ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 21-03-2023 Terça-Feira

-MAIS MÉDICOS TERÁ CONTRATO DE 4 ANOS E INCENTIVO PARA MUNICÍPIOS VULNERÁVEIS

-GOVERNO ANUNCIA "COMITÊ DE CRISE" E LIBERA 10 MILHÕES PARA COMBATE À DENGUE

-REUNIÃO COM PAIS DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS É REALIZADA EM IPORÃ DO OESTE

-SAÚDE DE DESCANSO VAI APRESENTAR PROJETO NA “MOSTRA BRASIL, AQUI TEM SUS”

-PROFISSIONAIS DE SANTA HELENA PARTICIPAM DE SEMINÁRIO SOBRE AUTISMO

-SÃO JOÃO DO OESTE INICIA ATIVIDADES DO PROGRAMA CIDADÃO MIRIM

-BR 163 TEM NOVAS OPERAÇÕES DE PARE E SIGA NESTA SEMANA

-OPERAÇÃO COMBATE CONTRABANDO NA REGIÃO DA FRONTEIRA


O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A mínima das últimas horas foi de 20 graus e a máxima para hoje deve ser de 34 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo cinco reais e 65 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula cinco centavos.


A Assembleia Nacional da França votou nesta segunda-feira uma moção de desconfiança contra o presidente EMMANUEL MACRON. Na semana passada, o líder do país contornou a câmara para aprovar uma mudança no sistema previdenciário. Se a votação tivesse sido bem-sucedida, o governo teria sido derrubado, e a reforma, anulada. Para derrubar o governo, os opositores de MACRON precisavam do apoio da maioria dos 577 legisladores, 287 votos. O resultado, contudo, foi de 278 votos a favor. A reforma da previdência proposta por MACRON adia a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos até 2030 e antecipa para 2027 a exigência de contribuir com 43 anos, em vez de 42 como agora, para receber uma aposentadoria completa.

O ministro do Petróleo da Venezuela, TARECK EL AISSAMI, anunciou nesta segunda-feira que irá renunciar ao cargo, e pelo menos seis autoridades foram presas pela polícia após investigações de corrupção, inclusive na empresa estatal Petróleos de Venezuela. A polícia anticorrupção venezuelana prendeu um prefeito, dois juízes e três funcionários do governo, pelo menos dois dos quais estão conectados com a PDVSA. A informação foi divulgada pela emissora de televisão estatal. Prender funcionários do governo por conta de corrupção é algo raro na Venezuela, país que é descrito como pouco transparente por grupos defensores de direitos como a Transparência Internacional.

A Finlândia foi eleita nesta segunda-feira como o país mais feliz do mundo pelo sexto ano consecutivo, de acordo com um ranking da Organização das Nações Unidas. Os cinco primeiros são Finlândia, Dinamarca, Islândia, Israel e Holanda. O Brasil ficou na posição 49, de uma lista de 137 posições. Em 2022, o país havia ocupado o posto número 38. Desde 2016, quando ocupava o décimo sexto lugar, o Brasil vem perdendo posições no ranking. O Relatório Mundial da Felicidade, publicado pela primeira vez em 2012, considera as avaliações das próprias pessoas sobre sua situação, bem-estar econômico e indicadores sociais.

Com o mercado em desaceleração, ao menos quatro montadoras anunciaram férias coletivas entre março e abril em suas fábricas no Brasil. As paralisações na produção vão ocorrer em unidades da General Motors, Hyundai, Volkswagen e Stellantis, que reúne marcas como Fiat, Peugeot, Citröen. Além da falta de componentes para produção, as paradas visam adequar a produção à demanda do mercado. Na prática, as montadoras vão pisar no freio para evitar a formação de grandes estoques, motivados pelo atual cenário econômico. Um dos motivos é a alta inflação, o aumento no preço dos carros vem desde o final de 2020 e tem sido sentido cada vez mais.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central começa nesta terça-feira a reunião para decidir sobre a taxa básica de juros, Selic. Este será o segundo encontro do comitê após a posse do presidente LULA e ocorrerá em meio a pressões para a redução da taxa. A reunião continua na quarta-feira, quando é anunciada, após o fechamento do mercado, a decisão do grupo. A última vez que o Copom seu reuniu foi em fevereiro, quando decidiu pela manutenção da taxa em 13 virgula 75 por cento ao ano, patamar que está desde agosto de 2022, o maior nível desde dezembro de 2016. Recentemente, o presidente LULA criticou a manutenção dos juros no patamar atual.

O governo federal relançou nesta segunda-feira o Mais Médicos pelo Brasil, programa federal para preenchimento de vagas no Sistema Único de Saúde. A iniciativa pretende expandir, de 13 mil para 28 mil, o número de profissionais em atendimento pelo país. Segundo a ministra da Saúde, NÍSIA TRINDADE, o edital para preencher essas cinco mil vagas deve ser publicado ainda nesta semana. Outras 10 mil vagas serão criadas por meio de contrapartida dos municípios, ou seja, o Ministério da Saúde vai fazer a seleção dos médicos, e os municípios arcarão com os custos. A nova versão do projeto estabelece benefícios para incentivar a permanência dos médicos por longos períodos. Médicos com formação pelo Fies, adicional de 40 a 80 por cento.

Blumenau foi a única cidade de Santa Catarina a cair de posição no ranking de saneamento básico divulgado anualmente pelo Instituto Trata Brasil. O novo levantamento, publicado nesta segunda-feira, mostra a cidade na posição 68 entre os 100 maiores município do país quando o assunto é tratamento de esgoto e água potável. No passado estava na colocação 66. Outras cidades catarinenses avançaram no ranking de saneamento básico. Joinville, no Norte do Estado, saltou quatro posições e agora ocupa o lugar 74. Florianópolis subiu um ponto, e agora é o quinquagésimo nono município entre os maiores do Brasil com melhor desempenho em tratamento de esgoto e água potável.

Uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Educação, com Celesc e Acafe irá permitir a restruturação da rede elétrica nas escolas estaduais de Santa Catarina. Os detalhes desta parceria serão oficializados nas próximas semanas. A ideia é começar mapeando as principais carências de rede. O papel da SED é apontar prioridades e os locais onde a intervenção se faz necessária. A partir daí, os estudantes de engenharia elétrica da Acafe fazem estudos e elaboram projetos. Cabe à Celesc, analisar e aprovar o trabalho. O diretor de Distribuição da Celesc, CLÁUDIO VARELLA, informou que a empresa vai tratar esse assunto com agilidade e otimização de recursos para garantir as melhorias na rede elétrica das unidade de ensino.

O governo de Santa Catarina anunciou a criação de um "comitê de crise" para coordenar as ações contra a dengue no Estado e vai liberar 10 milhões de reais para auxiliar os municípios. As medidas foram tomadas em função do alto número de casos de dengue registrados neste início de ano. Segundo o governo, o Estado já soma 10 mil suspeitas da doença e três mil confirmações, em números atualizados até o último sábado. Na semana passada, a Dive emitiu um alerta porque crianças e adolescentes de 0 a 19 anos têm apresentado maior incidência e agravamento da doença. Os 10 milhões anunciados por JORGINHO MELLO devem ter como prioridade custear horas extras de servidores para ampliar o horário de atendimento em unidades básicas de saúde. O governo vai implantar um Centro de Operações e Emergências para coordenar as ações.

O Dia Mundial da Água será marcado por um evento de conscientização e repasse de informações para a população nesta quarta-feira, em São Miguel do Oeste. As atividades vão começar as nove horas da manhã e seguem até as cinco da tarde. A rua coberta vai contar com oficinas e espaços para atividades práticas com as equipes da Gerência Regional de Saúde, Casan, Polícia Ambiental, Prefeitura, Epagri e Instituto do Meio do Ambiente. A Unoesc, por exemplo, vai levar microscópios para demonstrar como ocorre a identificação de águas contaminadas no laboratório de microbiologia da universidade. Os últimos estudos apontaram que apenas 16 por cento das águas de poços analisadas no laboratório eram próprias para o consumo.

A Secretaria de Saúde de Descanso confirmou a data da Sétima Conferência Municipal de Saúde. O evento será realizado no dia 30 de março, a partir da uma hora da tarde, no Club SAD. O evento tem como tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro Dia" e tem por objetivo promover a discussão e a participação da comunidade local na construção de políticas públicas de saúde. Conforme o secretário da pasta, CLEBER RECH, o evento é uma oportunidade para que os cidadãos possam dar sua opinião e contribuir com sugestões para fortalecer e colaborar com a saúde pública do município. Em Iporã do Oeste, a conferência foi realizada ainda no dia dois de março.

Aconteceu na semana passada na cidade de Treze Tílias, no Oeste catarinense, um seminário sobre autismo. A Secretária de Educação de Santa Helena, LAÍS TELOEKEN, participou do seminário e destaca que foram dois dias de intenso aprendizado sobre o assunto. Conforme ela, também participaram uma professora do segundo ano que possui dois alunos autistas em sua turma e também a psicopedagoga do município, que atua na educação infantil. A Secretária salienta que são duas profissionais essenciais para atuar na identificação e no trabalho com as crianças autistas no município. LAÍS enfatiza que no seminário foram abordados vários aspectos com informações técnicas e explicações com psicólogos, médicos e familiares, permitindo uma ampla visão sobre o autismo e as formas de trabalho com os portadores desse transtorno.

O número de pessoas com Transtorno do Espectro Autista vem aumentando nos últimos anos. Conforme a Secretária de Educação de Santa Helena, LAÍS TELOEKEN, isso se deve ao aumento populacional e a maior capacidade de diagnóstico. Ela avalia que o seminário proporcionou maior capacidade de ação no dia a dia, já que as profissionais adquiriram importantes conhecimentos através de relatos de vivências. LAÍS destaca que um dos fatores que chamou atenção foi a tendência de se relacionar a dificuldade de comunicação à pessoa com o Transtorno do Espectro Autista. Conforme ela, isso precisa ser revisto, já que quando duas pessoas estão conversando e existe dificuldade para que elas se entendam, a dificuldade de comunicação também envolve a outra pessoa e não apenas a pessoa autista.

LAÍS TELOEKEN observa que toda a sociedade tem dificuldades para se comunicar com os autistas. A Secretária de Educação de Santa Helena salienta que é preciso realizar um trabalho de preparação e de reforço da empatia para que essa comunicação ocorra da melhor forma. No caso das escolas, ela pontua que os profissionais precisam estar preparados para atuar com qualquer tipo de dificuldade. No caso do autismo, vale destacar que ele é um distúrbio caracterizado pelo desenvolvimento atípico, dificuldades de interação social, padrões de comportamentos repetitivos e redução de interesses e atividades. Embora ainda não tenha cura, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, a criança autista pode desenvolver formas de se comunicar socialmente e de ter maior estabilidade emocional. Nenhuma criança autista pode ser discriminada ou impedida de frequentar qualquer lugar público.

A renovação do parque de máquinas tem registrado alto investimento em Tunápolis. A medida está entre as prioridades e com projeção de recursos elevados para atender a demanda. Conforme o Secretário de Transportes e Obras de Tunápolis, ADRIANO GASSEN, o Plano de Governo tem meta de aquisição de duas máquinas por ano e isso está sendo mantido, porém, a demanda segue grande. Ele ressalta que novas aquisições dependem da conquista de recursos nos governos estadual e federal. O Secretário aponta como necessidades mais urgentes a compra de uma retroescavadeira, patrola e principalmente caminhões. GASSEN chama atenção que sempre falta caminhões para diversos serviços. Ele destaca ainda que o governo municipal avalia a compra de um caminhão prancha para o transporte de máquinas pesadas.

Em virtude do valor ser elevado, a compra de máquinas sempre exige amplo planejamento e muito empenho na busca de recursos. O Secretário de Transportes e Obras de Tunápolis, ADRIANO GASSEN, considera que a equipe do governo municipal está no caminho certo para garantir novas aquisições. Segundo ele, outra preocupação é com o alto custo de manutenção com máquinas que possuem vários anos de uso. O Secretário de Transportes e Obras de Tunápolis demonstra cautela devido ao início da gestão de governos no Estado e no Brasil. Conforme ADRIANO GASSEN, vários encaminhamentos estão sendo feitos para garantir as verbas necessárias para o município.

São João do Oeste inicia atividades do Programa Cidadão Mirim. Trabalho ocorre com a equipe de Proteção Social Especial da Assistência Social e Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. O Programa Cidadão Mirim será desenvolvido no viveiro municipal. Objetivo é atender as famílias em acompanhamento pela rede de proteção social e visa contribuir com o fortalecimento da família no desempenho de sua função protetiva. Também está na pauta despertar o envolvimento e interesse dos participantes em práticas ambientais, projeções futuras em áreas de preservação. O público alvo do Cidadão Mirim são adolescentes entre 13 a 17 anos, os quais aprendem a produzir mudas de espécies nativas, os manejos de inverno em árvores frutíferas, o cultivo de flores, além de acompanharem a produção das espécies exóticas e auxiliarem na expansão do reflorestamento no município.

O Prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, defende maior atuação das Agentes Comunitárias de Saúde. Ele considera que o piso salarial estabelecido de dois salários mínimos é justo e correto, porém as profissionais precisam ter uma participação nas comunidades. Segundo o Prefeito a cada dia é preciso buscar melhor atendimento em uma gestão de competência. ANTON explica que o município proporciona capacitações e cobra maior participação nas unidades de saúde e ações nas localidades onde elas residem. Conforme o Prefeito, no ano passado ocorreu a recomendação para contribuírem nos encontros da terceira idade. A partir deste ano, esta participação passa ser uma exigência. ANTON comenta que as Agentes de Saúde devem ter uma participação mais efetiva nas atividades comunitárias, como núcleo feminino, festas e outras ações.

São João do Oeste enfrenta problemas com visitas de rotina das Agentes Comunitárias de Saúde. Situação exige compreensão dos moradores, principalmente do perímetro urbano. Conforme o Prefeito GENÉSIO ANTON, as agentes comunitárias que trabalham na cidade reclamam da recepção nas residências. Muitos moradores não são encontrados e também ocorrem situações em que as pessoas não fazem questão de receber as agentes comunitárias. O Prefeito garante que todas recebem as devidas capacitações e estão aptas a realizarem suas atividades com eficiência. ANTON destaca ainda a reorganização das micro áreas para facilitar o deslocamento das agentes e a prestação de serviço de forma regular com o conhecimentos das famílias.

Prefeito cobra visitas em no mínimo 80 por cento das famílias de cada micro área da saúde. Os moradores devem ser visitados com a comprovação por meio de assinaturas das pessoas. O Prefeito GENÉSIO ANTON menciona que nos 20 por cento que são facultativos deve ocorrer trabalho para compensar em outras atividades. O Prefeito garante que o trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde é valorizado e inclusive muitas demandas são apresentadas e levadas em consideração para implantar políticas públicas. Segundo ANTON, a população pode confiar nas profissionais que visitam as famílias, pois são pessoas que fazem parte da equipe da saúde e buscam medidas para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

A Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel de Iporã do Oeste realizou uma reunião com as famílias dos anos iniciais nesta segunda-feira. Conforme o diretor, PEDRO VALDIR GAUER, o objetivo foi de repassar a forma de trabalho da escola, o que ela tem a oferecer e as atribuições de cada um no processo de ensino aprendizagem. GAUER salienta que o encontro ocorreu no auditório, onde foi repassada uma mensagem de sensibilização sobre a necessidade de todos serem mais humanos, empáticos e terem a visão de que cada pessoa é diferente e tem o seu próprio ritmo de aprendizado. O diretor frisa que esse processo deve começar nas famílias e ser ampliado na escola. Para ele, o encontro também serviu para os pais conhecerem a equipe de profissionais e o funcionamento da instituição.

O diretor da Escola Padre Vendelino Seidel salienta que é preciso disponibilizar meios para que os alunos se identifiquem com a Escola, assim como se identificam com as famílias. Para PEDRO VALDIR GAUER, esse espaço deve ser de boa convivência, respeito, empatia e tolerância, já que não existe seleção dos melhores ou piores alunos. Ele considera que a Escola possui um grande papel social na formação de cidadãos, já que ela é um retrato do mundo real e um local onde as crianças crescem em contato com as diferentes raças, crenças e condições financeiras, aprendendo a ter tolerância e a respeitá-las também no dia a dia, fora da escola.

O oitavo congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina vai acontecer de 11 a 13 de abril, em Tubarão, no sul do Estado. Na oportunidade serão apresentadas algumas experiências de destaque na “Mostra Brasil, aqui tem SUS”. O município de Descanso vai participar da mostra com um projeto voltado às gestantes. Conforme o Secretário de Saúde de Descanso, CLÉBER RECH, a participação do município ocorre desde o lançamento da mostra em 2018. Ele salienta que neste ano foram cadastrados cinco projetos, sendo que um deles foi selecionado para ser apresentado no congresso. O Secretário explica que o Projeto selecionado consiste na apresentação do trabalho realizado com o grupo de gestantes, visto que é considerado uma ferramenta de potencialização do cuidado no período gestacional para todo o grupo familiar.

CLÉBER RECH aponta todo o trabalho de preparação das gestantes para o parto e pós-parto, com trocas de experiências entre elas e os familiares nos encontros periódicos que são realizados. Conforme ele, o trabalho vai ser apresentado na mostra com atividades práticas e também através de um banner. Ele observa que foram cadastrados 452 projetos em todo o Estado, dos quais 140 foram selecionados para serem apresentados na mostra. Em anos anteriores, Descanso apresentou projetos relacionados ao grupo dos bariátricos, grupo terapêutico e sobre o grupo de gestantes. A premiação dos participantes é com um troféu e os classificados na etapa estadual irão para a mostra federal, que será realizada em Brasília.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes emitiu um novo alerta para as operações de PARE e SIGA em quatro pontos da BR-163, entre Guaraciaba e Guarujá do Sul. Nos locais, o trânsito flui em apenas uma pista, com alternância de sentidos. A ação é necessária para dar seguimento às obras de restauração, adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos da rodovia. Em Guaraciaba, o PARE e SIGA diurno é para o fluxo de caminhões na entrada do britador das obras e também para serviços de concretagem da pista. Já no município de Guarujá do Sul, a interrupção ocorre para a realização de serviços de selagem de juntas e também para apoio aos serviços de terraplenagem e supressão da vegetação.

Um caminhão carregado de pares de tênis falsificados foi apreendido pela Polícia Militar nesta segunda-feira, em Dionísio Cerqueira. A abordagem ocorreu em continuidade à Operação Hórus. Segundo a Polícia Militar, o motorista foi preso em flagrante pelo crime de prática de violação de direito autoral com o intuito de lucro. No caminhão foram localizados três mil 605 pares de tênis. O homem foi conduzido à delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. O caminhão e a mercadoria também foram apreendidos e deixados sob responsabilidade da Polícia.

Duas pessoas foram detidas pelo crime de contrabando em Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste, nesta segunda-feira. A Polícia Militar e o canil setorial abordaram um ônibus que fazia a linha Medianeira-PR a Caxias do Sul-RS. No bagageiro foram encontradas seis mil 220 carteiras de cigarro de origem Paraguaia. Segundo a Polícia Militar, os proprietários das carteiras de cigarro foram identificados e conduzidos para a Receita Federal para os procedimentos necessários. Eles responderão pelo crime de contrabando.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.