ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 20-09-2023 Quarta-Feira

-COPOM DEVE REALIZAR MAIS UM CORTE NA TAXA SELIC NESTA QUARTA-FEIRA

-EXPORTAÇÃO DE CARNE SUÍNA CATARINENSE BATE RECORDE EM AGOSTO

-JANTAR TÍPICO ALEMÃO SERÁ DESTAQUE NA KERBFEST DE IPORÃ DO OESTE

-EPAGRI DE MONDAÍ REALIZA ENCONTRO COM O GRUPO DA JUVENTUDE RURAL

-DIA DE CAMPO SOBRE VARIEDADE E MANEJO DE CEREAIS SERÁ REALIZADO AMANHÃ

-SECRETÁRIO CONFIRMA SEQUÊNCIA DE ATENDIMENTOS DE ONCOLOGIA NO PARANÁ

-COLISÃO ENVOLVE CARRO E CAMINHÃO DE COLETA DE LIXO NA SC-386

-CAMINHÃO TOMBA E BLOQUEIA O TRÂNSITO ENTRE IPORÃ E TUNÁPOLIS


O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima pode chegar a 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 84 centavos. O euro está valendo cinco reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.


A Nasa publicou um artigo no início deste mês intitulado “O oceano está com febre”, que explica que em março e abril “as temperaturas médias da superfície do mar ultrapassaram os níveis mais elevados que tinham sido observado no registro de dados mantido pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos. O texto afirma que, em agosto, foram encontradas “anomalias” na temperatura da superfície do mar. A publicação cita ainda que é notável que algumas áreas dos mares do planeta tiveram temperaturas quentes superiores a três graus.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, discursou na manhã desta terça-feira durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York. O presidente manifestou apoio à Ucrânia, falou sobre uso de combustíveis fósseis e seu impacto nos eventos climáticos extremos, e alertou para perigos do uso de inteligência artificial. O chefe Estado norte-americano questionou se os países membros da Carta das Nações Unidas se sentem seguros com a agressão russa à Ucrânia. A maior parte do discurso de BIDEN, no entanto, foi sobre eventos climáticos extremos vivenciados por diversos países em 2023.

Em discurso na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas nesta terça-feira, o presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, acusou a Rússia de fazer chantagem nuclear e praticar genocídio em seu país. Ele pontuou que o país tem provas de que a Rússia pratica “deportação como política de governo”, inclusive de crianças, e que as estaria ensinando a odiar a Ucrânia. Mais cedo nesta terça-feira, na abertura da Assembleia-Geral, o presidente LULA fez o primeiro discurso, como é tradição na reunião de líderes. Entre os temas abordados por LULA, foram citados o compromisso do Brasil com a igualdade racial, a queda no desmatamento da Amazônia, a equidade salarial entre homens e mulheres e a liberdade de imprensa.

Em uma sessão tumultuada, a Comissão de Previdência e Família da Câmara dos Deputados adiou nesta terça-feira a votação do parecer do deputado PASTOR EURICO que dá aval a um projeto que proíbe o reconhecimento do casamento civil homoafetivo – ou seja, entre pessoas do mesmo sexo. O segundo adiamento de votação da proposta foi definido após quase duas horas de discussão para chegar a um acordo entre parlamentares de esquerda e da oposição. Pela decisão, o texto retornará à pauta do colegiado somente depois da realização de uma audiência pública sobre o tema. O debate ocorrerá na próxima terça. Na quarta, o projeto será votado na comissão da câmara.

O consumo aparente de bens industriais recuou dois e meio por cento em julho deste ano no país, na comparação com o mês anterior. Dado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgado nesta terça-feira, mostra parcela da produção industrial brasileira e das importações voltadas ao mercado doméstico. A queda veio após alta de um vírgula quatro por cento em junho deste ano. O indicador também teve quedas de cinco vírgula dois por cento na comparação com julho de 2022. Treze dos 22 segmentos da indústria da transformação tiveram queda na demanda, entre eles produtos de fumo que caíram 13 vírgula oito, artigos de vestuário e acessórios com queda de oito por cento e máquinas e equipamentos com redução de sete por cento.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central se reúne nesta quarta-feira e deve reduzir a taxa básica de juros da economia de 13 vírgula 25 para 12 virgula 75 por cento ao ano, de acordo com estimativa dos economistas das instituições financeiras. A decisão será anunciada por volta das seis e meia da tarde. Se confirmado, esse será o segundo corte seguido na taxa Selic, que começou a recuar em agosto deste ano. No comunicado de sua última reunião, quando a taxa recuou meio ponto percentual, o Copom informou que poderia continuar promovendo "redução da mesma magnitude" à adotada naquele momento. Taxa básica de juros da economia, a Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação.

Com 32 votos favoráveis e uma abstenção, os deputados aprovaram em primeiro turno, na sessão desta terça-feira, o projeto de lei complementar que altera os percentuais do Fundo Estadual de Sanidade Animal destinados ao pagamento de indenizações de produtores rurais que tiveram seus rebanhos sacrificados. A matéria segue para votação em segundo turno. A proposta, de autoria do presidente da Alesc, deputado MAURO DE NADAL tem o objetivo é aumentar a disponibilidade de recursos para o pagamento dessas indenizações, que são devidas aos proprietários rurais que tiveram que sacrificar animais de produção que tenham caso suspeito ou confirmado de contaminação por doenças como febre. Atualmente, 20 por cento dos recursos do Fundesa são destinados para abates por febre aftosa, 40 por cento para doenças não passíveis de vacinação e 40 para ações de vigilância e fiscalização animal. Conforme o texto aprovado nesta terça, 60 por cento dos recursos do fundo passam a ser destinados para o pagamento das indenizações, independente da doença.

Os dois projetos de ferrovias que estão em desenvolvimento em Santa Catarina foram apresentados para os representantes da China Railway Construction Corporation, uma das maiores construtoras do mundo. Os dirigentes chineses foram recepcionados pelo governador JORGINHO MELLO e pelos secretários de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, BETO MARTINS, e de Articulação Internacional, JULIANO FROEHNER. A comitiva conheceu os detalhes do projeto executivo do trecho que liga Araquari a Navegantes. São 60 quilômetros que conectarão o Complexo Portuário de Itajaí à malha ferroviária nacional. O outro estudo apresentado foi o projeto básico de 319 quilômetros da ferrovia que ligará Chapecó a Correia Pinto. A proposta conectará o Oeste catarinense com a malha nacional, permitindo também acesso ao Litoral catarinense.

Santa Catarina exportou 62 mil e 300 toneladas de carne suína em agosto, alta de 15 vírgula oito por cento em relação às exportações do mês anterior e de zero vírgula três na comparação com as de agosto de 2022. Esse é o maior montante mensal de carne suína exportado por Santa Catarina desde o início da série histórica, em 1997. Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola no Boletim Agropecuário de setembro. As receitas, por sua vez, foram de 146 milhões e 800 mil dólares, crescimento de 10 por cento em relação às do mês anterior, mas recuo de dois vírgula um em relação às de agosto de 2022. O valor representa o terceiro melhor resultado mensal de toda a série histórica.

O Secretário da Saúde de São João do Oeste, PAULO RECH, confirma a sequência de atendimento de oncologia, em Cascavel no Paraná. Ele demonstra preocupação com possíveis alterações no atendimento a pacientes com câncer. Na região as referências são os hospitais de São Miguel do Oeste e Chapecó. O Secretário comenta que nos últimos dois anos, muitos pacientes estão optando pelo atendimento especializado no Centro de Oncologia de Cascavel, no Paraná. Segundo RECH, existia uma recomendação para os municípios optarem por encaminhamentos em apenas dois hospitais, pois no momento a Secretaria da Saúde respeita a vontade do paciente para o atendimento de oncologia.

De acordo com PAULO RECH, na tarde de ontem ocorreu uma reunião com live com técnicos da Secretaria de Estado da Saúde. Ele destaca que a possibilidade da centralização ocorrer no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso não agradava, pois a unidade de saúde não possui estrutura física e de profissionais para o atendimento com agilidade. RECH alerta que isso iria provocar longa fila de espera por atendimento em uma especialidade que normalmente exige o máximo de urgência para salvar vidas. De acordo com PAULO RECH, a situação exige diálogo e planejamento por parte da Secretaria de Estado da Saúde para evitar transtornos aos municípios do Extremo Oeste, que enfrentam dificuldades em diversos atendimentos especializados. Na reunião de ontem a equipe da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina entendeu a reivindicação dos municípios do Extremo Oeste.

O Secretário, PAULO RECH destaca que a iniciativa partiu dos municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Guaraciaba e Guarujá do Sul, que possuem maior número de pacientes levados ao Centro de |Oncologia de Cascavel. Com o ajuste, os pacientes e secretaria municipais da saúde poderão optarem pelo tratamento em São Miguel do Oeste ou Cascavel. Segundo RECH, caso toda demanda que está sendo levada para Cascavel, fosse destinada para São Miguel do Oeste, não seria possível atender com a urgência necessária. Ele menciona que esta foi uma conquista com base na reivindicação dos Secretários Municipais da Saúde e Prefeitos. PAULO RECH cita que as consultas ocorrem com agilidade, em São Miguel do Oeste, porém existe uma demora muito grande para a realização de exames e tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

São João do Oeste tem confirmação de recursos do governo estadual. Valores garantem obras relevantes para o município. Conforme o Vice-prefeito de São João do Oeste, RUDI RASCH, o governo estadual depositou um milhão de reais para a sequência do asfalto de acesso as comunidades de Macuco e Fortaleza. Hoje será definido com a empresa vencedora da licitação o cronograma para conclusão da obra. RASCH lembra que o investimento total será de três milhões e 555 mil reais, sendo que até o momento apenas 30 por cento foi pago. Ele lamenta que boa parte da base já está deteriorada devido a demora na conclusão do asfalto. O vice-prefeito afirma que é uma obra importante, porém, o governo estadual deixou de repassar os recursos para a pavimentação de um quilômetro e 800 metros. Neste trecho ocorreu aumento de residências e ainda está localizado a sede da Cooperativa da Agricultura Familiar.

Vice-prefeito chama atenção para a maior obra da história de São João do Oeste. RUDI RASCH informa que será feito o recalque de água do Rio Uruguai para abastecer diversas comunidades e a cidade de São João do Oeste. A capacidade será de 127 metros cúbicos de água por horta. O governo estadual confirmou a liberação de cinco milhões de reais e ainda terá mais sete milhões de reais de financiamento da prefeitura. Segundo RASCH, o valor total será de aproximadamente 20 milhões de reais até a conclusão do projeto. O vice-prefeito reforça que isso vai garantir por mais de 50 anos, que não haverá mais problema com falta de água potável para a população. Segundo RASCH, o desafio agora é agilizar a assinatura de contrato com a empresa que vai executar a obra mais importante da história de São João do Oeste.

A gerência regional da Epagri de São Miguel do Oeste vai realizar nesta semana, dois dias de campo em municípios da região de abrangência. A informação é do engenheiro agrônomo, CÉLIO MIKULSKI. Ele participou no sábado pela manhã do Rede Peperi Notícias Primeira Edição e lembrou que no último plano plurianual, a gerência teve o retorno da cultura de grãos como prioridade na regional de São Miguel do Oeste. Ele explicou que dessa forma, a temática será trabalhada de forma mais intensa com os agricultores ao longo dos próximos meses, ficando atrás apenas das ações voltadas a bovinocultura de leite, que terá uma atenção maior por parte da equipe da Epagri. CÉLIO pontuou que o órgão já vinha atuando forte na cadeia de grãos, principalmente em relação ao trigo, que registrou um aumento considerável de área plantada nos últimos três anos nos 40 municípios de abrangência das regionais de São Miguel do Oeste e também de Palmitos.

CÉLIO MIKULSKI salientou que diante disso, a Epagri firmou parceria com a Embrapa e participou de uma capacitação de três dias, onde os profissionais conseguiram algumas variedades de sementes de trigo que foram plantadas em unidades de referência de trigo e de cereais de inverno na regional. Ele citou que após essa implantação, haverá dois dias de campo sobre variedade e manejo da cultura dos cereais de inverno em dois municípios da regional, sendo que o primeiro deles será nesta quinta-feira, em Descanso, na propriedade da família GIUMBELLI. A ação terá início a uma e meia da tarde e contará com a presença da Embrapa, onde vários assuntos serão abordados, entre eles o uso de cereais de inverno como alternativa para produção de forragem e alimentação animal, sobre as tecnologias e uso de bioinsumos na produção de grãos e sobre as variedades de trigo e suas características na produção de grãos de elevada qualidade.

O engenheiro agrônomo da Epagri, CÉLIO MIKULSKI, disse ainda que a pecuária de leite é uma das principais atividades na agricultura e por isso, é fundamental trazer novas práticas, fazendo com que as propriedades sejam mais sustentáveis, com menos custos e mais rentabilidade. O profissional mencionou que na propriedade da família GIUMBELLI em Descanso, foram plantadas entre cinco e seis variedades de trigo e todas estão sendo testadas, sendo que até o momento, os resultados são positivos e tendem a produzir em um sistema mais sustentável e com menos sementes e insumos por hectare, reduzindo o custo de produção. CÉLIO destacou que o segundo dia de campo será em Guaraciaba na sexta-feira, onde os mesmos assuntos serão abordados. Ele orientou que os interessados devem buscar os escritórios da Epagri de cada município para fazer a sua inscrição.

A Epagri de Mondaí realizou ontem, o sétimo encontro com o grupo da Juventude Rural. A atividade aconteceu na Casa da Cultura do município e teve a participação de 29 jovens de Mondaí e uma jovem de Riqueza. Conforme o Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural da Epagri, PAULO ROBERTO KUHN, o objetivo dos encontros é incentivar a permanência dos jovens no campo, principalmente no desenvolvimento de atividades voltadas à produção de leite, já que ela pode garantir uma boa renda se tiver boa administração. KUHN salientou que a sucessão familiar ainda é um assunto delicado e que precisa ser bastante trabalhada para que os jovens despertem o interesse em permanecer no campo.

O sétimo encontro do grupo da Juventude Rural de Mondaí na manhã de ontem teve foco nas abordagens sobre questões relacionadas a alimentação, cercas elétricas e sobre o fornecimento de água e sombra de qualidade ao gado leiteiro. O Engenheiro Agrônomo e Extensionista da Epagri, PAULO ROBERTO KUHN, salientou que na parte da tarde, os jovens também se deslocaram ao município de São Carlos, onde trabalharam todos os temas na prática em uma propriedade rural de referência na produção leiteira.

De 28 a 30 de setembro, Iporã do Oeste viverá mais uma edição da tradicional Kerbfest. Uma das atrações do evento é o jantar típico alemão, que será servido no sábado, 29 de setembro, no pavilhão católico, a partir das 19h30. Conforme o integrante da Comissão Organizadora e coordenador do jantar, GILBERTO SCHNEIDER, as edições anteriores tiveram grande procura, com venda de todas as fichas de forma antecipada. SCHNEIDER frisou que neste ano novamente serão preparados diversos pratos típicos da Alemanha, já que ele morou por seis anos na Europa e adquiriu conhecimentos da culinária típica, marcada por sabores ímpares. A intenção é preparar os pratos da mesma forma que ocorre na Alemanha e proporcionar um jantar diferente para os participantes.

GILBERTO SCHNEIDER enalteceu que todas as receitas do cardápio que será preparado foram trazidas da Europa. Conforme o coordenador do jantar típico alemão, os participante serão recepcionados pelos integrantes do Grupo de Danças Immer Lustig, que farão o encaminhamento até as mesas, onde será servido o aperitivo de entrada. Para a edição deste ano do jantar típico alemão, estão sendo disponibilizadas 400 fichas. Após o jantar, ainda terá música ao vivo com a dupla Carine e Felipe. O coordenador, GILBERTO SCHNEIDER, salientou que a ideia de realizar o jantar típico alemão dentro da programação da Kerbfest surgiu com o objetivo de enaltecer a presença de muitos descendentes europeus em Iporã do Oeste e reviver a tradição alemã das festas familiares.

A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste realizou nesta terça-feira, um encontro técnico com o efetivo. O evento foi promovido em alusão a Semana Nacional do Trânsito e teve o objetivo de atualizar os profissionais do serviço policial. Foram tratados de diversos temas voltados ao policiamento, orientando sobre abordagens de trânsito, em especial, quanto aos aspectos de legalidade e procedimentos de segurança policial. O Promotor de Justiça da Comarca de Mondaí, RAFAEL DUTRA SILVEIRA MARTINS, participou do encontro e abordou aspectos legais e jurisprudenciais das abordagens. Alguns policiais militares da terceira companhia, do segundo batalhão da Polícia Militar Rodoviária, também estiveram presentes e atualizaram as instruções técnicas relacionadas às abordagens policiais. A Semana Nacional do Trânsito é lembrada anualmente de 18 a 25 de setembro.

Um jovem morreu ao cair em uma desensiladeira no interior de Dionísio Cerqueira. Na tarde desta terça-feira, equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência envolvendo maquinário agrícola. Foi na comunidade de Barra da União, no interior de Dionísio Cerqueira. Um jovem sofreu um acidente ao cair dentro de uma desensiladeira e morreu no local. A Polícia Civil, a Polícia Científica e o Instituto Médico Legal foram acionados para realizar os procedimentos necessários e remover o corpo da vítima. O jovem foi identificada como MARCELO RIGHI, de 18 anos de idade.

Na tarde desta terça-feira, a Polícia Civil de Maravilha cumpriu um mandado de prisão, deferido pelo Poder Judiciário, contra um homem envolvido em furto. O preso já se encontrava recolhido em uma unidade prisional e durante o cumprimento do mandado de prisão, acabou colaborando com as autoridades. O detido indicou o local onde havia escondido um aparelho celular furtado no último domingo. Com base na informação fornecida pelo preso, os policiais civis prontamente se deslocaram até o local indicado e conseguiram recuperar o aparelho celular. O dispositivo foi devolvido para a vítima.

Um homem foi preso em Maravilha por dever mais de 26 mil reais em pensão alimentícia. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Maravilha, montou uma operação na tarde desta terça-feira para dar cumprimento a um Mandado de Prisão expedido pelo Juízo da Comarca de São Miguel do Oeste, em razão de dívida de alimentos que ultrapassam o montante de 26 mil reais. A equipe policial tomou conhecimento de que o homem estava residindo em Maravilha e cumpriu a ordem judicial. O preso foi encaminhado para a Unidade Prisional e está à disposição da Justiça.

A Polícia Militar apreendeu ontem, duas armas de fogo em uma ocorrência de ameaça na Linha Palu, em Guaraciaba. As guarnições de Barra Bonita e Guaraciaba se deslocaram até uma residência, onde o filho de 14 anos, teria ameaçado sua própria mãe com um facão, sendo socorrida pelo outro filho. Não haviam feridos no local. O motivo da discussão era devido ao filho não querer ir para a escola. Na residência foram localizadas duas armas de fogo, que foram entregues pelo pai do adolescente. Ele disse que possuía as armas há muitos anos, sendo uma espingarda ponto 40 e outra ponto 36, uma delas com número suprimido, além de 15 cartuchos, dos quais 14 estavam deflagrados, além de 32 espoletas e aproximadamente um quilo de pólvora. Os envolvidos foram conduzidos para a delegacia de polícia.

Uma colisão traseira entre um caminhão de coleta de lixo e um carro de uma empresa privada foi registrada na manhã desta quarta-feira, na SC-386, em frente à Serni Reciclagens, em Iporã do Oeste. A reportagem da Peperi apurou no local que ambos se deslocavam no sentido a Mondaí, quando o caminhão iniciou uma manobra à esquerda para entrar no pátio da empresa, momento em que o carro que vinha atrás, iniciava uma ultrapassagem. O motorista do carro relatou que não conseguiu frear e colidiu na traseira do caminhão. No acidente foram registrados apenas danos materiais no carro, que parou ao lado da pista. Os motoristas fizeram o registro do boletim de ocorrência de forma online. O caminhão envolvido não é de propriedade da Serni Reciclagens, como foi informado mais cedo pela nossa reportagem.

O tombamento de um caminhão carregado com sacos de ração e concentrados para gado leiteiro bloqueia o trânsito de veículos na estrada geral que liga Iporã do Oeste a Tunápolis, nesta quarta-feira. O acidente aconteceu nesta manhã na subida logo após a ponte sobre o Rio Macaco Branco, em uma curva acentuada. O caminhão ficou atravessado na estrada, impedindo a passagem de veículos. Os usuários da via estão sendo orientados a buscarem rotas alternativas, até que a carga seja transposta e o caminhão tombado seja retirado do local por um guincho, o que deve acontecer na tarde de hoje. A Polícia Militar de Tunápolis esteve no local para apurar as causas do tombamento. O motorista do caminhão não teve ferimentos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.