O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Dois ataques suicidas deixaram 13 mortos e mais de 30 de feridos na praça Tayaran, uma movimentada área comercial no centro de Bagdá, capital do Iraque, nesta quinta-feira. O número de mortos foi confirmado por um porta-voz do ministro do Interior iraquiano, que disse que a quantidade de óbitos pode crescer porque muitos feridos estão em estado grave. O último atentado a bomba na capital iraquiana foi em janeiro de 2018, na mesma praça, e deixou 27 mortos.
O democrata JOE BIDEN, de 78 anos, tomou posse nesta quarta-feira como o quadragésimo sexto presidente dos Estados Unidos, sucedendo o republicano DONALD TRUMP. Em um discurso apaziguador, o democrata pediu união para derrotar o extremismo e restaurar a alma americana. Ele disse que é preciso união para enfrentar os inimigos como raiva, ódio, extremismo, violência, doença, desemprego e desesperança. BIDEN declarou ainda que a os americanos aprenderam que existem verdades e mentiras e que a “democracia prevaleceu”.
Cumprindo promessa de campanha, uma das primeiras ações oficiais de JOE BIDEN como presidente foi o retorno dos Estados Unidos ao Acordo de Paris. Seu antecessor, DONALD TRUMP, decidiu deixar em 2017 o tratado que rege medidas de redução de emissão de gases estufa. Além disso, uma série de outros atos executivos foram assinados ainda nesta quarta-feira, muitos revertendo medidas tomadas por TRUMP. Entre os destaques, estão o retorno à Organização Mundial de Saúde e o fim do veto à entrada de cidadãos de países muçulmanos nos Estados Unidos.
O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, do Ministério da Economia, decidiu nesta quarta-feira reduzir a zero o imposto de importação incidente sobre pneus de caminhão. A alíquota vigente é de 16 por cento. Na última quinta, o presidente JAIR BOLSONARO havia prometido reduzir a tributação sobre pneus de veículos de carga, com forma de aceno aos caminhoneiros do país. A promessa foi feita durante transmissão em rede social. A alíquota zero deve entrar em vigor nesta quinta-feira, com a publicação da resolução da Camex no "Diário Oficial da União".
A Pfizer anunciou nesta quarta-feira que começará a imunizar neste mês mais de mil e 400 voluntários que receberam placebo durante os testes no Brasil da vacina contra Covid-19 desenvolvida pelo laboratório em parceria com a BioNTech. Em comunicado, a companhia informou que participantes do estudo em São Paulo e Salvador vão receber gratuitamente duas doses do imunizante. O laboratório ainda não fez o pedido para uso emergencial da vacina para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A vacina da Pfizer foi a primeira a ser aprovada para uso emergencial no mundo e está sendo usada em países como Reino Unido e Estados Unidos.
O ministro das Relações Exteriores, ERNESTO ARAÚJO, negou nesta quarta-feira que problemas políticos e diplomáticos tenham atrasado as negociações do Brasil com Índia e China, nas últimas semanas, para a importação de ingredientes e de vacinas prontas contra a Covid-19. Mesmo assim, ARAÚJO afirmou que não há estimativa de quando esse material chegará. O Brasil enfrenta dificuldades para liberar uma carga de dois milhões de doses da vacina de Oxford, produzida pelo governo da Índia em parceria com o instituto indiano Serum. Além disso, laboratórios brasileiros aguardam que a China libere a exportação de dois tipos de ingrediente farmacêutico ativo produzido em solo chinês. O IFA é a matéria-prima para que as vacinas sejam processadas e produzidas no Brasil.
Um dia após a segunda fase da operação Alcatraz, que prendeu 20 pessoas e cumpriu 34 mandados de busca e apreensão, a defesa do presidente da Alesc, JULIO GARCIA, emitiu um posicionamento sobre a prisão do parlamentar. CESAR ABREU, defensor do deputado, critica a decisão da justiça e questiona as medidas cautelares impostas, como o afastamento de JULIO GARCIA do mandato e do cargo de presidente da Assembleia. O advogado diz que a determinação judicial não traz fatos novos. Ele também cita “a absoluta ausência de responsabilidade por qualquer ilícito” por parte do deputado. A defesa reafirmou total inocência e isenção de GARCIA qualquer episódio tratado na operação Alcatraz e seus desdobramentos. O deputado está em prisão domiciliar.
Enquanto os municípios catarinenses já começaram a vacinação contra a covid-19, a Secretaria de Saúde fracassou na tentativa de compra de seringas destinadas à continuidade da imunização. Apesar disso, o governo garante que há insumos suficientes em estoque para as primeiras fases da campanha estadual. O Estado pretendia comprar 11 milhões de seringas em um pregão eletrônico feito na manhã desta quarta-feira. Duas empresas participaram da disputa, que tinha como critério para a escolha o menor preço por item. Após a abertura dos lances, houve um pedido por parte do governo para que os valores oferecidos fossem reduzidos para 17 centavos por unidade. O preço, contudo, não foi ofertado por nenhuma empresa e o pregão foi encerrado.
Santa Catarina registrou melhora no mapa de risco da Covid-19. Agora, o estado tem nove regiões em nível gravíssimo e sete em grave, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde na tarde desta quarta-feira. Na semana passada, eram 13 em risco gravíssimo e três em grave. Em relação às três regiões que estavam em nível grave há sete dias, apenas a Grande Florianópolis teve piora e agora está em risco gravíssimo. As regiões que passaram do risco gravíssimo para o grave são o Extremo Oeste, Extremo Sul, Laguna, Médio Vale do Itajaí e Xanxerê.
Secretaria de Assistência Social tem grande demanda. MARIZETE OLINKEVISKI – responsável pela pasta em Marmeleiro, comenta que iniciou 2021 com bastante empenho. Salienta que o setor atende diversos serviços, como: sexta básica, auxilio funeral, agendamento de INSS e de pericias, além do cadastro para o Cad Único, conhecido por dar acesso ao programa Bolsa Família. Outro serviço do seu departamento é a Casalar, que abriga crianças e adolescentes que não tem responsáveis. Para dar seguimento aos trabalhos, planeja uma pequena reforma para o Cras do município.
Assistência Social atende diversos setores. MARIZETE OLINKEVISKI comenta que a secretaria organiza o Centro de Referência da Assistência Social, onde as crianças e adolescentes de seis a 17 anos ficam no contra turno escolar. Explica que está fechado devido a pandemia, mas pretende abrir matriculas em fevereiro. Ela conta que Marmeleiro tem mais de 800 beneficiários do Bolsa Família, e cerca de 230 recebendo um litro de leite por dia para alimentar crianças de seis meses a três anos. No total são mais de 500 atendimentos por mês entre Casalar, Cras, Conselho Tutelar e Órgão gestor.
Secretário de Assistência Social se inteira dos programas. EDIMAR RIBEIRO, o Dinho, está buscando todas as informações sobre os atendimentos que são prestados a população de Saltinho. Diz que apesar do período de férias, a sua pasta está atendendo das 7 e meia da manhã as 5 da tarde, direto. Anuncia que nos próximos dias será contratada uma assistente social. Ele tem uma preocupação especial com o Bolça Família. Outro setor que requer atenção é a reforma das casas populares.
Secretaria de Assistente Social de Saltinho recebe todo dia pessoas que necessitam auxilio ou simplesmente informação. O responsável pela pasta EDIMAR RIBEIRO, tem um cadastro completo das famílias que são atendidas. É feita uma avaliação detalhada para inserir uma família nos programas sociais. Salienta que esse ano deve oferecer cursos profissionalizantes para jovens e mulheres. DINHO quer que, sempre que pode, quando aparecem vagas de trabalho, as pessoas já estejam preparadas.
Vacina contra o coronavírus chega a Santa Terezinha do Progresso. O responsável pelo departamento de saúde no município, ELI GEHLEN, informa que a secretaria recebeu 17 doses da CoronaVac. Explica que a remessa será para imunizar parte dos funcionários da saúde. Para que a vacinação fosse disponibilizadas a todos os envolvidos com a saúde municipal, seriam necessárias cerca de 60 doses. O secretário acrescenta que foi decidido, junto com a equipe técnica, por disponibilizar a imunização primeiro para aqueles que tem mais contato com suspeitos do vírus.
Imunização já começou. O secretário de saúde de Santa Terezinha, ELI GEHLEN, conta que a primeira pessoa a receber a vacina no município foi a enfermeira com mais tempo de trabalho na unidade de saúde. Mesmo sem informações sobre a chegada de novas doses, GEHLEN comemora, pois já é um grande passo para o controle do vírus. Porém, pede que agora mais que nunca a população siga todas as medidas em prevenção a Covid, devido a chance real de em breve se aproximar do fim da pandemia.
Saltinho recebe vacina contra o coronavírus. O secretário de saúde do município, HÉLIO OLDIGES, informa que as primeiras doses destinadas a Saltinho chegaram ontem. Destaca como um dia muito importante para a saúde pública, com o recebimento das 17 doses, que serão utilizadas para imunizar, primeiramente, profissionais da saúde. O responsável comenta que não é o suficiente para aplicar em todos, mas já é uma grande alegria e um avanço no combate a pandemia da Covid-19.
Técnica em Enfermagem é a primeira pessoa imunizada em Saltinho.
Conforme o secretário de saúde, IVONETE ZAMBONI, de 42 anos, recebeu ainda ontem a primeira dose da CoronaVac aplicada no município. Ele explica que a escolha foi feita em comum acordo numa reunião com os profissionais da saúde. A prioridade está sendo aqueles que lidam diretamente com casos suspeitos. O secretário HÉLIO OLDIGES aguarda informações do Estado, sem previsão de quando será a chegada da segunda remessa, nem quantas doses virão.
São Lourenço do Oeste inicia a imunização contra Covid-19. Quem informa é a secretária de saúde do município, CAMILA LORENZETTI. Ela conta que recebeu no total 112 doses da vacina nessa primeira remessa. Conta que ontem imunizaram as primeiras pessoas, com os aplicadores indo até o profissional da saúde para fazer a vacinação. A secretária explica que foi optado por esse método para evitar aglomeração nas unidades de saúde, diminuindo a chance de contágio por coronavírus. As primeiras doses foram aplicadas no profissionais na linha de frente contra o Vírus, do Samu, hospital, UPA e Unidade Sentinela.
Expectativa é grande para a chegada de mais doses. CAMILA LORENZETTI salienta que ainda não há uma previsão de quando deve vir a segunda remessa, mas comenta que está feliz, e espera que logo receba mais, para poder imunizar mais pessoas. Acrescenta que, entre efetivos e terceirizados, São Lourenço tem 209 funcionários na saúde. A prioridade é a linha de frente, porém frisa que existem outros profissionais envolvidos indiretamente, como os motoristas, que infelizmente vão ter que aguardar.
Município recebe 18 doses de vacina contra coronavírus. ALCEU NEGRI – secretário da Saúde de São Bernardino informa que o lote foi buscado em Chapecó e já foi todo utilizado em funcionários da saúde. Enfermeiras, médicos e outros servidores do Posto de Saúde da cidade são os primeiros a receberem as doses. A remessa não foi suficiente para dar cobertura a toda equipe.
Ato simbólico marca aplicação da primeira vacina contra Covid 19 em São Bernardino. De acordo com secretário ALCEU NEGRI, no Posto de Saúde, ROSICLER KRINDGES – chefe do departamento de vacina da prefeitura, recebeu a dose ontem as 13 horas. O secretário teme que a vacina demore muito para chegar a toda população, podendo avançar 2022. Por isso ele reforça que as pessoas não devem facilitar e continuem seguindo todas as regras para evitar o contágio a doença.
As pessoas só devem se deslocar ao Posto de Saúde em caso de necessidade. Quem recomenda é o secretário da Saúde de São Bernardino. ALCEU NEGRI salienta que é preciso evitar um colapso nos atendimentos. O município tem, até aqui, 140 casos confirmados e 12 pessoas ainda estão sendo monitoradas. O que preocupa, finaliza ele, é que os casos estão aumentando.
Até que toda população esteja vacinada é preciso cuidados com contaminação de coronavírus. A secretária de Saúde de Campo Erê, ROSALVA BOLIGON, quer que a comunidade continue se protegendo, observando os cuidados que todos conhecem: manter distanciamento mínimo entre as pessoas e usar máscara e álcool em gel. Subiu muito o numero de casos desde as festas de Natal e Ano Novo. Preta observa que isso se deve especialmente as confraternizações de virada de ano. Tem relato de famílias com 2 a 3 membros infectados.
Muitas vezes contatos entre amigos e familiares são inevitáveis, mas o que não pode é haver descuido. Quem aconselha é a secretária de saúde de Campo Erê. Preta revela que desde o início da pandemia o município registra 510 casos de coronavírus confirmados. Destes, 45 estão ativos e 2 pacientes recebem cuidados especializados em outra cidade.
Secretaria de Agricultura e Departamento de Estradas muda sistema de atendimento. Conforme o secretário PAULINHO DA COSTA, o novo método abrange principalmente o maquinário. Antes, o agricultor de Campo Erê solicitava o serviço e a prefeitura executava. A partir dai a pessoa precisava ir a prefeitura para somar as horas trabalhadas. O setor de tributação imprimia boleto para ser pago na lotérica. A burocracia não parava por aí. O agricultor, então, precisava voltar a secretaria para dar baixa.
Novo sistema vai facilitar o agricultor. Quem garante é o secretário PAULINHO DA COSTA. Pela nova proposta, quem recebe serviço da Secretaria de Agricultura e Departamento de Estradas, tem até 60 dias para quitar. O operador da máquina já leva o bloco na propriedade, preenche os dados e entrega na secretaria. Toda semana um funcionário da pasta faz a soma dos valores e leva na tributação, onde é impresso boleto. O agricultor tem o serviço de buscar esse boleto e pagar na lotérica, que dá baixa automaticamente.
Mercadorias irregulares são apreendidas em Anchieta. A Polícia Militar Rodoviária, em operação de combate a crimes de fronteira, abordou um Fiat Ducato emplacado em Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, por volta das 15 horas de ontem. O veículo trazia pessoas que tinham ido fazer compras no exterior. Na bagagem foi encontrada grande quantidade de mercadorias irregulares, avaliadas em aproximadamente 45 mil reais. Num dos volumes os policiais encontraram cigarros de origem estrangeira. Toda mercadoria sem os desembaraços aduaneiros e os cigarros foram apreendidos e encaminhadas para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.
Polícia apreende 27 quilos de maconha no centro de São Lourenço do Oeste. Isso aconteceu foi por volta das 23 horas e 30 minutos de ontem, durante a Operação Hórus, realizada na rua Nereu Ramos, próximo ao Clube Recreativo Araucária. Segundo a Polícia Militar, durante a operação a guarnição avistou um veículo Sandero, mudando de direção repentinamente ao perceber a polícia. Os agentes da PM conseguiram parar o carro e identificar o motorista, de 28 anos.
Droga estava escondida no meio das peças do veículo. Em buscas com o condutor, os policiais encontraram dois mil, 841 reais em dinheiro, mais um cheque de mil e 300. O homem não soube explicar a origem do dinheiro. Em revista no carro, os policiais encontraram tabletes de maconha próximo ao motor e no tanque de combustível. No total foram localizados 27 quilos da droga, que estava embalada pronta para a distribuição. O policial anunciou a prisão e foi levado à delegacia juntamente com a droga, o dinheiro e o veículo.
Motoqueiro sofre ferimentos em queda no interior. Por volta das 13 horas de ontem, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionada para atender a uma queda de motocicleta, em Serra Alta, Santa Terezinha do Progresso. A moto era uma XR 250 tornado, com placas de Santa Terezinha. Ao chegar no local a guarnição avistou o homem, de 41 anos, caído ao lado da estrada, consciente e orientado. Ele se queixava de dores no quadril, e tinha suspeita de fratura, além de apresentar cortes nos braços e pernas. Após imobilização e limpeza dos ferimentos, o piloto foi levado ao hospital Santo Antônio de Campo Erê.
Máquina pega fogo em empresa de Campo Erê. Por volta das 23 horas e 45 minutos de ontem, o Grupamento de Bombeiros Militares foi acionado para combater a um incêndio. A ocorrência foi numa fábrica de velas, localizada na avenida Bandeirantes, bairro primavera. Chegando no local os bombeiros avistaram um princípio de incêndio numa das máquinas da fábrica, que foi totalmente consumida pelas chamas. Os bombeiros utilizaram cerca de 450 litros de água no combate e rescaldo, evitando que o fogo se espalhasse. As causas do incêndio estão sendo apuradas.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.