-INSCRIÇÕES PARA O SISU SÃO ABERTAS COM PRAZO ESTENDIDO
-MATRÍCULAS PARA A REDE ESTADUAL DE ENSINO COMEÇAM NESTA SEMANA
-BANDA MUNICIPAL SÃO JOSÉ PASSA POR RENOVAÇÃO
-FAMÍLIAS FORMAM FILA PARA VACINAÇÃO DE CRIANÇAS
-MOVIMENTO DAS MULHERES CAMPONESAS ORGANIZA ATIVIDADES ANUAIS
-CELESC PROJETA 14 MILHÕES DE REAIS EM INVESTIMENTOS NA REGIÃO
-PROCURA POR ALUGUEL DE IMÓVEIS SEGUE AQUECIDO EM SJCEDRO
-ROMPIMENTO DE REDE DE ÁGUA GERA TRANSTORNOS AOS MORADORES
-OPERAÇÃO INDICIA 14 PESSOAS POR FRAUDE EM EXAMES TOXICOLÓGICOS
-HOMEM MORRE ATROPELADO NO INTERIOR DE DIONÍSIO CERQUEIRA
O tempo na região Extremo Oeste é de sol com muitas nuvens. A previsão para as próximas horas é de pancadas isoladas de chuva em pontos da região. A mínima das últimas horas foi de 20 graus e a máxima deve ficar acima dos 30 graus na região. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
A Bolsa de Valores de São Paulo começou a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
Um ritual em El Terrón, vilarejo no interior do Panamá, terminou com a morte de sete pessoas na semana passada, em um caso que chamou a atenção do país sul-americano pela violência da seita intitulada "A Nova Luz de Deus". Nove pessoas foram acusadas pelos assassinatos. A seita havia se instalado no vilarejo três meses atrás, em uma igreja improvisada com madeiras. Um integrante do grupo alegou que teve visões que o dizia para "exterminar os incrédulos". Investigadores disseram que os sacerdotes usaram clavas, facões e até exemplares da Bíblia para agredir os fiéis.
O Senado dos Estados Unidos começa na tarde de hoje a julgar se o presidente DONALD TRUMP será ou não afastado de seu cargo, após a aprovação do impeachment pela Câmara dos Deputados, em dezembro do ano passado. No sábado, os deputados do Partido Democrata que atuam como promotores protocolaram os argumentos favoráveis ao afastamento. Já na segunda-feira a defesa do presidente apresentou oficialmente seus argumentos aos senadores. Neste primeiro dia, eles devem votar uma resolução sobre o formato do processo, inclusive determinando se testemunhas serão convocadas a depor.
O número de presos recapturados após a fuga de 76 pessoas do presídio regional de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, subiu para cinco. Quatro homens foram recapturados no Paraguai e um no Brasil, de acordo com informações do "ABC Color". Os 76 presos escaparam ainda na madrugada de domingo possivelmente por um túnel do presídio de Pedro Juan Caballero, que é uma cidade vizinha de Ponta Porã no Mato Grosso do Sul. Entre os fugitivos, 40 são brasileiros e 36 são paraguaios. Segundo o ministério da Justiça do Paraguai, eles são integrantes do Primeiro Comando da Capital.
O Tribunal Superior Eleitoral deve iniciar nesta terça-feira os testes dos novos modelos das urnas eletrônicas. A previsão é que os resultados sejam divulgados até o próximo dia 27.As empresas que participaram da licitação entregaram ao tribunal os novos modelos ontem. Esses novos modelos visam corrigir falhas detectadas nos projetos apresentados inicialmente, desclassificados por descumprimento das especificações técnicas previstas na licitação.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, ALEXANDRE LOPES, disse nesta segunda-feira que já foi corrigido o erro que afetou a nota de quase seis mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio de 2019. Em entrevista coletiva em Brasília, ele afirmou que o problema afetou exatamente cinco mil 974 estudantes e que a pontuação de todos foi revisada. O total de afetados representa zero vírgula 15 por cento dos três vírgula nove milhões de inscritos que fizeram as provas em três e 10 de novembro do ano passado.
As inscrições do primeiro semestre de 2020 do Sistema de Seleção Unificada foram abertas na madrugada desta terça-feira. Os estudantes podem se inscrever até às 23 horas e 59 minutos do próximo domingo. O prazo inicialmente terminaria na sexta-feira, porém foi prorrogado devido a erros nas correções das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Logo após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira liberar as inscrições no site do Sisu, estudantes relataram lentidão e dificuldades para se candidatar às vagas das universidades federais. A situação começou a ser normalizada no fim da madrugada de hoje.
A Polícia Militar Ambiental apreendeu 376 pássaros silvestres da espécie canário-da-terra em Lages, na Serra catarinense. O mandado de busca e apreensão foi cumprido na última sexta-feira e a informação sobre a soltura ocorreu nesta segunda-feira. Os policiais chegaram ao local do cativeiro, após receberem denúncias anônimas. Durante a ação, as aves foram encontradas dentro de gaiolas. A suspeita da polícia é que elas estariam sendo utilizadas em rinha. Além dos pássaros, foram apreendidas 241 gaiolas, sete caixas de transporte acústicas e alguns petrechos. Após passarem por avaliação, 369 pássaros foram postos em liberdade. De acordo com a polícia, diante dos fatos, os responsáveis irão responder por medidas administrativas e criminalmente pela ação.
Cinco instituições públicas de ensino superior de Santa Catarina estão com inscrições abertas para estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2019 e querem entrar na graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. O prazo de seleção abre nesta terça-feira e se encerra no próximo domingo. Os aprovados deverão fazer a matrícula entre 29 de janeiro e quatro de fevereiro. No estado, o Instituto Federal de Santa Catarina abriu mil 933 vagas. A Universidade Federal de Santa Catarina conta com mil 912 vagas. Já o Instituto Federal Catarinense tem mil 880 vagas disponíveis. A Universidade do Estado de Santa Catarina conta com 435 vagas e a Universidade Federal da Fronteira Sul com 448 vagas.
A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina vai abrir na próxima quinta-feira o segundo período de matrículas na rede estadual de ensino para as 145 mil vagas disponíveis. Pais e responsáveis precisam fazer a pré-matrícula no site e depois, concluir a inscrição pessoalmente nas unidades de ensino. O primeiro período foi em novembro e teve 73 por cento de matrículas e rematrículas de alunos. Ao todo, o estado dispõe de 538 mil 542 vagas. As inscrições são por ordem de acesso e começam às nove horas da manhã da próxima quinta-feira e se estendem até às 23 horas e 59 minutos do dia 29 de janeiro.
Banda municipal São José busca aumentar participação de músicos e inovar com mais instrumentos. O professor da banda de SJCedro, GILSON DE LARA afirma que desde o ano passado houve aumento na adesão de músicos e com isso também uma renovação. Ele destaca que várias pessoas estão há muitos anos fazendo parte do grupo e o objetivo é sempre agregar com novos talentos nos ensaios que ocorrem nas sextas-feiras, no centro dos idosos. O professor lembra que por serem usados muitos instrumentos de sopro a banda tinha um repertório mais restrito, com músicas típicas germânicas. Deste o ano passado há novidades no conteúdo e no estilo, com objetivo de oferecer mais gêneros nas apresentações. LARA revela que além dos eventos oficiais do município a banda de SJCedro recebeu convites para se apresentar em cidades vizinhas como Guaraciaba e Anchieta.
Famílias formam fila para vacinação de crianças em SJCedro. Ontem pela manhã já havia várias mães e pais aguardando na sala de vacinas para imunização dos bebês após anuncio da chegada de doses da pentavalente. No entanto, a quantidade remetida ao município não será suficiente para atender toda demanda que aguarda desde os últimos meses do ano passado. O secretário de Saúde, FERNANDO WILL lembrou que a falta de vacinas pentavalente é um problema nacional e a entrega está começando a ser regularizada aos poucos. Ele explicou que a orientação do Ministério da Saúde e da gerência regional é imunizar primeiro os recém-nascidos de dois meses ou que não receberam nenhuma das doses do esquema vacinal. A saúde de SJCedro recebeu 70 doses, cerca de 15 a 20 a menos do que o necessário.
Movimento das Mulheres Camponesas realiza encontro no final do mês. O evento será dias 30 e 31 em Chapecó visando a formação das monitoras. A coordenador do movimento em SJCedro, ZELINDA PECIN afirma que nesta etapa são reunidas algumas representantes dos municípios que após a formação estão prontas para repassar os conhecimentos às agricultoras. Ela lembra que o foco está na alimentação saudável e na produção agrícola sustentável, que pensa ao mesmo tempo no bem estar das famílias, mas também da natureza. Para isso existe o incentivo a produção de frutas, legumes, verduras e temperos que geram economia nas casas. Mas, a atuação vai além e trata sobre os direitos dos produtores rurais, em especial, aqueles enquadrados no Pronaf, com pequenas propriedades. Ela afirma que junto aos sindicatos o movimento promove mobilizações de classe. Em SJCedro as mulheres camponesas tem grupos na Linha São Luís, Linha São Domingos e distrito de Mariflor.
Produtores de Anchieta participam de curso sobre produção orgânica de hortaliças. Conforme a presidente da Cooper Anchieta, ROSELEI WILLI, o curso começou ontem e segue nesta terça-feira promovido pela cooperativa com o apoio da Secretaria de Agricultura e do fórum de entidades do campo. A assessoria está sendo conduzida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Hoje o curso tem continuidade com a demonstração de práticas voltadas à produção orgânica de hortaliças na propriedade de Fátima Perin na Linha Prateleira. São cerca de 15 famílias participantes. Entre os temas estão o preparo de canteiros, fertilizantes naturais, escolha de mudas e sementes, entre outras particularidades da produção sem agrotóxicos.
Celesc deve investir nos municípios da região Extremo Oeste mais de 14 milhões de reais ao longo deste ano. A informação é do gerente regional da empresa, JOSÉ REINALDO VOLKWEIS. Ele destacou que o montante vai servir para modernizar o sistema de energia elétrica, além de possibilitar um crescimento, ampliação e aumento de carga ofertada aos consumidores. O programa de obras previsto para a região é extenso e por isso é dividido em vários subprogramas. Ele citou como exemplo o programa de melhorias e ampliação da rede. Nessa etapa está contemplado o trabalho de reforço das redes, além de novos transformadores, ampliação de fases, aumento da potência nos transformadores e a substituição de condutores e postes de energia elétrica. Segundo ZECA, as obras são muitas e deverão seguir ao longo de todo o ano nos municípios da região.
Celesc deve investir quase cinco milhões de reais em melhorias pontuais. De acordo com o gerente regional, JOSÉ VOLKWEIS, serão adquiridos 522 novos transformadores e 1.490 novos postes. Ele destacou também que existe o programa de alimentadores das redes principais que servem para melhorar a qualidade da energia. Nesse setor serão investidos dois milhões e meio de reais. Outra ação que está em andamento é a ampliação da rede monofásica para a trifásica. Ele ressaltou que estão previstos para esse ano 31 quilômetros da rede elétrica na região. Ao todo, serão investidos dois milhões e 800 mil reais nessa ação. O gerente revelou que mais de um milhão e meio de reais serão destinados para a modernização das redes. Ele disse que essas novas tecnologias visam reduzir o número de unidades consumidoras afetadas com as faltas de energia. A Celesc também deve investir o valor de três milhões e meio de reais para a ampliação das subestações. Lembrou que a empresa investe constantemente na frota de veículos, além da manutenção preventiva citando exemplo das roçadas nas áreas rurais.
Reajustes nos contratos de alugueis ocorrem a cada ano. O empresário que atua com locação de imóveis em SJCedro, DIOGO LOCATELLI, explica que o período varia conforme o “aniversário do contrato”. Conforme ele, a cada doze meses acontece o reajuste que varia entre quatro e seis por cento do valor do aluguel. Ele explica que percentual varia conforme o índice previsto no documento. O empresário destaca que com esses dados é possível avaliar que o investimento em imóveis ainda é rentável, e mais viável que a poupança em termos de valorização. LOCATELLI citou ainda a grande rotatividade que ocorre nos começos de ano com pessoas mudança de casas e apartamentos. Ele percebe que existe tanto procura por alugueis como rescisões de contratos. Grande parte dessa movimentação é atribuída ao começo de ano que facilita essa transição.
Mesmo com a construção de imóveis em alta para venda a busca por aluguel segue constante. A observação é do empresário do setor, DIOGO LOCATELLI. Ele menciona o caso de SJCedro onde vários novos loteamentos foram construídos e estão com casas prontas. Cita também aqueles intermediados pela associação Cedrense de Habitação que tem um grande número de famílias beneficiadas que constroem a casa própria. Ele analisa que mesmo com este cenário de construção aquecido, existe busca frequente por locação. Conforme o empresário, há muitas pessoas que vem de fora morar em SJCedro e precisam desta oferta. Ele acredita que a partir da instalação de empresas no terceiro parque industrial e contratação de mais profissionais haja ainda mais movimentação.
Foi protocolado na última semana na Assembleia Legislativa de Santa Catarina um pedido de Impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS e a vice-governadora DANIELA REINEHR. A representação que também mira o secretário de Estado JORGE EDUARDO, foi apresentada pelo ex-defensor público do Estado, RALF GUIMARÃES ZIMMER JÚNIOR. O deputado estadual do PL, MAURICIO ESKUDLARK disse que o pedido foi uma surpresa para todos os parlamentares. Ele faz parte da comissão que fica de plantão no período de recesso da Alesc e explicou que o pedido protocolado na última semana já foi encaminhado à procuradoria para a análise jurídica do caso.
O pedido de Impeachment contra o governador e a vice visa contestar a decisão administrativa que aumentou o salário dos procuradores do Estado desde outubro de 2019. A informação é do deputado estadual do PL, MAURICIO ESKUDLARK. De acordo com ele, a medida teve como objetivo equiparar os valores ganhos pela categoria com o salário dos procuradores da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que é, em média, de 35 mil reais mensais. Segundo ele, existe uma ação judicial dos procuradores pedindo essa equiparação. ESKUDLARK lembrou que os deputados incluíram um artigo na reforma administrativa sobre o aumento, porém o governador acabou vetando o item. O pedido de Impeachment está neste momento na parte jurídica e só após deve chegar a conhecimento dos deputados catarinenses. Conforme ele, o prazo inicial é de 15 dias, porém, pode ser prorrogado por mais 30 dias. O parlamentar explicou quais serão os próximos passos que deverão ser seguidos na Alesc após esse pedido de Impeachment.
O autor do pedido de Impeachment esteve no gabinete do deputado MAURICIO ESKUDLARK e solicitou uma audiência com os demais deputados para apresentar as razões que o fizeram apresentar esse documento e esse pedido será atendido. ESKUDLARK lembrou que o governo emitiu uma nota na semana passada onde justificou que esse pagamento estava sendo com base em uma decisão judicial e por isso estaria em conformidade com a lei. Ele disse também que 2019 foi um ano difícil para o governo do Estado e a tendência é que 2020 seja complicado em alguns aspectos. O parlamentar destacou que CARLOS MOISÉS e DANIELA REINEHR vão precisar de articulação, conversa e agilidade para despachar os trabalhos pretendidos ao longo do ano. Ele comentou que chegou a hora de o governo dar uma resposta aos catarinenses nas questões de extrema importância para o estado.
Suplente assume cadeira no legislativo por um ano. JOICE DALLE LASTE assume definitivamente a cadeira deixado pelo colega também do Partido Progressista, LAURI LUDWIG que renunciou no começo do mês. Ele assumiu a direção de uma escola no distrito de Cerro Azul. JOICE afirma que será um grande desafio substituir o colega e pretende continuar com o bom trabalho desemprenhado. Ela esteve atuando no legislativo por 60 dias, durante a licença do titular. A vereadora comentou que fez vários pedidos que não foram atendidos. Ela garante que agora fará cobranças mais incisivas ao executivo e vai reforçar as reivindicações. Citou pedido de cerca junto ao parque infantil da praça, implantação de redutores de velocidade em frente as escolas, abrigo de passageiro nos locais onde trabalhadores aguardam o transporte, entre outros.
Prefeitura esclarece problemas registrados no abastecimento de água em Princesa. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto enviou uma nota para imprensa esclarecendo o problema gerado devido ao rompimento na rede principal que abastece a área urbana. O rompimento foi no terreno onde será construído o centro dos idosos que está recebendo terraplenagem. O maquinário acabou danificando o sistema acidentalmente e os técnicos foram acionados para realizar o conserto logo em seguida. Porém, após o rompimento, ocorreu a sucção de água suja através do sistema, que pôde ser verificada em algumas residências. Conforme a administração, foram feitas ações imediatas que evitaram maiores transtornos. O Samae destaca que são seguidas todas as normas sanitárias e a água que abastece Princesa é de qualidade, sendo monitorada pelos técnicos. O cloro utilizado para o tratamento segue igualmente estas normas. O Samae atende de segunda a sexta-feira pelo 3641-0059 ou pelo número do plantão 9-8438-5683 (plantão).
Fogo destrói colheitadeira na BR-282 em Paraíso. Um incêndio de grandes proporções destruiu uma colheitadeira na tarde desta segunda-feira, 20, na BR-282 em Paraíso. Segundo informações, ela seguia sentido a cidade quando saiu da pista, colidiu no barranco e pegou fogo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas que tomaram grandes proporções. Cerca de quatro mil litros de águas foram utilizados para fazer o rescaldo do sinistro. No momento em que a guarnição chegou no local, não tinha ninguém, mas logo depois chegou uma mulher dizendo que era a proprietária da máquina agrícola. Ninguém teve ferimentos, apenas danos materiais.
Mulher é internada após ser abordada no centro de São Miguel do Oeste. A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de Cumprimento de Mandado de Prisão/Apreensão, na Rua Sete de Setembro. Foi realizada abordagem de uma mulher, a qual foi avistada transitando em via pública e após sua abordagem foi identificado que a mesma possuía Mandado de Busca e Apreensão em seu desfavor. A mulher foi submetida a busca pessoal sendo localizado no bolso traseiro de sua bermuda uma porção de maconha, a qual alegou ser para seu uso. Foi realizado contato com o Ministério Público o qual informou que havia descumprimento de medida cautelar por parte da envolvida, sendo determinado internação para a envolvida e a droga foi apreendida.
Operação indicia 14 pessoas por falsidade ideológica e fraude em exames toxicológicos. A Polícia Civil de Cunha Porã concluiu a primeira fase da investigação denominada “Operação Falso Negativo” na qual se investigava a suspeita de venda de exames toxicológicos fraudados. Por meio de técnicas especiais de investigação, a Polícia Civil conseguiu desmantelar um esquema criminoso de venda de exames toxicológicos fraudados que eram feitos por um laboratório de Cunha Porã e tinha como principais clientes caminhoneiros que, com base na conhecida como “Lei do Motorista”, necessitam realizar exame toxicológico com amplo tempo de detecção. A investigação identificou dezenas de motoristas que tiveram o resultado dos exames toxicológicos aprovado pelo laboratório investigado o qual encaminhava material biológico de terceiros para análise e falsificava a assinatura do interessado que sequer comparecia ao laboratório.
Também foram identificadas duas pessoas que cederam material biológico para realização de exames toxicológicos e pessoas que captavam clientes para o laboratório recebendo uma parte do valor pago pelos interessados que variava de 500 a mil reais. Entre as pessoas que obtiveram exames toxicológicos fraudados e conseguiram renovar a CNH estão um motorista que conseguiu a habilitação para conduzir veículo de transporte escolar e outro que foi preso por uso de crack, os quais continuam a trafegar pelas estradas brasileiras sob efeito de drogas e medicamentos proibidos, como rebite, colocando em risco a vida de outros usuários da via pública. Foi representado pela cassação da habilitação dos caminhoneiros que conseguiram a Carteira Nacional de Habilitação com uso de documento ideologicamente falso, os quais deverão passar por novo processo de habilitação, além de responder pelo crime de falsidade ideológica.
Ao todo foram indiciadas 14 pessoas pelo crime de falsidade ideológica, muitos dos quais acabaram confessando o crime diante das provas identificadas, inclusive o farmacêutico responsável pela coleta fraudulenta teve o registro profissional suspenso junto ao Conselho Regional de Farmácia. O laboratório onde as coletas fraudulentas eram realizadas também foi fechado e a investigação foi dividida em outro inquérito para responsabilizar as outras pessoas identificadas como tendo adquirido exame toxicológico fraudado. A Polícia Civil acredita que existam inúmeros laboratórios no Brasil que façam exames toxicológicos falsificados, pois como a fraude é cometida no momento da coleta do material biológico e não há um controle. Caso não haja um cruzamento genético dos materiais enviados para análise, a legislação continuará a ser burlada com exames falsos que permitem que motoristas conduzam veículos sob efeito de drogas e façam das estradas brasileiras uma das mais violentas do mundo.
Engavetamento envolve três veículos na Willy Barth em São Miguel do Oeste. Um engavetamento envolveu três veículos por volta das 8h desta segunda-feira, na Willy Barth, proximidades do salão do bairro São Gotardo, em São Miguel do Oeste.De acordo com informações colhidas no local, os veículos seguiam sentido BR 163 quando o acidente teria acontecido. As colisões envolveram uma Ford EcoSport, um Toyota Corolla e um Ford Focus, todos com placas de São Miguel.O Corpo de Bombeiros foi acionado e se deslocou ao local, porém, ninguém se feriu.
Pai de motorista morre após cair de veículo em acidente. A ocorrência foi registrada por volta das cinco horas da tarde de ontem na estrada geral da Linha Castelhana, interior de Dionísio Cerqueira. Os bombeiros e PM foram chamados para atender um acidente no local. O motorista contou à polícia que ele e o pai transportavam lenha quando em um trecho da comunidade o veículo ficou sem freios. O rapaz ainda tentou controlar a direção, mas se perdeu o controle do volante em uma região de curva e se chocou contra um barranco às margens da estrada. A porta do caroneiro teria aberto e o idoso caiu sobre a via sendo atropelado pelo automóvel. NORLI TROMBETTA, 62 anos sofreu lesões graves e morreu no local. O motorista e outro ocupante não se feriram. Foram chamadas as equipes do IML e IGP para levantamento sobre as causas do acidente e remoção do corpo. A vítima era natural de CaiçaraRS e atualmente morava na linha Jorge Lacerda.