso. O Supremo julga recurso da Embraer e de sindicatos em relação à decisão do Tribunal Superior do Trabalho sobre a demissão de mais de quatro mil trabalhadores em 2009. A Suprema Corte analisa as demissões da Embraer, mas a decisão a ser tomada terá repercussão geral, isto é, deverá ser seguida pelas demais instâncias da Justiça.
O Ministério da Saúde incluiu nesta quinta-feira as pessoas com doenças crônicas neurológicas no público-alvo da vacina contra a Covid-19. Com a medida, o grupo prioritário passa a ter, no total, 78 milhões 470 mile 700 pessoas incluídas. Além disso, as novas recomendações para a vacinação de grávidas e puérperas também foram incluídas no documento. A mudança foi divulgada no final de abril, mas oficializada no Plano Nacional nesta quinta-feira. O governo federal recomenda que sejam vacinadas apenas as gestantes com comorbidades, e com os imunizantes Coronavac/Butantan ou Pfizer/BioNTech. A vacina da AstraZeneca/Oxford está suspensa para esse público.
A União Química Farmacêutica, representante da Sputnik V no Brasil, desistiu de desenvolver os estudos clínicos da vacina no País, conforme nota divulgada nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O pedido de autorização para que o imunizante fosse testado em humanos foi enviado no dia 31 de dezembro, mas a empresa perdeu o prazo de 120 dias para atender às exigências da Anvisa e optou por desistir do processo. A desistência não diz respeito ao pedido de uso emergencial, que se trata de um processo diferente de autorização. Por causa da pandemia, a Anvisa flexibilizou as normas para a autorização emergencial e deixou de exigir que os estudos clínicos de fase 3 fossem realizados no Brasil.
Santa Catarina registrou nesta quinta-feira o maior número de pacientes em tratamento contra a Covid-19 em 33 dias. São 21 mil 115 pessoas nessa situação, conforme o boletim do governo do estado. Em 24 horas, 832 novos pacientes entraram para o grupo. As pessoas em tratamento têm a capacidade de transmitir o vírus. Desde cinco de abril, o montante de pacientes ativos de Covid-19 tem se estabilizado em torno de 20 mil diariamente em Santa Catarina, após uma queda de até 50 por cento em relação ao início de março. Na última semana, no entanto, a curva de pessoas em tratamento contra a Covid-19 voltou a apresentar tendência de alta.
A Secretaria de Estado da Saúde emitiu uma nota técnica na manhã desta quinta-feira para frear a pressa das prefeituras em iniciar a vacinação dos professores, antes de 31 de maio. A data foi definida pela Comissão Intergestores Bipartite. O documento recomendará que os municípios trabalhem, primeiro, para imunizar os professores contra a gripe. Com a nota técnica, o Estado pretende uniformizar as datas para evitar confusão. A avaliação da secretaria é de que alguns prefeitos estariam em busca de protagonismo com o anúncio de vacinação antecipada. A Secretaria da Saúde calcula que, em algumas cidades, a imunização dos grupos com comorbidades não chegou sequer a 25 por cento do total previsto.
Volumes de chuva mal distribuídos na primeira quinzena de maio contribuíram para o agravamento da seca no Oeste e Extremo Oeste catarinense. A informação está no Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado. Já no Litoral, a precipitação foi próxima à média, mantendo-se em situação de normalidade. O documento foi divulgado nesta quinta-feira. Entre os 295 municípios de Santa Catarina, 163 estão em estado de normalidade; 99 de atenção; quatro de alerta e 17 em situação crítica frente à estiagem. Além disso, 12 cidades não encaminharam informações da situação. Nas regiões Oeste e Extremo Oeste ocorreram cerca de 100 milímetros de chuva abaixo da média para menos e diversos municípios estão com o abastecimento público comprometido.
Alguns pontos para o pagamento do IPTU ainda registram movimento expressivo para quitação do imposto. O comentário é do gerente da lotérica de SJCedro, GILBERTO LAZARETTI. Conforme ele, nos primeiros dias do mês foi necessário adaptar alguns horários para atender a demanda. Contudo, o gerente destacou que todo o trabalho foi dentro do esperado, sendo possível atender todos os contribuintes. LAZARETTI salientou que além da lotérica, a Caixa Econômica também pode receber o pagamento do imposto. O município registrou aproximadamente 70 por cento do pagamento em cota única ou primeira parcela.
A região sofre com a estiagem desde 2019 e tem se agravado nos últimos meses. A informação é do coordenador municipal da Defesa Civil de Palma Sola, DOUGLAS RIBEIRO. Segundo ele, o Oeste de Santa Catarina é considerado uma região de boa precipitação, com um alto volume e chuvas regulares. Mesmo com o longo período enfrentando a seca, ele explicou que ainda ocorrem chuvas dispersas, mostrando que o que mais falta são locais para armazenar essa água. O volume hídrico normal para o Oeste, é de até dois mil e quatrocentos milímetros anuais, porém desde 2019 a estiagem está bastante severa, e a cada ano chove menos. A solução encontrada para amenizar o efeito da estiagem em Palma Sola é a construção de cisternas. O coordenador comentou que a medida escolhida, junto com a Secretaria de Agricultura para resolver o problema, foi aumentar a capacidade de armazenagem de água no município. Ele explicou que a construção de cisternas tem funcionado para os produtores rurais do município.
Um novo reservatório instalado em Palma Sola conta com capacidade de armazenar um milhão de litros de água. O investimento foi feito numa propriedade produtora de suínos de Palma Sola. A informação é do coordenador Defesa Civil, DOUGLAS RIBEIRO. Ela disse que, como o produtor tem a estrutura pronta, é possível aproveitar a água da chuva usando as calhas da construção. Após a captação, é feita a primeira filtragem para retirar as impurezas que estavam no telhado e o líquido vai para a chamada cisterna PEAD. Esse reservatório tem capacidade de um milhão de litros e pode ser usado como complemento na suinocultura.
Após a perfuração do poço, implantação de caixas e realização de testes na estação, na próxima semana deve iniciar as instalações de tubulações de água na Linha Gaúcha, interior de Palma Sola. A informação é do Secretário da Agricultura, JULIANO ZANDONÁ. Conforme ele, depois de algumas solicitações, os materiais necessários para iniciar a instalação devem chegar hoje no município. O Secretário destacou que a partir de segunda-feira, a empresa responsável começará as escavações e em seguida inicia a instalação de tubulações até as residências. Serão oito quilômetros de rede que deverão demandar de aproximadamente 15 dias para serem concluídos. Serão dez famílias atendidas com este investimento de aproximadamente 200 mil reais. Com isso, as demandas de transportes de água irão diminuir no município.
O Secretário da Agricultura, JULIANO ZANDONÁ, comentou que o interior do município enfrenta historicamente com a falta de água, sendo intensificado em períodos de estiagem. Além da Linha Gaúcha, ele citou a Linha Santa Lúcia que também deverá receber a implantação de rede que deverá atender dez famílias. Em fase de planejamento, o município pretende perfurar um poço artesiano nas Linhas Triques e São Paulo.
O Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil se reuniu para debater os prejuízos causados à agricultura devido à estiagem prolongada em Princesa. A reunião aconteceu na manhã de ontem e contou com a participação do coordenador local da Defesa Civil, SILVIO DA SILVEIRA, do representante do Corpo de Bombeiros, IVAIR GANZER, do Secretário da Agricultura, ELDOR BARTH e dos extensionistas da Epagri. Um relatório foi apresentado pelo Extensionista Rural, LEANDRO HUBNER, contendo as estimativas de perdas da safra 20202021. Para o milho, tanto para grãos como para silagem, as perdas são de 55 por cento do total da expectativa de rendimentos previstos inicialmente. Para soja as perdas estimadas são de 16 por cento do total previsto na safra. No Feijão as perdas estimadas são de 37 por cento e o fumo acumulou perdas de 23 por cento em seu rendimento final.
Na atividade leiteira, o Extensionista da Epagri destacou que a perda direta no primeiro semestre de 2021 é de aproximadamente 30 por cento da produção, com tendência de aumento ao longo dos próximos meses. Ele comentou que ainda há um aumento significativo de custos. Além disso, ele salientou que há grande insegurança alimentar para um período de até um ano, pois as reservas de alimentos estão baixas e com qualidade reduzida. Já o Secretário da Agricultura, ELDOR BARTH, disse que mais de 50 famílias rurais estão sendo auxiliadas com abastecimento de água potável e para consumo animal. Diariamente são 60 mil litros de água distribuídos para auxiliar as propriedades. Mas de acordo com, SILVIO DA SILVEIRA, a comissão enviará para administração o relatório das estimativas de perdas e a ata que sugere a promulgação de um novo decreto de situação de emergência devido à estiagem. SILVEIRA comentou que a documentação exigida será protocolada junto ao sistema eletrônico estadual de Defesa Civil, a fim de solicitar a homologação do decreto.
Secretaria de Infraestrutura regional realiza operação tapa-buracos no trecho entre SJCedro e Princesa. A informação é do coordenador, ELISEU BILIBIO. Ele assumiu a secretaria a 60 dias aproximadamente. Segundo o coordenador, nestes primeiros dois meses se inteirou dos trabalhos do setor. De acordo com ele, após ser solicitado para vistoriar o trecho da rodovia estadual pela vereadora de Princesa, ADRIANA NASCIMENTO, iniciou a recuperação dos pontos mais críticos do trecho. Contudo, ele destacou que todo o trecho será contemplado com a operação. BILIBIO salientou que este trabalho levará de alguns dias. O coordenador comentou que não há um valor exato para os trabalhos sendo que a um contrato com a secretaria para as manutenções. Mas o pagamento ocorre conforme a demanda do trabalho. ELISEU salientou que este é um trabalho preventivo.
Além disso, o coordenador, ELISEU BILIBIO, comentou que está em fase de cadastramento da empresa que irá executar a obra de restauração da rodovia estadual entre SJCedro e Princesa. Segundo ele, desde de quando assumiu os trabalhos regionais, está fazendo os trabalhos para agilizar os processos para que o quanto antes a empresa seja definida e inicie as obras de recuperação total da rodovia. BILIBIO comentou que a secretaria de infraestrutura deverá iniciar o projeto em julho.
A prefeitura de SJCedro divulgou na tarde de ontem um novo decreto contendo medidas restritivas após o aumento de casos confirmados de Covid-19 que são válidos até o próximo dia 31. Nesta semana foi realizado um encontro com o comitê de crise onde foi decidido pelo endurecimento das regras. Durante o encontro foram relatados problemas decorrentes de pessoas que descumprem o isolamento, recomendações para escolas e creches, e sugestões de novas medidas no decreto municipal prevendo redução dos casos. Entre as primeiras mudanças estão a restrição de horário de atendimento em estabelecimentos que poderão abrir no município das 6 às 21 horas, sem consumo de bebida alcoólica no local. O consumo de álcool do mesmo modo está proibido nas vias públicas como praças e similares. Para serviços de alimentação o horário de funcionamento compreendido entre 6 horas até às 21 horas, respeitando a ocupação de 25 por cento de sua capacidade normal. Nos demais horários, poderá ser realizado o atendimento por meio de entrega.
Também fica suspensa a prática de atividades esportivas coletivas e recreativas, públicas e particulares, como futebol de campo ou futsal ou outras modalidades que possam aglomerar pessoas em estabelecimentos sediados na cidade e no interior. Inclusive aquelas de treinamentos realizados por clubes e escolas, públicas e particulares e eventos realizados pelos clubes comunitários. Ainda as atividades pertinentes a teatros, shows, festas, apresentações de som ao vivo, confraternizações, bailes, matinês, jantares dançantes, eventos e similares também estão suspensas. Outra medida é a suspensão do funcionamento de campings e áreas de lazer particulares e de associações e entidades, de casas noturnas, boates, e de casas de shows. As academias e estabelecimentos afins poderão funcionar respeitando o limite de 50 por cento de sua capacidade normal, mas, as atividades em grupo estão proibidas. As igrejas e templos religiosos poderão funcionar com limite de ocupação de 25 por cento de sua capacidade total.
O novo decreto divulgado pela prefeitura de SJCedro não irá interferir no andamento das aulas presenciais no município. Quem garante isso é a coordenadora pedagógica, SANDRA KUNZLER. Conforme ela, as medidas restritivas impostas pelo comitê não irão alterar o formato das aulas devido ao regramento do distanciamento social que as instituições seguem. Desde o retorno presencial, as unidades escolares seguem os protocolos do plano de contingência. A coordenadora salientou que alguns alunos estão afastados por apresentarem sintomas gripais. Ela destacou que as escolas não tiveram um grande número de infectados pela covid, sendo que estes foram imediatamente afastados e irão cumprir o período de recuperação necessário. SANDRA disse também que alguns professores estão afastados por pertencerem ao grupo de risco. Ela comentou ainda que em caso de contaminação de algum profissional, a educação imediatamente é afastada das atividades e um substituto assume os trabalhos.
A coordenadora pedagógica, SANDRA KUNZLER, salientou que os todos os profissionais da educação já realizaram o cadastramento até o último dia 10 para receberem a vacinação contra a Covid. Ela salientou que o estado dividiu os profissionais em 13 grupos conforme a prioridade definida pelo Ministério da Saúde. SANDRA comentou que conforme o cronograma, a segunda etapa será imunizada os motoristas escolares, professores contratados depois do dia 10 de maio e para os profissionais que não se vacinaram na primeira etapa.
O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 termina às 23 horas e 59 minutos do dia 31 de maio. O prazo já foi prorrogado pela Receita Federal devido à pandemia do Coronavírus. Quem perder o prazo terá de pagar multa de um por cento sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de 165 reais e 74 centavos e máximo de 20 por cento do imposto devido. Os detalhes são do contabilista em SJCedro, EDEMIR RINALDI. Conforme ele, muitos ainda não declararam o imposto e precisam prestar as informações o quanto antes. Ele lembrou que o Congresso Nacional aprovou um projeto para prorrogar até o dia 31 de julho, mas foi vetado pelo presidente. Mas para o profissional, o atual prazo já é suficiente, sendo que já havia sido prorrogado outras vezes. Quem recebeu mais de 28 mil 559 reais e 70 centavos de renda tributável no ano passado, como salários, aposentadoria ou aluguéis, por exemplo, precisa fazer a declaração. Se ganhou mais de 40 mil em rendimentos isentos também está obrigado a declarar.
O profissional contábil, EDEMIR RINALDI, comentou que nos últimos anos as rendas variáveis também devem ser pagas. Ele explicou que esta renda é os investimentos em ações, mesmo sendo apenas uma, a contribuição é obrigatória. O contabilista disse ainda que independentemente se este investimento houve ou não perdas.
O Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado para atender a uma ocorrência de ferimento por arma branca no Bairro Cidade Alta em Saltinho, por volta das uma e 45 de hoje. Ao chegar ao local à guarnição se deparou com duas vítimas, sendo um homem de 67 anos, consciente e orientado. Ele estava deitado dentro da residência com quatro perfurações por arma branca na região das costas. Ainda foi socorrida uma mulher de 61 anos. Ela estava desorientada e confusa, deitada numa cama com ferimento no pulso esquerdo e na região do peito provenientes de arma branca. Após procedimentos de atendimento, imobilização e limpeza de ferimentos, os dois foram para atendimento médico. A Polícia Militar de Saltinho esteve presente na ocorrência e prestou apoio a guarnição. Por enquanto não há informação do que teria acontecido no local, mas o fato será investigado pela polícia. Devido a gravidade dos ferimentos, o homem foi transferido para atendimento em São Miguel. Conforme o hospital de Campo Erê , o estado de saúde da mulher é estável.
Tribunal de Justiça nega recurso e casal acusado de mandar matar advogado deve ir a júri popular. O recurso foi apresentado pelo casal acusado de ser o mandante da morte do advogado de Guaraciaba, JOACIR MONTAGNA. O TJ manteve a decisão de primeiro grau que leva o caso para júri popular. No recurso, a defesa pediu ao Tribunal para revisar a sentença de pronúncia e absolver o casal. A quarta turma Criminal do Tribunal de Justiça não aceitou os argumentos e manteve a decisão inicial. Com isso, o processo retorna ao juiz da comarca que pode marcar a data do júri dos dois acusados. Os réus são uma vereadora e o ex-prefeito de Xaxim. A vereadora está respondendo em liberdade, porém, com medidas restritivas, já o ex-prefeito segue preso. O advogado MOACIR MONTAGNA foi assassinado em julho de 2019 com um tiro dentro do escritório do profissional em Guaraciaba.