-GOVERNO SANCIONA LEI QUE PREVÊ ATENDIMENTO PRIORITÁRIO A PESSOAS AUTISTAS
-SC BUSCA COMPENSAÇÃO DE 384 MILHÕES NA DÍVIDA PÚBLICA COM A UNIÃO
-CONTROLE DE ACESSO ÀS ESCOLAS TERÁ INÍCIO EM AGOSTO EM IPORÃ DO OESTE
-DEPUTADOS DO OESTE COBRAM RETOMADA DAS OBRAS NAS RODOVIAS ESTADUAIS
-SANTA HELENA AMPLIA PROGRAMA DE HORAS MÁQUINAS TERCEIRIZADAS
-TUNÁPOLIS FAZ REIVINDICAÇÃO PARA TER UMA SUBESTAÇÃO DA CELESC
-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM MANOBRANDO CARRO FURTADO NA REGIÃO
-HOMEM É PRESO POR RECEPTAÇÃO E TRÁFICO DE DROGAS APÓS FUGIR DA POLÍCIA
O tempo é de sol entre muitas nuvens. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A mínima das últimas horas foi de 12 graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 77 centavos. O euro está valendo cinco reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
A Ucrânia acusa a Rússia de atacar deliberadamente locais utilizados para exportações e de destruir 60 mil toneladas de grãos nos ataques noturnos de terça-feira. Segundo o presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, “os terroristas russos visaram deliberadamente as infraestruturas do acordo de grãos”, acrescentando que deseja “reforçar a proteção das pessoas e das infraestruturas portuárias”. Os ataques russos registrados na noite de terça-feira, aconteceram horas depois de o governo de VLADIMIR PUTIN informar que não iria prosseguir com o acordo de grãos, assinado em julho do ano passado.
O Conselho Europeu estenderá as sanções contra a Rússia devido a agressão militar contra a Ucrânia até o início do próximo ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira. As medidas foram introduzidas pela primeira vez em 2014 “em resposta às ações da Rússia desestabilizando a situação na Ucrânia, e foram significativamente ampliadas desde fevereiro de 2022, em resposta à agressão militar não provocada e injustificada da Rússia contra a Ucrânia”, disse o Conselho da UE em um comunicado à imprensa. As sanções atualmente incluem restrições ao comércio, finanças, tecnologia e bens de uso duplo, indústria, transporte e bens de luxo.
Subiu para 15 o número de mortos após um deslizamento de terra causado por fortes chuvas na Colômbia. O incidente ocorreu em uma região montanhosa do centro do país. O deslizamento de terra ocorreu em Quetame, município rural da província de Cundinamarca. De acordo com a agência de Defesa Civil do país, mais de 20 casas foram destruídas pela chuva. Ainda não há informações sobre o número de desaparecidos sob os escombros e a lama arrastada pelas chuvas. Deslizamentos de terra são comuns na Colômbia devido ao terreno montanhoso, chuvas fortes frequentes e construção informal de casas.
O Ministério da Fazenda anunciou nesta quarta-feira uma estimativa de que o Produto Interno Bruto do país crescerá dois e meio por cento em 2023. Em maio, o governo havia estimado uma alta de um vírgula 91 por cento para o PIB desse ano. Em junho, a expectativa tinha sido revisada para dois vírgula quatro por cento. A estimativa do governo federal continua acima da projeção do mercado financeiro, que prevê um crescimento de dois vírgula 24 por cento para este ano. A estimativa foi coletada pelo BC no boletim Focus, que ouviu mais de 100 bancos na última semana. Já o Banco Central estimou, no fim do mês passado, um crescimento de dois por cento para a economia brasileira em 2023.
O governo federal sancionou uma lei que garante atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista, com mobilidade reduzida e a doadores de sangue em locais como caixas, guichês e filas. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira. A lei foi aprovada neste ano pelo Congresso Nacional também prevê a reserva de assento em veículos de transporte público coletivo. Anteriormente, a lei garantia prioridade a pessoas com deficiência, a idosos com idade igual ou superior a 60 anos, a gestantes, a lactantes, a pessoas com crianças de colo e a obesos. Agora, a lista de contemplados aumentou para pessoas com transtorno do espectro autista, com mobilidade reduzida e a doadores de sangue.
Revisão da balança comercial brasileira divulgada nesta quarta-feira pela Associação de Comércio Exterior do Brasil projeta exportações de 323 bilhões 937 milhões de dólares este ano, com redução de três por cento em relação aos 334 bilhões 136 milhões efetivados em 2022. As importações devem ficar em 237 bilhões 465 milhões de dólares, queda de 12 virgula nove por cento em relação ao ano passado. De acordo com o presidente-executivo da entidade, JOSÉ AUGUSTO DE CASTRO, as importações deverão cair mais que as exportações e será gerado um superávit recorde de 86 bilhões 472 milhões em 2023, com aumento de 40 por cento em relação ao apurado em 2022.
Ao fazer um balanço dos seis primeiros meses da sua gestão, o governador JORGINHO MELLO, falou de ajustes feitos para conter despesas, crescimento da arrecadação e mostrou confiança de que o Estado terá recursos para executar os principais projetos prometidos. Em entrevista para uma emissora da capital, o governador afirmou que o primeiro semestre foi de bastante trabalho para tentar ajustar as contas do Estado. Mas, pelos avanços alcançados, acredita que será possível fechar o ano com as contas em equilíbrio. Ele citou que foram cortados 50 por cento dos recursos de todas as secretarias. JORGINHO explicou que até o final do ano serão economizadas dois bilhões e cem milhões de reais.
O governo de Santa Catarina voltou a solicitar a compensação dos 384 milhões de reais investidos pelo Governo de Santa Catarina nas BRs 470, 285, 280 e 163 até o início de 2023. A proposta apresentada ao ministro FERNANDO HADDAD é que o valor desembolsado nestes quase três anos seja abatido das parcelas da dívida pública do Estado com a União. O Governo Federal se comprometeu a avaliar o pedido de Santa Catarina. A realização de obras federais com recursos estaduais foi viabilizada pelo acordo entre o DNIT e a Secretaria de Estado de Infraestrutura assinado em 2021. Na negociação, à época, a previsão do Governo do Estado era investir 465 milhões nas quatro rodovias, mas desembolsou 384 milhões até fevereiro deste ano.
O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, em reunião com o embaixador do Japão no Brasil, HAYASHI TEIJI, no fim da manhã desta quarta-feira, na Casa da Agronômica, em Florianópolis, solicitou a retomada rápida das importações de frango do Estado. O diplomata japonês prometeu encaminhar esse pleito para as autoridades do seu país e informou que, nos próximos dias, virá uma equipe do governo japonês para discutir o tema com o ministério da Agricultura em Brasília. Na próxima semana, o ministro da Agricultura, CARLOS FÁVARO, e técnicos do ministério estrão no Japão para conversar com autoridades sanitárias do país. A suspensão das importações de carne de frango, ovos e derivados de Santa Catarina foi anunciada segunda-feira em função de caso de gripe aviária em ave doméstica em Maracajá, Sul do Estado. Pelo protocolo japonês de sanidade, é feita uma suspensão de importações de 28 dias.
O Ministério das Comunicações publicou no diário oficial nesta terça-feira, a migração da Rádio Atalaia para o FM. Depois de um longo processo, a emissora obteve a liberação final para deixar o canal de AM e começar as transmissões em frequência modulada. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União e agora a Rádio Atalaia se prepara para fazer o pagamento da concessão ao governo. A partir do dia 10 de outubro, começa a contar o prazo de seis meses para a mudança de frequência. Ou seja, a Rádio Atalaia tem até o mês de abril do ano que vem para concluir a migração do AM para o FM. A Atalaia se prepara para se tornar a sétima emissora da Rede Peperi de Comunicação a transmitir em Frequência Modulada de 106 vírgula Um.
O processo de migração para o FM demorou quase oito anos para ser concluído. A informação é do diretor da Rede Peperi de Comunicação, ADILSON BALDISSERA. De acordo com ele, foram oito anos de espera até a conclusão e autorização definitiva para a migração. O processo foi aberto no Ministério das Comunicação em dezembro de 2015 e somente agora foi encerrado com a concessão do canal de FM para a Rádio Atalaia. A partir da publicação da autorização para a migração no Diário Oficial do União, a Atalaia pode dar os próximos passos para a mudança para o canal de FM.
A Rede Peperi de Comunicação trabalha para começar as transmissões da Rádio Atalaia em FM até o final deste ano. De acordo com o diretor da Rede Peperi, ADILSON BALDISSERA, essa é uma grande notícia para a Rede e para a região. O objetivo agora, segundo BALDISSERA, é fazer a migração antes do prazo de seis meses estabelecido pelo Ministério das Comunicações. Ele reforça que a meta é dar esse presente de Natal para a comunidade de Campo Erê.
Prefeita de Campo Erê comemora migração da Rádio Atalaia para FM. ROZANE MOREIRA reforça que a comunicação nos dias atuais é essencial, as pessoas precisam ficar informadas de tudo o que acontece e o rádio tem um papel importante nesse processo. Além da Atalaia ser uma empresa instalada no município gerando emprego e renda, ROZANE destaca a importância social da emissora afiliada da Rede Peperi de Comunicação em divulgar atividades não só de Campo Erê, mas de toda a região, o que contribui para o desenvolvimento. A prefeita acrescenta que com a migração para FM, o terreno em que a Atalaia tem o sistema AM será devolvido ao município, pois conforme laudo técnico, será necessário um novo local para instalação do sistema FM.
O segmento imobiliário está se adaptando a formação de famílias cada vez menores. Conforme o engenheiro civil de São Miguel do Oeste, CLEONOR MAHL, atualmente a maioria das famílias são compostas por apenas três pessoas, o que faz com que o setor imobiliário precise pensar e disponibilizar moradias para satisfazer as necessidades dessas famílias contemporâneas. Ele explica que o empreendimento chamado “Estúdio” foi concebido com base no que vem acontecendo nos grandes centros do país, sendo composto por apartamentos menores, com cerca de 40 metros quadrados. MAHL salienta que esses apartamentos são indicados para até duas pessoas e são uma ótima opção para quem está iniciando as suas atividades laborais ou se mudando de cidade e deseja um espaço compacto, que não demande de um grande investimento para mobília e decoração.
O engenheiro civil de São Miguel do Oeste, CLEONOR MAHL, cita que os apartamentos do empreendimento “Estúdio” possuem planta aberta, prevalecendo a criatividade do proprietário para a distribuição e decoração dos cômodos. Ele lembra que esse modelo compacto de apartamento não possui expectativa de ser aprovado para financiamento através do programa “Minha Casa, Minha Vida”, justamente por possuir planta aberta. MAHL frisa que o programa do Governo Federal exige que o imóvel possua quartos no projeto, porém, o empreendimento “Estúdio” permite que o proprietário decida se quer ou não dividir os espaços internos. O engenheiro pontua que essa é uma proposta nova de moradia que permite uma maneira descolada e inovadora de se viver.
Conselho de Desenvolvimento de Tunápolis define novas ações. Investimentos em novas redes de energia elétrica estão entre as prioridades. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SÉRGIO EIDT, a reunião desta semana contou com a presença do gerente regional da Celesc de São Miguel do Oeste, SANDRO VALMORBIDA e do prefeito MARINO FREY. Ele destaca a necessidade de buscar melhorias na rede de abastecimento de energia elétrica no município. EIDT aponta como fator positivo, Tunápolis receber energia das subestações de São Miguel do Oeste, Mondaí e Itapiranga. Com isso uma linha supre a outra quando ocorrer algum problema. O ponto negativo é ser final de linha, que provoca oscilação no fornecimento de energia.
Tunápolis faz reivindicação para ter uma subestação da Celesc. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SÉRGIO EIDT, admite que este é um investimento elevado e que não será feito em curto período. Segundo ele, uma subestação de energia proporciona estabilidade e melhor qualidade no fornecimento de energia elétrica. O Secretário chama atenção que novas linhas trifásicas serão instaladas em 2024, especialmente na comunidade de Pitangueira, devido ao alto consumo em propriedades agrícolas. SÉRGIO EIDT comenta que os problemas existem e precisam ser sanados com investimentos significativos. Ele afirma que a Celesc demonstra interesse e apresenta soluções com investimentos em novas redes e transformadores mais potentes.
A reunião desta semana do Conselho de Desenvolvimento de Tunápolis também abordou o programa Pró-empresa. O governo municipal estuda alteração na lei para permitir o pagamento de juros de empréstimos realizados pelas empresas em instituições bancárias. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, salienta que o programa teve grande adesão no período da pandemia, porém as regras impedem novos financiamentos durante o prazo de pagamento das parcelas. SÉRGIO EIDT destaca que é preciso apresentar detalhes do impacto no orçamento do município para depois enviar projeto ao legislativo. Por envolver recursos públicos em benefícios de empresas, os vereadores sempre analisam com critério os incentivos concedidos em programas do município.
São João do Oeste já vive o clima da décima terceira edição da Semana Alemã. Evento é promovido em parceria da prefeitura e Associação Cultural Alemã, com apoio do comércio e diversas entidades. O prefeito GENÉSIO ANTON comenta que a programação é dedicada aos munícipes, egressos que retornam a São João do Oeste e também os turistas de diferentes regiões. Salienta ainda que o município altera completamente sua rotina, pois ocorre o envolvimento de diferentes setores para atender o grande público presente. ANTON elogia a participação direta do comércio, indústria e prestação de serviços, contribuindo para um acréscimo na movimentação econômica de forma significativa.
O prefeito de São João do Oeste chama atenção para o espetáculo no cerimonial de abertura neste sábado no ginásio municipal de esportes. Atrações diversas visam enaltecer a religiosidade, cultura germânica e outras potencialidades do município. GENÉSIO ANTON avalia que a Deutsche Woche se tornou a maior festa alemã de inverno no sul do Brasil atraindo turistas de várias regiões de Santa Catarina, de outros estados e até de países vizinhos. Conforme o prefeito, empresários demonstram interesse em São João do Oeste durante a Semana Alemã e contribuem para o aumento de negócios, batendo recorde a cada ano. Segundo ANTON, produtos e serviços de alta qualidade é um diferencial para o sucesso da programação.
Deutsche Woche possui atrações gratuitas e até distribuição diária de chopp. Em oito dias de atividades ocorre a cobrança de ingresso somente para o baile de encerramento, no dia 29, além do custo para o consumo de bebidas e as refeições que são disponibilizadas. O prefeito GENÉSIO ANTON considera que os organizadores proporcionaram um roteiro atrativo para todas as idades e de fácil acesso a diferentes públicos. O sucesso do evento já é mensurado pela grande procura por fichas em jantas e almoços que valorizam a culinária germânica. ANTON destaca que a Semana Alemã supera expectativas a cada ano e registra crescimento de atrações e de público presente.
Iporã do Oeste finalizou na última semana, o processo licitatório para a contratação dos controladores de acesso nas escolas. A empresa vencedora vai iniciar os serviços a partir de agosto na rede municipal. O processo licitatório foi instaurado na modalidade de Pregão Eletrônico no dia 23 de junho e o contrato foi firmado na sexta-feira. A empresa responsável deverá providenciar um profissional para cada uma das quatro escolas municipais. Conforme a Secretária de Educação, NEUSA BEILKE, a função dos profissionais contratados será controlar o movimento de alunos e funcionários, bem como a entrada e saída de visitantes. Eles deverão interferir caso ocorra aglomeração em frente à escola e manter a ordem do local. Os serviços dos controladores de acesso serão realizados nos dias de aula e também no recesso escolar, uma vez que o setor administrativo permanecerá em funcionamento. O recesso começou hoje e as aulas serão retomadas no dia 31 de julho.
O Município de Santa Helena ampliou o programa de horas máquinas para serviços terceirizados. Conforme o vice-prefeito, JOÃO ROBERTO PALUDO, inicialmente haviam sido disponibilizadas mil horas, porém, elas não foram suficientes para atender a todos os agricultores do município. Com isso, foram disponibilizadas mais 300 horas terceirizadas através da Secretaria de Agricultura, sendo que o município paga 100 reais por cada hora trabalhada, com limite de sete horas para cada produtor rural. PALUDO ressalta que o investimento total no programa será de aproximadamente 130 mil reais neste ano e que os agricultores interessados ainda podem fazer a solicitação junto à Secretaria de Agricultura. O vice-prefeito de Santa Helena destaca que o Município também está finalizando as obras para o recalque de água do Rio Macaco até a Estação de Tratamento da cidade, visando solucionar os recorrentes problemas de desabastecimento nos períodos de estiagem. JOÃO ROBERTO PALUDO cita que faltam apenas alguns detalhes para que a obra seja oficialmente inaugurada.
Um levantamento recente feito pela Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado apontou que 78% das rodovias catarinenses estão em estado regular ou péssimo e apenas 22% estão em estado bom ou ótimo. Conforme o deputado estadual, FABIANO DA LUZ, na média geral, a região Oeste possui as rodovias com as piores condições de manutenção. Os dados mostram também que Santa Catarina possui 19 obras paradas e sete com ordem de serviço emitida, mas que ainda não começaram. Desse total, 14 obras paradas ou não iniciadas estão situadas no Oeste. O deputado salienta que a bancada do Oeste cobrou as Secretarias de Infraestrutura e Fazenda sobre a situação das rodovias e recebeu a promessa do Governo de que as obras vão iniciar ainda no mês de julho.
FABIANO DA LUZ ressalta que os deputados estão pressionando para que todas as obras sejam retomadas imediatamente, já que passados quase oito meses do ano, ainda não houve resposta prática por parte do Governo. Em relação a situação financeira do Estado, o deputado garante que ela é muito boa e que existem cerca de 5 bilhões disponíveis, já que o Governo assumiu a gestão com 3 bilhões e 200 mil em caixa e alcançou um superávit de 2 bilhões até agora. DA LUZ observa que a entrada de recursos será ainda maior a partir deste mês, já que o ICMS sobre os combustíveis voltou ao patamar de 25%, o que resultará numa arrecadação de 500 milhões em 2023 e 1 bilhão no ano que vem. Outra situação apontada pelo deputado é a criação de um Projeto de Lei na Alesc que torna obrigatório o investimento de pelo menos 30% dos recursos do IPVA nas rodovias, o que garantirá dinheiro suficiente para resolver os problemas.
Na tarde desta quarta-feira, o nono Comando Regional de Polícia Militar, juntamente com o décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar e trigésimo sexto Batalhão de Polícia Militar, realizaram a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e do Curso de Formação de Cabos, em São Miguel do Oeste. Concluíram o Curso de Habilitação de Cabos na região, 38 policiais militares, com o objetivo do de aperfeiçoar o intelecto funcional e prepará-los para exercerem o cargo, possibilitando ascensão na carreira e o desenvolvimento de diversas atividades profissionais. No Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, oito policiais militares se formaram na região. Participaram da solenidade os formados, familiares, policiais militares e a imprensa.
A guarnição da Policia Militar de Maravilha prendeu no início da tarde desta quarta-feira, um homem de 24 anos suspeito do crime de receptação. Ele foi abordado enquanto manobrava um veículo Gol em um estacionamento na Avenida Maravilha. Foi verificado que o carro havia sido furtado no último dia 15 de julho, no município de Chapecó. O homem, que já possui 28 registros policiais em seu nome, informou ter adquirido o automóvel pelo valor de dois mil e 500 reais. Diante dos fatos, ele foi preso e encaminhado até a delegacia de polícia civil para as demais providências cabíveis ao fato. O veículo foi apreendido.
Um homem foi preso pelos crimes de receptação, tráfico de drogas e por conduzir veículo com a capacidade psicomotora alterada, em Mondaí. Conforme a Polícia Militar, foi por volta das 02h da madrugada desta quinta-feira, durante o deslocamento da guarnição para o atendimento de uma ocorrência. Os policiais perceberam que um veículo Fiat Palio havia desviado do destacamento da Polícia e deram ordem de parada ao condutor, porém, ele aumentou a velocidade do carro e fugiu. A guarnição fez o acompanhamento, sendo que nas proximidades da ponte baixa na Linha Lajú, o ocupante que estava no banco do carona se jogou para fora do veículo e fugiu pela mata. A guarnição continuou o acompanhamento do carro, que seguia em alta velocidade, sendo que em determinado momento, o condutor acabou perdendo o controle e rodopiou na pista. Nesse momento, os policiais fizeram a abordagem e a identificação do condutor.
Durante buscas no carro foi encontrada uma certa quantia em dinheiro em espécie, um notebook e dois cartões de crédito em nome de terceiros, além de um cigarro de maconha. Questionado sobre o outro homem que havia se jogado do carro e fugido para a mata, o condutor informou que era um conhecido seu de Pinhalzinho que estava de saída temporária do presídio e que não havia voltado para cumprir a detenção. Ele também relatou que ambos estavam vindo da cidade de Palmitos com 200 gramas de maconha e que estavam indo vender a droga para um conhecido em Mondaí. O homem disse ainda que no momento em que seu comparsa pulou do carro, ele acabou levando o entorpecente com ele e que ambos haviam feito uso de cocaína e maconha momentos antes da abordagem. Questionado sobre a procedência do notebook, o homem informou que teria ganhado e que iria formatá-lo.
No entanto, a Central Regional de Emergências realizou uma consulta no sistema e constatou que o notebook havia sido furtado horas antes na cidade de Modelo. Com isso, os objetos foram apreendidos e o carro foi removido ao pátio de apreensões conveniado. O homem foi preso pelos crimes de receptação, tráfico de drogas e por dirigir com a capacidade psicomotora alterada. Ele foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste. As guarnições de Mondaí e Iporã do Oeste realizaram buscas com o intuito de encontrar o homem que se jogou do carro, mas ele não foi localizado.