Um jogador de futebol do Afeganistão foi quem caiu de um avião norte-americano na segunda-feira, de acordo com informações desta quinta-feira da agência de notícias afegã Ariana. Uma multidão de pessoas que tentava fugir do Afeganistão lotou o aeroporto desde que o Talibã assumiu o poder no país no domingo. Algumas das pessoas que estavam na pista tentaram se agarrar à porta do avião quando a aeronave já estava em movimento. De acordo com a agência Ariana, o jogador, ZAKI ANWARI, que chegou a ser da seleção de base do país, caiu de um Boeing C-17 da Força Aérea dos EUA, e a morte foi confirmada pelo Diretório Geral para os Esportes.
O Talibã declarou nesta quinta-feira que o Afeganistão passou a ser o Emirado Islâmico do Afeganistão, mesmo nome adotado no país quando o grupo extremista assumiu o poder pela primeira vez, em 1996. A declaração foi anunciada pelo mesmo porta-voz do Talibã que na terça-feira concedeu uma entrevista coletiva, na qual afirmou que grupo teria atitudes mais moderadas desta vez. Nesta quinta, porém, um dos principais comandantes do Talibã, afirmou que as leis no país devem ser semelhantes às que existiam da outra vez que o grupo extremista esteve no poder. Ele afirmou que não há possibilidade de o país adotar a democracia como sistema para escolher os líderes.
A China aprovou nesta sexta-feira uma lei sobre a proteção da privacidade na internet, que tem como objetivo restringir a coleta de dados pessoais por parte dos gigantes digitais. Segundo a agência de notícias estatal, as regras passam a valer em primeiro de novembro. A lei responde ao aumento nos últimos anos das fraudes na internet, mas sobretudo à crescente preocupação dos consumidores chineses com os vazamentos de dados ou o uso de algoritmos. De acordo com as novas regras, as empresas públicas e privadas terão que reduzir ao mínimo a coleta de informações pessoais dos cidadãos e obter o consentimento prévio.
O presidente JAIR BOLSONARO ingressou nesta quinta-feira com uma ação no Supremo Tribunal Federal a fim de impedir o tribunal de abrir inquérito "de ofício", ou seja, por iniciativa própria, sem pedido do Ministério Público Federal. A ação, assinada por BOLSONARO e pelo advogado-geral da União, BRUNO BIANCO, questiona o artigo 43 do regimento interno do Supremo, que deu origem ao inquérito das "fake news", aberto de ofício em março de 2019 pelo então presidente do STF, ministro DIAS TOFFOLI, com o objetivo de apurar notícias fraudulentas e ameaças a ministros do tribunal. No último dia quatro, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, o relator do caso, ministro ALEXANDRE DE MORAES, incluiu Bolsonaro no inquérito, em razão dos ataques do presidente às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral.
O Ministério de Minas e Energia emitiu nota nesta quinta-feira para informar que o governo busca soluções para "amenizar" os reajustes na conta de luz em 2022. A alta nas faturas do próximo ano pode chegar a 16 vírgula 68 por cento, em média, segundo projeção do superintendente de Gestão Tarifária da Agência Nacional de Energia Elétrica, DAVI ANTUNES LIMA. Segundo o ministério, estão em elaboração as seguintes medidas para amenizar a alta da conta de luz: devolução aos consumidores de créditos tributários gerados por decisões judiciais que excluem o ICMS da base de cálculo do PISCofins na conta de luz e a redução do serviço da dívida de Itaipu, prevista para se iniciar em 2022. Segundo a Itaipu, a tarifa da energia produzida pela hidrelétrica será reduzida em até quatro bilhões no próximo ano.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que faltará dinheiro para pagar salários da administração pública se o montante de 90 bilhões em dívidas da União reconhecidas pela Justiça for honrado em 2022. A declaração do ministro ocorreu nesta quinta-feira durante audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Segundo GUEDES, o pagamento é “inexequível” nas condições atuais da Lei de Responsabilidade Fiscal e do teto de gastos. Ele disse que a única forma de pagar os precatórios sem afetar os salários do funcionalismo é o parcelamentos desses valores.
O ex-prefeito de Major Vieira e ex-presidente da Federação Catarinense dos Municípios, ORILDO SERVEGNINI, foi condenado nesta quinta, a mais de 50 anos de prisão. O seu dele, MARCUS VINICIUS SERVEGNINI, e os empresários DÉCIO PACHECO e DÉCIO PACHECO JÚNIOR, receberam penas semelhantes. O grupo foi investigado pelo Ministério Público e pela Polícia Civil de Canoinhas por crimes de organização criminosa, corrupção, fraudes à licitação e lavagem de dinheiro. A decisão é de primeiro grau. Cabe recurso. O ex-prefeito e o filho dele ainda respondem a mais três ações penais em outras fases da operação, que tramitam tanto na Vara Criminal de Canoinhas, como no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
O governo de Santa Catarina confirmou, nesta quinta-feira, a transmissão comunitária da variante delta da Covid-19. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, são 26 casos considerados autóctones com transmissão dentro do estado e sete importados. Outros 10 estão em investigação. Dos 43 moradores diagnosticados com a variante até o momento, dois morreram em decorrência de complicações da doença. Os casos estão espalhados em 23 municípios. A confirmação da transmissão comunitária ocorre quando, a partir dos resultados da investigação epidemiológica, não é possível se identificar a origem da infecção. Isso indica que a variante está circulando no estado, e a transmissão ocorre independente das pessoas terem viajado ou terem tido contato com outras pessoas que viajaram recentemente.
O Boletim Hidrometeorológico integrado publicado nesta semana indica a continuidade de estiagem e o aumento nas condições de alerta de abastecimento em municípios de parte de Santa Catarina. Os dados são baseados nos registros de chuva da primeira quinzena de agosto. Entre os 295 municípios de Santa Catarina, 250 atualizaram a situação do abastecimento urbano junto às agências reguladoras. Desses, 160 estão em estado de normalidade do abastecimento, 70 em atenção, 18 em alerta e dois em estado crítico. Chama a atenção o aumento no número de municípios em alerta em comparação com o Boletim anterior, publicado em quatro de agosto, quando eram apenas dois nessa condição.
Acislo organiza missão técnica para Alemanha. Cumprindo com o compromisso de proporcionar momentos de intercâmbio para classe empresarial lourenciana, a Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste realizará, de 23 abril a 1? de maio de 2022, uma missão técnica internacional para a Alemanha. São 15 vagas para uma agenda na Hannover Messe, a principal feira do mundo para a tecnologia industrial, a qual reúne tecnologia, automação, controles, engenharia, equipamento, financeiro, indústria e novas tecnologias. Segundo o gerente executivo da Acislo GILBERTO WOLFHART, além do intercâmbio, a intenção é que as empresas ligadas a Acislo possam trocar informações, experiências, conhecer novas realidades e buscar novidades em seus segmentos.
Como o evento reúne expositores do mundo inteiro, é a oportunidade para entender como as empresas estão atuando diante do cenário competitivo do mercado internacional. BETO ressalta que, por ser uma entidade que representa mais de 550 empresas dos setores da industria, comércio e prestação de serviço, a Acislo entende e defende que as missões são importantes e auxiliam no desenvolvimento e na competitividade das organizações. WOHLFARTH JUNIOR, gerente executivo da associação, explica que a pandemia limitou a agenda da associação em 2020 e início de 2021, mas que agora, com a flexibilização por parte dos órgãos de saúde, a ideia é retomar essa programação.
Intercambio internacional, junto com outras questões, sempre foi uma vontade da atual diretoria. A declaração é do gerente executivo ”, considera o gerente executivo GILBERTO WOLFHART. Ele lembra que as vagas são limitadas e que os interessados devem procurar a Acislo para garantir a participação. BETO destaca que a entidade fica a disposição para repassar todas as informações sobre a missão - valores e condições de pagamento e eventuais exigências.
Inscrições para mutirão de castração encerram hoje. Quem lembra é o secretário de Agricultura de Anchieta, RAFAEL DA SILVA. Ele menciona que as inscrições seriam encerradas na quarta-feira, porém decidiu-se, como ainda tem vagas prorrogar até hoje. SILVA explica que são ao todo 200 vagas. No mutirão de 2019 foram 122 castrações. O secretário menciona que a equipe tem capacidade de fazer 60 castrações por hora. A carreta equipada vai ficar na praça municipal a partir da oito horas. SILVA ressalta que serão subsidiadas pelo município nove animais de rua, mais 46 vagas para pessoas de baixa renda cadastradas no CadÚnico e o restante para particulares. A castração acontece na próxima terça-feira.
DMER de Santa Terezinha do Progresso dá prioridade ao interior. Como conta o secretário do Departamento Municipal de Estradas e Rodagem do município - DELCIO KETTERMANN, o maior impedimento para que o trabalho aconteça com agilidade esta sendo o clima. Comenta que uma parte da equipe estava fazendo os melhoramentos começando na linha Rosário, seguindo em direção à cidade de Santa Terezinha. Porém, de acordo com DELCIO, por causa da chuva, foi preciso alterar o foco e começar a reabertura e britagem do caminho que liga o Campo Grande a cidade
Ano começou difícil para o departamento de estradas de Santa Terezinha. O secretário do DMER - DELCIO KETTERMANN, lembra que a maior dificuldade era em relação ao maquinário. Frisa que os equipamentos precisavam de muitos reparos, que tem um alto custo nesse tipo de máquina, e por causa do tempo de uso, às vezes não são muito duradouros. KETTERMANN comenta que a prefeita e o vice de Santa Terezinha estão em busca de recursos para arrumar o que tem, ou comprar novos, pois o trabalho do DMER depende muito da disponibilidade das máquinas.
Incêndio em vegetação às margens da SC-157 em Quilombo mobiliza bombeiros. A ocorrência foi por volta das 18 horas e 30 minutos de ontem no trevo de acesso Sul. Conforme os bombeiros, o fogo propagava-se para área de plantação e cerca de mil metros quadrados de área haviam sido queimados. Foi efetuado combate direto utilizando sopradores e cerca de três mil litros de água.
Polícia Militar apreende veículo carregado com vinhos argentinos. Por volta de 21 horas de ontem, a PM de Santa Catarina informou a Polícia Militar de Flor da Serra do Sul que um veículo Celta, havia fugido de uma abordagem e seguia pela BR-280 sentido Flor da Serra do Sul a Marmeleiro. O veículo foi abordado pela equipe na comunidade de Tatetos, as margens da rodovia, quando o condutor abandonou o veículo e fugiu por entre as casas não sendo localizado. O veículo com placas de Maravilha transportava 97 caixas de vinhos oriundos da Argentina. O carro e a mercadoria foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal em Dionísio Cerqueira.
Adolescente sofre ferimentos ao ser atropelada por carro. O atropelamento ocorreu no final da tarde de ontem, na Rua Governador Parigot de Souza, bairro Cango em Francisco Beltrão, onde uma adolescente de 13 anos foi atropelada por um FordKA, em Francisco Beltrão. Com ferimentos leves a vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para atendimento médico.
Adolescente desaparecida é encontrada. O pai da menina é acusado de sequestro. Na madrugada de hoje, a Polícia Civil prendeu em flagrante um homem de 40 anos, acusado de sequestrar a filha de 16 anos, que estava desaparecida. A adolescente, que mora em Maravilha, saiu para ir à escola na manhã de segunda-feira e não foi mais vista. Devido a uma situação envolvendo violência doméstica, a jovem possuía uma medida protetiva que impedia o pai de se aproximar. No mesmo dia, o pai da adolescente furtou um veículo e também desapareceu.
A Polícia Civil passou a trabalhar com a hipótese de que a jovem tivesse sido sequestrada pelo pai. Durante a semana, a polícia realizou diversos trabalhos investigativos na intenção de localizar a adolescente. Nessa madrugada policias miliares localizaram a jovem e seu pai, no interior de Barra Bonita. O investigado foi levado até a delegacia, onde foi formalizada a prisão em flagrante pela Polícia Civil. Depois, foi encaminhado para unidade prisional de São Miguel do Oeste. A adolescente ficou aos cuidados do Conselho Tutelar até ser entregue para a mãe.
Acusado de homicídio é condenado a mais de 25 anos de prisão. Em julgamento realizado ontem no Tribunal do Júri da Comarca de Francisco Beltrão, o réu DIEGO DOS SANTOS, popular “KUKI”, que era acusado da morte de OIRES DE SOUZA, foi condenado a uma pena de 25 anos, seis meses e sete dias de reclusão em regime inicialmente fechado. Os fatos ocorreram no dia 25 de dezembro de 2019, num bar na Rua São Francisco, bairro São Miguel, onde os envolvidos tiveram uma discussão.
DIEGO saiu do local, voltou logo em seguida armado com um revólver e efetuou vários disparos em OIRES que causaram a sua morte. O julgamento iniciou na manhã de ontem presidido pela Juíza de Direito JANAINA ALBINO. Atuou no Ministério Público o Promotor de Justiça, GABRIEL PASQUIELLI e na defesa a advogada IONE IURKO. O réu vai recorrer da sentença. Após o término do julgamento ele foi removido para a Penitenciária Estadual onde aguardava a decisão judicial.
Homem que matou tio e tentou matar cinco familiares é condenado a 52 anos de prisão em Pinhalzinho. Um julgamento que teve quase 13 horas de duração condenou um homem denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina pelo homicídio do próprio tio e outras cinco tentativas de homicídio, praticadas também contra familiares do réu. A sessão do Tribunal do Júri ocorreu no dia 13 de agosto e a pena supera os 52 anos de prisão em regime inicial fechado. Os crimes ocorreram em uma festa de ano novo no dia 31 de dezembro de 2017 e foram motivados por uma disputa por herança.
A denúncia apresentada pela Promotoria de Justiça de Pinhalzinho relata que NATAN OGLIARI chegou em frente à festa familiar perto das dez e meia da noite e descarregou uma pistola 9 mm contra os presentes, matando seu tio, JUAREZ OGLIARI. Outros cinco familiares, entre eles a avó do criminoso, ficaram feridos. Segundo a denúncia do Ministério Público, o réu cometeu os crimes por desavenças entre seu pai e o tio assassinado, envolvendo a herança do avô e a responsabilidade pelos cuidados com a sua avó materna. Conforme o promotor DOUGLAS DELLAZARI, o réu NATAN foi condenado pelo homicídio do tio e por cinco tentativas de homicídio, todos os crimes qualificados pelo motivo torpe e por utilizar recurso que não permitia a defesa das vítimas.
Três das tentativas de homicídio, praticadas contra a avó e duas tias, foram qualificadas também por se tratar de feminicídio - característica dos crimes praticados contra a mulher no âmbito da violência doméstica ou familiar, quando a vítima mantém algum tipo de relação amorosa, emocional ou de parentesco ou dependência com o agressor. A pena total aplicada pelo Juízo do Tribunal do Júri foi de 52 anos e quatro meses de reclusão. A sentença é passível de recurso, mas o réu, que está preso preventivamente desde o crime, não poderá recorrer em liberdade.