ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 21 04 2020

-BRASIL TEM MAIS DE 22 MIL CASOS RECUPERADOS DE COVID 19

-GOVERNADOR ANUNCIA LIBERAÇÃO DE IGREJAS, SHOPINGS, RESTAURANTES E ACADEMIAS

-ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL CRIA O PROJETO DO VALE-MERENDA DURANTE A QUARENTENA

-PROMOTORIA MOVE AÇÃO POR ATO DE IMPROBIDADE CONTRA O PREFEITO TREVISAN

-DEPUTADO CRITICA POSIÇAO DO GOVERNO E PEDE CPI PARA INVESTIGAR HOSPITAL DE CAMPANHA

-COLISÃO FRONTAL ENTRE VEÍCULOS DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS NA SC 163

-MOTOCICLISTA MORRE DEPOIS DE COLIDIR CONTRA CARRO E CAIR DE PONTE NO INTERIOR

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais para a compra e cinco reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e para a compra e cinco reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

A Espanha registrou, nesta terça-feira, um leve aumento do número de mortes por covid-19 após quatro dias consecutivos de queda, com 430 novos óbitos nas últimas 24 horas, chegando a 21 mil 282 vítimas até o momento, de acordo com informações do Ministério da Saúde local. Já o número de casos do novo coronavírus também aumentou, com mais três mil 968 pessoas infectadas, representando um total de 204 mil 178 casos positivos confirmados pelo teste. Hoje foram registrados mil casos a menos que há uma semana, mostrando que a tendência da pandemia continua ser de declínio.

O número de mortos por Covid-19 na França passou de 20 mil, informou nesta segunda-feira o diretor-geral de Saúde, JÉRÔME SALOMON. Com isso, o país europeu é o quarto com mais mortes causadas pela doença do novo coronavírus. Apesar a marca, a França celebra as quedas nos números de pessoas hospitalizadas pelo décimo segundo dia consecutivo, segundo a imprensa local. Na comparação com domingo, o país teve 26 pessoas a menos internadas em hospitais. A França estabeleceu reabertura de escolas a partir de 11 de maio, desde que haja uma série de medidas para garantir a segurança. Na mesma data, o sistema de trens será retomado com metade da operação, no máximo.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta segunda-feira que vai assinar uma ordem executiva para suspender temporariamente a imigração ao país em meio à pandemia de Covid-19, a doença do novo coronavírus. Em mensagem publicada no Twitter, TRUMP disse que os Estados Unidos enfrentam um "inimigo invisível" e que o país precisa proteger os empregos. A taxa de desemprego entre norte-americanos explodiu no último mês por causa da pandemia. Atualmente, os Estados Unidos são o mais atingido pela pandemia do novo coronavírus. Nesta segunda-feira, o número de mortos ultrapassou os 42 mil.

A Justiça Federal do Distrito Federal determinou nesta segunda-feira aos bancos que suspendam a cobrança de parcelas de empréstimos concedidos a aposentados. A medida vale por quatro meses e foi tomada em razão da pandemia do novo coronavírus. Pela decisão, as instituições também não poderão cobrar juros ou multas. Os idosos estão entre os grupos mais vulneráveis ao coronavírus e, no entendimento do juiz RENATO BORELLI, da nona Vara Federal Cível, a medida fará com que os idosos não precisem sair de casa e, assim, não se exponham a riscos. O magistrado também proíbiu as instituições financeiras de distribuírem lucros e dividendos a seus acionistas, diretores ou membros do conselho além do valor mínimo previsto em lei.

O governo decidiu antecipar o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de 600 mensais para informais. Os recursos estarão disponíveis a partir de quinta-feira, tanto para os beneficiários inscritos no cadastro único como para os que fizeram o cadastro por meio do aplicativo da Caixa Econômica Federal. A medida foi tomada pelo governo federal para ajudar trabalhadores informais que perderam o emprego por causa da crise do novo coronavírus. Na quinta-feira receberão os recursos que nasceu em janeiro e fevereiro. O calendário da segunda parcela segue até quarta da semana que vem. Originalmente, o pagamento começaria na próxima segunda-feira. Segundo presidente da Caixa Econômica Federal, PEDRO GUIMARÃES, cerca de cinco milhões de brasileiros que ainda não tiveram a primeira parcela liberada receberão o pagamento inicial na quarta-feira e a segunda parcela no dia seguinte.

O novo ministro da Saúde, NELSON TEICH, anunciou nesta segunda-feira que o governo federal aumentou para 46 milhões a previsão de compras de testes para detectar o novo coronavírus. O Ministério esperava anteriormente comprar 24 milhões de testes. TEICH afirmou que a maior testagem vai possibilitar rever as políticas de distanciamento social. A questão do distanciamento social era um dos pontos de atrito entre o presidente JAIR BOLSONARO, defensor do relaxamento, e o ex-ministro LUIZ HENRIQUE MANDETTA. O Brasil ultrapassou a marca de 40 mil casos confirmados da doença com cerca de mil e 600 óbitos. De acordo com levantamento do site ncov2019, que acompanha, em tempo real os números do novo coronavírus, o Brasil já tem 22 mil e cem pessoas curadas da infecção causada pelo vírus.

A segunda pesquisa do Sebrae sobre os efeitos da pandemia do coronavírus aponta que 406 mil empregos diretos foram fechado no Estado com a crise, dos quais 242 mil em pequenas e microempresas e 164 mil de grandes e médias empresas. Esse é o maior corte de postos de trabalho na história do Estado em apenas cerca de 30 dias. O levantamento apurou também que 10 mil 443 empresas fecharam definitivamente as portas, das quais a maioria são microempresas e Microempreendedor Individual. As perdas gerais em faturamento no período pelas micro e pequenas empresas somou nove bilhões e 400 milhões. O levantamento, realizado nos dias 13 e 14 de abril, envolveu quatro mil 348 entrevistas em 189 municípios e a margem de erro é de um e meio por cento.

O governo de Santa Catarina anunciou a abertura de igrejas, centro comerciais, restaurantes e academias em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira. As atividades religiosas já estão liberadas, porém com regras de distanciamento e com 30 por cento da capacidade de público. As demais serão retomadas a partir da quarta-feira e seguirão uma séria de normas que ainda não foram divulgadas pelo Estado. Em relação ao transporte público e às aulas presenciais não há previsão para retorno. Segundo o governador do estado, todas as flexibilizações feitas durante período de quarentena pelo coronavírus em Santa Catarina são baseadas em estudos e ferramentas que acompanham os resultados de transmissão do vírus. CARLOS MOISÉS disse que as regras sanitárias devem ser cumpridas rigorosamente sob pena dos setores serem fechados outra vez.

O Estado também atualizou informações sobre a evolução da doença em território catarinense. O número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina subiu para mil e 63 nesta segunda-feira. Se comparado ao dia anterior, são 38 pacientes a mais. O número de mortes, no entanto, não teve alteração e Santa Catarina segue com 35 óbitos. Durante a atualização dos dados nesta segunda-feira, o secretário de Saúde HELTON ZEFERINO informou que 103 pacientes estão hospitalizados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Desses, 53 já foram diagnosticados com Covid-19 e os outros 50 seguem aguardam resultados dos exames. Do total, 69 pacientes estão em UTIs da rede pública, o que representa 18 por cento dos 381 leitos públicos reservados para atendimento exclusivo do novo coronavírus. Desde o início, 149 pacientes melhoraram e deixaram as UTIs.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional mais conhecido por Conder segue realizando os trabalhos de licenças ambientais na região Extremo Oeste de Santa Catarina. A informação é do diretor do programa Conder Gestão Ambiental, JOSÉ FRANCISCO MORA. De acordo com ele, mesmo nesse momento de pandemia causado pelo novo Coronavírus, os trabalhos seguiram de certa forma normalmente. Conforme ele, foi preciso apenas algumas adaptações que foram realizadas e surtiram efeitos positivos no andamento dos trabalhos prestados pelo Conder Ambiental.

A equipe do Conder realizou nos primeiros dias de pandemia o trabalho via home office. A afirmação é do diretor do programa Conder Gestão Ambiental, JOSÉ FRANCISCO MORA. Conforme ele, nas primeiras semanas os profissionais também realizaram apenas as fiscalizações extremamente necessárias. Segundo ele, setores importantes como de avicultura e suinocultura não pararam e por isso o Conder também não podia parar. MORA revelou que passado o primeiro momento, a equipe retornou ao seu local de trabalho e desde a última semana vem trabalhando normalmente com todos os cuidados necessários.

O trabalho realizado pelos profissionais do Conder Gestão Ambiental não enfrentou nenhuma dificuldade nesse período de pandemia. O comentário é do diretor do programa, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele disse que não houve qualquer transtorno ou atraso nos serviços prestados nas ultimas semanas. O profissional destacou que o setor não encontrou dificuldades visto o procedimento ser cem por cento digital. MORA lembrou que o ritmo de liberação de licenças ambientais está seguindo o padrão implantado e exigido. Ele ressaltou que o prazo de 20 dias para análise e liberação dos processos está sendo cumprido rigorosamente mesmo nesse período de pandemia do novo coronavírus.

O trabalho de vistoria feito pelos profissionais do Conder está seguindo normalmente em toda a região Extremo Oeste catarinense. O comentário é do diretor do programa Conder Gestão Ambiental, JOSÉ FRANCISCO MORA. Conforme ele, até o momento o Conder já recebeu cerca de 400 pedidos de licenças, sendo que desse total, mais de 200 já foram emitidas, restando algumas ainda na espera de documentos para a finalização. Segundo MORA, no momento o Conder possuí 103 processos abertos que estão sendo analisados pelos profissionais que compõe o Conder Gestão AMbiental.

O município de São Miguel do Oeste enfrentou, em 1946, uma pandemia de Tifo. A doença foi trazida por balseiros de fora da cidade e dezenas de pessoas morreram. Sem muitos recursos médicos na época, o padre AURELIO CANZI, junto com uma equipe de enfermeira, elaborou um chá de abacate, boldo e picão que ajudou a controlar a doença. Hoje pela manhã, o programa Peperi Show reapresentou uma entrevista feita pelo jornalista ADEMAR BALDISSERA com o padre AURÉLIO CANZI. Em tempos de coronavírus, a Peperi relembrou um dos episódios mais críticos da saúde pública da Vila Oeste que aconteceu há cerca de 70 anos.

Na época do Tifo, a comunidade enfrentou a doença sem estrutura adequada, medicamentos ou profissionais médicos. O relato foi feito pelo padre AURELIO CANZI ao jornalista ADEMAR BALDISSERA. Ele contou que abrigou 17 doentes na antiga casa canônica e mais 35 na Cripta. Somente um tempo depois é que a cidade recebeu um médico. O padre AURELIO revelou, na entrevista, que a saída foi desenvolver chás caseiros e contar com a colaboração dos moradores para enfrentar a doença. A entrevista histórica do padre AURELIO está nos arquivos da Peperi e foi veiculada no dia 10 de janeiro de 1988.

A Administração Municipal de São Miguel do Oeste anunciou nesta segunda-feira, a criação do projeto Vale-Merenda para as famílias de alunos da rede municipal de ensino que estão cadastradas no programa Bolsa-Família. Serão beneficiadas as famílias de aproximadamente 340 crianças e adolescentes que receberão um cartão magnético que possibilitará a aquisição exclusiva de alimentos no comércio cadastrado. O projeto que trata desse benefício foi enviado para análise da Câmara de vereadores no final da tarde de hoje. A matéria deve ser apreciada em regime de urgência, em virtude da pandemia causada pelo coronavírus. O prefeito WILSON TREVISAN disse que estudos demonstram que a desigualdade social pode ser um fator de forte influência na contaminação pelo coronavírus. Por isso, enquanto as aulas estiverem suspensas, a prefeitura vai manter estas crianças e adolescentes nutridos e com uma boa imunidade, auxiliando no bem-estar destas famílias.

A Unoesc vai retomar as aulas presenciais apenas no mês de junho. A informação foi confirmada nesta segunda-feira pelo reitor da Universidade do Oeste, ARISTIDES CIMADON. Ele disse que neste período, as aulas teóricas e as atividades das disciplinas que puderem ser realizadas à distância serão oferecidas dessa forma. CIMADON confirmou que as instituições da ACAFE, de forma conjunta, encaminharam um pedido ao Governador para autorizar a abertura dos laboratórios e atividades de estágio que prestam atendimento ao público, como a área da Saúde, Direito e outros serviços. Ele comentou que laboratórios que não atendem diretamente ao público e que prestam serviços também poderão ser ativados. As universidades aguardam a resposta do governador.

Apesar do momento difícil e dos pedidos dos estudantes, a Unoesc entende que neste momento, não haverá redução do valor das mensalidades. A informação é do reitor da Universidade do Oeste, ARISTIDES CIMADON. Ele afirmou, no entanto, que a Universidade, com base na orientação do Ministério Público e Procon, irá isentar a cobrança de multa e de juros das mensalidades a serem pagas com atraso. CIMADON comentou ainda que os casos dos acadêmicos que tiveram dificuldades em efetuar os pagamentos e parcelar as pendências serão analisados pontualmente. A Unoesc mantem os canais de atendimento à comunidade, especialmente os remotos.

A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina desenvolveu uma campanha de incentivo aos setores produtivos dos 19 municípios da região. O objetivo da iniciativa é incentivar a comunidade regional à valorizar os trabalhadores da agricultura, do comércio, da indústria e da prestação de serviços como forma de colaborar para dias melhores e mais prósperos. De acordo com o presidente da Ameosc, prefeito de São José do Cedro, PLINIO DE CASTRO, a pandemia vai passar e por isso é importante a valorização das empresas para manter os empregos. Segundo o prefeito, com investimentos nos municípios e no comércio local, a economia poderá se recuperar mais rapidamente.

O caminho mais curto para voltar a gerar emprego e renda é a colaboração de todos. A afirmação é do presidente da Ameosc, prefeito de São José do Cedro, PLINIO DE CASTRO. De acordo com ele, neste momento de incerteza, é fundamental fazer as pessoas perceberem que o emprego, a renda e a valorização das atividades locais são essenciais para o desenvolvimento dos municípios. CASTRO explicou que, neste sentido, a campanha tem a ideia central de compartilhar esperança e solidariedade, em parceria com os meios de comunicação. O presidente da Ameosc disse que juntos, todos podem vencer esse momento de dificuldade.

Passado o período mais intenso de isolamento, aos poucos tudo vai voltando à sua normalidade. A declaração é do presidente da Ameosc e prefeito de São José do Cedro, PLINIO DE CASTRO. De acordo com ele, os setores produtivos vêm mostrando formas de inovar para dar a volta por cima e superar os tempos difíceis. Segundo CASTRO, a pandemia global do Coronavírus pegou a todos de surpresa e com o engajamento na quarentena ficou mais claro o verdadeiro sentido da palavra “união”. Ele ressaltou que a campanha lançada pela Amesco quer ressaltar que agora é hora de voltar ao trabalho com cuidado e de valorizar a força das pessoas e das empresas da região na retomada da economia.

O governo de Santa Catarina confirmou a abertura de igrejas, centro comerciais, restaurantes e academias em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira. O anúncio ocorreu no final de um dia bastante tumultuado aqui em São Miguel do Oeste. Pela manhã, o prefeito WILSON TREVISAN assinou o decreto que liberava restaurantes e academia para o atendimento do público. O documento, com o detalhamento das regras para a reabertura de academias e restaurantes, foi assinado por volta das 11 horas e ao meio-dia o Ministério Público protocolou uma ação civil pública questionando o decreto. O promotor MAICON HAMMES alegou que o município só pode complementar o decreto estadual com medidas mais restritivas e não liberando as atividades. As duas e meia da tarde, a juíza ALINE MENDES DE GODOI concedeu uma liminar e determinou a suspensão dos efeitos do decreto municipal.

Além da Ação Civil Pública contra o decreto municipal das academias e restaurantes, o Ministério Público ajuizou outra ação por ato de improbidade administrativa contra o prefeito WILSON TREVISAN. No final da tarde, a juíza ALINE MENDES DE GODOI concedeu liminar determinando a indisponibilidade do patrimônio do prefeito até o limite necessário ao pagamento de eventual multa civil que pode chegar a 161 mil 580 reais. Ontem, o prefeito informou que vai recorrer da decisão. Sobre as ações do MP contra o prefeito a situação é a seguinte: no caso da ação contra o decreto do prefeito, o processo perde o objeto, já que o novo decreto do estado autoriza a volta das academias e restaurantes. No caso da ação por ato de improbidade, existem entendimentos diferentes e ai é preciso esperar um pouco mais para saber como fica a questão judicial.

A inexistência de leitos de UTI no Hospital Regional para o atendimento de casos graves de Covid-19 é a grande preocupação do Ministério Público. A posição é do promotor de Justiça, MAICON HAMMES. Ele disse que o Regional tem 12 leitos de Terapia Intensiva e nove deles são para todas as doenças. Três leitos são exclusivos para Covid-19 e um deles está ocupado por um paciente com suspeita da doença. Segundo o promotor, atualmente, o Hospital tem dois leitos para coronavírus para atender uma região de 230 mil moradores. Ele citou que a falta de aparelhos no mercado, especialmente respiradores, dificulta a abertura de novos leitos de UTI na região. O estado anunciou que pretende abrir mais 16 leitos no Hospital Regional até o final do mês que vem. HAMMES disse que se a região repetir a média de infecção por coronavirus registrada em outros países do mundo, inclusive do país, não haverá estrutura suficiente para atender todos.

O governo do estado começou errado o combate do coronavírus quando fez uma quarentena para todos as regiões. A declaração é do deputado estadual, MAURICIO ESKUDLARK. Na visão do parlamentar, o governo deveria adotar medidas restritivas na cidades com casos confirmados e não em todo o estado. Para MAURICIO, fechar as regiões e cidades sem registro da doença teve uma consequência econômica muito negativa para todos. O deputado também criticou a decisão do governador de lançar um edital para a construção de um hospital de campanha em Itajaí. Ele disse a diferença entre a proposta vencedora e a segunda colocada foi de poucos centavos em uma obra de 77 milhões. MAURICIO disse que tem algo errado e por isso deve protocolar um pedido de CPI para investigar o caso. O governo anunciou que já anulou esse edital e lançou outro para implantar 10 hospitais de campanha com mil leitos de UTI em todo o estado.

O dinheiro que o estado pretende usar para a construção de hospitais de campanha deve ser usado para a abertura de novos leitos em unidades que já funcionam nas regiões. A proposta é do deputado MAURICIO ESKUDLARK. De acordo com ele, o valor pode muito ser aplicado em novos leitos nos hospitais regionais. Para o deputado, o governado deve respeitar o dinheiro publico e aplicar em ações que realmente terão resultados para a população.

Uma colisão frontal deixou ao menos três pessoas feridas na SC-163 em Descanso. O acidente aconteceu na noite de ontem e envolveu um Uno com placas de Três passos no Rio Grande do Sul e uma Strada com placas de São Miguel do Oeste. Na caminhonete, estavam três pessoas, dois adultos e uma criança. O condutor do Uno e dois ocupantes da Strada ficaram feridos. O Corpo de Bombeiros foi acionado, fez os atendimentos e conduziu as vítimas até o Hospital Regional. Ao chegar no hospital, os policiais rodoviários ofereceram o teste do bafômetro ao condutor do Uno, mas ele não quis fazer. Com isso, ele teve a CNH recolhida e também receberá uma multa de quase três mil reais.

Um motociclista morreu em um acidente na tarde de ontem em uma estrada rural de São Bernardino. A colisão aconteceu envolveu uma moto e um gol, ambos emplacados em São Bernardino. O acidente foi praticamente em cima da ponte e com a batida o motociclista caiu de uma altura de cerca de sete metros. No Gol, havia duas pessoas, que não sofreram ferimentos, mas estavam bastante abaladas. O condutor da motocicleta, identificado como ALBANIR DAS CHAGAS MARTINS, 53 anos, mais conhecido como NENÊ MARTINS já estava em óbito quando a guarnição chegou do Corpo de Bombeiros chegou ao local. A vítima morava na Linha São Francisco, interior de São Bernardino.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.