-POR 6 VOTOS A 5, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SUSPENDE O ORÇAMENTO SECRETO
-DEPUTADOS VOTAM HOJE ORÇAMENTO DE SC E AUMENTO DE SALÁRIO DO GOVERNADOR
-VEREADORES DE IPORÃ DO OESTE ELEGEM NOVA MESA DIRETORA PARA 2023
-ALUNOS DO CAESP-APAE CAMINHO DE LUZ RECEBEM NOVAS CADEIRAS DE RODAS
-CHUVAS FAVORECEM TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS NO INTERIOR
-MONDAÍ VAI REALIZAR MELHORIAS NAS ESCOLAS NO PERÍODO DE FÉRIAS
-OPERAÇÃO LEI SECA É REALIZADA NA RODOVIA SC 163
-VENDEDOR AMBULANTE É PRESO POR EMPURRAR POLICIAIS
O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se com predomínio do sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 13 graus e a máxima para hoje deve ser de 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo cinco reais e 63 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
Rússia e China estão se preparando para um exercício naval conjunto, a partir de quarta-feira, numa iniciativa que demonstra laços cada vez mais estreitos entre os dois países, num momento de tensões com os Estados Unidos. Segundo o Ministério de Defesa da Rússia, quatro embarcações participarão das manobras no Mar da China Oriental. O ministério russo detalhou também que a Marinha chinesa planeja mobilizar vários navios de guerra de superfície e um submarino para o exercício. Além disso, aeronaves russas e chinesas participarão das manobras.
Quase 200 países aprovaram nesta segunda-feira um acordo histórico para reverter décadas de destruição ambiental que ameaça as espécies e os ecossistemas do mundo, em uma reunião de cúpula da ONU sobre a biodiversidade. Os membros do Convênio sobre a Diversidade Biológica aprovaram um marco de ação proposto pela China, país que preside a reunião, com a oposição apenas da República Democrática do Congo. O Acordo de Kunming-Montreal é um roteiro que pretende proteger as terras e oceano, para evitar a extinção em massa de espécies devido à poluição acelerada. O texto estabelece a meta de proteger 30 por cento do planeta até 2030 e a liberação de 30 bilhões de dólares em ajuda anual para os esforços de conservação dos países em desenvolvimento.
Um comitê da Câmara dos Estados Unidos recomendou aos promotores federais, nesta segunda-feira, que acusem DONALD TRUMP de obstrução de um processo do Congresso e insurreição por seu papel no ataque de seis de janeiro de 2021 ao prédio do Congresso, edifício conhecido como Capitólio. O comitê pediu ao Departamento de Justiça que apresente as seguintes acusações contra o ex-presidente republicano: obstrução de um processo oficial do Congresso, apoiar uma insurreição, Conspiração para fraudar o governo e Conspiração com declaração falsa. A reunião desta segunda-feira foi, provavelmente, a última reunião pública do comitê, que passou 18 meses investigando a invasão do prédio do Congresso.
Pelo menos sete aeroportos do país têm registros de voos atrasados no segundo dia de greve de pilotos e comissários, na manhã desta terça-feira. De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas, o grupo reivindica "recomposição das perdas inflacionárias, além de ganho real, tendo em vista os altos preços das passagens aéreas", além de "melhorias nas condições de trabalho para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, como a definição dos horários de início de folgas, e proibição de alterações nas mesmas". Por determinação do Tribunal Superior do Trabalho, a categoria deve manter 90 por cento dos aeronautas em serviço, operando os aviões, durante o período da greve. A multa diária pelo descumprimento é de 200 mil.
O Supremo Tribunal Federal formou maioria para seguir o voto da ministra ROSA WEBER, presidente da Corte, e suspender o orçamento secreto, conhecido tecnicamente como emendas do relator. O julgamento começou na semana passada e precisava de pelo menos seis votos no mesmo sentido para tomar uma decisão, o que ocorreu na sessão desta segunda-feira. O entendimento que prevaleceu é o de que os repasses de emendas pelo governo para que senadores e deputados enviem aos estados viola a Constituição Federal por desvirtuar a distribuição do orçamento, além de não ocorrer com regras claras de publicidade, para que a população e as instituições saibam como os recursos estão sendo aplicados e quais parlamentares estão indicando as obras e ações que vão receber verbas. Seis ministros votaram para derrubar o orçamento secreto: ROSA WEBER, EDSON FACHIN, LUÍS ROBERTO BARROSO, LUIZ FUX, CÁRMEN LÚCIA e RICARDO LEWANDOWSKI.
A Proposta de Emenda Constitucional do Estouro pode ser votada nesta terça-feira no plenário da Câmara, conforme anunciado pelo presidente da Casa na última quinta-feira. A PEC que busca viabilizar o pagamento de 600 reais mais o adicional do Auxílio Brasil – ou Bolsa Família, caso o nome seja alterado – no ano que vem. No domingo, o ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, determinou na noite que os benefícios destinados a garantir uma renda mínima aos brasileiros sejam excluídos do teto de gastos. Com o aval do STF para reajustar o Bolsa Família por meio de medida provisória, o governo eleito fica menos dependente da aprovação da PEC. Mesmo assim, a proposta permanece na pauta e deve ser votada hoje na câmara dos deputados.
O Tribunal de Contas de Santa Catarina condenou duas empresas e seus executivos, além de um ex-secretário e servidores públicos, por fraudes na Secretaria de Saúde. O grupo é acusado por dano milionário ao patrimônio do Estado em processo aberto ainda em 2018. Entre os nomes, estão o secretário de Saúde, na época, ACÉLIO CASAGRANDE, os servidores responsáveis pela fiscalização de contrato de logística, além dos executivos das empresas de tecnologia. No documento, o TCE indica que os responsáveis devem devolver, em 30 dias, mais de dois milhões e 200 mil reais em multas aplicadas. A decisão foi tomada no dia 29 de novembro, mas publicada apenas nesta segunda-feira. Os acusados podem recorrer da decisão.
Diplomado como governador de Santa Catarina nesta segunda-feira, JORGINHO MELLO fez um discurso emocionado e ressaltou que o foco de seu governo será a saúde, educação e a união do Estado. A cerimônia aconteceu no Tribunal de Justiça de Santa Catarina e diplomou outros 60 políticos eleitos em outubro. Antes de JORGINHO, sua vice MARILISA BOEHM, deputados estaduais, federais e senador eleitos foram diplomados. Na cerimônia, todos os eleitos foram chamados nominalmente, por ordem de votação, mas apenas um de cada grupo discursou. JORGINHO disse que a responsabilidade que tem agora é entregar aquilo que prometeu na campanha: mais estudo, trabalho, saúde.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina entra na última semana de sessões no ano com pelo menos 10 projetos na pauta para serem decididos. Os principais projetos são os que propõem o aumento de salário para governador, vice e secretários de Santa Catarina e o que define o orçamento do Estado para 2023, o primeiro ano do novo governo liderado por JORGINHO MELLO. O projeto está em discussão desde o início de outubro. O reajuste dos principais governantes do Estado foi apresentado pelos deputados estaduais na última quinta-feira. A intenção é elevar para 25 mil e 300 reais os subsídios de governador, vice e secretários de Estado. Outra proposta que altera a regra do salário dos deputados estaduais já foi aprovada na última semana.
Novo presidente do CIS-Ameosc quer mais recursos do governo estadual para ampliar atendimentos. A eleição de ALEXANDRE RIBAS ocorreu na última sexta-feira. O mandato é por dois anos, a partir de janeiro, com atuação nos 19 municípios do Extremo-Oeste. O médico e prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS, relata que já atuou em vários setores da saúde como professor em curso de medicina, gestor de hospital e médico em unidade básica do município. Agora terá mais uma experiência nesta área e quer contribuir com ações de impacto regional. RIBAS considera que também será uma grande oportunidade para ter um contato mais direto com a Secretaria de Estado da Saúde. O presidente do CIS-Ameosc salienta que o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Extremo Oeste é constituído pelos 19 municípios de abrangência da Associação e realiza serviço que seria de competência do governo estadual.
ALEXANDRE RIBAS lembra que a prestação de serviços de saúde especializados de média e alta complexidade não é de responsabilidade dos municípios. Os prefeitos realizam esse investimento para agilizar atendimentos a pacientes que aguardam na fila por longo período. O presidente afirma que a equipe do CIS-Ameosc é competente para atender as demandas que surgem. RIBAS diz que função como presidente será na busca por mais recursos na Secretaria Estadual. O médico e prefeito de Itapiranga defende uma formação continuada aos profissionais da saúde de todos os municípios de abrangência do Consórcio. Conforme RIBAS, é preciso ampliar os serviços prestados e proporcionar agilidade nos encaminhamentos para que os pacientes da região não tenham que aguardar por longo período para exames e outros serviços de média e alta complexidade.
Presidente do CIS-Ameosc salienta que a região ainda possui fila de espera por atendimento especializado. O Consórcio Intermunicipal de Saúde é uma das alternativas para agilizar este atendimento. ALEXANDRE RIBAS cita a importância de investimentos para realizar exames de ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia, além de consultas com especialistas. Segundo o presidente, ainda nesta semana ele fará uma visita a sede do CIS-Ameosc, em São Miguel do Oeste para avaliar melhor as ações mais urgentes a partir de janeiro de 2023.
Chuvas favorecem trabalhos de recuperação de estradas no interior. A afirmação é do Secretário de Transportes, Obras e Urbanismo de Tunápolis, ADRIANO GASSEN. De acordo com ele, as equipes vinham enfrentando dificuldades para a realização dos trabalhos com máquinas nos últimos 30 dias, devido à falta de umidade no solo. No entanto, as pancadas de chuva que caíram no domingo e também nesta segunda-feira mudaram a situação, permitindo um trabalho com mais qualidade. Cita que o objetivo da pasta é de intensificar o patrolamento de estradas nos próximos dias para que os munícipes e visitantes tenham trechos em boas condições em todo o interior. GASSEN afirma que o setor de Transportes e Obras de Tunápolis trabalha muito para manter uma das melhores malhas viárias em estradas não pavimentadas da região. No entanto, ele reconhece que nos últimos meses houve decaída na qualidade das estradas.
Diversos fatores contribuíram para a diminuição na qualidade das estradas no interior de Tunápolis. O Secretário de Transportes e Obras do município, ADRIANO GASSEN, aponta como principal fator, a necessidade de reparos em máquinas do parque municipal. Cita que nos últimos dois meses, o Setor de Transportes e Obras trabalhou com apenas uma patrola, pois a outra necessitou de reparos mecânicos. A falta de umidade no solo também foi apontada como agravante da situação. Apesar disso, GASSEN enaltece o empenho dos servidores para que as estradas pudessem ser recuperados, mesmo com o trabalho de apenas uma patrola. Ele garante que todos possuem compromisso em manter o título de município com as melhores estradas rurais da região. Tunápolis não fará recesso de fim de ano, pois as férias dos servidores foram concedidas de forma escalonada durante o ano.
Prefeitura de São João do Oeste faz altera atendimento nos últimos dias do ano. O Secretário de Administração, Fazenda e Planejamento de São João do Oeste, ANDRÉ KLUNK, destaque ajustes nas últimas semanas de dezembro para fechamento contábil do ano. A equipe técnica da prefeitura também já trabalha em novos contratos para dar sequência aos trabalhos a partir do dia dois de janeiro. Ressalta que é preciso antecipar encaminhamentos e assim evitar estagnação das ações do município e manter atendimento a todas demandas da população. KLUNK cita a escala de férias coletivas, a partir desta semana com variação de 10 a 15 dias para os servidores da Administração e de Transportes e Obras. O Secretário garante que nenhuma secretaria ou setor vai estar fechado para as festas de fim de ano, porém com várias restrições adotando um ritmo focado somente em situações essenciais.
Conforme ANDRÉ KLUNK, diversas programações de fim de ano ainda integram o Programa Tempo de Natal. O roteiro recente de atrações também incluiu eventos relativos ao aniversário do município. KLUNK chama atenção para os preparativos para a festa de réveillon, no Centro Poliesportivo com comemoração das conquistas em 2022, além de projetar o próximo ano com otimismo. O governo municipal vai proporcionar uma grande festa pública, com fogos de artifícios, no dia 31, na já tradicional programação de fim de ano.
CAESP-APAE Caminho de Luz recebe novas cadeiras de rodas. De acordo com a diretora, CRISTIANA SCHROEDER, o recebimento ocorreu por meio de uma parceria da Federação das APAES de Santa Catarina com a Fundação Catarinense de Educação Especial. Ela explica que a encomenda das cadeiras ocorreu ainda no ano passado, quando foram tiradas as medidas de todos os educandos que fazem uso do equipamento, para a fabricação sob medida. CRISTIANA ressalta que as cadeiras de rodas são muito importantes para facilitar o dia-a-dia dos educandos e seus familiares no deslocamento de um espaço para outro. A cadeira poderá ser utilizada tanto na escola, quanto em casa e em todos os demais espaços frequentados pelo educando.
A diretora do CAESP-APAE Caminho de Luz frisa que as famílias assinaram um contrato para uso das cadeiras, que deverá ser feito exclusivamente pelo aluno matriculado na Escola. Com isso, a cadeira de rodas não pode ser vendida ou cedida para outra pessoa. CRISTIANA SCHROEDER salienta que no total foram recebidas 11 cadeiras de rodas. De acordo com a diretora do CAESP-APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste, alguns educandos também foram contemplados com cadeiras de banho, conforme a necessidade e demanda da família. O encerramento das atividades do ano de 2022 com os educandos, familiares e suas madrinhas afetivas ocorreu na noite desta segunda-feira, no CTG Herança Pampiana, com a realização da tradicional Noite Natalina. Teve apresentações especiais e chegada do Papai Noel, em um momento especial para todos os participantes.
Eleita a nova mesa diretora do Legislativo para 2023. Os vereadores de Iporã do Oeste realizaram a última Sessão Ordinária de 2022 na noite desta segunda-feira. Na oportunidade foram discutidos e votados diversos Projetos e também foi feita a eleição da nova mesa diretora para o próximo ano. Para o cargo de presidente da Câmara Municipal foi eleito, com cinco votos, o vereador PAULO SÉRGIO MARX. O vice-presidente eleito foi o vereador ANGELO TONIN, também com cinco votos. A vereadora e atual presidente, IRMÍ ROHR SCHNEIDERS, passará a ocupar o cargo de secretária e o vereador, ODOLIR BORDIGNON, será o primeiro secretário. Na Sessão desta segunda-feira também foi feita a votação para escolha dos integrantes das Comissões da Casa Legislativa para 2023. O novo presidente agradeceu a confiança dos colegas e afirmou que pretende trabalhar com transparência e diálogo para “fazer o que precisa ser feito”.
Reformas na sede da Câmara e inauguração da galeria lilás são os principais legados deixados pela atual presidente. IRMÍ ROHR SCHNEIDERS prestou contas do ano de 2022 na Sessão desta segunda-feira. Ela enalteceu as principais atividades realizadas sob sua presidência neste ano. Conforme IRMÍ, o seu principal legado é a reforma na sede da Câmara, que apresentava um visual apagado e necessitava de atenção. Ela explicou que foi feita a pintura completa do prédio com instalação de uma cobertura no acesso ao plenário. Outra conquista apontada pela presidente foi a inauguração da galeria lilás, em homenagem às ex-vereadoras do município. IRMÍ destacou ainda as capacitações oferecidas aos vereadores com participação em congressos neste ano e o cumprimento de uma notificação do Ministério Público, com a contratação de uma Controladora Interna para a Câmara Municipal.
Vereadores aprovam Projeto de Resolução da mesa diretora e definem recesso administrativo na Câmara Municipal. A votação ocorreu na Sessão Ordinária desta segunda-feira, com aprovação unânime dos Edis. Ficou definido que não haverá atendimento administrativo na Câmara de Iporã do Oeste entre os dias 23 de dezembro e 01 de janeiro. A presidente, IRMÍ ROHR SCHNEIDERS, justificou que o objetivo do Projeto é permitir que os servidores tenham um momento de descanso e aproveitem as festas de fim de ano com seus familiares. No final do encontro de ontem, a presidente convocou os vereadores para uma Sessão Extraordinária que acontecerá nesta quarta-feira, às 13h30. Depois desse compromisso, os vereadores retornarão ao trabalho no dia 06 de fevereiro, quando acontecerá a primeira Sessão Ordinária de 2023, sob presidência do vereador, PAULO SÉRGIO MARX.
A Prefeitura de Mondaí vai realizar melhorias nas escolas no período de férias. Equipes do Município estão trabalhando para concluir várias obras ainda no mês de dezembro. O engenheiro da Prefeitura, JULLYAN ALBERTI, destaca que está sendo concluída a construção de uma pracinha no loteamento Colibri, localizado no bairro Industrial, com ampla estrutura para atender a população. Também foi dado início aos trabalhos de troca do telhado do ginásio que pertencia ao Colégio Arthur Deiss, hoje de propriedade da Prefeitura, e está sendo finalizada a construção das calçadas externas nos arredores do ginásio da Escola Gessy Spier Averbeck. ALBERTI ressalta que no período de férias serão feitas melhorias nos acessos dessa escola.
Outra obra importante apontada pelo Engenheiro da Prefeitura de Mondaí são as reformas no pavilhão central da área de lazer realizadas neste ano. JULLYAN ALBERTI destaca que foi refeita toda a parte elétrica do pavilhão com melhorias também na cozinha, palco e telhado do local, com foco na Festa da Fruta que ocorrerá em junho do próximo ano. Para 2023, o Engenheiro cita que várias obras já estão planejadas. ALBERTI ressalta que uma das primeiras ações do novo ano será a reforma completa na estrutura do Ginásio do Colégio Arthur Deiss, que nesse momento está recebendo apenas a troca do telhado. Conforme ele, ainda é necessário fazer a homologação do processo licitatório para que os próximos passos possam ser dados, o que deve acontecer já no início de 2023.
Ações sociais marcam ano de crescimento da Cresol no Extremo-Oeste. A Cresol Evolução registrou um crescimento significativo no número de novos associados no decorrer deste ano. A avaliação é do presidente da Cooperativa no Extremo-Oeste catarinense, GIOVANE GIEBELMEIER. De acordo com ele, o objetivo da Cresol sempre é de oferecer um bom atendimento aos associados, através de agentes comprometidos com as demandas apresentadas. Cita que os associados participam dos resultados da Cooperativa, que também promove ações sociais voltadas para as comunidades onde está inserida. No caso de Iporã do Oeste, GIEBELMEIER aponta como principal ação promovida pela cooperativa, a arrecadação de mais de meia tonelada de alimentos para o Hospital Nossa Senhora das Mercês.
O presidente da Cresol enaltece ainda o patrocínio da Cooperativa a eventos como a Kerbfest realizada no mês de setembro e a organização da Taça Verão Cresol de Futsal, que começará a ser disputada no mês de janeiro em Iporã do Oeste. GIOVANE GIEBELMEIER destaca ainda os investimentos feitos pela Cooperativa para melhorar o atendimento prestado aos associados, através das novas e modernas instalações inauguradas nesse ano. Cita ainda a divisão dos resultados com valores financeiros já depositados na conta dos cooperados. Atualmente a Cresol conta com mais de oito mil associados distribuídos em oito cooperativas. A próxima unidade a ser inaugurada é a agência de Mondaí, que ocorrerá no dia 25 de janeiro de 2023. Para o próximo ano, a meta da Cresol é de superar o crescimento de aproximadamente 80 por cento obtido em 2022.
Os Postos da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, Chapecó, Bom Jesus e São Lourenço do Oeste, realizaram nas noites de sexta-feira e também no sábado, a Operação Lei Seca. O objetivo foi de fiscalizar condutores que poderiam estar sob efeito de álcool na direção de veículos automotores. Foram realizados 430 testes de alcoolemia, com emissão de 69 autos de infração por diversas irregularidades. 12 condutores se recusaram a realizaram o teste de alcoolemia e seis condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. Nas rodovias de responsabilidade do Posto 12, de Iporã do Oeste, as ações foram concentradas na Rodovia SC-163, entre São Miguel do Oeste e Descanso. Nesse local, 180 testes de alcoolemia foram realizados e seis condutores se recusaram a realizar o teste de bafômetro.
A Polícia Militar recebeu uma denúncia sobre a venda de mercadorias por ambulantes que não possuíam licença, em São Miguel do Oeste. Os policiais prestaram apoio ao Departamento de Urbanismo e ao Setor de Fiscalização e Posturas do Município, por volta das 16h desta segunda-feira. Os fiscais da prefeitura relataram que encontraram alguns vendedores na Rua Almirante Tamandaré e que quando pediram as devidas licenças, os vendedores informaram que não possuíam a autorização da prefeitura. Os fiscais orientaram os vendedores para que parassem as vendas, pois do contrário, suas mercadorias seriam apreendidas. No entanto, eles não acataram a ordem. Os policiais chegaram no local e fizeram contato com um dos vendedores, que se mostrava muito alterado e nervoso e mesmo com a presença policial, continuou não colaborando com os fiscais da prefeitura.
A guarnição precisou intervir para que ele se acalmasse, mas ele continuou alterado e passou a não obedecer as ordens até mesmo dos policiais. Os militares ordenaram que ele entregasse as mercadorias aos fiscais, mas ele negou e disse que ninguém iria pegar seus produtos, jogando a cesta no chão. Em seguida ele ainda empurrou a guarnição. Diante disso, os policias deram voz de prisão ao vendedor ambulante. Como ele negou assinar o Termo circunstanciado no local, foi necessário algemar o envolvido para conduzi-lo até a Delegacia de Polícia Civil. Já na Delegacia e com os ânimos acalmados durante o registro do Boletim de Ocorrência, o vendedor ambulante aceitou assinar o Termo Circunstanciado e foi liberado depois dos procedimentos.