-BOLSONARO DIZ QUE VACINA CONTRA COVID NÃO SERÁ OBRIGATÓRIA
-58 POR CENTO DOS MUNICÍPIOS CATARINENSE NÃO REGISTRARAM HOMÍCIDIO EM 2020
-CASAN VOLTA A TRABALHAR COM CAPTAÇÃO DE ÁGUA DO POÇO PROFUNDO
-CANDIDATOS DE BANDEIRANTE CONFIRMAM PRESENÇA EM DEBATE NA PEPERI
-CAMPANHAS PARA PREFEITO EM SMO DEVEM CUSTAR ENTRE 100 MIL E 150 MIL REAIS
-PM FLAGRA HOMEM DESCUMPRINDO MEDIDA PROTETIVA POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
-PRF FAZ NOVA APREENSÃO DE VINHOS ARGENTINOS NA BR 163
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 58 centavos. O euro está valendo seis reais e 59 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O governo da Argentina informou nesta segunda-feira que a barreira de um milhão de casos do novo coronavírus foi ultrapassada.. De acordo com contagem da agência Reuters, o país é o quinto do mundo a superar a marca. Foram infectadas um milhão, duas mil 662 pessoas, com 26 mil 716 mortos. No início da pandemia, o país iniciou uma ampla quarentena nacional, mas mesmo assim esses números foram atingidos. Nas últimas semanas houve um forte aumento no número de casos em grandes cidades do interior do país.
O novo presidente da Bolívia, eleito no último domingo, aposta no lítio para reviver o bom momento econômico de quando era ministro de EVO MORALES. LUIS ARCE
se prepara para assumir o posto e botar à prova uma de suas principais bandeiras de campanha: a aposta na industrialização e na produção do lítio. Ele acredita que o setor pode gerar 130 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos, além de 41 novas indústrias. O governo estima que a Bolívia tenha uma das maiores reservas deste metal leve usado em baterias como as de celulares e de automóveis elétricos.
Os governos do Brasil e dos Estados Unidos assinaram nesta segunda-feira um protocolo adicional ao Acordo de Comércio e Cooperação Econômica bilateral, criado em 2011. A assinatura aconteceu em cerimônia virtual e fechada. O pacote comercial é formado por temas não tarifários, relacionados à cooperação técnica e à troca de experiências. De acordo com o material divulgado pelo Itamaraty, o pacto inclui mecanismos de facilitação de comércio e cooperação econômica, boas práticas regulatórias e anticorrupção.
O governo federal finalizou nesta segunda-feira o decreto que autoriza o emprego de militares das Forças Armadas nas eleições municipais deste ano, marcadas para o mês que vem. As tropas serão mobilizadas para garantir a segurança dos processos de eleição e apuração dos votos. O número e a lotação desses militares ainda serão definidos pelo Gabinete de Segurança Institucional, pelo Ministério da Defesa e pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em 2018, mais de 28 mil militares das Forças Armadas foram convocados para atuar em 598 localidades nos dois turnos de votação.
O presidente do Conselho de Ética do Senado, JAYME CAMPOS, afirmou nesta segunda-feira que o senador CHICO RODRIGUES deveria se licenciar do mandato por 121 dias para não deixar "nenhuma dúvida" de que quer "esclarecer a verdade" sobre o dinheiro encontrado em sua cueca. Na semana passada, CHICO RODRIGUES foi flagrado com 33 mil reais na cueca. O dinheiro foi encontrado durante uma operação que cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do parlamentar. A operação apura suposto esquema de desvio de recursos públicos. RODRIGUES nega as acusações e afirma ainda que o dinheiro serviria para pagar funcionários. partidos políticos protocolaram uma representação no Conselho de Ética no Senado com o objetivo de cassar o mandato de CHICO RODRIGUES.
O presidente JAIR BOLSONARO disse nesta segunda-feira que a vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não será obrigatória. Embora o governo tenha poder para determinar a obrigatoriedade da vacinação, BOLSONARO afirmou que cabe ao Ministério da Saúde definir o Programa Nacional de Imunizações e que já está decidido que a nova vacina não estará entre as obrigatórias. Ele disse que qualquer vacina precisa ter comprovação científica e ser aprovada pela Anvisa e que não fará isso "a toque de caixa". Para o presidente, não se pode, por exemplo, obrigar quem já contraiu a doença e estaria imunizado a tomar a vacina.
A equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde recebeu nesta segunda-feira representantes de casas noturnas, buffets e demais áreas dos eventos privados de Santa Catarina. Foi debatida a atualização da portaria 710 para uma possível retomada das atividades. A reivindicação do segmento é que o Estado avalie uma retomada a partir de uma flexibilização na portaria, o que permitiria a possibilidade de abertura de eventos na região classificada na cor laranja na Matriz de Avaliação de Risco Regional. O extremo-oeste está nessa classificação. A reunião durou cerca de duas horas e contou com a presença de representantes do setor e de instituições como o Ministério Público. Ainda não há prazo para definição sobre uma possível liberação.
Nos 10 meses deste ano, dos 295 municípios, 173 deles não registraram nenhum homicídio. O índice é de 58 por cento das cidades sem assassinatos neste ano. O levantamento é da Diretoria de Informação e Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Outro dado de destaque é a taxa de resolutividade naquelas cidades onde houve homicídio. Em 48 municípios catarinenses a taxa é de cem por cento e em 55, de 80 por cento. Além disso, segundo a pesquisa Atlas da Violência do Ipea, Santa Catarina tem hoje a segunda melhor taxa de homicídios do país nos três grupos pesquisados, sendo eles: gerais, jovens e mulheres.
Após o impasse judicial que adiou a reunião extraodinária de quinta-feira, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina vota a partir das duas horas da tarde desta terça-feira o segundo pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS. A votação havia sido marcada para quinta, porém uma decisão do Tribunal de Justiça, que foi posteriormente cassada, suspendeu a sessão. O pedido de afastamento é referente à denúncia de irregularidades envolvendo a compra de 200 respiradores a 33 milhões pagos antecipadamente e sem garantia de entrega e pela tentativa de contratação de um hospital de campanha em Itajaí. O governador nega responsabilidade na compra dos equipamentos. Na tarde desta terça, os 40 deputados da Alesc podem votar pelo prosseguimento ou não da denúncia. Caso escolham não dar continuidade ao processo, ele é arquivado.
O diretor da Rede Peperi de Comunicação, ADILSON BALDISSERA, participou, nesta segunda-feira, da Assembleia Geral Extraordinária da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV. A reunião, via plataforma Google Meet, serviu para alterar o Estatuto Social da entidade com o objetivo de atualizar e viabilizar a formação de alianças estratégicas para a valorização da radiodifusão. O evento contou com a representatividade de 142 emissoras associadas. Na Assembleia, também foram criados dois novos cargos na diretoria: Vice-Presidência de Inovação e Competitividade e Vice-Presidência de Capacitação e Integração.
Os bombeiros de Santa Catarina que atuaram na operação de combate aos focos de incêndio no Pantanal devem retornar hoje para o estado. O retorno dos militares começou no dia de ontem. Nesse momento não será enviada nenhuma outra equipe do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina em razão da redução do número de incêndios florestais no Mato Grosso do Sul. O estado cedeu 22 bombeiros militares para o trabalho no Pantanal, quatro deles ligados aos municípios da região extremo-oeste e que fazem parte do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros.
O município de Paraíso registrou um pequeno aumento nos casos de Covid-19 nos últimos dias. Apesar do baixo índice de pessoas infectadas pela Covid-19 a secretaria de Saúde emitiu no último final de semana uma série de orientações a fim de evitar um aumento nos casos do coronavirus. Ao todo, desde o começo da pandemia já são 14 pessoas infectadas, sendo que até o último final de semana 11 já estavam recuperadas e apenas três seguiam com o vírus ativo. Ainda de acordo com o boletim divulgado pela secretaria de Saúde no final de semana, 186 possíveis casos foram descartados e oito moradores estavam com suspeita da doença. De acordo com a secretaria de Saúde, o objetivo com as novas normas é evitar um aumento expressivo da covid-19 no município.
As novas orientações emitidas pela secretaria de Saúde de Paraíso estão valendo desde ontem em todo o território municipal. De acordo com o setor, desde o começo desta semana a Unidade Básica de Saúde está atendendo apenas as consultas agendadas e com restrição de entrada no local. No comunicado emitido para a imprensa, ás pessoas com sintomas gripais devem ligar para os profissionais da Saúde onde receberão orientações para cumprir o isolamento de forma correta. As pessoas sintomáticas serão atendidas em outro local especificado pela secretaria de Saúde de Paraíso.
Desde ontem os agendamentos para consultas com dentista também estão suspensos em Paraíso. Segundo informações da secretaria de Saúde o atendimento nesse setor vai ocorrer apenas em casos de urgência. As pessoas que têm exames para mostrar, o procedimento será exclusivamente via WhatsApp com as enfermeiras da Estratégia Saúde da Família. Na nota divulgada nas redes sociais da prefeitura consta ainda que a secretaria de Saúde não fará mais o agendamento de novas consultas, apenas prestar o atendimento dos que já estão agendados.
Outra orientação que está valendo desde ontem em Paraíso é relativo ás pessoas que são do grupo de risco e que precisam retirar medicamentos. Com base nesse novo documento, essas pessoas deverão enviar a receita medica por outras pessoas, incluindo as receitas relativas á medicação ofertada pelo Estado. A secretaria reforçou ainda que o uso de máscaras segue sendo obrigatório em Paraíso e em caso de dúvidas a população deve ligar na Unidade de Saúde e não se dirigir até o local. O telefone de contato é o 3627-0074, repetindo, 3627-0074.
Quatro pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta segunda-feira em São Miguel do Oeste. Outros cinco pacientes entraram para a lista de recuperados. No total, 732 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais 682 já se recuperaram e 46 estão com o vírus ativo. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso continua com taxa de ocupação de 55 por cento nos leitos de UTI destinados para Covid. São 10 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria, são três positivos e taxa de ocupação de 18 por cento.
A bomba que faz a captação de água do poço profundo na Linha Gramadinho começou a ser instalada neste domingo. De acordo com o chefe da agência local da Casan, EDNILSON MELLO, o equipamento foi consertado e voltou a funcionar. Ele disse que a retomada da captação de água do poço profundo vai aumentar a capacidade de abastecimento da cidade, mas o problema ainda não será totalmente resolvido. MELLO citou que os mananciais de agua estão secos e o nível do lago Wunsch baixou bastante. Por enquanto, a Casan vai manter o abastecimento da cidade em sistema de rodízio de 12 em 12 horas.
O Programa Empreender e o Conselho de Núcleos da Acismo realizaram no último final de semana a segunda edição do Empreender Connect Reivente-se. Cerca de 70 empresários participaram do evento, realizado na sexta e sábado no Latitude Eventos.O administrador em Lean, RICARDO PEREIRA, explanou sobre o tema “Gestão do seu negócio – tirando o planejamento do papel”. Segundo os organizadores, o Empreender Connect surgiu com a intenção de ser um espaço dedicado à integração das empresas nucleadas e associadas à Acismo. Outro objetivo é dar estímulo para conectar os empresários com novas oportunidades. O evento do final de semana seguiu as normas de segurança.
O volume de vendas para o dia das Crianças deste ano ficou dentro do esperado. A avaliação é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. De acordo com ele, uma pesquisa feita com os comerciantes da cidade apontou que as vendas ficaram no mesmo patamar do ano passado, o que é bom resultado diante da pandemia do coronavírus. SPENGLER disse que o comercio vem se recuperando das perdas registradas nos primeiros meses da pandemia. Ele comentou que o um dos pontos mais preocupantes neste momento é a falta de produtos em razão da dificuldade para obtenção de matéria prima para a produção nas indústrias.
Três cidades da região extremo-oeste estão há mais de dez anos sem registrar nenhum caso de homicídio. Ao todo, Santa Catarina tem 23 municípios nessa condição, de acordo com a pesquisa Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA. Em São João do Oeste, o último assassinato aconteceu há 10 anos. Outras duas cidades da região não tem homicídios há 12 anos: Tunápolis e Santa Helena. Todas os municípios do estado sem assassinatos há mais de dez anos são de pequeno porte e tem no máximo sete mil habitantes.
Os três candidatos a prefeito de Bandeirante confirmaram presença no debate eleitoral do próximo sábado na Peperi. Será o terceiro programa do projeto Eleições 2020. Os postulantes ao cargo eletivo mais importante do município já receberam as regras do programa e começaram a se preparar. O debate vai colocar frente a frente o candidato da coligação Unidos por Bandeirante ainda melhor, composta por PT-PL, CELSO BIEGELMEIER; o candidato da coligação Renova Bandeirante, formada por Cidadania-MDB, VALDECIR FAGUNDES, o CARECA e a candidata do PP, JULIANA ANCHAU. O debate, ao vivo, começa as oito horas da manhã e terá o mesmo formato dos anteriores com um bloco de perguntas e temas elaborados pela produção e três blocos de perguntas diretas entre os candidatos.
Os três candidatos a prefeito de Bandeirante reforçaram a importância do debate na Peperi para a campanha eleitoral deste ano. O candidato da coligação Unidos por Bandeirante ainda melhor, composta por PT-PL, CELSO BIEGELMEIER, destacou que o debate é uma oportunidade para mostrar o que os candidatos pensam sobre os temas que envolvem a administração municipal. Ele espera um debate tranquilo no campo das ideias para Bandeirante. O candidato da coligação Renova Bandeirante, formada por Cidadania-MDB, VALDECIR FAGUNDES, o CARECA disse que o debate vai servir para as pessoas analisarem os candidatos. Ele também projeta um programa de explanação de projetos e não de ataques. A candidata do PP JULIANA ANCHAU disse que o programa será importante para que a população compare e avalie os candidatos. Ela espera um debate construtivo e de apresentação de projetos para o município.
O sistema de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do TSE recebeu as primeiras informações a respeito da arrecadação de recursos para as campanhas dos três candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste. O candidato do MDB, JOÃO GRANDO, já recebeu 108 mil e 600 reais para a campanha. O principal doador é o MDB via fundo eleitoral no valor de 103 mil reais. O próprio candidato doou cinco mil e 600 reais. O total de despesas já contratadas é de 27 mil 527 reais. O candidato WILSON TREVISAN já arrecadou 48 mil e 600 reais para a campanha. O dinheiro veio de doações de cinco pessoas físicas. O total de despesas contratadas é de 61 mil 224 reais. Já o candidato do PT, ADILSON PANDOLFO recebeu 22 mil 331 reais oriundos de doações de cinco pessoas físicas. O total de despesas contratadas até agora é de 25 mil950 reais.
O orçamento da candidatura de JOÃO GRANDO pelo MDB deve ficar em torno de 150 mil reais. A informação é do coordenador da campanha, GILSON SCHAICH. De acordo com ele, dois terços desse valor vem do fundo eleitoral e o restante será de doações dos próprios candidatos a prefeito e vice. A intenção do MDB é não trabalhar com doações de pessoas físicas. Ele comentou que, até agora, os maiores gastos foram com a confecção de materiais de divulgação e com a produção e gravação dos programas de rádio e para as redes sociais.
O candidato a reeleição pelo PSD, WILSON TREVISAN, não vai usar recursos do fundo eleitoral na campanha deste ano. A informação é do coordenador da campanha, ALENCAR BARBIEIRI. Ele disse que a coligação vai trabalhar apenas com os recursos doados por pessoas físicas. BARBIERI destacou que o objetivo é gastar cerca de 120 mil reais na campanha para a reeleição de TREVISAN. Ele comentou que, até agora, os maiores gastos foram para a produção de material de publicidade, publicações em jornais, adesivos, produção de programas de rádio e artes para as redes sociais.
O custo da campanha à prefeito do candidato do PT ADILSON PANDOLFO deve ficar entre 80 mil e cem mil reais. A estimativa é do coordenador da campanha, JUAREZ DA SILVA. De acordo com ele, cerca de 20 mil reais devem vir do fundo eleitoral e o restante será obtido por meio de doações de pessoas físicas. JUAREZ comentou que a maioria dos gastos vai ocorrer nos serviços de contabilidade, assessoria jurídica e serviços de comunicação, incluindo o estúdio para gravação dos programas do candidato. Esses itens devem consumir mais de 60 por cento do orçamento da campanha.
A Polícia Militar atendeu apenas uma ocorrência de destaque nas últimas 24 horas. O caso foi de descumprimento de medida protetiva registrado por volta das duas horas da tarde. A guarnição da Rede Catarina de proteção à mulher flagrou um homem descumprindo uma ordem judicial de manter distância da própria mãe. Segundo a Polícia Militar, o homem voltou a morar com a mãe mesmo contra a vontade de familiares e não estava na residência no momento da ocorrência. O caso já foi comunidade a justiça.
Policiais Rodoviários Federais apreenderam na madrugada desta terça-feira cerca de 270 garrafas de vinho de fabricação argentina trazidas irregularmente para o Brasil. O fato configura o crime de descaminho, que é o ingresso de mercadoria estrangeira sem o recolhimento de impostos e taxas. A bebida apreendida hoje estava no interior de um Fiat Uno placas de São Bernardino. O carro foi abordado no posto de fiscalização da PRF em Guaraciaba na BR 163. Todas as garrafas foram encaminhadas à Receita Federal em Dionísio Cerqueira. O motorista disse que receberia pagamento para levar a mercadoria até a cidade de Maravilha. Ele vai responder pelo crime de Descaminho com pena prevista de três a oito anos de reclusão.