ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 20/11/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo seis reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Um grupo de países em desenvolvimento, liderado pela África do Sul e Índia, deve pressionar a Organização Mundial do Comércio nesta sexta-feira para autorizar uma suspensão das patentes de vacinas e medicamentos contra a Covid-19. A proposta é questionada por países desenvolvidos porque, segundo eles, a medida impediria o desenvolvimento de novas tecnologias e inovação na área da saúde. Os países em desenvolvimento alegam que, caso não haja uma suspensão dos direitos de propriedade intelectual nestes produtos médicos, países mais pobres serão impactados de forma desproporcional e podem encontrar dificuldades no abastecimento.

A recontagem manual dos votos na Geórgia confirmou a vitória de JOE BIDEN no estado. Com isso, o presidente eleito passa a ser o primeiro democrata a vencer no estado desde BILL CLINTON, em 1992. O resultado da recontagem foi confirmado nesta quinta-feira pelas autoridades eleitorais. Segundo números oficiais, BIDEN venceu DONALD TRUMP por 12 mil 284 votos de vantagem: uma redução de 496 votos em relação ao apurado inicialmente. O resultado será certificado oficialmente nesta sexta-feira. Com a confirmação do resultado, o democrata chega a 306 delegados no Colégio Eleitoral, contra 232 do atual presidente, que não conseguiu se reeleger.

O Senado do México aprovou, nesta quinta-feira, a legalização do uso da maconha no país para fins medicinais e recreativos, por 82 votos a favor, 18 contra e sete abstenções. A lei ainda será submetida à Câmara e depois precisa ser sancionada pelo presidente ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR que defende a descriminalização como parte de sua estratégia para combater o crime organizado. Se isso acontecer, o país pode se tornar o terceiro no mundo a liberar a substância para uso recreativo, após Uruguai e Canadá.

Embora tenha dito que divulgaria na "live" desta quinta-feira os países que, segundo ele, compram madeira ilegal do Brasil, o presidente JAIR BOLSONARO não exibiu, durante a transmissão ao vivo, a lista com os nomes desses países. Na terça, ao participar da cúpula do Brics, BOLSONARO afirmou que países criticam o Brasil por desmatamento, mas compram madeira ilegal do país. Afirmou, então, que divulgaria a lista desses países "nos próximos dias". Durante a transmissão ao vivo ontem, contudo, a lista não foi exibida. Além disso, Bolsonaro afirmou que não acusará "nenhum país", mas empresas que poderiam ajudar a combater esse ilícito.

O Senado aprovou nesta quinta-feira, por 69 votos a um, projeto que determina como deverá ser aplicado o dinheiro do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações. O texto segue para sanção presidencial. A proposta obriga a implementação de internet banda larga, em "velocidades adequadas", em todas as escolas públicas do país, principalmente aquelas localizadas fora das cidades. Conforme o projeto, o poder público tem até 2024 para cumprir a meta. A lei que institui o fundo diz que do total de recursos do fundo, ao menos 18 por cento serão aplicados em educação, nas escolas públicas.

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou uma nota nesta quinta-feira na qual informou que o aplicativo de mensagens WhatsApp baniu mil e quatro contas após denúncias de disparos em massa entre 27 de setembro e 15 de novembro. O período informado pelo tribunal compreende o início da propaganda eleitoral e o primeiro turno das eleições municipais. O disparo de mensagens em massa é proibido e passível de punição no âmbito eleitoral porque a Justiça entende que tem potencial de afetar o equilíbrio da disputa entre os candidatos. As contas banidas foram denunciadas na plataforma mantida pelo TSE e pelo WhatsApp, criada para tentar combater a disseminação de conteúdo falso, as fake news.

O Conselho Estadual de Direitos Humanos de Santa Catarina sofreu um ataque racista e homofóbico durante uma reunião virtual. Segundo a entidade, hackers invadiram a sessão e gritaram insultos. Foi feito um boletim de ocorrência. O caso ocorreu na segunda-feira. A presidente do Conselho, CYNTHIA PINTO DA LUZ, relatou que a reunião virtual tinha integrantes do Conselho e representantes de entidades do Sul do estado. Ela afirmou que o Conselho nunca tinha sido alvo de um ataque semelhante. Nesta semana, outro caso de racismo repercutiu em Santa Catarina. A vereadora ANA LÚCIA MARTINS, primeira mulher negra eleita para a Câmara de Vereadores de Joinville foi alvo de agressões virtuais.

A Procuradoria-Geral do Estado entrou com um pedido de reconsideração no Tribunal de Justiça de Santa Catarina para defender a volta às aulas no Estado. O recurso do governo do Estado pede que sejam permitidas as atividades nas regiões que estão no risco grave para coronavírus. Em 11 de novembro, o desembargador PAULO RICARDO BRUSCHI suspendeu de forma liminar as aulas nestes locais por conta do decreto de calamidade pública e o aumento de casos da doença. Os procuradores do Estado alegam que as medidas adotadas para o retorno às aulas são seguras. O pedido ainda não foi analisado pelo TJ.

A transmissão de cargo para os novos prefeitos marcará a alternância de partidos no poder em 154 prefeituras. O movimento observado nas eleições municipais 2020 representa 53 por cento das 291 cidades que definiram o novo mandatário para os próximos quatro anos. Em 137 municípios, as prefeituras serão comandadas pelo mesmo partido dos atuais mandatários. Nos 154 municípios de Santa Catarina onde os eleitos pertencem a partidos distintos dos atuais chefes do Executivo, a mudança não foi tão drástica. Isso porque em 26 deles, a sigla do atual prefeito compõe a coligação vencedora e pode participar do novo governo com cargos ou influência em troca do apoio na campanha.

Alunos do Pops participam do festival da educação empreendedora. Conforma a diretora da escola de educação básica Osni Paulino da Silva de Anchieta, JULIANE CRISTOFF, ontem, os estudantes do primeiro ano do ensino médio participaram das apresentações do projeto que ocorre em parceria com o Sebrae, estimulando a criatividade e noções de empreendedorismo. Ela esclarece que ao longo do ano os estudantes participaram do curso Despertar que tem como objetivo que os jovens consigam identificar suas potencialidades e descobrir novas oportunidades.

Os grupos fizeram pesquisas sobre segmentos que poderiam ser promissores em Anchieta. A diretora destaca que o festival envolve 15 alunos e a maioria apresentou hoje, de forma online. Há grupos apresentando sobre produção e venda de poupas de suco, confecção de trufas, parque aquático, bicicletaria, dentre outras atividades econômicas, conforme a criatividade do grupo. JULIANE ressalta que o colégio também aderiu ao JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos para que em 2021 as turmas do sexto ao nono ano sejam atendidas.

Seguem abertas até fim do mês inscrições para o Cedup Campo Erê. CLECI FINARDI - diretora do Centro de Educação Profissionalizante, lembra que os alunos que se formaram no fundamental podem se inscrever. Ela comenta que tradicionalmente é feito um teste para selecionar quais alunos vão ser aprovados. Porém, por questão de segurança da saúde, esse ano a prova não será feita. Os alunos somente se inscrevem e apresentam seus documentos via WhatsApp ou e-mail. Aos que preferirem, ir até a escola, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das nove às 11 horas, ou das 13 até ás 16 horas.

Estudantes têm até 30 de novembro para garantir uma vaga no Cedup Campo Erê. CLECI explica que essa é a data máxima para que seja feita a inscrição, pois é quando precisa solicitar a Secretaria de Estado da Educação a abertura de nova turma. Ela garante que a escola tem estrutura de ensino técnico, pedagógico e também oito alojamentos com capacidade de abrigar, em períodos normais, de dez a 12 alunos cada um. Conforme a diretora, diferente das escolas normais, o Cedup está preparado para trabalhar junto o ensino médio e técnico, atraindo alunos de toda a região, inclusive do Paraná e Rio Grande do Sul.

Estiagem em Novo Horizonte preocupa Casan. O gerente em São Lourenço do Oeste ELIAS BUFFON, destaca que, essa situação vem se agravando desde final de outubro, devido à baixa vazão do Rio Macaco e também do poço profundo. Ainda em outubro, a Casan teve que adotar algumas manobras emergenciais, como o fechamento de registro. Essa situação mudou somente após a última chuva. Hoje, frisa ELIAS, os reservatórios estão bem munidos para abastecer a cidade. No entanto, se ficar dias sem chover a situação vai voltar a ficar crítica, por isso pede que a população economize água.

Água da Casan é para abastecer apenas a cidade. Porém, explica o gerente ELIAS BUFFON, que existem situações em que o pessoal da prefeitura acaba pegando água dos hidrantes da Casan e levando para o interior. Mas BUFFON, explica que a Casan não tem nenhuma propriedade do interior que é abastecida pela companhia. Reforça que a situação é delicada é só será amenizada com ações diretas da população, no controle e uso consciente da água.

Vereadora eleita atribui vitória a todos os munícipes. CLADIS KRINDGES (PL), foi eleita com 83 votos. Ela conta que estava preparada para a vitória e também derrota. No entanto, durante a campanha sentiu da população o carinho e a vontade deles em tê-la na Câmara Municipal e isso a motivou bastante. Essa é a primeira vez que entrou na política como candidata, mas já participava antes de reuniões do partido. Nessa vez decidiu se candidatar por incentivo do marido e também por achar que cada vez mais as mulheres precisam adotar papeis importantes na política.

Encontrar eleitores desanimados com a Casa Legislativa. Isso foi o que mais pesou durante a caminhada da vereadora eleita em São Bernardino CLADIS KRINDGES. De acordo com ela, em suas visitas, foi muito bem recebida, mas ao mesmo tempo recebeu inúmeras críticas dos atuais vereadores, e cobrando para que os eleitos fizessem um trabalho diferenciado. A partir de primeiro de janeiro, CLADIS, diz que a população pode esperar uma vereadora atuante que sempre vai ouvir os anseios da comunidade bernardinense.

ELBER PEREIRA é o vereador eleito com mais votos em Palma Sola. Ele destaca que é muito importante essa conquista e que a atribui a seu trabalho durante a campanha, a Deus, a família e seus amigos. Com 300 votos ele é o vereador mais jovem do município. Frisa que essa é a primeira vez que participa da política. Sempre esteve confiante durante sua caminhada, porém, não esperava ser o vereador mais votado. Um dos motivos pelo qual entrou na política é para tentar renovar o legislativo. Acredita que os jovens tem muito potencial e precisam usar isso em prol do município.

Pandemia do coronavírus dificultou campanha eleitoral. A avaliação e do vereador mais votado em Palma Sola ELBER PEREIRA. De acordo com ele, o mundo vive esse momento delicado, e durante a campanha não foi diferente. Apresentar suas ideias em meio a um país em crise também não foi nada fácil, conta ELBER. Porém, tudo saiu conforme o esperado e afirma que vai trabalhar representando todo o povo de Palma Sola, defendendo não só os seus ideais, mas de toda população.

ANTÔNIO SCHAUREN faz 221 votos e se elege para o legislativo de Palma Sola. O vereador do MDB salienta que esperava essa boa quantidade de voto, devido ao trabalho que vem fazendo a vários anos. Destaca que sempre foi ativo principalmente no interior do município, de onde recebeu a maioria dos votos. Explica que, embora esperasse essa quantidade de voto, em seu partido haviam muitos candidatos fortes, e considerava difícil ser um dos mais votados.

Agora eleito, ANTÔNIO SCHAUREN pretende trabalhar pelo bem da população. Mesmo sendo um ano prejudicado por estiagem e pandemia, o vereador comenta que, a partir de janeiro quando assume cadeira na câmara, vai trabalhar em cima da necessidade de cada situação. Lembra que na última eleição foi convidado a se candidatar, porém achouque não era o momento. Nesse pleito, convidado pelo prefeito reeleito KIKO, e observando o trabalho da administração, resolveu aceitar o desafio e lançar candidatura para o legislativo de Palma Sola.

Anchieta vai continuar com mesmo prefeito. A população gostou do modo de governar de IVAN CANCI e por isso o reconduziu a prefeitura, com 2 mil 161votos. 3 candidatos disputaram o cargo. Somando os outros 2 adversários juntos, ainda sobraram 160 votos. A campanha foi muito simples, mas de grande mobilização, avalia o reeleito. Ele diz que sempre acreditou na vitória, pela forma como administrou a prefeitura. Três fatores foram fundamentais: respeito a população, zelo para com o dinheiro público e as obras realizadas.

Semana toda será normal para IVAN CANCI. Conforme ele, vai concluir o primeiro mandato com êxito, porque pagou mais de 2 milhões e meio de dívidas herdadas e vai chegar em 31 de dezembro com mais de 1 milhão de reais em caixa. O prefeito diz que 80 por cento do seu plano de governo foi cumprido nos últimos 4 anos, mas também fez muita coisa que não estava prevista. Uma frustração sua é não ter implantado a coleta seletiva de lixo. Promete tomar essa providência nos próximos 6 meses. Salienta que vai buscar boas ideias no Paraná para isso.

População de Anchieta pode esperar muito diálogo e trabalho da administração. Quem garante é IVAN CANCI, acrescentando que seu vice EDGAR BENETTI deve contribuir muito para isso. Destaca que uma característica sua é lidar com as verbas públicas com muito cuidado. O prefeito diz que vai pensar o futuro de Anchieta não só para os próximos 4 anos. Vai trabalhar a geração de emprego e investir na educação, na saúde do povo e na agricultura salienta o prefeito que é agrônomo. Assistência Social vai cumprir seu papel.

Polícia prende rapaz especialista em escalar muros e cercas para furtar apartamentos. A Polícia Civil de Pinhalzinho prendeu na tarde de ontem o suspeito. O rapaz tem 18 anos. Quando menor, especialmente em 2019, praticou vários furtos em Pinhalzinho. Sua especialidade era escalar muros e cercas e entrar nos apartamentos pela sacada. Na madrugada de 20 de julho do ano passado, ele furtou um Corolla de um condomínio, no centro. O então adolescente escalou três andares do prédio onde a vítima residia, entrou pela sacada do apartamento, pegou a chave e levou o carro, o abandonando um tempo depois.

No dia seguinte, também de madrugada, ele escalou até o segundo andar de outro prédio, descendo até a garagem do condomínio e de lá furtou duas bicicletas, das quais uma foi recuperada. Dias depois, ele escalou até o segundo andar de um hotel de Pinhalzinho e de lá subtraiu três televisores, dos quais um foi recuperado. Outro furto foi praticado na madrugada de 30 de julho de 2019. Na ocasião ele, com um comparsa, entrou pela janela de uma empresa e furtou cerca de 300 reais. Depois disso foi decretada a sua internação provisória. Já maior de idade, neste ano, entrou em dois apartamentos, quando foi preso em flagrante, ficando preso até 10 de novembro.

Dois dias depois de ser solto voltou a furtar, entrando pela sacada do edifício furtando três mil reais em dinheiro. Logo após, ele fugiu para Chapecó, onde provavelmente praticou alguns furtos que estão sendo apurados. Na tarde de ontem, após pedido da Polícia Civil, com manifestação favorável do Ministério Público, foi decretada pelo Juízo de Pinhalzinho a sua prisão preventiva. Segundo a Polícia Civil, ele foi encaminhado ao Presídio de Chapecó.

Duas pessoas ficam feridas em capotamento na SC-480. Um veículo Fiat Bravo de Xaxim saiu da pista e capotou na madrugada de hoje no distrito de Frederico Wastner, em São Lourenço do Oeste. De acordo com os bombeiros, o carro era ocupado por duas pessoas, uma de 19 e outra de 49 anos, que tiveram ferimentos leves. As vítimasestavam fora do carro quando a guarnição chegou. O acidente ocorreu por volta das três horas. Mesmo com ferimentos leves, as vítimas foram levadas para a UPA 24 horas.

Suspeito de estuprar adolescente é preso. Um homem de 28 anos foi detido ontem, suspeito de estuprar uma adolescente numa estrada rural no bairro São João, em Pato Branco. Conforme a Polícia Civil, o homem é suspeito de ameaçar a vítima, de 16 anos, com uma arma de fogo para que ela tivesse relações sexuais com ele. O estupro ocorreu no dia 12 desse mês. De acordo com a Delegacia da Mulher, após o estupro, a vítima contou o que aconteceu para a mãe e a família registrou um boletim de ocorrência.

Ao saber da denúncia, o suspeito e outros três homens passaram a ameaçar a família da vítima. Eles agrediram fisicamente e fizeram disparos de arma de fogo em frente à casa da adolescente, para que a queixa fosse retirada. As investigações apontam que os quatro suspeitos fazem parte de uma organização criminosa. A Polícia Civil pediu pela prisão de todos, mas o mandado foi concedido apenas para o suspeito de estupro.

De acordo com a Polícia Civil, foram expedidas medidas protetivas contra os demais investigados, para que eles não se aproximem da vítima e dos familiares dela. O mandado de prisão e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Delegacia da Mulher, Divisão Estadual de Narcóticos e pela quinta subdivisão policial da divisão de investigação criminal de Santa Catarina. Conforme a polícia, foram apreendidas munições e maconha em um dos locais de busca. O suspeito foi levado para a delegacia de Pato Branco.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.