ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 21 01 2021

-MINISTRO DIZ QUE NÃO HÁ PRAZO PARA RECEBER VACINA DA ÍNDIA E INSUMOS DA CHINA

-SC TEM NOVE REGIÕES EM NÍVEL GRAVÍSSIMO E SETE EM GRAVE POR CAUSA DA COVID-19

-CAPS CITA QUE PRECONCEITO SOBRE SAÚDE MENTAL DIFICULTA ACESSO A ATENDIMENTOS

-REUNIÃO DEFINE DETALHES PARA REGULARIZAÇÃO DO SERVIÇO DE MOTOTÁXI

-IDOSOS QUE VIVEM EM INSTITUIÇÃO SERÃO VACINADOS CONTRA COVID HOJE A TARDE

-MOTORISTA FICA FERIDO EM TOMBAMENTO DE CAMINHÃO NA SC 305

-POLÍCIA CIVIL PRENDE TRÊS PESSOAS SUSPEITAS DE HOMICÍDIO NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Dois ataques suicidas deixaram 13 mortos e mais de 30 de feridos na praça Tayaran, uma movimentada área comercial no centro de Bagdá, capital do Iraque, nesta quinta-feira. O número de mortos foi confirmado por um porta-voz do ministro do Interior iraquiano, que disse que a quantidade de óbitos pode crescer porque muitos feridos estão em estado grave. O último atentado a bomba na capital iraquiana foi em janeiro de 2018, na mesma praça, e deixou 27 mortos.

O democrata JOE BIDEN, de 78 anos, tomou posse nesta quarta-feira como o quadragésimo sexto presidente dos Estados Unidos, sucedendo o republicano DONALD TRUMP. Em um discurso apaziguador, o democrata pediu união para derrotar o extremismo e restaurar a alma americana. Ele disse que é preciso união para enfrentar os inimigos como raiva, ódio, extremismo, violência, doença, desemprego e desesperança. BIDEN declarou ainda que a os americanos aprenderam que existem verdades e mentiras e que a “democracia prevaleceu”.

Cumprindo promessa de campanha, uma das primeiras ações oficiais de JOE BIDEN como presidente foi o retorno dos Estados Unidos ao Acordo de Paris. Seu antecessor, DONALD TRUMP, decidiu deixar em 2017 o tratado que rege medidas de redução de emissão de gases estufa. Além disso, uma série de outros atos executivos foram assinados ainda nesta quarta-feira, muitos revertendo medidas tomadas por TRUMP. Entre os destaques, estão o retorno à Organização Mundial de Saúde e o fim do veto à entrada de cidadãos de países muçulmanos nos Estados Unidos.

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, do Ministério da Economia, decidiu nesta quarta-feira reduzir a zero o imposto de importação incidente sobre pneus de caminhão. A alíquota vigente é de 16 por cento. Na última quinta, o presidente JAIR BOLSONARO havia prometido reduzir a tributação sobre pneus de veículos de carga, com forma de aceno aos caminhoneiros do país. A promessa foi feita durante transmissão em rede social. A alíquota zero deve entrar em vigor nesta quinta-feira, com a publicação da resolução da Camex no "Diário Oficial da União".

A Pfizer anunciou nesta quarta-feira que começará a imunizar neste mês mais de mil e 400 voluntários que receberam placebo durante os testes no Brasil da vacina contra Covid-19 desenvolvida pelo laboratório em parceria com a BioNTech. Em comunicado, a companhia informou que participantes do estudo em São Paulo e Salvador vão receber gratuitamente duas doses do imunizante. O laboratório ainda não fez o pedido para uso emergencial da vacina para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A vacina da Pfizer foi a primeira a ser aprovada para uso emergencial no mundo e está sendo usada em países como Reino Unido e Estados Unidos.

O ministro das Relações Exteriores, ERNESTO ARAÚJO, negou nesta quarta-feira que problemas políticos e diplomáticos tenham atrasado as negociações do Brasil com Índia e China, nas últimas semanas, para a importação de ingredientes e de vacinas prontas contra a Covid-19. Mesmo assim, ARAÚJO afirmou que não há estimativa de quando esse material chegará. O Brasil enfrenta dificuldades para liberar uma carga de dois milhões de doses da vacina de Oxford, produzida pelo governo da Índia em parceria com o instituto indiano Serum. Além disso, laboratórios brasileiros aguardam que a China libere a exportação de dois tipos de ingrediente farmacêutico ativo produzido em solo chinês. O IFA é a matéria-prima para que as vacinas sejam processadas e produzidas no Brasil.

Um dia após a segunda fase da operação Alcatraz, que prendeu 20 pessoas e cumpriu 34 mandados de busca e apreensão, a defesa do presidente da Alesc, JULIO GARCIA, emitiu um posicionamento sobre a prisão do parlamentar. CESAR ABREU, defensor do deputado, critica a decisão da justiça e questiona as medidas cautelares impostas, como o afastamento de JULIO GARCIA do mandato e do cargo de presidente da Assembleia. O advogado diz que a determinação judicial não traz fatos novos. Ele também cita “a absoluta ausência de responsabilidade por qualquer ilícito” por parte do deputado. A defesa reafirmou total inocência e isenção de GARCIA qualquer episódio tratado na operação Alcatraz e seus desdobramentos. O deputado está em prisão domiciliar.

Enquanto os municípios catarinenses já começaram a vacinação contra a covid-19, a Secretaria de Saúde fracassou na tentativa de compra de seringas destinadas à continuidade da imunização. Apesar disso, o governo garante que há insumos suficientes em estoque para as primeiras fases da campanha estadual. O Estado pretendia comprar 11 milhões de seringas em um pregão eletrônico feito na manhã desta quarta-feira. Duas empresas participaram da disputa, que tinha como critério para a escolha o menor preço por item. Após a abertura dos lances, houve um pedido por parte do governo para que os valores oferecidos fossem reduzidos para 17 centavos por unidade. O preço, contudo, não foi ofertado por nenhuma empresa e o pregão foi encerrado.

Santa Catarina registrou melhora no mapa de risco da Covid-19. Agora, o estado tem nove regiões em nível gravíssimo e sete em grave, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde na tarde desta quarta-feira. Na semana passada, eram 13 em risco gravíssimo e três em grave. Em relação às três regiões que estavam em nível grave há sete dias, apenas a Grande Florianópolis teve piora e agora está em risco gravíssimo. As regiões que passaram do risco gravíssimo para o grave são o Extremo Oeste, Extremo Sul, Laguna, Médio Vale do Itajaí e Xanxerê.

O efetivo da Polícia Militar Ambiental é insuficiente para atender a demanda de denúncias de crimes ambientais encaminhadas para o órgão. De acordo com o comandante da corporação, capitão EVERTON RONCAGLIO, as denúncias são recebidas por meio de três canais: o telefone 3631 3730, diretamente na unidade que fica ao lado do quartel do décimo primeiro batalhão ou pelo telefone 190. RONCAGLIO disse que devido à quantidade e complexidade das demandas, dificilmente é possível atender imediatamente a denúncia. Além do disso, o efetivo é limitado o que exige uma organização para averiguar as denúncias gradativamente. A Polícia Militar ambiental atende 32 municípios da região.

O maior volume de denúncias encaminhadas a Polícia Militar Ambiental está relacionado a problemas com a vegetação. A informação é do comandante da PMA, capitão EVERTON RONCAGLIO. Ele explicou que os fatos mais comuns são intervenções na vegetação que envolvem corte, transporte e depósito de madeira. Depois disso, a ocorrência de maior quantidade envolve crimes contra os animais, como caça, cativeiros e maus tratos. De acordo com RONCAGLIO, a Polícia Ambiental tem 20 policiais, mas a carga de trabalho administrativo é intensa, o que retira boa parte da equipe do trabalho à campo. Do efetivo, dois estão no setor de educação ambiental e quatro fazem os processos administrativos. Por turno, a ambiental consegue manter uma guarnição de serviço com dois ou três policiais.

O Posto do Serviço Nacional de Emprego de São Miguel do tem 535 vagas de trabalho para o município e para a região. De acordo com a atendente do Sine, VANESSA PHULE, o Sine possui várias vagas para contratação imediata. Entre elas estão Serviços Gerais e Merendeiras para trabalhar em escolas. Além de muitas vagas para a linha de produção em agroindústrias. Ela comentou que os interessados deverão passar no posto, munidos da Carteira de Trabalho, RG e CPF, de segunda à sexta-feira do meio-dia as cinco da tarde. O atendimento, porém, está limitado a 30 pessoas por dia.

O Núcleo dos Profissionais Contábeis da Acismo realizou, nesta semana, o primeiro encontro do ano de 2021. O grupo tratou de diversas pautas de planejamento. Conforme a coordenadora do Núcleo, CLONICE SANTIN HAAS, o principal tema da reunião foi a Lei Geral de Proteção de Dados e a necessidade de adequação dos escritórios de contabilidade. O próximo encontro deverá acontecer em fevereiro. CLONICE disse que as reuniões do núcleo de profissionais contábeis são mensais e a pauta é levantada conforme os assuntos relevantes que acontecem no decorrer do mês. Geralmente, os encontros realizados pelo núcleo são para discutir assuntos relacionados às mudanças na legislação, trocas de experiências e informações.

Vai terminar na próxima semana o prazo para renovação dos blocos de produtor rural referente ao exercício de 2020. A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, JOEL DE MOURA. De acordo com ele, é de extrema importância que os agricultores fiquem atentos a essa data para realizar o procedimento. Ele lembrou que há algumas décadas o procedimento era feito apenas uma vez por ano, porém, há cerca de quatro anos a legislação foi alterada e desde então cada produtor pode fazer esse procedimento todos os meses.

A prestação de contas dos blocos de produtores rurais apenas uma vez por ano gerava uma série de transtornos para os agricultores e essa possibilidade da renovação mensal veio para diminuir esses entraves. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, JOEL DE MOURA. Conforme ele, no passado, os agricultores acabavam extraviando algumas notas e isso gerava conflitos na prestação anual. Segundo ele, essa alteração veio para ajudar e facilitar o procedimento tanto para os agricultores quanto para as secretarias de Agricultura de cada município.

A prestação das notas de produtores é fundamental para o movimento econômico de cada município. O comentário é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, JOEL DE MOURA. Ele disse que o procedimento é importante pois cada prefeitura possuiu diversos programas baseados justamente no movimento econômico oriundo das notas prestadas. Ele lembrou que essa ação beneficia os agricultores visto os investimentos que são possíveis em cada propriedade, como por exemplo, o incentivo em horas máquinas e outros procedimentos. JOEL salientou que quando a renovação não é feita tanto o município quanto o próprio agricultor acabam sendo prejudicados.

A Secretaria de Urbanismo realizou na manhã de quarta-feira, no Salão Nobre do Centro Administrativo, uma reunião com mototaxistas interessados na regularização do serviço no município. 29 profissionais que prestam o serviço de transporte de passageiros em motos participaram do encontro e apresentaram sugestões para melhorar a legislação da atividade em São Miguel do Oeste. De acordo com o secretário JEFERSON DIAS, a intenção é abrir um novo processo de concessão pública para os próximos cinco anos. Ele disse que os mototaxistas, especialmente aqueles que estão atuando sem o credenciamento, devem buscar a regularização da atividade evitando trabalhar na clandestinidade. DIAS citou que o município recebeu inúmeras denúncias de profissionais do ramo preocupados com pessoas sem a capacitação prestando serviço de mototáxi.

A prefeitura vai lançar, nos próximos dias um novo edital o credenciamento de profissionais que atuam no setor de mototáxi. De acordo com o secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, o município está ouvindo os anseios da classe para melhorar a prestação do serviço. O secretário JEFERSON DIAS reforçou que os profissionais devem se regularizar para evitar problemas. O tenente MINUSCULI representou a Polícia Militar no encontro de ontem e disse que a PM vai atuar em parceria com a prefeitura para fiscalizar a atividade. De acordo com ele, a polícia vai intensificar a fiscalização para coibir a presença de mototáxis clandestinos na cidade.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou uma morte relacionada ao Covid nesta quarta-feira. O óbito é de uma mulher de 55 anos, de Maravilha. Desde o início da pandemia, foram registradas 94 mortes no Hospital Regional. A ocupação é de nove pacientes confirmados e um suspeito na UTI, com taxa de 55 por cento dos leitos ocupados. Na enfermaria, são sete casos confirmados. Em São Miguel do Oeste, 27 pessoas foram diagnosticadas com Covid no dia de hoje. Outros 36 pacientes entraram para a lista de recuperados. Atualmente, são 330 pessoas estão com o vírus ativo.

Os idosos institucionalizados no lar para idosos da cidade serão imunizados contra a Covid hoje à tarde. A informação é da secretária de Saúde, GENI GIRELLI. Ela disse que a aplicação da coronavac vai acontecer as três horas da tarde. Além dos 25 idosos, os profissionais que trabalham na unidade também vão ser imunizados. De acordo com GENI, a vacinação dos profissionais da saúde, que começou na manhã de ontem, ainda não terminou. Médicos, técnicos e enfermeiros que atuam na linha de frente de combate a Covid estão recebendo o medicamento na praça Walnir Botaro Daniel. Ao todo, 451 profissionais da saúde serão imunizados nesta etapa da campanha.

A campanha do Janeiro Branco é muito importante e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a saúde mental e emocional das pessoas. De acordo com a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de São Miguel do Oeste, SILMARA FIORE, a iniciativa foi criada em 2014 e tem uma proposta de coloca a saúde mental no centro do debate para valorizar a vida. Ela disse que não haverá nenhuma atividade especial neste ano, mas a campanha é necessária porque o tema da saúde mental ainda é tratada como um tabu. SILMARA comentou que cuidar da saúde psíquica é tão importante quando cuidar da saúde física. Ela ressaltou que o contexto da pandemia do coronavírus teve um impacto muito grande no adoecimento mental da população.

O Centro de Atenção Psicossocial atua no atendimento dos transtornos mentais graves e persistentes. A coordenadora do Caps, SILMARA FIORE explicou que os casos mais complexos, que são avaliados e que não podem ser mantidos na atenção primária. Ela explicou que esses pacientes recebem acompanhamento multiprofissional de médicos, psiquiátricas, psicólogo, assistente social, pedagogo, enfermeiro e técnico de enfermagem. Ela disse que não houve um aumento da demanda de pacientes por causa da pandemia. O que mudou, de acordo com SILMARA, foram outros parâmetros para a busca do atendimento, mas no geral, a pandemia é um elemento novo que teve efeitos na saúde emocional das pessoas.

Apesar do avanço a respeito da importância de cuidar da saúde mental e do entendimento da gravidade desse aspecto da vida, o tema ainda é visto de forma equivocada por uma parcela da população. A coordenadora do Caps, SILMARA FIORE destacou que o índice de pessoas com transtornos mentais é muito alto e que problemas, como a depressão, são muitos comuns. Ela citou que o preconceito com quem está passando por esse tipo de situação ainda está muito presente na sociedade e impede a busca do tratamento.

O contexto da pandemia do coronavírus tem consequências importantes para a saúde mental das pessoas. A afirmação é da coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc, LISANDRA ANTUNES DE OLIVEIRA. Ela citou que diversas pesquisas já mostram que o afastamento social estão provocando um aumento de agressividade e outros comportamentos que indicam uma espécie de adoecimento mental. A professora comentou que, ao mesmo tempo, esse quadro reforça a importância dos cuidados com a saúde mental. LISANDRA reforçou que, por isso, o Janeiro Branco é ainda mais fundamental. Ela destacou que as pessoas devem buscar ajuda profissional ao perceberem que as preocupações geram comportamentos mais extremos e constantes ligados ao medo, ansiedade e angustia.

Assim como a coordenadora do Caps, SILMARA FIORI, a coordenadora do Curso de Psicologia, LISANDRA ANTUNES DE OLIVEIRA também aponta o preconceito como um dos principais tabus que envolvem o tema da saúde mental. A professora destacou que a vergonha de falar e admitir que a pessoa está sofrendo emocionalmente é bastante comum, inclusive entre os profissionais de saúde mental. Na visão de LISANDRA, o tema ainda é um tabu, mas já foi bem pior.

A Polícia Rodoviária Estadual fez uma apreensão de mercadorias contrabandeadas do Paraguai nesta quarta-feira. Os produtos estavam em uma Ducatto de Palmeiras das Missões. O veículo foi abordado por volta das três horas da tarde na SC 161 em Anchieta. Durante a revista nas bagagens que estavam sendo transportadas, foram identificados diversos volumes contendo mercadorias de origem estrangeira sem os devidos desembaraços aduaneiros. A carga foi avaliada em 45 mil reais. Os policiais também encontraram cigarros do Paraguai no veículo. As mercadorias foram levadas para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Um motorista de caminhão ficou ferido em um acidente nesta quarta-feira na SC 305. O condutor de um “truque” Volvo 260 de Abelardo Luz perdeu o controle da direção e saiu da pista. O caminhão tombou e o motorista, de 30 anos, sofreu escoriações nos braços e no rosto. O acidente aconteceu na linha Guatapará Baixo, interior de Guaraciaba. Houve vazamento de óleo e a pista teve que ser interditada para a limpeza da via. As fotos do acidente estão no portal da Peperi na internet.

A Polícia Civil de Caibi prendeu, nesta semana, três pessoas por envolvimento em um homicídio ocorrido na cidade no dia 12 de janeiro. O crime aconteceu em uma residência no bairro da Gruta. A vítima foi morta a tiros e apresentou sinais de agressões e início de amputação de um dos dedos. Os suspeitos, presos pela polícia, alegaram que dois homens teriam chegado na casa e executado o jovem, mas as investigações concluíram que a vítima foi atraída até a residência para um “acerto de contas” envolvendo drogas. Quando chegou no local, ele foi rendido e ficou por cerca de uma hora sendo agredido para no fim, ser executado com disparos de arma de fogo. Segundo a polícia, na residência estavam quatro pessoas de 25, 29, 20 e 18 anos, todos ligados à uma facção criminosa. Eles recebiam ordens por telefone para a execução. Os quatro estão presos e serão indiciados por homicídio qualificado por motivo torpe e emboscada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.