-TAXA DE ABANDONO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO MAIS QUE DOBRA EM 2021
-FLORIANÓPOLIS ESTÁ ENTRE AS CAPITAIS COM MAIOR INDICE DE DEPRESSÃO DO PAÍS
-SUPERAGRO DESTACA OS MELHORES INTEGRADOS DA JBS
-INOVAÇÕES GERAM NOVOS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
-CONTRATO PARA A MERENDA ESCOLAR NA REGIÃO É ROMPIDO
-NOVA SEDE DO SENAI SERÁ NAS INSTALAÇÕES DA UCEFF
-ACIDENTE ENVOLVE MOTO, CAMINHÃO E ÔNIBUS EM ITAPIRANGA
-HOMENS SÃO CONDENADOS A MAIS DE 20 ANOS POR TRÁFICO DE DROGAS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de quatro graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 90. O euro está valendo cinco reais e 17 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
A Rússia expulsará 24 diplomatas italianos, 34 franceses e outros 27 espanhóis em uma medida de retaliação, segundo a agência de notícias RIA, citando o Ministério das Relações Exteriores como fonte. A decisão é parte de uma resposta aos países que se posicionaram abertamente contra Moscou. O primeiro-ministro italiano MARIO DRAGHI disse ontem que a decisão da Rússia de expulsar diplomatas italianos é um "ato hostil", alertando que os canais diplomáticos com Moscou não devem ser interrompidos.
Apesar das negativas constantes da Turquia, os Estados Unidos e a Alemanha afirmaram nesta quinta-feira que a Finlândia e a Suécia entrarão na Organização do Tratado do Atlântico Norte. O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, disse ontem que os dois países nórdicos "cumprem com todos os pré-requisitos" para fazer parte da Otan. Ele já pediu ao Congresso norte-americano autorização para acelerar o processo das novas adesões. Pela tarde, o primeiro-ministro da Alemanha, OLAF SCHOLZ, se disse "confiante" na aprovação das duas candidaturas.
A Argentina tem mais de 47 milhões de habitantes. O país cresceu em sete milhões e 200 mil pessoas entre 2010 e 2022. São 47 por cento de mulheres, 53 por cento de homens./Esses foram os principais resultados do Censo do país, que foi feito entre a quarta-feira e esta quinta-feira. Dados mais detalhados serão divulgados nos próximos três meses, mas o país consegue publicar um relatório com alguns dos principais itens do Censo por causa da maneira que se organiza a coleta de dados. Na quarta-feira houve um feriado nacional para que o Censo fosse realizado. O comércio fecha, e as pessoas ficam em casa para responder os pesquisadores ou em formato digital.
Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira mostram que a taxa de abandono escolar no Ensino Médio na rede pública mais que dobrou no ano passado. Em 2020, o percentual de estudantes que abandonaram instituições foi de dois virgula três por cento, enquanto que, em 2021, a taxa foi de cinco por cento. Os números foram divulgados nesta quinta-feira pelo Inep e integram os resultados finais da segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021. No ensino fundamental, a taxa de abandono escolar foi de um por cento em 2020 e um vírgula dois em 2021. A única rede que não apresentou elevação foi a privada.
O presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, afirmou nesta quinta-feira, que vai levar a plenário na próxima semana um projeto que limita a 17 por cento a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços que é um tributo estadual, sobre combustíveis, energia, telecomunicações e transportes coletivos. LIRA fez o anúncio um dia após a Câmara aprovar a urgência do projeto, o que acelera a tramitação dele. Com isso, o texto pode ser votado diretamente no plenário da casa, ao invés de ser discutido antes nas comissões. Pelo texto, os bens e serviços prestados por esses setores passam a ser classificados como essenciais e indispensáveis, o que afasta alíquotas mais elevadas do ICMS.
O Ministério da Economia aumentou novamente nesta quinta-feira a estimativa de inflação para este ano, passando de seis vírgula 55 por cento para sete por cento. O ministério também decidiu manter em um e meio por cento a projeção de aumento do Produto interno Bruto. As informações constam do Boletim Macrofiscal, divulgado pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia. A meta de inflação para 2022, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de três e meio por cento e será considerada formalmente cumprida se oscilar entre dois e cinco por cento. Portanto, se confirmada a nova previsão do governo, haverá o estouro da meta pelo segundo ano consecutivo.
Os deputados federais aprovaram, nesta semana, o texto-base do projeto que permite a educação domiciliar no Brasil. A proposta não obriga os pais a adotarem a prática, mas autoriza quem decidir por fazê-lo sem prejuízo para a evolução escolar e formação dos estudantes. Entre os deputados de Santa Catarina que participaram da votação, a maioria se posicionou favorável à proposta que tramita no Congresso Nacional desde 2012. O placar entre os catarinenses foi 11 a um pela aprovação. Quatro deputados de SC não estiveram na votação: ANGELA AMIN, CARMEN ZANOTTO, DARCI DE MATTOS e HELIO COSTA. Apenas o deputado PEDRO UCZAI do PT votou contra.
Florianópolis está entre as três capitais com maior índice de depressão do Brasil, de acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico do Ministério da Saúde. A cidade ocupa o terceiro lugar entre as 26 capitais e o Distrito Federal, atrás apenas de Porto Alegre e Belo Horizonte. O levantamento do governo federal - que é feito por telefone - identificou que 17 por cento dos entrevistados de Florianópolis responderam que já tinham recebido o diagnóstico médico de depressão. Segundo a pesquisa, quando o assunto é depressão em homens, Florianópolis aparece como a segunda capital com maior frequência da doença. Entre mulheres, a Capital catarinense está em quarto lugar.
A Secretaria de Saúde de Santa Catarina informou nesta quinta-feira que passou a recomendar a aplicação da segunda dose de reforço para idosos com 60 anos ou mais. A orientação aos municípios catarinenses ocorreu após o Ministério da Saúde também orientar sobre a imunização. Com a decisão do governo federal, as cidades que tiverem doses disponíveis em estoque podem iniciar a aplicação imediatamente. A recomendação é que a vacinação seja iniciada da maior faixa etária para a menor, ou seja, começando pelos idosos com 69 anos, 68 anos e, assim, sucessivamente. As vacinas utilizadas para a aplicação desta dose podem ser a Pfizer, a AstraZeneca ou a Janssen.
SuperAgro destaca os melhores integrados da JBS. A unidade de Itapiranga realizou evento especial na noite desta quinta-feira, no Manchini Eventos. O programa da Seara Alimentos, desenvolvido pela JBS visa reconhecer o empenho dos integrados e profissionais da extensão rural com premiação em dinheiro aos destaques. Conforme o Gerente Agropecuária Aves, ANDRÉ CHIAMOLERA, o SuperAgro distribuiu 64 mil reais, dividido entre 10 produtores. O gerente destaca que o avicultor da região é destaque nacional pelos resultados obtidos. CHIAMOLERA lembra ainda que a unidade de Itapiranga possui produção em compartimento com foco na bioseguridade viando a exportação, mercado muito exigente. Cita ainda a grande responsabilidade do produtor para entregar um produto de qualidade.
Já o Gerente da Unidade Itapiranga Aves da JBS, RENATO ZANDONAI, afirma que o SuperAgro representa a importância que tem esta cadeia produtiva da agropecuária. Ele afirma que o objetivo da JBS é produzir alimentos para o mundo e demonstra gratidão a todos os integrados que cuidam do frango com muita dedicação, carinho e competência. Lembra ainda que o campo está cada vez mais informatizado e isso permite resultados expressivos. Para a empresa é fundamental a evolução, pois a concorrência é grande sendo preciso ser o melhor naquilo que se propuser a fazer. ZANDONAI desafia os avicultores a evoluírem sempre em busca dos melhores resultados e conquistarem um lugar entre os melhores no próximo evento do SuperAgro.
Os avicultores destaques premiados ontem em cada categoria foram em matrizes recria, segundo lugar, SÍLVIO VIDOR e primeiro lugar, GUNDER BERWANGER. Em matrizes produção, segundo lugar, TISANIA BERNARDI e primeiro lugar, LAUREDIR BRUSTOLIN. Frango de corte fêmea, terceiro lugar, CLAUDIR CASAGRANDE, segundo lugar, PAULO ARNOLD e primeiro lugar, JOSÉ JUNGBLUTH. Frango de corte macho, terceiro lugar, VALDIR MAYER, segundo lugar, FERNANDO SCHROEDER e primeiro lugar, IVAN BABICK. Resultados da Extensão Rural, segundo lugar, BRUNO DA SILVA SOUZA e primeiro lugar, DARCI ROQUE MAYER.
Mondaí celebra 100 anos de colonização. 20 de maio de 1922 marca o início da colonização do Extremo Oeste de Santa Catarina, considerando-se também a fundação de Porto Feliz. Nesta data, HERMAN FAULHABER, que foi diretor da empresa Chapecó Peperi Ltda, pisou pela primeira vez no solo da nova colônia e determinou o local de sua sede administrativa, denominada colônia Porto Feliz. Mais tarde, em 1926, como Mondaí. A terra foi a porta de entrada para os imigrantes de origem alemã e posteriormente para italianos e outras etnias, principalmente de origens europeias. A trajetória histórica do município foi traçada por inúmeras dificuldades e conquistas em meio à densa floresta, às margens do Rio Uruguai. E assim, foi implantado no município, um grande polo de diversidade cultural e social que agora chega a 100 anos de história e progresso, com cerca de 12 mil habitantes e economia baseada no agronegócio, indústria e comércio.
O município de Mondaí ao longo de sua história abrigou vilas próximas, como Iporã e Riqueza, que com o passar do tempo se desmembraram. A antiga Vila Pinhal tornou-se distrito de Mondaí em 1953, quando passou a se chamar de Iporã. Mais tarde, em 1988, se emancipou e adotou o nome atual de Iporã do Oeste, através de um plebiscito. Em comemoração à data histórica, a administração elaborou uma extensa programação, que prossegue até domingo. Nesta sexta-feira, acontecerá um desfile comemorativo com participação das escolas e entidades às 16 horas na Avenida Lajú, o Café Colonial do Lions Clube, a inauguração da Rua Coberta, o lançamento do livro do centenário e homenagens às famílias colonizadoras e Show com a Família Lima. A programação prossegue também neste sábado e domingo no município.
Mondaí sedia hoje a Assembleia de Prefeitos da Ameosc. A Associação dos Municípios do Extremo Oeste realiza o evento no feriado municipal alusivo à data em que Mondaí comemora 100 anos de colonização. De acordo com o presidente da entidade e prefeito de Anchieta, IVAN CANZI, o encontro acontecerá a partir das 15 horas na Casa da Cultura e estarão em pauta vários assuntos de interesse regional. Ele cita a presença do comandante do batalhão de Polícia Militar de Fronteira, tenente coronel JAILSON FRANZEN, que irá explanar sobre a ampliação dos sistemas de vídeo monitoramento nas cidades da região. Durante a assembleia também serão discutidas questões ligadas a inauguração da nova sede da Associação em São Miguel do Oeste e será apresentado o Projeto Plantando Água, que prevê o plantio de um milhão de mudas de árvores à médio prazo nos municípios da região.
Núcleos setoriais seguem desenvolvendo importantes ações no município. Em Itapiranga, a ASSEMIT, possui cinco núcleos ativos. Conforme a Secretária Executiva e Consultora do Programa Empreender, ANA FLÁVIA DE AZEVEDO, são cinco núcleos Ativos, sendo elas o Núcleo da Mulher Empresária, de Alimentos, Núcleo de Automecânicos regional, de Contadores e o Núcleo do Jovem Empreendedor. Conforme ANA FLÁVIA, são grupos de empresários e colaboradores que se reúnem periodicamente para troca de ideias e discussões para o setor. Ela cita que o objetivo é planejar ações para o desenvolvimento das empresas como também para o cunho social. A consultora dos Núcleos informa que alguns deles possuem segmentos específicos que são limitados. Atualmente são aproximadamente 70 pessoas envolvidas nos núcleos e o objetivo é realizar chamadas para captação de novos nucleados.
ANA FLÁVIA DE AZEVEDO enfatiza que o Núcleo das Automecânicas é o mais antigo e que completa em setembro 15 anos de atuação. Esse núcleo é regional e engloba também os nucleados de Tunápolis, Santa Helena, Iporã do Oeste e São João do Oeste. Para a criação de um núcleo é necessário um número mínimo de participantes que realizam a troca de experiências e debatem sobre o setor específico. ANA FLÁVIA explica que são muitos benefícios aos participantes. Ela cita o exemplo da Mulher Empresária, que é vinculado ao conselho estadual da mulher empresária de Santa Catarina, trazendo ações do estado para auxiliar as mulheres em vários segmentos setoriais. A consultora cita ainda a programação do Jovem empreendedor que está programando para junho um bate papo com empreendedores convidados e ainda participam do mês de conscientização do Feirão do Imposto.
Inovações geram novos desafios na educação e necessidade de adequações. Conforme o Diretor da Escola Padre Balduino Rambo, de Tunápolis, a educação passa por um processo de ajustes para atender as novas demandas. RENATO PAULATA cita que atualmente com uso de tecnologias os alunos possuem facilidade no acesso a informação, no entanto é preciso saber usar de forma correta. Neste contexto o professor é indispensável para conduzir a informação num processo para ser transformada em conhecimento. De acordo com o diretor, a Educação Integral exige mais dos profissionais da educação para oferecer métodos atrativos aos alunos. PAULATA diz que a formação deve ter o humano em primeiro lugar visando cidadão comprometido com os ideias da sociedade.
O Diretor salienta que a informação está disponível, mas como ela será usada é o grande desafio em sala de aula. Para o diretor, cada dia é mais relevante planejar ações para cativar os estudantes, pois não é fácilter atenção diante de tantas opções para os alunos terem informação. RENATO PAULATA também chama atenção que o Novo Ensino Médio exige ampliação dos espaços físicos. A escola Padre Balduino Rambo possui projeto para revitalização do educandário que já possui 50 anos e precisa modernizar os espaços físicos para uma boa convivência e bom aprendizado.
Educação rompe contrato com empresa devido problemas constatados na merenda escolar nos município da região. De acordo com a Técnica Educacional da Regional de Itapiranga, CARLA DAL SOTO, são 14 escolas que recebem alimentação nos municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste. Ela cita que nos cinco municípios de abrangência ocorre a fiscalização para garantir que a empresa cumpre o contrato. São exigidos alimentos de qualidade conforme o cardápio estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação. CARLA relata que ocorreu problema com a empresa que fornecia a merenda e por isso, neste mês de maio ocorreu rescisão de contrato. Nesta semana uma nova empresa foi contratada com objetivo de melhorar a qualidade do alimento fornecido aos estudantes.
A Técnica Educacional observa que é preciso seguir todas as etapas estabelecidas por profissionais da área que constaram irregularidades. Ela é otimista com a nova empresa que ainda realiza ajustes para atender os alunos. CARLA DAL SOTO também chama atenção para a importância da contratação de uma nutricionista para acompanhar os serviços prestados pela empresa vencedora da licitação para fornecer alimentação escolar. Ela considera que a nutricionista agrega na qualidade do alimento que é consumido nas escolas. A nutricionista também atua na educação nutricional visando corrigir hábitos errados e agregar também na alimentação nas residências dos alunos. O cardápio da alimentação nas escolas é regional e com alimentos típicos de cada época do ano. Crianças com intolerância ao glúten ou lactose, recebem um cardápio especial.
Itapiranga tem urgência em definir nova sede para o SENAI. Parceria do município de Itapiranga com o SENAI existe desde o ano de 2013 e pode acabar caso não seja firmado novo contrato. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ALEXANDRE SIQUEIRA, são atendidas as demandas de indústrias locais e principalmente a JBS, uma das maiores do Extremo Oeste Catarinense. Desde 2013 o SENAI formou e qualificou mais de dois mil e 500 estudantes, com diversos cursos de qualificação profissional e cursos técnicos, a partir de demandas apresentada por industriais, bem como pelo o Governo Municipal. ALEXANDRE SIQUEIRA alerta que a diretoria do SENAI já definiu que não permanece no atual espaço e pode encerrar suas atividades no município.
Conforme o Secretário, o novo espaço físico deve ser na UCEFF. A escolha ocorre por ser mais centralizado no município. O local atual, no Pavilhão dos fundos do Complexo Oktoberfest, além de ficar longe do centro prejudicando a logística dos alunos, não é um espaço considerado ideal para as práticas escolares. ALEXANDRE SIQUEIRA reforça que está em fase final de ajustes a mudança do SENAI de Itapiranga para as dependências da UCEFF. As exigências incluem disponibilidade de salas de aulas convencionais para até 30 alunos, laboratório de informática e laboratório de engenharia. Atualmente o SENAI possui seis turmas com mais de 150 alunos.
Secretário afirma que nova área industrial em Itapiranga é urgente e necessária para atender crescimento do setor industrial. Conforme ALEXANDRE SIQUEIRA, a cada ano surgem novos debates e propostas para conceder benefícios aos empresários dispostos a investir em Itapiranga. Ele lamenta que passa de uma administração para outra sem uma solução. O Secretário de Desenvolvimento Econômico se mostra insatisfeito com a situação atual e defende ações práticas e com solução para o impasse que se arrasta por vários anos. ALEXANDRE SIQUEIRA valoriza o fato de Itapiranga liderar o Movimento Econômico no Extremo Oeste e ser o único município que já ultrapassou um bilhão e 500 milhões de reais.
Acidente envolve moto, caminhão e ônibus em Itapiranga. O acidente de trânsito foi por volta das 15 horas e 30 minutos desta quinta-feira, na Rua Soldado Elo, bairro Bela Vista, em Itapiranga, proximidades do pórtico de acesso a cidade. A colisão frontal envolveu uma motocicleta Twistercom placa Mercosul e um caminhão Cargo com placas de São Miguel do Oeste. Com a colisão, a motocicleta ficou parcialmente em baixo da parte frontal do caminhão e o motociclista arremessado contra um ônibus escolar, com placas de Santa Helena. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga socorreu o motociclista, de 27 anos, com escoriações nas pernas, no cotovelo e nas mãos. Ele foi encaminhado pela guarnição ao Hospital de Itapiranga. A PM também esteve presente na ocorrência.
Santa Catarina teve ao menos dez vítimas de exploração sexual infantil resgatadas durante a primeira metade deste mês de maio ao longo da Operação Parador 27. Os resgates envolveram ainda a prisão de 15 pessoas e apreensão de quatro menores. As informações são do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que coordenou a megaoperação para coibir a exploração de menores, incluindo, além de Santa Catarina, todos os demais Estados do país e o Distrito Federal. A iniciativa se estendeu do último dia dois até esta quarta-feira, quando é reconhecido o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. As cidades catarinenses tiveram 797 locais fiscalizados ao longo da operação, em especial as casas noturnas à beira de rodovias. O governo federal ainda espera investir 950 milhões em iniciativas de combate à exploração sexual infantil neste ano. Em 2021, foram usados 783 milhões em cinco operações integradas deste tipo.
Dois homens foram condenados pela justiça de São José do Cedro a mais de 20 anos de prisão por tráfico de drogas, por associação para o tráfico e por posse de munição de arma de fogo sem registro. A condenação é resultado de investigação realizada pelo Setor de Investigação Criminal da delegacia de Polícia Civil de São José do Cedro. O setor apontou que os homens, desde o início do ano, comercializavam entorpecentes em uma residência, localizada na cidade de São José do Cedro. Com base nas provas colhidas, a Polícia Civil representou ao poder Judiciário por ordem de buscas na casa dos investigados, o que foi deferido. Durante o cumprimento das buscas, os homens foram presos em flagrante. Desde então, os acusados estavam presos e, no dia 11 de maio foi determinando que os mesmos recorram em liberdade.