-GASOLINA CAI PELA 8ª SEMANA E CHEGA AO MENOR VALOR DESDE MAIO DE 2021
-TRE CONFIRMA TEMPO DOS CANDIDATOS DE SC NA PROPAGANDA DE RÁDIO
-GRUPO ORGANIZA PROGRAMAÇÃO DA QUARTA CARREATA PATRIOTA DO DIA 7
-ADMINISTRAÇÃO ENTREGA MAIS 38 ESCRITURAS DE IMÓVEIS PARA MORADORES
-AGRICULTOR RECLAMA DE QUEDAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO INTERIOR DO MUNICÍPIO
-MULHER MORRE AO CAIR EM CISTERNA DE ÁGUA EM PROPRIEDADE RURAL
-RAPAZ DE 24 ANOS MORRE EM COLISÃO DE CARRO E MOTO NA BR 163
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 16 graus. A mínima das últimas horas foi de um grau negativo.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 19 centavos. O euro está valendo cinco reais e 21 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O Parlamento de Montenegro aprovou neste sábado, uma moção de desconfiança, o que abre caminho para a queda do atual governo e o início de uma nova fase de turbulência política no país adriático. A medida foi aprovada com 50 votos a favor e apenas um contra, enquanto os outros 30 parlamentares boicotaram a votação. Montenegro vive um clima de turbulência política há semanas depois que o governo assinou um controverso acordo com a Igreja Ortodoxa Sérvia. A resolução abrange uma série de questões, incluindo uma estrutura regulatória para centenas de propriedades como igrejas e mosteiros.
Depois de três ondas de calor que deixaram mais de mil e 500 mortos e provocaram recordes de temperaturas, a Europa Ocidental está sendo atingida esta semana por fortes temporais que já deixaram ao menos 13 mortos. As mortes ocorreram na França, na Itália e na Áustria. Desse total, cinco pessoas morreram em Córsega, ilha do sul da França atingida por tempestade e fortes ventos desde quinta-feira. Os ventos também castigam turistas que visitam Veneza, na Itália Pela cidade, dezenas de pessoas tiveram que buscar abrigo no meio da rua quando uma chuva de verão atingiu a cidade. O Reino Unido está em estado de alerta por enchentes.
O Chile começou a flexibilizar as medidas sanitárias impostas na pandemia para a entrada de turistas na região. A partir de primeiro de setembro, não será mais exigido o preenchimento da Declaração Juramentada para Viajantes com informações de contato e histórico de saúde. No momento do embarque, o viajante deve apresentar apenas o comprovante de vacinação emitido em seu país de origem. Na pandemia, o Chile implementou três níveis de risco. Atualmente, o país trabalha com o Alerta 1 – o mais brando –, que considera haver transmissão do vírus na região, porém controlada.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recebeu nesta sexta-feira da farmacêutica Pfizer o pedido de autorização de uso emergencial de uma segunda vacina contra Covid-19. A nova vacina é do tipo bivalente, ou seja, age contra duas cepas do vírus, inclusive a Ômicron, subvariante BA.1. Uma vez recebido o pedido de autorização de uso emergencial, a Anvisa tem 30 dias para concluir a avaliação. Este prazo é interrompido sempre que for necessária a solicitação à empresa de complementação de informações ou esclarecimentos sobre os dados de qualidade, de eficácia e de segurança apresentados. O Reino Unido foi o primeiro país a aprovar uma vacina voltada para combater a Ômicron.
O indicador de Intenção de Consumo das Famílias subiu um vírgula um por cento entre julho e agosto, com expansão de 17 por cento ante agosto de 2021. A informação é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Com o aumento, o ICF atingiu maior patamar desde abril de 2020, ou seja, desde começo de pandemia de covid-19, pontuou a entidade. De acordo com a CNC, o desempenho foi impulsionado por famílias com renda mais alta, mais otimistas e dispostas a consumir em agosto. Dos sete tópicos usados para cálculo do indicador, seis apresentaram alta em agosto, como emprego, renda e acesso ao crédito.
O preço médio da gasolina caiu pela oitava semana seguida nos postos de combustíveis do país. O litro chegou a cinco reais e 40 centavos na semana de 14 a 19 de agosto, o valor mais baixo desde maio de 2021. A informação é da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis que voltou a divulgar levantamento semanal de preços, após três semanas, por causa de ataque cibernético. Desde a semana de 19 a 25 de junho, quando o litro atingiu o maior valor, sete reais e 39 centavos, o preço já recuou 26 por cento, ou seja, queda de quase dois reais. O diesel também teve redução de quatro vírgula 47 por cento nas últimas três semanas, passando de sete reais e 38 centavos para sete reais e cinco centavos.
O PSC desistiu de lançar a candidatura da vereadora de Itajaí CHRIS STUART ao Senado nas Eleições 2022. O partido apresentou na terça-feira um documento informando a desistência da candidata e solicitando aderência à coligação em torno do governador CARLOS MOISÉS. Ela confirmou a decisão e disse que ela foi motivada por uma decisão da Justiça Eleitoral publicada na terça-feira. O texto definia que o PSC poderia ter candidato próprio ao Senado, mas para isso precisaria estar fora da coligação formada em torno de CARLOS MOISÉS. Com a saída de CHRIS STUART, o Estado terá 10 candidatos ao Senado, o mesmo número de concorrentes a governador.
Os tempos de TV dos candidatos ao governo de Santa Catarina nas Eleições 2022 foram divulgados oficialmente nesta sexta-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral. A definição ocorreu em uma reunião que sorteou a ordem de exibição do primeiro dia de propaganda eleitoral em rádio e TV, marcado para 26 de agosto. A partir do segundo dia, a ordem segue um esquema de rodízio. Os critérios de divisão do tempo de propaganda em rádio e TV estão descritos na legislação eleitoral. Do tempo total, 90 por cento é dividido conforme o número de vagas ocupadas pelos partidos na Câmara dos Deputados. Os outros 10 por cento são distribuídos igualitariamente, entre os partidos com candidatos para o cargo em questão. O horário eleitoral é dividido em blocos e inserções. A propaganda em bloco ocorre duas vezes por dia, com duração de 25 minutos.
Pela ordem sorteada nesta sexta, o primeiro candidato a governador a ter propaganda exibida no dia inicial da propaganda em rádio e TV é JORGINHO MELLO do PL, seguido por GEAN LOUREIRO do União Brasil e JORGE BOEIRA do PDT. Os tempos serão os seguintes: GEAN LOUREIRO: 2 minutos e 23 segundos; DÉCIO LIMA: 2 minutos e 12 segundos; CARLOS MOISÉS: 1 minuto e 49 segundos; ESPERIDIÃO AMIN: 1 minuto e 40 segundos; JORGINHO MELLO: 43 segundos e JORGE BOEIRA: 37 segundos. Os candidatos ODAIR TRAMONTIN e RALF ZIMMER terão 16 segundos cada um. Uma novidade para este ano é que será exigido o cumprimento da chamada cláusula de barreira para os partidos terem acesso ao tempo de rádio e TV. Com isso, LEANDRO BORGES do PCO e ALEX ALANO do PSTU, ficarão de fora da propaganda eleitoral.
Com o início da propaganda eleitoral no rádio e TV a partir de sexta-feira da semana que vem, a programação de jornalismo das emissoras da Rede Peperi de Comunicação será alterada. Pela manhã, a propaganda política inicia as sete horas. Com isso, o Rede Peperi Notícias Primeira edição começa as sete horas e 25 e terá um bloco a menos do que o formato tradicional. O noticiário vai até as oito horas e dez minutos. O Globo em Foco também terá novo horário a partir da próxima sexta. O principal radiojornal do extremo-oeste vai começar ao meio-dia e 25 e manterá o mesmo formato.
O candidato a governador pelo Progressista, ESPERIDIÃO AMIN passou por São Miguel do Oeste na manhã de hoje. Ele chegou por volta das nove horas e se deslocou para o município de Mondaí onde participou de um evento político de lançamento da campanha na região. O encontro também vai reunir candidatos a deputado e simpatizantes do partido. AMIN retorna para a capital do estado logo depois do meio-dia. A Peperi vai divulgar os eventos de campanha de todos os candidatos a governador quando eles passarem pelo município de São Miguel do Oeste.
O Peperi Debates deste sábado abordou um problema crônico dos brasileiros: o baixo índice de leitura. Na semana passada foi comemorado o aniversário da biblioteca pública e o programa aproveitou esse momento para discutir como está a leitura em tempos de internet. Ler nunca foi o forte do brasileiro, mas e agora, com as tecnologias digitais? Será que as pessoas estão lendo menos ou mais? Quais são os caminhos para formar novos leitores? O programa de hoje reuniru a professora de Língua portuguesa, literatura e redação, MARIA BERNADETE MUSTIFAGA, o psicólogo ALVARO LORO e a coordenadora do curso de Pedagogia da Unoesc, JANES KÖHNLEIN. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
A leitura está muito presente no dia-a-dia das pessoas e ocorre de muitas formas atualmente. A afirmação é da professora de Língua portuguesa, literatura e redação, MARIA BERNADETE MUSTIFAGA. Ela disse que as pessoas estão escrevendo e lendo mais, mas daquela forma tradicional que é ler um livro, por exemplo. Segundo a professora, a leitura acontece a todo instante em busca de informações específicas e pontuais. As tecnologias digitais não devem ser vistas como uma ameaça a formação de novos leitores, mas sim, uma possibilidade de estimular a leitura. Segundo MARIA BERNADETE, as crianças precisam ser ensinadas em um ambiente onde a leitura seja um prazer e não uma obrigação, seja no formato dos livros físicos ou nos e-books e materiais digitalizados.
Um aspecto essencial para a formação de leitores é a forma como se dá a iniciação das crianças à leitura. A visão é da coordenadora do curso de Pedagogia da Unoesc, JANES KÖHNLEIN. Ela comentou que o gosto pela leitura depende dos primeiros estímulos que a criança recebe para a prática na educação infantil. De acordo com JANES, cabe aos adultos participar do processo para acompanhar as crianças no mundo da leitura e no aproveitamento das novas mídias para adquirir esse hábito. Segundo a professor, é preciso aprender a fazer essa transição ou inclusão das novas tecnologias para estimular a leitura, especialmente entre os jovens. Ela fez uma alerta para o risco de que a internet pode representar uma facilidade para as leituras mais superficiais, sem o aprofundamento dos temas.
Não há uma explicação única para o que leva uma pessoa a gostar de ler. O comentário é do psicólogo ALVARO LORO. Ele disse que existem vários fatores para entender porque as pessoas leem menos ou mais, como por exemplo, a situação financeira das famílias, a necessidade de trabalhar e estudar e outros aspectos. De acordo com ALVARO, o livro física é fundamental para as pessoas, mas as obras digitais também trazem boas possibilidades para a ampliação da leitura e dos leitores. O que ele ressaltou é que a leitura exige tempo e dedicação, independentemente do formato do material. ALVARO comentou que a leitura é um aspecto central para o crescimento das pessoas. Ele também disse que ler é importante em todas fases da vida, inclusive na terceira idade. Para ALVARO, a livro torna a velhice menos solitária.
Um grupo de empresários e pessoas da comunidade está organizando mais uma edição da Carreata Patriota para o dia Sete de Setembro. De acordo com um dos organizadores do evento, VICTÓRIO BOLFE, o objetivo é incentivar e ressaltar a importância do patriotismo. Ele comentou que já foram adquiridas 350 bandeiras do Brasil que serão colocadas em locais específicos da cidade. Além disso, também foi realizada a compra de mil e 400 bandeirinhas para serem usadas em veículo e 500 camisetas com representação da Bandeira do Brasil que serão vendidas em pedágios, deixadas em lojas dos integrantes do grupo e também durante o dia 07 de setembro, na Praça Walnir Bottaro Daniel.
A concentração das pessoas para a Carreata Patriótica do dia Sete de Setembro será na praça Walnir Botaro Daniel a partir da uma hora da tarde. No local, um caminhão de som e trio elétrico vai reproduzir alguns hinos, como o Nacional, da Bandeira e da Independência. A carreata começa as três horas da tarde seguindo em direção ao trevo de São Miguel do Oeste pela Rua Santos Dumont e posteriormente pela Waldemar Rangrab. Ao chegar no trevo, o retorno será feito pelas mesmas vias da ida. O empresário VICTÓRIO BOLFE disse que essa será a quarta edição do evento e que na última oportunidade a carreata reuniu cerca de mil veículos e mais de três mil pessoas.
Itapiranga voltou a registrar um foco de Raiva após quase 10 anos sem a doença. O caso foi confirmado pelo escritório local da Cidasc uma propriedade rural da linha Coqueiro. De acordo com a veterinária da Cidasc, TAMINE KREBS, a doença não tem cura e pode afetar os humanos. O foco foi constatado inicialmente por um veterinário da prefeitura que esteve na propriedade em virtude do gado de leite apresentar problemas. TAMINE ressaltou que apesar da preocupação com o registro da doença depois de quase 10 anos, a Raiva não afeta a condição sanitária de Santa Catarina, pois é uma doença que existe e outras regiões do estado, especialmente no litoral.
Os produtores rurais devem ficar atentos em relação a presença de morcegos, animal que pode transmitir o vírus da raiva para os rebanhos. O alerta é da veterinária da Cidasc, TAMINE KREBS. Ela ressaltou que é mais comum o ataque de morcegos próximos a fronteira com a Argentina, mas esse tipo de mamífero também é encontrados em outras áreas rurais. A Cidasc possui métodos de controle da população, caso ocorram problemas graves. TAMINE citou também que a doença não costuma passar facilmente de uma propriedade para outra. Caso seja identificado algum problema é recomendado acionar os profissionais da Cidasc.
A Administração Municipal de São Miguel do Oeste realizou a entrega de mais 38 matrículas de imóveis regularizados por meio do Programa de Regularização Fundiária Urbana. O ato aconteceu na noite desta quinta-feira no Salão Comunitário da Linha Bela Vista das Flores, contemplando moradores da localidade. De acordo com o diretor de habitação, PAULO HENRIQUE COUTO, cerca de 40 processos, que englobam mais de 200 escrituras, estão em andamento pelo REURB, além de outros processos que abrangem cerca de 400 escrituras pelo programa Lar Legal. Até o próximo ano, a intenção da municipalidade é zerar a fila de regularização e entregar os documentos para as famílias que ainda tem o imóvel em condição irregular.
A reportagem da Peperi recebeu nesta semana uma reclamação sobre as quedas constantes de energia elétrica em ao menos duas comunidades do interior de São Miguel do Oeste. VILCEU GAYARDO é morador da Linha Pérola e relatou que a falta de energia também afeta parte da Linha Campo Salles. Conforme ele, o problema é maior principalmente nos horários em que as famílias precisam fazer a ordenha nas propriedades. Segundo ele, menos de cinco moradores possuem geradores de energia e dessa forma, a grande maioria sofre dificuldades nessas situações que envolvem a ordenha, resfriamento do leite e demais atividades que são desenvolvidas no interior.
A Celesc precisa agir e resolver de vez a situação nas Linhas Pérola e Campo Salles. O desabafo é do morador VILCEU GAYARDO. De acordo com ele, o problema precisa ser encontrado para evitar transtornos e mais prejuízos aos moradores das duas localidades. Ele lembrou que já fez várias ligações para a Celesc, porém, a orientação que recebe é que deve mandar uma mensagem escrita para Florianópolis, relatando a situação. Para ele isso é inviável visto a falta de luz e consequentemente de internet para fazer tal procedimento. GAYARDO frisou que as comunidades vivem com esse problema há anos e entre 80 e 100 famílias são afetadas quase que diariamente pela queda de energia.
As quedas constantes de energia elétrica já causaram prejuízos ao morador VILCEU GAYARDO. Ele pontuou que há cerca de 20 dias teve um gasto de quase mil reais e foi informado que o dano ocorreu visto a falta constante de eletricidade na propriedade. Ele acredita que a Celesc precisa conversar com os moradores e ouvir as reclamações e demandas das Linhas Pérola e Campo Salles para que o problema não piore ainda mais e cause mais transtornos para as famílias das duas localidades. A reportagem da Peperi também buscou a posição da Celesc e conversou com o gerente regional da estatal, SANDRO VALMORBIDA que afirmou ter conhecimento da situação relatada pelo morador VILCEU GAYARDO.
O problema nas Linhas Pérola e Campo Salles é pontual e afeta 52 famílias diretamente. A explicação é do gerente regional a Celesc, SANDRO VALMORBIDA. Ele citou que o fato ocorre visto a abertura constante de uma chave e o problema se agravou mais ainda devido as condições climáticas envolvendo raios e ventos. Ele garantiu que a equipe está trabalhando de forma intensa percorrendo ambas localidades e fazendo diversas inspeções para verificar de fato a realidade e resolver de vez esse impasse. VALMORBIDA frisou que a Celesc preza pela qualidade do sistema e uma solução será encontrada em breve.
Os consumidores que registrarem algum dano ocasionado pela queda de energia devem procurar uma agência da Celesc. A orientação é do gerente regional, SANDRO VALMORBIDA. Ele disse que nesses casos é necessário fazer uma solicitação para ser ressarcido por alguma queima de equipamento ou qualquer outro material. Ele esclareceu que um dos principais causadores da falta de energia é a vegetação próxima dos fios de alta tensão e por isso a prática de limpeza e poda de árvores é fundamental. VALMORBIDA salientou ainda que é necessário o apoio e cuidado por parte dos moradores nesse quesito.
A Polícia Rodoviária Estadual realizou mais uma operação nesta semana da campanha “Respeitando o Hoje, Vivendo o Amanhã”. Entre quinta e sexta-feira foram realizadas barreiras e abordagens motoristas na SC 163. O objetivo foi orientar os condutores sobre um trânsito seguro, por meio de boas práticas e respeito às leis de trânsito. Durante a ação, foram flagrados 42 condutores transitando em excesso de velocidade. Seis condutores foram autuados realizando ultrapassagens em lugares proibidos e com excesso de velocidade. A operação foi concentrada nas proximidades do local onde ocorreu um acidente com morte no dia 08 de agosto.
Uma residência foi destruída por um incêndio na tarde desta sexta-feira no Bairro Salete, em Dionísio Cerqueira. A estrutura possuía aproximadamente 90 metros quadrados. O proprietário relatou aos Bombeiros que teria deixado a edificação poucos minutos antes do incêndio. Ao retornar, encontrou a casa parcialmente em chamas. Os vizinhos tentaram combater às chamas com extintor e mangueira de jardim. Quando os bombeiros chegaram, a casa estava com a metade do telhado destruído. Já a garagem, um dos quartos e banheiro, foram atingidos apenas pelo calor e fuligem. As causas do fogo não foram confirmadas oficialmente.
A mulher que morreu ao cair em uma cisterna de água por volta do meio-dia desta sexta-feira no interior de Iporã do Oeste foi identificada como ROSA MARIA PRESTES FROES HEEP. A vítima é irmã do candidato a Deputado Federal, SEBASTIÃO PRESTES FROES. Ela era moradora da comunidade de Linha Piraju e havia completado 38 anos no dia 29 de julho. A mulher morreu ao cair em uma cisterna de água na propriedade. Os socorristas do Corpo de Bombeiros encontraram a entrada da cisterna aberta e um par de botas boiando na água. Diante das dificuldades visuais para o trabalho, foi solicitado auxílio de mergulhadores para as buscas e retirada do corpo, que foi encontrado submerso a uma profundidade de quatro metros e meio. As circunstâncias do fato serão investigadas pela Polícia Civil.
Um rapaz morreu em um grave acidente na madrugada de hoje na BR-163 em Guaraciaba. A colisão aconteceu por volta das duas horas na linha Sete e envolveu um Corsa e uma moto YBR 125, ambos com placas de Guaraciaba. O condutor da moto, PAULO CESAR RICARDO PEIXTO, de 24 anos, estava voltando de uma festa que aconteceu em São Miguel do Oeste quando ocorreu a colisão. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas o motociclista não resistiu aos ferimentos e morreu minutos depois. A Polícia Rodoviária Federal também informou que o Corsa era conduzido por uma mulher que fez o teste do bafômetro. O resultado foi negativo para embriaguez ao volante. A Polícia Civil também esteve presente e fez todos os levantamentos necessários para apurar as circunstancias do acidente.