-CÂMARA PODE VOTAR HOJE RENOVAÇÃO DO FUNDO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
-AUDIÊNCIA VIRTUAL NA ALESC DISCUTE AÇÕES DO ESTADO DURANTE PANDEMIA
-PACIENTE DE ITAPIRANGA COM COVID-19 RECEBE ALTA DA UTI
-ITAPIRANGA TERÁ MAIOR RIGIDEZ NO CONTROLE DE PACIENTES EM ISOLAMENTO
-UCEF ADIA RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO
-DIRETOR DA ASSEMIT DESTACA DESAFIOS NA MANUTENÇÃO DO CRÉDITO
-CICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM COLISÃO CONTRA CARRO EM CAIBI
-MOTOCICLISTA SOFRE FRATURAS EM COLISÃO DE MOTO E CARRO NA SC 163
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 23 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 37 centavos. O euro está valendo seis reais e 13 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Os Emirados Árabes Unidos lançaram neste domingo a primeira missão do país para Marte como parte do projeto da nação de desenvolver capacidade científica e tecnológica para diminuir a sua dependência do petróleo. As informações são da Agência Reuters. A sonda Hope foi lançada do Centro Espacial Tanegashima, no Japão, às seis e 58 da tarde no horário de Brasília, para uma jornada de sete meses até o planeta vermelho, onde entrará em órbita e enviará dados sobre sua atmosfera. Neste momento, há oito missões explorando Marte, algumas em órbita e outras na superfície.
O tribunal de Jerusalém que julgará o primeiro-ministro de Israel, BENJAMIN NETANYAHU, por corrupção começará a examinar as evidências em janeiro, anunciou neste domingo a presidente da jurisdição. NETANYAHU, acusado de corrupção, fraude e abuso de confiança em três casos diferentes, afirma ser inocente e se diz vítima de uma "caça às bruxas pela Justiça e pela mídia". Inicialmente agendado para meados de março, o processo foi adiado para 24 de maio devido à pandemia de coronavírus, antes de ser novamente postergado para 19 de julho.
O governo chileno apresentou neste domingo um plano de cinco etapas para a saída gradual da quarentena e das restrições impostas há mais de quatro meses no país, um dos mais afetados pelo novo coronavírus na América do Sul. Sem fixar datas, o presidente SEBASTIÁN PIÑERA anunciou no Palácio de La Moneda o plano "Passo a Passo", que "será gradual, cauteloso e flexível" e que determina cinco parâmetros. A data de início e o avanço das etapas irão depender da situação em cada comunidade e região do Chile. O anúncio foi feito quase 140 dias após o registro do primeiro caso de coronavírus no país.
A Câmara dos Deputados pode votar nesta segunda-feira a proposta de emenda à Constituição que torna permanente o Fundeb, fundo que financia a educação básica, a partir de 2021. Criado em 2007 como temporário, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica tem vigência só até dezembro deste ano. Em discussão no Congresso há cinco anos, a renovação é considerada essencial para garantir o reforço de caixa de estados e municípios para investimentos da educação infantil ao ensino médio. No formato atual, a União complementa o fundo com 10 por cento sobre o valor aportado por estados e municípios. O texto da relatora, deputada Professora DORINHA SEABRA, prevê um aumento escalonado que começaria em 12 e meio por cento em 2021 e chegaria a 20 por cento em 2026.
Líderes de alguns partidos da Câmara dos Deputados receberam neste sábado uma proposta alternativa do governo ao texto que está para ser votado nesta semana sobre o Fundeb, fundo que financia a educação básica no país. Por essa versão do governo, descrita como "Cenário 1", a proposta de emenda à Constituição só entraria em vigor a partir de 2022 e não 2021 como está no texto em tramitação na Câmara. Outro ponto defendido pelo governo é que o índice de aplicação dos recursos do Fundeb em salários de professores ficaria limitada a 70 por cento. A PEC da deputada DORINHA prevê no mínimo 70 por cento do Fundeb para garantis os salários dos educadores.
As vacinas para teste contra o coronavírus feitas pelo laboratório chinês Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan chegaram a São Paulo na madrugada desta segunda-feira. Os testes com nove mil voluntários começa nesta segunda-feira. O Instituto Emílio Ribas, na Zona Oeste de São Paulo, começou a cadastrar na última quarta-feira os voluntários que se inscreveram para participar da terceira e última fase de testes desta vacina contra o novo coronavírus. De acordo com o governo estadual, o Instituto Butantan está adaptando uma fábrica para a produção da vacina. A capacidade de produção é de até 100 milhões de doses. O acordo com o laboratório chinês prevê que, se a vacina for efetiva, o Brasil ficará com 60 milhões de doses para distribuição.
Leis originadas de projetos elaborados pelos deputados estaduais entraram em vigor na última semana. Entre elas, estão a norma que institui o pagamento, por parte do preso ou apenado, pelo uso da tornozeleira eletrônica. Na prática, a proposta cobra do usuário o custo que o Estado tem com os equipamento. Segundo o deputado LUIZ ESTEVÃO, autor da lei, condenados a regimes aberto, semiaberto ou a medidas restritivas não têm acesso ao monitoramento eletrônico pelo fato de o Estado não conseguir arcar com os custos desses sistemas. Ele acredita que a lei vai ampliar o uso do sistema, desafogando os presídios e trazendo economia de recursos públicos.
O Governo de Santa Catarina recebeu neste sábado medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde que fazem parte do chamado “kit intubação”. Eles foram adquiridos em compra internacional e já começam a ser distribuídos para unidades hospitalares do Estado. Os insumos foram entregues ao centro de distribuição catarinense após complexa operação de transporte realizada pelas Forças Armadas. Além dos kits de medicamentos, Santa Catarina recebeu essa semana um lote com 250 monitores multiparâmetros para instalação em Unidades de Terapia Intensiva. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, o Ministério entendeu a necessidade de uma compra centralizada para atender os estados da Federação.
A comissão especial criada pela Assembleia Legislativa para acompanhar os gastos do Estado no combate ao coronavírus vai realizar, daqui a pouco, a audiência pública para discutir o planejamento do governo estadual no enfrentamento da pandemia nos municípios catarinenses. O encontro será por meio de videoconferência e contará com a participação de dois secretários de Estado e de vários prefeitos. Conforme o presidente da comissão especial e proponente da audiência, deputado MARCOS VIEIRA a audiência servirá, também, para ouvir as queixas e esclarecer as dúvidas dos municípios sobre o enfrentamento da doença, cujos índices têm piorado nas últimas semanas. A audiência virtual contará com a participação do secretário da Fazenda, PAULO ELI, do secretário da Saúde, ANDRE RIBEITO, do presidente da Fecam e de diversos prefeitos do estado.
Paciente de Itapiranga diagnosticado com Covid-19 ganha alta da UTI. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou neste domingo, uma alta da Unidade de Terapia Intensiva para enfermaria de paciente de Itapiranga e uma alta hospitalar de paciente de Iporã do Oeste, os dois confirmados com a doença respiratória. O Hospital também informou a entrada de novos pacientes, a ocupação de hoje é de dois pacientes confirmados e dois suspeitos na UTI. Na Enfermaria são cinco positivos e três suspeitos. A taxa de ocupação nos leitos da unidade na UTI é de 21 por cento e leitos de enfermaria a ocupação está em 50 por cento.
Live irá relembrar principais atrações da Semana Alemã. A live será realizada no domingo, dia 26 de julho, a partir das 19 horas. A transmissão será pelo canal oficial do evento no youtube: www.youtube.com/semanaalema. Entre as atrações, estão sendo preparados momentos que relembrem o Festival da Canção Alemã, o Baile da Terceira Idade, o Festival da Cuca e da Linguiça, a Noite Cultural, a sangria do primeiro barril de chopp, a celebração religiosa alemã, o encontro de grupos folclóricos, o concurso da piada, presença das soberanas além de música típica alemã. Vários artistas e grupos culturais participam da live, resgatando e mantendo vivo e presente, o espírito festivo e alegre que a Deusche Woche representa a cada edição.
Epagri e associação de supermercados firmam parceria para valorização do comércio local. O objetivo é principalmente beneficiar e valorizar a produção dos agricultores familiares. Conforme o presidente da Associação Catarinense de Supermercados, a ACATs, PAULO CESAR LOPES, há mais de dez anos a entidade mantém uma parceria com o governo, por meio da secretaria de Estado da Agricultura e da Epagri, em que a associação abre um espaço na feira Expo Super para exposição da agricultura familiar. O presidente explica que os agricultores e empresas rurais são mapeadas pela Epagri, e a cada ano a participação na feira é renovada. A partir da Expo Super, PAULO CESAR LOPES comenta que o objetivo é aproximar os produtores rurais do setor supermercadista. Ele avalia que o resultado é a oferta de produtos saudáveis e de maior qualidade aos consumidores.
Em todo o estado, foram mapeadas empresas de dez regiões nas quais a Associação Catarinense de Supermercados atua. O presidente da ACATs ressalta que os produtos destas empresas rurais foram cadastrados, e todos possuem código de barras obedecendo à lei dos direitos do consumidor. Foram mapeadas 13 categorias de produtos, como frutas, verduras, legumes e outros já prontos, como geléias. PAULO CESAR LOPES lembra que antes da exposição e venda destes produtos nas prateleiras dos mercados, a comercialização era feita apenas para o consumidor final, abrangendo um público pequeno. Ele considera que fortalecer esta campanha neste momento é fundamental para auxiliar os empreendimentos, tanto da cidade como no interior, que contabilizam prejuízos devido à pandemia. A atuação da Epagri na campanha é capacitar e orientar os produtores para que se habilitem para a comercialização dos alimentos nos mercados do estado.
Alimentação saudável e prática de exercícios auxiliam no controle da diabete. A nutricionista da unidade de Saúde de São João do Oeste, FABIOLA MALDANER, explica que a diabete é uma doença que não tem cura, mas tem controle. Um dos fatores que pode ocasionar a doença é a má alimentação. Ela cita os riscos do consumo exagerado de carboidratos, açucares e produtos industrializados, sendo que a doença pode atingir pessoas de todas as faixas etárias. Outro agravante é o fator genético. A nutricionista comenta que o controle da diabete é feito principalmente adotando uma alimentação mais saudável, de frutas, verduras e produtos integrais. Ela cita que a opção deve ser também por alimentos mais orgânicos possíveis. FABIOLA aponta que um dos principais sintomas da doença é a sede excessiva, principalmente à noite, a perda rápida de peso, além de dificuldades da visão.
Estresse é um dos fatores que pode ocasionar ou agravar os sintomas da diabete. Conforme a nutricionista da unidade de Saúde de São João do Oeste, o dia a dia corrido e a preocupação tem influência direta na alteração dos níveis da diabete. FABIOLA MALDANER orienta que para prevenir e até auxiliar no tratamento da doença a prática da atividade física se torna fundamental. Segundo a profissional, o município vem registrando aumento no número de pacientes com diabete, o que chama atenção para importância da adoção dos hábitos saudáveis de alimentação e exercícios físicos para a prevenção da doença. Dependendo do nível da diabete, o médico também pode recomendar o uso de remédios para o tratamento. FABIOLA lembra que a diabete, tipo UM, pode ser registrada já na infância, sendo necessário o uso de insulina, mas a maioria dos casos é registrada em pessoas idosas.
Ucef adia retorno das aulas presenciais em cursos de graduação. O Centro Universitário Uceff mudou o planejamento para o segundo semestre. O agravamento dos casos de Covid-19 motivou alteração na programação para o segundo semestre. A proposta era de retorno gradual e parcial das aulas presenciais seguindo todos os protocolos de prevenção. Conforme o Pró-Reitor Administrativo da Uceff, CLEONIR THEISEN, em reunião com os centros acadêmicos e líderes de turmas ficou estabelecido ensino remoto no início do segundo semestre em agosto. Ele explica que o Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul registraram aumento significativo nos casos do Novo Coronavírus motivando cautela no retorno das aulas presenciais. THEISEN salienta que nos próximos dias terá nova reunião para definir o sistema que será adotado nos próximos meses.
Pró-Reitor da Uceff afirma que os estudantes não serão prejudicados em seus cursos. CLEONIR THEISEN lembra que as ações respeitam a segurança de todos e a qualidade de ensino superior. Ele explica que o ensino a distância é diferente do sistema remoto que está sendo utilizado pelo Centro Universitário Uceff. Cita que o modelo a distância tem ensino pronto disponibilizado para os alunos que são responsáveis em buscarem o conhecimento. Já no ensino remoto é utilizada uma plataforma com videoconferência ao vivo e presença do professor para esclarecimento de dúvidas em tempo integral durante as aulas. CLEONIR THEISEN destaca ainda que foram realizadas alguma aulas presenciais e o restante será reposto no momento que for permitido. A principal preocupação está com os cursos de medicina veterinária, engenharias, agronomia e odontologia que possuem maior carga horária presencial.
A Uceff também registrou alta inadimplência após início da pandemia. Segundo o Pró-Reitor a gestão é transparente neste processo ouvindo também a opinião dos estudantes em busca de uma solução. CLEONIR THEISEN relata que a inadimplência atingiu 30 por cento dos acadêmicos, principalmente nos meses de abril e maio. Ele observa que é preciso ter compreensão devido à queda de renda de várias pessoas e outras que inclusive perderam o emprego. A alternativa foi a redução de custos em vários setores da instituição atingindo próximo de 10 por cento de economia. A Uceff também ofereceu desconto de 15 por cento nas mensalidades até junho, parcelamento do saldo devedor e mantém negociação constante com os estudantes.
Diretor da Assemit destaca desafios na manutenção do crédito pessoal e empresarial. Período de pandemia agrava situação de pessoas e empresas que necessitam de crédito. Conforme o diretor do departamento de crédito da Associação Empresarial de Itapiranga, GILVANE KERN, a população precisa estar atenta aos gastos no dia-a-dia. Ele destaca que a economia gira como se fosse uma bola de neve e todos os cuidados são necessários para manter equilíbrio nas contas. Se a micro economia em cada município apresentar problemas de inadimplência, o fato se repete na macro economia, trazendo problemas financeiros a toda nação. KERN informa que o momento é de certa forma turbulento quanto à redução no consumo e na renda das pessoas. Ressalta que nas dificuldades, cabe sempre o diálogo entre o credor e o cliente, para manter a confiança e o nome limpo.
Cautela e planejamento são fundamentais no equilíbrio das contas. O diretor do departamento de crédito da Assemit menciona que cabe um esforço adicional para que a sociedade passe por este momento difícil, com menor impacto possível. GILVANE KER chama atenção que as empresas precisam rever processos e gastos que possam ser reduzidos para equilibrar as finanças. GILVANE KERN lembra que a readequação financeira precisa ser feita para que o negócio não fique inviável, tanto nos processos da empresa como também na tomada de credito por parte dos empresários. Neste aspecto ele destaca a pesquisa por taxas de juros menores como prioridade.
Itapiranga terá maior rigidez no controle de pacientes suspeitos e confirmados com o novo Coronavírus. Objetivo é garantir medidas de prevenção. Segundo o coordenador da vigilância sanitária de Itapiranga, ALCENIR BENÁCHIO, as atribuições de fiscalizar as regras são da Vigilância Sanitária, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Objetivo é assegurar o isolamento de pacientes suspeitos e confirmados que estão em uma lista atualizada diariamente e compartilhada entre os órgãos responsáveis pela fiscalização. BENÁCHO cita que na semana passada ocorreu encontro com representantes dos frigoríficos da JBS suínos e aves. Ocorreu acerto com o serviço de saúde interno da empresa para exigir o cumprimento dos protocolos para evitar a disseminação da doença. As agroindústrias também compartilham a relação das pessoas que fazem parte do isolamento em decorrência da pandemia.
Desobediência já causou transtornos para pacientes de Covid-19. O coordenador da Vigilância Sanitária de Itapiranga destaca caso registrado na semana passada de uma pessoa de Itapiranga flagrada em São Miguel do Oeste. ALCENIR BENÁCHIO relata que recebeu denúncia, foi até a residência do paciente e orientou sobre a necessidade de permanecer em casa. A pessoas não seguiu nenhuma orientação e foi a São Miguel do Oeste onde acabou mobilizando a Polícia Militar e vai responder pelos atos que cometeu. BENÁCHIO afirma que a fiscalização ocorre nas residências, porém as denúncias são fundamentais para o sucesso das ações. O fiscal lembra que o descumprimento do isolamento pode resultar eminfração administrativa e criminal com processo encaminhado para a justiça. BENÁCHIO diz que são poucos casos, porém já foram constatadas irregularidades de pessoas que cometem esta infração mesmo tendo total conhecimento das consequências.
Mulher é agredida, procura atendimento médico e marido é detido em Guaraciaba. Uma mulher foi agredida pelo seu companheiro neste domingo em Guaraciaba. De acordo com a Polícia Militar, a vítima procurou atendimento médico e os funcionários do Hospital acionaram a PM. Os policiais encontraram o homem e encaminharam o casal à Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste. A mulher disse aos policiais que não queria representar contra o companheiro, mas que há pelo menos 15 anos ele tem conduta violenta.
Polícia Militar Rodoviária registra acidentes nas SCs 163 e 496. O primeiro acidente foi registrado por volta das 11 horas e 20 minutos do sábado na SC 496 em Santa Helena. Na colisão se envolveram um Palio de Santa Helena, conduzido por um homem de 46 anos, e um Astra de Belmonte, conduzido por um homem de 37 anos. Ninguém se feriu. Outro acidente ocorreu por volta das 18 horas deste domingo na SC 163 em São Miguel do Oeste. A colisão envolveu uma motocicleta Honda Biz 100 ES de São Miguel do Oeste, conduzida por um homem de 76 anos, e o automóvel Corsa, também de São Miguel do Oeste, conduzido por uma mulher de 21 anos. O condutor da moto teve ferimentos leves.
Ciclista sofre ferimentos graves após colisão contra carro em Caibi. O acidente ocorreu na manhã de sábado, por volta das nove horas, na linha Gaúcha, interior de Caibi. CLAUDIA RIGOTTI BIASI, de 38 anos, que é Diretora de Desenvolvimento Econômico e Turismo, participava de um grupo de oito ciclistas que iria percorrer de bicicleta o município de Caibi para registrar igrejas que fazem parte da colonização, clubes sociais, escolas e campos de futebol. O passeio teve início na praça de Caibi, e na linha Gaúcha, primeira comunidade percorrida, a moradora de Caibi foi atingida por um veículo. O marido da vítima pedalava com o grupo. Após ser atendida no hospital de Caibi, a ciclista foi conduzida pelo helicóptero do SAER Sara para Chapecó. Segundo a equipe do Saer, a ciclista estava com quadro de politraumatismo, apresentava sinais de trauma crânio encefálico, trauma de tórax e suspeita de trauma abdominal. Segundo familiares, a mulher passou por cirurgia ainda no sábado, está respondendo bem e tendo boa recuperação.
Homem sofre ferimentos em acidente de trânsito em Itapiranga. Foi por volta das 22 horas e 30 minutos de sábado, na SC 163, acesso na Linha Chácara, na cidade de Itapiranga. A guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada por populares no quartel para atender vítima de acidente de trânsito com queda de motocicleta. O condutor da motocicleta CG 125 Titan de Itapiranga, um homem de 46 anos, apresentava suspeita de fratura no nariz e hemorragia nasal. Após os primeiros socorros ele foi conduzido ao Hospital Sagrada Família. A Polícia Militar também esteve presente na ocorrência.
Motociclista sofre fraturas em colisão de moto e carro na SC 163. Foi por volta das 18 horas e 40 minutos deste domingo, na SC 163, em linha Soledade, interior de Itapiranga. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga socorreu um homem de 25 anos. Ele teve suspeita de fratura na perna direita e corte lacerante na panturrilha. Os bombeiros também constataram fratura fechada no braço direito e escoriações. A vítima foi conduzido ao hospital de Itapiranga. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual o condutor da motocicleta Honda CG 150 Titan de Itapiranga saiu da pista e colidiu no automóvel Jetta, de Santa Rosa/RS, dirigido por um homemde 28 anos. O carro estava parado.