ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 21/04/2023

GLOBO EM FOCO – 21/04/23

-SUPREMO TEM DOIS VOTOS PARA DERRUBAR TR NA CORREÇÃO DO FGTS

-POLICIAIS ARMADOS FICARÃO DENTRO DE ESCOLAS E DEVEM CIRCULAR DURANTE RECREIO EM SC

-SECRETÁRIOS DEBATEM AÇÕES REGIONAIS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

-SÃO JOÃO DO OESTE PUBLICA DOIS EDITAIS DE CONCURSOS PÚBLICOS

-JORNADA DAS LICENCIATURAS TERÁ LANÇAMENTO DE FILME

-POLÍCIA IDENTIFICA AUTOR DE AMEAÇA CONTRA ESCOLA EM BELMONTE

-DUAS PESSOAS EM CAMPO ERÊ POR AMEAÇAS DE ATAQUES EM ESCOLAS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de sete graus e a máxima para hoje deve ser de 24 graus

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo cinco reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.

A Dinamarca e a Holanda devem entregar 14 tanques Leopard 2 à Ucrânia, anunciou o Ministério da Defesa dinamarquês nesta quinta-feira. Os veículos militares devem ser entregues no início de 2024 e o custo total estimado de 165 milhões de euros, cerca de 908 milhões de reais, será dividido igualmente entre as duas nações europeias. Em uma declaração separada, a ministra da Defesa holandesa, afirmou que a segurança ucraniana e europeia estão ligadas.

O chefe da diplomacia da União Europeia, JOSEP BORRELL, afirmou nesta quinta-feira que a posição do bloco sobre a Nicarágua "é muito clara" e que a retirada da aprovação ao novo embaixador da União Europeia no país após um apelo pela democracia não "vai silenciá-lo". BORRELL recordou que o bloco europeu "criticou e condenou as violações dos direitos humanos que ali ocorrem", mas que, apesar disso, mantém, na medida do possível, "a ajuda e a cooperação" no país latino-americano. No comunicado de terça-feira, emitido por BORRELL, a UE afirmava apoiar uma solução "democrática, pacífica e negociada" para a crise na Nicarágua.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, anunciou nesta quinta-feira oficialmente que pedirá a seu Congresso 500 milhões de dólares, cerca de dois bilhões e meio de reais para o Fundo Amazônia, o programa do governo brasileiro que financia ações de combate ao desmatamento na Floresta Amazônica com verba de governos estrangeiros. O valor é dez vezes mais que o inicialmente planejado por Washington em fevereiro, quando os Estados Unidos anunciaram intenção de aderir ao fundo brasileiro, que financia ações de combate ao desmatamento. Mais cedo, a Casa Branca já havia informado, em um documento, a intenção de BIDEN de pedir o valor mais alto ao Congresso.

A Justiça Federal em Pernambuco determinou que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra desocupe uma fazenda pertencente à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária localizada em Petrolina. Em sua decisão, desta quarta-feira, a juíza federal DANIELLI FARIAS RABELO LEITÃO RODRIGUES estabelece que os cerca de 600 integrantes do movimento que estão na propriedade desde a madrugada do último domingo deixem a área em até 48 horas após serem notificados, o que aconteceu na manhã de ontem. A juíza também estabeleceu uma multa diária de 500 reais a ser aplicada contra o MST caso seus integrantes não deixem o local voluntária e pacificamente dentro do prazo.

Após o voto de dois ministros em plenário nesta quinta-feira, o STF interrompeu o julgamento que analisa se a Taxa Referencial deve ser utilizada como índice de correção dos depósitos do FGTS. A sessão será retomada na próxima semana. A ação foi apresentada em 2014 pelo partido Solidariedade, que diz que a taxa não acompanha a inflação desde 1999. Além disso, o partido pede à Corte que determine a adoção de outro indicador inflacionário, como o INPC. Durante a sessão, os ministros LUÍS ROBERTO BARROSO e ANDRÉ MENDONÇA votaram para considerar inconstitucional o uso da TR para correção. Para os ministros, a remuneração das contas não pode ser inferior ao rendimento da caderneta de poupança.

A Polícia Federal marcou para esta sexta-feira o depoimento do general GONÇALVES DIAS, que se demitiu na quarta do comando do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Ele pediu demissão após ser divulgado um vídeo que mostra o general circulando entre invasores do Palácio do Planalto no dia dos atos de 8 de janeiro. Outros funcionários do GSI também aparecem em meio aos invasores, conversando. Um deles, um major, oferece água para os extremistas. DIAS disse que estava no local para retirar os invasores de lá. Na quarta, o ministro do Supremo Tribunal Federal ALEXANDRE DE MORAES determinou que a Polícia Federal ouvisse, em até 48 horas, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional general GONÇALVES DIAS, o que vai acontecer nesta sexta-feira.

O Ministério da Saúde divulgou nesta semana o edital do Programa Mais Médicos, que já tinha sido anunciado pelo governo federal. Serão seis mil e 200 profissionais contratados no Brasil, para mais de duas mil cidades. Destes, Santa Catarina vai receber 224 médicos em 114 municípios. O salário do profissional é uma bolsa-formação no valor de 12 mil 385 reais para 32 horas de atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde. Para atrair os brasileiros, o governo também prevê ajuda àqueles que estão pagando financiamento do curso pelo Fies. O programa passou por reformulação e agora, a prioridade vai ser para médico formado no Brasil.


Os policiais armados que farão parte do ambiente escolar em Santa Catarina, em até 60 dias, ficarão dentro das escolas e deverão circular em áreas comuns dos estudantes, incluindo no recreio. O projeto de lei que determina a permanência dos profissionais em unidades da rede estadual foi aprovado na quarta-feira pela Assembleia e deve ser sancionado pelo governador JORGINHO MELLO na próxima semana. Um decreto que define as normas e horários dos policiais ainda será publicado no Diário Oficial. Até então, não há previsão de como vão funcionar as unidades com três turnos, já que o projeto de lei prevê um policial responsável por cada escola. Conforme a Casa Civil, os profissionais não farão serviço de guarda ou vigia, e terão como função circular por todo o espaço interno da unidade a fim de “garantir a segurança de todos os estudantes”.

Santa Catarina exportou 150 mil toneladas de carne suína com receitas que passam de 362 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2023. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, os valores correspondem a altas de, respectivamente, 11 vírgula dois e 25 virgula três por cento. Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola. Os resultados positivos do trimestre devem-se ao crescimento dos embarques para a maior parte dos principais destinos, em especial a China, com nove e meio por cento em quantidade e 32 vírgula por cento em valor e o Chile, com 98 por cento em quantidade e 132 por cento em valor exportado.

Prefeitura de São João do Oeste publica dois editais de concursos públicos. O objetivo é atender a demanda de provimento imediato e também formar cadastro de reserva. De acordo com o secretário de administração, ANDRÉ KLUNK, os editais estão disponíveis no site da prefeitura e também no portal de concursos da Ameosc. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de maio e os cargos contemplam diferentes níveis de escolaridade, desde ensino fundamental até o ensino superior. KLUNK cita que o cargo de provimento imediato é para analista de controle interno, que deixará de ser comissionado e passará a ser um cargo efetivo.

No caso do cadastro de reservas, ANDRÉ KLUNK destaca que os cargos são de fonoaudiólogo, professor de língua alemã, artes, inglês, informática, arquivista e também de operário. Para a área da saúde, a reserva inclui agente de combate às endemias, técnico em enfermagem e técnico em saúde bucal. O secretário de administração de São João do Oeste lembra que o concurso público tem validade de dois anos e o objetivo do cadastro de reserva é ter pessoas à disposição, em caso de necessidade de chamamento extra. As provas vão ser aplicadas no dia 28 de maio e o resultado preliminar deve ser divulgado até o dia 20 de junho, com publicação do resultado oficial no dia 23 de junho.

São João do Oeste terá diversos eventos culturais no mês de maio. O destaque é a escolha do casal infantil que vai representar o município em eventos por toda a região. De acordo com o secretário de administração, ANDRÉ KLUNK, as inscrições para o concurso de escolha do casal Hans und Hanna encerram nesta sexta-feira. O desfile vai acontecer no dia 13 de maio, na Sociedade Aliança. Nessa data também será feito o lançamento oficial da décima terceira Semana Alemã, com apresentação oficial das atividades previstas para os oito dias do evento, entre 22 e 29 de julho. No mês de maio, o vigésimo sétimo Festioeste também vai movimentar São João do Oeste nos dias 26 e 27. Até o momento, o festival da canção já recebeu mais de 40 inscrições de calouros de toda a região.

Ministério Público ajuíza ação civil pública contra prefeito de São Miguel do Oeste e presidente da Acismo. O Ministério Público de Santa Catarina, por meio da quarta Promotoria de Justiça de São Miguel do Oeste, ajuizou Ação Civil Pública contra o prefeito, uma associação comercial e o presidente da entidade pela possível prática de ato de improbidade administrativa e ato lesivo à administração pública. Eles teriam frustrado, em ofensa à imparcialidade, o procedimento licitatório para fornecimento, gerenciamento, implantação e administração de cartões do programa Vale Merenda para alunos beneficiários do Bolsa Família em razão da pandemia de COVID-19.

A Promotora de Justiça MARCELA FERNANDES explica que em nove de julho de 2020, mediante dispensa de licitação, o Município de São Miguel do Oeste teria contratado a associação comercial para essa operacionalização. Contudo, a contratação verbal teria ocorrido muito antes de ser lançado o Processo de Dispensa, ainda no dia 24 de abril, quando o presidente teria enviado uma mensagem no grupo da associação afirmando que foi feita uma nota de solidariedade para o prefeito e em contrapartida teria sido fechado com ele o Cartão Social para o Vale Merenda, gerando renda para a associação.

A Acismo divulgou nota contestando a ação civil pública contra o Prefeito Wilson Trevisan, do Presidente da Associação Empresarial, Daniel de Souza, sobre suposta prática de atos de improbidade administrativa. A nota cita que os fatos imputados estão relacionados à disponibilização gratuita ao município de São Miguel do Oeste do cartão UtilSocial, fornecido pela FACISC- Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, para fins de distribuição dos recursos da merenda escolar durante o período de fechamento das escolas no ano de 2020, em decorrência do Covid-19. A nota afirma ainda que a Associação não recebeu para si qualquer valor de verba pública, pois prestou o serviço em caráter gratuito em favor da municipalidade, por solidariedade ao momento vivido.

Secretário de educação do Extremo Oeste discutem formas de garantir o atendimento de alunos com necessidades especiais em sala de aula. A educação especial nas unidades escolares tem registrado um grande aumento de manda para situações específicas das crianças. O Secretário de Educação de São João do Oeste, CLAUNEI WEBER afirma que alguns casos são solucionados com estagiários e auxiliar de educação infantil. Ele é coordenador do colegiado de secretários da educação da Ameosc e defende ações coletivas para soluções em diferentes municípios. WEBER chama atenção que o problema é maior no ensino fundamental que não possui medidas eficientes para permitir o planejamento das atividades ao longo do ano.

O problema na educação especial é comum em vários municípios. Secretarias de educação enfrentam dificuldades e buscam soluções definitivas, sendo que alguns municípios estão fazendo regulamentações para atender questões apontadas pelo Ministério Público. CLAUNEI WEBER informa que o debate regional visa uma solução coletiva, que atenda às necessidades de todos os municípios e solucione o problema. O foco está em atender melhor as crianças e não apenas ter leis para seguir a legislação existente e evitar punições. O Secretário defende um modelo que seja referência para adequações a cada legislação municipal. CLAUNEI WEBER ressalta que é preciso buscar formas de gerar uma verdadeira inclusão social e garantir as melhores condições possíveis para o aprendizado de alunos com necessidades especiais.

Municípios também enfrentam dificuldade em contratar profissionais habilitados específicos nestas áreas. CLAUNEI WEBER afirma que falta capacitação para algumas demandas na educação especial em sala de aula. O coordenador do colegiado de secretários da educação da Ameosc, também observa que é preciso ajustar a realidade financeira de cada município. Segundo ele, a legislação não é muito simples, pois é preciso conciliar atendimento de qualidade sem comprometer as finanças das secretarias municipais de educação. De acordo com WEBER, o ideal é ter o máximo de cuidado para oferecer excelência no atendimento e que seja possível a manutenção ao longo dos anos.

Evento da Uceff terá lançamento de filme sobre a segunda Guerra Mundial. A décima sétima Jornada das Licenciaturas será realizada de 17 a 25 de maio. Evento ocorre na Sociedade Imigrantes de Itapiranga. É um curso de formação continuada e atividade curricular complementar de caráter acadêmico e profissional realizado pelo curso de licenciatura em pedagogia da UCEFF. A professora e coordenadora do evento, MARIA PREIS WELTER, chama atenção para a abertura da programação com lançamento do filme: Os Súditos do Eixo, baseado nos campos de concentração no Brasil durante a II Guerra Mundial. a região de Porto Novo, atual território de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste teve várias situações de perseguições aos imigrantes e possui destaque na produção cinematográfica.

O roteiro da Jornada das Licenciaturas ainda terá palestras que vão abordar temas relevantes e com abrangência diversificada. Conforme a professora MARIA PREIS WELTER, no dia 18 ocorre palestra sobre autismo no contexto escolar, com LÍVIA FERREIRA. Outra abordagem será sobre vivenciando a aprendizagem: Educação Disruptiva, com REGINA SHUDO. Também será destacado, o corpo aprende: neurobiologia da aprendizagem, com RODRIGO SARTORIO. A última palestra do roteiro será no dia 25 com ELCIO CECCHETTI, destacando o papel da escola pública: percurso formativo contínuo e curricular. Os participantes terão direito a certificado de 20 horas de capacitação.

Uceff busca parcerias com municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. A coordenadora de extensão da Uceff, BRUNA WERLANG cita que a Jornada das Licenciaturas possibilita capacitações para profissionais da educação e até de outras áreas. Ela menciona parceria com a Coordenadoria Regional de Educação e secretarias municipais de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. BRUNA WERLANG afirma que já existe diálogo com outros municípios da região e novas parcerias devem ser definidas nos próximos dias. As inscrições estarão disponíveis até o dia 10 de maio. A coordenadora de extensão da Uceff lembra que os assuntos debatidos na Jornada das Licenciaturas são relevantes e vão contribuir para melhorar a qualidade da educação nos municípios.

A Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina iniciou às 18 horas desta quinta-feira, a “Operação Tiradentes 2023”, que seguirá até segunda-feira. O objetivo é de proporcionar conforto, fluidez e segurança no trânsito durante o feriado prolongado, de modo a garantir a ordem pública e o clima de tranquilidade nas rodovias atarinenses. Nesta operação estão envolvidos os 25 postos rodoviários do Comando de Polícia Militar Rodoviária, com emprego de policiais em escala de revezamento. A exemplo de outras Operações já realizadas, o Comando de Polícia Militar Rodoviária atuará para prevenir a ocorrência de acidentes de trânsito, bem como possíveis infrações. As principais recomendações incluem não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, utilizar o cinto de segurança e dispositivos de retenção adequados, respeitar os limites de velocidade e só ultrapassar com segurança.

Polícia recupera veículo furtado em Iporã do Oeste. A investigação contou com análise de imagens de câmeras de monitoramento. Segundo relato do proprietário, a polícia avistou o automóvel pouco antes das sete horas da manhã de ontem no município de Ipuaçu. O monitoramento seguiu durante todo o dia, quando por volta das 19h, o carro foi visto passando por Pinhalzinho. As guarnições realizaram o acompanhamento por uma estrada de chão, no sentido a Saudades. Em determinado momento, dois homens abandonaram o carro e adentraram em uma área de mata. Eles não foram identificados e o carro foi recuperado. O Passat 2008 havia sido furtado no início da manhã de quarta-feira, quando um dos autores usou uma tábua para subir na parede e forçar uma janela para entrar na casa, onde pegou a chave do carro que estava na garagem. O veículo deve ser devolvido ao dono na próxima segunda-feira.

Polícia Civil identifica autor de ameaça contra escola em Belmonte. Na última sexta-feira, a Polícia Civil de Belmonte foi informada sobre uma ameaça contra alunos e o diretor de uma escola da cidade. Uma estudante repassou a Polícia que durante um “live” através do Instagram, um perfil falso adentrou na transmissão e fez as ameaças. Na tarde de ontem, a Polícia Civil conseguiu identificar o endereço do autor. Desta forma, Policiais Civis de Descanso, Belmonte, Santa Helena e da DIC de São Miguel do Oeste estiveram na residência onde apreenderam o telefone celular de onde partiram as ameaças. A pessoa responsável informou que se tratava de uma brincadeira e que fez para assustar os colegas.

O Delegado de Polícia, THIAGO GOMEZ, que coordenou as investigações, disse que a Polícia chegou ao endereço através do uso de modernas ferramentas de investigação tecnológica. Ele alerta que mesmo com ameaças efetuadas pela Internet é possível identificar e prender os autores. O policial pede aos pais que orientem seus filhos sobre riscos do uso indevido das redes sociais e que atitudes como essa causam clamor social até serem descobertas. Até porque, a mesma energia que se gasta para descobrir a autoria real de um crime, é a mesma despendida para descobrir e averiguar uma Fake News.

Operação Policial prende duas pessoas em Campo Erê por supostas ameaças de ataques em escolas. A operação DEIC Presente aconteceu nesta quinta-feira, e contou com o apoio de policias do Departamento Estadual de Investigações Criminais, Delegacia Especializada e Divisão de Investigação Criminal de São Lourenço do Oeste. A operação tem como objetivo manter a segurança de toda a comunidade escolar, identificar e responsabilizar adolescentes e maiores de idade que publicam informações falsas de supostos ataques em escolas. Sete mandados de busca e apreensão, quatro internações provisórias de adolescentes e duas prisões preventivas foram cumpridas em Florianópolis, São José, Biguaçu, Brusque, Blumenau, Capinzal e Campo Erê. Em Campo Erê, a prisão dos dois homens e o cumprimento de busca e apreensão foi no bairro São Cristóvão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.