-MORAES RECUSA PEDIDO DE BOLSONARO PARA ESTENDER PRAZO DE DEFESA PARA 83 DIAS
-SANTA CATARINA ULTRAPASSA A MARCA DE UM MILHÃO E MEIO DE EMPRESAS ATIVAS
-FETAESC COMEÇA ROTEIRO DE ENCONTROS REGIONAIS PELO EXTREMO-OESTE
-VEREADORES COBRAM EXPLICAÇÕES SOBRE SUPOSTA FALTA DE PROFESSORES
-ONG AMIGO BICHO SUSPENDE ATIVIDADES. PREFEITURA EMITE NOTA SOBRE O PROBLEMA
-PM PRENDE HOMEM POR AMEAÇAR FUNCIONÁRIA DE ESCOLA NO MUNICÍPIO
-MOTORISTA FICA PRESO AS FERRAGENS EM TOMBAMENTO DE CAMINHÃO NA BR 158
O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente encoberto com possibilidade de chuva. Nas últimas horas, a mínima foi de 19 graus. A máxima pode chegar a 30 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 69 centavos. O euro está valendo cinco reais e 96 centavos. O peso está cotado em 0,0053 centavos.
O papa FRANCISCO completou uma semana internado com um quadro de pneumonia nos dois pulmões. O pontífice, que tem 88 anos, está sendo tratado no Hospital Gemelli, em Roma, onde foi internado em 14 de fevereiro após enfrentar dificuldades respiratórias por vários dias. A pneumonia bilateral é uma infecção grave que pode inflamar e cicatrizar ambos os pulmões, dificultando a respiração. Na quinta-feira, o Vaticano informou que, pelo segundo dia consecutivo, a condição de FRANCISCO estava ligeiramente melhorando.
As críticas da Ucrânia aos Estados Unidos são "inaceitáveis". A afirmação foi feita nesta quinta-feira por MIKE WALTS, principal conselheiro de segurança de DONALD TRUMP. Ele aconselhou Kiev a "baixar o tom" e assinar rapidamente o acordo proposto pela Casa Branca sobre minerais raros, que descreveu como "a melhor garantia de segurança que eles poderiam almejar". A proposta de acordo citada por WALTZ daria aos Estados Unidos acesso a grandes quantidades de recursos naturais ucranianos como contrapartida pela ajuda americana enviada a Kiev para combater a Rússia. O conselheiro de TRUMP argumentou que a assinatura do tratado levaria os Estados Unidos a investiriam no país.
O governo peruano declarou, na quarta-feira, que 157 distritos no país seriam colocados em estado de emergência por 60 dias depois que chuvas intensas causaram inundações e o desabamento de casas em todo o território. Entre as regiões em estado de emergência, que entrou em vigor na quinta-feira, está a capital, Lima. As chuvas causaram devastação em várias partes do país. Em Ica, agentes da polícia resgataram uma mulher que ficou presa em um rio alagado. As inundações no Peru causaram sérios danos às casas e plantações nas proximidades, bloqueando estradas e levando as famílias deixarem suas casas.
Uma batida envolvendo um caminhão e um ônibus que transportava universitários deixou 12 estudantes universitários mortos e 19 feridos na região de Ribeirão Preto na noite desta quinta-feira. O ônibus levava estudantes da Unifran, em Franca, para o município de São Joaquim da Barra, onde eles moravam. De acordo com informações da Polícia Civil, que investiga o caso, além do motorista do ônibus, havia 29 passageiros no veículo. No caminhão, estava apenas o motorista, que foi preso em flagrante por omissão de socorro, homicídio e lesão corporal. O impacto deixou a lateral do ônibus completamente destruída e os 19 feridos foram levados para hospitais da região.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do STF, rejeitou o pedido da defesa do ex-presidente JAIR BOLSONARO para ampliar de 15 para 83 dias o prazo de apresentação da resposta à denúncia da Procuradoria-Geral da República sobre a tentativa de golpe de Estado. MORAES destacou que não há base legal para a prorrogação solicitada pelos advogados do ex-presidente. A defesa argumentou que o prazo era insuficiente diante da complexidade do caso, que envolve mais de 100 mil páginas de documentos. O STF já notificou BOLSONARO e os demais 33 denunciados pela PGR, que têm até o início de março para apresentar suas defesas. A denúncia contra o ex-presidente e aliados aponta a formação de uma organização criminosa para tentar impedir a posse de LULA por meio de um golpe de estado.
O presidente LULA disse nesta quinta-feira, que o governo "não consegue controlar" os preços dos alimentos "do dia para a noite", mas reforçou que o governo federal tem atuado para tentar reduzir o preço dos alimentos no Brasil. LULA foi questionado sobre o preço do ovo e do café, mas disse que o governo quer "baixar os preços de todos os alimentos". Em entrevista para uma emissora de rádio do Rio de Janeiro, o presidente afirmou que o Brasil "virou quase um supermercado do mundo" e que o fato de os empresários estarem exportando seus produtos não pode significar um aumento dos preços no País. LULA voltou a repetir que a economia brasileira vai crescer três vírgula oito por cento, contrariando a previsão de especialistas do mercado financeiro.
A força das atividades turísticas vai ajudar no resultado econômico do Carnaval 2025 em Santa Catarina. O setor deve movimentar na economia do Estado 510 milhões de reais, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio. Isso significa um crescimento de dois vírgula quatro por cento em relação ao ano passado, quando a projeção chegou a 498 milhões. Também serão gerados dois mil 235 novos empregos no estado, 15 por cento mais do que no mesmo período do ano passado. Segundo a Fecomércio-SC, os números também estão maiores dos registrados anteriormente à pandemia, o que indica uma recuperação completa tanto do setor do turismo quanto do comércio e dos serviços.
O governo de Santa Catarina subdelegou a administração dos aeroportos de Rio Negrinho e Pinhalzinho para as gestões municipais. Além dos processos já anunciados, o Estado também pretende passar o aeroporto de Forquilhinha para a gestão municipal até o fim de 2025. Em Pinhalzinho, além de passar para a prefeitura, o governo já havia anunciado, em 2024, a destinação de oito milhões de reais para a construção da pista. De acordo com o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, BETO MARTINS, o movimento já é consolidado no Estado e os aeroportos subdelegados nesta semana são os últimos a serem passados para as prefeituras, sendo importante para explorar a aviação regional. Ele disse que os municípios têm mais capacidade de fazer a gestão dos aeroportos, mas não tira a responsabilidade do Estado de apoiar nos investimentos.
Santa Catarina ultrapassou, neste mês, a marca de um milhão e meio de empresas ativas. Os dados são apurados pela Junta Comercial do Estado de Santa Catarina que realiza o registro das empresas e também implementa políticas de desburocratização e simplificação para facilitar o ambiente de negócios. Do total de um milhão e meio de empresas ativas em Santa Catarina, 785 mil, ou 52 por cento, são de Microempreendedores Individuais. Pouco mais de 537 mil, ou 35 por cento, são empresas de sociedade limitada. Entre as cidades catarinenses, conforme a Jucesc, Florianópolis tem o maior número de empresas ativas, com 159 mil. Joinville é a segunda, com 130 mil CNPJs em funcionamento.
O Peperi Debates deste sábado vai discutir as mudanças eleitorais que estão em discussão no Congresso Nacional. O tema é uma das prioridades da CCJ do Senado para este ano e envolve questões como voto distrital, reserva de vagas de gênero no parlamento e unificação das eleições. O programa de amanhã vai reunir o representante do MDB, CARLOS AGOSTINI, o representante do PSDB, NINI SCHARNOSKI e o presidente do Podemos, ADELAR DE ANDRADE. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã.
A Prefeitura de Guaraciaba iniciou na quarta-feira, as obras de um novo desvio no Bairro Novo Lar, para facilitar o acesso à BR-163. A medida foi necessária devido às intervenções na rodovia. Na terça-feira, a administração conseguiu a autorização ambiental para a retirada de árvores na área. A licença foi aprovada na terça-feira permitindo que os trabalhos começassem já no dia seguinte. Segundo o prefeito DOMINGOS MARCON, o desvio exigiu a abertura de uma nova rua, que receberá base de cascalho para garantir melhor trafegabilidade e segurança. A novo trecho será exclusivo para quem trafega no sentido Guaraciaba a São Miguel do Oeste. A liberação do tráfego está prevista para a tarde de sexta-feira.
É grande a expectativa para últimos dois dias do Itaipu Rural Show de Pinhalzinho. O comentário é de integrante da comissão organizadora do evento, TATIANA ZABOTI. De acordo com ela, o tempo está colaborando e os impactos tem sido positivos para o andamento das atividades do Itaipu Rural Show. Além disso, ela enfatizou que os preparativos do evento são realizados o ano todo, justamente para que os visitantes tenham experiências únicas ao participarem da exposição. A data da vigésima sétima edição prevista para 2025 também já foi definida. No ano que vem, o Itaipu Rural Show vai acontecer de 18 a 21 de fevereiro.
A EPAGRI participa do Itaipu Rural Show desde a primeira edição. De acordo com o gerente regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Palmitos, MIRCON FRÜHAUF, neste ano, as instalações foram ampliadas e todos os trabalhos feitos pela EPAGRI estão sendo expostos. Ele destacou que está sendo feito mais um lançamento de uma variedade de feijão, que logo vai entrar para o mercado. De acordo com ele, isso reforça o compromisso da EPAGRI com a inovação e o apoio ao desenvolvimento do setor agropecuário. Além disso, MIRCON relatou que outra novidade é em relação ao novo pavilhão da Agroindústria Familiar que foi instalado recentemente.
A Fetaesc vai começar, na próxima segunda-feira, uma série de encontros regionais para discutir o planejamento de ações da entidade para 2025. O primeiro encontro será em São Miguel do Oeste na sede do Sindicato dos Trabalhadores rurais. De acordo com o presidente da Federação, VALTER DRESCH, o objetivo é reunir os líderes sindicais da região extremo oeste e discutir as ações e os temas que serão trabalhados pela entidade neste ano. Ao todo, a Fetaesc vai realizar encontros como este de segunda, em 16 regiões de Santa Catarina nas próximas semanas.
Outro objetivo do encontro da Fetaesc da próxima segunda-feira é reforçar a importância do movimento sindical para a agricultura. A observação é do presidente do sindicato, da Federação, VALTER DRESCH. Ele explicou que o movimento sindical foi responsável por conquistas históricas para agricultura e isso não pode ser esquecido. Ele destacou que um dos objetivos da Federação pra este ano é trabalhar a conscientização dos agricultores e da sociedade de forma geral para importância dos sindicatos dos trabalhadores rurais. DRESCH ressaltou que a redução da população no campo também resultou na diminuição do número de filiados nos sindicatos, mas o número ainda é bastante expressivo.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram, na sessão desta quinta-feira, três projetos de lei em segunda votação. Todos foram aprovados por unanimidade e seguem para sanção do prefeito. Um dos projetos autoriza o município a fazer a doação de uma caminhonete Ranger para a Polícia Civil. O veículo foi adquirido no valor de 230 mil reais. Outra proposta prevê a doação de um carro modelo Ônix para o Corpo de Bombeiros. O terceiro projeto aprovado em segundo turno autoriza o município a receber, em doação, um terreno de 342 metros quadrados na Rua São Paulo, de propriedade de ARÍDIO ASSMANN. De acordo com o prefeito EDENILSON ZANARDI, a doação faz referência a uma área de terras que já foi absorvida pela rua e oficializa uma situação de fato já existente e consolidada.
A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste aprovou nesta quinta-feira, em primeiro turno, o Projeto de Lei Complementar que dá nova redação a lei que trata da Tabela de Serviços Tributáveis e Alíquotas do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza. A lei alterada alterou e incluiu novos dispositivos no Sistema Tributário Municipal. De acordo com a exposição de motivos do projeto, as alterações são necessárias em razão de leis complementares federais que alteram a cobrança de ISS sobre atividades exercidas pelas empresas que operam planos de saúde, administram fundos, consórcios e outros, bem como as empresas de arrendamento mercantil; e monitoramento e rastreamento de veículos e carga. O projeto foi aprovado por unanimidade, e ainda passará por segunda votação antes de ser enviado para sanção do prefeito.
Os vereadores do PT, ADILSON PANDOLFO e ANA FLAVIA MOREIRA apresentaram um requerimento de informação em que questionam a Administração Municipal sobre a falta de professores e auxiliares na rede municipal de ensino. Os vereadores também pedem informações sobre a situação da prestação de serviços de limpeza e com merendeira nas escolas. Eles questionam se existe falta de professores e auxiliares de ensino na rede municipal e pedem para o município informar quantos estão faltando e em quais unidades escolares. Os vereadores também querem saber se a quantidade de profissionais efetivos no ensino fundamental e creches é suficiente para atender a necessidade. Os vereadores justificam o pedido afirmando que receberam várias denúncias de pais inconformados com esses problemas.
A ONG Grupo Amigo Bicho anunciou, via instagram da entidade, que suspendeu o serviços de forma temporária. De acordo com a publicação, a situação financeira nunca foi fácil, mas agora, as dívidas acumuladas nas clínicas veterinárias chegaram ao valor de 80 mil reais. Além disso, os canis estão lotados e o número de voluntários reduzido. Por ora, a ONG decidiu encerrar o trabalho de resgate e atendimento à população em geral por tempo indeterminado. A ação será concentrada na manutenção da alimentação e saúde dos animais que estão sob a tutela da ONG. Atualmente, são cerca de 70 cães e 50 gatos, muitos com doenças crônicas que necessitam atendimento especial, o que por si só torna nossa atuação muito custosa.
Os custos mensais da ONG Grupo Amigo Bicho com atendimentos veterinários e medicamentos variam entre 20 e 30 mil reais, além dos gastos com alimentação, que são cobertos por doações e campanhas voluntárias. A informação é do presidente da entidade, ROGÉRIO DARIFF. Ele explicou que a ONG não recebe repasses fixos do poder público e depende do Programa Melhor Amigo, que libera recursos trimestrais para clínicas veterinárias. No entanto, DARIFF disse que os valores são irregulares e insuficientes. Ele afirmou que a última verba liberada foi em setembro de 2024. Sem previsão de novos repasses e com despesas acumuladas, a ONG decidiu interromper as atividades.
A Administração Municipal de São Miguel do Oeste emitiu uma nota oficial a respeito da suspensão temporária das atividades da ONG Amigo Bicho. O município afirmou que realiza, desde 2021, o programa Melhor Amigo, para o controle populacional e o bem-estar de cães e gatos. Por meio desse programa, são pagos procedimentos de castração, atendimentos veterinários, medicações e vacinas para animais sob os cuidados de ONGs, de protetores individuais e de famílias carentes. A nota informa que somente em 2024, ocorreram mais de mil e 500 cirurgias de castração. No mesmo período, o valor investido para custear todos os atendimentos previstos na lei que criou o programa Melhor Amigo passou de 400 mil. Para este ano, o orçamento é de quase um milhão de reais.
Sobre o anúncio de suspensão das atividades da ONG Amigo Bicho, a Administração Municipal informou que, ainda no início do ano, confirmou para a entidade que fará investimentos na estrutura onde os animais atendidos estão abrigados. O município reforçou que o trabalho que as ONGs Amigo Bicho e Amigos da Deyse realizam em São Miguel do Oeste é de fundamental importância. A nota foi encerrada com a afirmação de que o Governo Municipal informa que vem trabalhando para construir um Centro de Zoonoses em São Miguel do Oeste. O investimento previsto no projeto é de mais de três milhões de reais.
A Polícia Militar prendeu um homem de 27 anos por porte ilegal de arma de fogo e arma branca na SC 492. O suspeito, que usava tornozeleira eletrônica e já tinha 103 passagens pela polícia, foi flagrado com uma espingarda calibre 36 e uma faca dentro de um carro abordado na rodovia. De acordo com a Polícia Militar, uma denúncia indicava que um homem armado circulava pelo centro da cidade em um Gol e seguiu em direção a Maravilha. Durante a abordagem, o passageiro tentou se livrar da espingarda, arremessando-a pela janela. O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia. Além da arma de fogo e de uma faca, os policiais encontraram uma pequena porção de maconha no carro.
Um homem ficou ferido em um acidente de transito no começo da tarde de ontem na BR 158. O fato aconteceu por volta das duas horas na Linha Planaltina, em Caibi. O condutor de um caminhão perdeu o controle da direção, saiu da pista e tombou em uma ribanceira. O motorista, de 65 anos, ficou preso nas ferragens. Os bombeiros fizeram desencarceramento da vítima. O idoso foi transportado pelo serviço aeromédico para o hospital. Ele sofreu ferimentos generalizados.
Um veículo pegou fogo depois de uma colisão contra uma arvore no interior de São José do Cedro na noite de ontem. O acidente aconteceu por volta das oito horas na Linha Gomes. O condutor de um Tiggo saiu da pista e colidiu contra uma arvore. O homem, de 29 anos, conseguiu sair do carro e, em seguida, o veículo pegou fogo. Os bombeiros foram chamados e combateram as chamas que haviam tomado conta do veículo. Foram usados aproximadamente três mil litros de água para extinção do fogo. O motorista, que sofreu escoriações, foi transportado ao Hospital de São José do Cedro.
Um homem foi preso por ameaça, posse ilegal de arma e tráfico de drogas em Maravilha no final da noite de ontem. A PM foi até o bairro Pioneiro e conversou com a vítima, um homem de 34 anos, que relatou o suspeito apontou uma arma de fogo contra ele e saiu em um veículo Focus de cor preta. A guarnição fez buscas e localizou o veículo em um posto de combustível. No carro do homem de 43 anos não foi encontrado nada de irregular, mas na residência do suspeito foi localizada uma pistola calibre nove milímetros carregada com 12 munições, além de porções de cocaína e maconha. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia.
Um homem de 30 anos foi preso na tarde desta quinta-feira após ameaçar uma funcionária de uma escola no bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste. Ele teria ido até o local três vezes procurando a mulher e, ao ser informado de que ela não estava, começou a proferir ameaças em frente ao portão da unidade. Segundo a Polícia Militar, a diretora da escola acionou os policiais após o comportamento intimidador do suspeito. A guarnição realizou buscas e encontrou o homem nas proximidades. No momento da abordagem, ele se mostrou agressivo, ameaçou jogar uma pedra contra os agentes e resistiu à prisão. Para conter o suspeito, os policiais precisaram usar spray de pimenta. Ele foi preso e levado à Delegacia de Polícia.