O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 58 centavos. O euro está valendo seis reais e 59 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O governo da Argentina informou nesta segunda-feira que a barreira de um milhão de casos do novo coronavírus foi ultrapassada.. De acordo com contagem da agência Reuters, o país é o quinto do mundo a superar a marca. Foram infectadas um milhão, duas mil 662 pessoas, com 26 mil 716 mortos. No início da pandemia, o país iniciou uma ampla quarentena nacional, mas mesmo assim esses números foram atingidos. Nas últimas semanas houve um forte aumento no número de casos em grandes cidades do interior do país.
O novo presidente da Bolívia, eleito no último domingo, aposta no lítio para reviver o bom momento econômico de quando era ministro de EVO MORALES. LUIS ARCE se prepara para assumir o posto e botar à prova uma de suas principais bandeiras de campanha: a aposta na industrialização e na produção do lítio. Ele acredita que o setor pode gerar 130 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos, além de 41 novas indústrias. O governo estima que a Bolívia tenha uma das maiores reservas deste metal leve usado em baterias como as de celulares e de automóveis elétricos.
Os governos do Brasil e dos Estados Unidos assinaram nesta segunda-feira um protocolo adicional ao Acordo de Comércio e Cooperação Econômica bilateral, criado em 2011. A assinatura aconteceu em cerimônia virtual e fechada. O pacote comercial é formado por temas não tarifários, relacionados à cooperação técnica e à troca de experiências. De acordo com o material divulgado pelo Itamaraty, o pacto inclui mecanismos de facilitação de comércio e cooperação econômica, boas práticas regulatórias e anticorrupção.
O governo federal finalizou nesta segunda-feira o decreto que autoriza o emprego de militares das Forças Armadas nas eleições municipais deste ano, marcadas para o mês que vem. As tropas serão mobilizadas para garantir a segurança dos processos de eleição e apuração dos votos. O número e a lotação desses militares ainda serão definidos pelo Gabinete de Segurança Institucional, pelo Ministério da Defesa e pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em 2018, mais de 28 mil militares das Forças Armadas foram convocados para atuar em 598 localidades nos dois turnos de votação.
O presidente do Conselho de Ética do Senado, JAYME CAMPOS, afirmou nesta segunda-feira que o senador CHICO RODRIGUES deveria se licenciar do mandato por 121 dias para não deixar "nenhuma dúvida" de que quer "esclarecer a verdade" sobre o dinheiro encontrado em sua cueca. Na semana passada, CHICO RODRIGUES foi flagrado com 33 mil reais na cueca. O dinheiro foi encontrado durante uma operação que cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do parlamentar. A operação apura suposto esquema de desvio de recursos públicos. RODRIGUES nega as acusações e afirma ainda que o dinheiro serviria para pagar funcionários. partidos políticos protocolaram uma representação no Conselho de Ética no Senado com o objetivo de cassar o mandato de CHICO RODRIGUES.
O presidente JAIR BOLSONARO disse nesta segunda-feira que a vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não será obrigatória. Embora o governo tenha poder para determinar a obrigatoriedade da vacinação, BOLSONARO afirmou que cabe ao Ministério da Saúde definir o Programa Nacional de Imunizações e que já está decidido que a nova vacina não estará entre as obrigatórias. Ele disse que qualquer vacina precisa ter comprovação científica e ser aprovada pela Anvisa e que não fará isso "a toque de caixa". Para o presidente, não se pode, por exemplo, obrigar quem já contraiu a doença e estaria imunizado a tomar a vacina.
A equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde recebeu nesta segunda-feira representantes de casas noturnas, buffets e demais áreas dos eventos privados de Santa Catarina. Foi debatida a atualização da portaria 710 para uma possível retomada das atividades. A reivindicação do segmento é que o Estado avalie uma retomada a partir de uma flexibilização na portaria, o que permitiria a possibilidade de abertura de eventos na região classificada na cor laranja na Matriz de Avaliação de Risco Regional. O extremo-oeste está nessa classificação. A reunião durou cerca de duas horas e contou com a presença de representantes do setor e de instituições como o Ministério Público. Ainda não há prazo para definição sobre uma possível liberação.
Nos 10 meses deste ano, dos 295 municípios, 173 deles não registraram nenhum homicídio. O índice é de 58 por cento das cidades sem assassinatos neste ano. O levantamento é da Diretoria de Informação e Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Outro dado de destaque é a taxa de resolutividade naquelas cidades onde houve homicídio. Em 48 municípios catarinenses a taxa é de cem por cento e em 55, de 80 por cento. Além disso, segundo a pesquisa Atlas da Violência do Ipea, Santa Catarina tem hoje a segunda melhor taxa de homicídios do país nos três grupos pesquisados, sendo eles: gerais, jovens e mulheres.
Após o impasse judicial que adiou a reunião extraodinária de quinta-feira, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina vota a partir das duas horas da tarde desta terça-feira o segundo pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS. A votação havia sido marcada para quinta, porém uma decisão do Tribunal de Justiça, que foi posteriormente cassada, suspendeu a sessão. O pedido de afastamento é referente à denúncia de irregularidades envolvendo a compra de 200 respiradores a 33 milhões pagos antecipadamente e sem garantia de entrega e pela tentativa de contratação de um hospital de campanha em Itajaí. O governador nega responsabilidade na compra dos equipamentos. Na tarde desta terça, os 40 deputados da Alesc podem votar pelo prosseguimento ou não da denúncia. Caso escolham não dar continuidade ao processo, ele é arquivado.
Emílio Garrastazu Médici organiza aulas de reforço. A informação é do diretor MAURICIO TREVISAN. De acordo com ele, as aulas presenciais para todos não voltam a acontecer esse ano. No momento está sendo feito um levantamento de quais alunos vão participar do reforço, iniciando com os terceiros anos, então os segundos, e assim sucessivamente até contemplar todas as turmas. Destaca que as aulas presenciais extras não são obrigatórias e vão seguir uma série de regras de segurança, desde distanciamento a normas no uso de banheiros.
Início de aulas de reforço na Médici precisam autorização da Secretaria Estadual de Saúde. Segundo o diretor, em levantamento com os alunos do ensino médio, poucos ficaram com notas abaixo da média. No momento, a escola Estadual teria cerca de 20 estudantes. MAURICIO TREVISAN afirma que os professores trabalhando nas aulas online seguem como estão, e novos educadores devem ser contratados para cada área do conhecimento. Agora, a organização da escola trabalha para decidir como o reforço vai acontecer. Comenta a dificuldade em organizar um espaço para abrigar os alunos, já que a Médici passa por uma completa reforma.
Casan consegue manter abastecimento de água em 6 municípios de sua regional. ELIAS BUFFON – gerente do escritório de São Lourenço do Oeste, comemora que, mesmo com a estiagem prolongada, não está enfrentando muitos problemas para atender a população de sua abrangência. A cidade de São Lourenço recebe água do Rio Macaco, que tem vazão um pouco abaixo da barragem, mas não chega prejudicar. Novo Horizonte possui sistema integrado. Em Jupiá a empresa fez uma nova adutora, com origem em Galvão, onde o abastecimento está normal.
Um dos poucos municípios do noroeste a puxar água com caminhão é Coronel Martins. ELIAS BUFFON acrescenta que em São Bernardino um dos problemas de abastecimento de água decorria da energia elétrica, que era muito fraca. Explica que qualquer procedimento acabava desligando o sistema da Casan. Apesar da falta de chuva, o gerente destaca que nos últimos 15 dias não recebeu reclamação de nenhum morador por falta de água. A empresa perfurou em São Bernardino 2 poços, que juntos somam 10 metros cúbicos por hora.
Em São Bernardino um terceiro poço artesiano foi aberto e serve de reserva. Caso haja necessidade ele é acionado. Já em São Lourenço, o poço profundo que tem mais de mil e 500 metros, abastece a cidade e também novo Horizonte. Problema é que só esse ano, as máquinas de bombeamento estragaram duas vezes, porque a água sobe numa temperatura de 57 graus centígrados. Junto com o Rio Macaco, o poço supre a demanda da população. O gerente da Casan comenta que economia de água da população é fundamental. Tem, que ser usada de forma racional e reaproveitada sempre.
Remuneração pelo litro do leite melhora, mas custo de produção continua alto. O presidente do Conselho Paritário dos Produtores de Leite e Indústrias de Santa Catarina, Conseleite, JOSÉ ARAÚJO, destaca que o mercado leiteiro oscila bastante nos preços, principalmente para o produtor. Ele afirma que a pandemia trouxe maior consumo de alimentos, incluindo o leite, o que melhora a remuneração tanto na propriedade como na indústria. A dificuldade, segundo ARAÚJO, é que o custo de produção continua alto.
Devido à elevação do dólar se tornam mais caros os combustíveis e grãos. Apesar disso, para o presidente do Conseleite, neste momento favorável da produção o agricultor está ao menos conseguindo pagar as contas e ter uma reserva. Ele diz que a preocupação é com o comportamento futuro no mercado, com a queda no consumo e nas exportações. O leite padrão está sendo comercializado a um real e 90 centavos o litro.
Eleições 2020. No debate deste sábado, os 3 candidatos a prefeito de São Bernardino retiraram etiquetas de uma urna, contendo temas para serem comentados. O assunto era único para cada um, não podendo ser repetido. Essa foi a parte do programa que antecipou as perguntas feitas de candidato para candidato. Pelo sorteio realizado momentos antes de iniciar o debate, ADELI RIFFEL foi o primeiro a falar.
Saneamento Básico. Assunto discorrido por ADELI RIFFEL, que explicou se tratar de um conjunto de serviços como distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos. O candidato observa que esses serviços impactam diretamente na saúde da população, na qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade. Disse que na sua gestão, melhorou o sistema de coleta de lixo com recuperação das lixeiras de rua. Implantou outras, inclusive containeres. Os investimentos chegaram a 50 mil reais.
Ainda sobre saneamento básico, ADELI RIFFEL disse que no seu mandato, iniciou adequação das bocas de lobo inteligentes, que diminuem o mau cheiro, na cidade de São Bernardino. Se for reeleito pretende dar andamento a esse investimento. Ele quer implantar uma estação de tratamento de esgoto no município. Promete melhorar as fontes de água para os agricultores. Por fim, lembrou que adquiriu um caminhão-tanque para auxiliar a população em períodos de grande estiagem.
Agricultura. Esse foi um dos temas sorteados por DALVIR LUDWIG. O candidato disse que o setor foi esquecido nos últimos anos em São Bernardino. Conforme ele, pedidos de serviço não foram atendidos e agricultores tiveram que tirar dinheiro do bolso para fazer silagem. Ele garante que o plano 45 vai mudar tudo isso. Quer levar associações para dentro da administração municipal. DALVIR defende que o município pague funcionário, combustível e forneça implementos para o homem do campo.
Continuando no setor da agricultura, DALVIR LUDWIG informou no debate que está nos seus planos, se for o eleito, comprar um trator em esteiras. Disse que o anterior foi vendido no mandato passado. A atual administração poderia comprar e não o fez. O candidato garante que vai melhorar o programa Cheque do Leite. Salienta que sementes de pastagem precisam ser licitadas no tempo certo, porque os agricultores estão esperando até hoje a distribuição. DALVIR fala em resolver o problema da água nem São Bernardino.
Cultura foi um dos temas sorteados por IVO LUDWIG. O ex-prefeito quer que a população leia atentamente seu plano de governo, que abrange todos os setores. O candidato disse no debate que se for o vitorioso em 15 de novembro, vai incentivar a realização de festivais de música e dança. Lembrou que no seu governo havia aulas de música e dança e isso tudo foi abandonado. Comentou que se a atual administração não investir o dinheiro que São Bernardino recebeu, até o fim do ano terá que devolver. Salienta que tem aluno pagando aulas particulares de gaita e violão.
Se for eleito, IVO LUDWIG irá promover e incentivar eventos culturais comunitários, como as tradicionais festas civis e religiosas. Garante que terá, no seu governo, pessoas competentes para tocar o setor da cultura. IVO fala ainda em desenvolver gincanas e oficinas para integrar a população na cultura. O candidato a prefeito de São Bernardino quer fazer do dia do colono e motorista, uma data especial.
Próximo debate na Rádio Atalaia será com candidatos a prefeito de Santa Terezinha do Progresso. Sábado, as 7 e meia da manhã, eles começam a chegar, acompanhados de um assessor cada um. As 8 em ponto, ILENIR SECCHI e MÁRCIA DETOFOL começam o programa, nos estúdios da emissora, que será transmitido, inclusive no face bock. MÁRCIA e ILENIR estudam as regras do debate, que será o terceiro seguido da Atalaia.
Bombeiros combatem fogo em vegetação. Por volta das 18 horas e 25 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi acionado para atendimento a ocorrência de incêndio florestal (eucaliptos), na Rua Chico Brito Bairro Mello próximo Maravalhas Campo Erê. Efetuado combate e rescaldo em aproximadamente 25minutos, foi utilizado bomba costal e mangueira. Área atingida cerca de três mil metros quadrados de uma área total aproximadamente 20 mil metros quadrados.
PM apreende maconha e prende suspeito de tráfico. Após uma denúncia anônima na tarde de ontem, policiais militares de Renascença abordaram um veículo nas proximidades do Centro de Convivência dos Idosos e localizaram uma bucha de maconha com o condutor. Ele informou que é usuário e comprou a porção da droga por dez reais. Na sequência os policiais foram até a casa onde o rapaz havia comprado a droga. De acordo com a Polícia, quando a equipe chegou na casa, um dos suspeitos fugiu do local, permanecendo, apenas um jovem de 19 anos que afirmou ter sido ele que entregou a droga para o usuário. Os policiais realizaram buscas em duas residências usadas pelos suspeitos. Os dois abordados foram entregues na delegacia da Polícia Civil.
Bombeiros reanimam jovem que tentava suicídio. Por volta do meio da e 10 de ontem, a guarnição dos bombeiros de Palma Sola foi acionada para atender a uma ocorrência de suicídio, na rua Vicente Mario Dal Ponte, Bairro Kondor. A guarnição foi até o local, nas proximidades da garagem da prefeitura, onde encontrou um rapaz, de 21 anos, pendurado por uma corda no porão da casa onde reside. Devido à posição em que a vítima estava, foi possível fazer a retirada do local para os procedimentos de reanimação. Na avaliação foi verificada a ausência dos sinais vitais. A equipe realizou várias manobras e conseguiu reverter o quadro. O rapaz recebeu os primeiros socorros e, com oferta de oxigênio, foi encaminhado ao hospital de Palma Sola.
Acusado de atropelar homem no centro da cidade vai a júri amanhã.
O fato ocorreu no dia 26 de outubro do ano passado na Avenida Bandeirantes esquina com a Rua Chico Brito, em Campo Erê. Será julgado ALEX DOS SANTOS acusado de atropelar DIEGO MEDEIROS. Os envolvidos na ocorrência pertencem à mesma família. Segundo HENRIQUE METZ, um dos advogados de defesa do acusado, o réu conta que no dia dos fatos ocorreu uma reunião familiar em que os envolvidos passaram o dia ingerindo bebidas alcoólicas e a noite teve um desentendimento que acabou resultando no atropelamento. A vítima, foi socorrida e levada para atendimento médico, mas no dia seguinte teve complicações e morreu no hospital.
O réu está preso desde o dia seis de novembro de 2019. Conforme o advogado HENRIQUE METZ, o julgamento vai acontecer na sala de júri da comarca de Campo Erê. Devido a pandemia do coronavírus o evento será diferente. O réu ALEX DOS SANTOS que está preso em São José do Cedro não será deslocado para a sessão presencial, mas segundo seu advogado, ele vai acompanhar todo o processo em tempo real, através de videoconferência. Ás nove horas da manhã terá sorteio dos jurados e logo em seguida inicia o julgamento. Não haverá presença de público. Algumas testemunhas também serão ouvidas por videoconferência e outras na sala do júri.
Todo julgamento é classificado como difícil. Esse é o entendimento do advogado HENRIQUE METZ. Ele diz que, os advogados apresentam a defesa técnica. No entanto, argumenta que é a vida de um homem que está sendo julgada e é necessário muito trabalho para que os fatos sejam apurados de forma coerente. No júri de amanhã atuam na defesa os advogados: HENRIQUE METZ e LARISSA SOARES. Vai presidir o julgamento a juíza de direito da comarca PAULA FABRRIS PEREIRA e na acusação a promotora JULIANA BERTOLETTI.
Defesa idealiza busca pela justiça. O comentário é da advogada LARISSA SOARES. De acordo com ela, pelo conjunto de provas formadas durante a instrução processual que conta também com diversas testemunhas, a defesa quer mostrar a verdade em plenário. Ela diz que segundo as provas do processo, o réu não teve culpa pela morte da vítima, que foi a óbito por edema pulmonar. Por isso vão trabalhar auxiliando os jurados a tomar a melhor decisão. Acrescenta que embora seja um conceito de justiça formalmente aceito pela sociedade, nem sempre aplicação de pena privativa de liberdade é sinônimo de justiça. LARISSA frisa que os jurados possuem o poder de decisão em suas mãos, mas é preciso considerar os motivos e circunstâncias que levaram o réu a agir e a realizar a conduta. Sempre diferenciando pena e prisão de justiça.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.