ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 21 04 2021

-CÂMARA APROVA PRORROGAÇÃO DO AUXILIO PARA O SETOR CULTURAL

-ESTADO APRESENTA PLANO DE VACINAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

-TREVISAN ENTRA EM LICENÇA E ZANARDI ASSUME COMANDO DA PREFEITURA

-VOLUME DE PEDIDOS DE LICENÇA AMBIENTAL NO CONDER AUMENTA 20 POR CENTO

-SECRETÁRIA ALERTA PARA REDUÇÃO DE CASOS, MAS AGRAVAMENTO DE SINTOMAS DA COVID

-TOMBAMENTO DE CAMINHÃO CARREGADO COM RAÇÃO DEIXA DOIS FERIDOS

-POLÍCIA PROCURA ADOLESCENTES INFRATORES QUE FUGIRAM DO CASEP

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 52 centavos. O euro está valendo seis reais e 65 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O ranking mundial da Liberdade de Imprensa da organização Repórteres Sem Fronteiras foi divulgado nesta terça-feira e aponta a Noruega como o país onde há mais liberdade de imprensa no mundo. Em segundo, ficou a Finlândia. Os Estados Unidos ficaram em quadragésimo quarto lugar. No último ano do mandato de DONALD TRUMP, houve um número recorde de agressões e prisões de jornalistas. O Brasil caiu quatro posições e ficou na posição de número 111.

Diante do alerta de especialistas para o aumento de crises de ansiedade provocadas pela longa pandemia de Covid-19, o governo francês anunciou um pacote de dez sessões gratuitas de terapia para crianças e adolescentes de 3 a 17 anos de idade. As famílias são incentivadas a procurar psicólogos e psiquiatras se notarem sinais de depressão nos menores. O pacote vai permitir o reembolso de 100 por cento dos gastos com dez atendimentos psicológicos para crianças e adolescentes de 3 a 17 anos durante a crise. As despesas serão assumidas pela Seguridade Social francesa, o equivalente ao SUS no Brasil.

O ex-policial DEREK CHAUVIN foi condenado, nesta terça-feira, pela morte de George Floyd, homem negro asfixiado durante uma abordagem policial em maio de 2020, em Mineápolis, nos Estados Unidos. Os 12 jurados estavam reunidos desde segunda-feira para discutir o caso e chegar a uma decisão unânime. Antes, foram ouvidos os depoimentos de testemunhas, defesa e acusação no processo. CHAUVIN se recusou a depor no tribunal. A pena ainda será anunciada pelo juiz nos próximo dias.

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira, em votação simbólica, um projeto de lei que prorroga o auxílio emergencial de trabalhadores do setor da cultura em razão da pandemia do novo coronavírus. O texto foi aprovado no Senado no fim de março e agora segue para sanção do presidente JAIR BOLSONARO. A lei que garantiu o pagamento do auxílio emergencial para o setor cultural, batizada de Lei Aldir Blanc, foi aprovada em 2020. Além da renda emergencial, a proposta garantiu recursos para manutenção de espaços culturais e editais e chamadas públicas. Com isso, o governo ganhou um novo prazo para aplicação dos 777 milhões de reais do programa ainda não foram usados para ajudar o setor.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira a urgência de um projeto de lei, de autoria do Executivo, que abre caminho para a privatização dos Correios. Foram 280 votos a favor e 165 contrários. A aprovação adianta a tramitação da proposta, fazendo com que ela possa ser votada diretamente no plenário, sem a necessidade de passar por comissões. O conteúdo do projeto, porém, não foi votado nesta terça. Após aprovação pela Câmara, o texto ainda precisa passar pelos senadores. O texto enviado pelo governo autoriza o Executivo a transformar a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, hoje 100 por cento estatal, em uma sociedade de economia mista, vinculada ao Ministério das Comunicações.

O presidente JAIR BOLSONARO se reuniu nesta terça-feira com empresários no primeiro encontro "Diálogos pelo Brasil" do ano, grupo criado por PAULO SKAF, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Na reunião, por videoconferência, BOLSONARO falou sobre o plano nacional de imunização e sobre a agenda de reformas. Estiveram presentes 10 ministros, entre eles PAULO GUEDES, da Economia, e 40 empresários. Eles empresários ressaltaram a importância da vacinação, da estabilidade econômica, de novos investimentos e das reformas estruturais. BOLSONORO disse que o Brasil não parou, que o governo fez muitas coisas. Ele afirmou ainda que não tem medo de CPI e que espera que essa ação não prejudique o trabalho do governo.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou em plenário na tarde desta terça-feira uma resolução que revoga as medidas cautelares impostas pela Justiça a JÚLIO GARCIA que impediam que ele voltasse ao cargo de deputado estadual. O político foi preso preventivamente duas vezes na Operação Alcatraz, em prisão domiciliar, e é réu em um processo relacionado a suspeitas de lavagem de dinheiro. Não foi informado quando ele deve retornar ao cargo. A resolução foi aprovada nesta terça com 31 votos favoráveis, três contrários e três abstenções, de acordo com a Alesc. Conforme o projeto, as medidas cautelares revogadas são recolhimento noturno, impossibilidade de ausentar-se de Florianópolis e utilização de tornozeleira eletrônica.

A proposta do Plano de Vacinação para Profissionais da Educação de Santa Catarina foi apresentada na tarde desta terça-feira, a entidades representantes dos municípios e dos sindicatos da categoria. A proposta considera critérios de prioridade para a vacinação dos profissionais com maior risco de contágio de Covid-19. O primeiro grupo a ser vacinado será composto por profissionais que atuam no atendimento presencial. O segundo grupo é com os profissionais que atuam em atividade remota. Para organizar a vacinação, o comitê desenvolveu um formulário para a coleta dos dados dos profissionais que atuam nas instituições das diversas etapas de ensino. Esse cadastramento deve começar na próxima segunda-feira.

Santa Catarina é um dos três estados brasileiros que não integram a carta dos governadores ao presidente norte-americano, JOE BIDEN, com compromissos para enfrentar a emergência climática global. Além da governadora interina de Santa Catarina, DANIELA REINEHR, também não assinaram o documento os governadores de Rondônia, CORONEL MARCOS ROCHA e Roraima, ANTÔNIO DENARIUM. A assessoria de DANIELA informou que a carta não passou por ela desde que assumiu o governo, e que o documento teria chegado ao Estado ainda em março, antes do afastamento de CARLOS MOISÉS. No entanto, a mobilização para coleta de assinaturas só ocorreu em abril. A ideia da carta é firmar a posição dos estados brasileiros como cumpridores das leis e das boas práticas em relação ao meio ambiente.

A Administração de Barra Bonita recebeu, nesta semana, um veículo adquirido com recursos de emenda parlamentar. Os valores foram garantidos pela deputada do PT, LUCIANE CARMINATTI. A emenda, no valor de cem mil reais, foi usada paracompra de um veículo Spin. A prefeitura ainda entrou com uma contrapartida de quatro mil e 600 reais. O veículo será destinado para os serviços administrativos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. O carro chegou nesta semana e será usado assim que a documentação estiver regularizada.

Mais de 30 pessoas, entre Secretários de Agricultura e técnicos de municípios da região participaram na última sexta-feira de uma palestra virtual sobre a cigarrinha, uma praga que atacou as lavouras de milho e trouxe muitos prejuízos para a região. O assunto foi apresentado pelo Entomologista, LEANDRO DO PRADO RIBEIRO. A atividade foi uma iniciativa da Ameosc. A palestra durou cerca de 2h30minutos e os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre o assunto. De acordo com o presidente do colegiado, DIRCELEI ARENHARDT, a situação é muito preocupante já que a ataque da cigarrinha comprometeu muitas lavouras de milho e isso pode ter consequências na alimentação do rebanho de leite da região.

Os agricultores que tiveram perdas nas lavouras devido à cigarrinha podem acessar a cobertura do programa Próagro. A informação é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. De acordo com ele, a ação é possível graças ao Banco Central que acabou editando uma portaria que permite esse procedimento. Segundo ele, a medida é válida desde que os agricultores tenham feito operação de custeio das lavouras de milho. Conforme SIMON, a alteração na portaria ocorreu na última semana e desde então já está disponível para os interessados.

Os agricultores que já haviam solicitado cobertura devido aos prejuízos causados pela cigarrinha e tiveram seus pedidos negados, podem solicitar revisão da decisão. A afirmação é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele destacou que em condições normais, não havia cobertura para os danos causados pela cigarrinha visto existir métodos de controle difundidos. Ele lembrou que a região Sul não era atingida até pouco tempo por essa questão. SIMON declarou porém, que nos últimos meses os prejuízos foram elevados e por isso o Banco Central precisou tomar alguma medida para amenizar os impactos causados pela cigarrinha.

Na região Extremo Oeste a Epagri espera uma boa adesão a medida editada pelo Banco Central. O comentário é do gerente regional, SIDINEI SIMON. Ele disse que o órgão espera uma procura expressiva visto que a maioria das lavouras são seguradas pelo programa Próagro. Ele ressaltou que a demanda é grande nos municípios de abrangência devido à seca e agora à cigarrinha. SIMON salientou que dúvidas podem ser sanadas diretamente com as instituições financeiras ou nos escritórios locais da Epagri de cada município da região.

A Câmara de Vereadores aprovou, nesta terça-feira, uma moção de apelo solicitando a isenção ou redução de taxas e tributos dos profissionais e empresas do setor de eventos, hotéis, bares, restaurantes, turismo e clubes recreativos. O pedido é de autoria dos vereadores RAVIER CENTENARO e MOACIR FIORINI. Eles alegam que o setor é um dos mais afetados pela pandemia. Ele sustentam que essas empresas, ao contrário de outros segmentos que já retomaram suas atividades e estão gerando receitas, ainda estão impossibilitados de trabalhar. O pedido dos vereadores será encaminhado ao governo do estado e à prefeitura de São Miguel do Oeste. A moção reforça o documento com as mesmas reivindicações apresentado na semana pela Acismo aos governos estadual e municipal.

Outro assunto discutido na câmara de vereadores na sessão de ontem a noite foi o problema da falta de perícia presencial na agencia local do INSS. O vereador VANIRTO CONRADT apresentou uma moção de apelo pedindo ao instituto que retome as perícias em regime de urgência. De acordo com o vereador, não se pode tolerar a omissão de atendimento e informações relativas aos benefícios previdenciários de auxílio-doença, em especial a falta de médico perito na agência. VANIRTO lembrou que desde o início da pandemia de Covid-19, a agência de São Miguel do Oeste deixou de atender presencialmente os segurados, cancelando as perícias médicas agendadas e gerando uma grande dificuldade para a população que precisa dos serviços.

Os vereadores também aprovaram nesta terça-feira um requerimento de informações a respeito da renovação do contrato que a prefeitura tem com a Casan. O objetivo do pedido é saber o que o município está fazendo para impedir a renovação automática do convênio para exploração dos serviços de fornecimento de agua pela empresa do estado. O requerimento é de autoria dos vereadores MARIA TEREZA CAPRA, CARLOS AGOSTINI, CRIS ZANATTA, GILMAR BALDISSERA e NINI SCHARNOSKI. Os vereadores lembram que esse convênio, assinado em 22 de julho de 2002 e que possui vencimento em 22 de julho de 2022, prevê que o convênio ficará "automaticamente prorrogado, por igual prazo, se até 12 meses antes do seu término, nenhuma das partes o denunciar". Eles entendem, portanto, que o município devem tomar medidas sobre o assunto até julho deste ano.

A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira o Projeto de Lei que dispõe sobre a publicação da lista das pessoas vacinadas contra a Covid-19 no Portal da Transparência do município. A proposta é de autoria da vereadora MARIA TEREZA CAPRA. O projeto obriga o Executivo a publicar, no portal da transparência, a lista nominal das pessoas vacinadas contendo o nome completo, CPF com os cinco primeiros dígitos substituídos por asteriscos, data de aplicação das vacinas e grupo prioritário. A proposta prevê ainda que a lista tenha informações sobre o local de trabalho do vacinado, além do código e lote da vacina aplicada. Conforme o projeto, a publicação deverá ser atualizada diariamente. O projeto foi aprovado por maioria com abstenção de RAVIER CENTENARO.

O vice-prefeito de São Miguel do Oeste, EDENILSON ZANARDI, vai comandar a prefeitura até o início de maio. Ele assumiu, pela primeira vez o cargo de prefeito, no final da tarde de ontem. O titular, WILSON TREVISAN, transmitiu o cargo em ato realizado no Salão Nobre da Prefeitura. A transmissão da chefia do poder executivo contou com a presença de secretários municipais, vereadores e familiares do vice-prefeito. O prefeito entrou em licença e ZANARDI vai permanecer na condição de prefeito em exercício até o dia dois de maio. TREVISAN salientou a relação de confiança existente entre ele e ZANARDI e o vice-prefeito afirmou que é uma honra assumir o comando do município. Ele destacou ainda que assume a função com muita responsabilidade e espírito de equipe.

O volume de pedidos de licenciamento ambiental protocolados no Conder Ambiental aumentou cerca mais de 30 por cento cento nos primeiros três meses do ano na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o diretor do setor ambiental do Consórcio de Desenvolvimento Regional, JOSÉ MORA, a média, que era de cem a 110 pedidos por mês em 2020, passou para cerca de 150 nos primeiros meses deste ano. Ele explicou que mais dois municípios ingressaram no consórcio neste ano, mas mesmo assim, o crescimento foi muito expressivo. Maravilha e Romelândia foram os últimos a entrar no Conder. MORA comentou que a equipe de trabalho ainda é suficiente para dar conta da análise dos pedidos, mesmo com o aumento dos pedidos e dos municípios atendidos.

De acordo com o diretor do Conder, JOSÉ MORA, vários fatores explicam o crescimento do volume de pedidos de licenciamentos ambientais na entidade. Ele disse que um dos fatores é o aumento da exportação de carnes de aves e suínos que gerou um crescimento dos investimentos nas granjas. Outro ponto é que a região tem uma série de empreendimentos que estavam planejados antes da pandemia e que agora estão sendo retomados pelos empreendedores. O setor com maior número de pedidos é do agronegócio, especialmente suínos. Cerca de 25 por cento dos processos são nessa área. Ele comentou que esses novos investimentos vão resultar em um impacto econômico e social muito grande na região.

O aumento do volume de pedidos de licenciamento ambiental foi acompanhado pela manutenção do tempo de resposta por parte do Conder. Segundo o diretor do consórcio, JOSÉ MORA, os técnicos procuram fazer o trabalho de avaliação com bastante rapidez, evitando que os processos fiquem muito tempo parados, atrapalhando o desenvolvimento dos projetos. Ele disse que se o Conder receber 150 pedidos por mês, a meta é emitir o mesmo número de licenças no período, evitando assim o represamento de processos. Em média, o consórcio leva de 40 a 42 dias para concluir a análise e decidir pela emissão ou negativa da licença ambiental solicitada pelo empreendimento.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou, nas últimas 24 horas, mais dois óbitos relacionados ao coronavírus. Os casos são de uma mulher de 50 anos e São Miguel do Oeste e uma idosa de 62 anos, de Dionísio Cerqueira. A ocupação de hoje é de 23 pacientes confirmados na UTI com dois leitos vagos. Na enfermaria, são 16 confirmados com cem por cento de ocupação do setor. Em São Miguel do Oeste, 24 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 no dia de ontem. Outras 10 pessoas entraram para a lista de recuperados. 88 moradores ainda estão com o vírus ativo.

O município de São Miguel do Oeste vai imunizar mais uma faixa etária de idosos a partir de amanhã. De acordo com a secretaria da saúde, o imunizante estará disponível para idosos de 62 anos entre oito e 11 horas da manhã na Praça Walnir Bottaro Daniel. Para receber a vacina, é necessário apresentar Comprovante de Residência, Cartão SUS, Carteira de Vacinação e um documento de identificação, como RG ou CPF. Quem tiver positivado para covid-19 nos últimos 30 dias ou estiver com sintomas gripais deve aguardar para fazer a vacina em outra oportunidade.

O número de casos ativos de Covid-19 caiu nos últimos dias, mas a gravidade dos casos é maior. A observação é da secretária de saúde, GENI GIRELLI. Ela esteve no Peperi Entrevista e disse que a redução dos casos ativos é um dado muito importante. Nesta semana, o município chegou a 75 casos ativos, a menor quantidade deste novembro do ano passado. No entanto, GENI fez um alerta ao analisar os dados de ontem: o percentual de casos com sintomas mais gravesé muito maior do que nos outros meses deste ano.

A secretária de saúde, GENI GIRELLI, também chamou a atenção para o aumento de casos entre pessoas com idade entre 20 e 59 anos. De acordo com ela, 54 por cento dos casos estão nesse grupo. Ao mesmo tempo houve uma redução das infecções nos idosos. GENI disse que isso mostra que as pessoas não podem deixar de se cuidar e de adotar os procedimentos recomendados pela vigilância epidemiológica. Ela reforçou que a população deve continuar usando máscara, manter o distanciamento e evitar as aglomerações. Sobre a vacinação, GENI disse que o trabalho está sendo realizado de acordo com o repasse de doses pelo estado e que o índice de abstenção do idosos e profissionais da saúde é muito baixo.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente de transito no interior de São João do Oeste no começo da madrugada de hoje. Um caminhão, carregado com ração, tombou por volta de meia noite e trinta em uma estrada rural do município. O motorista, de 23 anos e a caroneira de 25 anos, residentes em São Miguel do Oeste sofreram escoriações generalizadas. Os dois foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados ao Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste. O caminhão pertence a uma empresa de transportes de São Miguel do Oeste.

Dois adolescentes infratores fugiram do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório de São Miguel do Oeste na tarde desta terça-feira. De acordo com a direção do Casep, os dois estavam realizando trabalhos na horta quando fugiram do local. A Polícia Militar foi acionada e realizou buscas pelos dois adolescente até a noite de ontem. Os fugitivos ainda não foram localizados. De acordo com a Polícia Militar, um dos adolescentes caiu em um buraco durante a fuga, mas mesmo ferido, conseguiu escapar. As buscas continuam nesta quarta-feira.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.