ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 21/05/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A Universidade de Cambridge, uma das mais tradicionais do Reino Unido, tornou-se uma das primeiras do mundo a anunciar que todas as suas aulas serão ministradas online no próximo ano acadêmico, em 2021, por causa da pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pela instituição nesta quarta-feira. A universidade, que fechou seus campi para estudantes em março depois que o governo britânico introduziu um bloqueio rigoroso para conter a disseminação da Covid-19, anunciou que o ensino será ministrado virtualmente até o verão de 2021.

O ministro da Saúde da Bolívia, MARCELO NAVAJAS, foi detido nesta quarta-feira por suspeita de irregularidades na compra de respiradores para pacientes de Covid-19 no país. Ele foi afastado do cargo pela presidente interina do país, JEANINE AÑEZ, para "evitar qualquer interferência no trabalho da Justiça", de acordo com a ministra da Comunicação, ISABEL FERNÁNDEZ. As supostas irregularidades se referem ao preço pago por 170 respiradores, que teriam sido comprados da empresa espanhola GPA Innova por 27 mil 683 dólares cada, quando o preço de fábrica, sem custos de distribuição, seria de sete mil 194. Nesta quarta, o governo boliviano anunciou que irá congelar o pagamento dos 50 por cento restantes na compra dos respiradores.

A Colômbia seguiu os passos da Argentina e impôs, nesta quarta-feira, uma das proibições de viagem mais rigorosas para combater o coronavírus, informando que nenhum voo internacional de passageiros será permitido até 31 de agosto. A Argentina tomou medida semelhante neste mês, e também proibiu voos domésticos. A Colômbia proibiu voos domésticos apenas até o final de junho. A decisão da Argentina provocou indignação entre as companhias aéreas do país, mas até agora o governo não mudou de ideia. Além de Colômbia e Argentina, Peru, Equador, El Salvador e Panamá também suspenderam todos os voos e estenderam repetidamente essas proibições à medida que a doença se espalhava. Voos de carga são permitidos.

O Senado aprovou por unanimidade, em sessão remota nesta quarta-feira, projeto que obriga planos de saúde e seguros de vida a cobrirem os casos de doença e morte provocados pelo novo coronavírus. O texto segue para a Câmara. Para virar lei, além da confirmação dos deputados, a proposta necessitará da sanção presidencial. O projeto altera uma lei, criada este ano, que estabelece medidas de enfrentamento à pandemia de coronavírus. Um dos artigos da lei obriga órgãos dos governos federal, estadual e municipal a compartilharem entre si dados de identificação de pessoas infectadas ou com suspeita de terem contraído a covid-19, doença provocada pelo coronavírus. A relatora do texto, senadora LEILA BARROS do PSB, incluiu nesse artigo a previsão de que o seguro de assistência médica e o de vida terão de cobrir casos de doenças disseminadas em contexto de pandemia, como a do coronavírus.

O Exame Nacional do Ensino Médio será adiado "de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais", de acordo com decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Ministério da Educação. A decisão ocorre depois de o governo enfrentar questionamentos judicias cobrando o adiamento da prova por causa dos efeitos da pandemia da Covid-19, que levaram escolas a suspender as aulas presenciais. As novas datas não foram divulgadas. Mesmo com o adiamento, o calendário das inscrições segue o mesmo. O prazo para se inscrever no Enem foi aberto no dia 11 de maio e vai até amanhã.

O Supremo Tribunal Federal decidiu homologar, nesta quarta-feira, o acordo elaborado por representantes de estados e da União para colocar fim a uma divergência de 24 anos sobre a Lei Kandir. Os termos foram definidos em uma Comissão Especial de Conciliação, montada para debater o tema. Segundo o ministro GILMAR MENDES, que levou a questão ao plenário, chegou-se a um consenso, e a homologação põe a questão jurídica “a termo”. Conforme a decisão, caberá ao Congresso Nacional deliberar sobre um anteprojeto de lei complementar, a ser encaminhado pela União no prazo de até 60 dias. Pelo acordo fechado na noite de terça, a União deve repassar até 65 bilhões de reais até 2037 para estados e municípios. Em troca do repasse, todas as ações protocoladas na Justiça pelos estados contra a União, e relacionadas à Lei Kandir, serão retiradas.

A Vigilância Sanitária de Santa Catarina determinou que a BRF faça testes para coronavírus em todos os cinco mil 740 trabalhadores do frigorífico de Concórdia, no Oeste do estado. Os funcionários que tiverem resultado positivo para Covid-19 precisarão ser afastados. O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina informou nesta quarta-feira que 144 empregados já foram confirmados com a doença desde o início da pandemia. O Sindicato da Alimentação de Concórdia e Região afirmou que a empresa já está fazendo testes em funcionários que apresentem algum sintoma da doença e que nos próximos dias deve começar a fazer o exame em todos os trabalhadores.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou na tarde desta quarta-feira um pedido de afastamento do Secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO. A autoria da solicitação é da comissão especial da Alesc que acompanha os gastos do governo com a pandemia do coronavírus. Segundo ela, o secretário participou da compra por parte do estado dos 200 respiradores por 33 milhões com dispensa de licitação. Essa aquisição é investigada pelos deputados em uma Comissão Parlamentar de Inquérito. O governador CARLOS MOISÉS se manifestou sobre o pedido em coletiva na noite desta quarta. Ele afirmou que talvez seja um momento inadequado já que o estado está no meio de uma pandemia. O governador afirmou que não dá para politizar esse tipo de movimento no estado.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, anunciou em pronunciamento na noite desta quarta-feira o retorno das cirurgias e consultas eletivas. Haverá regras, que devem ser publicadas em portaria no Diário Oficial do Estado. As cirurgias eletivas estavam suspensas desde 17 de março. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA, as regras para a volta das cirurgias eletivas estão relacionadas à capacidade dos hospitais. Dos mil 210 leitos de Unidade de Terapia Intensiva do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 702 ocupados, sendo 92 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação geral é de 58 por cento e há 508 leitos vagos atualmente. A ocupação dos leitos reservados para Covid-19 é de 13 por cento.

Encerra data do primeiro decreto da Diocese de Chapecó. A determinação emitida em primeiro de maio de que as igrejas e paróquias ficassem fechadas ia até ontem. Quem informa é CILDO ROCHEMBACK, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Campo Erê. Segundo ele, terminado o prazo, a nova orientação recebida define que as medidas de isolamento em combate a pandemia do coronavírus continuem, agora em tempo indeterminado.

Municípios da Diocese tem crescente no número de casos. CILDO destaca que a nova nota tem como base o aumento nas confirmações da Covid-19. O padre diz que considerando que a única certeza que temos é que o isolamento social é eficaz para deter o avanço do vírus e, consequentemente, poupar vidas. Assim a Diocese suspende todas as atividades com reuniões de pessoas. Mesmo assim, o Padre frisa que continuam abrindo as portas da Igreja para que a comunidade faça sua oração pessoal, pois, segundo ele, é sempre importante estar em contato com a vida cristã.

Iniciam inscrições para programa de tabagismo de Campo Erê. CRISTIANE BARIMACHER – assistente social da Secretaria de Saúde de Campo Erê, conta que as inscrições começaram ontem e estão abertas a população. Para fazer o cadastro, os interessados devem ir as unidades dos bairros São Francisco, bairro Melo ou no Centro de Especialidades. É preciso levar cartão Sus e carteira de identidade para se inscrever. Informa que as inscrições podem ser feitas até cinco de junho.

Programa de tabagismo é organizado de maneira diferente. Em função da pandemia do coronavírus, os encontros vão acontecer com menos participantes e mais grupos, eliminando aglomerações em reunião. Ela garante que todos os inscritos serão atendidos, pois vê o retorno do programa como algo muito importante. Conta que nesse ano as reuniões já eram pra ter retornado. Agora a orientação da regional de saúde é que voltem com o atendimento. Comenta ainda que a população tem procurado as unidades pedindo o retorno do programa.

Novas medidas de enfrentamento ao Covid-19 traz blitz, toque de recolher e multa. O prefeito RAFAEL CALEFFI de São Lourenço do Oeste, estabelece medidas complementares às ações de prevenção, fiscalização e imposição de penalidades por meio de novo decreto municipal. O documento tem validade a partir de hoje, em decorrência do novo coronavírus – Covid-19. O novo decreto leva em consideração a recomendação de ações para o momento epidemiológico da “Região de Saúde Oeste”, emitida pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Santa Catarina.

População lourenciana não está tendo os devidos cuidados com relação às medidas preventivas para evitar a propagação do coronavírus. Conforme o chefe do executivo as medidas visam, principalmente, a necessidade de manutenção das atividades econômicas no território municipal e a preocupação da administração municipal nesse sentido. CALEFFI, diz que é comprovado que o distanciamento social, o uso de máscara e adoção de medidas de higiene são importantes para o combate ao vírus. Salienta que tudo o que está fazendo a partir de hoje, trata-se de uma primeira etapa. As medidas serão mudadas conforme a evolução dos casos em São Lourenço do Oeste, que hoje, segundo ele, tem um cenário controlado.

Medidas anunciadas pelo prefeito contam com apoio de várias entidades. O novo decreto foi apresentado no gabinete do prefeito, com a presença do presidente da Câmara Municipal, ALEXANDRO FERRARI. De acordo com o chefe do executivo de São Lourenço, a deliberação tem apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, da Polícia Militar Rodoviária, do Corpo de Bombeiros, da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste e da Câmara de Dirigentes Lojistas.

Barreiras sanitárias são montadas em São Lourenço do Oeste. Desde ontem, servidores municipais estão atuando junto ao posto da Polícia Militar Rodoviária, na SC-157, orientando e medindo a temperatura de motoristas que passam pelo local. As ações fazem parte das medidas complementares às ações de prevenção do novo coronavírus – Covid-19.

Economia do município é feita de micro e pequenos empreendedores. O Coordenador da sala do MEI em Campo Erê, NELSON TRESOLDI, salienta que existem muitas vantagem se registrar como MEI, o acesso aos benefícios do INSS como auxílio maternidade e auxílio doença. Ele também destaca que os MEIs podem fazer um CNPJ, e tem acesso a linhas de crédito especiais. Em relação ao crédito comenta a possibilidade de solicitarem o Programa Juro Zero, além dos empréstimos com juros diferenciados disponibilizados pelos bancos e cooperativas.

Momento é muito importante para os Micro e Pequenos Empreendedores. TRESOLDI destaca esse período de pandemia devido ao coronavírus, como bom para que os empreendedores busquem nos novos desafios e dificuldades, alternativas para avançar dentro do serviço que tem. Frisa que quem quiser mais informações, a sala do MEI está disponível de segunda a sexta-feira em horário comercial.

Epagri começa emitir Autorização de Retirada para troca-troca de sementes de milho. CLAUDIR GILIOLI – extensionista de Campo Erê, informa que o agricultor, de posse da A R, escolhe a agropecuária de sua preferência para retirar o produto. É preciso levar na Epagri documentos importantes como: RG, CPF e Bloco de Produtor Rural. Outra exigência é que o produtor precisa estar em dia com a Carta de Aptidão e não pode haver nenhuma pendência com a Secretaria Estadual de Agricultura.

Se for preciso a Epagri renova a Carta de Aptidão. O agricultor fica livre para escolher, já que pode fazer no seu sindicato mesmo. Cada produtor pode retirar até 5 sacas de sementes de milho no programa troca-troca. Conforme GILIOLI, até hoje nunca faltou sementes para distribuir aos interessados. Esse ano o programa abriu bem mais cedo que é para evitar correria e aglomeração nos escritórios da Epagri. O valor da devolução subiu um pouco, equivalendo a 27 reais com 50 centavos por saca.

Devolução no Programa Troca-troca de Sementes pode ocorrer até abril do ano que vem. Existem 5 grupos para o agricultor escolher o produto com a tecnologia que mais lhe convém. As variedades disponíveis são sempre definidas junto a Fecoagro. CLAUDIR salienta que o escritório fica aberto, inclusive para esclarecer dúvidas que houverem.

IMA retoma atendimentos presenciais com hora marcada. O gerente regional do órgão no Extremo Oeste, MARCELO FIÓRIO afirma que o trabalho remoto não atrapalhou o andamento dos processos ambientais, pois quase todas as etapas são digitais. Ele lembra que o pedido é protocolado no site do instituto e os documentos também podem ser remetidos pela internet. O gerente comenta que são várias fases e todas elas são avaliadas pelos técnicos que fazem laudos e em seguida uma vistoria in loco.

Dos 30 municípios atendidos, 18 estão com o processo municipalizado, via Conder, aliviando a demanda do órgão estadual. Outros 11 ainda encaminham todos os processos para avaliação a liberação do IMA.

FIÓRIO garante que hoje em dia ocorre o oposto, com muito mais liberação de licenças do que pedidos ingressando. Dos mil processos que tramitavam no começo do ano agora restam cerca de 600. A previsão é normalizar os prazos até o final do ano.

Liberação de licenças para agricultura levam menos de um

mês no IMA regional. O gerente MARCELO FIÓRIO afirma que o prazo legal para qualquer projeto é 90 dias, mas tem caso de alguns esperando liberação há quase dois anos. Ele cita que são diversos os entraves, entre eles, divergências e problemas na documentação que precisa ser correta para agilizar as etapas. O gerente afirma que no caso dos empreendimentos agrícolas nas áreas de avicultura e suinocultura as licenças estão sendo liberadas em 20 a 30 dias. Porém, menciona casos mais complexos como os loteamentos habitacionais e industriais que possuem várias exigências. FIÓRIO explica que além da ordem de protocolo, os pedidos são analisados conforme a especialidade. Ele reconhece que algumas áreas estão em atraso.

Condenado por crimes na região é preso no Paraná. A Polícia Civil de Maravilha, com auxílio do GAECO de São Miguel do Oeste e Polícia Militar de Cascavel, deu cumprimento a um mandado de prisão em desfavor de um homem com 36 anos de idade. A ordem fui cumprida ontem. O preso é condenado pela prática de tráfico de drogas em Maravilha, cometido no ano de 2013. O Setor de Investigação de Maravilha identificou que o criminoso estaria residindo em Cascavel após troca de informações com o Gaeco. Em seguida os policiais do Paraná foram alertados.Equipes do estado vizinho efetuaram inúmeras diligências para a captura do criminoso, que ocorreu nesta terça-feira. Ele foi encaminhado ao sistema prisional de Cascavel, onde permanecerá à disposição da justiça.

Polícia Rodoviária Federal apreende cerca de duas toneladas de maconha. Apreensão foi na tarde de ontem na BR 282, em Maravilha. A droga estava num bitrem emplacado em Dois Vizinhos. Em revista no veículo, verificaram os semirreboques, onde encontraram vários fardos embaixo da lona, totalizando dois mil e 100 quilos da droga. O motorista de 35 anos, com identidade de Rondônia e habilitação do Espírito Santo, afirmou que trazia a droga do Paraná e iria entregar no Rio Grande do Sul, mas não sabia o local. A Polícia Civil apoiou a ação da Federal. O motorista foi preso e encaminhado para a Delegacia de Maravilha.

PRF apreende crack e prende dois homens na BR-163. Policiais rodoviários federais do Grupo de Operação com Cães apreenderam ontem em Guaraciaba 71 quilos de crack, subproduto da cocaína e altamente viciante. Durante fiscalização em um Ford Cargo placas de São Paulo, os cães farejadores Billy e Baster deram sinal positivo para a presença de algum entorpecente próximo à caixa de comida do veículo. A droga estava escondida em fundos falsos que somente puderam ser abertos com auxílio de ferramentas. O motorista e o passageiro disseram que buscaram a droga em Cascavel e a levariam até a região sul de SC. Eles foram encaminhados à Delegacia de Guaraciaba e vão responder por tráfico de droga.

Homem sofre ferimentos ao cair de árvore. Por volta das 15 horas de ontem, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi chamado para atender a uma ocorrência de queda de nível na Linha Bela Vista, interior de Marmeleiro. Os socorristas tiveram que fazer vários cortes de árvores caídas ao redor da vítima para conseguir ter acesso para estabilização. Foi atendido um homem de 42 anos que estava consciente caído no chão com fratura exposta na perna. O paciente também apresentava escoriações e edema na região das costas. Após procedimentos de imobilização ele foi levado para o Hospital Santo Antônio de Campo Erê. A PM estava no local prestando apoio.

Idosa morre atropelada por motocicleta no interior. O atropelamento aconteceu ontem, na Linha São Luiz, interior de Santa Terezinha do Progresso. O Corpo de Bombeiros de Maravilha foi chamado para atender a ocorrência. Quando os socorristas estavam indo para o local atender a vítima, a viatura foi interceptada em Tigrinhos por uma ambulância da Secretaria de Saúde de Santa Terezinha que estava levando a vítima para o Hospital de Maravilha. Quando a guarnição teve contato com a idosa ela já estava sem sinais vitais, os bombeiros começaram os procedimentos de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). O óbito foi atestado pelo médico, quando chegaram ao hospital.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.