ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 21/05/2020

-STF HOMOLOGA ACORDO PARA COMPENSAR ESTADOS POR PERDAS COM LEI KANDIR
-COMISSÃO APROVA PEDIDO DE AFASTAMENTO DO SECRETÁRIO DE SAÚDE
-UNIDADE DE SAÚDE DO BAIRRO SÃO CRISTÓVÃO RECEBE OBRAS
-CONSELHEIROS TUTELARES CHAMADOS PARA MANDATO TAMPÃO
-EXTRAÇÃO DE RESINA EMPREGA MAIS DE 90 FAMÍLIAS NA REGIÃO
-SECRETARIA DE OBRAS DIVIDE EQUIPES EM OPERAÇÕES NO INTERIOR
-IMA QUER REGULARIZAR PRAZOS DE ANÁLISE ATÉ NOVEMBRO
-REALIZAÇÃO OU TRANSFERÊNCIA DAS ELEIÇÕES DIVIDE OPINIÕES
-DUPLO ACIDENTE DEIXA DUAS PESSOAS GRAVEMENTE FERIDAS NA SC-163
-IDOSA MORRE ATROPELADA POR MOTOCICLETA NO INTERIOR

O tempo está nublado no Extremo Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A Universidade de Cambridge, uma das mais tradicionais do Reino Unido, tornou-se uma das primeiras do mundo a anunciar que todas as suas aulas serão ministradas online no próximo ano acadêmico, em 2021, por causa da pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pela instituição nesta quarta-feira. A universidade, que fechou seus campi para estudantes em março depois que o governo britânico introduziu um bloqueio rigoroso para conter a disseminação da Covid-19, anunciou que o ensino será ministrado virtualmente até o verão de 2021.

O ministro da Saúde da Bolívia, MARCELO NAVAJAS, foi detido nesta quarta-feira por suspeita de irregularidades na compra de respiradores para pacientes de Covid-19 no país. Ele foi afastado do cargo pela presidente interina do país, JEANINE AÑEZ, para "evitar qualquer interferência no trabalho da Justiça", de acordo com a ministra da Comunicação, ISABEL FERNÁNDEZ. As supostas irregularidades se referem ao preço pago por 170 respiradores, que teriam sido comprados da empresa espanhola GPA Innova por 27 mil 683 dólares cada, quando o preço de fábrica, sem custos de distribuição, seria de sete mil 194. Nesta quarta, o governo boliviano anunciou que irá congelar o pagamento dos 50 por cento restantes na compra dos respiradores.

A Colômbia seguiu os passos da Argentina e impôs, nesta quarta-feira, uma das proibições de viagem mais rigorosas para combater o coronavírus, informando que nenhum voo internacional de passageiros será permitido até 31 de agosto. A Argentina tomou medida semelhante neste mês, e também proibiu voos domésticos. A Colômbia proibiu voos domésticos apenas até o final de junho. A decisão da Argentina provocou indignação entre as companhias aéreas do país, mas até agora o governo não mudou de ideia. Além de Colômbia e Argentina, Peru, Equador, El Salvador e Panamá também suspenderam todos os voos e estenderam repetidamente essas proibições à medida que a doença se espalhava. Voos de carga são permitidos.

O Senado aprovou por unanimidade, em sessão remota nesta quarta-feira, projeto que obriga planos de saúde e seguros de vida a cobrirem os casos de doença e morte provocados pelo novo coronavírus. O texto segue para a Câmara. Para virar lei, além da confirmação dos deputados, a proposta necessitará da sanção presidencial. O projeto altera uma lei, criada este ano, que estabelece medidas de enfrentamento à pandemia de coronavírus. Um dos artigos da lei obriga órgãos dos governos federal, estadual e municipal a compartilharem entre si dados de identificação de pessoas infectadas ou com suspeita de terem contraído a covid-19, doença provocada pelo coronavírus. A relatora do texto, senadora LEILA BARROS do PSB, incluiu nesse artigo a previsão de que o seguro de assistência médica e o de vida terão de cobrir casos de doenças disseminadas em contexto de pandemia, como a do coronavírus.

O Exame Nacional do Ensino Médio será adiado "de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais", de acordo com decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Ministério da Educação. A decisão ocorre depois de o governo enfrentar questionamentos judicias cobrando o adiamento da prova por causa dos efeitos da pandemia da Covid-19, que levaram escolas a suspender as aulas presenciais. As novas datas não foram divulgadas. Mesmo com o adiamento, o calendário das inscrições segue o mesmo. O prazo para se inscrever no Enem foi aberto no dia 11 de maio e vai até amanhã.

O Supremo Tribunal Federal decidiu homologar, nesta quarta-feira, o acordo elaborado por representantes de estados e da União para colocar fim a uma divergência de 24 anos sobre a Lei Kandir. Os termos foram definidos em uma Comissão Especial de Conciliação, montada para debater o tema. Segundo o ministro GILMAR MENDES, que levou a questão ao plenário, chegou-se a um consenso, e a homologação põe a questão jurídica “a termo”. Conforme a decisão, caberá ao Congresso Nacional deliberar sobre um anteprojeto de lei complementar, a ser encaminhado pela União no prazo de até 60 dias. Pelo acordo fechado na noite de terça, a União deve repassar até 65 bilhões de reais até 2037 para estados e municípios. Em troca do repasse, todas as ações protocoladas na Justiça pelos estados contra a União, e relacionadas à Lei Kandir, serão retiradas.

A Vigilância Sanitária de Santa Catarina determinou que a BRF faça testes para coronavírus em todos os cinco mil 740 trabalhadores do frigorífico de Concórdia, no Oeste do estado. Os funcionários que tiverem resultado positivo para Covid-19 precisarão ser afastados. O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina informou nesta quarta-feira que 144 empregados já foram confirmados com a doença desde o início da pandemia. O Sindicato da Alimentação de Concórdia e Região afirmou que a empresa já está fazendo testes em funcionários que apresentem algum sintoma da doença e que nos próximos dias deve começar a fazer o exame em todos os trabalhadores.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou na tarde desta quarta-feira um pedido de afastamento do Secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO. A autoria da solicitação é da comissão especial da Alesc que acompanha os gastos do governo com a pandemia do coronavírus. Segundo ela, o secretário participou da compra por parte do estado dos 200 respiradores por 33 milhões com dispensa de licitação. Essa aquisição é investigada pelos deputados em uma Comissão Parlamentar de Inquérito. O governador CARLOS MOISÉS se manifestou sobre o pedido em coletiva na noite desta quarta. Ele afirmou que talvez seja um momento inadequado já que o estado está no meio de uma pandemia. O governador afirmou que não dá para politizar esse tipo de movimento no estado.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, anunciou em pronunciamento na noite desta quarta-feira o retorno das cirurgias e consultas eletivas. Haverá regras, que devem ser publicadas em portaria no Diário Oficial do Estado. As cirurgias eletivas estavam suspensas desde 17 de março. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA, as regras para a volta das cirurgias eletivas estão relacionadas à capacidade dos hospitais. Dos mil 210 leitos de Unidade de Terapia Intensiva do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 702 ocupados, sendo 92 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação geral é de 58 por cento e há 508 leitos vagos atualmente. A ocupação dos leitos reservados para Covid-19 é de 13 por cento.

Iniciada a reforma de adequação na Unidade Básica de Saúde do Bairro São Cristóvão. Conforme a secretária da pasta em SJCedro, IDENE PAULI, no local será feita a adequação do passeio público na frente da unidade, rampas de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida, sinalização interna, piso tátil e direcional. Ela explica que mesmo as obras na estrutura sendo menores do que na Unidade de Saúde Central, elas são necessárias e podem gerar alguns transtornos, já que o atendimento continuarão normalmente. Após o término dos trabalhos na serão feitas adequações também no Posto de Saúde do Distrito de Padre Réus. O investimento nos três prédios público é superior a 90 mil reais com recursos próprios.

Extremo Oeste confirma quatro novos casos de Coronavírus. O Novo boletim epidemiológico do Civid-19 informou nesta quarta-feira mais dois casos positivos para o vírus em SMOeste. Agora já são 25 moradores que contraíram a doença desde o início da pandemia. Os pacientes são uma mulher de 26 anos e um homem de 19 anos que apresentaram sintomas respiratórios e estão em isolamento domiciliar. Itapiranga também confirmou mais dois casos de Covid-19. Município já possui seis casos de novo Coronavírus. Conforme o secretário de Saúde, DAVINO RAUBER, são estudantes de outro município que residem na cidade de Itapiranga e possuem idade de 18 e 21 anos.O secretário destaca que os pacientes estão em monitoramento e isolamento domiciliar. Itapiranga já registrou 154 casos suspeitos, sendo 146 descartados, seis confirmados e três já recuperados. Em SJCedro há apenas um caso confirmado, 20 descartados e um exame aguardando resultado. Princesa e Guarujá do Sul seguem sem nenhum paciente contaminado pelo vírus.

Conselheiros tutelares chamados para mandato tampão. O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Palma Sola se reuniu após orientação da promotoria e decidiu convocar dois candidatos para assumirem temporariamente até a nova eleição. NEUSA GOMES e SOLENI PINTO foram chamadas para o posto. Segundo a secretária de planejamento e presidente do CMDCA, ELIZETE VISSOTTO, ainda no ano passado houve uma eleição para escolha de conselheiros tutelares, onde sete foram eleitos. Desses, apenas quatro assumiram, quando o necessário cinco no cargo e mais cinco suplentes. O ano começou com defasagem e foi aberto um novo edital para eleição suplementar. Seriam necessários três candidatos, mas apenas dois tiveram interesse. Por isso foi aberto um terceiro processo que foi suspendo devido a pandemia, mas, segue vigente. Ela revela que uma das conselheiras está grávida e foi afastada. Com isso ficaram apenas três e a demanda de atendimentos cresceu sendo necessárias às convocações.

Cultivo de Pinus para extração de resina vira alternativa para agricultores. O empresário do ramo, VILMAR CARVALHO atua há cerca de seis anos no Extremo Oeste e afirma que a atividade está cada vez mais fortalecida. Ele explica que são arrendadas florestas de pinus Elliotti, espécie adequada para extração da resina que é usada como matéria-prima para um setor industrial bastante diversificado. Os dois principais componentes são usados em vários produtos como adesivos, ceras, tintas e vernizes. Também para fabricação de óleos de perfumaria, cosméticos, produtos de higiene e limpeza. Ele explica que o trabalho de extração é manual. VILMAR explica que é possível extrair o produto em árvores que possuam a partir de 18 centímetros de diâmetro. Cada uma pode produzir até 6 quilos de resina por ano. Segundo ele, são colocadas sacolas que a cada três meses são coletadas. Após a colheita a resina é colocada em toneis para transporte e venda. Os compradores são de três fábricas de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Setor de resinas emprega dezenas de famílias em municípios da região. VILMAR CARVALHO afirma que há mão de obra de SJCedro, Guarujá do Sul, Princesa, Guaraciaba, São Lourenço do Oeste, Anchieta, Campo Erê, Palma Sola, Romelândia, SMOeste e alguns municípios do Paraná. São 24 pessoas trabalhando diretamente e cerca de 90 indiretamente, através de parceria. Ele revela que diferente da madeira que tem um valor baixo e instabilidade, a resina tem uma valorização maior e por isso o trabalho é constante. O empresário destaca que através desta atividade, ainda pouco explorada na região, muitas pessoas conseguem renda. Ele cita que além dos trabalhadores, os proprietários da área dos Pinus também têm lucros. O valor do alqueire está mais viável do que para o arrendamento da soja. VILMAR percebe que muitas propriedades já vêm apostando no plantio da espécie que começa produzir resina a partir do sétimo e oitavo ano. A empresa possui mais de 700 mil árvores com produção ativa atualmente nos municípios da região.

Dias de chuva melhoraram a condição para conserto das estradas. O secretário de Obras em SJCedro, MARCOS BORTOLOTTO revela que uma das frentes de trabalho está realizando patrolamento e compactação na estrada que liga a linha Santo Antonio até Santo Isidoro. Ele revela que serão atendidas em seguida as vias rurais de esquina Mariflor, Mariflor e Jataí. Os serviços estão mais intensos após registros de alguns dias de chuva. BORTOLOTTO detalha que após a precipitação acumula barro que ajuda na aderência do cascalho. Está sendo feita uma operação em todas as estradas gerais antes do inverno para reposição de cascalho. Em seguida serão feitas melhorias nos acessos em alguns casos. O programa de britagem ocorrerá na estrada de São Vendelino até a sede e já existe material estocado. Outra equipe trabalha levando o calcário até as propriedades beneficiadas pelo programa. Uma terceira frente atua auxiliando na escavação de um terreno na estação de tratamento onde ocorre uma obra.

Equipes de Obras realizam melhorias na estrada geral em Linha Ferreira. A Secretaria de Transportes e Obras de Guaraciaba está realizando melhorias na estrada geral da comunidade em um trabalho amplo de deve encerrar amanhã. O responsável pela pasta, SÉRGIO THALHEIMER Ele explica que estes mesmos trabalhos seguem até Linha Guataparema. Neste local acontece a reabertura da estrada, escarificação do trecho, cascalhamento e a compactação. Além destes trabalhos há outra frente que está fazendo reparos em Linha Olímpio. Outra obra sendo realizada em uma parceria das Secretarias e de Agricultura, através da patrulha agrícola, é uma terraplanagem em Linha Cordilheira. Na propriedade será instalado um Sistema de Compost.

Busca por informações sobre linhas de crédito tem sido a maior demanda do Sebrae. De acordo com o analista, MIGUEL GARRIDO, a crise gerada pela pandemia irá exigir das empresas a mudança no modelo de gestão,e os proprietários vão ter que repensar o seu negócio. O analista destaca que o atendimento ao público foi retomado, mediante agendamento. O órgão também pode ser acionado pelo 0800 570 0800. A maior demanda das empresas atualmente é por linhas de créditos. Ele lembra que o órgão está disponível para orientar os estabelecimentos e as linhas de crédito que são disponibilizadas, a exemplo do incentivo lançado esta semana pelo governo federal para micro e pequenas empresas. GARRIDO lembra que durante esta semana o Sebrae está disponibilizando vários conteúdos e capacitações aos microempreendedor individual de forma digital.

Bancada do Oeste terá reunião com empresários da região para debater investimentos do estado. Conforme a deputada MARLENE FENGLER, a pauta surgiu por sugestão dos empresários preocupados com os problemas financeiros causados pela pandemia. A parlamentar diz que o Estado precisa apresentar um plano de ações para socorrer empresas mais afetadas pelas paralisações. MARLENE cobra a definição de um caminho para conter a queda de arrecadação e aumento do desemprego. Segundo a deputada, é preciso união do poder público com a iniciativa privada para minimizar a crise. A reunião da próxima quinta-feira será às 17 horas e visa principalmente receber as principais demandas após dois meses turbulência que afetam o setor produtivo.

Deputada afirma que ajuda do Governo Estadual é insuficiente. MARLENE FENGLER cita como exemplo a disponibilidade de 50 milhões de reais por parte do Badesc, cujo valor já se esgotou. A parlamentar reconhece a importância da isenção de impostos, prorrogação de prazo para pagamentos, porém são ações que não salvam as empresas, indústrias e agronegócios que precisa de apoio maior. Além disso, a parlamentar aponta que as pequenas empresas que tiveram que parar suas atividades não possuem dinheiro guardado para suportar três meses quase sem arrecadação. De acordo com MARLENE, parcelar financiamento é importante, mas insuficiente e por isso o Estado precisa pagar juros adicionais na prorrogação de empréstimos. A deputada lembra que a queda na produção e rendimento do setor empresarial afeta diretamente os municípios, estados e o país que dependem do retorno de impostos.

IMA retoma atendimentos presenciais com hora marcada. O gerente regional do órgão no Extremo Oeste, MARCELO FIÓRIO afirma que o trabalho removo não atrapalhou o andamento dos processos ambientais tendo em vista que quase todas as etapas são digitais. Ele lembra que o pedido é protocolado no site do instituto e os documentos também podem ser remetidos pela internet. O gerente comenta que são várias fases e todas elas são avaliadas pelos técnicos que fazem laudos e em seguida uma vistoria in loco na área. Ele salienta que dos 30 municípios atendidos 18 estão com o processo municipalizado, via Conder, aliviando a demanda do órgão estadual. Já outros 11 ainda encaminham todos os processos para avaliação a liberação do IMA. FIÓRIO garante que hoje em dia ocorre o oposto, com muito mais liberação de licenças do que pedidos ingressando. Dos mil processos que tramitavam no começo do ano agora restam cerca de 600. A previsão é normalizar os prazos até o final do ano.

Liberação de licenças para agricultura levam menos de um mês no IMA regional. O gerente MARCELO FIÓRIO afirma que o prazo legal para qualquer projeto é 90 dias, mas, há caso de alguns esperando liberação há quase dois anos. Ele cita que são diversos os entraves, entre eles, divergências e problemas na documentação que precisa ser correta para agilizar as etapas. O gerente afirma que no caso dos empreendimentos agrícolas nas áreas de avicultura e suinocultura as licenças estão sendo liberadas em 20 a 30 dias. Porém, mencionou casos mais complexos como os loteamentos habitacionais e industriais que possuem várias exigências. FIÓRIO explica que além da ordem de protocolo os pedidos são analisados conforme a especialidade. Ele admitiu que algumas áreas estão em atraso.

Realização ou não das eleições deste ano divide opiniões em SJCedro. A Rádio Cedro FM realizou uma enquete nas ruas para saber a opinião dos moradores sobre o pleito de outubro previsto para ocorrer no dia quatro, mas, com chance de transferência de data. GILMAR ALVES SIQUEIRA é contra a realização do pleito devido a instabilidade trazida com a pandemia da Covid 19. Ele afirma que a previsão era um ano bom, mas agora é preciso fazer reorganização. ADRIANO DALSÓGLIO também é contrário e percebe que além do Coronavírus os governantes estão em “guerra política” gerando outra crise. RICARDO COLELLA também se manifestou contrário porque entende que a prioridade é investir em saúde e as eleições podem esperar. Ele considera que no ano que vem, conforme o cenário, a eleição pudesse ser realizada. MICHEL ADAMS é favorável pela renovação que se faz necessária. Ele entende que os atuais gestores estão há quatro ano e encerrando seus projetos. Ele prevê que os novos eleitos tenham oportunidade de novos projetos.

Eleitores de SJCedro cogitam possibilidade unificar as eleições municipais, estaduais e federais. Outro morador que conversou com a reportagem foi MAICON FERRÃO que é contrário ao processo eleitoral ser feito neste ano. Ele destaca que as eleições poderiam ser unificadas daqui dois anos. Cita a redução de gasto e também outros transtornos. MARGARETE SCHNENEVAL é favorável apesar das dificuldades do ano. Ela também espera que a renovação traga melhorias. NEIVA CHARÃO é favorável que o pleito ocorra neste ano para que a população tenha chance de opinar e escolher seus novos representantes. Ela considera que para haver uma eleição única, em 2022, a ideia deveria ser programada antes, amadurecida e não definida de última hora.

Família perde mil reais no golpe do falso sequestro em SMOeste. A Polícia Militar recebeu uma chamada e foi até o local conversar com as vítimas. O casal relatou que recebeu uma ligação por volta das cinco horas da manhã. O homem que ligou disse que havia sequestrado a filha do casal que mora em outra cidade. Uma mulher começou a falar afirmando que era a filha das vítimas. Os estelionatários pediram 20 mil como resgate e a famílias depositou mil reais. Depois disso, eles conseguiram contato com a filha que confirmou que estava bem. Foi confeccionado o boletim de ocorrências com os dados dos depósitos e o caso será investigado pela Polícia Civil.

Polícia Militar já cumpriu mais de 50 mandados de prisão na região neste ano. A PM vem atuando de forma cada vez mais pró-ativa com foco na redução de índices de criminalidade e o aumento da segurança no Extremo Oeste. O comandante regional, MARCELO DE WALLAU explica que para atingir estes objetivos, têm sido realizadas operações policiais voltadas para o enfrentamento de situações especificas, como o tráfico de drogas, e o reforço das ações rotineiras, como a abordagem de pessoas e veículos em atitudes suspeitas. Além destas ações, é dada ênfase no cumprimento de mandados de prisão, onde desde janeiro deste ano 54 pessoas foram detidas em decorrência destas ordens. WALLAU observa que este número representa uma resposta a demanda da sociedade por um Estado cada vez mais seguro ao retirar do convívio social pessoas procuradas pela justiça.

Polícia Civil e vigilância sanitária apreendem diversos produtos em desacordo com a legislação. Após informações recebidas dando conta da fabricação e comercialização de produtos sem a devida autorização da ANVISA, nesta quarta-feira as equipes realizaram vistoria em um estabelecimento de Descanso. No local foram apreendidos 676 produtos expostos à venda cujas embalagens estavam em desconformidade com as prescrições legais. As mercadorias não apresentavam informações exigidas pelo órgão regulador como nome do produto, marca, número de registro, lote, validade, conteúdo, modo de uso, restrições, ingredientes e composição. Também se constatou que quantidade significativa dos produtos não possuía qualquer autorização para a fabricação, tornando-os impróprios ao consumo, conforme o Código de Defesa do Consumidor. As exigências têm por finalidade promover a proteção da saúde da população. O responsável pelo local foi preso por crime contra as relações de consumo. A pena é de dois a cinco anos de prisão.

Dois acidentes na SC-163 deixam três vítimas com lesões graves. Por volta das 17 horas de ontem o Corpo de Bombeiro de Itapiranga foi acionado para atender acidente de trânsito na SC 163 no acesso a área indústria, próximo à cidade de Itapiranga. Ocorreu atropelamento de trabalhadores da operação tapa buracos seguido de colisão de motocicleta em caminhão. O condutor da motocicleta Honda Biz de Itapiranga se deparou com trabalhadores de uma empresa que faziam o trabalho de tapa buracos na pista. Dois foram atingidos pela motocicleta que em seguida se chocou com o caminha Ford Cargo da empresa. O condutor da moto, um homem de 30 anos apresentava fratura nos dois braços. Um funcionário da empresa, 49 anos apresentava fratura exposta na perna direita. Outro trabalhador, 38 anos, sofreu escoriações pelo rosto e um corte próximo a orelha. As três vítimas foram conduzidas ao hospital Sagrada Família.

Polícia Rodoviária Federal apreende bitrem com cerca de duas toneladas de maconha. Uma equipe realizava fiscalização de combate ao crime na tarde de ontem na BR 282, em Maravilha quando, volta das 16 horas houve abordagem de um bitrem emplacado em Dois Vizinhos/PR. Segundo o motorista, o veículo estava vazio, mas os policiais desconfiaram da versão e realizaram uma fiscalização detalhada. A documentação estava correta, porém quando os policiais verificaram os semirreboques, constataram grande quantidade de fardos de maconha embaixo da lona. O motorista, 35 anos, com identidade de Rondônia e habilitação do Espírito Santo, afirmou que trazia a droga do Paraná e iria entregar no Rio Grande do Sul, mas, não sabia o local. Foram encontrados dois mil e cem quilos de maconha. O motorista foi preso e encaminhado para a Delegacia de Maravilha.

PRF apreende crack e prende dois homens na BR-163. Policiais rodoviários federais do Grupo de Operação com Cães apreenderam na ontem em Guaraciaba 71 quilos de crack, subproduto da cocaína e altamente viciante. Durante fiscalização em um Ford Cargo placas de São Paulo/SP, os cães farejadores Billy e Baster deram sinal positivo para a presença de algum entorpecente próximo à caixa de comida do veículo. A droga estava escondida em fundos falsos que somente puderam ser abertos com auxílio de ferramentas. O motorista e o passageiro disseram que buscaram a droga em Cascavel e a levariam até a região sul de SC. Eles foram encaminhados à Delegacia de Guaraciaba e vão responder por tráfico de drogas.

Idosa morre atropelada por motocicleta no interior. O atropelamento aconteceu nesta quarta-feira, na Linha São Luiz, interior de Santa Terezinha do Progresso. O Corpo de Bombeiros de Maravilha foi chamado para atender a ocorrência. Quando os socorristas estavam indo para o local atender a vítima, a viatura foi interceptada em Tigrinhos por uma ambulância da Secretaria de Saúde que estava levando a vítima para o Hospital São José de Maravilha. A guarnição, ao realizar avaliação, constatou que a idosa já estava sem sinais vitais. Os bombeiros começaram os procedimentos de Ressuscitação Cardiopulmonar, mas sem êxito. Ao chegar no pronto socorro o médico confirmou o óbito.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.