ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 20-05-2022 Sexta-feira

-TAXA DE ABANDONO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO MAIS QUE DOBRA EM 2021

-FLORIANÓPOLIS ESTÁ ENTRE AS CAPITAIS COM MAIOR INDICE DE DEPRESSÃO DO PAÍS

-NOS 100 ANOS DE COLONIZAÇÃO, MONDAÍ SEDIA HOJE ASSEMBLEIA DA AMEOSC

-TUNÁPOLIS AVANÇA NA RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS NO INTERIOR

-AGRÔNOMO ALERTA PARA GEADA E CUIDADOS ESPECIAIS COM PLANTAS E ANIMAIS

-REGIONAL DE EDUCAÇÃO ROMPE CONTRATO APÓS PROBLEMAS NA MERENDA ESCOLAR

-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO CONTRA CAMINHÃO

-POLÍCIA FLAGRA CORRUPÇÃO DE MENORES E TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO


O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se com sol e pontos de nebulosidade. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de quatro graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 90. O euro está valendo cinco reais e 17 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

A Rússia expulsará 24 diplomatas italianos, 34 franceses e outros 27 espanhóis em uma medida de retaliação, segundo a agência de notícias RIA, citando o Ministério das Relações Exteriores como fonte. A decisão é parte de uma resposta aos países que se posicionaram abertamente contra Moscou. O primeiro-ministro italiano MARIO DRAGHI disse ontem que a decisão da Rússia de expulsar diplomatas italianos é um "ato hostil", alertando que os canais diplomáticos com Moscou não devem ser interrompidos.

Apesar das negativas constantes da Turquia, os Estados Unidos e a Alemanha afirmaram nesta quinta-feira que a Finlândia e a Suécia entrarão na Organização do Tratado do Atlântico Norte. O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, disse ontem que os dois países nórdicos "cumprem com todos os pré-requisitos" para fazer parte da Otan. Ele já pediu ao Congresso norte-americano autorização para acelerar o processo das novas adesões. Pela tarde, o primeiro-ministro da Alemanha, OLAF SCHOLZ, se disse "confiante" na aprovação das duas candidaturas.

A Argentina tem mais de 47 milhões de habitantes. O país cresceu em sete milhões e 200 mil pessoas entre 2010 e 2022. São 47 por cento de mulheres e 53 por cento de homens. Esses foram os principais resultados do Censo do país, que foi feito entre a quarta-feira e esta quinta-feira. Dados mais detalhados serão divulgados nos próximos três meses, mas o país consegue publicar um relatório com alguns dos principais itens do Censo por causa da maneira que se organiza a coleta de dados. Na quarta-feira houve um feriado nacional para que o Censo fosse realizado. O comércio fecha, e as pessoas ficam em casa para responder os pesquisadores ou em formato digital.


Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira mostram que a taxa de abandono escolar no Ensino Médio na rede pública mais que dobrou no ano passado. Em 2020, o percentual de estudantes que abandonaram instituições foi de dois virgula três por cento, enquanto que, em 2021, a taxa foi de cinco por cento. Os números foram divulgados nesta quinta-feira pelo Inep e integram os resultados finais da segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021. No ensino fundamental, a taxa de abandono escolar foi de um por cento em 2020 e um vírgula dois em 2021. A única rede que não apresentou elevação foi a privada.

O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, afirmou nesta quinta-feira, que vai levar a plenário na próxima semana um projeto que limita a 17 por cento a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços que é um tributo estadual, sobre combustíveis, energia, telecomunicações e transportes coletivos. LIRA fez o anúncio um dia após a Câmara aprovar a urgência do projeto, o que acelera a tramitação dele. Com isso, o texto pode ser votado diretamente no plenário da casa, ao invés de ser discutido antes nas comissões. Pelo texto, os bens e serviços prestados por esses setores passam a ser classificados como essenciais e indispensáveis, o que afasta alíquotas mais elevadas do ICMS.

O Ministério da Economia aumentou novamente nesta quinta-feira a estimativa de inflação para este ano, passando de seis vírgula 55 por cento para sete por cento. O ministério também decidiu manter em um e meio por cento a projeção de aumento do Produto interno Bruto. As informações constam do Boletim Macrofiscal, divulgado pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia. A meta de inflação para 2022, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de três e meio por cento e será considerada formalmente cumprida se oscilar entre dois e cinco por cento. Portanto, se confirmada a nova previsão do governo, haverá o estouro da meta pelo segundo ano consecutivo.


Os deputados federais aprovaram, nesta semana, o texto-base do projeto que permite a educação domiciliar no Brasil. A proposta não obriga os pais a adotarem a prática, mas autoriza quem decidir por fazê-lo sem prejuízo para a evolução escolar e formação dos estudantes. Entre os deputados de Santa Catarina que participaram da votação, a maioria se posicionou favorável à proposta que tramita no Congresso Nacional desde 2012. O placar entre os catarinenses foi 11 a um pela aprovação. Quatro deputados de SC não estiveram na votação: ANGELA AMIN, CARMEN ZANOTTO, DARCI DE MATTOS e HELIO COSTA. Apenas o deputado PEDRO UCZAI do PT votou contra.

Florianópolis está entre as três capitais com maior índice de depressão do Brasil, de acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico do Ministério da Saúde. A cidade ocupa o terceiro lugar entre as 26 capitais e o Distrito Federal, atrás apenas de Porto Alegre e Belo Horizonte. O levantamento do governo federal - que é feito por telefone - identificou que 17 por cento dos entrevistados de Florianópolis responderam que já tinham recebido o diagnóstico médico de depressão. Segundo a pesquisa, quando o assunto é depressão em homens, Florianópolis aparece como a segunda capital com maior frequência da doença. Entre mulheres, a Capital catarinense está em quarto lugar.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina informou nesta quinta-feira que passou a recomendar a aplicação da segunda dose de reforço para idosos com 60 anos ou mais. A orientação aos municípios catarinenses ocorreu após o Ministério da Saúde também orientar sobre a imunização. Com a decisão do governo federal, as cidades que tiverem doses disponíveis em estoque podem iniciar a aplicação imediatamente. A recomendação é que a vacinação seja iniciada da maior faixa etária para a menor, ou seja, começando pelos idosos com 69 anos, 68 anos e, assim, sucessivamente. As vacinas utilizadas para a aplicação desta dose podem ser a Pfizer, a AstraZeneca ou a Janssen.


Super Agro destaca os melhores integrados da JBS. A unidade de Itapiranga realizou evento especial na noite desta quinta-feira, no Manchini Eventos. O programa da Seara Alimentos, desenvolvido pela JBS visa reconhecer o empenho dos integrados e profissionais da extensão rural com premiação em dinheiro aos destaques. Conforme o Gerente de Agropecuária Aves, ANDRÉ CHIAMOLERA, o Super Agro distribuiu 64 mil reais, dividido entre 10 produtores. O gerente destaca que o avicultor da região é destaque nacional pelos resultados obtidos. CHIAMOLERA lembra ainda que a unidade de Itapiranga possui produção em compartimento com foco na bio seguridade visando a exportação, em mercados muito exigentes. Cita ainda a grande responsabilidade do produtor para entregar um produto de qualidade.

Já o Gerente da Unidade Itapiranga Aves da JBS, RENATO ZANDONAI, afirma que o Super Agro representa a importância que tem esta cadeia produtiva da agropecuária. Ele afirma que o objetivo da JBS é produzir alimentos para o mundo e demonstra gratidão a todos os integrados que cuidam do frango com muita dedicação, carinho e competência. Lembra ainda que o campo está cada vez mais informatizado e isso permite resultados expressivos. Para a empresa, é fundamental a evolução, pois a concorrência é grande, sendo preciso ser o melhor naquilo que se propuser a fazer. ZANDONAI desafia os avicultores a evoluírem sempre em busca dos melhores resultados e a conquistarem um lugar entre os melhores no próximo evento do SuperAgro.

Os avicultores destaques premiados ontem em cada categoria foram em matrizes recria, segundo lugar, SÍLVIO VIDOR e primeiro lugar, GUNDER BERWANGER. Em matrizes produção, segundo lugar, TISANIA BERNARDI e primeiro lugar, LAUREDIR BRUSTOLIN. Frango de corte fêmea, terceiro lugar, CLAUDIR CASAGRANDE, segundo lugar, PAULO ARNOLD e primeiro lugar, JOSÉ JUNGBLUTH. Frango de corte macho, terceiro lugar, VALDIR MAYER, segundo lugar, FERNANDO SCHROEDER e primeiro lugar, IVAN BABICK. Resultados da Extensão Rural, segundo lugar, BRUNO DA SILVA SOUZA e primeiro lugar, DARCI ROQUE MAYER.

Educação rompe contrato com empresa devido problemas constatados na merenda escolar nos município da região. De acordo com a Técnica Educacional da Regional de Itapiranga, CARLA DAL SOTO, são 14 escolas que recebem alimentação nos municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste. Ela cita que nos cinco municípios de abrangência ocorre a fiscalização para garantir que a empresa cumpra o contrato. São exigidos alimentos de qualidade conforme o cardápio estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação. CARLA relata que ocorreu problema com a empresa que fornecia a merenda e por isso, neste mês de maio, ocorreu rescisão de contrato. Nesta semana uma nova empresa foi contratada com objetivo de melhorar a qualidade do alimento fornecido aos estudantes.

A Técnica Educacional observa que é preciso seguir todas as etapas estabelecidas por profissionais da área que constataram irregularidades. Ela é otimista com a nova empresa que ainda realiza ajustes para atender os alunos. CARLA DAL SOTO também chama atenção para a importância da contratação de uma nutricionista para acompanhar os serviços prestados pela empresa vencedora da licitação para fornecer alimentação escolar. Ela considera que a nutricionista agrega na qualidade do alimento que é consumido nas escolas. A nutricionista também atua na educação nutricional, visando corrigir hábitos errados e agregar também na alimentação nas residências dos alunos. O cardápio da alimentação nas escolas é regional e com alimentos típicos de cada época do ano. Crianças com intolerância ao glúten ou lactose, recebem um cardápio especial.

Revitalização do morro do Cristo será inaugurada hoje em Descanso. Foram investidos mais de 270 mil reais com recursos de emenda parlamentar na segunda etapa da revitalização do Morro do Cristo. O prefeito, SADI BONAMIGO, destaca que com os novos investimentos, foi possível realizar a troca do guarda corpo onde fica o monumento e a manutenção do acesso secundário que passa pela gruta, bem como a instalação de lâmpadas de LED e corrimão em todo o trajeto, com o objetivo de auxiliar as pessoas com mobilidade reduzida, melhorar a segurança dos visitantes e a visibilidade para quem visita o local durante a noite. O ato de inauguração será realizado nesta sexta-feira, às 17h30, no Morro do Cristo, em Descanso.

Alunos de São João do Oeste participam de palestra com o recordista mundial de embaixadinhas. Atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação nas últimas semanas para os alunos do ensino infantil e anos iniciais da rede pública. De acordo com o secretário de educação, CLAUNEI WEBER, o palestrante foi o esportista catarinense recordista mundial de embaixadinhas, MARTINHO ORIGE. No total, foram realizadas oito palestras para contemplar os períodos matutino e vespertino em cada unidade escolar, contribuindo no ensino aprendizagem dos alunos. O secretário enfatiza que no decorrer desta semana também estão sendo realizados os conselhos de classe das escolas com a avaliação do trimestre, onde já foi possível identificar uma melhora considerável na aprendizagem com a volta das aulas presenciais e a retomada de atividades paralelas, que contribuem no desenvolvimento escolar e pessoal dos educandos.

CLAUNEI WEBER observa ainda um envolvimento maior das famílias com as escolas. De acordo com o secretário de educação de São João do Oeste, os pais estão cada vez mais atentos ao rendimento escolar dos filhos e participando ativamente das Associações de Pais e Professores e de diversos eventos promovidos pelos educandários. O secretário afirma que existe uma expectativa muito boa para o segundo semestre, com a previsão da retomada da realização de diversas atividades que ficaram suspensas por um longo período devido às restrições de convívio social durante a pandemia. CLAUNEI WEBER considera que essas atividades devem refletir de forma positiva na vida escolar e futuramente na vida pessoal de cada estudante do município.

Inovações geram novos desafios na educação e necessidade de adequações. Conforme o Diretor da Escola Padre Balduino Rambo, de Tunápolis, a educação passa por um processo de ajustes para atender as novas demandas. RENATO PAULATA cita que atualmente com uso de tecnologias os alunos possuem facilidade no acesso a informação, no entanto, é preciso saber usar de forma correta. Neste contexto, o professor é indispensável para conduzir a informação num processo para ser transformada em conhecimento. De acordo com o diretor, a Educação Integral exige mais dos profissionais da educação para oferecer métodos atrativos aos alunos. PAULATA diz que a formação deve ter o ser humano em primeiro lugar, visando um cidadão comprometido com os ideais da sociedade.

O Diretor salienta que a informação está disponível, mas como ela será usada, é o grande desafio em sala de aula. Para o diretor, cada dia é mais relevante planejar ações para cativar os estudantes, pois não é fácil ter atenção diante de tantas opções para os alunos terem informação. RENATO PAULATA também chama atenção que o Novo Ensino Médio exige ampliação dos espaços físicos. A escola Padre Balduino Rambo possui projeto para revitalização do educandário que já possui 50 anos e precisa modernizar os espaços físicos para uma boa convivência e bom aprendizado.

Chegada do frio demanda de cuidados especiais no campo. A afirmação é do Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural da Epagri de Iporã do Oeste, ALEISSON LUEDKE. De acordo com ele, com a chegada de uma massa de ar frio na região, alguns cuidados devem ser adotados pelos produtores para evitar perdas em hortifrúti, frutíferas e na pecuária de leita. Ele cita que a previsão da EpagriCiram aponta temperaturas mínimas entre três e quatro graus nos próximos dois dias, com condições propícias para a formação de geada. Com isso, é importante abrigar mudas de hortaliças em local adequado, com proteção de um plástico específico, para evitar que as mudem queimem com a geada, além de manter uma boa umidade no solo dos canteiros, que auxilia as plantas a sobreviver ao extremo climático.

Em relação as plantas frutíferas, o Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural da Epagri de Iporã do Oeste, ALEISSON LUEDKE, destaca que é necessário um cuidado especial com aquelas de clima tropical, como laranja, bergamota, banana e maracujá que foram plantadas recentemente e ainda estão em fase de crescimento. Nesses casos, a recomendação é para que as mudam sejam cobertas com palhada, lona, bolsa de adubo ou até mesmo com papelão para evitar que elas morram com a geada. Com relação à pecuária de leite, LUEDKE ressalta que é importante abrigar os animais em local protegido do vento e da chuva no período de inverno, principalmente as vacas no pré e pós parto e os bezerros em fase de aleitamento.

Mondaí celebra 100 anos de colonização. 20 de maio de 1922 marca o início da colonização do Extremo Oeste de Santa Catarina, considerando-se também a fundação de Porto Feliz. Nesta data, HERMAN FAULHABER, que foi diretor da empresa Chapecó Peperi Ltda, pisou pela primeira vez no solo da nova colônia e determinou o local de sua sede administrativa, denominada colônia Porto Feliz. Mais tarde, em 1926, como Mondaí. A terra foi a porta de entrada para os imigrantes de origem alemã e posteriormente para italianos e outras etnias, principalmente de origens europeias. A trajetória histórica do município foi traçada por inúmeras dificuldades e conquistas em meio à densa floresta, às margens do Rio Uruguai. E assim, foi implantado no município, um grande polo de diversidade cultural e social que agora chega a 100 anos de história e progresso, com cerca de 12 mil habitantes e economia baseada no agronegócio, indústria e comércio.

O município de Mondaí ao longo de sua história abrigou vilas próximas, como Iporã e Riqueza, que com o passar do tempo se desmembraram e procuraram o progresso com a união de esforços locais, dada a distância entre as localidades. A antiga Vila Pinhal tornou-se distrito de Mondaí em 1953, quando passou a se chamar de Iporã. Mais tarde, em 1988, se emancipou e adotou o nome atual de Iporã do Oeste, através de um plebiscito. Em comemoração à data histórica, a administração elaborou uma extensa programação, que prossegue até domingo. Nesta sexta-feira, acontecerá um desfile comemorativo com participação das escolas e entidades às 16h na Avenida Lajú, o Café Colonial do Lions Clube às 17h, a inauguração da Rua Coberta, o lançamento do livro do centenário e homenagens às famílias colonizadoras às 18h e Show com a Família Lima às 21h, na Rua Coberta. A programação prossegue também neste sábado e domingo no município.

Mondaí sedia hoje a Assembleia de Prefeitos da Ameosc. A Associação dos Municípios do Extremo Oeste realiza o evento no feriado municipal alusivo à data em que Mondaí comemora 100 anos de colonização. De acordo com o presidente da entidade e prefeito de Anchieta, IVAN CANZI, o encontro acontecerá a partir das 15h na Casa da Cultura e estarão em pauta vários assuntos de interesse regional. Ele cita a presença do comandante do batalhão de Polícia Militar de Fronteira, tenente coronel JAILSON FRANZEN, que irá explanar sobre a ampliação dos sistemas de vídeo monitoramento nas cidades da região. Durante a assembleia também serão discutidas questões ligadas a inauguração da nova sede da Associação em São Miguel do Oeste e será apresentado o Projeto Plantando Água, que prevê o plantio de um milhão de mudas de árvores à médio prazo nos municípios da região.

IVAN CANZI destaca que Projeto Plantando Água será entregue ao Governador, juntamente com outras demandas da região, com a aprovação de uma Moção de Apelo para ampliação da oferta de serviços de média e alta complexidade no Hospital Regional e para a retomada dos debates para instalação de um campi da Universidade Federal da Fronteira Sul na região Extremo Oeste. O presidente da Ameosc destaca que Mondaí foi escolhido para sediar a assembleia no dia em que completa um século de colonização, enaltecendo a importância do município para toda a região.

O presidente da Ameosc, IVAN CANZI, lembra ainda que na Assembleia da Ameosc nesta sexta-feira, também será discutida uma pauta histórica para a região, que é a construção da ponte sobre o Rio Uruguai entre Itapiranga e Barra do Guarita. Ele enaltece a luta dos municípios catarinenses e gaúchos através da participação dos prefeitos em audiências com o DNIT em Brasília e em fóruns parlamentares, com o objetivo de viabilizar a obra. Na avaliação de CANZI, caso se concretize, a ponte trará inúmeras possibilidades de desenvolvimento para o noroeste gaúcho e o Extremo Oeste Catarinense, atualmente divididos pelo Rio Uruguai.

Secretaria de Obras de Tunápolis avança na recuperação de estradas. Trabalhos se concentram na recuperação de trechos danificados pelas fortes chuvas no município. De acordo com o secretário, ADRIANO GASSEN, a região viveu recentemente dois extremos nas condições climáticas com a estiagem prolongada nos primeiros meses do ano e chuvas torrenciais nas últimas semanas. Essas situações provocaram grandes dificuldades para a manutenção das estradas em boas condições, primeiro pela falta de umidade no solo e depois pelo excesso de umidade. GASSEN observa que a pasta mantém um cronograma de trabalhos nas estradas, que é conciliado também com outras obras que demandam serviços de máquinas. Cita como exemplos a construção do campo de futebol, a colocação de base para o asfaltamento de ruas na cidade e terraplenagens para instalação de novas indústrias no município.

O secretário, ADRIANO GASSEN, enfatiza que atualmente os servidores estão focados na recuperação das estradas gerais com maior tráfego de veículos, em conformidade com o cronograma de trabalho estipulado. De acordo com ele, nas últimas semanas foi recuperada a estrada da fronteira na Linha Pitangueira e nesta semana as máquinas trabalham na estrada geral da Linha São Pedro, com o objetivo de aumentar as condições de segurança e conforto para os usuários. ADRIANO GASSEN informa que posteriormente a atenção se concentrará na estrada geral da Linha Fátima, que demanda de trabalhos mais intensos e demorados com o patrolamento, colocação de cascalho, compactação e melhoria da drenagem. O secretário cita dificuldades em obter cascalho para as estradas e avalia que é necessário discutir outras formas para contornar o problema.


A Polícia Militar flagrou corrupção de menores e Tráfico de Drogas na Rua Bento Gonçalves, em São Miguel do Oeste. O flagrante foi por volta das 14h desta quinta-feira. A PM foi acionada inicialmente para atendimento de ocorrência de averiguação de um homem em atitude suspeita, que estaria observando e tirando foto das residências no bairro Agostini. Em rondas no local, foram avistados dois homens, sendo que um deles possuía as características repassadas. Foi realizada abordagem e durante busca pessoal foi encontrado com o homem uma embalagem com maconha, que alegou ser para seu consumo, juntamente com um adolescente de 16 anos que estava com ele. No local foram encontrados dois cigarros de maconha já consumidos e apetrechos para uso. O conselho tutelar foi acionado e os envolvidos foram encaminhados para a delegacia especializada.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de tentativa de homicídio contra um homem de 49 anos em Pinhalzinho. O caso foi registrado por volta das 18 horas desta quinta-feira, no bairro Maria Terezinha. A vítima relatou para os Policiais que estava bebendo em um bar com um homem de 32 anos e duas mulheres, sendo uma delas a esposa do suspeito. Em seguida, teriam ido para a casa da vítima, onde iriam jantar. Pouco tempo depois, o suspeito começou a brigar com a sua esposa e tentou agredi-la com uma faca. No intuito de defendê-la, o homem de 49 anos interferiu na agressão e foi atingido por golpes de faca nas costas, no rosto, mão e braço. Quando o homem conseguiu correr e pedir ajuda, o suspeito que estava na casa fugiu com os demais presentes. A vítima de 49 anos foi levada ao hospital. No local, não ficaram vestígios ou objetos usados no crime. A guarnição foi até a casa de familiares do suspeito, porém, eles não souberam informar onde ele estava. A mulher do suspeito não havia dado entrada no hospital até o término da ocorrência. A vítima e o suspeito possuem diversas passagens policiais.

Um acidente de trânsito foi registrado por volta das 15h30 desta quinta-feira, na Rua Soldado Êlo, no bairro Bela Vista, em Itapiranga, nas proximidades do pórtico de acesso à cidade. A colisão frontal envolveu uma motocicleta Twister 250 com placa Mercosul e um caminhão Cargo com placas de São Miguel do Oeste. Com a colisão, a motocicleta ficou debaixo da parte frontal do caminhão e o motociclista foi arremessado contra um ônibus escolar, com placas de Santa Helena. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado e atendeu o motociclista, de 27 anos, com escoriações nas pernas, no cotovelo e nas mãos. Ele foi encaminhado ao Hospital de Itapiranga. Conforme as informações, a colisão ocorreu no momento da manobra do caminhão. A Polícia Militar também esteve presente na ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/Y5DECkvpjjXBDImJpeBkijbYxgQfhRcgpBnzcpqw): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185