ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 21-01-2022 Sexta-feira

-ANVISA LIBERA USO DA CORONAVAC PARA VACINAÇÃO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

-ESTADO REGISTRA ALTA NA PROCURA POR TERCEIRA DOSE CONTRA COVID-19

-EDUCAÇÃO DE TUNÁPOLIS ADQUIRE VEÍCULO E SJO ORGANIZA QUADRO DE VAGAS PARA PROFESSORES

-FÓRUM PASSA A EXIGIR CARTEIRINHA DE VACINAÇÃO OU TESTE DE PCR PARA LIBERAR ACESSO

-SUPERINTENDENTE DA CASAN DESTACA AÇÕES NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM IPORÃ DO OESTE

-SEGUEM BUSCAS POR HOMEM DESAPARECIDO NO INTERIOR

-JOVEM MORRE EM COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO

-COMANDANTE AFIRMA QUE HOMEM É ALVEJADO POR POLICIAL AO REAGIR À ABORDAGEM NO INTERIOR DE IPORÃ DO OESTE

-OUÇA O RELATO DO TENENTE CORONEL E DA ESPOSA DA VÍTIMA


O tempo na região Extremo Oeste é de sole calor. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 22 graus e a máxima para hoje deve ser de 34 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 46 centavos. O euro está valendo seis reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.


As Forças Armadas da China dizem ter perseguido, avisado e afastado um navio militar dos Estados Unidos que adentrou águas próximas das Ilhas Paracel, no Mar do Sul da China. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, porém, a Marinha americana nega que o navio tenha saído da rota por causa do alerta chinês. O Comando do Setor Sul do Exército de Libertação Popular da China afirmou que a embarcação de guerra entrou ilegalmente em águas territoriais chinesas sem permissão, violando a soberania do país, e que forças navais e aéreas chinesas seguiram o navio.


Os ponteiros do chamado "relógio do apocalipse", que simboliza a iminência de um cataclismo planetário, foram mantidos nesta quinta-feira a 100 segundos da badalada final. O indicador foi mantido sem apresentar qualquer melhora desde o recorde estabelecido em 2020. Também chamado de relógio do fim do mundo, ele foi criado em 1947 devido ao crescente perigo nuclear e ao aumento das tensões entre Estados Unidos e União Soviética. O relógio é uma iniciativa do Boletim dos Cientistas Atômicos. Os ponteiros do relógio não se movem por meio de uma medida científica, mas de acordo com o parecer dos integrantes do conselho de ciência e segurança que se reúnem duas vezes por ano para determinar quanto falta para meia-noite.


A Áustria se tornou nesta quinta-feira o primeiro país da União Europeia a exigir a vacinação obrigatória contra a Covid-19, apesar da forte oposição à medida por uma parte da população. A lei vai entrar em vigor a partir do dia quatro de fevereiro e foi aprovada por 137 votos a favor e 33 contra no Parlamento do país. A medida, anunciada em novembro, foi apoiada pelos Verdes e pelos partidos liberal e socialdemocrata. Apenas a extrema-direita se opôs e utilizou como base o argumento da proteção das liberdades individuais. Há meses, milhares de austríacos organizam protestos contra o projeto de lei. As manifestações chegaram a obrigar o governo a reforçar a proteção dos centros de vacinação.


O ministro da Advocacia-Geral da União, BRUNO BIANCO, disse na Voz do Brasil de ontem que mais de 57 mil crianças e adolescentes foram vacinados irregularmente até dezembro do ano passado. A aplicação irregular dos imunizantes de diversos laboratórios não havia passado, até a data, pela aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e foi feita em diversas faixas etárias, que variam entre os grupos de zero a cinco anos até crianças maiores de 12 anos. O ministro também afirmou que não se sabe a natureza do ato irregular. BRUNO BIANCO cogitou que, caso se confirmem irregularidades ou prevaricação de funcionários da saúde na vacinação, há possibilidade de “consequências no âmbito criminal”.


O número de afastamentos do trabalho por causa da Covid-19 quase triplicou em um ano. De janeiro a dezembro de 2021, foram concedidos 98 mil, 787 benefícios por incapacidade, o antigo auxílio-doença, por causa de infecção por coronavírus. Já entre abril e dezembro de 2020 foram 37 mil e 45 afastamentos pela doença. O aumento é de 166 por cento. A Covid-19 passou a ser o principal motivo de afastamento dos profissionais no trabalho desde o primeiro trimestre de 2021. Além de liderar o ranking das doenças que mais afastaram no ano passado, a infecção causada pelo coronavírus tem o triplo dos casos do segundo problema que mais afetou os trabalhadores, a fratura de punho, com 30 mil, 336 concessões. Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou, nesta quinta-feira a aplicação da vacina Coronavac em crianças e adolescentes com idade entre seis e 17 anos.O único veto é que pessoas imunossuprimidas não devem receber o imunizante. A decisão foi tomada após o pedido do Instituto Butantan para a liberação da vacina Coronavac em crianças. O Instituto buscava licença para vacinar crianças a partir de três anos, porém, a Anvisa aguarda novos estudos para liberar a autorização. A imunização da nova faixa etária será feitacom duas doses e com um intervalo de 28 dias. A vacina é a mesma usada em adultos, sem adaptação pediátrica. Não há prazo para o início da distribuição de doses.


A Defesa Civil divulgou que o estado de Santa Catarina registrou nos primeiros 13 dias de janeiro cerca de 308 mil raios. Conforme o órgão, foram 87 mil, 311 descargas elétricas no período. Já no dia 18, cinco dias após o registro, esse número cresceu para 395 mil, 550 descargas. Os dados colocam Santa Catarina na primeira posição em relação aos outros Estados brasileiros, levando em consideração o tamanho territorial da unidade federativa. Conforme divulgou a Defesa Civil, cerca de quatro raios caíram a cada quilômetro quadrado em Santa Catarina. Nessa lista ainda estão o Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e o Amapá.


O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA anunciou que o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina terá investimento inicial de 455 milhões de reais. A informação também foi comunicada aos reitores das universidades cadastradas no programa em reunião com a Secretaria de Estado da Educação juntamente com a divulgação do calendário de 2022 do Uniedu. Do total anunciado, 300 milhões de reais do orçamento são reservados a bolsas concedidas pelo artigo 170 da Constituição Estadual. Já os outros 155 milhões são destinados à concessão de bolsas por meio do artigo 171.


A procura pela dose de reforço da vacina contra a Covid-19 disparou no mês de janeiro em Santa Catarina. A alta ocorre justamente quando a terceira onda provocada pela variante Ômicron atingiu o estado. A aplicação da dose de reforço ocorreu ainda em setembro em todo o país, porém, os dias com maior aplicação foram entre cinco e sete e 10 a 14 de janeiro. No período, Santa Catarina aplicou mais de 20 mil doses de reforço. O recorde ocorreu no dia 13de janeiro com 28 mil e 800 doses. Na média, o estado catarinense aplicou 13 mil e 800 doses de reforço nos primeiros 18 dias do mês, sendo mais que o dobro do registrado em dezembro quando a média foi de apenas seis mil e 400 doses.


-EDUCAÇÃO DE TUNÁPOLIS ADQUIRE VEÍCULO E SJO ORGANIZA QUADRO DE VAGAS PARA PROFESSORES

-SECRETÁRIO COMENTA SOBRE REUNIÃO REALIZADA SOBRE SITUAÇÃO DA COVID E ESTIAGEM

-FÓRUM PASSA A EXIGIR CARTEIRINHA DE VACINAÇÃO OU TESTE DE PCR PARA LIBERAR ACESSO

-SUPERINTENDENTE DA CASAN DESTACA AÇÕES NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM IPORÃ DO OESTE


A comunidade de Medianeira, no interior de SJO, promove neste domingo uma festa alusiva aos 74 anos de fundação. Em alusão a essa data, o professor da Udesc, ÊNIO SPANIOL, escreveu um livro sobre a história da comunidade, que será lançado na noite de hoje. SPANIOL salienta que em 2018 já havia sido realizado um ensaio para fazer levantamento histórico, porém na época não foi possível executar por conta de outros compromissos. Já no último ano, devido à paralisação das atividades sociais e públicas na pandemia, foi possível focar mais na coleta dos dados para elaboração do livro. A conclusão da obra, segundo o autor, foi no final de dezembro, e ela está sendo impressa. O lançamento oficial será em dois momentos: um na live desta sexta-feira, com início às 19h30, e outro no domingo, dia 23, durante a festa na comunidade. Haverá missa às 9h30, com o padre ANSELMO SPIES, cuja família também dispõe de terras na comunidade, seguida de sessão de autógrafos do autor do livro. 300 exemplares da obra estarão à disposição.


A pesquisa realizada por SPANIOL para elaborar o livro compreendeu desde consulta aos pioneiros até os atuais residentes, incluindo netos e bisnetos dos primeiros colonizadores de Medianeira. O título do livro é “Rede de Relações em Linha Medianeira: do Mato de 1948 ao celular de 2022”, para fazer uma correlação desde o início da colonização até a atualidade. A obra traz alguns dados curiosos, como o fato de que 11 por cento dos nascidos na comunidade residem hoje no município vizinho, Iporã do Oeste, lembrando que comunidades como Monte Maria e Macucozinho fazem fronteira com Medianeira. A única pioneira viva de Medianeira mora em Iporã do Oeste e se chama ANASTÁCIA ADOLFINA WEBER BRACHT. Ela esteve na missa da comunidade em 1948 e hoje passa dos 90 anos de idade. Conforme o autor ÊNIO SPANIOL, da comunidade de Medianeira saíram três pilotos de avião e dois comissários de voo. A comunidade também tem 0,6 carros por pessoa, e 1,7 veículos por família, o que demonstra a boa qualidade de vida dos moradores. Medianeira também é a localidade do jogador profissional de futebol FABIANO LEISMANN, que hoje atua no Aris da Grécia.


O secretário de Desenvolvimento Econômico e membro do Comitê de Crise da Covid de Descanso, PAULO LAUXEN, destaca que na reunião convocada na última quarta-feira, à tarde, compareceram mais de 50 lideranças para discutir sobre medidas relacionadas ao aumento de casos de Coronavírus e a estiagem. Essas lideranças representaram associações, cooperativas, sindicatos, CDL, Lions, Rotaract, CTG, comunidades e igrejas. Além deles, também houve presença de vereadores, secretários municipais, prefeito em exercício, NEI BRUGNEROTTO, e o titular SADI BONAMIGO, que está em férias. Em relação à Covid, o consenso foi de que o município deve seguir o decreto do estado, que é a continuidade do uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social, e principalmente, fazer a vacina. LAUXEN enfatiza que o fato de o município não ter hospitalizados é um sinal de que a vacina está dando resultado. O secretário reforça a importância de garantir que as pessoas que não fizeram dose, ou ainda não completaram o esquema, venham se vacinar.


Em relação à estiagem, PAULO LAUXEN comenta que Descanso está transportando em torno de 500 mil litros de água por dia. Quatro caminhões, três distribuidores de adubo orgânico são utilizados para captação e transporte de água, e também o auxílio para agricultores. O município busca agora encontrar mais locais para captação de água e ampliar o transporte. Em conversa com integradoras e empresas, e também com o governo do estado, Defesa Civil e FECAM, Descanso busca garantir estrutura e condições financeiras para fazer a captação e o transporte de água, visando assim suprir tanto o consumo humano como animal.


Educação de Tunápolis adquire novo veículo para transporte escolar. Objetivo é substituir e modernizar veículos que realizam o transporte escolar municipal. Ontem, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte recebeu o veículo zero quilômetro com capacidade de dezesseis lugares. Conforme a secretária de Educação, NAÍSSA SCHAURICH, o veículo foi adquirido com recursos provenientes de Emenda Parlamentar do Deputado MAURO DE NADAL e recursos próprios, totalizando 255 mil e 900 reais. A Secretária de Educação destaca que a renovação da frota é uma estratégia importante para garantir qualidade aos ocupantes, bem como, diminuição de custo de manutenção e segurança aos alunos e motorista.


Educação de São João do Oeste organiza quadro de vagas para retomada de aulas presencial. Aproximadamente 580 alunos estarão retornando as salas de aula no dia nove de fevereiro. Conforme o Secretário de Educação de São João do Oeste, CLAUNEI WEBER, a secretaria está trabalhando para organizar uma volta às aulas segura para todos. No momento ocorre a formação de turmas.O secretário destaca que algumas famílias ainda não realizaram a matrícula de seus filhos. WEBER cita que hoje acontece a publicação do quadro efetivo de professores que atuam em caráter temporário. A escolha das aulas deve acontecer na próxima quarta-feira, dia 26 de janeiro, na Secretaria de educação. CLAUNEI WEBER espera obter o quadro de professores completos para o início do ano letivo com os alunos. Ele enfatizou que estão sendo programadas atividades de reforço em contra turno escolar com a contratação de dois professores para o início já em fevereiro, para alunos queobtiveram aproveitamento escolar abaixo do esperado no ano passado. Objetivo é acelerar os resultados que ficaram defasados com as aulas remotas.


CLAUNEI WEBER chama a atenção para a importância do papel da família na escola. Ele lembra que a escola deve servir de canal de diálogo com a família e manter contato direto com os pais, proporcionando atividades envolvendo as famílias. No dia sete de fevereiro ocorre formação de professores com o palestrante JORGE TREVISOL, abordando situações pedagógicas e psicológicas como abertura do ano letivo 2022. O secretário de Educação enfatiza que há vagas para todos os alunos nas escolas do município. Ainda no final do ano passado iniciaram as manutenções de escolas, como reformas, pinturas, colocação de pisos, grama sintética, proporcionando melhorias ao ambiente escolar. O secretário da Educação cita estar otimista para o retorno presencial das atividades. Este ano foram adotados dois sistemas diferentes de transporte escolar com duas linhas sendo realizado por transporte próprio e as demais com sistema terceirizado. Conforme CLAUNEI WEBER, essa medida tem gerado economia. Mesmo com o aumento de casos da Covid-19 no município, ele cita que os cuidados serão redobrados.


Conforme o chefe de secretaria do Fórum da Comarca de Mondaí, RICARDO CONTER, uma nova resolução altera o acesso às dependências do local. Essa resolução foi editada ainda em dezembro, porém as mudanças para entrada no prédio do Fórum passaram a valer no dia dez de janeiro. CONTER lembra que já havia algumas precauções, como uso de álcool em gel e máscara, porém agora também é obrigatório apresentar comprovante com a vacina da Covid. Para quem optou por não fazer, deverá apresentar teste de PCR, realizado até 72 horas antes da entrada no Fórum. O chefe de secretaria do Fórum de Mondaí salienta que o retorno do recesso foi no dia sete de janeiro, portanto as atividades estão normais no momento.


A maioria dos atendimentos no Fórum ocorre de maneira online, porém algumas audiências são feitas presencialmente, agora com as novas precauções. RICARDO CONTER frisa ainda que as assinaturas para comparecimento em juízo já estão autorizadas para serem cumpridas. Ele reitera, porém, que essas assinaturas apenas podem ser efetuadas quando o mapa de risco sanitário estiver azul. Como no momento o mapa de contaminação da Covid-19 está amarelo, esse comparecimento permanece suspenso. CONTER lembra também para aqueles que devem prestar serviços comunitários, que aguardem, pois serão intimados. O cumprimento dessas penas de serviço às entidades já está autorizado, porém devido à grande demanda, a intimação pode demorar um pouco.


O superintendente da Casan para o Oeste do Estado, DANIEL SCHARF, salienta que uma parte da tubulação necessária para ações emergenciais em Iporã do Oeste já chegou nessa semana. Outras cargas deverão ser entregues nos próximos dias. Com a estiagem que se prolonga desde 2019 e se agravou nos últimos meses, SCHARF cita como uma das ações a serem desenvolvidas no município a instalação da adutora que vai ajudar a levar água do Rio Macaco Branco até a estação de tratamento em Pirapó. Esse trabalho, conforme o superintendente da Companhia de Água e Saneamento, vai aumentar a vazão para atender todo município. Ainda ontem, uma empresa especializada em assentamento de tubulações, com equipe técnica de Florianópolis e Chapecó, esteve em Iporã do Oeste para definir o trajeto dessa adutora emergencial e em seguida fazer as demais tratativas.


O superintendente da Casan, DANIEL SCHARF, frisa que a adutora emergencial vai atender a demanda de forma imediata, devido à estiagem. Cita ainda que posteriormente será executada uma adutora definitiva, com projeto de estudo da melhor alternativa, uma vez que é constatada frequente redução na vazão do Rio Pirapó. Na visão de DANIEL SCHARF, é necessário outro ponto de captação para atender a demanda do município. Um estudo nesse sentido será encaminhado ainda esse ano para então definitivamente haver um segundo ponto de captação para o abastecimento de água em Iporã do Oeste. Outra ação a ser realizada de maneira imediata no município é a instalação da bomba em poço já perfurado, para posteriormente colocar em operação. Essa bomba deverá ser instalada na próxima segunda-feira. Segundo SCHARF, haverá um ganho de vazão de aproximadamente oito mil litros por hora para atender a demanda do município. O superintendente da Casan no Oeste frisa que a Companhia também contratou empresa para transportar água bruta já a partir dessa semana, uma vez que o Rio Pirapó tem dificuldade em vazão.


Segundo o superintendente da Casan, DANIEL SCHARF, entre as metas dentro do planejamento hídrico do governo do estado junto à Companhia está uma nova estação de tratamento de água para Iporã do Oeste, com capacidade de 20 mil litros por segundo. O objetivo, conforme SCHARF, é ampliar a capacidade de tratamento para o município. A Casan também está com processo licitatório em andamento para adquirir dois reservatórios de 250 mil litros, em aço inox, que também vão ajudar a aumentar a reserva de água em Iporã do Oeste. O chefe do escritório da Casan em Iporã do Oeste, RUDINEI ANDRIOLI, informa que o rodízio de água na cidade ocorre normalmente. Ele agradece à população que vem colaborando para economizar água.


-SEGUEM BUSCAS POR HOMEM DESAPARECIDO NO INTERIOR

-JOVEM MORRE EM COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO

-COMANDANTE AFIRMA QUE HOMEM É ALVEJADO POR POLICIAL AO REAGIR À ABORDAGEM NO INTERIOR DE IPORÃ DO OESTE

-OUÇA O RELATO DO TENENTE CORONEL E DA ESPOSA DA VÍTIMA


O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado por volta das 20 horas de ontem para o combate a um incêndio em vegetação na Linha Laranjeira, interior de Itapiranga. A guarnição se deslocou com o caminhão de combate a incêndios e a camionete para o controle das chamas e posterior rescaldo. Conforme as informações, na área incendiada havia sido realizada colheita de milho. Nas proximidades existem plantações de eucaliptos e residências. Já são vários registros de incêndios ocorridos em Itapiranga nas últimas semanas com a falta de chuva, aliada ao calor extremo. O Corpo de Bombeiros solicita a colaboração dos munícipes para que tenham cuidado nesta época do ano e evitem realizar queimadas em roças ou vegetações. Com o clima seco, o risco do fogo se propagar é alto.


Carro cai em ribanceira de aproximadamente 15 metros em Paraíso. O corpo de Bombeiros e o SAMU de São Miguel do Oeste atenderam uma saída de pista seguida de capotamento e queda de ribanceira. Este fato ocorreu por volta das 18h15 na Linha Entre Rios, interior de Paraíso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao chegar no local, foram encontradas duas vítimas já fora do veículo e sobre a estrada. Uma das vítimas relatou que após a queda do veículo, ambos saíram do carro e subiram a ribanceira até chegarem na estrada para pedir socorro. As vítimas possuíam ferimentos na região da cabeça, suspeita de fratura de costelas e escoriações pelo corpo. Após atendimento, elas foram conduzidas até o Hospital Regional de São Miguel do Oeste.


Seguem buscas por homem desaparecido no interior de SJO. ELEMAR LUIS WELTER, de 52 anos, está desaparecido desde às 6 horas desta quinta-feira. Conforme as informações, ele seria morador de Linha Itacuruçu e sofre de depressão. A Polícia Militar de São João do Oeste, com apoio da guarnição do Canil de São Miguel do Oeste, realizou buscas na mata durante a tarde de ontem, com um cão farejador, mas não localizou o homem. Vizinhos seguem à procura do morador. A família registrou um boletim de ocorrência. O agricultor e sua família realizaram a ordenha na manhã desta quinta-feira e depois ele não foi mais visto. Ele teria saído apenas com a roupa do corpo. Quem tiver alguma informação do paradeiro de ELEMAR LUIS WELTER deve entrar em contato a Polícia Militar pelo 190 ou 34725078.


Colisão frontal entre um caminhão de leite e um veículo de passeio deixou um jovem morto na manhã de hoje. O fato foi registrado por volta das 09h30, na Linha Derrubada, interior de São José do Cedro. Conforme os primeiros detalhes, o jovem NATANAEL OLINSKI, de aproximadamente 23 anos de idade, morreu conduzindo a Saveiro. Ele seguia sentido BR-163 ao interior e o caminhão Mercedes sentido contrário, quando o veículo de passeio invadiu a pista contrária e bateu contra o caminhão. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de São José do Cedro estão no local aguardando a chegada do IGP que fará a recolha do corpo.


Um homem de 54 anos, identificado como GILMAR RODRIGUES, morreu após ser alvejado por um Policial Militar por volta das 23h desta quinta-feira, na Linha Piraju, interior de Iporã do Oeste. Ele estava armado com um facão e tentou atacar os militares. De acordo com o Comandante do 11ºBPM/Fron, Ten. Cel. JAILSON FRANZEN, a guarnição foi acionada para auxiliar um homem que estaria embriagado e que não queria receber atendimento do Corpo de Bombeiros. Ao tentar convencê-lo, o mesmo partiu para cima da guarnição com um facão, sendo usado no primeiro momento mecanismos do uso progressivo da força e mesmo assim as agressões continuaram. O policial então reagiu e disparou contra o homem, que não resistiu e morreu no Hospital de Iporã do Oeste. FRANZEN comentou à Reportagem do Portal Peperi que um inquérito policial militar será instaurado, bem como uma investigação da Polícia Civil. A Polícia Científica de São Miguel do Oeste foi acionada e recolheu o corpo para necropsia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.