ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 21/04/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais para a compra e cinco reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e para a compra e cinco reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

A Espanha registrou, nesta terça-feira, um leve aumento do número de mortes por covid-19 após quatro dias consecutivos de queda, com 430 novos óbitos nas últimas 24 horas, chegando a 21 mil 282 vítimas até o momento, de acordo com informações do Ministério da Saúde local. Já o número de casos do novo coronavírus também aumentou, com mais três mil 968 pessoas infectadas, representando um total de 204 mil 178 casos positivos confirmados pelo teste. Hoje foram registrados mil casos a menos que há uma semana, mostrando que a tendência da pandemia continua ser de declínio.

O número de mortos por Covid-19 na França passou de 20 mil, informou nesta segunda-feira o diretor-geral de Saúde, JÉRÔME SALOMON. Com isso, o país europeu é o quarto com mais mortes causadas pela doença do novo coronavírus. Apesar a marca, a França celebra as quedas nos números de pessoas hospitalizadas pelo décimo segundo dia consecutivo, segundo a imprensa local. Na comparação com domingo, o país teve 26 pessoas a menos internadas em hospitais. A França estabeleceu reabertura de escolas a partir de 11 de maio, desde que haja uma série de medidas para garantir a segurança. Na mesma data, o sistema de trens será retomado com metade da operação, no máximo.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta segunda-feira que vai assinar uma ordem executiva para suspender temporariamente a imigração ao país em meio à pandemia de Covid-19, a doença do novo coronavírus. Em mensagem publicada no Twitter, TRUMP disse que os Estados Unidos enfrentam um "inimigo invisível" e que o país precisa proteger os empregos. A taxa de desemprego entre norte-americanos explodiu no último mês por causa da pandemia. Atualmente, os Estados Unidos são o mais atingido pela pandemia do novo coronavírus. Nesta segunda-feira, o número de mortos ultrapassou os 42 mil.

A Justiça Federal do Distrito Federal determinou nesta segunda-feira aos bancos que suspendam a cobrança de parcelas de empréstimos concedidos a aposentados. A medida vale por quatro meses e foi tomada em razão da pandemia do novo coronavírus. Pela decisão, as instituições também não poderão cobrar juros ou multas. Os idosos estão entre os grupos mais vulneráveis ao coronavírus e, no entendimento do juiz RENATO BORELLI, da nona Vara Federal Cível, a medida fará com que os idosos não precisem sair de casa e, assim, não se exponham a riscos. O magistrado também proíbiu as instituições financeiras de distribuírem lucros e dividendos a seus acionistas, diretores ou membros do conselho além do valor mínimo previsto em lei.

O governo decidiu antecipar o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de 600 mensais para informais. Os recursos estarão disponíveis a partir de quinta-feira, tanto para os beneficiários inscritos no cadastro único como para os que fizeram o cadastro por meio do aplicativo da Caixa Econômica Federal. A medida foi tomada pelo governo federal para ajudar trabalhadores informais que perderam o emprego por causa da crise do novo coronavírus. Na quinta-feira receberão os recursos que nasceu em janeiro e fevereiro. O calendário da segunda parcela segue até quarta da semana que vem. Originalmente, o pagamento começaria na próxima segunda-feira. Segundo presidente da Caixa Econômica Federal, PEDRO GUIMARÃES, cerca de cinco milhões de brasileiros que ainda não tiveram a primeira parcela liberada receberão o pagamento inicial na quarta-feira e a segunda parcela no dia seguinte.

O novo ministro da Saúde, NELSON TEICH, anunciou nesta segunda-feira que o governo federal aumentou para 46 milhões a previsão de compras de testes para detectar o novo coronavírus. O Ministério esperava anteriormente comprar 24 milhões de testes. TEICH afirmou que a maior testagem vai possibilitar rever as políticas de distanciamento social. A questão do distanciamento social era um dos pontos de atrito entre o presidente JAIR BOLSONARO, defensor do relaxamento, e o ex-ministro LUIZ HENRIQUE MANDETTA. O Brasil ultrapassou a marca de 40 mil casos confirmados da doença com cerca de mil e 600 óbitos. De acordo com levantamento do site ncov2019, que acompanha, em tempo real os números do novo coronavírus, o Brasil já tem 22 mil e cem pessoas curadas da infecção causada pelo vírus.

A segunda pesquisa do Sebrae sobre os efeitos da pandemia do coronavírus aponta que 406 mil empregos diretos foram fechado no Estado com a crise, dos quais 242 mil em pequenas e microempresas e 164 mil de grandes e médias empresas. Esse é o maior corte de postos de trabalho na história do Estado em apenas cerca de 30 dias. O levantamento apurou também que 10 mil 443 empresas fecharam definitivamente as portas, das quais a maioria são microempresas e Microempreendedor Individual. As perdas gerais em faturamento no período pelas micro e pequenas empresas somou nove bilhões e 400 milhões. O levantamento, realizado nos dias 13 e 14 de abril, envolveu quatro mil 348 entrevistas em 189 municípios e a margem de erro é de um e meio por cento.

O governo de Santa Catarina anunciou a abertura de igrejas, centro comerciais, restaurantes e academias em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira. As atividades religiosas já estão liberadas, porém com regras de distanciamento e com 30 por cento da capacidade de público. As demais serão retomadas a partir da quarta-feira e seguirão uma séria de normas que ainda não foram divulgadas pelo Estado. Em relação ao transporte público e às aulas presenciais não há previsão para retorno. Segundo o governador do estado, todas as flexibilizações feitas durante período de quarentena pelo coronavírus em Santa Catarina são baseadas em estudos e ferramentas que acompanham os resultados de transmissão do vírus. CARLOS MOISÉS disse que as regras sanitárias devem ser cumpridas rigorosamente sob pena dos setores serem fechados outra vez.

O Estado também atualizou informações sobre a evolução da doença em território catarinense. O número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina subiu para mil e 63 nesta segunda-feira. Se comparado ao dia anterior, são 38 pacientes a mais. O número de mortes, no entanto, não teve alteração e Santa Catarina segue com 35 óbitos. Durante a atualização dos dados nesta segunda-feira, o secretário de Saúde HELTON ZEFERINO informou que 103 pacientes estão hospitalizados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Desses, 53 já foram diagnosticados com Covid-19 e os outros 50 seguem aguardam resultados dos exames. Do total, 69 pacientes estão em UTIs da rede pública, o que representa 18 por cento dos 381 leitos públicos reservados para atendimento exclusivo do novo coronavírus. Desde o início, 149 pacientes melhoraram e deixaram as UTIs.

Voluntárias produzem máscaras de proteção para moradores de Santa Terezinha do Progresso. As artesãs do Grupo Arts’Terezinhana, juntamente com a Secretaria de Assistência Social do município estão confeccionando máscaras de tecido para os moradores. A Secretaria Social doou os tecidos, linha e os elásticos e as mulheres produzem. Além disso, o município de Santa Terezinha do Progresso, está disponibilizando o espaço e as máquinas para as voluntárias.

Comércio de São Lourenço do Oeste atende hoje feriado de Tiradentes. Depois de ficar cerca de 20 dias com as portas fechadas, o comércio terá liberdade para atender nesse feriado nacional. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, a CDL, SIDNEI KARSBURG diz que a orientação foi para que cada lojista consultasse sua assessoria contábil para sanar dúvidas referentes a um acordo com seus colaboradores e compensação de horas, para que tudo fosse feito dentro da legalidade.

Cada comércio terá liberdade para abrir ou não as portas. A mesma orientação diz KARSBURG chegou também pela Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste, a Acislo. O presidente da CDL diz ainda que a entidade entrou em contato com algumas associações empresariais da região sobre o assunto. Conforme ele, a grande maioria dos lojistas estão atendendo hoje. O presidente ressalta que todo o comércio deve seguir as normas de atendimento, definidas pelo Governo do Estado de Santa Catarina, como álcool em gel e uso de máscaras no atendimento.

Em São Lourenço do Oeste, a obrigatoriedade no uso de máscaras vale desde o dia 13 de abril. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, a CDL, SIDNEI KARSBURG acrescenta que denúncias sobre o descumprimento nas normas do comércio podem ser feitas na Polícia Militar, através do 190.

Mercadista não concorda com a flexibilização do comércio da maneira como o Governo decretou. FRANCISCO CRESTANI é consultor fiscal da Associação Catarinense dos Supermercadistas e Vice presidente da Federação do Comércio. Ele comenta que da maneira como foi decidido pelo Governador CARLOS MOISÉS, ocorreram muitos prejuízos aos empresários, nesses quase 30 dias de paralisação nas vendas. Defende um meio termo que pudesse atingir a todos os setores da economia e não da forma radical como aconteceu.

Governo do Estado foi muito duro nas suas decisões. para FRANCISCO CRESTANI, que há muitos anos foi proprietário de mercado em Campo Erê, tem empresas que vão precisar muito tempo para ser reequilibrar. Sinalizar agora com várias linhas de crédito não vai adiantar nada, no ponto de vista do mercadista. Explica que quem já vinha enfrentando dificuldades, teve sua situação piorada. Enfatiza que as vendas de Páscoa ficaram restritas a comercialização de ovos de chocolate, porque as lojas ficaram de portas fechadas.

Governo do Estado não está muito preocupado com o comércio. A avaliação é do representante da Acats para nossa região. CRESTANI faz outra observação importante: funcionários devem cumprir todas as orientações dos patrões, como uso de máscara para todos. O comércio precisa disponibilizar álcool em gel e cuidar para haver distanciamento seguro entre as pessoas, para não transmitir o vírus. O empresário observa que toda vez que um carrinho ou um cesto em mercado for utilizado, deve ser higienizado, para haver controle no número de doentes.

Inicia reforma da Escola Emílio Médici. O diretor da Escola de Educação Básica Emilio Garrastazu Médici de Campo Erê, MAURICIO TREVISAN, confirma que os trabalhos iniciaram nessa semana. Segundo ele, a revitalização será completa, incluindo também a construção de um novo refeitório e um anfiteatro, que também vai atender eventos destinados à população Campoerense. A previsão inicial era de que a obra custaria três vírgula sete milhões, porém a empresa que venceu a licitação fechou com o valor de dois milhões e oitocentos e onze mil reais.

Obra deve ser concluída em um ano. Esse é o prazo para a empresa ganhadora da licitação concluir a revitalização. MAURICIO conta que aproveitaram esse tempo sem aulas presenciais para dar início a reforma dos laboratórios e ginásio. A esperança é que essa parte da obra seja bastante adiantada no período, para acomodar os alunos nessa parte do colégio quando as atividade voltarem ao normal.

Exame de idosa que morreu com suspeita de Covid-19 tem resultado negativo. Quem informa é a enfermeira coordenadora da vigilância em saúde de Campo Erê, SAMARA RONCHI. Segundo ela, a saúde do município foi acionada pela equipe do hospital São Lucas de Pato Branco, onde a paciente estava internada, orientando algumas medidas a serem tomadas devido à suspeita, como isolamento social para a família e contatos e indicações de como devia proceder o velório.

Mais dois resultados de Covid-19 apresentam resultado negativos em Campo Erê. SAMARA ressalta que mesmo com os três casos descartados Campo Erê continua com algumas pessoas em isolamento domiciliar, por terem sintomas compatíveis com coronavírus e que estiveram fora do município. A saúde faz o monitoramento por telefone, se mantendo atualizados quanto ao seu estado de saúde, e inserindo todos os dados no sistema do SUS.

São Bernardino confirma primeiro caso de Covid-19. A Secretaria de Saúde do município recebeu no final da tarde de ontem, a confirmação do primeiro caso de coronavírus. O paciente, segundo AGOSTINHO LUZZI – responsável pela saúde pública, é um homem que mora no centro da cidade e teve contato com o vírus, fez exame particular que teve resultado positivo. Como o exame foi em laboratório privado, ainda não integra a lista do Ministério da Saúde. Assegura que assim que a saúde pública tomou conhecimento do fato, adotou todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde, com isolamento do homem, dos familiares e contatos.

Saúde pública coleta nova amostra e encaminha para o LACEN, que é o laboratório de referência do Estado, para a contraprova. Segundo LUZZI, o resultado demora uns dias para chegar. A Secretaria de Saúde, reforça: Se não precisar, não saia de casa. Se sair use máscara de tecido. Mantenha distância segura entre as pessoas, higienize as mãos e use álcool gel 70 por cento com frequência.

Prefeitura reformará ginásios de bairro e interior. A informação é do secretário SÉRGIO PEDERSETTI. De acordo com ele, o Ginásio Municipal Prefeito Zeno Germano Etges, no bairro Santa Catarina, e o ginásio da comunidade de Três Voltas serão reformados. Os contratos autorizando o início das obras já foram assinados pelo prefeito. Para a obra de reforma do ginásio da comunidade de Três Voltas serão investidos 389 mil e 991 reais. Já a reforma do Ginásio Municipal Prefeito Zeno Germano Etges, vinculado à Secretaria de Educação, receberá 251 mil 864 reais.

Empresa Pandini Construções e Incorporações Ltda. EPP, vencedora da licitação, tem até 120 dias para entregar a obra. A reforma do ginásio de Três Voltas era um compromisso antigo com a comunidade. O secretário, conta que segundo o governo municipal, mesmo com a pandemia do coronavírus, em que os esforços estão voltados à saúde da população, não se pode esquecer dos outros setores. A elaboração dos projetos de reforma dos ginásios foi feito pela Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais. A fiscalização das obras será feita pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Corpo de Bombeiros de Maravilha comemora 24 anos de atuação. Há 24 anos, no dia 20 de Abril de 96, foi inaugurada a sede do Corpo de Bombeiros de Maravilha, na Rua Hercílio Luz. Sob o comando do então sargento LAUER, o município passou a contar com equipes de plantão 24 horas por dia. Desde então, outros militares passaram pelo comando do quartel. O efetivo cresceu, enfrentou uma série de desafios, atendeu a ocorrências históricas, como o acidente em Descanso que envolveu muitas vítimas com ônibus e caminhões.

Bombeiros de Maravilha conquistam melhorias em equipamentos e viaturas. Em 2019, no comando do Capitão MOURA, foi inaugurado o novo quartel da Companhia, atual instalação. Hoje, em seus 24 anos, o CBMSC de Maravilha conta com um qualificado efetivo, formado por Bombeiros Militares, Bombeiros Civis Profissionais, uma Unidade de Suporte Básico do SAMU integrada, Bombeiros Comunitários e funcionários civis. O quartel que atua no operacional, no administrativo e na área de prevenção, hoje, é comandado pelo capitão MAGRINI.

Homem morre em acidente no interior. A colisão ocorreu na tarde de ontem no interior de São Bernardino, na divisa das linhas Alfa IV e São Paulinho. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê deslocou todo o efetivo para a ocorrência. A colisão envolveu uma moto e um gol, ambos emplacados em São Bernardino. O acidente foi praticamente em cima da ponte e com a batida o motoqueiro caiu de uma altura de cerca de sete metros.

No Gol, havia duas pessoas, que não sofreram ferimentos, mas estavam bastante abaladas. O condutor da motocicleta, identificado como ALBANIR DAS CHAGAS MARTINS, de 53 anos, mais conhecido como NENÊ MARTINS já estava em óbito quando a guarnição do Corpo de Bombeiros chegou. NENÊ era morador da Linha São Francisco, interior de São Bernardino.

Vítima de acidente no interior será velada nesta tarde. Segundo a Funerária Cechetti, o corpo de NENÊ MARTINS foi para o IML de São Lourenço do Oeste. O corpo será velado ás 15 horas em São Francisco, comunidade de São Bernardino onde a vítima morava. O sepultamento deve ocorrer por volta das 16 horas.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.