ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 20-10-2020 Terça-Feira

-BOLSONARO DIZ QUE VACINA CONTRA COVID NÃO SERÁ OBRIGATÓRIA

-58 POR CENTO DOS MUNICÍPIOS CATARINENSE NÃO REGISTRARAM HOMÍCIDIO EM 2020

-AULAS DE REFORÇO PARA ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL SÃO ADIADAS

-ESCOLA DE CRISTO REI PROMOVE PALESTRAS ONLINE ALUSIVAS AO OUTUBRO ROSA

-ACIIO ORGANIZA NOVA SEDE PARA ATENDER OS ASSOCIADOS

-CEMITÉRIO CATÓLICO É ADEQUADO AS LEIS AMBIENTAIS E POSSUI NOVO REGIMENTO

-BOMBEIROS DA REGIÃO RETORNAM DE OPERAÇÃO NO PANTANAL

-JOVEM É REANIMADO POR SOCORRISTAS APÓS TENTATIVA DE SUICÍDIO

-MORADOR DA REGIÃO ESTÁ NA UTI APÓS GRAVE ACIDENTE NO PARANÁ


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 58 centavos. O euro está valendo seis reais e 59 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


O governo da Argentina informou nesta segunda-feira que a barreira de um milhão de casos do novo coronavírus foi ultrapassada.. De acordo com contagem da agência Reuters, o país é o quinto do mundo a superar a marca. Foram infectadas um milhão, duas mil 662 pessoas, com 26 mil 716 mortos. No início da pandemia, o país iniciou uma ampla quarentena nacional, mas mesmo assim esses números foram atingidos. Nas últimas semanas houve um forte aumento no número de casos em grandes cidades do interior do país.


O novo presidente da Bolívia, eleito no último domingo, aposta no lítio para reviver o bom momento econômico de quando era ministro de EVO MORALES. LUIS ARCE se prepara para assumir o posto e botar à prova uma de suas principais bandeiras de campanha: a aposta na industrialização e na produção do lítio. Ele acredita que o setor pode gerar 130 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos, além de 41 novas indústrias. O governo estima que a Bolívia tenha uma das maiores reservas deste metal leve usado em baterias como as de celulares e de automóveis elétricos.


Os governos do Brasil e dos Estados Unidos assinaram nesta segunda-feira um protocolo adicional ao Acordo de Comércio e Cooperação Econômica bilateral, criado em 2011. A assinatura aconteceu em cerimônia virtual e fechada. O pacote comercial é formado por temas não tarifários, relacionados à cooperação técnica e à troca de experiências. De acordo com o material divulgado pelo Itamaraty, o pacto inclui mecanismos de facilitação de comércio e cooperação econômica, boas práticas regulatórias e anticorrupção.


O governo federal finalizou nesta segunda-feira o decreto que autoriza o emprego de militares das Forças Armadas nas eleições municipais deste ano, marcadas para o mês que vem. As tropas serão mobilizadas para garantir a segurança dos processos de eleição e apuração dos votos. O número e a lotação desses militares ainda serão definidos pelo Gabinete de Segurança Institucional, pelo Ministério da Defesa e pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em 2018, mais de 28 mil militares das Forças Armadas foram convocados para atuar em 598 localidades nos dois turnos de votação.


O presidente do Conselho de Ética do Senado, JAYME CAMPOS, afirmou nesta segunda-feira que o senador CHICO RODRIGUES deveria se licenciar do mandato por 121 dias para não deixar "nenhuma dúvida" de que quer "esclarecer a verdade" sobre o dinheiro encontrado em sua cueca. Na semana passada, CHICO RODRIGUES foi flagrado com 33 mil reais na cueca. O dinheiro foi encontrado durante uma operação que cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do parlamentar. A operação apura suposto esquema de desvio de recursos públicos. RODRIGUES nega as acusações e afirma ainda que o dinheiro serviria para pagar funcionários. partidos políticos protocolaram uma representação no Conselho de Ética no Senado com o objetivo de cassar o mandato de CHICO RODRIGUES.


O presidente JAIR BOLSONARO disse nesta segunda-feira que a vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não será obrigatória. Embora o governo tenha poder para determinar a obrigatoriedade da vacinação, BOLSONARO afirmou que cabe ao Ministério da Saúde definir o Programa Nacional de Imunizações e que já está decidido que a nova vacina não estará entre as obrigatórias. Ele disse que qualquer vacina precisa ter comprovação científica e ser aprovada pela Anvisa e que não fará isso "a toque de caixa". Para o presidente, não se pode, por exemplo, obrigar quem já contraiu a doença e estaria imunizado a tomar a vacina.



A equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde recebeu nesta segunda-feira representantes de casas noturnas, buffets e demais áreas dos eventos privados de Santa Catarina. Foi debatida a atualização da portaria 710 para uma possível retomada das atividades. A reivindicação do segmento é que o Estado avalie uma retomada a partir de uma flexibilização na portaria, o que permitiria a possibilidade de abertura de eventos na região classificada na cor laranja na Matriz de Avaliação de Risco Regional. O extremo-oeste está nessa classificação. A reunião durou cerca de duas horas e contou com a presença de representantes do setor e de instituições como o Ministério Público. Ainda não há prazo para definição sobre uma possível liberação.


Nos 10 meses deste ano, dos 295 municípios, 173 deles não registraram nenhum homicídio. O índice é de 58 por cento das cidades sem assassinatos neste ano. O levantamento é da Diretoria de Informação e Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Outro dado de destaque é a taxa de resolutividade naquelas cidades onde houve homicídio. Em 48 municípios catarinenses a taxa é de cem por cento e em 55, de 80 por cento. Além disso, segundo a pesquisa Atlas da Violência do Ipea, Santa Catarina tem hoje a segunda melhor taxa de homicídios do país nos três grupos pesquisados, sendo eles: gerais, jovens e mulheres.


Após o impasse judicial que adiou a reunião extraodinária de quinta-feira, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina vota a partir das duas horas da tarde desta terça-feira o segundo pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS. A votação havia sido marcada para quinta, porém uma decisão do Tribunal de Justiça, que foi posteriormente cassada, suspendeu a sessão. O pedido de afastamento é referente à denúncia de irregularidades envolvendo a compra de 200 respiradores a 33 milhões pagos antecipadamente e sem garantia de entrega e pela tentativa de contratação de um hospital de campanha em Itajaí. O governador nega responsabilidade na compra dos equipamentos. Na tarde desta terça, os 40 deputados da Alesc podem votar pelo prosseguimento ou não da denúncia. Caso escolham não dar continuidade ao processo, ele é arquivado.


-AULAS DE REFORÇO PARA ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL SÃO ADIADAS

-ESCOLA DE CRISTO REI PROMOVE PALESTRAS ONLINE ALUSIVAS AO OUTUBRO ROSA

-ACIIO ORGANIZA NOVA SEDE PARA ATENDER OS ASSOCIADOS

-CEMITÉRIO CATÓLICO É ADEQUADO AS LEIS AMBIENTAIS E POSSUI NOVO REGIMENTO


Conder se aproxima de 900 licenças ambientais emitidas em 10 meses. O diretor do Conder Ambiental, JOSÉ MORA explica que o serviço foi criado para municipalizar os serviços de licenciamento ambiental de projetos com impacto local. Os casos e projetos com impactos regionais ainda não foram analisados pelo Instituto do Meio Ambiente, o IMA. MORA comenta que essa divisão de competências está prevista em resoluções do Conselho Estadual do Meio Ambiente. Ele salienta que o Conder Ambiental foi criado para desafogar os serviços no IMA e agilizar o processo de análise e liberação das licenças ambientais nos municípios da Ameosc. Em dez meses e meio de atividades, o Conder Ambiental recebeu 972 pedidos de licenças ambientais. Os projetos são dos mais variados setores. De acordo com o diretor do consórcio, 864 foram deferidos. Outros 108 ainda estão tramitando no órgão com alguma pendência, como falta de documentos, por exemplo.


Primeira licença ambiental do Conder levou 51 dias para ser emitida. O diretor do Conder Ambiental, JOSÉ MORA comenta que esse tempo de demora para análise e emissão das licenças vem caindo. Atualmente, o prazo médio é de 35 dias. Os projetos que ficaram mais tempo no Conder levaram 90 dias para serem liberados. O consórcio tem uma equipe formada por seis profissionais, quantidade suficiente para dar conta da demanda de serviços. Ele explica que o corpo técnico do Conder leva cerca de 15 dias para analisar e responder os pedidos. Os outros 20 dias de demora se referem ao tempo gasto pelos empreendedores para responder questionamentos e apresentar documentos solicitados pelo órgão. Ele cita que os projetos do agronegócio lideram a lista com maior número de pedidos de licenciamento ambiental no Conder.


Ameosc registra diminuição de materiais no Ecoponto em SMOeste. O secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, destaca que o Ecoponto é administrado pela entidade e está situado na Avenida Willy Barth e no local são recebidos resíduos sólidos, entre eles, pneus e lixo eletrônico. Segundo Fontana, o espaço recebe materiais dos 19 municípios de abrangência da Ameosc. Ele afirma que nos últimos anos a associação percebeu uma procura maior de empresas interessadas nestes materiais recebidos no Ecoponto. O secretário destaca que muitas delas acabam indo buscar esses resíduos nos próprios municípios associados. Fontana ressalta que o lixo eletrônico é o mais procurado. Ele salienta que as prefeituras têm a sua própria central de recebimentos e eles mesmo acabam dando o destino correto. O secretário executivo lembra que o espaço atual é alugado e funciona em horário comercial, de segunda a sexta-feira das oito às 11 horas e das 13 às 17 horas.


Conseleite se reúne nesta semana para definir os valores do leite pago ao produtor para novembro. A previsão é de confirmação da tendência de alta verificada nos últimos meses. De acordo com o presidente do Conselho Paritário da Indústria e dos produtores, JOSÉ CARLOS ARAÚJO, o momento é de valorização do produto. Os valores de referência para este mês são de um real e 69 abaixo do padrão, um e 82 para o leite padrão e dois e 24 acima do padrão. ARAÚJO analisa que o preço está em alta por uma série de razões, entre elas o aumento de consumo por parte da população. Os valores do auxílio emergência, do FGTS e também previsão de décimo terceiro salário para os próximos meses pode manter este aquecimento nas vendas. Ele comentou que o momento é bom para os produtores, mas exige cautela em relação a investimentos. A sugestão é investir em planejamento e cumprimento de normativas que servem para valorizar o produto.


Aumento do preço do leite pago ao produtor veio acompanhado pelo crescimento do custo de produção. O alerta é do presidente do Conseleite, JOSÉ CARLOS ARAÚJO. Ele cita que os principais itens que envolvem a produção de leite estão mais caros. O presidente comenta que os principais insumos estão vinculados ao dólar que está acima de cinco e 60. Além disso, o preço do milho e do óleo diesel também está em alta e, por conta disso, está mais caro produzir um litro de leite. ARAÚJO destaca que os produtores precisam organizar a contabilidade da atividade para evitar que o aumento do custo reduza o eventual ganho gerado pelo maior preço pago pelas indústrias.


Trigésima terceira Exposuper, feira de produtos, serviços e equipamentos para supermercados, inicia hoje. A feira estava prevista para junho, mas foi adiada para outubro em função da pandemia. Segundo o presidente da Associação Catarinense dos Supermercados, ACATs, PAULO CEZAR LOPES, a Exposuper deste ano, além de não ocorrer na data tradicional, irá inovar com a realização da edição online. Ele cita que a ACATs será a primeira associação do país a realizar a feira e o congresso de forma online, em que os participantes poderão participar do evento de 20 a 22 de outubro, com atendimento diário das nove às 22 horas. Mais de 60 palestrantes estão previstos na edição online da feira, que terá também mais de 40 eventos. Na edição do ano passado, o presidente da ACATs comenta que foram mais de 35 mil participantes, e uma movimentação financeira de 500 milhões de reais.


Além de proprietários, diretores, executivos, compradores e demais profissionais da área de supermercados, também estão convidados a participar da Exposuper as padarias, açougues, lojas de conveniência e restaurantes. O presidente da ACATs destaca que assuntos como gestão, marketing, estratégia, inovação e tecnologia são de interesse de todo esse público. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo endereço acats.com.br. PAULO CEZAR LOPEScomenta que a feira ficará 24 horas no ar, mas o atendimento para negócios será das nove as 22 horas. O acesso a exposição poderá ser feito em outros horários, e caso haja interesse em algum produto, o cliente poderá deixar uma mensagem que será respondida posteriormente pela empresa. Palestras também ficarão disponíveis para serem assistidas depois do evento. O presidente da ACATs considera que sendo online, haverá a oportunidade de mais pessoas participarem da feira deste ano.


Estiagem causa restrições em atividades agrícolas. Situação de alerta ocorre em virtude das previsões não serem otimistas. A preocupação é manifestada pelo gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. De acordo com ele, municípios da região estão decretando situação de emergência devido à falta de água. Volume de chuva foi muito baixo em setembro e durante o mês de outubro choveu apenas 10% do normal. O gerente relata que várias propriedades agrícolas enfrentam dificuldades para o abastecimento de água e também registram perdas significativas no desenvolvimento de pastagens e lavouras. SIMON chama atenção que na questão de pastagens é um processo a ser trabalhado ao longo do tempo. Ele lembra que 2020 é o ano de conservação do solo, e estavam previstas várias ações em parcerias com instituições financeiras, universidades, entidades públicas e privadas, além de cooperativas.


Baixo desenvolvimento das plantas gera preocupação para alimentação do gado. O gerente regional da Epagri destaca preocupação com as previsões de pouca chuva. SIDINEI SIMON cita que é preciso ter o máximo de cuidado com o uso da água devido à carência de estruturas de armazenamento inviabilizando a irrigação de lavouras. Em relação a pastagens o gerente regional da Epagri afirma que o ideal seria maior uso de plantas perenes como Tifton, Pioneiro, Grama Missioneira que possuem maior capacidade de retorno com pouca chuva. De acordo com SIMON, cada vez é maior o uso de aveia e azevém que são culturas anuais e mais frágeis em relação a condições climáticas. A Epagri participa de projetos de pesquisas visando dar maior segurança aos produtores rurais em períodos de estiagens prolongadas.


Estiagem deste ano já era prevista pelos institutos meteorológicos. O agrônomo da Epagri Ciram, RONALDO COUTINHO, repassa informações diariamente sobre as condições do clima e previsão na imprensa estadual. O especialista em clima afirma que alguns estudos demonstram a incidência de fenômenos como o El Nino e a La Nina que causam mudanças principalmente na distribuição das chuvas. Neste ano a La Nina é responsável por menos volume de chuvas e também precipitações menos constantes desde agosto. Quando ocorre chuva há risco de temporais. Setembro e este mês estão sendo considerados os piores devido aos impactos na agricultura. COUTINHO esclarece que um período de 15 dias sem índices de chuva o solo fica seco e se torna difícil a recomposição dos lençóis freáticos e também das fontes que estão secando. Ele cita o efeito cascata na economia, pois a agricultura em crise reflete no comércio e indústria.


ACISJO define ações para os últimos meses do ano. A Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste realizou assembleia geral ordinária na noite de ontem. Vários assuntos foram debatidos com participação dos empresários associados. Conforme o presidente da ACISJO, JOEL FOLLMANN, um dos assuntos abordados foi sobre a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados. O assessor jurídico da associação esclareceu sobre a importância da nova legislação e a necessidade dos empresários terem o máximo de cuidado em preservar os direitos dos clientes. FOLLMANN lembra que a Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais. Ressalta ainda a preocupação em orientar os associados sobre os procedimentos corretos que devem ser adotados. Não é mais permitido quaisquer restrições em relação a condições raciais, religiosa, política e opção sexual, além de cuidados com dados pessoais dos clientes.


Na reunião de ontem também ficou definido a criação de mais um núcleo da Associação. Visando ações pontuais, a ACISJO terá o Núcleo do Comércio Lojista. O presidente da entidade chama atenção que a meta do Núcleo é a realização de atividades pontuais, direcionadas aos lojistas do município. Cita como exemplo a definição de atendimento em horários diferenciados em datas especiais e promoções para movimentar as vendas. O presidente da Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste destaca que a ideia surgiu após a realização do primeiro Liquida São João que teve ofertas com até 70% de descontos. JOEL FOLLMANN considera que a Associação tem recebido apoio surpreendente mesmo em pandemia. Nos últimos meses a ACISJO registrou novos associados e passou de 95 integrantes para 105. O presidente comemora os resultados positivos das ações que estão atraindo novas empresas em busca dos benefícios oferecidos.


Tradicional comemoração de fim de ano está confirmada em São João do Oeste. A magia do Natal e o encanto do final de ano estarão presentes na quinta edição do Weihnachtszeit, Tempo de Natal. A programação com o Festival de Pinheiros ocorre ao longo da Rua Santa Cruz, no centro da cidade. Conforme o presidente da Associação Comercial, JOEL FOLLMANN, os empresários do município vão manter o evento com decoração especial marcada para o dia 21 de novembro. Ele destaca que o tema adotado este ano será a fé, válido para o Festival de Pinheiros e também para a decoração das vitrines dos estabelecimentos comerciais. FOLLMANN afirma que aos poucos a rotina está sendo retomada mantendo ainda todos os cuidados com a pandemia. O presidente da Associação lamenta que no momento ainda tem os problemas causados pela estiagem que afeta o setor agrícola e também impacta no comércio da cidade.


Escola de Cristo Rei promove palestras online alusivas ao outubro rosa. A diretora da escola de Educação Básica Cristo Rei, DEISE GRANDI, destaca que a programação alusiva ao Outubro Rosa iniciou no dia cinco de outubro, no dia da retirada das apostilas as famílias, com a entrega de um laço rosa, símbolo da campanha. Para esta semana, a diretora cita que serão realizadas duas palestras online. A primeira nesta quarta-feira, às nove horas, é uma promoção do grêmio estudantil e a professora Deoneci, em parceria com a Unoesc. Irão repassar as orientações duas professores e acadêmicos da oitava fase do curso de enfermagem da Unoesc. A outra palestra será na quinta-feira, a partir das oito horas e 15 minutos, com a médica GABRIELE TONELLO de São João do Oeste, voltada aos alunos do sétimo, oitavo e nono ano do ensino fundamental. Para o sexto ano, a diretora lembra que será agendada alguma atividade também com este tema.


O objetivo das palestras é conscientizar os estudantes sobre os cuidados com o corpo, e a prevenção aos cânceres de mama e do colo de útero. Em outros anos, DEISE GRANDI ressalta que para o Novembro Azul também será organizada uma programação. A diretora da escola de Cristo Rei enfatiza que além dos estudantes, para as palestras estão convidados todos os familiares, principalmente as mulheres que são o alvo da campanha. DEISE ressalta que na última semana a escola recebeu a edição impressa do livro “desafios da educação em tempos de pandemia”, no qual foi publicado um artigo escrito por ela em junho, quando ocupava a função de assistente pedagógica e a então diretora ANDREA HACKENHAAR, no momento em licença maternidade. O artigo trata das dificuldades, avanços e o uso das tecnologias em tempos de pandemia. O livro está disponível em e-book no site da Secretaria de Estado da Educação, e dois exemplares impressos foram adquiridos para a biblioteca da escola. A coletânea foi organizada pelos professores JENERTON ARLAN SCHÜTZ, JANETE PALU e LEANDRO MAYER.


Aulas de reforço para estudantes da rede estadual são adiadas. Conforme o assessor de direção da escola de Educação Básica Padre Balduíno Rambo de Tunápolis, VIANEI HAMMERSCHMITT, devido à quantidade de estudantes que apresentam dificuldades no aprendizado ou alguma pendência, o educandário está se organizando para a realização das aulas de reforço presenciais com os alunos do terceiro ano do ensino médio. Em função da região ainda estar no mapa de risco, o retorno que seria neste dia 19 foi adiado. HAMMERSCHMITT destaca que nesta segunda-feira o Plano de Contingência, que prevê as normas para o retorno das atividades presenciais, foi encaminhado para aprovação da comissão municipal. A partir disso serão aguardadas as condições do mapa de risco para definir o reforço presencial também para estudantes dos primeiros e segundos anos, turmas em que há o maior índice de estudantes com dificuldades de aprendizagem e pendências relacionadas ao primeiro semestre.


Para o retorno das aulas presenciais, o assessor de direção da escola de Educação Básica Padre Balduíno Rambo cita que o isolamento será feito por turma, com salas específicas, os horários de lanche serão diferenciados, serão adotados cuidados com a aglomeração de estudantes nos pátios, com atenção também ao embarque e desembarque dos estudantes, e haverá entradas diferentes para o acesso e saída da escola. VIANEI HAMMERSCHMITT comenta que durante a entrega do boletim aos pais também foi esclarecido sobre estas ações, bem como, sobre o desempenho de cada aluno. Ele lembra que mesmo com o reforço presencial, se o risco de transmissão do vírus reduzir, os professores irão continuar realizando as aulas pelas plataformas digitais.


ACIIO organiza nova sede para atender os associados. O assunto esteve em pauta na assembleia geral ordinária da Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste, ACIIO, realizada na última semana. Conforme a presidente, VANESSA BACK BERTOL, mesmo com a suspensão de várias atividades previstas para o ano devido à pandemia, a assembleia foi importante para tratar de muitas ações realizadas nos últimos meses. Ela destaca que inicialmente foi feita a prestação de contas, de janeiro a setembro, e devido à impossibilidade da realização de alguns eventos, houve redução de gastos. VANESSA comenta que também foi possível trabalhar em uma ideia lançada no começo do ano, que é a reformulação da nova sede da associação. A presidente cita que a nova sala será no mesmo prédio, mas na parte superior e em espaço mais amplo. O local passou por melhorias e terá nova mobília, investimentos feitos com serviços e produtos do comércio local.


A mudança para nova sala ocorre em comemoração aos 30 anos da ACIIO, em novembro. A presidente destaca que da mesma forma que o atual espaço, a nova sala também será alugada, pois a associação ainda não tem a condição financeira de possuir uma sede própria. VANESSA BACK BERTOL afirma que o objetivo principal não é ter a sede, mas sim, fomentar e dar alternativas para o desenvolvimento da indústria e o comércio. A mudança para a nova sala inicia na próxima semana, e a inauguração será dia 20 de novembro. Ainda na assembleia da última semana, a presidente comenta que foi colocada em aprovação a campanha Recompensa Iporã, que será lançada em dezembro. Serão sorteados vale compras no comércio local, no total de cinco mil reais, durante os quatro sábados de dezembro. VANESSA explica que serão três sorteios de mil reais nos três primeiros sábados, e de dois mil reais no último sábado de dezembro.


Cemitério católico de Iporã do Oeste é adequado as leis ambientais e possui novo regimento. De acordo com o coordenador do Conselho da Igreja Matriz, ALMIR TREVISAN, há cerca de quatro anos o cemitério está passando por adequações a legislação ambiental, o que diz ser um processo burocrático e moroso. TREVISAN esclarece que após aprovada a documentação, foi elaborado o projeto, agora em torno de 80% concluído. Na prática, o coordenador cita que foi cercada toda área do cemitério, feita a construção de 208 urnas sobrepostas para os sepultamentos, está sendo concluída a capela mortuária dentro do espaço do cemitério com banheiro, salas de almoxarifado e repouso e espaço coberto para velório. Ainda está sendo concluída a rampa de acesso a capela, e posteriormente serão construídas as gavetas. Com os investimentos, TREVISAN considera que o cemitério está adequado para atender a demanda por pelo menos 50 anos.


O objetivo é que os investimentos no cemitério, já em fase final, sejam concluídos até a data de Finados. Segundo o tesoureiro do Conselho da Igreja Matriz, PEDRO BERWANGER, somente em projetos e muro o gasto já é superior a 100 mil reais. Este ano o investimento soma mais 63 mil, além de um valor de 20 mil que ainda está para ser pago, o que deve somar um investimento total de 200 mil. O tesoureiro destaca que o recurso foi arrecadado das promoções promovidas pela paróquia, como a venda da ação entre amigos e contribuições do dízimo, que continuam sendo feitas mesmo sem as celebrações presenciais. O coordenador ALMIR TREVISAN complementa que com o novo regimento algumas normas devem ser observadas pelas famílias. A coordenação lembra que para Finados está sendo organizada uma missa campal, e reforça os cuidados necessários para evitar a criação de mosquitos. Dia 27 será realizado um mutirão de limpeza, para o qual, o conselho solicita a contribuição de voluntários.


-BOMBEIROS DA REGIÃO RETORNAM DE OPERAÇÃO NO PANTANAL

-JOVEM É REANIMADO POR SOCORRISTAS APÓS TENTATIVA DE SUICÍDIO

-MORADOR DA REGIÃO ESTÁ NA UTI APÓS GRAVE ACIDENTE NO PARANÁ


Fogo em vegetação mobiliza Corpo de Bombeiros de Itapiranga. A guarnição foi acionada por volta das 16 horas e 30 minutos de ontem para atender incêndio em vegetação, próximo a residência no Bairro Alvorada, Itapiranga. Foram deslocados dois caminhões até o local para o combate das chamas. A prioridade dos bombeiros foi a proteção a duas residências localizadas próximas ao fogo. A equipe efetuou o combate às chamas e rescaldo de uma área de aproximadamente 150 metros quadrados.


Mais de 200 estabelecimentos são fiscalizados no final de semana na região. A Polícia Militar vem atuando desde o mês de março na fiscalização das medidas preventivas de enfrentamento à pandemia da Covid. Diariamente policiais militares percorrem o comércio e outros locais fiscalizando e orientando a sociedade sobre as medidas de enfrentamento ao coronavírus. Foi realizada durante o último final de ação uma intensificação nas ações de fiscalização nos municípios da área de fronteira, onde com a coordenação da nona Região de Polícia Militar de Fronteira, 216 bares, casas noturnas e lojas de conveniência foram fiscalizados, sendo expedido um termo de irregularidade administrativa para um bar em Guaraciaba, e em Tigrinhos foi lavrado um termo circunstanciado para uma pessoa por violar a determinação de isolamento domiciliar.


Além disso, 50 parques e praças foram fiscalizados pelos policiais militares onde alguns grupos de pessoas foram orientadas em relação aos cuidados mínimos de enfrentamento à pandemia, sendo dispersadas algumas aglomerações de pessoas nestes locais. Durante outras ações, algumas situações de descumprimento das medidas foram flagradas, sendo expedidos três termos circunstanciados em Paraíso para um grupo de pessoas que se encontrava em uma festa à margem do rio das Flores onde cerca de 40 pessoas estavam presentes. Em nota encaminhada para a imprensa, a Polícia Militar diz que vai continuar com as ações de orientação e de fiscalização por tempo indeterminado.


PRF apreende vinhos importados irregularmente na BR 163 em Guaraciaba. Policiais Rodoviários Federais apreenderam na madrugada de hoje, na BR 163 em Guaraciaba, cerca de 270 garrafas de vinho de fabricação argentina importadas irregularmente. A bebida estava no interior de um Uno placas de São Bernardino, escondidas por plásticos pretos no banco traseiro e porta-malas. Todas as garrafas foram encaminhadas à Receita Federal em Dionísio Cerqueira. O motorista disse que receberia pagamento para levar a mercadoria até a cidade de Maravilha. Ele vai responder pelo crime de descaminho, previsto no Código Penal. Além da fronteira com a Argentina estar fechada devido à pandemia da Covid, a cota máxima mensal de importação de bebidas alcoólicas é de somente 12 litros por pessoa, conforme o Ministério da Fazenda.


Sete hectares de lavoura e mata são atingidos por incêndio no interior de Cunha Porã. Por volta das 19 horas de ontem a guarnição do Corpo de Bombeiros de Cunha Porã foi acionada para atender um incêndio em lavoura e mata na Linha Olaria, interior do município. Primeiramente bombeiros realizaram o combate na lavoura, que se alastrava rapidamente. Após o controle do local, a guarnição iniciou o combate na mata de eucaliptos. Pela dimensão da área, foi solicitado auxílio da guarnição de Maravilha/ Foram utilizadas seis bombas costais, batedores e cerca de oito mil litros de água. Dos sete hectares de lavoura, dois foram queimados e dos oito hectares de mata, cinco foram atingidos pelas chamas. Durante a madrugada, por volta das quatro horas, foi registrado um novo foco, que foi extinto.


Bombeiros da região retornam de operação no Pantanal. Após 14 dias de combate aos incêndios florestais os bombeiros de Dionísio Cerqueira, Guaraciaba e Itapiranga estão retornando. A atuação das equipes catarinenses foi realizada em diversas regiões do Pantanal, preservando a vida, a natureza e as edificações, que estavam em risco. Não será enviada nenhuma outra equipe devido ao número de incêndios terem reduzido. O atendimento será mantido com o efetivo de Mato Grosso do Sul. A despedida dos catarinenses ocorreu com chuva para trazer mais tranquilidade e sentimento de dever cumprido. O combate aos incêndios florestais é de alto risco, exige cursos específicos, pois existem muitas variáveis. A topografia, a temperatura, umidade relativa do ar, a precipitação e os ventos podem mudar rapidamente todo o cenário da ocorrência.


Bombeiros reanimam jovem que tentava suicídio. Por volta das 12 horas desta segunda-feira a guarnição dos bombeiros de Palma Sola foi acionada para atender uma ocorrência de suicídio, na rua Vicente Mario Dal Ponte, no bairro Kondor. Nas proximidades da garagem da prefeitura, a guarnição encontrou um rapaz, de 21 anos, pendurado por uma corda no porão da casa onde reside. Devido à posição em que a vitima estava, foi possível fazer a retirada do local para os procedimentos de reanimação. Na avaliação foi verificada a ausência dos sinais vitais. A equipe realizou várias manobras e conseguiu reverter o quadro. O rapaz recebeu os primeiros socorros e, com oferta de oxigênio, foi encaminhado ao hospital de Palma Sola para avaliação médica.


Morador de SJCedro está na UTI após grave acidente. LUIZ GUSTAVO ZWIRTES estaria retornando do Paraná para SJCedro no final de semana quando teve uma saída de pista seguida de queda. Ele pilotava uma motocicleta Kawazaki, placa de Guaraciaba, no momento do acidente. A reportagem da Rádio Cedro buscou informações ontem com a polícia e socorristas do Paraná, mas, não havia registro da ocorrência. Conforme as imagens enviadas pelos amigos para emissora, a moto foi parar em uma lavoura na margem da rodovia. O piloto foi arremessado e teve ferimentos graves na coluna e hemorragia interna, comprometendo alguns órgãos. Ele está na UTI do Hospital Regional de Francisco Beltrão. Nas redes sociais os amigos e familiares pedem orações para recuperação do rapaz.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.