ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 20-11-2020 Sexta-feira

-TSE DIZ QUE WHATSAPP BANIU MIL CONTAS POR DISPAROS EM MASSA NA ELEIÇÃO

-GOVERNO TENTA NA JUSTIÇA RETOMAR AULAS EM REGIÕES DE RISCO GRAVE

-CONSAD VIABILIZA COMERCIALIZAÇÃO LIVRE ENTRE OS MUNICÍPIOS INTEGRANTES

-DEPUTADA DEFENDE RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS COM ADOÇÃO DE PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

-PARÓQUIA AUTORIZA RETOMADA DAS CELEBRAÇÕES COM PRESENÇA DE PÚBLICO

-COLIGAÇÃO VENCEDORA EM SANTA HELENA FAZ ACORDO PARA INDICAR CARGOS COMISSIONADOS

-POLÍCIA PRENDE RAPAZ ESPECIALISTA EM ESCALAR MUROS E CERCAS PARA FURTAR APARTAMENTOS

-SUSPEITO DE ATIRAR CONTRA A ESPOSA É PRESO PELA POLÍCIA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo seis reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


Um grupo de países em desenvolvimento, liderado pela África do Sul e Índia, deve pressionar a Organização Mundial do Comércio nesta sexta-feira para autorizar uma suspensão das patentes de vacinas e medicamentos contra a Covid-19. A proposta é questionada por países desenvolvidos porque, segundo eles, a medida impediria o desenvolvimento de novas tecnologias e inovação na área da saúde.Os países em desenvolvimento alegam que, caso não haja uma suspensão dos direitos de propriedade intelectual nestes produtos médicos, países mais pobres serão impactados de forma desproporcional e podem encontrar dificuldades no abastecimento.


A recontagem manual dos votos na Geórgia confirmou a vitória de JOE BIDEN no estado. Com isso, o presidente eleito passa a ser o primeiro democrata a vencer no estado desde BILL CLINTON, em 1992. O resultado da recontagem foi confirmado nesta quinta-feira pelas autoridades eleitorais. Segundo números oficiais, BIDEN venceu DONALD TRUMP por 12 mil 284 votos de vantagem: uma redução de 496 votos em relação ao apurado inicialmente. O resultado será certificado oficialmente nesta sexta-feira. Com a confirmação do resultado, o democrata chega a 306 delegados no Colégio Eleitoral, contra 232 do atual presidente, que não conseguiu se reeleger.


O Senado do México aprovou, nesta quinta-feira, a legalização do uso da maconha no país para fins medicinais e recreativos, por 82 votos a favor, 18 contra e sete abstenções. A lei ainda será submetida à Câmara e depois precisa ser sancionada pelo presidente ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR que defende a descriminalização como parte de sua estratégia para combater o crime organizado. Se isso acontecer, o país pode se tornar o terceiro no mundo a liberar a substância para uso recreativo, após Uruguai e Canadá.



Embora tenha dito que divulgaria na "live" desta quinta-feira os países que, segundo ele, compram madeira ilegal do Brasil, o presidente JAIR BOLSONARO não exibiu, durante a transmissão ao vivo, a lista com os nomes desses países. Na terça, ao participar da cúpula do Brics, BOLSONARO afirmou que países criticam o Brasil por desmatamento, mas compram madeira ilegal do país. Afirmou, então, que divulgaria a lista desses países "nos próximos dias".Durante a transmissão ao vivo ontem, contudo, a lista não foi exibida. Além disso, Bolsonaro afirmou que não acusará "nenhum país", mas empresas que poderiam ajudar a combater esse ilícito.


O Senado aprovou nesta quinta-feira, por 69 votos a um, projeto que determina como deverá ser aplicado o dinheiro do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações. O texto segue para sanção presidencial. A proposta obriga a implementação de internet banda larga, em "velocidades adequadas", em todas as escolas públicas do país, principalmente aquelas localizadas fora das cidades. Conforme o projeto, o poder público tem até 2024 para cumprir a meta.A lei que institui o fundo diz que do total de recursos do fundo, ao menos 18 por cento serão aplicados em educação, nas escolas públicas.


O Tribunal Superior Eleitoral divulgou uma nota nesta quinta-feira na qual informou que o aplicativo de mensagens WhatsApp baniu mil e quatro contas após denúncias de disparos em massa entre 27 de setembro e 15 de novembro. O período informado pelo tribunal compreende o início da propaganda eleitoral e o primeiro turno das eleições municipais. O disparo de mensagens em massa é proibido e passível de punição no âmbito eleitoral porque a Justiça entende que tem potencial de afetar o equilíbrio da disputa entre os candidatos. As contas banidas foram denunciadas na plataforma mantida pelo TSE e pelo WhatsApp, criada para tentar combater a disseminação de conteúdo falso, as fake news.



O Conselho Estadual de Direitos Humanos de Santa Catarina sofreu um ataque racista e homofóbico durante uma reunião virtual. Segundo a entidade, hackers invadiram a sessão e gritaram insultos. Foi feito um boletim de ocorrência. O caso ocorreu na segunda-feira. A presidente do Conselho, CYNTHIA PINTO DA LUZ, relatou que a reunião virtual tinha integrantes do Conselho e representantes de entidades do Sul do estado.Ela afirmou que o Conselho nunca tinha sido alvo de um ataque semelhante. Nesta semana, outro caso de racismo repercutiu em Santa Catarina. A vereadora ANA LÚCIA MARTINS, primeira mulher negra eleita para a Câmara de Vereadores de Joinville foi alvo de agressões virtuais.


A Procuradoria-Geral do Estado entrou com um pedido de reconsideração no Tribunal de Justiça de Santa Catarina para defender a volta às aulas no Estado. O recurso do governo do Estado pede que sejam permitidas as atividades nas regiões que estão no risco grave para coronavírus. Em 11 de novembro, o desembargador PAULO RICARDO BRUSCHI suspendeu de forma liminar as aulas nestes locais por conta do decreto de calamidade pública e o aumento de casos da doença. Os procuradores do Estado alegam que as medidas adotadas para o retorno às aulas são seguras. O pedido ainda não foi analisado pelo TJ.


A transmissão de cargo para os novos prefeitos marcará a alternância de partidos no poder em 154 prefeituras. O movimento observado nas eleições municipais 2020 representa 53 por cento das 291 cidades que definiram o novo mandatário para os próximos quatro anos. Em 137 municípios, as prefeituras serão comandadas pelo mesmo partido dos atuais mandatários. Nos 154 municípios de Santa Catarina onde os eleitos pertencem a partidos distintos dos atuais chefes do Executivo, a mudança não foi tão drástica. Isso porque em 26 deles, a sigla do atual prefeito compõe a coligação vencedora e pode participar do novo governo com cargos ou influência em troca do apoio na campanha.


-CONSAD VIABILIZA COMERCIALIZAÇÃO LIVRE ENTRE OS MUNICÍPIOS INTEGRANTES

-DEPUTADA DEFENDE RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS COM ADOÇÃO DE PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

-PARÓQUIA AUTORIZA RETOMADA DAS CELEBRAÇÕES COM PRESENÇA DE PÚBLICO

-COLIGAÇÃO VENCEDORA EM SANTA HELENA FAZ ACORDO PARA INDICAR CARGOS COMISSIONADOS


Falta de produtos agrícolas pode refletir na melhor remuneração aos produtores. O agrônomo, JONAS RAMON afirma que as commodities agrícolas como milho, soja e carne estão com preço alto que deverá ser mantido. Ele lembra que a estiagem está atrapalhando o cultivo neste período e o reflexo será de menos oferta na próxima safra. Houve também mais consumo impulsionado pelos Chineses. Neste caso, os produtores optam por exportar por causa da remuneração mais atrativa. Os grãos vendidos são ainda da safra anterior que foram armazenados em silos. A partir de agora existe previsão de que as perdas de produtividade sejam compensadas nos valores mais altos pagos pela matéria prima ao agricultor. O agrônomo comenta que é preciso fazer os cálculos já que outros insumos como ureia, adubos e defensivos agrícolas, estão elevados em decorrência da cotação do dólar. Existem locais comercializando a arroba do boi por 270 reais.


Maior expectativa dos produtores estará no resultado da safrinha. De acordo com o agrônomo JONAS RAMON, apesar de previsão de prejuízos com culturas de grãos nos próximos meses, essa redução no volume deve ser concentrada apenas no Sul. Já os grandes produtores que são estados do centro oeste estão com boas perspectivas, o que pode manter equilíbrio na oferta e na procura. Lembra que já existem estudos nas áreas afetadas pela falta de chuva que deverão ter um percentual de perdas. Mas, há uma projeção que a safrinha do tarde possa ser melhor. O plantio para a segunda safra começa em dezembro e do mesmo modo dependerá do clima. RAMON salienta que a colheita será no final de março e abril. Ele informa que hoje em dia a saca do milho está na faixa dos 75 reais e 155 da soja. Ele avalia ainda que o consumidor que pagará a conta, pois, os produtos ficam ainda mais caros nos mercados.


Décimo primeiro sorteio da Campanha Premiada Quero Mais será realizado hoje. O sorteio será realizado no fim da tarde dessa sexta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Serão sorteados 10 prêmios no valor de 200 reais cada. Para participar os descansenses devem realizar suas compras nas empresas locais participantes da campanha, guardar o cupom fiscal e preencher o cupom do sorteio. O objetivo da campanha é valorizar e ajudar o comércio local e o município. Mais de 40 empresas participam da campanha.


Mondaí investe no asfaltamento de ruas e construção de passeio público. O secretário de Obras e Urbanismo, CARLOS KOELLN, destaca que o setor é responsável pela preparação dos trechos asfaltados, com novo encanamento de água para evitar problemas com canos antigos. Ele cita que também foi colocada nova tubulação e bocas de lobo para o escoamento da água. Conforme o secretário, recentemente 15 ruas do perímetro urbano foram asfaltadas. Entre elas KOELLN destaca a rua de Lajú entre a igrejae o cemitério da comunidade em direção a linha Sábia, e a avenida do Engenho na cidade, em direção ao bairro Capivara. Ainda em Lajú, o secretário comenta que está sendo feito o passeio público na extensão do centro comunitário. Ele ressalta que são investimentos com recursos próprios, de emendas e também de financiamento feito pela prefeitura. Em Mondaí, não é feita a cobrança de melhorias dos munícipes para obras de asfaltamento.


Secretaria de Saúde de Tunápolis fez alteração no atendimento a partir de segunda-feira. Os pacientes terão acesso nas duas unidades, incluindo pessoas com sintomas gripais. Estas pessoas serão encaminhadas para um ambiente específico e atendimento individualizado. Objetivo é atender a demanda com mais tranquilidade sem restrições nos postos de saúde do município. Conforme o secretário da Saúde de Tunápolis, CARLOS BAUMGRATZ, ajustes não vão impactar no acesso dos munícipes ao atendimento. Ele destaca ainda que existem situações pontuais de dificuldades em obter certos medicamentos que fazem parte da farmácia básica. O motivo seria a falta de matéria prima que causa demora na entrega de medicamentos por parte das empresas.


Secretário da Saúde chama atenção para cuidados adotados em relação à Dengue. Trabalho envolve agentes comunitários de saúde, vigilância sanitária e controle de endemias. Segundo BAUMGRATZ, os municípios da região são considerados infectados pelo mosquito transmissor da Dengue. Está sendo organizada a semana de mobilização envolvendo diferentes grupos. Ele observa que apesar do período de estiagem ainda assim são localizados focos de reprodução de insetos em caixas de água e outros recipientes. CARLOS BAUMGRATZ também alerta sobre cuidados com a pandemia da Covid-19 que segue causando grande preocupação com aumento de casos em Santa Catarina e no Brasil. A região ainda possui situação mais tranquila, porém com preocupações sobre o futuro.


Consad viabiliza comercialização livre entre os municípios integrantes. O Consórcio Interestadual e Intermunicipal de municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul visa à segurança alimentar, atenção à sanidade agropecuária e desenvolvimento local. Conforme o presidente do Consad, prefeito de Tunápolis, RENATO PAULATA, Itapiranga e São João do Oeste não fazem mais parte do Consórcio. Ele destaca que apesar das dificuldades por consequências da pandemia a demanda foi atendida em 2020. PAULATA informa que o serviço de inspeção ocorre em 30 municípios que fazem parte do consórcio, sendo 15 de Santa Catarina, 12 do Paraná e três do Rio Grande do Sul. As vistorias são realizadas em 26 estabelecimentos que fazem parte do SISBI, o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Origem Animal. Este ano foram entregues mais de uma dezena de certificados.


RENATO PAULATA encerra em dezembro o mandato de dois anos na presidência do Consad. Nesta semana o prefeito esteve em cidades do Paraná para entrega de certificados em fábrica de embutidos e laticínios. Ele observa que o Consad é uma extensão do Ministério da Agricultura para a certificação federal para as empresas venderem em todo o Brasil. O presidente do consórcio destaca que em 2020 se manteve no mesmo nível de demanda. Funcionários deram sequência ao atendimento normal. PAULATA cita ainda aquisição de dois veículos novos para os profissionais que prestam o serviço de vistorias. No início de dezembro ocorre eleição da nova diretoria para dar sequência ao trabalho em janeiro. De acordo com PAULATA, ele encerra o mandato com dinheiro em caixa para continuidade dos trabalhos. Ela chama atenção para o reconhecimento do Ministério da Agricultura que estabeleceu ao Consad um projeto piloto para formação de consórcio em outras regiões do Brasil. O serviço feito pelo Consad serve de exemplo de organização, inspeção e segurança alimentar.


São João do Oeste estabelece critérios para alunos da rede municipal de ensino. A Secretaria de Educação iniciou o processo de matrícula, rematrícula e transferência de estudantes da rede municipal de ensino, para o ano letivo de 2021. A distribuição das vagas disponíveis visa garantir o acesso de todos os alunos, prioritariamente os residentes no município de São João do Oeste. A matricula é disponibilizada para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Conforme a secretária de Educação SILVANE BAUMGARTEN, todo o processo será online. As famílias devem acessar o site da prefeitura para fazer a inscrição. Salienta que casos específicos serão atendidos na secretaria municipal e também nas escolas. São situações que as famílias possuem dificuldades de acesso à internet e serão atendidas de forma presencial. O auxilio no preenchimento da ficha digital será prestado a partir de terça-feira, até dia 30 de novembro.


Restrições provocadas pela pandemia exigem cuidado extra com estudantes. SILVANE BAUNGARTEN chama atenção que será necessária informação ampla incluindo várias questões de saúde sobre possíveis comorbidades dos alunos ou familiares. Para a matrícula será necessária uma ficha completa para o diagnóstico sobre volta as aulas em 2021. A secretária da Educação de São João do Oeste salienta que já está definido que as aulas não vão iniciar de forma normal no próximo ano com todos os alunos em sala de aula. A ficha de matrícula também será um questionário, útil para o planejamento do ano letivo. SILVANE chama atenção que o encerramento do calendário escolar sofreu alteração. O encerramento previsto para o dia 11 de dezembro, passou para 17 de dezembro para fechar a carga horária obrigatória. Observa que tudo está sendo feito para garantir 800 horas anuais, além da recuperação paralela no sistema de aula à distância.


Secretária da Educação avalia que aprendizado foi sobre efeitos da pandemia. SILVANE BAUNGARTEN diz que a presença do professor com os alunos em sala de aula é insubstituível. Destaca que desde o inicio da pandemia o município adotou medidas para atender os alunos das diferentes formas em plataformas de conteúdos e material impresso. De acordo com SILVANE, todos os estudantes foram atendidos de forma plena e dentro do possível foi oferecido oportunidades iguais para todos os alunos. A secretária avalia que este foi um ano de desafios para a secretaria da Educação, gestores escolares, professores, alunos e familiares. SILVANE diz que as famílias entenderam que foi um ano atípico e contribuíram de maneira decisiva para manter a qualidade no processo ensino aprendizagem.


Deputada defende retomada das aulas presenciais com adoção de protocolos de segurança. Segundo a deputada estadual, MARLENE FENGLER, nesta quinta-feira foi realizada uma audiência pública online pela Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa para discutir sobre a retomada das aulas presenciais. A deputada afirma que as escolas, especialmente as particulares, haviam se organizado para retomar as atividades presenciais em outubro, de forma segura e com as medidas preventivas, mas uma decisão judicial suspendeu esta retomada. MARLENE comenta que esta é uma discussão ampla em todo o mundo, considerando que somente 23 países ainda não retomaram as aulas presenciais. Ela lembra que até em países que tiveram uma segunda onda do Covid, paralisaram várias atividades, menos as escolas, por serem considerados espaços seguros em que as crianças são cuidadas por profissionais.


Para a deputada estadual, a grande maioria dos pais já retomou as suas atividades profissionais, e muitos não têm com quem deixar os filhos ou ficam em locais que não são os ideais. MARLENE FENGLER diz que isso agrava situações como violência infantil, crianças com problemas psicológicos, com defasagem alimentar e sem assistencial profissional adequada. Em função disso, a parlamentar considera que é preciso discutir sobre a possibilidade de retomar as aulas, considerando que a maioria das pessoas está trabalhando e professores que são do grupo de risco não tem a necessidade de voltar às escolas. MARLENE diz que o vírus pode estar presente em todos os espaços abertos ao público, então não faz sentido manter as escolas fechadas, se forem adotadas as medidas preventivas, como evitar aglomerações e manter afastados profissionais do grupo de risco. A reunião ontem teve a presença de representantes das escolas, pais e outros setores.


O déficit que já era de 10 mil vagas no setor, segundo a deputada, com o fechamento de escolas, poderá chegar a 30 mil, sem que em contrapartida haja condição desse contingente ser absorvido pela rede pública de ensino no próximo ano. Para evitar um colapso do sistema, MARLENE FENGLER encaminhou à governadora interina DANIELA REINEHR ofício solicitando a liberação de linha de crédito emergencial como forma de auxílio à manutenção das escolas privadas, além de benefícios fiscais. Ela apelou aos secretários de Estado da Saúde e da Educação, que participaram da reunião, para que também solicitassem o mesmo à governadora. Após a audiência, o próximo passo é jurídico. O governo do estado precisa alterar a portaria da Secretaria de Estado da Educação e também recorrer da decisão do TJ. E na Alesc deve avançar o Projeto de Lei sobre considerar educação como atividade essencial.


Paróquia católica de Iporã do Oeste autoriza retomada das celebrações com presença de público. Os eventos com público já haviam sido autorizados pela diocese de Chapecó, mas a paróquia de Iporã do Oeste era uma das únicas da região que mantinha apenas as celebrações online. Em entrevista anterior, o padre da paróquia Nossa Senhora das Mercês, OSNI DE SOUZA, havia sinalizado a possibilidade da retomada das celebrações abertas ao público após as eleições. Recentemente a região evoluiu da cor amarela para a laranja, no risco de transmissão da Covid-19. De acordo com o padre OSNI, as preparações, cursos e o batismo já foram retomados em setembro, mas as missas ainda estavam sendo realizadas somente na igreja matriz com a presença de poucas pessoas e transmissão pela rádio e Facebook da paróquia.


A partir do envio dos conselhos, neste final de semana, o padre OSNI DE SOUZA anuncia que as 20 comunidades estão autorizadas a retomarem as celebrações. O envio representa a apresentação e posse dos novos conselheiros, e segue um cronograma que inicia domingo e se estende até dia 13 de dezembro. Ele lembra que isso ocorre mediante a adoção de alguns cuidados. Padre OSNI cita o uso de máscaras, a disponibilidade de álcool gel na entrada das igrejas e o distanciamento entre os bancos. Esta celebração de envio dos novos conselhos será feita pelo padre em cada uma das comunidades. A primeira comunidade a fazer o envio do conselho será a de Pavão, neste domingo. Na igreja matriz esta celebração será no dia cinco de dezembro, quando já neste dia será permitida a presença de público também na cidade. Padre OSNI lembra que esta definição pode mudar caso o risco de transmissão do vírus se agrave novamente.


Partidos da coligação vencedora em Santa Helena fazem acordo para indicação dos cargos comissionados. Em Santa Helena, na disputa entre três candidatos, com 46,47% de aprovação, o eleito foi BLÁSIO HICKMANN do PT. O prefeito eleito totalizou 955 votos. O vice é BETO PALUDO do MDB. O oponente MOACIR LAZAROTTO do PP obteve 842 votos, 40,97% do total. O terceiro colocado foi ARLEI SCHWERTNER do PSB com 12,55% de aprovação, 258 votos. BLÁSIO HICKMANN destaca que em contato com o atual prefeito LUIZ GLUITZ, foi informado que o governo está aberto para o início da transição, o que também foi oficializado em documento. Ele projeta que este trabalho seja tranquilo, para que a nova equipe de governo tenha conhecimento do que está em andamento e também do que precisa ser encaminhado para o início do próximo ano. HICKMANN diz que pretende fazer um governo de diálogo, e com equipe reduzida.


BLÁSIO HICKMANN destaca que quando da formação da coligação entre PT, MDB e PSD, foi acordado que o MDB, por ser o partido maior, indicaria nomes para três secretarias. O PT indicaria duas secretarias e o PSD mais uma secretaria. O prefeito eleito lembra que foi somente acordado o número de secretarias, e os nomes que iriam assumir seriam definidos depois, em caso de vitória, com estudo sobre as indicações. HICKMANN comenta que os partidos estão realizando reuniões durante a semana para discutir e indicar os nomes. Entre as principais demandas do município, o prefeito eleito cita a resolução no problema de abastecimento de água, a habitação e a redução de gastos na prefeitura com as reformas administrativa e tributária para o aumento na arrecadação própria, além de mais incentivo para a produção agrícola. O executivo de Santa Helena terá a maioria no legislativo, com cinco vereadores, sendo três do MDB e dois do PT.


-POLÍCIA PRENDE RAPAZ ESPECIALISTA EM ESCALAR MUROS E CERCAS PARA FURTAR APARTAMENTOS

-SUSPEITO DE ATIRAR CONTRA A ESPOSA É PRESO PELA POLÍCIA


Tropa de Elite da PM realiza treinamento com o PPT e Canil em São Miguel do Oeste. O Cobra, Comando de Operações de Busca, Resgate e Assalto, o Grupo de Elite do BOPE, esteve em São Miguel do Oeste para treinamento. Segundo o tenente coronel e comandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar, JAILSON FRANZEN, a Tropa de Elite da PM é formada exclusivamente por militares que foram formados no curso de operações especiais, e são especialistas em diversas áreas. O objetivo é atualizar as técnicas do PPT, Pelotão de Patrulhamento Tático e do Canil do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira. Foram realizados em três dias de treinamento, o atendimento de ocorrências de alto risco e preliminar em ocorrências de altíssimo risco. O comandante afirma que todas as atualizações realizadas, refletem diretamente no atendimento da PM para com a população.


Polícia prende mais um investigado por organização criminosa e tráfico de drogas em decorrência da operação "Célula Oeste". A Divisão de investigação Criminal de São Miguel do Oeste, com auxílio de Policiais Civis do Estado do Rio Grande do Sul, prenderam mais um homem investigado por envolvimento em organização criminosa e tráfico de drogas. A prisão ocorreu na manhã de ontem no município de São Pedro de Butiá, RS, em diligências realizadas por policiais civis de Cerro Largo, após troca de informações acerca do paradeiro do suspeito, foragido desde quarta-feira, quando foi deflagração a Operação "Célula Oeste". Com a ação de ontem, a Operação "Célula Oeste" já conta com 30 prisões. A investigação prossegue e o procedimento investigativo deverá ser logo concluído e remetido ao Poder Judiciário.


Polícia prende rapaz especialista em escalar muros e cercas para furtar apartamentos. A Polícia Civil de Pinhalzinho prendeu na tarde desta quinta-feira, em Chapecó, o suspeito da prática de furto realizado na madrugada do último dia 12, em um edifício da cidade. O rapaz tem 18 anos atualmente. Quando menor, especialmente em 2019, praticou vários furtos em Pinhalzinho. Sua especialidade era escalar muros e cercas e entrar nos apartamentos pela sacada. Na madrugada de 20 de julho 2019, ele furtou um veículo de um condomínio localizado na avenida Porto Alegre, no centro. O então adolescente escalou três andares do prédio onde a vítima residia, entrou pela sacada do apartamento e pegou a chave do carro, um Corolla branco. O carro foi abandonado tempo depois. Na madrugada seguinte, ele escalou até o segundo andar de outro prédio, descendo até a garagem do condomínio e de lá subtraiu duas bicicletas, sendo uma recuperada.


Dias depois, na madrugada de 29 de julho de 2019, ele escalou até o segundo andar de um hotel de Pinhalzinho e de lá subtraiu três televisores, dos quais um foi recuperado. Outro furto foi por ele praticado na madrugada de 30 de julho de 2019. Na ocasião ele, com um comparsa, entrou pela janela de uma empresa localizada no Bairro Nova Divineia e subtraiu cerca de 300 reais em espécie, tendo certa quantia sido recuperada na sua posse. Depois disso foi decretada a sua internação provisória, ficando ele internado por algum tempo. Já maior de idade, neste ano, entrou em dois apartamentos em edifício localizado na Rua João Pessoa, de onde subtraiu objetos na madrugada de 20 de fevereiro, quando foi preso em flagrante, ficando preso até 10 de novembro. Dois dias depois de ser solto, em 12 de novembro, voltou a furtar, entrando pela sacada do edifício mencionado e subtraindo três mil em espécie.


Logo após, ele fugiu para Chapecó, onde provavelmente já praticou alguns furtos, que estão sendo apurados. Na tarde de quarta-feira, após pedido da Polícia Civil, com manifestação favorável do Ministério Público, passado o período de restrição de prisão em razão das eleições, foi decretada pelo Juízo de Pinhalzinho a sua prisão preventiva. Pouco depois do meio dia de ontem ele entrou em uma residência no Bairro Maria Goretti, em Chapecó, ocasião em que a Polícia Militar foi acionada e deu cumprimento ao mandado de prisão. Segundo a Polícia Civil, ele foi encaminhado ao Presídio de Chapecó e provavelmente agora vai ficar preso por um tempo considerável.


Suspeito de atirar contra a esposa é preso pela polícia. O homem, de 37 anos, preso pela PM nesta quinta-feira é suspeito de atirar em uma mulher, de 32 anos, no Bairro Salete em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das 21 horas de quarta-feira. Segundo informações obtidas pela reportagem do Portal Peperi, o suspeito foi preso em Paraíso, em uma padaria no centro da cidade. Ele alegou não lembrar do crime. Ao ser questionado sobre os fatos registrados na quarta-feira a noite, inicialmente, o autor negou que tivesse efetuado o disparo, dizendo que não sabia se quer sobre a arma localizada dentro do apartamento. Logo após ser preso pela PM, o homem relatou que havia sido demitido do emprego e que depois disso, foi até um bar, localizado no Bairro Agostini.


Depois de ingerir bebida alcoólica o homem foi em outros locais antes de ir até o apartamento. Ele não soube relatar com precisão o que ocorreu naquele momento e qual teria sido o real motivo que o levou a cometer o crime. O suposto autor foi entregue na Delegacia de Proteção a Adolescente, Mulher e Idoso, DPCAMI, onde já foi instaurado um inquérito para investigar as circunstâncias do crime. A vítima, companheira do autor, foi atingida por dois disparos no tórax, passou por cirurgia e está na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.