De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 46 centavos. O euro está valendo seis reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
As Forças Armadas da China dizem ter perseguido, avisado e afastado um navio militar dos Estados Unidos que adentrou águas próximas das Ilhas Paracel, no Mar do Sul da China. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, porém, a Marinha americana nega que o navio tenha saído da rota por causa do alerta chinês. O Comando do Setor Sul do Exército de Libertação Popular da China afirmou que a embarcação de guerra entrou ilegalmente em águas territoriais chinesas sem permissão, violando a soberania do país, e que forças navais e aéreas chinesas seguiram o navio.
Os ponteiros do chamado "relógio do apocalipse", que simboliza a iminência de um cataclismo planetário, foram mantidos nesta quinta-feira a 100 segundos da badalada final. O indicador foi mantido sem apresentar qualquer melhora desde o recorde estabelecido em 2020. Também chamado de relógio do fim do mundo, ele foi criado em 1947 devido ao crescente perigo nuclear e ao aumento das tensões entre Estados Unidos e União Soviética. O relógio é uma iniciativa do Boletim dos Cientistas Atômicos. Os ponteiros do relógio não se movem por meio de uma medida científica, mas de acordo com o parecer dos integrantes do conselho de ciência e segurança que se reúnem duas vezes por ano para determinar quanto falta para meia-noite.
A Áustria se tornou nesta quinta-feira o primeiro país da União Europeia a exigir a vacinação obrigatória contra a Covid-19, apesar da forte oposição à medida por uma parte da população. A lei vai entrar em vigor a partir do dia quatro de fevereiro e foi aprovada por 137 votos a favor e 33 contra no Parlamento do país. A medida, anunciada em novembro, foi apoiada pelos Verdes e pelos partidos liberal e socialdemocrata. Apenas a extrema-direita se opôs e utilizou como base o argumento da proteção das liberdades individuais. Há meses, milhares de austríacos organizam protestos contra o projeto de lei. As manifestações chegaram a obrigar o governo a reforçar a proteção dos centros de vacinação.
O ministro da Advocacia-Geral da União, BRUNO BIANCO, disse na Voz do Brasil de ontem que mais de 57 mil crianças e adolescentes foram vacinados irregularmente até dezembro do ano passado. A aplicação irregular dos imunizantes de diversos laboratórios não havia passado, até a data, pela aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e foi feita em diversas faixas etárias, que variam entre os grupos de zero a cinco anos até crianças maiores de 12 anos. O ministro também afirmou que não se sabe a natureza do ato irregular. BRUNO BIANCO cogitou que, caso se confirmem irregularidades ou prevaricação de funcionários da saúde na vacinação, há possibilidade de “consequências no âmbito criminal”.
O número de afastamentos do trabalho por causa da Covid-19 quase triplicou em um ano. De janeiro a dezembro de 2021, foram concedidos 98 mil, 787 benefícios por incapacidade, o antigo auxílio-doença, por causa de infecção por coronavírus. Já entre abril e dezembro de 2020 foram 37 mil e 45 afastamentos pela doença. O aumento é de 166 por cento. A Covid-19 passou a ser o principal motivo de afastamento dos profissionais no trabalho desde o primeiro trimestre de 2021. Além de liderar o ranking das doenças que mais afastaram no ano passado, a infecção causada pelo coronavírus tem o triplo dos casos do segundo problema que mais afetou os trabalhadores, a fratura de punho, com 30 mil, 336 concessões. Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou, nesta quinta-feira a aplicação da vacina Coronavac em crianças e adolescentes com idade entre seis e 17 anos. O único veto é que pessoas imunossuprimidas não devem receber o imunizante. A decisão foi tomada após o pedido do Instituto Butantan para a liberação da vacina Coronavac em crianças. O Instituto buscava licença para vacinar crianças a partir de três anos, porém, a Anvisa aguarda novos estudos para liberar a autorização. A imunização da nova faixa etária será feita com duas doses e com um intervalo de 28 dias. A vacina é a mesma usada em adultos, sem adaptação pediátrica. Não há prazo para o início da distribuição de doses.
A Defesa Civil divulgou que o estado de Santa Catarina registrou nos primeiros 13 dias de janeiro cerca de 308 mil raios. Conforme o órgão, foram 87 mil, 311 descargas elétricas no período. Já no dia 18, cinco dias após o registro, esse número cresceu para 395 mil, 550 descargas. Os dados colocam Santa Catarina na primeira posição em relação aos outros Estados brasileiros, levando em consideração o tamanho territorial da unidade federativa. Conforme divulgou a Defesa Civil, cerca de quatro raios caíram a cada quilômetro quadrado em Santa Catarina. Nessa lista ainda estão o Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e o Amapá.
O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA anunciou que o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina terá investimento inicial de 455 milhões de reais. A informação também foi comunicada aos reitores das universidades cadastradas no programa em reunião com a Secretaria de Estado da Educação juntamente com a divulgação do calendário de 2022 do Uniedu. Do total anunciado, 300 milhões de reais do orçamento são reservados a bolsas concedidas pelo artigo 170 da Constituição Estadual. Já os outros 155 milhões são destinados à concessão de bolsas por meio do artigo 171.
A procura pela dose de reforço da vacina contra a Covid-19 disparou no mês de janeiro em Santa Catarina. A alta ocorre justamente quando a terceira onda provocada pela variante Ômicron atingiu o estado. A aplicação da dose de reforço ocorreu ainda em setembro em todo o país, porém, os dias com maior aplicação foram entre cinco e sete e 10 a 14 de janeiro. No período, Santa Catarina aplicou mais de 20 mil doses de reforço. O recorde ocorreu no dia 13 de janeiro com 28 mil e 800 doses. Na média, o estado catarinense aplicou 13 mil e 800 doses de reforço nos primeiros 18 dias do mês, sendo mais que o dobro do registrado em dezembro quando a média foi de apenas seis mil e 400 doses.
O Cine Peperi lançou uma promoção em parceria com a Marvel Studios. Neste final de semana qualquer pessoa que vier para o Cine Peperi vai pagar apenas meia entrada. O filme exibido será “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”. As sessões vão ocorrer neste sábado e domingo às seis e meia da tarde e nove e meia da noite. O valor cobrado será de apenas 10 reais. A bilheteria já estará aberta a partir da uma hora da tarde nesses dois dias. “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” estreou no dia 15 de dezembro e desde então teve praticamente todas as sessões lotadas. O filme já se consagrou entre os mais assistidos da história do Cine Peperi.
Campo Erê vive situação de emergência devido à estiagem. A falta de água já afeta não só o município, mas toda a região a cerca de três anos, como conta o coordenador da Defesa Civil - ANDRÉ RYCHIK. Segundo ele, a prefeita de Campo Erê – ROZANE MOREIRA, já decretou estado de emergência devido à estiagem. Agora o pedido está sendo organizado para que a situação crítica seja reconhecida também pelo estado e pela união. Explica que é necessário um extenso relatório para que o estado de emergência seja aceito, e o município possa ser beneficiado com ajuda dos governos de Santa Catarina e Federal.
Decreto de situação de emergência é complicado e demorado, mas pode ajudar muito o município. Caso o pedido seja homologado pelo estado e aprovado pelo Governo Federal, o coordenador da Defesa Civil - ANDRÉ RYCHIK – afirma que é possível receber recursos e materiais para amparar a população. No ano passado Campo Erê conseguiu cerca de 200 mil reais, além de equipamentos para diminuir o impacto da seca. Segundo o coordenador, o principal motivo do pedido de ajuda são os agricultores, que estão sendo os mais afetados pela estiagem. Porém, afirma que isso acaba causando prejuízos em outros setores, como o comércio, de serviços e a prefeitura.
Secretaria de Agricultura intensifica trabalhos durante período de estiagem para amenizar prejuízos. O município de São Lourenço do Oeste encontra-se em situação de emergência em razão da estiagem. O secretário da pasta DASIO FRANZS, contou que o decreto foi assinado ainda em dezembro e leva em conta o período prolongado sem chuvas provocado pela redução e irregularidade das precipitações pluviométricas. Ainda, os prejuízos nos serviços de abastecimento de água, comprometendo as reservas hidrológicas, e a capacidade de captação e distribuição do sistema de abastecimento de água.
Desde o início deste ano, a Secretaria de Agricultura intensificou os trabalhos a fim de amenizar os prejuízos, mas sem afetar o atendimento. DÁSIO ressalta que foram colocados à disposição dos agricultores quatro distribuidores de esterco para a captação de água distribuída aos animais e dois caminhões com caixas d’água adaptadas para fazer o transporte de água também para consumo dos animais. Os equipamentos podem ser solicitados através dos departamentos de infraestrutura dos distritos – Frederico Wastner, Presidente Juscelino e São Roque. Além disso, o caminhão pipa da prefeitura está captando água em alguns poços artesianos particulares para consumo humano, mas atendendo casos extremos.
A Secretaria de Agricultura também está com seis máquinas trabalhando na limpeza de fontes nas comunidades e realizando a abertura de novas. É importante ressaltar que, independente das manobras de abastecimento de água realizada pela Casan, em virtude do problema na bomba do poço profundo, a falta de água se deve, principalmente, pela falta de chuvas. Conforme informações da Secretaria de Agricultura, o município, assim como a região, vive o momento mais crítico de deficiente hídrica dos últimos anos.
A Casan informou à prefeitura que, nesta semana a barragem estava cerca de 70 centímetros abaixo do nível, uma situação extremamente delicada, e o rio Macaco, que abastece a cidade, está sendo monitorado. A Casan diz ainda que tem parceria com propriedades que possuem açudes e que uma barragem emergencial deverá ser instalada ainda no distrito de Presidente Juscelino. Durante período de estiagem a orientação é para que a população não lave carros; Não lave calçadas; Não regue plantas ou grama; Não armazene água em baldes, bacias ou outros recipientes a fim de garantir abastecimento; Deixe a torneira fechada ao lavar louça ou escovar os dentes e Reduza o tempo de banho.
Já está pronto o processo licitatório para asfaltar trecho do interior. Os prefeitos EDIMAR NORONHA DE FREITAS – de Saltinho e MÁRCIA DETOFOL – de Santa Terezinha do Progresso ainda comemoram a conquista de pavimentação de praticamente metade do trajeto que liga os 2 municípios. EDIMAR aguarda a licença ambiental e a libração da primeira parcela do Governo do Estado para dar a ordem de serviço. Acredita que isso vai acontecer nos próximos dias. O diretor do Instituto do Meio Ambiente, de São Miguel do Oeste, já visitou os locais e garantiu que a licença ambiental será breve. De sua parte a prefeita MÁRCIA DETOFOL já deu a ordem se serviço. Do lado de Saltinho serão asfaltados pouco mais de 3 quilômetros, e em direção contrária, começando por Santa Terezinha, serão 4 quilômetros.
Cerca de 10 quilômetros, entre Saltinho e Santa Terezinha do Progresso ainda serão de estrada de chão. Prefeito EDIMAR NORONHA DE FREITAS diz que o próximo passo será fazer uma grande mobilização para tentar completar a pavimentação dos 17 quilômetros. O asfalto vai passar pelas comunidades de Santa Rita, Boa Fé até próximo a Santo Antônio. A Obra será muito importante porque vai proporcionar aos motoristas, comodidade e segurança. EDIMAR destaca que a economia será outro fator importante porque não será mais necessário serviço de patrolamento na parte pavimentada. O prazo para conclusão da obra é de 8 meses, iniciando em fevereiro agora. O asfalto representará o maior aporte de recursos de Saltinho e Santa Terezinha, até aqui.
Morador é condenado por festejar seu aniversário com grupo de amigos durante a pandemia. Um morador de São Miguel do Oeste foi condenado a um mês e cinco dias de detenção, além de multa de 550 reais, por infringir determinação do poder público destinada a impedir a propagação de doença contagiosa. Ele é acusado de reunir amigos para comemorar seu aniversário durante a pandemia de Covid-19. A decisão é da Vara Criminal da comarca. Consta na denúncia que o acusado foi flagrado pela polícia militar no dia 15 de agosto de 2020, quando promovia um churrasco em uma oficina mecânica no interior do município. No local foram encontradas sete pessoas sem máscaras de proteção individual e que também desrespeitavam o distanciamento social. Na ocasião, foi lavrado termo circunstanciado de ocorrência pelos policiais. O documento foi assinado pelos responsáveis do evento.
Na época, estavam vigentes os Decretos Estaduais que declaravam estado de calamidade pública no Estado de Santa Catarina. Também havia sido instituído o Decreto Municipal de 13 de agosto de 2020, que proibia a realização de festas e confraternizações em ambiente público ou privado. A pena privativa de liberdade do réu foi substituída pelo pagamento de pena pecuniária no valor de um salário mínimo, além do pagamento de 15 dias-multa. Outros dois acusados pela organização da festa aceitaram acordo proposto pelo Ministério Público, e o processo será extinto após o regular cumprimento de todas as condições impostas.
Casal é preso após série de furtos em mercados da região. Uma mulher de 35 anos e um homem de 55, foram presos pela Polícia Militar, depois de roubar mercados em São Lourenço do Oeste, Novo Horizonte Formosa do Sul. Segundo a PM, o carro da dupla foi abordado na SC-157, estacionado próximo a outro mercado de Formosa do Sul. Ao fazerem buscas no veículo, os policiais encontraram diversos artigos de higiene pessoal e outros produtos. Questionado sobre a origem das mercadorias, o homem disse que tinha comprado no Paraguai, porém, o responsável pelo mercado em Novo Horizonte o identificou como um dos autores do crime.
A polícia também recebeu informações de que algumas horas antes, os dois tinham furtado um mercado em São Lourenço do Oeste, inclusive da mesma rede dos outros dois. Os crimes foram registrados por câmeras internas dos mercados. Ambos foram presos e encaminhados até a delegacia de Quilombo, junto com os produtos, que foram apreendidos.
Dono de bar é preso por tráfico de drogas. A prisão acontecer na noite de ontem, em Francisco Beltrão, depois que a PM recebeu uma denúncia de comercialização dos entorpecentes na Rua Santa Maria Gorete, bairro São Miguel, em Francisco Beltrão. Chegando ao estabelecimento, os policiais abordaram os frequentadores, alguns apresentando visíveis sinais de uso de droga. Com o apoio da equipe do Canil, foram encontradas 68 gramas de cocaína e 363 gramas de maconha. O proprietário do estabelecimento, de 35 anos, foi preso, e encaminhado para a 19ª Subdivisão de Polícia, junto com a droga apreendida.
Ladrão encapuzado invade casa, tranca mulher e pratica roubo. O caso aconteceu ontem, numa residência na Rua Pernambuco, bairro Industrial em Francisco Beltrão. A PM do município recebeu denúncia de que a mulher estaria dentro de casa, gritando por socorro. Chegando ao local, a equipe encontrou a vítima.Ela informou que um homem usando capuz a rendeu nos fundos da residência, a trancou num quarto e revirou todo o cômodo em busca de objetos de valor. Ele roubou um relógio de marca, um celular e mil e 300 reais em dinheiro, fugindo em seguida. A Polícia Militar fez buscas, mas o autor do roubo não foi localizado.