ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 21/03/2022

-PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS E DA ELETROBRÁS DEVE ACONTECER AINDA ESTE ANO

-DEPUTADOS QUEREM ISENÇÃO DE IPTU PARA TEMPLOS RELIGIOSOS EM SC

-PROPOSTA QUE RETIRA RECESSO DE JULHO VAI A CÂMARA HOJE À NOITE

-PROGRAMA JURO ZERO NÃO PODE SER UTILIZADO PARA CAPITAL DE GIRO

-MUDANÇAS NA COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS E MÃES GERA POLÊMICA

-SÃO JOSÉ DO CEDRO SERÁ UMA DAS SEDES DE OFICINAS DE TEATRO

-PREFEITURA INTERDITA RODOVIA PARA OBRAS A PARTIR DESTA SEGUNDA

-EPAGRI PROMOVE CURSO E PALESTRA FEMININA NESTA SEMANA

-VEÍCULO FICA DESTRUÍDO EM SAÍDA DE PISTA E CAPOTAMENTO

-HOMEM É PRESO E ADOLESCENTE APREENDIDO POR CONSUMO DE DROGA

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais. O euro está valendo cinco reais e 51 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

A Alemanha e o Catar chegaram a um acordo de parceria energética de longo prazo, disse uma autoridade alemã neste domingo. O objetivo é tornar a maior economia da Europa menos dependente das fontes de energia russas. A Rússia é o maior fornecedor de gás da Alemanha. O ministro da Economia alemão, ROBERT HABECK, lançou várias iniciativas para reduzir a dependência energética do país de Moscou após a invasão da Ucrânia. Um porta-voz do Ministério da Economia alemão em Berlim confirmou que um acordo foi fechado durante um encontro entre HABECK e o emir do Catar. Eles também discutiram as relações energéticas e a cooperação entre as partes, bem como formas de melhorá-las.

Dez milhões de pessoas fugiram de suas casas na Ucrânia devido à guerra "devastadora" da Rússia.A informação foi divulgada neste domingo pelo chefe do Alto Comissariado da Agência das Nações Unidas para os Refugiados, a Acnur, FILIPPO GRANDI. Segundo o Acnur, três milhões 389 mil e 44 ucranianos deixaram o país desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro. Só neste domingo, 60 mil 352 seguiram o caminho do êxodo. A Unicef, a agência da ONU para crianças, disse que mais de um milhão e meio de crianças estão entre os que fugiram para o exterior.

Um avião do modelo Boeing 737-800 da China Eastern Airlines caiu nesta segunda-feira no sul da China, segundo a agência de aviação civil do país. A aeronave transportava 132 pessoas. Ainda não há informação sobre o número de vítimas. Um vídeo obtido pela agência Newsflare com um veículo da imprensa local, mostra o momento em que a aeronave despenca do céu. O vídeo foi obtido pela agência Newsflare e divulgado pela Reuters. A queda aconteceu em uma região montanhosa no sul da China e provocou um incêndio nas montanhas, segundo a TV estatal chinesa. A Boeing informou que está coletando mais informações com autoridades locais para iniciar uma investigação sobre o caso.

O Brasil recebeu 894 ucranianos desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, no dia 24 de fevereiro. O número, divulgado sábado pela Polícia Federal, se refere à chegada de cidadãos da Ucrânia até quinta-feira. Além disso, segundo a PF, houve 28 pedidos de visto para permanência do país no período. O número é bem menor porque, pelas regras em vigor atualmente, cidadãos da Ucrânia podem passar até 90 dias no Brasil sem a necessidade de um visto. Uma portaria publicada pelo governo federal no último dia três autorizou a concessão de visto humanitário a cidadãos ucranianos em busca de refúgio – algo que também já é oferecido a haitianos, sírios e afegãos, por exemplo.

A privatização dos Correios e da Eletrobrás deve acontecer ainda este ano de acordo com o ministro da economia PAULO GUEDES. A informação foi dita por ele na sexta-feira durante o Seminário Economia Brasil, que reuniu empresários em um hotel de Fortaleza. O ministro comentou que o processo de privatização da Eletrobrás será guiado pela iniciativa da transformação da estatal em uma grande corporação. Além dos Correios e da Eletrobrás, Guedes disse que o Governo Federal planeja concluir a privatização dos terminais portuários de Santos, em São Paulo, e de Vitória, além dos aeroportos Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro, e do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, também projetos para 2022.

O aplicativo Telegram informou neste domingo ao Supremo Tribunal Federal sete medidas tomadas para combater fake news na plataforma. A resposta foi enviada ao ministro ALEXANDRE DE MORAES como parte das providências para que o serviço não fosse suspenso no país. Na sexta, MORAES tinha determinado que o Telegram fosse bloqueado em razão do descumprimento de decisões judiciais anteriores. A plataforma entrou em contato com o STF, afirmou que não tinha cumprido essas determinações e se disse disposta a colaborar. MORAES, então, enviou ao Telegram uma lista de cinco pendências e deu prazo de 24 horas para o cumprimento das medidas. A plataforma confirmou o cumprimento das outras pendências e, com isso, o ministro do STF revogou a própria ordem para que o aplicativo fosse suspenso.

A matriz de risco potencial regionalizado divulgada no sábado aponta 15 regiões classificadas no nível Moderado na cor azul: Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio-Oeste, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense e Xanxerê. Apenas duas regiões está no nível Alto, ou seja, na cor amarela: Nordeste e Vale do Itapocu. Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, oito regiões permaneceram estáveis no nível Moderado. Houve melhora nos indicadores de sete regiões que estavam classificadas no nível Alto e passaram a ser classificadas no nível Moderado.

O ritmo de crescimento da atividade econômica catarinense se manteve em janeiro, apesar de leves recuos, considerando os números do acumulado de 12 meses, apurados pelo IBGE. Em janeiro, o setor de serviços de SC registrou crescimento de 14 vírgula sete por cento no acumulado de 12 meses, frente período semelhante anterior. A produção industrial catarinense, segundo o IBGE, cresceu oito e meio por cento no período anualizado até janeiro. O comércio também cresceu em janeiro. O varejo ampliado avançou nove por cento no período anualizado e quatro vírgula oito por cento em relação a janeiro de 2021. As maiores variações nessa última comparação foram de livros e papelaria com alta de33 por cento, produtos para escritórios e artigos farmacêuticos com 18 por cento e veículos com crescimento de 15 por cento.

Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a primeira proposta de alteração da Constituição Estadual elaborada neste ano. A proposta tem por objetivo isentar do pagamento do IPTU os templos religiosos que funcionam em imóveis alugados. A matéria de autoria do deputado JAIR MIOTTO do PSC tem a assinatura de mais 14 deputados. Na justificativa da proposta, os autores argumentam que os templos religiosos contam com imunidade tributária, prevista no artigo 150 da Constituição Federal que proíbe a instituição de impostos sobre templos de qualquer culto. A proposta de Emenda Constitucionaljá foi encaminhada para a CCJ, Comissão de Constituição e Justiça , onde terá sua admissibilidade analisada. Caso seja acatada pelo órgão colegiado, a admissibilidade será votada em plenário.

O CTG Mate Amargo, de São José do Cedro, vai realizar a terceira edição do Baile à Moda Antiga no próximo mês. O evento está marcado para ocorrer no dia 23 de abril com início às 21 horas no próprio Centro Gaúcho. A programação envolve Café da Madrugada, Danças Tradicionais, Brincadeiras e fandango, com a animação do Grupo Manancial de Caxias do Sul. A mesa para quatro pessoas está sendo vendida por apenas 200 reais, sendo as mesmas limitadas. Para a entrada, será permitida apenas com traje social ou pilchado. Em caso de entrada com bebidas será cobrada a rolha.

O município de São José do Cedro vem realizando a pavimentação de ruas. As obras estão em fase de conclusão nas Ruas Odilo Antônio Link, Nilma Dalmagro, Das Araucárias, Das Oliveiras, Dos Cedrinhos e Dos Angicos. A ordem de serviço foi entregue em novembro e as obras já estão praticamente finalizadas, restando apenas pequenos ajustes para a conclusão final. O investimento total é de aproximadamente 300 mil reais.

Os recursos do programa Juro Zero subsidiados pela administração de Guarujá do Sul não poderão ser utilizados como capital de giro ou para pagamento de multas ou juros moratórios, ou refinanciamentos. A informação é do secretário de Indústria e Comércio FABRÍCIO WAGNER. A iniciativa busca beneficiar microempreendedores individuais, empresas de pequeno porte e microempresas por meio da concessão de subsídio financeiro. Ele comentou que o repasse às instituições financeiras e em benefício aos pequenos negócios é realizado somente após a quitação do empréstimo, que inclui os juros sobre o capital. O empresário receberá o reembolso pela instituição financeira, conforme o valor relativo aos juros que incidiram sobre a operação. A expectativa, segundo ele, é fomentar a economia local e, consequentemente, proporcionar benefícios à população de Guarujá do Sul. O secretário argumentou que a administração tem investido em várias medidas para impulsionar o desenvolvimento econômico e citou como exemplo o programa Cidade Empreendedora.

O repasse, que corresponde ao ressarcimento do valor de juros sobre o capital financiado para investimento, é realizado diretamente às instituições financeiras cadastradas. O secretário da Indústria e do Comércio FABRÍCIO WAGNER, explicou que pelo programa será concedido crédito para investimento de até cinco mil para MEI e de até dez mil para EPP e ME, que deverão ser pagos em até 12 parcelas mensais. Ele destacou que o empresário local está apto a ser beneficiado, porém precisa ter CNPJ ativo há mais de seis meses, apresentar aprovação do plano de aplicação e comprovação dos futuros investimentos para adquirir os valores do programa. A avaliação de concessão de crédito se dará pelas instituições financeiras. Entre os critérios analisados estão a necessidade, viabilidade econômica e capacidade de pagamento do empreendimento. Para a operacionalização do programa em 2022, a administração prevê reter até 50 mil reais correspondente aos juros sobre capital próprio, além de estimar operações financeiras na ordem de 300 mil.

A rodovia que liga a Linha Índio no município de Guaraciaba ficará parcialmente interditada hoje. A interdição deveria ter ocorrido durante este final de semana, mas devido ao clima os trabalhos foram adiados para esta segunda-feira. De acordo com a arquiteta da prefeitura JOSIANA DE MAMAN, a interdição vai durar pelo menos três dias. Ela explicou que nesse período a empresa que está fazendo as obras estará aplicando o asfalto. A arquiteta lembrou que os moradores devem respeitar os desvios e não transitar sobre o asfalto. Sendo que será feito o bloqueio no trevo de acesso da Linha Indiozinho e Linha Olímpio e no sentido inverso será trancado no desvio para a comunidade Flores da Cunha. JOSIANA orientou ainda quem precisar se deslocar para essa região pegar os desvios de Linha Indiozinho, Linha Olímpio, Linha Tigre e ou Linha Flores da Cunha.

A secretaria de Agricultura de Palma Sola deve receber novos equipamentos ainda essa semana. A secretaria está aguardando a chegada de um kit de fenação e dois distribuídos de calcário. A informação é do secretário CLAUDINEI SCHEIN. De acordo com ele, a máquina utilizada para produzir feno foi comprada a partir de uma emenda de 200 mil reais somada com a uma contrapartida de 65 mil da prefeitura. Para a compra dos distribuidores, SCHEIN disse que a secretaria de Estado da Agricultura encaminhou 100 mil para o município que completou o valor com mais 11 mil reais. O secretário disse que as máquinas serão utilizadas nos grupos de produtores. Assim que os implementos chegarem ao município serão encaminhados para uma das regiões agrícolas que tem grupo formado. Ele explicou que os grupos já tinham distribuidores, porém devido ao tempo em que já estavam em uso, a manutenção se tornou inviável e foi decidido pela troca. CLAUDINEI destacou que Palma Sola tem várias áreas onde o trabalho com máquinas é difícil, sendo indispensável a licitação de implementos fortes para valer o alto investimento.

A prefeitura de Princesa, juntamente com a Epagri do município, definiu uma programação para esta quinta e sexta-feira. Segundo a extensionista GRACIELE SCHNOOR, para esta quinta será voltado para a produção de receitas saudáveis, como incentivar o consumo de alimentos locais. Ela destacou que, durante a pandemia da Covid-19, o consumo de alimentos mais saudáveis foi bastante pensado por parte da população. Sendo este um dos temas que serão debatidos no encontro. As inscrições estão abertas para serem realizadas no escritório local da Epagri. A extensionista destacou ainda que este curso será desenvolvido no pavilhão do Cras. Já na sexta-feira vai acontecer a terceira edição do Chá para Elas com o público feminino de Princesa. A palestra vai ocorrer no auditório do colégio Renascer com uma antropóloga de Florianópolis.

O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A Síndrome de Down é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. A primeira causa conhecida de discapacidade intelectual, representando aproximadamente 25 por cento de todos os casos de atraso intelectual, traço presente em todas as pessoas com a síndrome. Se estima que no Brasil ocorra um em cada 700 nascimentos, o que totaliza em torno de 270 mil pessoas com Síndrome de Down. É necessário destacar que a Síndrome não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa, porém está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança. Estima-se que São José do Cedro possui mais de uma dezena de casos conhecidos.

No próximo mês, quatro municípios da região Oeste serão sede de oficinas de teatro, entre eles, São José do Cedro. A abertura da programação vai acontecer no dia dois de abril em Palma Sola. Segundo o responsável MATEUS DALPONTE, o cronograma segue no dia nove no município de São Carlos e no dia 30 de abril em São Miguel do Oeste. Em São José do Cedro, ele informou que está marcada para acontecer no dia 23 de abril na Associação Balneário Cedrense, a partir das 16 horas. Os interessados devem ter no mínimo 13 anos de idade. O palestrante explicou que este trabalho veio depois do incentivo do governo estadual por meio da Lei Aldir Blanc, que visa dar suporte aos ramos mais afetados pela pandemia da Covid-19. Mas como contrapartida os beneficiários precisam ofertar certas ações. Ele disse ainda que nesta oficina de quatro horas vai ser trabalho nas expressões corporais. Como isso se encaixa em papéis de teatros, além de aplicar no dia a dia. A ideia é explorar os limites de cada participante levando a uma postura ideal com o momento.

O colégio Osni Medeiros Regis do Distrito de Mariflor, comunidade de São José do Cedro, realizou uma assembleia inicial com os pais dos alunos e professores, abordando sobre o calendário de eventos do ano. Conforme a diretora EDIMARA PONTIN, a unidade elegeu a nova diretoria da Associação de Pais e Professores e do Conselho Deliberativo Escolar. A diretora comentou também que durante este ano serão desenvolvidas diversas atividades dentro do cronograma definido pela direção. EDIMARA relatou que a ideia é fazer atividades práticas com os alunos desde que o planejamento seja aprovado pelos conselhos e o cenário pandêmico seja favorável para realização das atividades. A diretora destacou que os alunos estão ansiosos para começar as práticas, tendo em vista que nos anos de realização houve participação expressiva dos estudantes. Além de ofertar possibilidades de demonstrar talentos escondidos.

A elaboração do calendário de festividades na rede municipal de Palma Sola, que acontece todos os anos, foi fortemente debatida devido às mudanças nas comemorações. A secretária de Educação ROSA LARA, comentou que as datas comemorativas como Dia dos Pais e das Mães, foi uma que sofreram alterações. Ela explicou que, apesar da data não ter mais um evento alusivo, os valores de uma família não serão deixados de lado pela administração, mas seguirão sendo feitas. Ela destacou ainda que no dia da família na escola, a direção das unidades escolares de Palma Sola irá fazer uma atividade comemorativa. A secretária explicou que esta polêmica gerou um grande desgaste nos envolvidos, assim como nos profissionais de educação. Para ROSA, houve por parte de muitos uma má interpretação sobre as mudanças. Ela enfatizou que esta alteração se deve a mudança na base curricular que prevê abordar sobre famílias constituídas de forma tradicional, homem e mulher, como homoafetiva, pessoas do mesmo sexo, além de famílias biológicas e adotivas.

Os profissionais da secretaria de Educação do município de Palma Sola não podem ser tratados de forma desrespeitosa, sendo que sempre foi trabalhado sobre princípios e valores. A declaração é da secretária ROSA LARA. Para ela, esta polêmica foi gerada por pessoas preconceituosas devido às colocações feitas por parte de algumas pessoas. A secretária enfatizou que a rede municipal trata todos os alunos e pais com máximo de respeito, como também da autonomia que cada família, independente de qual seja, no ensinamento dos filhos. ROSA comentou ainda que os profissionais da educação de Palma Sola vão trabalhar com valores e ensino das crianças e estudantes, além daquilo que o Ministério da Educação exige.

A proposta de emenda à lei orgânica sobre a retirada do recesso de julho da Câmara de Vereadores de São José do Cedro teve a aprovação favorável pela comissão de Justiça e Redação, responsável por analisar a proposta. O texto deu entrada na primeira sessão deste mês de março e vai a plenário no encontro de hoje à noite às 18 horas. Conforme o vereador de situação ISIDERIO DALLO, a proposta apresentada pela bancada de situação visa ofertar agilidade aos trabalhos do legislativo, com também atender os pedidos feitos pela administração no meio do ano. Ele destacou que os vereadores já possuem o período de recesso parcial de dezembro e integral de janeiro, sendo assim desnecessário os dias sem encontros de julho. Caso aprovado em primeira e segunda votação, os encontros ordinários vão ocorrer entre os dias primeiro de fevereiro e 15 de dezembro de cada ano, sem o recesso de meio de ano. DALLO afirmou ainda que a bancada de oposição também apoiou a proposta, por isso deve ser aprovada. A primeira votação sobre a emenda acontece hoje.

Outros pedidos também foram feitos pelo próprio vereador do legislativo de São José do Cedro. Os pedidos não foram apresentados na Câmara, sendo feito diretamente com o setor responsável. O vereador ISIDERIO DALLO, relatou que o seu pedido se deve às melhorias nas estradas do interior. Ele lembrou que as precipitações registradas nas últimas semanas têm favorecido os serviços de patrolamento e compactação de pedras nas vias interioranas. Estas solicitações foram feitas pelos agricultores. O vereador destacou que a equipe já estava fazendo trabalhos pelo interior, conforme o cronograma da secretaria de Obras. Segundo ISIDERIO, a falta de servidores e manutenção de máquinas tem prejudicado a prestação de serviços por parte da secretaria de Obras. Ele informou também que a bancada de oposição sugeriu que a ata da sessão anterior seja encaminhada com antecedência aos vereadores. Desta maneira tiraria a necessidade de leitura, que leva cerca de 20 minutos. Para o vereador, este tempo poderia ser aproveitado para apreciação de outros pedidos.

No último sábado, por volta das 17 horas, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de encontro de motocicleta com registro de furto, na Rua João Venâncio de Camargo, no Bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste. A guarnição foi informada de que uma motocicleta CG 125 estaria abandonada na entrada de uma propriedade particular. Foi deslocada uma equipe da PM até o local indicado, onde a motocicleta foi encontrada, e estava com restrição de furto. A PM fez a apreensão da mesma.

Por volta das 19 horas de sábado, a Polícia Militar em continuidade a Operação Hórus, flagrou uma ocorrência de tráfico de drogas e facilitar a corrupção de menor. O fato foi registrado no Bairro Santa Rita em São Miguel do Oeste. Após suspeita de que um local que estava sendo realizado tráfico de drogas, a PM se deslocou e ao ser avistado um homem entrou rapidamente da residência e jogou um objeto pela janela. Objeto travava-se de um torrão de maconha, pesando 52 gramas. Na residência foi localizada maconha solta em cima da geladeira pesando quase duas gramas. Também foram achados entorpecentes no fogão a gás na cozinha, sendo 13 gramas. Na residência de outro envolvido menor de idade foi localizado mais uma bucha de maconha. Um homem foi preso e um adolescente apreendido.

Acidente deixou dois feridos no centro de São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada, por volta das 17 horas e 40 minutos deste sábado, na rótula das ruas Hélio Wassum com a Barão do Rio Branco, centro de São Miguel do Oeste. Segundo apurado, a colisão foi lateral e envolveu um mototaxista e um jovem que conduzia um Vectra com placas de São Miguel. Na moto, havia o profissional que teve escoriações e uma mulher, que foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos generalizados. O rapaz do Vectra não se feriu. Além do Corpo de Bombeiros, o SAMU foi chamado devido a gravidade dos ferimentos da mulher, que foi colocada na ambulância e levada ao Hospital Regional. A Polícia Militar esteve presente e controlou o trânsito, além de fazer todos os levantamentos.

Os Bombeiros atenderam uma saída de pista seguida de colisão em árvore e capotamento. O fato foi registrado ontem, por volta das oito horas e 50 minutos, na BR-280 em Barracão, no Paraná. Os Bombeiros de Dionísio Cerqueira foram acionados para atender este acidente sendo que duas pessoas ocupavam a Captiva. Segundo as informações, aconteceu uma saída de pista seguida de colisão em árvore e capotamento. As vítimas, um homem de 31 anos, e uma mulher 32 anos, foram atendidos e avaliados no local. Ambos dispensaram condução ao hospital.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.