-ANVISA LIBERA USO DA CORONAVAC PARA VACINAÇÃO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
-ESTADO REGISTRA ALTA NA PROCURA POR TERCEIRA DOSE CONTRA COVID
-APENAS 30% DOS PRODUTORES RURAIS FIZERAM A RENOVAÇÃO DO BLOCO
-PREFEITURA DEVE REALIZAR MAIS DE QUATRO MILHÕES EM INVESTIMENTOS
-ADMINISTRAÇÃO ACREDITA QUE UNIÃO DEVE REAVALIAR CORTE NO ORÇAMENTO
-AMEOSC REALIZA REUNIÃO PARA DEFINIÇÃO DE COORDENADORA DE SAÚDE
-INICIADA A LIMPEZA DO LAGO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO CEDRO
-CINE PEPERI E MARVEL STUDIOS LANÇAM PROMOÇÃO DE INGRESSOS
-JOVEM MORRE EM COLISÃO FRONTAL ENTRE DOIS VEÍCULOS NO INTERIOR
-HOMEM TENTAR AGREDIR POLÍCIAS MILITARES COM FACÃO E ACABA MORTO
O tempo na região Extremo-Oeste é de sol e calor. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 35 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 46 centavos. O euro está valendo seis reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
As Forças Armadas da China dizem ter perseguido, avisado e afastado um navio militar dos Estados Unidos que adentrou águas próximas das Ilhas Paracel, no Mar do Sul da China. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, porém, a Marinha americana nega que o navio tenha saído da rota por causa do alerta chinês. O Comando do Setor Sul do Exército de Libertação Popular da China afirmou que a embarcação de guerra entrou ilegalmente em águas territoriais chinesas sem permissão, violando a soberania do país, e que forças navais e aéreas chinesas seguiram o navio.
Os ponteiros do chamado "relógio do apocalipse", que simboliza a iminência de um cataclismo planetário, foram mantidos nesta quinta-feira a 100 segundos da badalada final. O indicador foi mantido sem apresentar qualquer melhora desde o recorde estabelecido em 2020. Também chamado de relógio do fim do mundo, ele foi criado em 1947 devido ao crescente perigo nuclear e ao aumento das tensões entre Estados Unidos e União Soviética. O relógio é uma iniciativa do Boletim dos Cientistas Atômicos. Os ponteiros do relógio não se movem por meio de uma medida científica, mas de acordo com o parecer dos integrantes do conselho de ciência e segurança que se reúnem duas vezes por ano para determinar quanto falta para meia-noite.
A Áustria se tornou nesta quinta-feira o primeiro país da União Europeia a exigir a vacinação obrigatória contra a Covid-19, apesar da forte oposição à medida por uma parte da população. A lei vai entrar em vigor a partir do dia quatro de fevereiro e foi aprovada por 137 votos a favor e 33 contra no Parlamento do país. A medida, anunciada em novembro, foi apoiada pelos Verdes e pelos partidos liberal e socialdemocrata. Apenas a extrema-direita se opôs e utilizou como base o argumento da proteção das liberdades individuais. Há meses, milhares de austríacos organizam protestos contra o projeto de lei. As manifestações chegaram a obrigar o governo a reforçar a proteção dos centros de vacinação.
O ministro da Advocacia-Geral da União, BRUNO BIANCO, disse na Voz do Brasil de ontem que mais de 57 mil crianças e adolescentes foram vacinados irregularmente até dezembro do ano passado. A aplicação irregular dos imunizantes de diversos laboratórios não havia passado, até a data, pela aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e foi feita em diversas faixas etárias, que variam entre os grupos de zero a cinco anos até crianças maiores de 12 anos. O ministro também afirmou que não se sabe a natureza do ato irregular. BRUNO BIANCO cogitou que, caso se confirmem irregularidades ou prevaricação de funcionários da saúde na vacinação, há possibilidade de “consequências no âmbito criminal”.
O número de afastamentos do trabalho por causa da Covid-19 quase triplicou em um ano. De janeiro a dezembro de 2021, foram concedidos 98 mil, 787 benefícios por incapacidade, o antigo auxílio-doença, por causa de infecção por coronavírus. Já entre abril e dezembro de 2020 foram 37 mil e 45 afastamentos pela doença. O aumento é de 166 por cento. A Covid-19 passou a ser o principal motivo de afastamento dos profissionais no trabalho desde o primeiro trimestre de 2021. Além de liderar o ranking das doenças que mais afastaram no ano passado, a infecção causada pelo coronavírus tem o triplo dos casos do segundo problema que mais afetou os trabalhadores, a fratura de punho, com 30 mil, 336 concessões. Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou, nesta quinta-feira a aplicação da vacina Coronavac em crianças e adolescentes com idade entre seis e 17 anos. O único veto é que pessoas imunossuprimidas não devem receber o imunizante. A decisão foi tomada após o pedido do Instituto Butantan para a liberação da vacina Coronavac em crianças. O Instituto buscava licença para vacinar crianças a partir de três anos, porém, a Anvisa aguarda novos estudos para liberar a autorização. A imunização da nova faixa etária será feita com duas doses e com um intervalo de 28 dias. A vacina é a mesma usada em adultos, sem adaptação pediátrica. Não há prazo para o início da distribuição de doses.
A Defesa Civil divulgou que o estado de Santa Catarina registrou nos primeiros 13 dias de janeiro cerca de 308 mil raios. Conforme o órgão, foram 87 mil, 311 descargas elétricas no período. Já no dia 18, cinco dias após o registro, esse número cresceu para 395 mil, 550 descargas. Os dados colocam Santa Catarina na primeira posição em relação aos outros Estados brasileiros, levando em consideração o tamanho territorial da unidade federativa. Conforme divulgou a Defesa Civil, cerca de quatro raios caíram a cada quilômetro quadrado em Santa Catarina. Nessa lista ainda estão o Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e o Amapá.
O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA anunciou que o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina terá investimento inicial de 455 milhões de reais. A informação também foi comunicada aos reitores das universidades cadastradas no programa em reunião com a Secretaria de Estado da Educação juntamente com a divulgação do calendário de 2022 do Uniedu. Do total anunciado, 300 milhões de reais do orçamento são reservados a bolsas concedidas pelo artigo 170 da Constituição Estadual. Já os outros 155 milhões são destinados à concessão de bolsas por meio do artigo 171.
A procura pela dose de reforço da vacina contra a Covid-19 disparou no mês de janeiro em Santa Catarina. A alta ocorre justamente quando a terceira onda provocada pela variante Ômicron atingiu o estado. A aplicação da dose de reforço ocorreu ainda em setembro em todo o país, porém, os dias com maior aplicação foram entre cinco e sete e 10 a 14 de janeiro. No período, Santa Catarina aplicou mais de 20 mil doses de reforço. O recorde ocorreu no dia 13 de janeiro com 28 mil e 800 doses. Na média, o estado catarinense aplicou 13 mil e 800 doses de reforço nos primeiros 18 dias do mês, sendo mais que o dobro do registrado em dezembro quando a média foi de apenas seis mil e 400 doses.
O Cine Peperi lançou uma promoção em parceria com a Marvel Studios. Neste final de semana qualquer pessoa que vier para o Cine Peperi vai pagar apenas meia entrada. O filme exibido será “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”. As sessões vão ocorrer neste sábado e domingo às seis e meia da tarde e nove e meia da noite. O valor cobrado será de apenas 10 reais. A bilheteria já estará aberta a partir da uma hora da tarde nesses dois dias. “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” estreou no dia 15 de dezembro e desde então teve praticamente todas as sessões lotadas. O filme já se consagrou entre os mais assistidos da história do Cine Peperi.
A administração de São José do Cedro, em parceria com a secretaria de Obras, Secretaria de Agricultura, Semae e Defesa Civil do município está trabalhando constantemente para atender a população com água. Nos distritos de Mariflor e Padre Réus estão sendo instaladas “caixas d 'água", que serão utilizadas para abastecer os tanques que levam água para todas as comunidades pertencentes a estas duas localidades. Atualmente o município utiliza um poço com capacidade reduzida, sendo necessário esse trabalho. Nos últimos anos, São José do Cedro contava com uma extensão maior, pois havia um poço artesiano fornecido por “particulares” para auxiliar em períodos críticos de estiagem, sendo este não mais disponível a Administração Municipal, precisou adequar-se para um novo local, com isso houve a necessidade desse trabalho da instalação destas “caixas d´água”.
A estiagem, assim como em outros municípios, têm sido uma das principais preocupações para o setor público do município de Guaraciaba nas últimas semanas. Mas o que vem chamando a atenção da secretaria de Agricultura é a renovação do bloco de produtor rural. Até a manhã de ontem, apenas 30 por cento dos produtores realizaram a renovação do bloco. Conforme o secretário SÉRGIO THALHEIMER, isso é de extrema preocupação tendo em vista o prazo final a vista. Em Guaraciaba, todos os blocos precisam ser renovados até o dia 31 deste mês. Apesar de ter mais dez dias, o secretário está preocupado por causa do baixo número de agricultores que até o momento fizeram a renovação. Sendo que as notas são válidas até este final de mês. Ele disse que os produtores que já destacaram as notas necessitam fazer a prestação dos blocos, por outro lado aqueles que não fizeram isso devem se deslocar até o setor para que os blocos sejam carimbados e tenham o prazo até que todas as notas sejam destacadas. THALHEIMER destacou ainda que a prestação das notas beneficia o produtor participar do programa Meu Crédito.
O município de Guaraciaba movimenta anualmente mais de 400 milhões de reais em produção leiteira. Para o secretário SÉRGIO THALHEIMER, isso é uma cifra importante para o desenvolvimento econômico de Guaraciaba. Sendo que grande parte dos valores são convertidos em investimentos no perímetro rural do município, como vem ocorrendo nos últimos meses. O secretário acredita que a cifra de 400 milhões deve se repetir no balanço final das contas do ano de 2021. Mas para isso, é necessário o produtor fazer a renovação do bloco dentro do prazo legal que não pode ser prorrogado pela administração. O município de Guaraciaba possui mais de dois mil e 300 produtores rurais ativos e que precisam comparecer na data estipulada para realizar o acerto das notas emitidas e revalidar as notas ainda existentes no bloco.
Obras de calçamento no perímetro urbano de São José do Cedro seguem sendo realizadas. O secretário da Administração EDIMILSON DALMAGRO, juntamente com o diretor de Urbanismo, estiveram visitando as obras de pavimentação das ruas, Das Araucárias, Das Oliveiras, Dos Cedrilhos e Dos Angicos, todas no loteamento Maldaner. De acordo com o secretário de Administração, as obras estão adiantadas e, em breve, à disposição da população, trazendo mais qualidade de vida e valorização dos imóveis. A ordem de serviço foi entregue no mês de novembro. A empreiteira tem o prazo de 150 dias para execução dos serviços que compreendem o calçamento, drenagem pluvial e sinalização. O valor investido é cerca de 300 mil reais, sendo contempladas também a rua Odilo Antônio Link, a qual já está pronta, e a rua Nilma Dalmagro, próxima a ser realizada o serviço de pavimentação.
Foi iniciado ontem o serviço com máquinas prevendo a limpeza do reservatório através de uma empresa licitada em São José do Cedro. Na oportunidade a equipe conversou sobre o trabalho, prazos, documentos e apresentou a licença ambiental de operação que liberou a intervenção na área fica localizada na linha São Domingos. A licença contempla o desassoreamento do lago e reforma da barragem na área de aproximadamente cinco hectares. O prefeito em exercício destacou que o lago deve servir como reservatório de água para períodos de estiagem como estes que estamos enfrentando agora. Ele comemorou o início do trabalho que era muito aguardado. Foram várias idas até o IMA de São Miguel do Oeste buscando agilizar o processo de análise pelos técnicos e em setembro recebemos o documento. ELMAR destacou ainda que haverá acompanhamento e fiscalização do serviço.
Uma ação realizada pela Ameosc e IMA na região extremo-oeste de Santa Catarina coletou cerca de 40 mil lâmpadas inservíveis. Conforme o secretário de Executivo AIRTON FONTANA, a recolha destes materiais visa dar um destino correto das lâmpadas. Ele disse que este trabalho tem como objetivo cuidar do meio ambiente trazendo a destinação correta de vários produtos recicláveis. A Associação possui um Ecoponto, onde é realizado a reservação dos materiais e depois destinado para uma empresa responsável pelo reaproveitamento dos itens. FONTANA informou que o IMA assumiu os custos pelo processamento das lâmpadas. O custo aproximado de um real e 20 centavos para diluir e separar os demais materiais das lâmpadas. Ele afirmou que a intenção é dar continuidade a recolha de lâmpadas pelos próximos meses em parceria com o IMA. Na região, apenas São Miguel do Oeste, Palma Sola e Guarujá do Sul destinaram mais de 12 mil lâmpadas inservíveis.
Durante a tarde de ontem os secretários de Saúde dos municípios pertencentes à Ameosc estiveram reunidos para escolha e definição de um novo nome para coordenar o colegiado de secretários de Saúde da região. Conforme o secretário de Executivo da Ameosc AIRTON FONTANA, o nome escolhido foi da secretária de Saúde de São Miguel do Oeste DAIANA SIRTOLI. Contudo, o nome dela deve passar por uma outra comissão que irá confirmar a escolha dos demais secretários. A eleição de um novo nome é regimental e ocorre uma vez ao ano para coordenar os trabalhos voltados à saúde dos municípios da Ameosc. O colegiado também esteve debatendo o cenário da pandemia em âmbito de associação para elaboração de um plano de contingência visando reduzir o aumento de casos ativos nos municípios.
A vacinação de crianças entre cinco e 11 anos de idade no município de São José do Cedro não será realizada junto à vacinação dos adultos. A técnica de enfermagem SILENE LUNKES, afirmou que as doses pediátricas são administradas de forma distinta daquelas destinadas para o público adulto. A profissional explicou ainda que a medida proporcional é diferente para as crianças e por isso que foi realizada uma capacitação dos mesmos. Enquanto para os maiores de 12 anos as doses da Pfizer são de zero vírgula três miligramas, para os mais novos a dosagem é inferior, de zero vírgula dois miligramas. Nos outros produtos aprovados para adultos, como Coronavac e AstraZeneca, a dose é de zero vírgula cinco miligramas. O frasco da vacina pediátrica, também possui a diferença na quantidade de doses em cada um. Para vacinação de crianças cada frasco possui dez doses, já para adultos são seis doses. Outro motivo de fazer a vacinação em datas diferentes, segundo ela, se deve ao cansaço dos trabalhadores após um ano de vacinação contra a Covid-19 da população. No último dia 18, São José do Cedro completou um ano desde quando começou a vacinação dos moradores.
Alguns investimentos também estão no planejamento da prefeitura do município de Palma Sola. Entre eles estão o campo sintético, pavimentação asfáltica de doze ruas da cidade, ampliação de escolas, entre outras obras. Ao todo a administração pretende licitar oito novos projetos com investimentos que ultrapassam os quatro milhões e meio de reais. A informação é do secretário de Administração RODRIGO CALEGARI. Segundo ele, algumas destas serão licitadas no próximo dia 25. O secretário explicou que entre uma das principais obras estão a ampliação de escolas e reformas das unidades visando melhorar a qualidade do espaço estudantil, como também a construção de um novo ginásio no município. O secretário comentou ainda sobre a construção da rua coberta, que deveria ser concluída ainda no ano passado, mas devido a troca da empreiteira não foi possível. Ele explicou que a estrutura está próximo de ser finalizada, contudo não ficará no prazo firmado pela empresa. Até então, o prazo era que as obras fossem concluídas agora em janeiro, mas foi adiada para fevereiro. A prefeitura aguardava a entrega desta obra para realizar a festividade de 60 anos de emancipação, o que não foi possível.
Os investimentos em infraestrutura em Palma Sola serão sequenciados nos meses seguintes deste ano. O secretário RODRIGO CALEGARI, afirmou que a administração também investirá nas reformas de melhorias no município. Uma delas é o centro de eventos que não recebe público há mais de dois anos devido a pandemia da Covid-19. Ele salientou que a estrutura necessita da troca do coberto e soluções na estrutura para evitar a infiltração de água. Para o secretário, uma administração não pode apenas investir em novas obras, mas manter em boas condições as estruturas atuais do poder público. CALEGARI citou também que o ginásio municipal, que atualmente vem passando por melhorias com investimentos que superam meio milhão reais de recursos próprios. O investimento ocorre na troca do coberto de aluzinco, tendo em vista que o ginásio possui mais de 30 anos.
A prefeitura do município de Dionísio Cerqueira também está apoiando a paralisação da Receita Federal e acredita que o governo Federal deve reavaliar o corte orçamentário de 50 por cento para este ano. A vice-prefeita BIANCA BERTAMONI, afirmou que o setor público está buscando mediar soluções, junto aos deputados da região, para solucionar este impasse e evitar que a alfândega tenha um colapso na prestação de serviços a partir de maio. Recentemente a unidade da Receita em Dionísio aderiu a uma paralisação parcial contra o corte orçamento. O protesto também serve para solicitar a realização de concursos públicos visando a contratação de servidores, entre outros. A paralisação ocorre todas terças e quintas-feiras e nenhum veículo carregado com produtos essenciais ficam parados na aduana. O mesmo movimento foi adotado em todo o país pela Receita Federal do Brasil e demais portos secos, marítimos e aviários. BIANCA destacou ainda que alguns transtornos são causados devido a esta paralisação, porém a prefeitura busca apoiar e mediar novas ações e retornar ao normal com os trabalhos.
A Polícia Militar seguem buscas por um homem desaparecido no interior do município de São João do Oeste. ELEMAR LUIS WELTER, de 52 anos, não foi mais encontrado desde às seis horas de ontem. Conforme as informações, ele seria morador de Linha Itacuruçu e sofre com depressão. A PM de São João do Oeste com apoio da guarnição do Canil de São Miguel do Oeste realizou buscas na mata durante a tarde de ontem, com um cão farejador, mas não localizou o homem. Vizinhos também auxiliam na procura do morador. De acordo com o informações colhidas pela Peperi, o agricultor e sua família realizaram a ordenha na manhã de ontem e depois dos serviços ele não foi mais visto pelos familiares. Ele teria saído apenas com a roupa do corpo. Qualquer informação sobre o paradeiro do homem deve ser comunicado a Polícia Militar de sua cidade.
No início da noite de ontem, por volta das 18 horas e 15 minutos, o Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste, com apoio da equipe do Samu, se deslocaram até a Linha Entre Rios, interior do município de Paraíso, para atender a uma saída de pista seguida de capotamento de um veículo de passeio em ribanceira de aproximadamente 15 metros. Os socorristas encontraram duas pessoas fora do veículo. Segundo relatado por um dos ocupantes, após a queda do veículo, ambos saíram do carro e subiram a ribanceira até chegarem à estrada para pedir ajuda. As vítimas sofreram ferimentos na cabeça, suspeita de fratura de costelas e escoriações pelo corpo. Após atendimento, elas foram conduzidas até o hospital Regional para atendimento médico.
Um acidente de trânsito foi registrado na tarde de ontem, na Avenida Rio Grande do Sul, no centro de São José do Cedro, nas proximidades do edifício Delta. Os bombeiros do município foram acionados, por volta das 15 horas e 25 minutos, para atender um motociclista, 41 anos, que sofreu ferimentos em uma colisão contra um carro. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi levado para o hospital da cidade para atendimento médico. Conforme levantado pela Rádio Cedro no local, o motociclista seguia sentido ao centro da cidade atrás de um caminhão que havia parado para deixar alguns pedestres passar pela faixa de segurança. Para não colidir a moto contra o caminhão, o motociclista invadiu a pista contrária e colidiu contra uma Doblo, conduzida por uma mulher, de 37 anos, que seguia sentido a saída da cidade. A PM esteve no local para os procedimentos cabíveis.
Um homem, 54 anos, identificado como GILMAR RODRIGUES, morreu após ser alvejado por um Policial Militar, por volta das 23 horas de ontem, na Linha Piraju, interior de Iporã do Oeste. Ele estava armado com um facão e tentou atacar os militares. De acordo com o Comandante do décimo primeiro BPM/From, JAISON FRANZEN, a guarnição foi acionada para auxiliar um homem que estaria embriagado e que não queria receber atendimento do Corpo de Bombeiros. Ao tentar convencê-lo, o mesmo partiu para cima da guarnição com um facão, sendo usado no primeiro momento mecanismos do uso progressivo da força e mesmo assim as agressões continuaram, momento em que o Policial Militar reagiu e desferiu contra o homem que não resistiu e morreu no Hospital de Iporã do Oeste. FRANZEN comentou para a Peperi que um inquérito policial militar será instaurado, bem como uma investigação da Polícia Civil. A Polícia Científica de São Miguel do Oeste foi acionada e recolheu o corpo para necrópsia.
A vítima fatal do acidente no interior de São José do Cedro foi identificada como NATANAEL OLINSKI, de 22 anos de idade. NATANAEL cursava agronomia. Ele foi a vítima fatal de uma colisão frontal entre um caminhão de leite e um veículo de passeio registrada na manhã de hoje, por volta das nove horas e 30 minutos, na Linha Derrubada, interior do município de São José do Cedro. A Rádio Cedro obteve a informação que o veículo Saveiro, conduzido pelo jovem, seguia sentido BR-163 ao interior e o caminhão de leite sentido contrário quando o veículo de passeio invadiu a pista contrária e bateu contra o caminhão. Segundo o Corpo de Bombeiros, o jovem foi encontrado sem vida no veículo.