ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - segunda-feira - 20 05 2024

-MERCADO ELEVA ESTIMATIVA DE INFLAÇÃO E VÊ SELIC EM 10% ATÉ O FIM DO ANO

-CHUVAS EM SC ATINGEM 800 PESSOAS E DEIXAM OITO CIDADES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

-BATALHÃO DA PM PROMOVE HOJE FÓRUM DE TRÂNSITO NO COLÉGIO LA SALLE PEPERI

-CONGRESSO DE RÁDIO DA ACAERT TERMINA HOJE COM ENTREGA DO MICROFONE DE OURO

-NENHUMA CIDADE DA AMEOSC TEM TAXA DE ALFABETIZAÇÃO MENOR QUE 90 POR CENTO

-MULHER FICA FERIDA AO SAIR DA PISTA COM VEÍCULO E CAIR EM RIBANCEIRA NA SC 283

-DOIS HOMENS SÃO PRESOS EM FLAGRANTE COM 10 QUILOS DE MACONHA EM MOCHILA

O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A mínima nas últimas horas foi de 10 graus e a máxima pode chegar a 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 12 centavos. O euro está valendo cinco reais e 56 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.

O presidente iraniano, EBRAHIM RAISI, morreu aos 63 anos na queda de um helicóptero. A informação é do ministério das Relações Exteriores do Irã. RAISI, que foi eleito em 2021 e tinha mandato até 2025, era a segunda pessoa mais importante do Irã, atrás apenas do aiatolá ALI KHAMANEI, líder supremo do país e de quem o atual presidente era um protegido e possível sucessor. Segundo a imprensa oficial iraniana, o helicóptero caiu numa região montanhosa do Irã em razão das más condições climáticas durante um voo que trazia RAISI e outras autoridades do vizinho Azerbaijão. Além do presidente, a queda matou um chanceler do Irã.

Pelo menos 22 milhões e cem mil pessoas da América Latina e do Caribe necessitam de ajuda internacional, segundo levantamento da Agência da ONU para Refugiados. O dado é referente a 2023. Essa é a maior população registrada desde 2019, quando as Américas e o Caribe tinham juntos aproximadamente 16 milhões de pessoas nessa mesma situação, por estarem fora de seus países de origem. Das 22 milhões e cem mil pessoas que necessitam de ajuda internacional, 976 mil são pessoas refugiadas, isto é, estão fora do seu país de origem por questões como perseguição, conflito e violência generalizada.

A Espanha convocou, neste domingo a embaixadora do país em Buenos Aires para consultas e exigiu um pedido de desculpas do presidente argentino, JAVIER MILEI, por ter chamado a esposa do presidente espanhol, PEDRO SÁNCHEZ, de "corrupta". A intimação foi feita pelo ministro das Relações Exteriores durante um evento em Madri. Durante um discurso em uma reunião de líderes de extrema direita organizada pelo partido espanhol Vox, em Madri, MILEI se referiu a BEGOÑA GÓMEZ como uma "mulher corrupta". GÓMEZ está sendo investigada por sua suposta relação comercial com empresas que receberam ajuda do governo.

O Tribunal Superior Eleitoral concluiu, na sexta-feira, mais uma etapa de verificação da segurança das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2024. É o "Teste de Confirmação", em que especialistas voltaram à Corte Eleitoral para testar os aperfeiçoamentos de segurança feitos nas urnas e sistemas eleitorais. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, as melhorias realizadas pelos técnicos do TSE nos sistemas foram validadas pelos especialistas que tinham sugerido as contribuições. Agora, a próxima fase é a cerimônia de lacração, que deve ocorrer em setembro e atesta a integridade e a autenticidade dos programas eleitorais.

Economistas do mercado financeiro elevaram as estimativas de inflação para este e para o próximo ano, e também passaram a projetar um corte de juros menor em 2024. Para o fechamento de 2024, a projeção do mercado para o juro básico da economia avançou de nove vírgula 75 para dez por cento ao ano. Isso quer dizer que o mercado estima um corte menor de juros neste ano. As previsões constam no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Para a inflação deste ano, os analistas dos bancos subiram a expectativa de inflação, de três vírgula 76 para três virgula 80 por cento.

O ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, PAULO PIMENTA, afirmou neste domingo que o governo federal estuda pagar famílias para abrigar vítimas das enchentes no estado. PIMENTA sinalizou que a ideia em estudo prevê um repasse às famílias de 400 reais por pessoa abrigada. O ministro disse que deve discutir, ao longo dos próximos dias, uma forma de implementar a medida junto ao governo federal. Conforme o boletim mais recente da Defesa Civil estadual, divulgado às nove horas desta segunda-feira, a chuva causou 157 mortes. Pelo menos 806 pessoas se feriram. Há registro de 88 desaparecidos. O Rio Grande do Sul tem 581 mil 633 desalojados e 76 mil 188 pessoas em abrigos.

Um bebê de 13 dias de vida morreu por dengue em Santa Catarina. A menina nasceu em Balneário Piçarras, no Litoral Norte, e chegou a ser transferida para um hospital, mas não sobreviveu, conforme a prefeitura. Santa Catarina registra 203 mortes por dengue em 2024, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica. No estado, são 135 mil casos confirmados. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Santa Catarina tem três regiões com vacinas contra a dengue: Norte, Grande Florianópolis e

Médio Vale do Itajaí, mas a adesão não chega a 30 por cento.

Santa Catarina é o estado com a menor taxa de informalidade do Brasil com 27 vírgula quatro por cento. Além disso, o rendimento médio recebido em todos os trabalhos em Santa Catarina foi de três mil 421 reais, um crescimento de quase três por cento em relação ao mesmo trimestre de 2023. Os números estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua , referentes ao primeiro trimestre de 2024 e foram divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira. A pesquisa ainda mostra que Santa Catarina apresenta o terceiro menor nível de desocupação com três vírgula oito por cento. As regiões Oeste e Vale do Itajaí apresentaram taxas de desocupação ainda menores do que a média estadual, de dois virgula um e três virgula quatro por cento respectivamente.

24 cidades catarinenses registraram ocorrências relacionadas com as fortes chuvas que atingem o estado neste fim de semana. Oito cidades decretaram Situação de Emergência: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Araranguá e Rio do Sul. Segundo relatório da Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, as chuvas atingiram todas as regiões catarinenses, ocorrendo com maior intensidade entre o Meio-Oeste, Planalto Sul, trechos do Alto e Médio Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Quase 800 pessoas já tiveram que deixar suas casas, sendo 117 desalojados que estão na casa de familiares ou amigos, e 654 estão desabrigados, ou seja, saíram de casa e estão em abrigo público.

O médico GREGÓRIO GIMENEZ faleceu neste domingo no Hospital São Miguel. GIMENEZ tinha 82 anos e estava lutando contra um câncer. O médico foi um dos primeiros oftalmologistas da cidade e teve um atuação de destaque em entidades da cidade. Ele foi presidente do Lions Clube São Miguel. O velório do doutor GIMENEZ está acontecendo na Igreja Matriz São Miguel Arcanjo. O sepultamento está agendado para as três da tarde no Cemitério Memorial Parque Jardim dos Ypês.

O Comitê Municipal de Solidariedade de Descanso enviou, na última sexta-feira, mais uma remessa de doações para a Central de Coleta Regional localizada na Faismo. A primeira leva de donativos enviados por aeronaves no dia sete de maio foram direcionadas para a região de Garibaldi, enquanto as doações enviadas na sexta-feira, 10 de maio, foram encaminhadas para a região de Roca Sales. Conforme o integrante do Comitê e secretário de Desenvolvimento Econômico, PAULO LAUXEN, a arrecadação continuará, com foco em alimentos prontos ou de fácil preparo, água mineral, materiais de higiene e limpeza, fraldas infantis e geriátricas, colchões, roupas de cama, cobertores, roupas de inverno em boas condições, cestas básicas e ração animal para cães e gatos. O ponto de coleta continua sendo no Centro Cultural Coluna Prestes.

Começou hoje em Brasília o Grito da Terra Brasil. A mobilização conta com a participação de agricultores de todo o país, inclusive do extremo-oeste. O ônibus com os agricultores de São Miguel do Oeste saiu do município no sábado à noite e chegou na capital federal na manhã desta segunda-feira. As delegações dos diferentes estados estão chegando hoje e participando das primeiras reuniões. Amanhã pela manhã ocorre a caminhada dos agricultores na esplanada dos Ministérios. A pauta de reivindicações foi entregue para o governo federal no começo do mês e a previsão é de que as repostas para os pleitos sejam entregues por volta do meio dia de amanhã.

A pauta do Grito da Terra Brasil tem uma série de reivindicações. Entre elas, estão o aumento para 90 bilhões de reais do orçamento exclusivo para o Pronaf nas seguintes proporções: 45 bilhões para custeio e 45 para investimento, sendo cinco bilhões para habitação rural. A Fetaesc também está pedindo taxa de juros de quatro por cento ao ano nas linhas de custeio, investimento e agroindústria, além da ampliação do teto de financiamento de 250 mil para 400 mil. Outro pedido é para aumentar o prazo de reembolso do Pronaf investimento, de 07 para 10 anos, mantendo a carência de até 14 meses e a elevação do teto da renda bruta anual para enquadramento no Pronaf dos atuais 500 mil para 800 mil reais.

Começou neste domingo, em Florianópolis, a décima nona edição do Congresso Catarinense de Rádio e TV: ACAERT NEXT. O evento, promovido pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT, está ocorrendo no CentroSul. O Congresso termina hoje a noite e reúne profissionais de comunicação de todo o estado. O diretor da Rede Peperi de Comunicação, ADÍLSON BALDISSERA, está participando congresso. De acordo com ele, o Congresso Catarinense de Rádio e TV serve para ampliar o conhecimento e conhecer as novidades do rádio, um veículo que, cada vez mais, tem um papel importante para as comunidades. A programação abordará temas com uma forte relação com o slogan do evento: Rádio e a TV em transformação.

O primeiro dia do Congresso Catarinense de Rádio e TV: ACAERT NEXT teve quatro painéis, a entrega da Comenda Acaert para empresários da radiodifusão e uma palestra com WASHINGTON OLIVETTO, Publicitário fundador da WGGK e da WBrasil. Na parte da tarde, os painéis foram sobre os seguintes temas: Legislação; Rádio em Transformação; Rádio Produto e Mercado; e Rádio e Emoção. A cerimônia de abertura acontece as sete e meia da noite e a palestra com WASHINGTON OLIVETTO encerrou a programação do primeiro dia. O publicitário apresentou diversas de suas campanhas publicitárias, detalhando como o rádio com o seu estilo coloquial, com poder de instigar a imaginação do ouvinte, influenciou o seu trabalho. Ele afirmou que o rádio é um veículo que em matéria de imaginação dá de 10 a zero nos outros.

O segundo dia do Congresso Catarinense de Rádio e TV foi aberto as nove da manhã desta segunda-feira com uma palestra com WALTER LONGO, Especialista em Inovação e Transformação Digital. Em seguida, a palestra foi com RAYMUNDO BARROS Diretor de Estratégia & Tecnologia da Globo e presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre.Na parte da tarde, serão mais três palestras com GUILHERME RAVACHE - Jornalista, empreendedor, consultor digital; com o CEO da Kantar Ibope Media do Brasil e com HUGO RODRIGUES, estudioso de consumo e comportamento do consumidor, publicitário ganhador de 19 Leões no festival de Cannes.

O Congresso Catarinense de Rádio e TV: ACAERT NEXT termina hoje à noite com a entrega do Prêmio ACAERT Microfone de Ouro. De acordo com a associação, trata-se da mais importante premiação do mercado de comunicação de Santa Catarina, considerado o ‘Oscar’ do segmento no estado. Nesta edição, foi registrado novo recorde com 911 inscrições de profissionais de rádio, televisão, agências de propaganda e acadêmicos. Estão em disputa 31 modalidades. A cerimônia do prêmio será realizada as oito horas da noite. A Rede Peperi tem uma profissional na final do Prêmio Acaert Microfone de Ouro. SILVÉRIA ZANCHI, da rádio Cidade, é finalista na categoria Melhor Locutora Comunicadora. O diretor da Peperi, ADILSON BALDISSERA, participa do evento com os filhos ALBERTO BALDISSERA e ANA CLARA BALDISSERA.

O décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar está realizando hoje um Fórum sobre trânsito dentro da programação da Campanha Maio Amarelo. O evento foi aberto as nove da manhã no Auditório do Colégio La Salle Peperi. O objetivo é reunir profissionais das mais diversas áreas relacionadas ao trânsito para discutir a mobilidade segura de pedestres e ciclistas nas cidades de pequeno porte, com ênfase para os municípios do Extremo Oeste Catarinense. De acordo com o Policial Militar e Observador Certificado, um dos representantes oficiais do Maio Amarelo para o Estado de Santa Catarina, VALDECIR KUHN, nos últimos três anos, houve um crescimento preocupante no número de óbitos envolvendo pedestres e ciclistas nas cidades do Extremo Oeste, o que exige sejam discutidas soluções a serem implementadas na região. O evento é aberto ao público e continua na parte da tarde.

A realidade do trânsito é resultado da cultura das pessoas. A observação é do Sargento da Polícia Militar e Observador Certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária, VALDECIR KUHN. Ele disse que muitas pessoas ainda tem a mentalidade de que é fácil dirigir, mas não é assim. O sargento lembrou que o volume de veículos também é muito elevado e as vias estão congestionadas, inclusive na cidade, o que aumenta o risco de colisões. De acordo com KUHN, até abril, foram registrados 303 acidentes com duas mortes nas ruas de São Miguel do Oeste. Ele reforçou que falta conscientização de todos os usuários de trânsito. O policial disse que a PM vai organizar um fórum para tratar sobre temáticas de transito e houve dificuldade em encontrar nomes para as palestras porque ainda se fala pouco sobre o tema. Na visão de KUHN, a sociedade não olha para o trânsito como deveria.

Nenhuma cidade da Ameosc tem taxa de alfabetização menor de 90 por cento. A informação é do coordenador do IBGE no extremo-oeste, CLAUDIO RADTCKE JUNIOR. De acordo com ele, os números mostram a preocupação que a região tem com a educação. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e comentou que os índices do extremo-oeste são melhores do que a média catarinense e nacional. Os detalhes do censo estão disponíveis no site do IBGE e já estão sendo acessados pelos municípios. CLAUDIO disse que esses dados são importantes para definição de políticas públicas municipais na área da educação.

A taxa de alfabetização de São Miguel do Oeste é de 96 vírgula 69 por cento. Esse é o quinto melhor índice da região da Ameosc. A informação é do coordenador do IBGE no extremo-oeste, CLAUDIO RADTCKE JUNIOR. No ranking nacional, o município está na posição de número 486. Ela também confirmou que São João do Oeste é a cidade com o maior índice de moradores que sabem ler e escrever no país. De acordo com o IBGE, a taxa é de 99 virgula 10 por cento. Na Ameosc, o segundo lugar é de Itapiranga com 97 vírgula 81 por cento de alfabetizados. Tunapolis tem taxa de 97 vírgula 37 por cento e Iporã do Oeste tem 97 vírgula 22 por cento dos moradores alfabetizados.

A tendencia é de que a taxa de analfabetismo em Santa Catarina fique perto de zero no próximo censo do IBGE daqui a 10 anos. A expectativa é do coordenador do IBGE no extremo-oeste, CLAUDIO RADTCKE JUNIOR. No Brasil e em Santa Catarina, observa-se que os menores índices estão entre os nascidos a partir da década de 1990 inferiores a dois e a um por cento, respectivamente, e para os nascidos antes de 1980 os índices praticamente dobram a cada década tanto no país quanto no estado. Ou seja, as maiores taxas de analfabetismo estão nas pessoas idosas. Ele acredita que com a obrigatoriedade do ensino fundamental e aumento da alfabetização na idade certa, os índices devem cair ainda mais.

A Polícia Militar de Campo Erê foi acionada, neste sábado, para registrar uma ocorrência de estelionato no centro da cidade. Um homem informou que teria anunciado a venda de uma moto Twister no “Facebook”. Logo depois, uma pessoa teria se interessado e entrou em contato com ele dizendo que iria comprar a moto, e que logo realizaria a transferência do valor via Pix. Porém, momentos depois, um terceiro homem apareceu na residência do vendedor e relatou que já teria comprado a motocicleta daquele primeiro homem que teria entrado em contato com a vítima, dizendo, inclusive, que até já teria pago o valor para aquele homem. A vítima acreditou no que foi dito e acabou entregando a motocicleta, porém, ao verificar sua conta, percebeu que não tinha recebido o valor e que teria caído num golpe. O homem acionou a PM e a ocorrência foi repassada para a Polícia Civil para as devidas investigações.

Um homem furtou cerca de mil e 300 reais de um mercado neste final de semana em Maravilha. De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu na madrugada de sábado no centro da cidade. A proprietária do estabelecimento observou pelas câmeras de segurança que um homem havia pulado o muro da empresa. Segundo a vítima, foram levados aproximadamente mil e 300 reais e uma quantidade indeterminada de cigarros. Durante as buscas, a polícia encontrou, a cerca de 200 metros do mercado, parte dos itens furtados em uma área de mata. Entre os objetos recuperados estavam 219 maços de

cigarros, quatro garrafas de bebida alcoólica, além de alguns pares de calçados. O suspeito do furto não foi localizado.

Uma saída de pista seguida de queda em ribanceira deixou uma mulher ferida na madrugada deste domingo na SC 283. O acidente aconteceu por volta das três e meia em Riqueza. A condutor de uma Celta, placa do Mercosul, perdeu o controle da direção, saiu da pista e caiu em uma ribanceira. O carro ainda colidiu em uma árvore.

A vítima, uma mulher de 34 anos, foi encontrada sentada sobre o carro, amparada por populares, consciente, orientada e relatando dor na região da coluna cervical. Ela foi socorrida pelos bombeiros e levada ao Hospital de Mondaí.

Câmeras de videomonitoramento flagraram o momento em que um criminoso furtou uma mesa na área de uma residência, localizada no centro de São Miguel do Oeste. O fato foi registrado na madrugada dessa quinta-feira. As imagens mostram o momento em que o homem se aproxima da residência pela calçada. Por outro ângulo, a imagem mostra o criminoso entrando na área e pegando o móvel. Depois de cometer o furto, o homem sai do local e vai embora carregando a mesa. A Polícia Militar conseguiu localizar e prender o suspeito na manhã desse sábado. Ele é de naturalidade estrangeira e confessou o crime. O homem relatou que viu a mesa na área da casa, sem nada em cima. Então pegou o móvel e saiu do local.

Um homem foi detido por dirigir embriagado e colidir em placa de sinalização em Bandeirante na última sexta-feira. Por volta das 11 e meia, uma guarnição da PM em rondas pela SC 492 visualizou um veículo vindo em zigue- zague. Em determinado momento, o veículo colidiu com uma placa de sinalização de trânsito e voltou para a pista na contramão. Os policiais abordaram o condutor da Ranger que estava em visível estado de embriaguez. Segundo a PM, o condutor teve muita dificuldade de sair do carro e de permanecer em pé para a realização dos procedimentos. Ele não quis fazer o teste do bafômetro e foi levado para a delegacia de polícia.

Dois homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas no começo da noite de ontem na BR 163, proximidades do Bairro São Sebastião, em São Miguel do Oeste. Os dois suspeitios estariam vindo para São Miguel do Oeste de motocicleta, mas sofreram uma queda nas proximidades do Distrito de Idamar, em Dionísio Cerqueira. Após isso, eles embarcaram em um veículo de aplicativo e seguiram viagem. Na chegada a São Miguel do Oeste, o veículo foi abordado pela guarnição do Canil do Batalhão de Polícia Militar. A dupla estava com cerca de 10 quilos de maconha em uma mochila. Eles foram presos e levados para a delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.