-SENADO APROVA PROJETO QUE ACABA COM A SAÍDA TEMPORÁRIA DE PRESOS
-COM AUMENTO DE CASOS DE DENGUE, GOVERNO DE SC PREPARA DECRETO DE EMERGÊNCIA
-COM 11 CASOS DE DENGUE, IPORÃ DO OESTE REFORÇA AÇÕES CONTRA O AEDES AEGYPTI
-CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DISCUTE AULAS EM TURNO INTEGRAL NO CIER
-ESCOLA ENFRENTA DIFICULDADES COM FALTA DE PROFESSORES EM CURSO TÉCNICO
-REUNIÃO VAI DEBATER SOBRE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA DE TRANSPORTES
-IDOSO FICA FERIDO AO SOFRER QUEDA DE MOTOCICLETA NO INTERIOR
-TRABALHADOR QUE CAIU DE TELHADO MORRE APÓS 28 DIAS INTERNADO
O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens na região. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima pode chegar a 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 94 centavos. O euro está valendo cinco reais e 31 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.
A ONG Médicos Sem Fronteiras afirmou que teve um abrigo bombardeado por Israel na Faixa de Gaza, nesta terça-feira. Duas pessoas morreram no ataque, segundo a organização. A Médico Sem Fronteiras é uma organização criada na década de 1970 que envia médicos para vários lugares do mundo com o objetivo de fornecer ajuda humanitária. Presente na Faixa de Gaza, a entidade disse que o local atingido durante uma operação das forças de Israel abrigava equipes da organização e familiares. Segundo a organização, 130 pacientes e 15 profissionais de saúde continuam presos dentro do hospital sem eletricidade e com alimentação limitada desde um ataque conduzido na região por Israel, em 15 de fevereiro.
Os Estados Unidos vetaram pela terceira vez uma proposta de resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas sobre a guerra entre Israel e Hamas. O texto que foi vetado exigia um cessar-fogo humanitário imediato. Treze membros do conselho votaram nesta terça-feira a favor do texto redigido pela Argélia. O Reino Unido se absteve. A resolução redigida pela Argélia e vetada pelos Estados Unidos não vinculava o cessar-fogo à libertação dos reféns. Ela exigia separadamente um cessar-fogo humanitário imediato e a libertação imediata e incondicional de todos os reféns.
A Casa Branca pediu “transparência total” em torno das circunstâncias da morte de ALEXEY NAVALNY, embora admita que haja pouca confiança em obter uma resposta direta da Rússia sobre a forma como o líder da oposição morreu. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, JOHN KIRBY, afirmou que “independentemente da resposta científica atual” o presidente russo VLADIMIR PUTIN é responsável pela morte de NAVALNY. O corpo do opositor não será devolvido à família por pelo menos mais 14 dias. O corpo de NAVALNY será submetido a “algum tipo de exame químico” nesse período.
Uma reunião na tarde de hoje, no Ministério do Trabalho, em Brasília deverá definir as regras para o funcionamento de estabelecimentos comerciais aos domingos e feriados. O tema gera controvérsias entre entidades patronais e sindicatos há, pelo menos, três meses, quando o titular da pasta LUIZ MARINHO, em novembro do ano passado, assinou a portaria que revogou a norma vigente desde 2021. O texto excluía alguns setores da lista dos que poderiam abrir as portas nessas ocasiões sem acordos coletivos com os trabalhadores. Agora, a intenção, a partir da reunião de hoje, é a construção conjunta entre governo, centrais de trabalhadores e confederações empresariais.
O Supremo Tribunal Federal condenou nesta terça-feira mais 15 réus acusados de executarem os atos de 8 de janeiro de 2023 quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e destruídas. Com isso, 86 denunciados pela Procuradoria-Geral da República já foram condenados no STF a penas que vão de três a 17 anos de prisão. A maioria dos réus foi sentenciada pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Cada réu é julgado de forma individual no plenário virtual do Supremo, quando os ministros inserem seus votos no sistema eletrônico.
O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto que acaba com a saída temporária dos presos, conhecida como "saidinha", em feriados e datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal. Foram 62 votos a favor, 2 contrários e uma abstenção. O governo liberou a bancada para votar como quisesse. Três senadores do PT, entre os quais o líder da bancada, FABIANO CONTARATO, foram favoráveis à matéria, assim como o líder do governo no Congresso, RANDOLFE RODRIGUES, atualmente sem partido. A proposta só permite a saída se o detento for estudar, fazer um curso supletivo, por exemplo. O texto ainda precisará passar por uma nova votação na Câmara. Só depois de aprovado pelos deputados é que o projeto poderia virar lei.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina encerrou a temporada de ações da Estação Verão com a marca de três mil 272 pessoas salvas no litoral catarinense. Isso significa que a cada 15 minutos, uma pessoa foi salva pelas equipes do bombeiros. Foram 65 dias de atuação durante a Estação Verão e o trabalho, por meio da Operação Veraneio – a maior da Corporação – continua até o mês de março, na etapa de pós-temporada. Nesta temporada, foi registrado um aumento de quase 75 por cento nos atendimentos por conta de lesões por água-viva no litoral catarinense. Ao todo, foram 41 mil 482 atendimentos realizados, o que significa que a cada 1 minuto e 8 segundos, uma pessoa foi atendida nos postos de guarda-vidas.
As cidades do Norte de Santa Catarina serão as primeiras do Estado a receberem doses de vacina contra a dengue. Neste primeiro momento, 13 municípios serão contemplados. Este envio faz parte do segundo lote de distribuição do governo federal. Por nota, o Ministério da Saúde informou que está trabalhando para garantir a entrega do imunizante “o mais breve possível”, mas não especificou uma data. A expectativa é que todos os 521 municípios brasileiros selecionados recebam a vacina até a primeira quinzena de março. Em Santa Catarina, as vacinas serão aplicadas em Joinville; Araquari; São Francisco do Sul; Barra Velha; Garuva; Balneário Barra do Sul; Itapoá; Jaraguá do Sul; Guaramirim; Schroeder; Massaranduba; São João do Itaperiú e Corupá.
O governo de Santa Catarina deve decretar, ainda nesta semana, situação de emergência de saúde pública em todo o território catarinense diante do risco epidemiológico causado pela dengue. O Estado já registra 17 mil 696 casos prováveis de dengue em 2024, até esta terça-feira, um aumento de 650 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Também foram confirmadas oito mortes pela doença: cinco em Joinville e outas três em Araquari, Itajaí e Itapiranga. Outras duas mortes estão em investigação, em Araquari e Navegantes. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a situação tem sobrecarregado o SUS com 213 internações em hospitais públicos. Conforme o último relatório emitido pela Dive, foram identificados 12.885 focos do Aedes aegypti em 215 municípios, sendo que 155 desses são considerados infestados pelo mosquito.
Sindicato vai promover Assembleia com capacitações. São assuntos considerados relevantes para os produtores rurais de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. Programação visa prestar contas aos associados e também preparar o agricultura para os desafios que surgem. Questões burocráticas nas propriedades agrícolas também estarão na pauta. O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, NESTOR HAMMERSCHMITT informa que a Assembleia Geral Ordinária será no dia 15 de março, a partir das nove horas e 45 minutos, no clube de Beato Roque, no município de São João do Oeste. A reunião com associados terá os assuntos de praxe com apresentação do balanço 2023, parecer do conselho fiscal e assuntos gerais. O destaque fica para as capacitações que serão proporcionadas.
Associados dos três municípios, além de agricultores que não fazem parte do sindicato poderão participar de palestras sobre imposto de renda, e-social e cadastramento de máquinas agrícolas. NESTOR HAMMERSCHMITT afirma que estão ocorrendo notificações da Receita Federal devido a inconsistências na declaração de imposto de renda e os produtores rurais precisam de informações detalhadas sobre o assunto. Outra preocupação é com o e-Social e cadastramento de máquinas aquícolas a partir de 2016. Representante da Fetaesc vai abordar estes assuntos, pois máquinas que estiverem transitando em rodovias necessitam da documentação e todos os itens de segurança e indicação funcionando. NESTOR HAMMERSCHMITT lembra que após a Assembleia terá almoço. Podendo sócios e não sócios.
A Secretaria de Agricultura de Descanso anunciou a criação do Cartão Bônus Rural para os agricultores do município. O cartão será disponibilizado no final de março e vai permitir que cada produtor tenha acesso ao valor do bônus fiscal de no máximo mil reais. O recurso poderá ser utilizado em empresas credenciadas para aquisição de insumos agrícolas, materiais de construção ou prestação de serviços de horas máquinas. De acordo com o secretário da pasta, ROBSON ZAPPANI, essa medida visa proporcionar maior autonomia aos produtores que poderão escolher livremente os produtos e marcas que desejam adquirir. Antes do cartão, a Secretaria entregava diretamente sementes de pastagens, liberava horas de máquinas terceirizadas e outros incentivos. Agora, os produtores poderão utilizar o cartão para efetuar as compras da forma mais conveniente.
A Secretaria de Assistência Social de Santa Helena retomou na tarde de ontem, as atividades com os grupos de idosos do município. De acordo com a coordenadora, DIVANE GUERRA, o primeiro encontro ocorreu na comunidade de Linha Santana, envolvendo cerca de 30 idosos. Já na tarde desta quarta-feira, o encontro será na cidade com o grupo Nossa Senhora Aparecida, que possui cerca de 175 integrantes. Ela destaca que recentemente foi feita uma mudança na forma de trabalho, reunindo todos os grupos do interior ao grupo da cidade. Nesse processo, apenas o grupo da Linha Santana não aderiu à junção, pois os integrantes preferem realizar atividades diferenciadas, sem música ao vivo durante os encontros. No total, Santa Helena possui atualmente 620 idosos, o que representa 35 por cento da população do município. DIVANE GUERRA salienta que o trabalho da Assistência Social é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas.
O Município de Santa Helena realizou ontem uma mobilização para bloquear a proliferação do mosquito transmissor da dengue. De acordo com a Agente de Combate às Endemias, MARLENE AOZANE, as ações foram intensificadas após a confirmação de um caso da doença. Ela explica que a varredura teve por objetivo identificar locais e objetos com água parada que possam servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti. Além disso, na manhã de hoje foi realizada a aplicação de inseticida de Ultra Baixo Volume nas áreas próximas da residência do paciente acometido por dengue. MARLENE salienta que além da cidade, é necessário que a população do interior também tenha cuidado para evitar água parada, principalmente nos bebedouros de animais. Ela avalia que a população de Santa Helena tem recebido bem as orientações repassadas pelas autoridades de saúde. Até agora, o município contabiliza apenas um caso de dengue neste ano.
Saúde confirma primeira morte por Dengue em Itapiranga. Caso estava sob investigação da Secretaria de Estado da Saúde, em virtude de outras comorbidades. O paciente de 86 anos foi levado ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga, recebeu atendimento médico e foi encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, onde faleceu na quarta-feira da semana passada. Nesta semana a morte foi confirmada como consequência de ter contraído Dengue. O município já registrou quatro internações em decorrência de complicações provocadas pela doença e uma pessoa segue hospitalizada. A Secretária da Saúde de Itapiranga conclama para a população contribuir no combate à Dengue, pois as consequências são graves.
Itapiranga segue adotando medidas para conter a propagação da Dengue. Agentes de endemias e agentes de saúde realizam intenso trabalho de fiscalização e orientação em residências e empresas na cidade e interior. Conforme a Secretária da Saúde de Itapiranga, CLAIR HEINEN, hoje será realizado mais um fumacê em parceria com a Regional da saúde. O trabalho na tarde desta quarta-feira vai ocorre no centro da cidade e bairros. Itapiranga tem registrado em média 20 novos casos por dia e já atingiu 297 pessoas com Dengue neste ano. São mais 659 casos suspeitos e 110 exames aguardando por resultado. Neste ano já foram identificados 82 focos do mosquito transmissor da doença.
Vigilância Sanitária está agindo com rigor para prevenir novos focos do mosquito Aedes Aegypti e também casos de Dengue. ALCENIR BENÁCHIO afirma que a fiscalização está sendo intensificada, além da aplicação de fumacê toda a semana para reduzir a presença de mosquito adulto, e os agentes de endemias e agentes de saúde estão fazendo as vistorias nas casas. BENACHIO reforça que estão sendo aplicadas multas para empresários e proprietários de residências que são recorrente nas irregularidades. Quatro empresas já foram interditadas e outras estão respondendo processo por não atenderem as exigências na prevenção ao controle da doença.
A Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste realizou ontem, mais uma aplicação de inseticida de Ultra Baixo Volume para frear a criação do mosquito Aedes Aegypti. A aplicação ocorreu no final da tarde e teve como foco a região central da cidade, contemplando várias quadras. Segundo a Secretaria, o inseticida utilizado é aprovado pela Organização Mundial de Saúde e após a aplicação, fica suspenso no ar por aproximadamente 45 minutos, sem deixar resíduos. A orientação é para que durante a aplicação, os moradores recolham as roupas dos varais, abram as portas e janelas, protejam animais domésticos e colmeias de abelhas, cubram aquários, gaiolas, bebedouros e recipientes com alimentos dos animais de estimação, além de evitar deixar alimentos e bebidas expostos ao inseticida. Também é recomendando não ficar próximo da aplicação para não ter contato com o produto. Neste ano, Iporã do Oeste já registrou 11 casos de dengue.
A Escola de Educação Básica São Lourenço de Iporã do Oeste retomou as aulas com dificuldades no quadro de professores, principalmente nas áreas técnicas. A informação é da diretora do educandário, REJANE INÊS SCHWENGBER GRAFF. De acordo com ela, a Regional de Educação de Itapiranga está trabalhando na contratação de profissionais para o preenchimento das vagas. REJANE salienta que atualmente a Escola da Linha São Lourenço disponibiliza o curso técnico de zootecnia para cerca de 20 alunos do Ensino Médio e o modelo da Pedagogia da Alternância para cerca de 70 alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Em relação à estrutura, a diretora salienta que é oferecida uma ampla gama de computadores, projetores e ambientes climatizados. A nova gestão também está fazendo algumas adaptações nos espaços físicos para bem atender os 175 alunos das dez comunidades atendidas pela Escola da Linha São Lourenço.
O Conselho Municipal de Educação de Iporã do Oeste se reuniu na tarde de ontem para discutir a implantação da política de educação em tempo integral no Centro Integrado de Ensino Rural da Linha Esperança. Conforme a secretária de Educação do município, NEUSA BEILKE, várias reuniões foram realizadas nos meses de novembro e dezembro do ano passado para analisar os objetivos, formas de encaminhamento, enfoques, habilidades, competências e oficinas a serem oferecidas nessa modalidade de ensino, que será ofertada três dias por semana. NEUSA destaca que após as discussões, o Conselho Municipal de Educação é quem vai emitir uma resolução aprovando a implantação do período integral na escola CIER.
NEUSA BEILKE destaca que uma reunião para discutir o assunto com a comunidade escolar do Centro Integrado de Ensino Rural da Linha Esperança já está agendada para amanhã à tarde. A secretária de Educação de Iporã do Oeste frisa que todos os pais dos alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental foram convidados para participar do encontro e conhecer a nova metodologia que está sendo implantada. De acordo com ela, a expectativa é que todas as oficinas e demais atividades já estejam em funcionamento até a metade do mês de março. NEUSA cita como exemplos de atividades a serem realizadas no contra turno escolar, as aulas de música, em parceria com o INDACI. Nos dias de turno integral, os alunos receberão almoço na escola.
Uma reunião com presença de várias lideranças regionais, estaduais e nacionais em Florianópolis, no dia 29 de fevereiro, vai discutir a infraestrutura e logística dos transportes no estado. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Descanso, PAULO LAUXEN, a região Extremo-Oeste catarinense é grande produtora de aves, suínos, grãos e outros produtos, mas sofre com os elevados custos de escoamento até os portos para exportação. Ele destaca que o objetivo do encontro é discutir a necessidade de melhorias nas rodovias e também a construção de ferrovias para facilitar e baratear a logística da produção. LAUXEN observa que várias lideranças dos três estados do Sul devem participar da reunião na Assembleia Legislativa, dada a importância do assunto para os municípios, indústrias, agroindústrias e empresas transportadoras.
Na reunião do dia 29 na Alesc também deve ser discutido sobre as obras de ampliação de capacidade da BR-163 de Guaraciaba a São Miguel do Oeste, federalização da SC-163 de São Miguel do Oeste a Itapiranga, contornos viários em Descanso e Iporã do Oeste, construção da ponte no Rio Uruguai entre Itapiranga e Barra do Guarita e ainda sobre a construção de um ramal da ferrovia do Oeste na região. Segundo PAULO LAUXEN, o objetivo é sensibilizar as lideranças para que as obras sejam incluídas no orçamento do Governo e assim, serem executadas brevemente para acelerar o desenvolvimento regional. LAUXEN, salienta que dentre as autoridades já confirmadas para a reunião estão o Ministro dos Transportes, Ministro de Portos e Aeroportos, deputados e secretários estaduais. Na avaliação dele, não falta mobilização para que os três estados do Sul, principalmente a região Extremo-Oeste catarinense, recebam a atenção dos Governos na área de infraestrutura de transportes.
Uma bebê de oito dias foi salva por um policial militar após se engasgar na noite desta terça-feira, em Belmonte. O fato foi registrado por volta das 19h. Segundo informações repassadas pelo pai da recém-nascida ao Corpo de Bombeiros, a vítima teria se engasgado e estava com possíveis secreções. Ele também relatou que este não foi o primeiro episódio de engasgamento, pois a filha já havia apresentado quadro semelhante logo após o nascimento, necessitando de oxigênio complementar. Durante avaliação inicial, os Bombeiros constataram que a bebê já apresentava as vias aéreas liberadas. O policial que estava no local relatou que ele mesmo efetuou as manobras de desobstrução. Em seguida, a bebê foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital de Descanso para avaliação.
Uma ação da Polícia Civil, desenvolvida nesta terça-feira, resultou na prisão de um homem condenado a 18 anos e oito meses de prisão pelo crime de estupro de vulnerável. A localização do homem se deu após a troca de informações entre policiais civis da Divisão de Investigação Criminal de São Miguel de Oeste e da Delegacia de Polícia de Anchieta. O condenado foi detido e encaminhado ao Presídio Regional de São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Civil, o mandado judicial de prisão do homem foi expedido pela Vara Única da Comarca de Anchieta. O condenado tem 65 anos e reside em São Miguel do Oeste. Os fatos ocorreram no ano de 2020, na cidade de Anchieta. A investigação inicial foi realizada pela Delegacia de Polícia Civil daquela cidade.
Um acidente no final da manhã desta terça-feira deixou uma pessoa ferida em São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das 11h40 no cruzamento das ruas Elizabete com a Itaberaba e envolveu um Corsa e uma motocicleta. O condutor da moto ficou ferido e foi socorrido pelos bombeiros. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motociclista teve ferimentos na boca e suspeita de fratura na perna. A moto atingiu a lateral do carro. O condutor da moto recebeu os primeiros socorros no local e foi levado pela equipe de resgate dos bombeiros ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
Um homem de 61 anos ficou ferido ao sofrer uma queda de motocicleta na manhã desta terça-feira, no interior de Santa Helena. O acidente aconteceu por volta das 10h40, na Linha Quadro Santo Antônio. O motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste e levado ao Hospital de Tunápolis para atendimento. De acordo com os Bombeiros, o idoso foi encontrado sobre a estrada de chão, consciente, orientado, com sinais vitais normais e amparado por populares, apresentando uma fratura aberta na perna direita. Antes de iniciar o transporte ao Hospital, os socorristas efetuaram a limpeza do ferimento e imobilizaram a vítima.
Morreu nesta terça-feira, após ficar 28 dias internado, LUIZ FERNANDO DA SILVA, de 28 anos, trabalhador que caiu de mais de oito metros de altura enquanto trocava o telhado de um galpão no interior de Descanso. Segundo familiares, a vítima sofreu ferimentos graves na queda. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, porém, nesta terça-feira, após ficar quase um mês internado, não resistiu e faleceu. O corpo do trabalhador foi velado e sepultado no Cemitério Jardim dos Ypês em São Miguel do Oeste. O caso está sendo investigado.