-MINISTÉRIO OFICIALIZA OFERTA DA QUARTA DOSE CONTRA COVID PARA MAIORES DE 40 ANOS
-SC TEM MENOR NÚMERO DE VENDAS DE CARROS ZERO NOS ÚLTIMOS SETE ANOS
-PROFESSORES VÃO ELEGER NOVAS COORDENAÇOES DO SINTE NESTA SEMANA
-DNIT AUTORIZA PREFEITURA A FAZER MANUTENÇÃO NA PISTA DA WILLY BARTH
-MUNICÍPIO FARÁ ADITIVO COM A CASAN E NOVA LICITAÇÃO PARA OS SERVIÇOS DE ÁGUA
-MULHER ESFAQUEIA COMPANHEIRO E É PRESA PELA POLÍCIA MILITAR
-HOMEM É PRESO DEPOIS DE MATAR CACHORRO A GOLPES DE MARRETA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 16 centavos. O euro está valendo cinco reais e 43 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O Programa Mundial de Alimentos da ONU advertiu, neste domingo, que será obrigado a racionar a ajuda aos refugiados da África Oriental e Ocidental, por falta de financiamento adequado e apesar das necessidades crescentes. De acordo com esta agência da ONU, 75 por cento dos refugiados apoiados pelo programa na África Oriental viram suas porções reduzidas em até 50 por cento. Os mais afetados são os que se encontram em Uganda, Etiópia, Quênia e Sudão do Sul. Na terça-feira passada, o PMA disse que precisa urgentemente de 426 de dólares milhões para os próximos seis meses para evitar a fome no Sudão do Sul, onde mais de dois terços da população precisa de ajuda humanitária.
A coligação do presidente francês, EMMANUEL MACRON, não conseguiu manter maioria absoluta no Parlamento no segundo turno das eleições legislativas, disputadas neste domingo em clima de suspense em razão dos resultados apertados da primeira votação, realizada no último dia 12. Os resultados oficiais divulgados pelo Ministério do Interior indicam que a coligação centrista de MACRON obteve 245 cadeiras na Assembleia Nacional. Para obter a maioria absoluta, seria necessário conquistar 289 dos 577 assentos. Apesar de sua coalizão ter sido a mais votada, MACRON precisará buscar alianças e terá grandes dificuldades para governar devido ao forte avanço de forças de esquerda e da direita radical de MARINE LE PEN, que obteve um desempenho recorde nesta eleição legislativa.
O esquerdista GUSTAVO PETRO venceu o segundo turno das eleições presidenciais na Colômbia para o milionário independente RODOLFO HERNÁNDEZ. Os colombianos foram às urnas pacificamente neste domingo para eleger o sucessor do presidente conservador IVÁN DUQUE, que por lei não pôde se candidatar à reeleição. Segundo o Registro Nacional, PETRO alcançou 50 vírgula 51 por cento dos votos enquanto HERNÁNDEZ havia atingido 47 vírgula 22 por centos. A diferença foi de cerca de 717 mil votos. O total foi de 22 milhões de votos na eleição colombiana.
O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA fez duras críticas à Petrobras neste domingo e afirmou que "chegou a hora de tirar a máscara" da empresa. Segundo o parlamentar, a Petrobras "não pode ser estatal quando lhe convém e privada nos lucros astronômicos". Ele defendeu a divulgação de detalhes sobre o funcionamento da empresa e a atuação dos seus funcionários. Os comentários de LIRA acontecem dias depois de o presidente JAIR BOLSONARO cobrar a instalação de uma CPI para apurar irregularidades na gestão da Petrobras. Segundo LIRA, hoje será feita uma reunião com os líderes de cada partido na Câmara para discutir a política de preços da Petrobras.
O Ministério da Saúde vai oficializar, nesta segunda-feira, a ampliação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 40 anos. Atualmente, a recomendação atende o público com 50 anos ou mais. A nova fase será oficializada com a publicação de uma nota técnica. A segunda dose de reforço, como é tecnicamente chamada, começou a ser aplicada neste ano no Brasil, já com queda nos índices de casos e mortes pelo novo coronavírus. Nas últimas semanas, porém, os municípios registraram um novo avanço da doença. Somente no sábado, o País notificou 19 mil 810 novos casos com crescimento de 15 vírgula seis por cento da média móvel em duas semanas.
Cerca de 48 por cento da população da região sul do Brasil é atingida por algum nível de insegurança alimentar. Ou seja, quase metade dos moradores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul não têm alimentação adequada. Apesar do alto número, a região é a menos impactada no país. Entre 2013 e 2022, houve aumento gradativo de todos os níveis de insegurança alimentar na região. Enquanto há nove anos o Sul apresentava 14 vírgula nove por cento das famílias em situação de fome, o percentual atingiu quase metade da população total em 2022, o que significa um aumento de 33 por cento. Os dados são da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar do Brasil.
A venda de carros zero quilômetro em Santa Catarina teve alta de 14 vírgula oito por cento entre abril e maio, no segmento de automóveis e veículos comerciais leves, como picapes. O bom desempenho, no entanto, apenas reduz o tamanho da queda nas vendas em 2022. No acumulado do ano, o Estado tem até agora o menor número de vendas de automóveis novos em ao menos sete anos. De janeiro a maio, Santa Catarina teve 33 mil e 200 carros vendidos em 2022. O número é 18 por cento menor em comparação com o mesmo período de 2021, quando foram vendidas 40 mil e 800 unidades, também no grupo de automóveis e comerciais leves. Os números são da Federação Nacional de Distribuição dos Veículos Automotores de Santa Catarina.
Santa Catarina tem 79 vírgula 86 por cento da população geral com o esquema vacinal primário completo contra a Covid-19. Além disso, caiu para 11 mil e cem casos ativos da doença, conforme atualização deste domingo. Ao todo, cinco milhões e 700 mil catarinenses já receberam as duas doses ou a aplicação única do imunizante. Levando em consideração apenas a população vacinável, a taxa é de 85 vírgula seis por cento. Entre eles, dois milhões e 600 mil já receberam a primeira dose de reforço contra a Covid-19. Ou seja, 46 vírgula 75 por cento acima de 18 anos e 77 vírgula 23 por cento com mais de 60 anos. O número de casos ativos diminuiu em 959, ou seja, o estado agora conta com 11 mil 151 pessoas que ainda não se recuperaram e podem transmitir a doença.
As crianças dos municípios mais pobres no Brasil que foram hospitalizadas por conta da Covid-19 passaram por um risco quase quatro vezes maior de morrer se comparadas às das cidades mais ricas que também enfrentaram a doença. A conclusão é de um estudo recém-publicado por pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa divide os municípios do país em dez faixas de renda por habitante. Na mais rica delas, a taxa de letalidade da Covid-19 entre crianças internadas foi de quatro vírgula um por cento. Já no caso da mais pobre, esse número subiu para 15 e meio por cento. Ao comparar as cidades, o estudo mostra que o coronavírus se somou a outros problemas de saúde e atingiu com maior força populações já vulneráveis.
A secretaria de Agricultura de Bandeirante segue recebendo inscrições para o programa Mais Frutas no Meu Pomar. A informação é do secretário CLAUDINEI ZIMERMANN. Ele disse que a procura vem aumentando a cada ano. O prazo para fazer os pedidos vai até o final deste mês e a entrega das mudas das arvores frutíferas vai acontecer no mês de agosto. Outra ação que o município desenvolve na agricultura é o “De Olho na água”. ZIMERMANN disse que a ação consiste na limpeza de bebedouros e outras ações para a preservação das águas. Nesse programa, a prefeitura oferece subsídio de 10 horas máquinas para os produtores.
O serviço de recolha e trituração de galhos na cidade prossegue nesta semana em São Miguel do Oeste. De acordo com o secretário adjunto de urbanismo, CLAUDIO BARP. Ele explicou que a secretaria está intensificando as ações no bairro São Jorge. O recolhimento no local vai até quinta-feira. Do dia 23 ao dia 30, o serviço será realizado nas ruas do centro da cidade. BARP explicou que, com isso, o município encerra a primeira rodada com a recolha e trituração de galhos em todos os bairros. A partir do mês de julho, a secretaria começa uma nova rodada do serviços retomando o mesmo cronograma da primeira etapa. A partir do dia quatro de julho o recolhimento inicia pelo bairro São Sebastião.
A Secretaria Municipal de Saúde de Romelândia ampliou o horário de atendimento da população. O objetivo da mudança é facilitar o acesso aos serviços para as pessoas que trabalham durante o dia e não conseguem ir até a Unidade Básica de Saúde. A partir de agora, o atendimento no posto será das sete as 11 da manhã e da uma da tarde às oito da noite. O horário de atendimento da Farmácia Básica também sofreu alterações. De acordo com a Secretaria de Saúde o expediente para a retirada de medicamento será das sete as 11 e meia da manhã e entre uma e cinco da tarde. Nas terças feira, o horário será diferenciado e estendido até as sete horas da noite.
A vacina contra a gripe será oferecida em apenas dois dias desta semana. As pessoas podem se proteger contra a influenza hoje e na manhã de sábado. Nos demais dias da semana, a imunização será contra Covid. Amanhã serão ofertadas a primeira e a segunda dose para adolescentes e adultos retardatários; a terceira dose para adultos retardatários; a quarta dose para idosos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses e a quarta dose para trabalhadores da saúde. Na quarta-feira, a programação do município prevê a aplicação da primeira e segunda doses contra o coronavírus para crianças de 5 a 11 anos retardatárias.
A vacinação contra a Covid prossegue na quinta-feira no posto de saúde do centro com a aplicação das primeiras e segundas doses para adolescentes e adultos retardatários; a terceira dose para adultos retardatários; a quarta dose para idosos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses; e a quarta dose para trabalhadores da saúde. Na sexta-feira, o município vai oferecer a primeira e segunda dose para adolescentes e adultos retardatários; a terceira dose para adultos retardatários; a quarta dose para idosos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses; a quarta dose para trabalhadores da saúde; e a segunda dose BUTANTAN para vacinados em 24 e 25 de maio.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação vai eleger, nesta semana, os novos diretores da entidade. A eleição está marcada para amanhã e quarta-feira em todas as regionais do Sindicato. De acordo com o professor ALDOIR KRAMMER, secretário de formação do Sinte, o estado conta com cerca de 70 mil professores, entre ativos e inativos. Aproximadamente 30 mil estão ligados ao sindicato e podem votar no pleito deste ano. A eleição deste mês vai escolher a nova coordenação estadual, os coordenadores regionais e os membros do conselho deliberativo. O mandato dos coordenadores e conselheiro eleitos começa no dia 18 de julho. Segundo KRAEMMER, a data da posse ainda não foi definida.
Duas chapas disputam a coordenação estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina. A candidatura da situação tem como candidato a coordenador estadual o professor de Chapecó, EVANDRO ACADROLLI. Já o grupo de oposição tem como candidata a coordenadora a professora de Criciúma, JANETE DA SILVA. Na regional de São Miguel do Oeste, a eleição para coordenador regional também tem dois candidatos: a professora de Barra Bonita GICELE APARECIDA DOS SANTOS e o professor de Palma Sola, RUBENS CRISTÓVÃO LUVISIN. Além disso, a região vai eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo do sindicato.
A administração de São Miguel do Oeste vai retomar hoje o roteiro do programa O Povo fala. Nesta segunda-feira, a reunião vai acontecer na Igreja da comunidade do Bairro São Gotardo. Na terça-feira, será a vez do bairro São Jorge. O evento será no salão Comunitário. O cronograma da semana termina na quarta-feira no salão comunitário do bairro São Luiz. A reunião também vai contar com a participação dos moradores do Vila Nova. Todos os encontros da semana que vem começam as sete horas da noite. O objetivo da administração é se reunir com todos os bairros e comunidades rurais em cerca de 30 encontros. Até agora, já foram realizados encontros em seis comunidades.
O Dnit autorizou o município a fazer reparos na avenida Willy Barth. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. De acordo com ele, o órgão federal já emitiu o documento que permite que a prefeitura faça as obras de manutenção do trecho urbano da BR 163. TREVISAN comentou que agora o município está discutindo com o Dnit a formalização de um acordo para que o município assuma toda a gestão da via, o que permitiria investimentos maiores no local. Ele explicou que, desse modo, são duas autorizações: a primeira para a manutenção já foi emitida e a segunda ainda está sendo discutida, mas, segundo TREVISA, isso deve ocorrer porque o Dnit já disse que não tem recursos para investir na avenida.
O município já está elaborando o projeto técnico para a revitalização da Willy Barth. Segundo o prefeito WILSON TREVISAN, o prazo para o cadastramento do projeto no governo estadual foi aberto há cerca de uma semana. O estado garantiu a liberação de 25 milhões de reais para as obras. Na última sexta, TREVISAN se reuniu com a equipe de engenheiros do município e o objetivo é fazer o projeto em 90 dias. Nesse período, o município pretende acertar as questões burocráticas como Dnit para assumir a avenida. Ele antecipou que o projeto de revitalização prevê a recuperação asfáltica, muretas dividindo as pistas, menos retornos na via, ciclovias nos dois lados, passeios para pedestres e pelos menos três passarelas.
O município de São Miguel do Oeste não vai renovar o contrato de concessão para exploração dos serviços de água e esgoto com a Casan. O anúncio foi feito sábado pelo prefeito WILSON TREVISAN no programa Peperi Rádio Repórter. Ele disse que a administração fará um aditivo ao contrato estendendo o prazo até o final do ano. Nesse meio tempo, a prefeitura fará uma nova licitação para a definição da empresa e das novas regras e meta para a concessão dos serviços de água e esgoto. TREVISAN explicou que se a Casan não aceitar o aditivo, o município podem contratar outra empresa em caráter emergencial para garantir os serviços até a escolha do novo concessionário.
Pelos investimentos feitos nos últimos anos em São Miguel do Oeste, a Casan tem grandes chances de ser a vencedora da licitação que vai apontar a empresa responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade. O comentário é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que a prefeitura está trabalhando no edital que deve ser lançado no segundo semestre. TREVISAN adiantou que o contrato com a empresa vencedora será diferente dos termos da relação atual entre o município e a Casam. O prefeito ressaltou que o processo será a aberto a todos os interessantes em explorar os serviços na cidade, mas emitiu a opinião de que a empresa do governo tem todas as condições de continuar fazendo o tratamento e fornecimento de água e esgoto no município.
O prefeito WILSON TREVISAN voltou a comentar a decisão de não disputar a eleição como candidato a deputado estadual neste ano. Ele deixou claro a insatisfação com o atual prefeito de Chapecó, JOÃO RODRIGUES. TREVISAN disse que a pré-candidatura a Assembleia da esposa de RODRIGUES foi uma das razões para ele desistir do pleito deste ano. No entanto, FABIANA RODRIGUES acabou não confirmando a intenção e também não será candidata a deputada estadual. TREVISAN disse que se sentiu traído por JOÃO RODRIGUES.
TREVISAN lembrou que outra razão que o fez desistir da candidatura a deputado foi uma pesquisa que ele contratou e que apontou que a maioria das pessoas preferem que ele termine o mandato de prefeito.
Duas pessoas ficaram feridas em um acidente na manhã deste domingo na SC 386. O acidente aconteceu por volta das 11 horas nas proximidades do acesso à Linha Barra do Laju, no interior de Mondaí. A colisão envolveu um Sonic com placas de Iporã do Oeste e um Honda Civic, com placas de Mondaí. A condutora do Civic, uma mulher de 20 anos, sofreu escoriações provocadas pelo cinto de segurança. Já a condutora do Sonic, uma mulher de 38 anos, sofreu fraturas na perna esquerda e relatava dores no peito e antebraço esquerdo. Ela foi retirada das ferragens através do porta malas do veículo pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros. As duas vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Mondaí.
Um homem de 46 anos sofreu escoriações leves em uma saída de pista seguida de tombamento de um caminhão na SC 161. O acidente aconteceu por volta das 10 e 20 da manhã na Linha São José, interior de Anchieta e envolveu uma carreta Scania com placas do Mercosul. Os bombeiros socorreram o motorista que sofreu um corte no braço, mas o homem se recusou ser levado ao hospital. Os bombeiros também socorreram uma mulher de 52 anos, caroneira, que não teve ferimentos, mas estava com os sinais vitais alterados e, por isso, foi levada ao hospital da cidade.
Um motociclista sofreu ferimentos graves em um acidente neste sábado no centro de São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das quatro e meia da tarde na avenida Willy Barth e envolveu um Siena com placas de São Miguel e uma motociclista. O homem, que conduzia uma Yamaha, foi atendido pelo Corpo de Bombeiros com suspeita de fratura nas duas pernas. Ele foi levado ao Hospital Regional. Segundo a Polícia, o carro seguia pela rua 21 de Abril e o acidente aconteceu quando o motorista foi cruzar a Willy Barth.
Um homem de 47 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar depois de matar um cachorro a marretadas. O crime aconteceu na última sexta-feira no município de Maravilha. De acordo com o delegado LUCAS ALMEIDA, o homem recebeu uma recompensa de 10 reais oferecida por um empresário da cidade para matar o animal. Uma testemunha viu dois homens matando o cão, sendo que um segurava o animal pela corrente e outro desferia golpes de marretas. Um dos homens presos disse aos policiais que o dono de um mercado da cidade prometeu a quantia de 10 reais para cada um dos autores para matar o cão, e, inclusive, teria fornecido as ferramentas para o crime.
A Polícia Militar prendeu uma mulher suspeita de desferir golpes de faca no companheiro neste sábado. O fato aconteceu por volta das seis horas da tarde na rua Sete de Setembro. A PM foi acionada e, ao chega no local, encontrou o homem sendo atendido pelo Corpo de Bombeiros. Ele relatou aos policias que teve uma discussão com a esposa e que ela teria desferido um golpe de faca no tórax dele. Já a mulher relatou que eles tiveram uma discussão devido ao uso excessivo de bebida alcoólica. Ela alega que o homem não parava de falar sobre seus relacionamentos anteriores e ela acabou atingido o companheiro com uma facada. Segundo a PM, a irmã da vítima disse que ele sofre agressões da companheira. A mulher foi presa e conduzida para a Delegacia de Polícia.
Um casal foi ferido a golpes de faca neste final de semana em Romelândia. De acordo com a Polícia Militar, trata-se de uma tentativa de feminicídio e homicídio. O crime aconteceu no domingo, por volta das cinco horas da manhã. O homem e a mulher foram conduzidos até o hospital pela ambulância da Secretaria de Saúde de Romelândia. Segundo a PM, a mulher relatou que se separou do ex-companheiro há pouco tempo e que na noite de sábado ela estava em sua casa dormindo com o atual namorado. A mulher disse que o ex marido arrombou duas portas, inclusive a do quarto que estava trancada, entrou e atacou o casal a golpes de faca. O homem sofreu ferimentos graves. O caso será investigado pela Polícia Civil.