ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 20/12/22

-POR 6 VOTOS A 5, STF SUSPENDE O ORÇAMENTO SECRETO

-ASSEMBLEIA CATARINENSE VOTA HOJE ORÇAMENTO PARA 2023

-VEREADORA DA OPOSIÇÃO É ELEITA PRESIDENTE DA CÂMARA

-DEPUTADO É CONTRA VOTAÇÃO DE ‘PACOTAÇO DE PROJETOS’

-CHUVA DE GRANIZO CAUSA PREJUÍZOS EM LAVOURAS

-MUNICÍPIO TERÁ REAJUSTE DE 5,9% NO IPTU DO PRÓXIMO ANO

-PROGRAMAÇÃO DE NATAL REÚNE CENTENAS DE PESSOAS

-FÉRIAS DE SERVIDORES REDUZ TRABALHO NAS ESTRADAS

-PM APREENDE QUASE MIL PACOTES DE CIGARROS

-MULHER FOGE DEPOIS DE ESFAQUEAR MARIDO

O tempo é de sol com nuvens. A previsão é de condições parcialmente nubladas com pancadas de chuva ao decorrer do dia e noite. A mínima desta manhã foi de 15 graus e a máxima para hoje deve ser de 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo cinco reais e 63 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.

Rússia e China estão se preparando para um exercício naval conjunto, a partir de quarta-feira, numa iniciativa que demonstra laços cada vez mais estreitos entre os dois países, num momento de tensões com os Estados Unidos. Segundo o Ministério de Defesa da Rússia, quatro embarcações participarão das manobras no Mar da China Oriental. O ministério russo detalhou também que a Marinha chinesa planeja mobilizar vários navios de guerra de superfície e um submarino para o exercício. Além disso, aeronaves russas e chinesas participarão das manobras.

Quase 200 países aprovaram nesta segunda-feira um acordo histórico para reverter décadas de destruição ambiental que ameaça as espécies e os ecossistemas do mundo, em uma reunião de cúpula da ONU sobre a biodiversidade. Os membros do Convênio sobre a Diversidade Biológica aprovaram um marco de ação proposto pela China, país que preside a reunião, com a oposição apenas da República Democrática do Congo. O Acordo de Kunming-Montreal é um roteiro que pretende proteger as terras e oceano, para evitar a extinção em massa de espécies devido à poluição acelerada. O texto estabelece a meta de proteger 30 por cento do planeta até 2030 e a liberação de 30 bilhões de dólares em ajuda anual para os esforços de conservação dos países em desenvolvimento.

Um comitê da Câmara dos Estados Unidos recomendou aos promotores federais, nesta segunda-feira, que acusem DONALD TRUMP de obstrução de um processo do Congresso e insurreição por seu papel no ataque de seis de janeiro de 2021 ao prédio do Congresso, edifício conhecido como Capitólio. O comitê pediu ao Departamento de Justiça que apresente as seguintes acusações contra o ex-presidente republicano: obstrução de um processo oficial do Congresso, apoiar uma insurreição, Conspiração para fraudar o governo e Conspiração com declaração falsa. A reunião desta segunda-feira foi, provavelmente, a última reunião pública do comitê, que passou 18 meses investigando a invasão do prédio do Congresso.

Pelo menos sete aeroportos do país têm registros de voos atrasados no segundo dia de greve de pilotos e comissários, na manhã desta terça-feira. De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas, o grupo reivindica "recomposição das perdas inflacionárias, além de ganho real, tendo em vista os altos preços das passagens aéreas", além de "melhorias nas condições de trabalho para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, como a definição dos horários de início de folgas, e proibição de alterações nas mesmas". Por determinação do Tribunal Superior do Trabalho, a categoria deve manter 90 por cento dos aeronautas em serviço, operando os aviões, durante o período da greve. A multa diária pelo descumprimento é de 200 mil.

O Supremo Tribunal Federal formou maioria para seguir o voto da ministra ROSA WEBER, presidente da Corte, e suspender o orçamento secreto, conhecido tecnicamente como emendas do relator. O julgamento começou na semana passada e precisava de pelo menos seis votos no mesmo sentido para tomar uma decisão, o que ocorreu na sessão desta segunda-feira. O entendimento que prevaleceu é o de que os repasses de emendas pelo governo para que senadores e deputados enviem aos estados viola a Constituição Federal por desvirtuar a distribuição do orçamento, além de não ocorrer com regras claras de publicidade, para que a população e as instituições saibam como os recursos estão sendo aplicados e quais parlamentares estão indicando as obras e ações que vão receber verbas. Seis ministros votaram para derrubar o orçamento secreto: ROSA WEBER, EDSON FACHIN, LUÍS ROBERTO BARROSO, LUIZ FUX, CÁRMEN LÚCIA e RICARDO LEWANDOWSKI.

A Proposta de Emenda Constitucional do Estouro pode ser votada nesta terça-feira no plenário da Câmara, conforme anunciado pelo presidente da Casa na última quinta-feira. A PEC que busca viabilizar o pagamento de 600 reais mais o adicional do Auxílio Brasil – ou Bolsa Família, caso o nome seja alterado – no ano que vem. No domingo, o ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, determinou na noite que os benefícios destinados a garantir uma renda mínima aos brasileiros sejam excluídos do teto de gastos. Com o aval do STF para reajustar o Bolsa Família por meio de medida provisória, o governo eleito fica menos dependente da aprovação da PEC. Mesmo assim, a proposta permanece na pauta e deve ser votada hoje na câmara dos deputados.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina condenou duas empresas e seus executivos, além de um ex-secretário e servidores públicos, por fraudes na Secretaria de Saúde. O grupo é acusado por dano milionário ao patrimônio do Estado em processo aberto ainda em 2018. Entre os nomes, estão o secretário de Saúde, na época, ACÉLIO CASAGRANDE, os servidores responsáveis pela fiscalização de contrato de logística, além dos executivos das empresas de tecnologia. No documento, o TCE indica que os responsáveis devem devolver, em 30 dias, mais de dois milhões e 200 mil reais em multas aplicadas. A decisão foi tomada no dia 29 de novembro, mas publicada apenas nesta segunda-feira. Os acusados podem recorrer da decisão.

Diplomado como governador de Santa Catarina nesta segunda-feira, JORGINHO MELLO fez um discurso emocionado e ressaltou que o foco de seu governo será a saúde, educação e a união do Estado. A cerimônia aconteceu no Tribunal de Justiça de Santa Catarina e diplomou outros 60 políticos eleitos em outubro. Antes de JORGINHO, sua vice MARILISA BOEHM, deputados estaduais, federais e senador eleitos foram diplomados. Na cerimônia, todos os eleitos foram chamados nominalmente, por ordem de votação, mas apenas um de cada grupo discursou. JORGINHO disse que a responsabilidade que tem agora é entregar aquilo que prometeu na campanha: mais estudo, trabalho, saúde.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina entra na última semana de sessões no ano com pelo menos 10 projetos na pauta para serem decididos. Os principais projetos são os que propõem o aumento de salário para governador, vice e secretários de Santa Catarina e o que define o orçamento do Estado para 2023, o primeiro ano do novo governo liderado por JORGINHO MELLO. O projeto está em discussão desde o início de outubro. O reajuste dos principais governantes do Estado foi apresentado pelos deputados estaduais na última quinta-feira. A intenção é elevar para 25 mil e 300 reais os subsídios de governador, vice e secretários de Estado. Outra proposta que altera a regra do salário dos deputados estaduais já foi aprovada na última semana.

Guarujá do Sul recebeu ontem do Conder Gestão Ambiental caixas para recolha de lâmpadas. A engenheira Sanitarista Ambiental LETÍCIA PORTELA, disse que estas unidades coletoras são pontos voluntários para destinação correta de lâmpadas. A caixa vai ficar na secretaria de Agricultura. Depois de uma certa quantia, as lâmpadas serão recolhidas e entregues ao Conder através do programa “Penso, Logos Destino”. A coleta destes materiais começou hoje no setor de agricultura. Com estas unidades, a intenção é provocar uma maior mobilização dos moradores em relação ao descarte correto do material.

A partir de amanhã 18 dos 22 servidores do departamento de Infraestrutura de Anchieta entram em férias. O retorno está marcado para acontecer no dia 2 de Janeiro. A informação é do diretor CLAUDECIR VIEIRA. Com o retorno daqueles que estão de férias, os servidores empenhados nos serviços entram em férias em janeiro. Estarão disponíveis neste período apenas uma motoniveladora, uma retroescavadeira, um rolo compactador e um caminhão – sendo 4 funcionários disponíveis. Esta equipe vai atender as demandas de patrolamento e compactação da estrada rural que ainda não foram contempladas com os serviços. As primeiras intervenções deram início na comunidade de Linha Medianeira, São Cristóvão, São Dimas e Sete de Setembro. Além das Linhas Unidas e Vargem Bonita. Em razão disso, o diretor pediu que os agricultores compreendam o atual momento, visto que os serviços não foram suspensos. VIEIRA também comentou sobre a comunidade de Café Filho que está recebendo calçamento. O objetivo da empresa é concluir as obras até o final de semana.

Ao menos 200 crianças foram beneficiadas por uma ação beneficente da Acepro de São José do Cedro. A coordenadora MARIA VOGT, disse que a ação contou com a ajuda da comunidade somada aos valores arrecadados em brechós feitos pela entidade. Cada uma delas recebeu chocolates e um brinquedo. A entrega ocorreu no sábado à tarde. Esta foi a última ação do ano realizada pela entidade. Em razão disso, a avaliação dela é bastante positiva em relação às atividades desempenhadas este ano. Para o próximo, os trabalhos vão retornar no dia 4 de Fevereiro, primeiro sábado daquele mês. O novo ano vai começar com os encontros entre mães e na sequência com as crianças. Em março já acontece o primeiro brechó de 2023. MARIA também comentou que no próximo ano também será escolhida a nova diretoria da Acepro.

A festa que marcou o encerramento do ano em São José do Cedro aconteceu na praça central no último domingo. Apesar da instabilidade do tempo, o evento teve boa participação do público. A afirmação vem do diretor de Cultura ACARAÍ ASSMANN. O mau tempo também prejudicou a realização de shows ao ar livre, tendo as apresentações suspensas naquela noite. As pessoas presentes foram recepcionadas no ginásio municipal para dar prosseguimento ao cronograma de festividades. Apesar disso, o diretor comentou que o objetivo foi envolver as crianças da cidade. As comunidades dos Distritos de Padre Réus e Mariflor, além da Linha São Vendelino também foi contemplado com a presença do Papai Noel e entrega de caixas de doce para as crianças. A comitiva do Papai Noel também esteve no Lar Aprisco e no Lar de Idosos da Associação Betânia entregando os chocolates aos acolhidos. A programação contou com soldadinho de chumbo e um show com robô de Led. Ao todo foram distribuídas 2 mil e 50 caixas de bombom.

O IPTU de 2023 terá um reajuste de 5 vírgula 9 por cento, baseado no novo valor da Unidade Fiscal de Referência Municipal – UFRM, sendo a reposição da inflação corrigida com base no INPC. A informação é do secretário de Administração de São José do Cedro EDIMILSON DALMAGRO. O imposto é cobrado a partir de maio de cada ano, podendo ser parcelado ou quitado em parcela única. Entretanto, o cálculo do reajuste que será adicionado ao valor atual é definido pelo índice de preço ao consumidor em novembro de cada ano. A previsão é emitir aproximadamente 5 mil guias, quantidade similar aos demais anos. Contudo, ele acredita que devido à regularização de loteamentos clandestinos o número deve ser um pouco maior, mas não estabeleceu esta diferença. Quanto ao zoneamento, responsável por dividir um município em zonas habitacionais, o valor do IPTU altera conforme a localidade de uma moradia. Assim, quem reside na área central consequentemente paga maior imposto.

São José do Cedro tem uma das menores taxas urbanas na comparação com os municípios do extremo-oeste. Na avaliação do secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO, isso garante menor inadimplência se comparado com demais cidades, visto que isso estimula o cidadão a pagar a taxa em dia. Contudo, ele lembrou que os pendentes têm até este final de mês para quitar o imposto predial. Depois deste prazo, o contribuinte entra em dívida ativa com a municipalidade e o valor sobe somado com os encargos. DALMAGRO ainda comentou sobre os serviços de fiscalização por parte dos setores da prefeitura. Em certos casos, os moradores efetuam ampliações e não comunicam o setor responsável. Porém, o secretário lembrou que o poder público conta com um sistema capaz de constatar ampliações irregulares. Ao emitir as guias, o contribuinte percebe o aumento na taxa causado por estas melhorias sem prévia autorização.

Uma chuva de granizo atingiu na segunda-feira os municípios de São José do Cedro e Guarujá do Sul. O gelo ficou acumulado na terra. As lavouras foram as mais atingidas pelo fenômeno, que durou poucos minutos. As comunidades mais atingidas foram Linha Pardo, São João, São Vendelino e 21 de Novembro. Os produtores já contabilizam prejuízos nas plantações de soja, milho e fumo. Na área urbana de Guarujá do Sul também houve estragos. Desde hoje pela manhã, as prefeituras estão mobilizadas para apurar os problemas e efetuar melhorias para garantir a trafegabilidade das estradas. A Defesa Civil também está efetuando levantamento dos prejuízos. A coordenadora da Defesa Civil de Cedro OLÍVIA LUNKES, comentou que esta manhã foi visitada a Linha Independência, Pardo e São Vendelino para avaliar os estragos. Lavouras destas localidades foram afetadas, mas as residências não foram afetadas. A região da São Germano também foi atingida. Alguns dos agricultores contam com seguro agrícola, já outros ainda não.

Agora pela parte da tarde a comissão da Defesa Civil de São José do Cedro vai reunir seus integrantes para avaliar o cenário e se decreta estado de emergência. A coordenadora OLÍVIA LUNKES, ainda comentou que as plantações de fumo atingidas já estavam em processo de colheita, já de milho estava se encaminhando para a fase final antes da colheita. Depois da análise da comissão, a decisão será apresentada ao prefeito que terá o poder de decretar ou não o estado de emergência. A coordenadora comentou que o mau tempo atingiu regiões específicas, visto que na área urbana de São José do Cedro não foi registrado tais quedas de granizo. OLÍVIA também comentou que a perda até então constatada varia entre 90 por cento até 100 por cento de perdas.

Em Guarujá do Sul, o prefeito CLÁUDIO JR. WESCHENFELDER, comentou que em menos de 45 minutos choveu mais de 100 milímetros. A área central foi a mais atingida em Guarujá, onde casas foram invadidas pela enxurrada. Na Avenida João Pessoa, ele disse que uma boca de lobo acabou obstruída por entulhos jogados na via pública. Ao menos 4 estabelecimentos comerciais foram alagados na avenida principal. A prefeitura disponibilizou máquinas para atender as demandas. Foram registradas quedas de muro, deslizamento e desmoronamento que não suportam o volume de água. O centro de idosos também foi completamente alagado. CLÁUDIO destacou que a área rural foi visitada e até esta manhã não teve registro de grandes problemas. Porém, os levantamentos vão seguir durante esta tarde para apurar as situações e efetuar melhorias necessárias.

O deputado da Assembleia de Santa Catarina MAURÍCIO ESKUDLARK, afirmou ser contrário à votação de um ‘pacotaço de projetos de leis’ antes do final do ano. Na avaliação dele, o correto seria aprovação de mensagens indispensáveis, mas alguns deputados não reeleitos em outubro passado querem aprovação ainda neste exercício. Em razão disso, alguns projetos estão em tramitação e outros com pedidos de informações em análise. O parlamentar disse que dentre estas mensagens estão projetos prematuros para serem levados ao plenário, porém não citou quais seriam tais PLs. Ainda conforme ele, o momento deveria servir para avaliar textos orçamentários e projetos que impactam diretamente na vida dos catarinenses, além daqueles de preparação para o novo governo assumir. ESKUDLARK acredita que até os últimos instantes serão aprovados entre 80 e 100 projetos de leis, o que em sua avaliação já é uma quantidade razoável. Com este número, é possível avaliar as mensagens baseado em critérios.

A cada final de mandato a Assembleia de Santa Catarina conta com inúmeros projetos de leis na mesa para análise dos deputados. Este ano, um pouco diferente dos anteriores, o mandato do atual governador termina no seu quarto ano de gestão, visto que CARLOS MOISÉS não foi reeleito para mais quatro anos. O deputado MAURÍCIO ESKUDLARK, ainda comentou que a pandemia ajudou a acumular projetos na Alesc, sendo que o foco durante os dois anos de crise sanitária era prestar apoio às empresas e aos cidadãos. Além de atender às primeiras necessidades da população. Desta maneira, os demais trabalhos foram sendo deixados de lado para priorizar essas ações de enfrentamento à doença, gerando este acúmulo maior de projetos de leis do que em anos normais. MAURÍCIO ainda destacou que a pressa de aprovar textos de não reeleitos agrava ainda mais os trâmites internos na Alesc. Dos 40 parlamentares, 16 não se reelegeram. Parte deles tentaram cargos federais e outros não conseguiram bom resultado no pleito passado.

Ontem à noite aconteceu a última sessão ordinária de 2022 na Câmara de Vereadores de São José do Cedro. A Câmara entra em recesso e volta no dia 6 de Fevereiro. O atual presidente ENIO CAROSSI colocou em segunda votação 4 projetos de leis, de origem Executiva, todos em regime de urgência para apreciação. Os servidores do Conselho Tutelar também estiveram na Casa para pedir apoio aos vereadores quanto a solicitação de reajuste dos valores pagos pelos plantões. Ao final da sessão, foi idealizado ato simbólico com a entrega de diplomas e quadros como homenagem do Câmara de São José do Cedro aos ex-presidentes. O presidente ENIO usou da palavra livre para agradecer aos vereadores e aos funcionários da Câmara pelos trabalhos prestados durante o seu período na presidência. Ele também realizou um resumo das atividades prestadas no âmbito da Câmara de Vereadores em 2022. Ainda ontem, a Câmara de Vereadores recebeu ofício da prefeitura a qual solicitou a retirada dos projetos de leis pertencentes ao projeto do Plano Diretor para revisão.

Os vereadores da Câmara de São José do Cedro também elegeram na noite de ontem a nova mesa diretora para os próximos dois anos. A eleição se deu para os cargos da presidência, vice-presidência, primeiro e segundo secretários. Os cargos da nova mesa passaram a ser ocupados pelo presidente eleito CLÁUDIO WARTHA, com 5 votose vice-presidente ENIO CAROSSI, totalizou 5 votos. Para primeiro secretário foi escolhido o vereador JÚLIO RUBIN e para segundo secretário GUILHERME FERRARI. Ambos os vereadores receberam 5 votos cada. O presidente eleito CLÁUDIO WARTHA, em entrevista para a Rádio Cedro, destacou a sua eleição para a presidência e disse que vai dar continuidade aos trabalhos então desempenhados pelo atual presidente ENIO CAROSSI. Na avaliação dele, o trabalho desempenhado pelo atual presidente foi bom, visto a intenção dos colegas em trabalhar a favor de São José do Cedro. WARTHA ainda lembrou que está em seu sétimo mandato como vereador e agradeceu os votos recebidos.

CLÁUDIO WARTHA pretende deixar o cargo político ao fim do seu mandato como vereador de São José do Cedro. Em conversa com a Rádio Cedro, ele disse que o objetivo é trazer pessoas novas para a Casa, visto o tempo que ocupa um cargo no Legislativo. Entretanto, ele salientou sua eleição para a presidência mesmo com a intenção de deixar a vida pública. CLÁUDIO espera que seu partido defina um novo nome para representar o Distrito de Padre Réus na próxima eleição municipal. O vereador ainda comentou que, durante a sessão de ontem, colegas de bancada destacaram que dificilmente haverá outro vereador com sete mandatos.

A vereadora de oposição FÁTIMA FABIANA DE LARA, foi eleita presidente da Câmara de Princesa. LEANDRO SCHEIN foi eleito como vice a partir de 2023. A eleição aconteceu na noite de ontem durante a última sessão ordinária do ano. A mesa diretora também é composta por primeiro e segundo secretários, sendo eleitos VALDEMIRO GIEHL e MARI STUANI BARTH.A chapa vencedora foi eleita por 5 votos contra 4 obtidos pela chapa dois. Esta é a segunda vez que FÁTIMA assume o posto de presidente do Legislativo. A primeira ocorreu no mandato passado, no ano de 2017. Agora, os vereadores estão em recesso, voltando aos trabalhos no dia 6 de Fevereiro. Após o resultado, o prefeito de Princesa EDILSON VOLKWEIS, se manifestou sobre a eleição. Por meio de sua assessoria, o prefeito afirmou que “a eleição para a presidência da Câmara éuma construção feita pelos próprios vereadores. Desde o início, apoiei a candidatura do vereador LEANDRO SCHEIN à presidência, visto que ele está do meu lado”.

Na noite de ontem as equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atendimento a uma pessoa, vítima de ferimento por arma branca. A ocorrência foi registrada no Bairro Aeroporto. Ao chegar ao local os socorristas prestaram atendimento a vítima, que estava consciente e orientada, e informou que havia sido esfaqueado pela esposa. O homem apresentava ferimento na mão, de aproximadamente 1 centímetro e outro na parte posterior da coxa. Após procedimentos a vítima foi conduzida ao Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira para atendimento médico. De acordo com informações, a equipe da Polícia Militar também foi acionada, porém ao chegar ao local a autora já havia se evadido. Buscas foram realizadas, porém a mulher não foi localizada.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu nesta segunda-feira uma ocorrência envolvendo vendedores ambulantes. O fato foi na Rua Almirante Tamandaré, na esquina com a Rua XV de Novembro. No local, os policiais encontraram o Departamento de Urbanismo e o setor de fiscalização de obras e posturas da prefeitura que foram acionados para averiguar uma denúncia de que vendedores ambulantes estariam vendendo mercadorias sem a devida licença. Os profissionais disseram que em contato com os vendedores, solicitaram as devidas licenças e foram informados que eles não possuíam os documentos. Neste momento, os fiscais orientaram que as vendas fossem paralisadas, pois, caso contrário as mercadorias seriam apreendidas. Como os vendedores não obedeceram à orientação, a Polícia Militar foi acionada e encontrou um deles bastante alterado e nervoso. Ele foi conduzido até a delegacia de Polícia Civil e durante o Boletim de Ocorrência, aceitou aceitar o termo circunstanciado, sendo liberado logo em seguida.

A Polícia Militar, em continuidade a operação Hórus na cidade de Dionísio Cerqueira, na noite de domingo apreendeu quase mil pacotes de cigarros que eram transportados em um ônibus de linha. A situação ocorreu por volta das 20h30, quando guarnições realizaram a abordagem de um ônibus que seguia de Foz do Iguaçu/PR para Porto Alegre/RS. Com o auxílio do canil setorial foram realizadas buscas no bagageiro, sendo encontrado 990 pacotes de cigarro contrabandeados do Paraguai. A mercadoria foi localizada em sacolas separadas que estavam em posse de sete passageiros, cinco homens e duas mulheres. Diante da situação, a mercadoria foi apreendida e entregue na Receita Federal e os responsáveis irão responder pelo crime de contrabando.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.