ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 20 12 2023

-CÂMARA APROVA LDO COM PROJEÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO EM MIL 389 REAIS

-DEPUTADOS DE SC APROVAM MUDANÇA EM DESCONTO DE 14 POR CENTO A APOSENTADOS

-MOVIMENTO DE NOVEMBRO CRESCE E FECHA O MÊS COM 40 MILHÕES DE DÓLARES

-MANUTENÇÃO EM RESERVATÓRIO DA CASAN AFETA ABASTECIMENTO EM DOIS BAIRROS

-PROCURA POR CURSOS TÉCNICOS SUPERA EXPECTATIVA DA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

-DIC DE SÃO LOURENÇO DO OESTE PRENDE MULHER PELO CRIME DE TRÁFICO DE DROGAS

-POLÍCIA ARGENTINA RECUPERA VEÍCULO FURTADO DE BRASILEIRO NA FRONTEIRA

O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com pancadas de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 21 graus e a máxima pode chegar a 30 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 86 centavos. O euro está valendo cinco reais e 32 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.

Após a pressão de países aliados por uma nova pausa nos bombardeios, o presidente de Israel, ISAAC HERZOG, disse nesta terça-feira que o país está pronto para outra trégua. Ele afirmou ainda que o governo israelense está disposto a debater a pausa nos ataques à Faixa de Gaza mediada por países estrangeiros para recuperar os cerca de 135 reféns ainda detidos pelo Hamas.No fim de novembro, Israel fez uma trégua de seis dias nos bombardeios após um acordo como o Hamas, o primeiro desde o início da guerra. Do outro lado, cerca de 130 reféns foram libertados. Embora seja o presidente de Israel, HERZOG não chefia o governo, função que cabe ao primeiro-ministro, BENJAMIN NETANYAHU, nem tem poder de decisão sobre matérias do tipo.

A União Europeia anunciou nesta quarta-feira a adesão de um novo acordo para reformar as regras e o sistema anti-imigração ilegal. O texto, nomeado como "Novo Pacto sobre Migração e Asilo", deve entrar em vigor no próximo ano e procura dar aos governos dos países da União Europeia e uma sensação de maior controle sobre as fronteiras. O acordo trará novidades quanto ao rastreamento dos imigrantes ilegais por meio do cadastro biométrico deles. A ideia é poder fazer uma avaliação rápida nas fronteiras para identificar se aquela pessoa estaria elegível para receber asilo em algum país do bloco.

A Justiça de Barcelona determinou, nesta quarta-feira, que o julgamento do caso de Daniel Alves acontecerá entre os dias 5 e 7 de fevereiro de 2024. A informação é do jornal espanhol "El País". O ex-jogador da seleção brasileira é acusado de agredir sexualmente uma mulher dentro de uma boate de Barcelona em dezembro de 2022. Ele nega as acusações. Na Espanha, denúncias de estupro são investigadas sob a acusação geral de agressão sexual, e as condenações podem levar a penas de prisão de 4 a 15 anos. Ele não tem direito a fiança e seguirá no mesmo presídio, nos arredores de Barcelona, enquanto aguarda o julgamento.

A segunda parcela do décimo terceiro salário, paga até esta quarta-feira aos trabalhadores com carteira assinada, deve ter um impacto de 106 bilhões 290 milhões de reais na economia. Estudo da CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, revela que, no total, somando a primeira parcela, depositada até 30 de novembro, a injeção de recursos chega a 267 bilhões. O montante é seis vírgula dois por cento maior que o registrado em 2022.A entidade estima um aumento de 13 vírgula seis por cento do impacto do abono em relação a 2022. A CNC estima que parte desse valor será destinada à quitação de dívidas e para lidar com despesas comuns de começo de ano, como IPTU, IPVA e gastos escolares. Outra parte do dinheiro extra deve ser usada para a compra de presentes e para as festas de final de ano.

A Câmara dos Deputados deve encerrar o ano de 2023 sem votar, em plenário, o projeto de lei enviado pelo governo federal para alterar o formato do Novo Ensino Médio, instituído em 2017. Ainda não há acordo sobre pontos do projeto. Com isso, o tema só deve voltar à pauta em março de 2024, após o recesso legislativo e o carnaval. O texto é relatado na Câmara pelo deputado MENDONÇA FILHO, que era ministro da Educação no governo Michel Temer, quando o Novo Ensino Médio foi instituído. Ele chegou a prever que o texto seria votado neste mês. Nesta terça, disse que o adiamento atende a um pedido do atual ministro, CAMILO SANTANA. Entre os pontos de maior divergência, está a quantidade de horas-aula para as disciplinas obrigatórias.

O Congresso Nacional aprovou, em sessão conjunta nesta terça-feira, a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024. A LDO indica que o salário mínimo poderá ser reajustado no próximo ano para mil 389 reais. Ficou definido ainda que o governo federal terá que atingir um déficit fiscal zerado e reservar os recursos das emendas parlamentares impositivas já no primeiro semestre, o que vai dar prioridade na execução do orçamento aos investimentos definidos por deputados e senadores.O reajuste no salário mínimo segue a projeção de cinco virgula 16 por cento para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor. O texto aprovado pelo Congresso também manteve a proposta do governo federal de ter déficit zero em 2024: ou seja, os cofres públicos não poderão gastar mais do que arrecadam.A meta tem ainda uma margem de tolerância de zero virgula 25 por cento do Produto Interno Bruto para mais ou para menos.

O projeto que institui o Recupera Mais teve sua redação final aprovada nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa. O programa entrará em vigor a partir de primeiro de janeiro de 2024 com opções de adesão e descontos graduais até 31 de maio. Esta será a única iniciativa de recuperação fiscal da atual gestão. A projeção do Governo é recuperar um bilhão e meio de reais em impostos já inscritos em dívida ativa nos últimos dez anos. O cálculo é baseado nos resultados obtidos em iniciativas anteriores. Por meio do programa serão oferecidas alternativas inéditas e flexíveis para o pagamento de ICMS em atraso, com desconto de até 95 por cento sobre a multa e os juros e prazos diferenciados a partir da adesão. Os contribuintes poderão parcelar a conta em até 72 prestações.

A Pesquisa da Fecomércio sobre intenção de compras apurou que o catarinense pretende investir 30 e meio por cento mais em presentes este ano do que no Natal de 2022. A projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços estimou vendas de três bilhões e 400 milhões no Estado neste fim de ano. Para todo o Brasil, a CNC projetou vendas de 68 bilhões 970 milhões neste Natal, um crescimento real cinco virgula seis por cento frente ao ano anterior. Os maiores volumes serão em supermercados e no varejo de confecção, calçados, acessórios e utilidades domésticas. A pesquisa da Fecomércio apurou que a média de investimento em presentes deve ser de 689 reais. Esse valor significa alta nominal de 30 virgula cinco por cento frente ao ano anterior. Das sete cidades ouvidas na pesquisa, Criciúma teve o maior valor estimado, em torno de 924 reais.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou na tarde desta terça-feira o projeto de lei do governo do Estado que traz mudanças no sistema de aposentadorias da Previdência. A proposta foi aprovada em dois turnos por 27 votos a 11 e deve seguir agora para sanção do governador JORGINHO MELLO. A proposta mexe em dois pontos polêmicos da aposentadoria de servidores. O primeiro é a alíquota de 14 por cento cobrada de servidores aposentados que recebem a partir de um salário mínimo desde 2021. A proposta do governo cria uma isenção escalonada nesta cobrança. Em 2024, ficam livres do desconto aposentados e pensionistas que recebem dois salários mínimos. No ano seguinte, 2025, a faixa de isenção aumenta para dois salários mínimos e meio e, em 2026, chega ao limite máximo de três salários mínimos. A proposta também divide os servidores em dois grupos diferentes para cálculo de aposentadoria: os servidores atuais permanecem no regime de repartição e quem ingressar no serviço público estadual a partir de 2024 contribuiria para um fundo de capitalização que iria garantir os recursos futuros para as aposentadorias.

A Secretaria de Assistência Social de Belmonte realizou, na noite de segunda-feira, a formatura de 18 novas profissionais de corte e costura. As formadas participaram de uma capacitação oferecida pelo poder público em parceria com SESI SENAI. Elas participaram de 80 horasaulas, com teoria e práticas em operações diversas, utilizando tecidos planos e malha e vários tipos de máquinas de costura, tudo sob a supervisão de um especialista, seguindo normas legais e procedimentos técnicos de qualidade, de saúde, segurança e preservação ambiental. Além disso, participaram de orientações em higiene e segurança e outros aspectos relativos a profissão.

A Administração de Bandeirante e as entidades parceiras vão promover amanhã e sexta as atividades da campanha “Natal Feliz Bandeirante”. A afirmação é do secretário de Administração, EDER MARCON. Amanhã haverá o Papai-Noel passando por todas as comunidades, sendo que serão duas equipes envolvidas nesta ação. EDER MARCON citou que o roteiro vai iniciar às oito e meia da manhã pelo Assentamento e Riqueza do Oeste, seguindo às nove horas em Hélio Wassum e Prata, nove e 15 em Reno, nove e meia em Várzea Alegre e Adolfo Zigueli, 10 horas em Getúlio Vargas e Gaspar, 10 e 15 em Volta Grande e 10 e meia em Novo Encantado. De acordo com ele, o encerramento está previsto para às 11 horas da manhã no centro de Bandeirante. Ao todo, a Administração informou que cerca de 630 crianças vão receber presentes nesta quinta-feira, sendo que os mais novos receberão carrinho e boneca e os maiores receberão caixinha de som e uma caixa de bombom.

A programação do Natal Feliz Bandeirante segue na sexta-feira a partir das seis e meia da tarde com o passeio do caminhão de Natal pela cidade e apresentação do grupo Águas Nativas às sete horas da noite. De acordo com EDER MARCON, a programação será no pátio da igreja católica e no local haverá também o sorteio da campanha Natal Premiado do comércio de Bandeirante a partir das oito horas da noite. Já às oito e meia haverá a chegada do Papai-Noel com entrega de presentes. MARCON lembrou que haverá transporte gratuito passando por todas as comunidades. Também na sexta serão sorteados os premios da campanha de vendas do comércio de Bandeirante. Nesta edição, foram distribuídas sete mil cartelas com 22 prêmios que são vales-compras com valores entre 200 e mil reais, totalizando, nove mil e 200 reais em vales-compras, movimentando e fortalecendo ainda mais o comércio de Bandeirante.

A Casan retomou, na manhã desta quarta, os trabalhos de substituição do sistema de bombeamento na Rua Oiapoc e manutenção no reservatório R4, localizado na Rua Virgílio Giovanaz. A ação operacional começou nesta terça-feira e a previsão inicial era de conclusão dos trabalhos no dia de ontem. No entanto, o serviço não foi concluído e as equipes da companhia permanecem trabalhando nos dois locais. De acordo com a Casan, o abastecimento de água ficará comprometido ao longo de todo o dia nos bairros Agostini, Salete, Linha Emboaba e Linha Santa Catarina. A nova previsão é de que as atividades sejam concluídas seis da tarde de hoje com o restabelecimento gradual do abastecimento durante a noite e madrugada de quinta-feira. Por conta disso, a Companhia reforça a orientação para o uso econômico da água.

O movimento financeiro da aduana de Dionísio Cerqueira em novembro de 2023 somou 40 milhões 456 mil dólares. O valor é nove vírgula 57 por cento superior a corrente financeira registrada no mês de outubro. Do total de novembro, 27 por cento são de importação e mais de 70 por cento foram gerados pela exportação de produtos. O total acumulado nos 11 primeiros meses de 2023 já é de 495 milhões de dólares, cerca dois bilhões 411 milhões de reais. De acordo com a projeção da Receita Federal, mantendo-se esta média, o total da corrente financeira de 2023 ficaria na casa dos 540 milhões de dólares. O maior movimento financeiro da história da Aduana foi registrado no ano de 2012, e somou 830 milhões de dólares.

Apesar do aumento no movimento financeira, o volume de cargas no porto seco de Dionísio Cerqueira manteve praticamente estável em novembro. Mil e 69 caminhões passaram pela Aduana no mês passado. Em outro, foram mil e 62 caminhões. Em relação à quantidade de documentos de importação e exportação desembaraçados pela Receita Federal de Dionísio Cerqueira, em novembro, o total foi de 931 documentos. Esse total registrou dois documentos a menos que o total de outubro, que somou 933 documentos. Em novembro deste ano, a Aduana Cerqueirense registrou a passagem de 518 veículos “em lastre”, ou seja, veículos sem carga e também guinchos. A nova aduana de cargas foi inaugurada oficialmente há cerca de duas semanas.

Os principais destinos da exportação de mercadorias pela aduana de Dionísio Cerqueira no mês de novembro foram Chile, Argentina, Estados Unidos, Áustria, Paraguai, Peru, Bolívia, Uruguai, Suécia e Canadá. Os produtos com maior volume de exportação foram carnes, calçados, papel e cartão, madeira e carvão vegetal. Já a importação teve como principais produtos artigos da indústria de moagem; malte; amidos e féculas; fruta; cascas de citros e de melões e produtos hortícolas. Em novembro, o Brasil, via porto seco de Dionisio Cerqueira, comprou produtos principalmente Argentina, Chile, Estados Unidos, Uruguai, Paraguai, Peru e Canadá.

A vereadora JANE RIES foi eleita, nesta terça-feira, para a presidência da câmara de vereadores de Bandeirante. Ela recebeu cinco votos e superou o vereador DAVENIR HOFMAISTER que obteve quatro votos. JANE vai presidir o legislativo de Bandeirante em 2024 no lugar de VERANICE BASSO que ontem foi eleita para a vice-presidencia. A nova mesa diretora é composta ainda pela vereadora JULIANE GIRELLI como primeira secretária e ALCEU SENGER como segundo secretário. Desse modo, dos quatro cargos da mesa diretora, três serão ocupados por mulheres e a presidência continua com uma vereadora.

A vereadora JANE RIES anunciou que votaria nela e que seria candidata a presidente da câmara desde que o começo da articulação em relação a eleição. A presidente eleita disse que deixou isso muito claro e que a ideia foi aceita pela maioria dos vereadores. JANE citou que vai continuar trabalhando para fortalecer o legislativo e as mulheres em especial. A vereadora citou que o ano que vem será atípico por conta da eleição e, por isso, pretende conduzir a câmara de forma coerente e dentro da legislação. Ela comentou que vai dar sequencia aos trabalhos da atual mesa diretora, além de modernizar e informatizar o processo legislativo em Bandeirante.

A procura pelos cursos técnicos autorizados para o ano que vem nas escolas da rede pública estadual da coordenadoria de educação de São Miguel do Oeste está acima do esperado. A avaliação é da supervisora de Educação, ROSANGELA FIMETTI. Para 2024, fora autorizados os cursos técnicos de Administração na escola São Miguel, Marketing na Alberico Azevedo, Informática na São João Batista, Vendas na Everaldo Backheuser de Descanso e Administração na Sara Castelhano Kleinkauf de Guaraciaba. As aulas do curso técnico profissional junto com o ensino médio começam no dia 14 de fevereiro de 2024.

Em razão da grande procura, a secretaria de Educação autorizou duas turmas do curso de Informática na escola São João Batista. Ao todo, 53 alunos já estão matriculados. No São Miguel, são 33 estudantes matriculados e 30 no Alberico. A supervisora de Educação, ROSANGELA FIMETTI disse que se a procura continuar, outras turmas podem ser abertas. Em Guaraciaba, 25 estudantes estão matriculados e em Descanso também já são 25 confirmados. O novo período de matrícula vai ocorrer entre os dias cinco e seis de fevereiro.

A abertura dos cursos técnicos segue a nova organização curricular do ensino médio que prevê a ampliação do conhecimento por meio dos itinerários formativos. A afirmação é da integradora regional de Educação, DIANE FERRO. Ela explicou que a secretaria de estado vem intensificando o debate com as escolas para ampliar a a formação dos estudantes com o ensino médio integrado a formação profissional. DIANE comentou que os cursos autorizados na região foram ofertados pela secretaria paraatender a demanda apresentada pela comunidade escolar. Os novos cursos serão implantados com o aproveitamento da estrutura física, mas haverá a necessidade de contratar profissionais para as aulas técnicas.

A câmara de vereadores de São Miguel do Oeste vai devolver cerca de 800 mil reais para o poder executivo. A informação é do presidente do legislativo, PAULO DRUMM. Ele explicou que a devolução das sobras do duodécimo é uma obrigação legal, ou seja, a lei prevê que os valores que não são gastos pela câmara devem retornar para a prefeitura. DRUMM disse a câmara fez vários investimentos na estrutura, programas e valorização dos servidores e, ainda assim, foi possível fazer a devolução dos valores. O dinheiro que está sendo devolvido para o poder executivo cai no caixa geral e pode ser aplicado em qualquer setor pelo prefeito.

A destinação dos valores devolvidos pela câmara de vereadores para a prefeitura é de inteira responsabilidade do prefeito WILSON TREVISAN. A declaração é do presidente da câmara de vereadores, PAULO DRUMM. Ele disse que os vereadores não podem e não vão fazer indicações em relação a forma de utilização do valor devolvido. DRUMressaltou, no entanto, que gostaria que o recurso fosse aplicado na saúde, um setor que tem muitas demandas não atendidas pelo poder público. O presidente da câmara disse que espera que o valor seja bem aplicado pelo município.

A Polícia Civil de Cunha Porã concluiu, nesta terça-feira, uma investigação que desvendou um crime de tortura e cárcere privado ocorrido no município em setembro deste ano.De acordo com a polícia, a vítima foi mantida em cárcere privado, amarrada e agredida por integrantes de uma organização criminosa. O ato foi registrado em vídeos serviram como peça-chave para a identificação dos criminosos. Os suspeitos foram detidos logo depois do crime. Os quatro homens da organização foram detidos em flagrante por tráfico de drogas. Além disso, objetos apreendidos durante a operação forneceram evidências para confirmar o crime de tortura praticado pelo grupo. Ao longo da investigação, foram identificados vários integrantes da organização criminosa com envolvimento direto em crimes ocorridos no município de Cunha Porã.

Quatro suspeitos de cometerem o crime de tortura e cárcere privado em Cunha Porã estão presos enquanto outros estão foragidos após a decretação da prisão preventiva. Os três integrantes responsáveis por agredir a vítima e registrar as cenas foram indiciados pelos crimes de tortura, cárcere privado e associação criminosa armada. As investigações continuam em curso para localizar os criminosos que ainda estão foragidos. A Polícia Civil não informou a motivação do crime. O inquérito policial com o indiciamento dos responsáveis pelos atos foi encaminhado ao Ministério Público de Cunha Porã.

A Divisão de Investigação Criminal de São Lourenço do Oeste prendeu uma mulher pelo crime de tráfico de drogas. Durante diligências realizadas no bairro São Francisco e Loteamento Cardoso, foi localizada uma porção de aproximadamente 140 gramas de cocaína, além de materiais usados o tráfico. A mulher de 23 anos responsável pela droga foi presa em flagrante. Ela foi interrogada e foi levada para o Complexo Penitenciário de Chapecó. A investigação prossegue em sigilo para identificação de outros eventuais traficantes associados, além do esclarecimento dos fatos.

Dois trabalhadores ficaram feridos ao cair de um telhado de aproximadamente 10 metros de altura no interior de São João do Oeste. Eles trabalhavam na troca das telhas no Clube Social de Linha Vale Pio, quando sofreram o acidente. O fato aconteceu por volta das nove e meia da manhã de ontem. O SAMU e o Corpo de Bombeiros de Itapiranga foram acionados e atenderam um homem, de 21 anos, que relatava dores na região dorsal e apresentava pequena escoriação no braço direito. O outro, de 27 anos, foi encontrado consciente e orientado, relatando dor no braço direito e com escoriações e pequenos hematomas no rosto. Os trabalhadores foram imobilizados e encaminhados ao Hospital.

O veículo furtado recentemente na fronteira com a Argentina foi recuperado nesta terça-feira no pais vizinho. Na segunda, um homem deixou o veículo em um terreno para ir até a Argentina fazer compras. Ao retornar para o Brasil, o carro não estava no local. Na noite de domingo, as equipes da Unidade Regional da Polícia de Bernardo de Irigoyen realizavam patrulhamento na área de fronteira, quando avistaram um veículo Gol, com placas brasileiras, realizando manobras perigosas. O condutor do carro, um homem de 24 anos, de nacionalidade argentina, não estava de posse da documentação do veículo. Ele foi detido e o veículo foi recolhido ao pátio da polícia argentia. O Gol foi devolvido ao proprietário brasileiro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.