ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça - feira 20 06 2023

-COPOM INICIA QUARTA REUNIÃO DO ANO PARA DEFINIR JUROS BÁSICOS

-COMISSÃO DE EDUCAÇÃO FARÁ REUNIÃO PARA DISCUTIR O UNIVERSIDADE GRATUITA HOJE

-CAMINHADA DA PRIMAVERA ESTÁ CONFIRMADA PARA O DIA 24 DE SETEMBRO

-ASSEMBLEIA DO CIS AMEOSC VAI DISCUTIR AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL

-MUNICÍPIO VAI TENTAR FICAR COM PARTE DAS MULTAS DOS SEMAFÓROS DA WILLY BARTH

-HOMEM SOFRE FERIMENTOS EM QUEDA DE MOTOCICLETA NA BR 163

-IDOSO FICA FERIDO EM ACIDENTE ENTRE CAMINHONETE E MOTO NO CENTRO DA CIDADE

O tempo está ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de sete graus e a máxima para hoje deve ser de 21 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 78 centavos. O euro está valendo cinco reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.

Uma onda de calor que atinge a Índia deixou 98 pessoas mortas e fez os termômetros chegarem a 44 graus nos últimos dias. As altas temperaturas atingiram, principalmente, os estados de Bihar e Uttar Pradesh e deixaram também 450 pessoas hospitalizadas. A maioria dos mortos tinha mais de 60 anos e apresentavam problemas de saúde preexistentes, que podem ter sido agravados pelo calor intenso, informou autoridades locais da Índia. O boletim diário mostra uma temperatura média superior a 44 graus em alguns distritos do país.

As Nações Unidas acusaram a Rússia de manter o bloqueio ao acesso de ajuda humanitária nas regiões controladas por Moscou no leste da Ucrânia, afetadas pela destruição recente da represa de Kakhovka. A destruição da represa, em seis de junho, inundou grandes áreas da região de Kherson, sob controle ucraniano e russo, forçando centenas de pessoas a fugir e gerando temores de um desastre ambiental. No sábado, funcionários nas regiões sob controle russo anunciaram que o balanço provocado pela destruição da infraestrutura é de 29 mortos, enquanto Kiev reportou ao menos 16 óbitos e 31 desaparecimentos devido às inundações.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, ANTONY BLINKEN, disse nesta segunda-feira que os Estados Unidos e a China fizeram “progressos” no sentido de retomar as relações, já que ambos concordaram sobre a necessidade de “estabilizar” as conversas bilaterais entre as duas superpotências. Depois de dois dias de reuniões em Pequim com altos funcionários do país, incluindo o presidente XI JINPING, o principal diplomata dos Estados Unidos reafirmou que há questões cruciais entre as nações que permanecem sem solução. Mas ele disse ter “esperança e expectativa no restabelecimento de melhores comunicações e de chegar a um melhor engajamento no futuro”.

O número de denúncias de abandono de idosos cresceu 855 por cento em 2023, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Entre janeiro e maio deste ano foram quase 20 mil registros de abandono. No mesmo período de 2022, foram dois mil e 92 casos. Foi o maior aumento registrado pela pasta entre vários outros tipos de violação contra idosos, como negligência, violência psicológica e violência física. Todas as categorias registraram crescimento no número de denúncias. Os casos de negligência - quando o responsável pelo idoso deixa de oferecer cuidados básicos, como higiene e saúde - somaram 37 mil 441 entre janeiro e maio.

Os diretores do Banco Central se reúnem nesta terça-feira para definir o futuro da política monetária nacional. Com a taxa básica de juros em 13 vírgula 75 por cento ao ano desde agosto do ano passado, todas as expectativas são de que o encontro vai terminar com a primeira sinalização de corte da Selic. Conforme as previsões do mercado financeiro, a taxa Selic ainda seguirá inalterada, mas o comunicado emitido após o encontro indicará uma leve queda dos juros no mês de agosto. Há uma semana, a aposta era de que o corte só ocorreria em setembro. A decisão a respeito dos novos juros será anunciada amanhã, após as seis da tarde e ficará vigente por ao menos 45 dias, quando os diretores do BC voltam a se encontrar para discutir novamente a conjuntura econômica nacional.

O Tribunal de Contas da União fará uma auditoria nos gastos do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA com o cartão corporativo, por determinação da Câmara dos Deputados. O TCU informou à Câmara que o processo foi aberto na corte. O requerimento que levou à abertura do caso foi apresentado pelo deputado KIM KATAGUIRI do União e aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara em maio. A confirmação do início da auditoria, porém, veio somente nesta segunda-feira. Nos primeiros três meses de gestão LULA, a Presidência da República gastou cerca de dois milhões e 500 mil reais em faturas do cartão corporativo. Nominalmente, foi pouco a mais em relação ao gasto nos primeiros meses sob o governo BOLSONARO que gastou dois milhões e 400 mil. Em fevereiro, o tribunal aprovou a abertura de uma apuração sobre a legalidade dos gastos do governo de BOLSONARO utilizando os mesmos cartões entre outubro e dezembro de 2022.

A Exposuper 2023, feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas começa nesta terça-feira e vai até quinta-feira, no Expocentro Julio Tedesco de Balneário Camboriú. O evento promovido pela Associação Catarinense de Supermercados vai reunir empresários e profissionais da área para apresentar os lançamentos em produtos, serviços, inovações e tecnologias do setor. Além das palestras serão realizadas atividades como fóruns, cursos práticos e workshops em temas ligados ao varejo supermercadista em geral; conjuntura, inovação, tecnologia, tendências de negócios e gestão de pessoas. O evento reúne lideranças de 16 associações de supermercados de todo o Brasil.

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina encerrou a fiscalização de fios, cabos e cordões elétricos. A ação, que tem requisitos técnicos legais a serem observados para a fabricação e comercialização, faz parte de mais uma etapa do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, uma operação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia realizada em Santa Catarina pelo Imetro-SC. Foram verificados, por amostragem, 13 mil 860 produtos de várias marcas e modelos. Fiscais da área de Qualidade do Imetro realizaram mais de 150 ações, em nove cidades catarinenses, e encontraram aproximadamente quatro por cento de irregularidades. O presidente do Imetro, ALEXANDRE SORATTO, comenta que a maior preocupação do Instituto é com as fraudes, tanto no diâmetro, quanto na composição dos produtos.

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa fará nesta terça-feira, às sete horas da noite, uma reunião extraordinária virtual para discutir as três proposições legislativas, em tramitação na Alesc, que viabilizam a implantação do Programa Universidade Gratuita. O requerimento para a realização do encontro partiu da presidente do colegiado, deputada LUCIANE CARMINATTI. Conforme a parlamentar, serão convidadas para a reunião entidades que representam os professores, os estudantes, as instituições de ensino superior beneficiadas pelo programa, além do governo estadual. Ela citou que a Alesc não pode aprovar uma matéria dessas sem ouvir oficialmente as instituições envolvidas. O Programa Universidade Gratuita prevê a concessão de bolsas de estudo nas universidades comunitárias e particulares.

Estão abertas até quatro de julho as inscrições para os cursos de qualificação profissional, de idiomas e de orquestra ofertados no IFSC a partir do segundo semestre de 2023. São mais de duas mil e 600 vagas em 19 cidades, entre elas São Miguel do Oeste. Todas as informações sobre o processo seletivo podem ser acompanhadas na página www.ifsc.edu.brqualifica. Entre outros cursos, o campus de São Miguel do Oeste tem 40 vagas para Português para estrangeiros nível Um noturno e outras 40 vagas à distância para Programação em Portugol.

A Ameosc, por meio do setor de concursos, realizou no último final de semana duas provas de processos seletivos na região. O concurso público do Conder, iniciou no sábado e finalizou no domingo, em São Miguel do Oeste, para os cargos de Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista e Operador de Máquinas e Equipamentos com provas prática e teórica. O concurso teve 240 inscritos homologados. No sábado pela manhã foi realizada a prova objetiva. Os candidatos ao cargo de Motorista realizaram ainda a prova prática no mesmo dia. No domingo pela manhã foi realizada a prova prática para os Operadores de Máquinas e Equipamentos. Além disso, foi aplicada a prova do concurso público da Câmara de Vereadores de Mondaí no domingo para os cargos de: Agente de Serviços Gerais, Assistente Administrativo e Contador.

A Ameosc organizou mais de 70 processos seletivos e concursos públicos nos 19 municípios de abrangência da entidade no ano passado. A responsável pelo setor, UDINARA ZANCHETTIN, destacou que a realização dos concursos passa por inúmeras fases até a realização da prova. Ela explicou que tanto em processos seletivos quanto em concursos públicos ocorre uma ampla organização antes da aplicação da prova, tanto na abertura e acompanhamento das inscrições quanto em análises e processos legais e burocráticas. UDINARA citou que a equipe da Ameosc é preparada para realizar processos seletivos e concursos assertivos e que selecionem profissionais qualificados para a área, seguindo as exigências dos municípios.

A administração de São Miguel do Oeste entregou, no final da tarde desta segunda-feira, mais 20 escrituras de imóveis regularizados por meio do REURB. Os lotes pertencem à área Pedro Rosalvo Kochann, na linha Emboaba. Alguns moradores relataram que a emissão dos documentos eram aguardados há mais de 25 anos. A entrega das matrículas foi realizada pelo vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI; pelo diretor municipal de Habitação e Regularização Fundiária, PAULO HENRIQUE COUTO; e representantes da ADEHASC. Desde 2021, já foram entregues mais de 300 escrituras de imóveis por meio do Programa de Regularização Fundiária Urbana.

Pelo menos 35 sepulturas do Cemitério São Miguel e Almas estão em situação de abandono. O levantamento foi realizado na última semana por uma Comissão criada para esta finalidade específica. O grupo é formado por representantes das secretarias de Urbanismo e Assistência Social e da Procuradoria jurídica da prefeitura, além da Câmara de Vereadores e da Paróquia São Miguel Arcanjo. O relatório completo, com fotos e descrição das sepulturas, está disponível no site oficial do Município, saomiguel.sc.gov.br, na aba da Secretaria de Urbanismo; e também no Portal da Transparência, na aba da Comissão de Levantamento de Informações do Cemitério São Miguel e Almas.

Os responsáveis pelas sepulturas apontadas como abandonadas terão um prazo de 90 dias para entrar em contato com a administração do Cemitério, no próprio local, e regularizar a situação. Caso não se manifestem, os restos mortais serão removidos para o ossuário municipal, e as sepulturas, após reforma, ficarão disponíveis novamente para utilização. O secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, explicou que algumas famílias sepultam seus entes e depois acabam mudando a cidade de residência e nunca mais retornam. Ele disse que outros optam por deixar as sepulturas em ruínas, sem visitá-las por anos ou até mesmo décadas. Essas famílias também não atualizam os cadastros e deixam de pagar a taxa de manutenção, no valor simbólico de 50 reais a cada cinco anos.

Um dos objetivos do levantamento que apontou mais de 30 sepulturas abandonadas no cemitério São Miguel e Almas é a abertura de novos locais para sepultamentos. O comentário é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. De acordo com ele, os espaços abandonados e não regularizados podem ser ocupados por outras famílias que precisarem. O Cemitério São Miguel e Almas sofre com a falta de espaço para sepultamentos há alguns anos. DIAS informou, ainda, que um levantamento semelhante também será desenvolvido com os gavetários instalados na unidade. Os espaços abandonados também serão destinados para outros sepultamentos.

O Núcleo de Cooperativas da Acismo lançou, nesta segunda-feira, a edição de 2023 do Dia “C” de Cooperar. Neste ano, o tema do evento será Sustentabilidade e Saúde. O Dia "C" de Cooperar ocorre no primeiro sábado do mês de julho, que neste ano será dia primeiro. O evento vai acontecer na Praça Walnir Bottaro Daniel, entre uma e meia e cinco da tarde. O objetivo é desenvolver atividades para mostrar o trabalho das cooperativas e a importância do cooperativismo para a sociedade. Também no evento serão arrecadadas roupas para doação para famílias carentes e lixo eletrônico.

A Epagri de São Miguel do Oeste confirmou no começo desta semana mais uma edição da Caminhada da Primavera. A informação foi divulgada pela extensionista rural e uma das principais organizadoras do evento, LEONILDA VILLANI. De acordo com ela, o evento é tradicional e ocorre desde 2017 no município, sendo que neste momento, a edição deste ano está em fase de planejamento, porém, já conta com a data marcada. Conforme ela, a programação vai ocorrer na manhã do dia 24 de setembro, sendo em um domingo como de costume. Segundo LEONILDA, como de praxe, a ação vai contar com o apoio da secretaria de Agricultura e demais entidades. Ela lembrou que já foram beneficiadas as Linhas Canela Gaúcha, Pinheirinho, Santa Catarina, Barra do Guamirim e Jacutinga Guamirim.

A Caminhada da Primavera será a quinta edição do evento, já que em 2020 e 2021 a atividade não foi realizada por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. LEONILDA VILLANI citou que um dos objetivos da caminhada é mostrar para as pessoas as belezas naturais que existem em São Miguel do Oeste, além de proporcionar um contato direto com o meio ambiente e a importância da prática da atividade física. Ela pontuou que além da caminhada em si, existem paradas onde são trabalhadas oficinas sobre os mais diversos temas. Todo o é guiado. Questionada sobre a forma de participar da Caminhada da Primavera, ela comentou que as inscrições ainda não estão abertas, já que o roteiro está sendo finalizado e ainda não foi realizada uma reunião com as entidades parceiras para definir uma série de questões, como por exemplo, local, quantidade de participantes, atividades e demais ações.

O roteiro da Caminhada da Primavera terá um roteiro diferente neste ano, proporcionando novas experiências para os interessados e valorizando outras comunidades. LEONILDA VILLANI explicou que a formato das inscrições e demais informações serão divulgadas ao longo das próximas semanas. Ela antecipou que neste ano, a Caminhada da Primavera fará parte da programação Setembro Verde que será desenvolvida pela Paróquia São Miguel Arcanjo em parceria com diversas entidades. Ela explicou que a intenção é alertar para a melhora das condições de vida das pessoas nas mais diversas formas. LEONILDA VILLANI destacou ainda que a expectativa é reunir pelo menos 400 pessoas, mas detalhou que o número pode mudar dependendo de da quantidade de monitores presentes na Caminhada da Primavera.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Ameosc vai promover uma Assembleia Geral Ordinária na tarde de hoje. O encontro está marcado para a uma hora e vai reunir os gestores municiais de saúde do extremo-oeste. Uma das principais pautas do encontro será a ampliação do Hospital Regional, especialmente o aumento do número de leitos de para cirurgias de alta complexidade e ampliação da ala de oncologia, quimioterapia e radioterapia. Outro ponto é a necessidade de uma UTI Materno Infantil e novas especialidades médicas. Os secretários também vão discutir outros temas como o Projeto do Arranjo Produtivo de Plantas Bioativas e Fitoterápicos, o índice de reajuste dos vencimentos dos servidores do Consórcio e a realização de Concurso Público para o CIS Ameosc.

O Instituto Santé vai apresentar, durante a assembleia geral do CIS Ameosc desta terça-feira, a situação do projeto de ampliação do Hospital Regional. No ano passado, o governo anunciou o repasse de 796 mil reais para a elaboração do projeto arquitetônico para a reforma e ampliação de mil 620 metros quadrados, com uma nova ala de quatro mil e 700 metros quadrados. A intenção é ampliará a oncologia, ortopedia e disponibiliza novas especialidades. A estimativa é de que sejam necessários mais de 40 milhões de reais para a execução das obras. O secretário de saúde, ALFREDO SPIER, disse que se o investimento for realizado, será um marco para a saúde pública do extremo-oeste.

A administração de São Miguel do Oeste concluiu a licitação para a reinstalação dos semáforos na avenida Willy Barth. A informação é do vice-prefeito EDENILSON ZANARDI que participou do Peperi Entrevista desta terça-feira. A empresa que venceu a licitação vai entregar três conjuntos semafóricos para instalação em 3 pontos da via. Um deles será instalado no acesso a área industrial e o outro no acesso a JBS. O terceiro semáforo terá quatro grupos e será colocado na esquina do antigo Super Vipi. ZANARDI explicou que a princípio, esse conjunto seria instalada no entroncamento com a Getúlio Vargas, na esquina do posto Bertamoni. No entanto em razão de um abaixo assinado dos moradores do Andreata, a sinaleira ficará na esquina com a rua Sete de Setembro, facilitando o acesso ao bairro.

Ao todo, o município vai desembolsar 336 mil reais para a compra dos três conjuntos semafóricos da Willy Barth. De acordo com o vice-prefeito EDENILSON ZANARDI, a empresa já recebeu a ordem de fornecimento e tem 90 dias para instalar os equipamentos. Ele acredita que a empresa fará a implantação dos aparelhos até o final do mês que vem. ZANARDI explicou que a questão legal com o Dnit já foi resolvida e os semáforos serão recolocados na Willy Barth, atendendo uma reivindicação dos moradores e empresários da via. Ele disse que a decisão de comprar os equipamento foi tomada no mês de janeiro, mas como houve recursos na licitação, o processo acabou atrasando um pouco. ZANARDI informou que os semáforos foram comprados e incorporados ao patrimônio do município.

Os três semáforos que serão instalados na avenida Willy Barth terão uma função educativa, mas poderão emitir multas aos infratores em um segundo momento. O vice-prefeito EDENILSO ZANARDI disse que os conjuntos já vem com câmera de monitoramento para a fiscalização e emissão de multas para as infrações. Ele disse que, em um primeiro momento, os aparelhos vão apenas controlar o fluxo dos veículos, mas o município vai buscar um novo acerto com o Dnit para receber, pelo menos, uma parte dos valores gerados pelas multas dos equipamentos.

O Corpo de Bombeiros registrou um acidente no bairro Jardim Peperi na noite desta segunda-feira. A colisão ocorreu na rua Valdemar Rangrab por volta das oito e 20 e envolveu um Uno e uma Ecosport. A condutora do Uno relatou dores na região lateral do pescoço e no tórax, possivelmente devido ao cinto de segurança. Ela recebeu os primeiros socorros pela equipe do Corpo de Bombeiros e não foi necessário deslocamento para o hospital. O condutor Ecosport nada sofreu e dispensou atendimento.

Um motociclista ficou ferido em acidente de transito no começo da noite de ontem na BR 163. O condutor de uma moto Bross sofreu uma queda depois de colidir no meio fio da via marginal da rodovia. O acidente aconteceu por volta das sete horas da noite em São José do Cedro. Ele sofreu escoriações na face, sem sinais de fratura. O homem usava capacete. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital de São José do Cedro.

Um acidente entre uma caminhonete e uma moto deixou uma pessoa ferida nesta segunda-feira no centro de São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta do meio-dia na rua 15 de Novembro e envolveu uma Ranger e uma Biz. O idoso que conduzia a moto sofreu escoriações generalizadas nos braços e um edema na perna. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e conduzido ao hospital regional Teresinha Gaio Basso. O condutor da Ranger, também idoso, nada sofreu e aguardou no local a chegada da Polícia Militar.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.