-ANVISA LIBERA USO DA CORONAVAC PARA VACINAÇÃO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
-ESTADO REGISTRA ALTA NA PROCURA POR TERCEIRA DOSE CONTRA COVID-19
-SERVIDORES PÚBLICOS DE SMOESTE VÃO RECEBER 11 POR CENTO DE REAJUSTE
-NOVO CENTRO DE TRIAGEM É ATIVADO NO BAIRRO AGOSTINI
-VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 COMPLETA UM ANO NO EXTREMO OESTE
-MORADOR DE SMOESTE QUE FESTEJOU ANIVERSÁRIO NA PANDEMIA É CONDENADO PELA JUSTIÇA
-HOMEM ARMADO COM FACÃO TENTA ATACAR PMs E ACABA MORTO NO INTERIOR DE IPORÃ DO OESTE
O tempo na região Extremo Oeste é de sol e calor. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 22 graus e a máxima para hoje deve ser de 34 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 46 centavos. O euro está valendo seis reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
As Forças Armadas da China dizem ter perseguido, avisado e afastado um navio militar dos Estados Unidos que adentrou águas próximas das Ilhas Paracel, no Mar do Sul da China. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, porém, a Marinha americana nega que o navio tenha saído da rota por causa do alerta chinês. O Comando do Setor Sul do Exército de Libertação Popular da China afirmou que a embarcação de guerra entrou ilegalmente em águas territoriais chinesas sem permissão, violando a soberania do país, e que forças navais e aéreas chinesas seguiram o navio.
Os ponteiros do chamado "relógio do apocalipse", que simboliza a iminência de um cataclismo planetário, foram mantidos nesta quinta-feira a 100 segundos da badalada final. O indicador foi mantido sem apresentar qualquer melhora desde o recorde estabelecido em 2020. Também chamado de relógio do fim do mundo, ele foi criado em 1947 devido ao crescente perigo nuclear e ao aumento das tensões entre Estados Unidos e União Soviética. O relógio é uma iniciativa do Boletim dos Cientistas Atômicos. Os ponteiros do relógio não se movem por meio de uma medida científica, mas de acordo com o parecer dos integrantes do conselho de ciência e segurança que se reúnem duas vezes por ano para determinar quanto falta para meia-noite.
A Áustria se tornou nesta quinta-feira o primeiro país da União Europeia a exigir a vacinação obrigatória contra a Covid-19, apesar da forte oposição à medida por uma parte da população. A lei vai entrar em vigor a partir do dia quatro de fevereiro e foi aprovada por 137 votos a favor e 33 contra no Parlamento do país. A medida, anunciada em novembro, foi apoiada pelos Verdes e pelos partidos liberal e socialdemocrata. Apenas a extrema-direita se opôs e utilizou como base o argumento da proteção das liberdades individuais. Há meses, milhares de austríacos organizam protestos contra o projeto de lei. As manifestações chegaram a obrigar o governo a reforçar a proteção dos centros de vacinação.
O ministro da Advocacia-Geral da União, BRUNO BIANCO, disse na Voz do Brasil de ontem que mais de 57 mil crianças e adolescentes foram vacinados irregularmente até dezembro do ano passado. A aplicação irregular dos imunizantes de diversos laboratórios não havia passado, até a data, pela aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e foi feita em diversas faixas etárias, que variam entre os grupos de zero a cinco anos até crianças maiores de 12 anos. O ministro também afirmou que não se sabe a natureza do ato irregular. BRUNO BIANCO cogitou que, caso se confirmem irregularidades ou prevaricação de funcionários da saúde na vacinação, há possibilidade de “consequências no âmbito criminal”.
O número de afastamentos do trabalho por causa da Covid-19 quase triplicou em um ano. De janeiro a dezembro de 2021, foram concedidos 98 mil, 787 benefícios por incapacidade, o antigo auxílio-doença, por causa de infecção por coronavírus. Já entre abril e dezembro de 2020 foram 37 mil e 45 afastamentos pela doença. O aumento é de 166 por cento. A Covid-19 passou a ser o principal motivo de afastamento dos profissionais no trabalho desde o primeiro trimestre de 2021. Além de liderar o ranking das doenças que mais afastaram no ano passado, a infecção causada pelo coronavírus tem o triplo dos casos do segundo problema que mais afetou os trabalhadores, a fratura de punho, com 30 mil, 336 concessões. Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou, nesta quinta-feira a aplicação da vacina Coronavac em crianças e adolescentes com idade entre seis e 17 anos. O único veto é que pessoas imunossuprimidas não devem receber o imunizante. A decisão foi tomada após o pedido do Instituto Butantan para a liberação da vacina Coronavac em crianças. O Instituto buscava licença para vacinar crianças a partir de três anos, porém, a Anvisa aguarda novos estudos para liberar a autorização. A imunização da nova faixa etária será feita com duas doses e com um intervalo de 28 dias. A vacina é a mesma usada em adultos, sem adaptação pediátrica. Não há prazo para o início da distribuição de doses.
A Defesa Civil divulgou que o estado de Santa Catarina registrou nos primeiros 13 dias de janeiro cerca de 308 mil raios. Conforme o órgão, foram 87 mil, 311 descargas elétricas no período. Já no dia 18, cinco dias após o registro, esse número cresceu para 395 mil, 550 descargas. Os dados colocam Santa Catarina na primeira posição em relação aos outros Estados brasileiros, levando em consideração o tamanho territorial da unidade federativa. Conforme divulgou a Defesa Civil, cerca de quatro raios caíram a cada quilômetro quadrado em Santa Catarina. Nessa lista ainda estão o Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e o Amapá
O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA anunciou que o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina terá investimento inicial de 455 milhões de reais. A informação também foi comunicada aos reitores das universidades cadastradas no programa em reunião com a Secretaria de Estado da Educação juntamente com a divulgação do calendário de 2022 do Uniedu. Do total anunciado, 300 milhões de reais do orçamento são reservados a bolsas concedidas pelo artigo 170 da Constituição Estadual. Já os outros 155 milhões são destinados à concessão de bolsas por meio do artigo 171.
A procura pela dose de reforço da vacina contra a Covid-19 disparou no mês de janeiro em Santa Catarina. A alta ocorre justamente quando a terceira onda provocada pela variante Ômicron atingiu o estado. A aplicação da dose de reforço ocorreu ainda em setembro em todo o país, porém, os dias com maior aplicação foram entre cinco e sete e 10 a 14 de janeiro. No período, Santa Catarina aplicou mais de 20 mil doses de reforço. O recorde ocorreu no dia 13 de janeiro com 28 mil e 800 doses. Na média, o estado catarinense aplicou 13 mil e 800 doses de reforço nos primeiros 18 dias do mês, sendo mais que o dobro do registrado em dezembro quando a média foi de apenas seis mil e 400 doses.
O Cine Peperi lançou uma promoção em parceria com a Marvel Studios. Neste final de semana qualquer pessoa que vier para o Cine Peperi vai pagar apenas meia entrada. O filme exibido será “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”. As sessões vão ocorrer neste sábado e domingo às seis e meia da tarde e nove e meia da noite. O valor cobrado será de apenas 10 reais. A bilheteria já estará aberta a partir da uma hora da tarde nesses dois dias. “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” estreou no dia 15 de dezembro e desde então teve praticamente todas as sessões lotadas. O filme já se consagrou entre os mais assistidos da história do Cine Peperi.
O Peperi Debates está em recesso neste mês de janeiro e como de costume está reapresentando edições exibidas ao longo do ano passado. As primeira reprises já ocorreram nos últimos dois sábados e a terceira edição será amanhã. Ao todo, serão quatro programas reapresentados. A temporada de 2022 do tradicional programa de debates da Rádio Peperi com discussões ao vivo, começa no primeiro sábado de fevereiro, dia cinco. O Peperi Debates especial de férias começa às oito horas e cinco minutos de amanhã aqui pela Rádio Peperi FM, 99 vírgula nove.
Além de analisar as principais notícias da semana, a terceira edição de 2022 do Peperi Rádio Repórter vai contar com a presença do prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN. Após o período de férias ele reassumiu o comando do município nesta semana e no programa de amanhã ele vai destacar as ações e metas do governo municipal para esse ano. O Peperi Rádio Repórter ao vivo começa às 11 horas da manhã e a entrevista com WILSON TREVISAN começa às 11 horas e 30 minutos aqui na Peperi.
A expectativa para a realização do Itaipu Rural Show de Pinhalzinho é grande visto a não realização do evento nos últimos dois anos em função da Covid-19. De acordo com o vice-prefeito, NEURO OZELAME, tudo está organizado e a projeção é de um retorno cheio de inovações para toda a grande região. Ele destacou que sempre participou da exposição e vem acompanhando a evolução do agronegócio. OZELAME garantiu que a população regional pode esperar uma ótima feira, pois em dois anos, os avanços na agricultura foram expressivos. Ele disse que a população sente saudade da feira, porém, neste ano a realização está confirmada.
A Administração de Pinhalzinho está prestando todo o suporte necessário para a organização do Itaipu Rural Show do mês que vem. O comentário é do vice-prefeito, NEURO OZELAME. Conforme ele, o apoio do governo municipal é extremamente importante pois além de trazer visitantes para Pinhalzinho, também leva o nome do município para várias parte do país. Para ele, a edição deste ano, de dois a cinco de fevereiro, tem tudo para ser uma das melhores. Prova disso é a rápida venda de todos os estandes para exposição. Assim como o Itaipu Rural Show, OZELAME antecipou que a intenção é promover a Efacip para expor o comércio, indústria e agropecuária de Pinhalzinho e Região.
Os servidores públicos de São Miguel do Oeste tanto do executivo quanto do legislativo vão receber 11 por cento de reajuste na folha de pagamento já deste mês. A afirmação foi feita na edição de ontem do Peperi Entrevista pelo líder do governo na Câmara de Vereadores, PAULO DRUMM. Ontem pela manhã os vereadores realizaram duas sessões extraordinárias para votação de ao menos cinco projetos encaminhados em regime de urgência pelo então prefeito em exercício, EDENILSON ZANARDI. Conforme PAULO DRUMM, todos os projetos analisados foram aprovados por unanimidade dos presentes nas sessões de ontem.
O reajuste acima da inflação não se aplica aos agentes políticos de São Miguel do Oeste. O lembrete é do líder do governo na Câmara de Vereadores, PAULO DRUMM. Ele salientou que o prefeito, vice, vereadores e secretários tiveram apenas a reposição inflacionária de 10 vírgula zero seis por cento, diferente dos demais servidores que tiveram 11 por cento de reajuste, sendo zero vírgula 94 por cento de ganho real. Ele frisou que no mês passado os vereadores também votaram um aumento de 25 por cento no valor do vale alimentação para os funcionários públicos e agora mais 11 por cento no salário. Para ele, isso demonstra o compromisso do governo com a categoria.
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste também aprovou na manhã de ontem o aumento do repasse financeiro para a APAE e APAS do município. O novo texto prevê o repasse anual de 400 mil reais para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, sendo quatro parcelas trimestrais de 100 mil reais cada com início já no mês que vem. O projeto também prevê a possibilidade de prorrogação do repasse mediante assinatura de termos aditivos, e sua atualização pelo IPCA, por até cinco exercícios financeiros. O texto aprovado pelos vereadores também cita as formas de aplicação e de prestação de contas, sendo que a não obediência implica na devolução de todo o valor já repassado.
A Associação de Pais e Amigos dos Surdos de São Miguel do Oeste vai receber repasses mensais por parte do município. Ao todo, serão pouco mais de 29 mil reais todos os meses, totalizando 350 mil reais para a entidade. O projeto também prevê a prorrogação do repasse mediante assinatura de termos aditivos, e sua atualização pelo IPCA, por até cinco exercícios financeiros. Assim como a APAE, a APAS também é obrigada a prestar contas dos recursos recebidos, sob pena de devolução integral do valor repassado pelo município. Nas sessões desta quinta-feira os vereadores também aprovaram incentivo econômico de 380 horas-máquina para um produtor. A ajuda vai servir para a construção de pocilgas para criação de suínos.
Após as votações extraordinárias desta quinta-feira, os vereadores retornam para seus recessos parlamentares. PAULO DRUMM pontuou que o ano legislativo começa oficialmente no mês que vem com a retomada das sessões ordinárias. Ele antecipou que o prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN já confirmou que estará na Câmara de Vereadores na abertura dos trabalhos legislativos.
O município de São Miguel do Oeste ativou na manhã de hoje o novo centro de triagem para Covid-19. Podem procurar o local pessoas com sintomas respiratórios e síndromes gripais. Até ontem, os atendimentos aconteciam exclusivamente na Unidade de Pronto Atendimento. Conforme já divulgado nesta semana pela Peperi, o local definido foi o Centro de Convivência de Idosos, localizado na Rua Lázaro da Costa no bairro Agostini. O espaço fica na rua atrás do Senai e os atendimentos vão ocorrer de segunda à sexta-feira entre sete e meia da manhã às 11 e meia e entre uma da tarde às cinco horas da tarde.
Os moradores que apresentarem sintomas gripais e precisarem de atendimento no período noturno e nos finais de semana deverão procurar a Unidade de Pronto Atendimento. A orientação também é válida para os feriados. Conforme a secretária de Saúde de São Miguel do Oeste, DAIANA SIRTOLI, a equipe do novo centro de triagem vai atender pacientes sintomáticos respiratórios com a realização de consultas médicas, exames de Covid-19 e entrega de medicamentos. Ela reforçou que a reativação do centro de triagem ocorre para desafogar o fluxo intenso que vinha sendo registrado na UPA de São Miguel do Oeste. DAIANA frisou que a vacinação segue normalmente na Unidade de Saúde Central localizada em frente à Praça Belarmino Annoni.
O município de São Miguel do Oeste, assim como a região Extremo Oeste catarinense completou nesta quinta-feira um ano de vacinação contra a Covid-19. Em 20 de janeiro de 2021 a secretaria de Saúde aplicou o primeiro imunizante contra o vírus. Naquela data, o setor organizou um evento na Praça central Walnir Bottaro Daniel com a participação da imprensa local para marcar o começo da imunização. Na época, quatro profissionais da saúde, sendo dois médicos, uma técnica de enfermagem e uma enfermeira receberam o medicamento. Eles representaram as quatro linha de frente no combate ao coronavírus no município.
Há um ano a regional de Saúde de São Miguel do Oeste recebia as primeiras mil, 365 doses contra a Covid-19. O montante seria distribuído para os 22 municípios de abrangência e na ocasião seriam imunizados mil, 305 profissionais da saúde e 60 idosos que viviam em asilos e casas de apoio. Na época, a regional informou que a quantidade iria atender apenas um terço dos profissionais da linha de frente contra o coronavírus. Para São Miguel do Oeste, eram 451 doses para as equipes de saúde e 25 para idosos. A primeira a ser imunizada no município foi a enfermeira do Centro de Triagem, DANIELA SIMON.
Passado um ano do começo da vacinação contra a Covid-19, São Miguel do Oeste já aplicou mais de 80 mil doses. Conforme boletim divulgado na tarde desta quinta-feira, o número de vacinas aplicadas já é de 80 mil, 965 doses. Apenas ontem foram 300 pessoas imunizadas contra o coronavírus. Conforme o setor de Saúde, todos os adultos já receberam as duas doses contra a Covid-19 e algumas faixas etárias já estão recebendo a dose de reforço. O público acima de 12 anos também já recebeu ao menos uma dose do imunizante. Neste sábado, o município começa a vacinação em crianças com idades entre cinco e 11 anos. Nesse primeiro momento serão imunizadas menores com comorbidades e doenças crônicas. A vacinação contra a Covid-19 é realizada na Unidade de Saúde Central em frente à Praça Belarmino Annoni.
O número de novos casos diários de Covid-19 em São Miguel do Oeste apresentou uma pequena redução na comparação com os registrados no começo da semana. Nesta quinta-feira foram 95 novos positivados, enquanto outros 39 moradores entraram para a lista de recuperados. Ao todo, 613 pessoas estão com Covid-19 nesta sexta-feira. Já o Hospital Regional continua com cinco internações, sendo três na UTI Covid e duas na enfermaria. Os pacientes internados são moradores dos municípios de São Miguel do Oeste, Guaraciaba, São José do Cedro e Dionísio Cerqueira.
Um veículo caiu em uma ribanceira de aproximadamente 15 metros no interior de Paraíso. O fato foi no final da tarde de ontem na Linha Entre Rios. Foi uma saída de pista seguida de capotamento e queda em ribanceira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, no local haviam duas pessoas que já estavam fora do automóvel. Segundo as vítimas, elas saíram do veículo e subiram a ribanceira até chegarem na estrada para pedir ajuda. Elas possuíam ferimentos na cabeça, suspeita de fratura nas costelas e escoriações diversas pelo corpo. Após os primeiros atendimentos, ambas foram conduzidas para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina condenou um morador de São Miguel do Oeste por promover uma festa de aniversário durante a pandemia da Covid-19. O fato foi no dia 15 de agosto de 2020 no interior do município. Ele é acusado de reunir os amigos e realizar um churrasco em uma oficina mecânica. Na ocasião a Polícia Militar flagrou sete pessoas sem máscaras e que não respeitavam o distanciamento social. O homem foi condenado a um mês e cinco dias de prisão, além de uma multa de 550 reais. A pena privativa foi substituída pelo pagamento de pena pecuniária no valor de um salário mínimo, além do pagamento de 15 dias-multa. Outros dois acusados pela organização da festa aceitaram acordo proposto pelo Ministério Público, e o processo será extinto após o regular cumprimento de todas as condições impostas.
Um homem foi morto na noite de ontem pela Polícia Militar no interior de Iporã do Oeste. O fato foi na Linha Piraju. No local, a guarnição foi acionada para auxiliar o Corpo de Bombeiros que tentava prestar atendimento a um homem que estava bêbado e se recusava a receber ajuda. Ele estava em posse de um facão e pedras e tentou agredir os policiais. Os profissionais usaram spray de pimenta e a arma de choque, porém, não foi suficiente para conter o homem. Ele tentou novamente agredir os PMs e para se defender eles acabaram disparando contra o mesmo. O homem foi identificado como GILMAR RODRIGUES de 54 anos. Ele levou ao menos três disparos e acabou falecendo no Hospital de Iporã do Oeste. A Polícia Científica de São Miguel do Oeste foi acionada para a recolha do corpo. Já a Polícia Militar informou que uma sindicância interna será instaurada para apurar o fato.