-BRASIL TEM MAIS DE 22 MIL CASOS RECUPERADOS DE COVID 19
-GOVERNADOR ANUNCIA LIBERAÇÃO DE IGREJAS, SHOPINGS, RESTAURANTES E ACADEMIAS
-RUAS PRÓXIMAS AO CEMITÉRIO RECEBEM FUMACÊ APÓS CASOS DE DENGUE
-EXAMES DESCARTAM CORONAVÍRUS EM TRÊS PACIENTES DE SJCEDRO
-PREÇO DOS OVOS REGISTRA AUMENTO DE QUASE 50 POR CENTO
-REUNIÃO DEFINE MANTER PASSAGEM DE CARGAS PELA ADUANA
-GRUPO DE SITUAÇÃO SUGERE DOAÇÃO DA METADE DOS SALÁRIOS DOS VEREADORES
-PROBLEMAS COM LAJEADO CEDRO SÃO RECORRENTES NA PROMOTORIA
-COLISÃO NA SC-163 DEIXA TRÊS PESSOAS LEVEMENTE FERIDAS
-MOTOCICLISTA MORRE DEPOIS DE CAIR EM PONTE EM ACIDENTE
O tempo está ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais para a compra e cinco reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e para a compra e cinco reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
A Espanha registrou, nesta terça-feira, um leve aumento do número de mortes por covid-19 após quatro dias consecutivos de queda, com 430 novos óbitos nas últimas 24 horas, chegando a 21 mil 282 vítimas até o momento, de acordo com informações do Ministério da Saúde local. Já o número de casos do novo coronavírus também aumentou, com mais três mil 968 pessoas infectadas, representando um total de 204 mil 178 casos positivos confirmados pelo teste. Hoje foram registrados mil casos a menos que há uma semana, mostrando que a tendência da pandemia continua ser de declínio.
O número de mortos por Covid-19 na França passou de 20 mil, informou nesta segunda-feira o diretor-geral de Saúde, JÉRÔME SALOMON. Com isso, o país europeu é o quarto com mais mortes causadas pela doença do novo coronavírus. Apesar a marca, a França celebra as quedas nos números de pessoas hospitalizadas pelo décimo segundo dia consecutivo, segundo a imprensa local. Na comparação com domingo, o país teve 26 pessoas a menos internadas em hospitais. A França estabeleceu reabertura de escolas a partir de 11 de maio, desde que haja uma série de medidas para garantir a segurança. Na mesma data, o sistema de trens será retomado com metade da operação, no máximo.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta segunda-feira que vai assinar uma ordem executiva para suspender temporariamente a imigração ao país em meio à pandemia de Covid-19, a doença do novo coronavírus. Em mensagem publicada no Twitter, TRUMP disse que os Estados Unidos enfrentam um "inimigo invisível" e que o país precisa proteger os empregos. A taxa de desemprego entre norte-americanos explodiu no último mês por causa da pandemia. Atualmente, os Estados Unidos são o mais atingido pela pandemia do novo coronavírus. Nesta segunda-feira, o número de mortos ultrapassou os 42 mil.
A Justiça Federal do Distrito Federal determinou nesta segunda-feira aos bancos que suspendam a cobrança de parcelas de empréstimos concedidos a aposentados. A medida vale por quatro meses e foi tomada em razão da pandemia do novo coronavírus. Pela decisão, as instituições também não poderão cobrar juros ou multas. Os idosos estão entre os grupos mais vulneráveis ao coronavírus e, no entendimento do juiz RENATO BORELLI, da nona Vara Federal Cível, a medida fará com que os idosos não precisem sair de casa e, assim, não se exponham a riscos. O magistrado também proíbiu as instituições financeiras de distribuírem lucros e dividendos a seus acionistas, diretores ou membros do conselho além do valor mínimo previsto em lei.
O governo decidiu antecipar o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de 600 mensais para informais. Os recursos estarão disponíveis a partir de quinta-feira, tanto para os beneficiários inscritos no cadastro único como para os que fizeram o cadastro por meio do aplicativo da Caixa Econômica Federal. A medida foi tomada pelo governo federal para ajudar trabalhadores informais que perderam o emprego por causa da crise do novo coronavírus. Na quinta-feira receberão os recursos que nasceu em janeiro e fevereiro. O calendário da segunda parcela segue até quarta da semana que vem. Originalmente, o pagamento começaria na próxima segunda-feira. Segundo presidente da Caixa Econômica Federal, PEDRO GUIMARÃES, cerca de cinco milhões de brasileiros que ainda não tiveram a primeira parcela liberada receberão o pagamento inicial na quarta-feira e a segunda parcela no dia seguinte.
O novo ministro da Saúde, NELSON TEICH, anunciou nesta segunda-feira que o governo federal aumentou para 46 milhões a previsão de compras de testes para detectar o novo coronavírus. O Ministério esperava anteriormente comprar 24 milhões de testes. TEICH afirmou que a maior testagem vai possibilitar rever as políticas de distanciamento social. A questão do distanciamento social era um dos pontos de atrito entre o presidente JAIR BOLSONARO, defensor do relaxamento, e o ex-ministro LUIZ HENRIQUE MANDETTA. O Brasil ultrapassou a marca de 40 mil casos confirmados da doença com cerca de mil e 600 óbitos. De acordo com levantamento do site ncov2019, que acompanha, em tempo real os números do novo coronavírus, o Brasil já tem 22 mil e cem pessoas curadas da infecção causada pelo vírus.
A segunda pesquisa do Sebrae sobre os efeitos da pandemia do coronavírus aponta que 406 mil empregos diretos foram fechado no Estado com a crise, dos quais 242 mil em pequenas e microempresas e 164 mil de grandes e médias empresas. Esse é o maior corte de postos de trabalho na história do Estado em apenas cerca de 30 dias. O levantamento apurou também que 10 mil 443 empresas fecharam definitivamente as portas, das quais a maioria são microempresas e Microempreendedor Individual. As perdas gerais em faturamento no período pelas micro e pequenas empresas somou nove bilhões e 400 milhões. O levantamento, realizado nos dias 13 e 14 de abril, envolveu quatro mil 348 entrevistas em 189 municípios e a margem de erro é de um e meio por cento.
O governo de Santa Catarina anunciou a abertura de igrejas, centro comerciais, restaurantes e academias em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira. As atividades religiosas já estão liberadas, porém com regras de distanciamento e com 30 por cento da capacidade de público. As demais serão retomadas a partir da quarta-feira e seguirão uma séria de normas que ainda não foram divulgadas pelo Estado. Em relação ao transporte público e às aulas presenciais não há previsão para retorno. Segundo o governador do estado, todas as flexibilizações feitas durante período de quarentena pelo coronavírus em Santa Catarina são baseadas em estudos e ferramentas que acompanham os resultados de transmissão do vírus. CARLOS MOISÉS disse que as regras sanitárias devem ser cumpridas rigorosamente sob pena dos setores serem fechados outra vez.
O Estado também atualizou informações sobre a evolução da doença em território catarinense. O número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina subiu para mil e 63 nesta segunda-feira. Se comparado ao dia anterior, são 38 pacientes a mais. O número de mortes, no entanto, não teve alteração e Santa Catarina segue com 35 óbitos. Durante a atualização dos dados nesta segunda-feira, o secretário de Saúde HELTON ZEFERINO informou que 103 pacientes estão hospitalizados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Desses, 53 já foram diagnosticados com Covid-19 e os outros 50 seguem aguardam resultados dos exames. Do total, 69 pacientes estão em UTIs da rede pública, o que representa 18 por cento dos 381 leitos públicos reservados para atendimento exclusivo do novo coronavírus. Desde o início, 149 pacientes melhoraram e deixaram as UTIs.
Fumacê é realizado em SJCedro após confirmação de casos de Dengue. Os agentes de combate a Dengue MATEUS ROMERA e VALMIR ZIGLIOLI estiveram ontem no Cedro Entrevista falando sobre a preocupação e também as ações feitas pelo setor. Até ontem foram seis casos confirmados da doença, sendo dois no interior e quatro de pacientes da cidade que residem nos bairros Isol e loteamento Santa Rita. Os profissionais se mostraram bastante preocupados com a chegada da doença no município, pois, as pessoas têm muitas informações sobre a necessidade de combater os focos do mosquito transmissor, mas, nem todas fazem o seu papel. Devido ao aumento de focos eles pediram que as pessoas voltem a tomar cuidados evitando acumulo de água e mantendo os locais limpos. Já existe um Lei que prevê multa para quem descumprir as normas. Na tarde de ontem foi realizado fumacê em ruas nas proximidades do cemitério. O procedimento prevê aplicação de inseticidas para exterminar os insetos.
SJCedro possui 32 focos da Dengue e grande parte está em reservatórios de água. O agente MATEUS ROMERA explica que no bairro em que residem esses pacientes confirmados com a doença foram encontrados dois grandes focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor também da Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela Urbana. Estes focos foram localizados durante uma varredura feita no bairro. Eles estavam dentro de duas cisternas. Ele justifica que as ações do fumacê ocorreram na quadra do cemitério porque este local foi considerado infestado pelo mosquito, ou seja, há um grande número de focos transmissores da dengue no local. Dos casos confirmados três são moradores do bairro Santa Rita, mas, ainda assim, esta área não é considerada infestado até o momento porque não existem registros de grande quantidade de larvas ou do mosquito adulto. ROMERA citou que o principal problema hoje são as cisternas, galões ou tonéis usados na construção civil. Ele sugeriu ainda o uso de repelentes que previnem o contágio.
Pacientes suspeitos de Coronavírus em SJCedro tem resultados de exames negativos para doença. A informação é da Secretária da Saúde, IDENE PAULI. De acordo com ela, os três pacientes suspeitos que fizeram os testes na semana passada não tiveram o vírus confirmado no exame. Os resultados chegaram ao município na manhã do último domingo. Ela explica que os testes foram, realizados em duas pessoas idosas e em uma mulher com idade entre 30 e 40 anos. Até o momento, São José do Cedro segue com cinco paciente sintomáticos, 12 familiares em isolamento domiciliar mas sem casos confirmados.
São Bernardino confirma primeiro caso de Covid-19. A Secretaria de Saúde recebeu no final da tarde desta segunda-feira, a confirmação do primeiro caso de coronavírus. O paciente é um homem que mora no centro da cidade e teve contato com o vírus, fez exame particular, que teve resultado positivo. Como o exame foi em laboratório privado, ainda não integra a lista do Ministério da Saúde. Assim que a saúde pública tomou conhecimento do fato, tomou todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde, com isolamento do homem e dos familiares e contatos. Ainda na segunda-feira, a saúde pública coletou nova amostra e encaminhou para o LACEN, que é o laboratório de referência do Estado.
Preço dos ovos registra alta para o consumidor e também ao produtor. TIAGO LÁZARI possui um entreposto na propriedade em Linha Derrubada Alta em SJCedro e confirma que o valor do produto aumentou bastante neste mês. Mas, diferente do leite que aumentou nos mercados sem valorização ao agricultor, nesse caso os produtores também vem recebendo mais nas vendas. Ele explica que entre abril e agosto é caracterizado como período de entressafra na atividade devido a uma série de fatores, como o frio e idade das galinhas, que refletem na menor produção. A redução chega a 50 por cento do volume habitual. O produtor esclarece que mesmo com produtividade menor de ovos as despesas são as mesmas, pois as aves demandam de alimentação e trato. Ele destaca que a dúzia está sendo vendida na faixa de sete a oito reais, conforme o mercado. TIAGO afirma que esse acréscimo nada tem a ver com a pandemia ou devido à exploração por alguma parte da cadeia produtiva e da venda.
Aumento nas despesas na criação de galinhas para produção de ovos foi cerca de 40 por cento. O criador de aves em SJCedro, TIAGO LÁZARI, afirma que nestes meses de outono e inverno o preço do ovo aumenta anualmente, mas, em 2020 houve influência significativa da alta do dólar. Ele revela que este percentual a mais de custos nas propriedades foram repassados aos mercados, que por sua vez, repassam aos clientes.Na propriedade da família normalmente são recolhidas cerca de 400 dúzias por dia, totalizando 4 mil e 800 ovos, chegando a 144 mil unidades por mês. Nestes próximos quatro meses a produção cai quase que pela metade. A granja conta hoje em dia com seis mil galinhas poedeiras.
Celesc realiza trabalhos de ampliação e manutenção das redes de energia. São várias equipes trabalhando nas ruas centrais de SJCedro. Parte do trabalho ocorreu no sábado à tarde na Avenida Rio Grande do Sul e na rua Jorge Lacerda. Nesta manhã mais de 20 funcionários da empresa trabalham na avenida, entre a rua Hermínio Conte e a Salete Uliana. Devido aos trabalhos de substituição dos cabos de alta tensão a rede de energia é desligada prevendo a segurança da equipe e também dos moradores. Por causa do serviço vários comércio e residenciais estão sem luz. A Celesc repassou um comunicado para as unidades consumidoras atingidas com antecedência para evitar transtornos.
Receita Federal demonstra para Argentina a eficiência do controle de saúde realizado junto aos caminhoneiros. Conforme o delegado da Alfandega em Dionísio Cerqueira, VALTER DORIGON, o governo da Argentina cogitava suspender a passagem de cargas devido a confirmação de Coronavírus em um caminhoneiro. O homem é Argentino transportou cargas até São Paulo e retornou para casa através a aduana integrada. Ele lembra que no local existe revezamento de equipes de saúde e do exército que estão fazendo controle da passagem de motoristas, empresários do setor de exportações e também dos próprios fiscais. VALTER afirma que ontem pela manhã houve uma reunião entre lideranças do Consórcio da Fronteira para apresentar dados e comprovar que houve exames no motorista confirmado com Covid19. No entanto, durante a passagem na fronteira este caminhoneiro não tinha sintomas da doença. Ele revela que após os argumentos ficou acertado que os transportes de mercadorias, que são considerados essenciais em ambos países, vão continuar.
Câmara de Vereadores de Palma Sola decidiu antecipar o recesso para evitar transtornos nos próximos meses. O presidente, CLAUDINEI SCHEIN afirma que para evitar transtornos e gastos desnecessários a intenção foi que os dias sem sessão fossem já considerados recesso para que na metade do ano o legislativo prossiga os encontros para votação dos projetos. Ele explica que muitas câmaras vem fazendo sessões online, mas, não houve necessidade de convocação neste período. O presidente garante que se houver necessidade os parlamentares serão chamados para extraordinárias. O presidente destaca que na última sessão foi limpada a pauta com aprovação de um projeto destinando cerca de 70 mil reais para as duas associações de estudantes que recebem subsídio para o pagamento do transporte. SCHEIN afirma que como a sede do legislativo fica próximo à unidade de saúde, o local foi oferecido também caso a prefeitura necessite ampliar as instalações através de salas de triagem, por exemplo.
Vereadores de SJCedro analisam três projetos durante sessão online. Sob a presidência de ISOLDI WILL foi realizada ontem a noite a primeira sessão ordinária de abril e também a primeira na forma virtual, por videoconferência, da história da Câmara cedrense. A reunião ocorreu com a entrada de três novos projetos. O primeiro abre crédito suplementar visando a conclusão da obra do centro de idosos padre Romualdo Zimmer. O texto estava em regime de urgência e foi aprovado. O valor remanejado será usado para reforma de muros, calçadas, estacionamento em paver e acabamentos que não estavam contemplados no projeto de engenharia. Outro dispõe sobre medidas administrativas a serem adotadas no âmbito do Executivo decorrentes da Covid-19. O terceiro é um projeto do próprio legislativo que prevê mudanças regimento interno da Câmara de Vereadores regulamentando as sessões remotas. Também foi lido um ofício do Executivo que solicita a retirada do projeto sobre as festividades do aniversário do município que serão canceladas.
Vereador de SJCedro solicita envio de moção de apelo de ajuda para empresários. Na sessão online de ontem CLAUDIO WARTHA sugeriu que o documento seja remetido para Deputados Federais e Senadores de Santa Catarina. Diante da situação de Pandemia do Coronavírus, que atinge tanto no âmbito da saúde, quanto no setor econômico produtivo, o vereador solicitou o apoio para criação de programas de auxílios econômicos para as empresas, seja com créditos subsidiados, seja com isenções tributárias, além de outras providências, evitando o desemprego. WARTHA apelou que sejam adotadas as providências necessárias com vista aos encaminhamentos sugeridos, além de outros que visem evitar o fechamento de empresas.
Bancada de situação sugere doação de metade do salário dos vereadores por dois meses. Na sessão online de ontem foi apresentado um requerimentos assinado pelo grupo composto pela presidente ISOLDI WILL e vereadores CLÁUDIO WARTHA, CLÓVIS SCALCO, INACIR GONÇALVES, VOLNEI DALLO e MÁRCIA DEMOSSI, para que seja feita doação de 50 por cento dos subsídios dos Vereadores, mediante desconto nos meses de abril e maio. A intenção é que os valores sejam repassados para a prefeitura visando auxiliar no financiamento de ações de enfrentamento à Pandemia. Eles sugeriram que sejam destinados à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. O vereador JOÃO DE ANDRADE citou a concordância da doação dos 50 por cento do salário, mas, pediu que o período seja ampliado até quando durar a pandemia. Ele já havia sugerido que um percentual fosse destinado por vontade próprios dos vereadores e membros também da prefeitura, eleitos ou cargos de confiança.
Promotoria pública de SJCedro registra mudanças neste mês. MATEUS ERTMANN que respondeu pela comarca local por cerca de um ano e meio foi transferido para Turvo e nos próximos dez dias um substituto assume temporariamente a função. Devido ao grande acúmulo de serviços, a função será desempenhada até começo de maio por um dos promotores de Maravilha. MATEUS lembra que as mudanças internas são bastante comuns no Ministério Público e Judiciário. Ele destacou que uma das maiores conquistas no trabalho local foram os 12 júris realizados ano passado e também o número alto de processos encerrados. Ele ressaltou a ajuda dos assistentes e estagiários que acompanham todas as ações. Ele destacou que na comarca predominam ainda centenas de denúncias remetidas sobre irregularidades nas prefeituras e câmaras de SJCedro, Princesa e Guarujá do Sul e também situações peculiares. Os problemas em loteamentos e construções próximas ao Lajeado Cedro são os mais recorrentes. Também citou as denúncias sobre a Unidade Prisional que foram feitas nos últimos anos.
Ameosc promove campanha de valorização dos setores produtivos. Conforme o presidente, PLINIO DE CASTRO, todos os segmentos tem colaborado nas ações de prevenção aos casos de Coronavírus na região. Ele destaca que o objetivo da campanha é incentivar a comunidade regional à valorização dos trabalhadores da agricultura, do comércio, da indústria e da prestação de serviços de seu município, como forma de colaborar para dias mais prósperos. O presidente lembra que através desta ação, além de recuperar a economia, serão mantidos empregos, programas públicos e outras atividades. Ele ressalta que é importante compartilhar esperança, em parceria com os meios de comunicação, com o intuito de mostrar que o caminho mais curto para voltar a gerar emprego e renda é a colaboração. A campanha foca na palavra “compartilhar”, pois representa solidariedade, repartir, ajudar. CASTRO ressalta que outra palavra é “esperança”, pois mais do que nunca, é preciso manter os pensamentos positivos e acreditar no melhor.
Incêndio em reflorestamento movimenta bombeiros. Um incêndio em um reflorestamento de pinus mobilizou as equipes do Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira na tarde de ontem, por volta das 16 horas no Bairro Alvorada, em Barracão. O fogo atingiu um reflorestamento de pinus e por se tratar de um local de difícil acesso foi feito o combate com bombas costais e batedores. Segundo as equipes foram gastos aproximadamente 200 litros de água, sendo que a área atingida foi de aproximadamente seis mil metros quadrados. As causas do incêndio são desconhecidas.
Homem é preso por tentativa de furto em SMOeste. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar por volta das nove horas da noite de ontem na rua XV de Novembro, proximidades da Praça Belarmino Anoni, centro da cidade. A PM foi chamada para verificar uma denúncia de que um homem tentou furtar um celular de uma mulher e fugiu do local. Enquanto uma guarnição lavrava o boletim de ocorrência, outra equipe fez buscas e realizou a abordagem do homem no Bairro São Luiz. A mulher reconheceu o autor da tentativa de furto e o homem foi preso e levado para a Delegacia.
Polícia Militar prende homem com mandado judicial de prisão em aberto neste domingo. O foragido da justiça foi localizado na Rua Zenaide Andreatta no Bairro Progresso. A guarnição foi até o local para averiguar uma suposta apropriação indébita, onde o proprietário da residência informou que o filho pegou o botijão de gás para trocar por drogas. A PM consultou o nome do homem que havia pego o botijão e descobriu que ele possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de furto. Ele foi detido e levado para a unidade prisional avançada.
Polícia flagra jovens reunidos em loteamento de Iporã do Oeste. O fato ocorreu na madrugada de ontem, no loteamento Henn, em fase de construção, na saída para a comunidade de Taquarussu. Com auxílio do grupo Rede de Vizinhos, a Polícia Militar tomou conhecimento de que naquele local um grupo de jovens estaria consumindo bebidas alcoólicas e causando barulho por meio de gritaria e algazarra. A PM se deslocou até o local e flagrou veículos e alguns jovens. Com a chegada da guarnição parte do grupo correu em direção a um matagal próximo. Após orientação e dispersão, a polícia orientou que todos deixassem o local a pé, pois haviam ingerido bebida alcoólica. Minutos mais tarde, um condutor ao tentar sair dirigindo, foi abordado e se recusou a fazer o teste do etilômetro. Ele foi autuado e teve a CNH recolhida. A PM lembra que a situação pode ser caracterizada crime de infringir determinação do poder público, destinada a impedir propagação de doença contagiosa. A pena é de detenção de um mês a um ano, além de multa.
Colisão Deixa feridos três na SC-163 em Descanso. Segundo informações, o acidente envolveu um Uno com placas de Três passos no Rio Grande do Sul e uma Strada com placas de SMOeste. Na Strada estavam três pessoas, dois adultos e uma criança. Segundo o motorista do carro, que não teve ferimentos, ele seguia sentido a Descanso quando o Uno, que vinha na direção oposta, invadiu sua pista e não foi possível evitar o choque. Com o impacto, o homem que dirigia o Uno teve ferimentos pelo corpo, bem como a mulher e a criança que estavam na Strada, todos sem gravidade. O Corpo de Bombeiros foi acionado, fez os atendimentos e conduziu as vítimas até o Hospital Regional. A Polícia Militar Rodoviária coletou as informações no local da colisão e depois seguiu até o Hospital Regional. Chegando à unidade hospitalar, os policiais ofereceram ao homem que conduzia o Uno o teste do bafômetro, mas foi negado. Com isso, ele teve a CNH recolhida e também receberá uma multa de quase R$ 3 mil, além de responder criminalmente.
Motociclista morre após cair de ponte em acidente. A ocorrência foi registrada ontem a tarde no interior de São Bernardino, na divisa das linhas Alfa Quatro e São Paulinho. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê deslocou todo o efetivo para a ocorrência. A colisão envolveu uma moto e um Gol. O acidente foi praticamente em cima da ponte e com a batida o motoqueiro caiu de uma altura de cerca de sete metros. No Gol, havia duas pessoas, que não sofreram ferimentos, mas estavam bastante abaladas. O condutor da motocicleta, identificado como ALBANIR DAS CHAGAS MARTINS, 53 anos, mais conhecido como NENÊ MARTINS já estava em óbito quando a guarnição chegou. Ele era morador da Linha São Francisco, interior de São Bernardino.