ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco Cedro - 21/02/2023

-SOBE PARA 44 O NÚMERO DE MORTOS PELAS CHUVAS NO LITORAL DE SP

-MP DA REFORMA ADMINISTRATIVA DEVE SER FINALIZADA NESTA SEMANA

-MUNICÍPIO CONFIRMA OS DOIS PRIMEIROS CASOS DE DENGUE DO ANO

-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE DEVE ACONTECER NO MÊS QUE VEM

-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ACOMPANHA A PRIMEIRA SEMANA DE AULAS

-REFORMAS NO CENTRO DE EVENTOS IMPOSSIBILITAM OFICINAS

-SALA DE SITUAÇÃO DA DENGUE TRAÇA ESTRATÉGIAS EM REUNIÃO

-PREFEITOS SE REÚNEM NA AMEOSC EM PRIMEIRO ENCONTRO DE 2023

-PM CUMPRE MANDADO DE PRISÃO DE HOMEM POR CRIME DE ESTELIONATO

-MOTORISTA FOGE APÓS CAUSAR ACIDENTE E DEIXAR UM FERIDO NA SC-305

O tempo é de sol entre nuvens. A previsão é de condições de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A mínima desta manhã foi de 15 graus e a máxima para hoje deve ser de 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo cinco reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.

Seis pessoas morreram e quase 300 ficaram feridas no último terremoto que atingiu a Turquia e a Síria, disseram autoridades nesta terça-feira, duas semanas depois que um tremor matou mais de 47 mil pessoas e destruiu centenas de milhares de casas. O novo terremoto de magnitude seis vírgula quatro na segunda-feira foi perto da cidade turca de Antakya e foi sentido na Síria, Egito e Líbano. O tremor foi seguido por 90 tremores secundários, disse a Autoridade de Gerenciamento de Desastres e Emergências da Turquia. O ministro da Saúde turco disse que 294 pessoas ficaram feridas neste segundo terremoto.

O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, suspendeu nesta terça-feira a participação russa no último tratado de controle de armas nucleares feito com os Estados Unidos, alertando Washington de que a Rússia colocou novas armas estratégicas à disposição para combate. A Rússia e os Estados Unidos ainda têm vastos arsenais de armas nucleares remanescentes da Guerra Fria, cujos números são atualmente limitados pelo New START, acordo assinado pelos dois países em 2010 e que deveria valer até 2026. PUTIN também anunciou a disponibilização de um novo tipo de armamento, mas não especificou quais sistemas haviam sido colocados em serviço, nem se seriam armas nucleares..

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, foi a Kiev nesta segunda-feira, a primeira visita desde que a Rússia lançou uma invasão em grande escala da Ucrânia há quase um ano. Enquanto estava na capital ucraniana, BIDEN se encontrou com o presidente VOLODYMYR ZELENSKY e com a primeira-dama OLENA ZELENSKA no palácio presidencial. Em comentários conjuntos ao lado de ZELENSKY, BIDEN disse que anunciou meio bilhão de dólares em assistência à Ucrânia, dizendo que o pacote incluiria mais equipamento militar, incluindo munição de artilharia.

Equipes de resgate retomaram no início da manhã desta terça-feira a busca por sobreviventes após temporal que devastou o Litoral Norte de São Paulo no fim de semana. Balanço do governo estadual aponta 45 mortes, 44 em São Sebastião e uma em Ubatuba. 49 pessoas ainda estão desaparecidas. O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, WALDEZ GÓES, anunciou nesta segunda-feira a ampliação do estado de calamidade pública para seis municípios do litoral Norte de São Paulo: Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião. Ele também anunciou que o pagamento do Bolsa Família para famílias atingidas pelas chuvas no litoral paulista será unificado para o dia 30 de março.

O Congresso Nacional deve emendar o feriado de Carnaval e, dessa maneira, a previsão é que as comissões e votações só voltem em março. Na última semana, os dias de maior movimentação no Parlamento foram na terça e na quarta, ainda assim sem grandes destaques nas pautas das Casas. Até a noite de sexta-feira, não havia compromissos na agenda da Câmara dos Deputados e do Senado para os dias pós-Carnaval, como a tarde da Quarta-Feira de Cinzas. Também não havia novas sessões de votações em plenário previstas ainda para a outra semana, apenas sessões especiais ou solenes. Como as principais comissões da Câmara e do Senado ainda não foram instaladas nem tiveram os comandos definidos, os trabalhos só devem ser retomados no mês de março.

Empregados, autônomos, aposentados, pensionistas e outras pessoas físicas que recebam até dois salários mínimos não serão tributados pelo Imposto de Renda já a partir deste ano. O governo federal anunciou que o salário mínimo vai passar de mil 302 para mil 320 a partir de primeior de maio. Além disso, também havia anunciado a isenção até dois pisos. Para isso, a Receita Federal explica que a faixa de isenção será ampliada para dois 112, sendo permitida dedução simplificada mensal de 528 reais. A última atualização da tabela do Imposto de Renda foi em 2015, há oito anos, quando se fixou a faixa de isenção em mil 903 reais e 98 centavos. De lá pra cá, a inflação foi de aproximadamente 50 por cento.

A Delegacia de Polícia de Passo de Torres, no Sul catarinense, abriu inquérito nesta segunda-feira para investigar a queda da ponte pênsil que liga a cidade ao município gaúcho de Torres. O objetivo da investigação é apurar responsabilidades. Um dos cabos de sustentação da ponte cedeu na madrugada desta segunda. Cerca de 50 moradores passavam pela estrutura após as festas de carnaval em Santa Catarina quando houve a queda. Uma pessoa segue desaparecida, conforme a delegacia. A ponte fica na divisa entre os estados catarinense e gaúcho.

Os valores apurados pelo Ministério Público na investigação do escândalo do lixo em Santa Catarina passam de cem milhões de reais. Segundo os dados levantados nos últimos meses, a propina paga a prefeitos e agentes públicos ultrapassaria essa marca. De acordo com o MP-SC, a responsável por fazer os pagamentos em troca de benefícios em licitações era a empresa Serrana Engenharia, de Joinville. Em contrapartida, a própria empresa teria ficado com um lucro de 430 milhões nos contratos fechados com as prefeituras. Ao menos sete prefeitos foram presos nas três fases da Operação Mensageiro, que apura a suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina.

O Governador JORGINHO MELLO realizará a Reforma Administrativa por meio de uma Medida Provisória a ser publicada na próxima quinta-feira. Assim que estiver no Diário oficial do Estado, a Reforma vale por período de 60 dias, prorrogáveis por mais 60. Ao mesmo tempo, a MP será protocolada na Assembleia Legislativa para análise dos deputados. A reforma prevê a criação de quatro novas pastas: as secretarias de Planejamento; Portos, Aeroportos e Ferrovias; Ciência, Tecnologia e Inovação e Turismo. Além disso, serão instaladas as secretarias executivas de Relações Institucionais e Governamentais e da Pesca e Aquicultura. Haverá mudança na estrutura também da Secretaria de Prevenção e Defesa Civil, que passa a ter orçamento próprio e a Secretaria de Segurança, que havia passado a ser um colegiado no governo anterior, passa volta a ser secretaria.

Santa Catarina quer se tornar uma potência agroambiental, alicerçando a sua produção de alimentos e florestal sobre bases sustentáveis. A secretaria de Estado da Agricultura deu o primeiro passo com a publicação de uma portaria que institui o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. O plano surge para aumentar a rentabilidade para as famílias no campo, aumentar a capacidade produtiva e a resiliência dos agricultores. A intenção da secretaria da Agricultura é lançar um grande Plano para consolidar o agronegócio catarinense no cenário mundial, assumindo o compromisso voluntário de redução de emissões de gases de efeito estufa. Além da mitigação e adaptação às mudanças climáticas para a próxima década. O projeto pretende gerar um potencial de mitigação de emissões de GEE de 86 milhões de toneladas de carbono – o que equivale a um investimento de 4 bilhões de dólares até 2030.

O Plano ABC+SC tem como eixos orientadores o enfrentamento dos impactos adversos da mudança do clima, o aumento da resiliência no meio rural e a sustentabilidade do setor agropecuário. Nesse sentido, a secretaria da Agricultura, outros órgãos do Governo do Estado e iniciativa privada irão planejar e organizar ações para a adoção de tecnologias de produção sustentáveis, respondendo aos compromissos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor agropecuário. As estratégias de atuação permitirão, além de ganhos ambientais, maior eficiência produtiva, ampliação dos ganhos socioeconômicos, aumento da resiliência do setor agropecuário e mitigação de gases de efeito estufa, entre outros benefícios. O Plano ABC+SC foi construído pela secretaria de Estado da Agricultura em parceria com outros órgãos do Governo e iniciativa privada.

Os prefeitos se reuniram, na semana passada, para um primeiro encontro oficial do ano em nível de Ameosc. A primeira assembleia geral ordinária da entidade aconteceu na sede da Ameosc e reuniu os prefeitos dos municípios de abrangência entidade para debater assuntos de importância regional. Após a abertura, foi apresentado o movimento econômico gerado pelas PCHS, que são pequenas hidrelétricas, a nível regional. Seguido da apresentação de proposição para a realização do Segundo Congresso de municípios da Ameosc que acontecerá neste ano, onde foi criada uma comissão composta por quatro prefeitos, que irão debater e encaminhar assuntos para a realização do congresso. Também foi debatido o planejamento estratégico para 2023. Outro assunto importante foi a proposição de audiências em Brasília, durante a Marcha dos Prefeitos, prevista para acontecer nos dias 27 a 29 de março.

Em seguida, os prefeitos também deliberaram sobre os encaminhamentos com o governo do Estado quando o assunto é as portarias dos convênios de 2022. Bem como ratificação da manutenção da cobrança dos custos dos concursos públicos e processos seletivos realizados pelos municípios associados, para que os municípios continuem atuando de forma conjunta e unificada. Ainda, os prefeitos abordaram a eleição da Federação dos Municípios Catarinenses – FECAM, que acontecerá na próxima segunda-feira e possui dois representantes do Oeste nas chapas. Para o presidente da Ameosc e prefeito de Mondaí VALDIR RUBERT, foi uma reunião muito proveitosa, com diversos encaminhamentos feitos. Segundo ele, a associação possui muitas prioridades para colocar em prática neste ano, como a organização do Congresso dos Municípios da Ameosc, pautas da Marcha dos Prefeitos à Brasília, eleição da Fecam, melhorias pontuais na sede da Ameosc e diversos assuntos abordados.

A secretaria de Saúde de Guaraciaba, por meio da Sala de Situação de Dengue, realizou a primeira reunião do ano. O encontro teve objetivo de apresentar o contexto da doença no município e traçar estratégias em conjunto com as autoridades. Os detalhes são da secretária, DAIANE DORIGON. Os agentes de Endemias trabalham continuamente no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e da chikungunya, tendo realizado um trabalho mais intenso desde o ano passado, onde houve uma epidemia de casos da doença com mais de mil pessoas infectadas no município. Os agentes atuam na conscientização da população e controle manual dos focos durante as visitas domiciliares, visando evitar uma nova epidemia. Até ontem eram 39 focos positivos de larvas em Guaraciaba, onde foram reforçados os compromissos de cada segmento municipal. Bem como de reforçar o compromisso da população em realizar o descarte correto do lixo, evitar descartar recipientes que possam acumular água a céu aberto, verificar caixas d'água.

Durante a reunião da semana passada, foram repassadas orientações sobre o desenvolvimento dos trabalhos da equipe para debater sobre eventuais casos positivos de dengue em Guaraciaba. Bem como traçar estratégias para o combate ao mosquito após Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti – LIRAa que acontecerá entre os dias 27 de Fevereiro e 17 de Março. O LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti. Os resultados obtidos permitirão aos gestores a avaliação das atividades já desenvolvidas e o redirecionamento das ações. A equipe de agentes de Endemias fará visitas a alguns imóveis aleatoriamente para esta pesquisa.

A secretaria de Saúde de São José do Cedro está se preparando para a realização da Conferência Municipal de Saúde. O evento vai acontecer em 13 de Março no Centro de Idosos. A informação é da secretária, CARLA SILVESTRI. A conferência será um momento aberto para o público e servirá como demandas primárias para serem apresentadas na Conferência Estadual e também Nacional de Saúde. Segundo ele, o encontro vai começar às oito da manhã daquele dia com palestras contratadas pelo poder público. A partir deste momento acontece a elaboração das ações que serão repassadas aos governos estaduais e federais ao decorrer do ano. O objetivo central é promover melhorias no Sistema Único de Saúde em todo o território nacional, mas para isso iniciam-se as conferências locais e estaduais para mais tarde ocorrer a nacional. O evento ocorre a cada quatro anos com este intuito. Para a secretária, a oportunidade será importante para elencar as prioridades, destacar as dificuldades e minimizar quaisquer prejuízos que possam implicar no atendimento ao cidadão.

São José do Cedro confirmou os dois primeiros casos de dengue neste ano. Ambos os casos são importados de outros Estados. De acordo com o agente de Endemias MATHEUS ROMERA, todas as ações de bloqueio de transmissão já estão sendo adotadas pela secretaria de Saúde após a confirmação de dois casos importados da doença. Entre elas, a vistoria de áreas próximas à residência das pessoas doentes e o fumacê, que será realizado hoje, a partir das cinco horas, pelos agentes de Endemias com máquina costal nas proximidades do campo Ypiranga. A orientação é que a população reforce o trabalho de prevenção com eliminação de possíveis criadouros do mosquito e, ainda, use repelentes e inseticidas para evitar contato com o Aedes aegypti adulto. Em 2022, São José do Cedro viveu uma epidemia de dengue com mais de mil e 300 casos da doença.

O Centro de Eventos de Palma Sola está passando por melhorias com investimentos superiores a 200 mil reais. A afirmação é da presidente da Fundação Cultural, DAIANE BENETTI. De acordo com ela, um dos principais reparos é na cobertura do espaço. Esse é um problema, segundo a presidente, desde a construção do centro de eventos. Quando chove o local tem diversas goteiras. Além do reparo do telhado, também está sendo feita a pintura interna e externa do ambiente. A presidente ainda comentou que a administração municipal e fundação gostariam de poder fazer uma reforma completa. Entretanto, para mais mudanças e conclusões de espaços, como é o caso do estacionamento, seria gasto cerca de meio milhão de reais. Para isso, será preciso de auxílio do governo estadual e federal. Segundo ela, o vice-prefeito MÁRCIO SANSIGOLO, esteve na capital do Estado para entregar um ofício solicitando mais recursos para possibilitar mais melhorias.

As obras de melhorias no Centro de Eventos de Palma Sola impossibilita a realização das oficinas, por isso estas atividades estão acontecendo no Museu da Colonização. A presidente da Fundação Cultura DAIANE BENETTI, falou que as obras estão previstas para ocorrer em até 120 dias, enquanto isso é buscado formas de não paralisar as atividades. A presidente ainda destacou que o centro de eventos é usado para diversas programações que acontecem no município e até mesmo entidades que ocupam o espaço. Com a reforma, DAIANE falou que o local ficará mais amplo e confortável para poder receber seminários, reuniões e atender todas as solicitações da população.

Desde a volta às aulas – no último dia 13, a secretaria de Educação de São José do Cedro tem acompanhado o desenrolar do ano letivo, mesmo em seu início. A secretária SIMONE TREVISOL, falou que tudo começou dentro do planejado e os alunos foram bem recepcionados em suas respectivas salas de aulas. Agora, com passar de uma semana, os professores começam a colocar em prática o Plano de Trabalho elaborado ainda no recesso escolar. Com isso, os conteúdos iniciais do ano estão sendo apresentados aos mais de mil e 700 estudantes matriculados na rede municipal de ensino cedrense. Ela falou, mas sem quantificar, que houve um expressivo aumento de novos alunos matriculados na rede municipal se comparado com demais anos. A secretária ainda lembrou que a atual administração conseguiu implantar acesso gratuito nos colégios, sendo que até então eram cobrados valores mensais dos pais eou responsáveis pela matrícula do aluno no colégio. Isso mudou com a disponibilização da apostila Aprende Brasil, que unificou o ensino.

O poder público com a secretaria de Educação de São José do Cedro está tentando adquirir, por meio do Ministério da Educação, dois novos ônibus escolares. Entretanto, a secretária de Educação SIMONE TREVISOL, falou que em razão da mudança de governo foi preciso realizar novos trâmites, o que acabou atrapalhando esta nova aquisição. Até que tudo se reorganize, nenhum veículo da União será empenhado, mas a busca continua através de outros meios. SIMONE ainda falou sobre os roteiros do transporte escolar e pede que cada aluno aguarde nos pontos de ônibus para evitar que os transportem cheguem atrasados nos colégios. A educação municipal também acompanha toda a parte de alimentação escolar junto à nutricionista do município. Também é realizada a aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar, assim fortalecendo a atividade.

O Semae esteve acompanhando na última semana o sistema de água instalado na Linha Independência, em São José do Cedro. A comunidade foi beneficiada recentemente com o sistema de pouco mais de três quilômetros para garantir o abastecimento daquela localidade. O engenheiro Sanitarista DIEGO SMANHOTTO, falou que depois da conclusão dos serviços foi necessário acompanhar o funcionamento de sistema para efetuar possíveis reajustes. Com isso, desde a semana passada, a comunidade tem administrado o poço. O engenheiro Sanitarista falou que o sistema de água da área urbana está trabalhando no seu limite máximo e precisaria de um investimento importante para evitar problemas logo ali na frente.

A Igreja Católica de São José do Cedro vai começar amanhã o período de 40 dias de quaresma, com previsão de encerrar no dia 6 de Abril. A informação é do padre, SÉRGIO MELZ. Na paróquia São José será realizado celebrações, bem como em demais comunidades. Conforme o pároco, amanhã à noite acontece o convite de conversão com início previsto para às 19 horas. Na Linha Peperi será realizada missa a partir das oito horas. Durante a quaresma também será abordado sobre a fome de uma parcela da população. O pároco falou que o objetivo deste período é trazer aos fiéis momentos de reflexão e de autoavaliação.

Os vereadores de Princesa estiveram em Florianópolis para participar de diversos eventos na capital do Estado. A viagem acontece entre 14 e 17 de Fevereiro. A presidente da Câmara de Princesa FÁTIMA DE LARA, esteve acompanhada do vereador VALDEMIRO GIEHL cumprindo com agenda de reuniões e cursos. Os vereadores participaram da capacitação de gestores públicos, promovida pelo Centro de Estudos da Administração Pública – CEAP. A nova lei de licitação, relações governamentais, neurociência política e comunicação, foram alguns dos assuntos tratados pela programação. FÁTIMA falou entregou ofício a um deputado solicitando de 200 mil reais para infraestrutura rural. Com a mesma finalidade e valor, protocolou outra reivindicação. A presidente falou que no próximo mês deverá retornar à capital do Estado para nova audiência e, desta vez, com o governador de Santa Catarina. Entre os assuntos a serem tratados está à rodovia entre São José do Cedro e Princesa, e o asfaltamento do trecho Vista Alta/Vila Rica, entre outros.

Ontem à noite aconteceram duas sessões na Câmara de Vereadores de São José do Cedro. Sob a presidência da Casa CLÁUDIO WARTHA ocorreu, além da sessão ordinária, a primeira Extraordinária do mês de fevereiro. A noite também foi marcada por pedidos de informações e indicações realizadas pelos vereadores, sendo todos aprovados para os devidos encaminhamentos. Seguem na Câmara ao menos três projetos de leis. Na mesma noite foram aprovados, em segunda votação, outros cinco projetos de leis e dentre eles trata sobre repasse de recursos para o hospital da cidade. Os vereadores ainda aprovaram em primeira votação o projeto de lei que trata sobre a Expo Cedro. A próxima sessão acontece na próxima segunda a partir das 18 horas.

Um acidente envolvendo um carro e uma motocicleta deixou ao menos uma pessoa ferida na SC-305, quilômetro 66, próximo da entrada de acesso a Linha São Roque, em Anchieta. A situação aconteceu nesta madrugada às cinco da manhã. De acordo com a Polícia Estadual, o motociclista de 43 anos, da CG 150, emplacada em Anchieta, sofreu ferimentos considerados leves quando bateu de frente contra o veículo Bravo. Já o condutor do carro com placas de Palma Sola fugiu logo em seguida. No veículo foi registrado danos de pequena monta e na motocicleta danos de média monta.

A Polícia Militar cumpriu na tarde de ontem um mandado de prisão por sentença definitiva, expedido em desfavor de um homem condenado pelo crime de estelionato. A situação aconteceu no Bairro Estrela em São Miguel do Oeste. O homem de 38 anos, após ser preso, foi levado ao Instituto Geral de Perícias onde passou por exame de corpo de delito e, logo em seguida, foi conduzido ao presídio Regional de São Miguel para cumprimento da pena.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.