ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 20 05 2021

-CPI DA COVID NO SENADO RETOMA DEPOIMENTO DO EX-MINISTRO PAZUELLO

-ESTADO SUPERA A MARCA DE 900 MIL PESSOAS RECUPERADAS DA COVID-19

-SECRETARIA VAI RETOMAR RECOLHIMENTO DE GALHOS NA SEMANA QUE VEM

-IDOSOS DO CENTRO COMEÇAM A SER VACINADOS HOJE CONTRA A GRIPE

-REGIÃO TEM MAIS DE 360 PROPRIEDADES LIVRES DE BRUCELOSE E TUBERCULOSE

-DPCAMI PRENDE SUSPEITO DE MOSTRAR ÓRGÃOS GENITAIS EM VIAS PÚBLICAS

-DELEGADO ALERTA PARA GOLPE DA FALSA PUBLICIDADE GRATUITA NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens . A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 29 centavos. O euro está valendo seis reais e 46 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Israel voltou a promover uma onda de ataques aéreos na Faixa de Gaza nesta quinta-feira, matando pelo menos um palestino e ferindo vários outros. Os ataques ocorrem após o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, pedir uma "significativa desescalada dos ataques para encaminhar um cessar-fogo" com o Hamas, que controla Gaza. Os ataques aéreos de Israel já mataram 227 pessoas desde o dia 10 na Faixa de Gaza, segundo o Ministério da Saúde local. Foguetes lançados por palestinos mataram 12 pessoas em Israel no mesmo período, segundo a polícia israelense.

Depois da passagem do Tauktae provocar pelo menos 110 mortes, um novo ciclone está se formando no Golfo de Bengala, a leste da Índia. O Tauktae foi a tempestade ciclônica mais violenta das últimas décadas no país, já atingido por uma devastadora segunda onda de Covid-19 que tem quebrado todos os recordes mundiais de mortes e casos confirmados. O departamento meteorológico indiano informou que a zona de depressão do novo ciclone deve se formar até sábado, desta vez na costa leste do país.

Os representantes dos 27 Estados membros da União Europeia chegaram a um acordo que permite a entrada de viajantes procedentes de países de fora do bloco que já estão totalmente vacinados. No hemisfério norte, o verão está próximo e isso motivou os embaixadores dos 27 países a aprovar uma recomendação da Comissão Europeia, cuja aplicação não é, no entanto, obrigatória. A proposta permite a entrada de qualquer pessoa plenamente vacinada, desde que ela tenha recebido doses de imunizantes que têm a aprovação da agência europeia de remédios e muda os critérios para considerar um país seguro em relação à Covid.

A Fundação Oswaldo Cruz vai interromper a produção da vacina OxfordAstraZeneca a partir desta quinta-feira por falta de insumos importados da China. A previsão é que cheguem no sábado dois lotes de ingrediente farmacêutico ativo para a retomada da produção de 12 milhões de doses. Um dos lotes que estava previsto para o dia 29 de maio foi antecipado. Segundo a Fiocruz, com o rápido escalonamento que a produção de vacinas atingiu, as remessas de IFA vêm sendo consumidas antes do tempo previsto inicialmente. O cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme pactuado com o Ministério da Saúde, seguindo a logística de distribuição definida pela pasta.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, por 313 votos a 166, uma medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras. O texto segue agora para o Senado. A oposição chegou a acionar o Supremo Tribunal Federal para tentar impedir a votação, mas o pedido foi negado. Por se tratar de uma medida provisória, a proposta entrou em vigor em 23 de fevereiro, quando foi publicada no "Diário Oficial da União". Precisa, contudo, de aprovação do Congresso para se tornar lei em definitivo. Atualmente, a União possui cerca de 60 por cento das ações da Eletrobras e controla a estatal. Com a capitalização prevista na lei, deve reduzir sua participação na empresa para 45 por cento.

A CPI da Covid retomou nesta quinta-feira, as nove e meia da manhã, o depoimento do ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO. Ele começou a depor nesta quarta-feira e os senadores apontaram uma série de contradições. O ex-ministro respondeu a questionamentos do relator, RENAN CALHEIROS, que ocuparam a maior parte da sessão, e de três parlamentares inscritos. PAZZUELLO passou mal no intervalo e a sessão de ontem foi interrompida. Segundo o presidente da CPI, OMAR AZIZ, 23 parlamentares já haviam se inscrito até a noite desta quarta para formular perguntas ao general do Exército nesta quinta. PAZUELLO conseguiu no STF o direito de ficar em silêncio para não se autoincriminar, mas no primeiro dia de depoimento, o ex-ministro respondeu à maioria das indagações.

Câmeras nas entradas e saídas das três pontes, em Florianópolis, vão montar uma "cerca eletrônica" na Capital catarinense. O projeto da Polícia Militar prevê um monitoramento de entrada de veículos e pessoas na Ilha nas três pontes: Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. Pelo sistema em implantação, será possível identificar veículos roubados ou furtados e também pessoas foragidas simplesmente por um sistema de reconhecimento facial e de caracteres. As contratações dos serviços já estão em andamento. Além dos equipamentos fixos, a PM também reforçará o sistema de software e de servidores para absorver as informações. Além disso, o Comando Rodoviário da Polícia Militar vai ficar de forma fixa nas cabeceiras das pontes para que abordagens sejam feitas em caso de identificação de foragidos ou veículos em situação de roubo ou furto.

Santa Catarina superou nesta quarta-feira, a marca de 900 mil pessoas diagnosticadas com covid-19 que se curaram desde o início da pandemia. São 901 mil 919 recuperados, dois mil 690 a mais do que na terça-feira, conforme estimativas da Secretaria Estadual da Saúde. Em oito cidades, todos os infectados estão curados: Leoberto Leal, na Grande Florianópolis, Alto Bela Vista, Paial, Arvoredo, Santiago do Sul, Jardinópolis, Cunhataí e Bandeirante, todas no Oeste do estado. Apesar da marca expressiva, o Estado vive um momento de alerta, com aumento de casos ativos e ocupação nos leitos de UTI do SUS na maioria das regiões.

Empresas privadas em Santa Catarina poderão comprar vacinas contra a Covid-19 produzidas no exterior ou no Brasil, com eficácia de 50 por cento, reconhecidas internacionalmente e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O projeto de lei número apresentado pelo deputado VALDIR COBALCHINI foi aprovado na tarde desta quarta-feira pelo plenário da Assembleia Legislativa e vai para a sanção governamental. Essa lei estadual não se sobrepõe à legislação nacional que exige doação total das vacinas ao Sistema Único de Saúde enquanto 70 por cento da população brasileira não estiver imunizada. COBALCHINI disse que o projeto foi apresentado por sugestão de empresas catarinenses e de outros estados que consideram importante ter um marco legal mais seguro sobre a imunização contra o novo coronavírus.

A gerencia de políticas para criança, adolescente e jovens e o conselho Estadual da Juventude de Santa Catarina está com inscrições abertas para o programa Juventude Empreendedora. A ação que é totalmente online e gratuita visa capacitar os jovens entre 17 e 29 anos a criarem seus próprios negócios. A capacitação é dividida em 11 etapas que abordam questões de finanças, comunicação online e off-line, gestão de pessoas entre outros. As aulas deste programa vão acontecer na próxima semana entre sete e dez horas da noite. As inscrições devem ser feitas no site www.juventudeempreendedora.com, acessandoo link do Estado de Santa Catarina.

O município de Guaraciaba realizou nesta semana a entrega de quase 30 matrículas dos Loteamentos Tereza Lolatto e Lolatto II. A informação é do prefeito VANDECIR DORIGON. De acordo com ele, ao todo, foram 28 novas matrículas totalmente regularizadas entregues aos proprietários dos lotes urbanos. Conforme ele, o local fica localizado nas proximidades do Centro de Tradições Gaúchas Fronteira do Oeste. Segundo DORIGON, a regularização foi realizada através do programa Lar Legal e teve início ainda no ano de 2015.

A demora dessa regularização ocorreu pois todo o procedimento aconteceu de forma judicial. A explicação é do prefeito de Guaraciaba, VANDECIR DORIGON. Ele lembrou que para a efetivação foram necessários pedidos junto ao Ministério Público sobre a viabilidade da área para regularização. Ele destacou que com essas regularizações, os moradores tornam-se efetivamente donos do local, deixando de serem apenas ocupantes. DORIGON ressaltou que a partir de agora o governo municipal também poderá realizar obras de infraestrutura nas proximidades do CTG.

Essa regularização de loteamentos já é a quinta realizada nos últimos anos no município de Guaraciaba. O comentário é do prefeito, VANDECIR DORIGON. Ele disse que já foram regularizados os Loteamentos Teixeira, Vera Cruz, Bairro Turra, Cadore e Lolatto, totalizando mais de 80 lotes já finalizados. Ele declarou que estão encaminhados mais quatro loteamentos, sendo o Linck, Maggioni, Carossi e Via Anchieta, além dos lotes nas Linhas Ouro Verde e Sede Flores. DORIGON lembrou ainda que também haverá início nos próximos dias a medição da chácara Buttner, para posterior regularização.

Foi assinada na manhã desta terça-feira no gabinete do prefeito JUAREZ FURTADO de Romelândia, a ordem de serviço para início da obra de encanamento de água nas Linhas Saltinho e Formosa. O valor global da obra será de 414 mil reais, sendo custeada com recursos repassados pelo Governo Federal, através da FUNASA. A liberação do recurso contou com o apoio do Deputado Federal CELSO MALDANER. A primeira parcela é no valor de 79 mil reais e já foi repassada para a empresa contratada. Já as demais parcelas serão repassadas conforme o andamento da obra. A expectativa é que o trabalho tenha início nas próximas semanas.

As aulas das oficinas culturais devem ser retomadas em julho. A projeção é do secretário de Cultura, ELIAS ARAÚJO. Ele disse que o processo de seleção e contratação dos instrutores está na fase final e o objetivo do município e retomar as aulas dentro de um mês. Além disso, a secretaria de Cultura está elaborando um novo projeto para o Palco Aberto Virtual. A intenção é promover lives, mas de uma forma mais “profissional”, com mais recursos e ferramentas de interação com o público. A proposta deve ser finalizada nos próximos dias e levada para avaliação do prefeito WILSON TREVISAN. Ainda não há previsão de data para essa nova fase do palco aberto virtual.

A Secretaria Municipal de Urbanismo organizou um cronograma para recolhimento de galhos nos bairros e no centro de São Miguel do Oeste. O trabalho será desenvolvido nos meses de maio, junho, julho e agosto. O serviço está sendo retomado depois de um período de suspensão. O material coletado pelas equipes da prefeitura será todo destinado para a trituração e reaproveitamento. Conforme o secretário adjunto de Urbanismo, CLÁUDIO BARP, os moradores que forem realizar podas em suas propriedades devem estar atentos ao cronograma e depositar o material em frente às residências e comércios, para que as equipes possam efetuar a recolha. O cronograma completo com todas as datas pode ser conferido no site da Peperi na internet.

O cronograma de recolhimento de galhos nos bairros vai ser retomado a partir da próxima segunda-feira. Na próxima semana, o trabalho vai acontecer no bairro São Sebastião. Na semana seguinte, entre os dias 31 de maio e dois de junho, a coleta será no bairro Estrela. Entre os dias sete e 10 da junho, o trabalho está programado para o bairro São Gotardo e entre 14 e 17 de junho, no bairro Salete. O cronograma termina entre os dias nove e 12 de agosto no bairro São Jorge. Todos os bairros serão atendidos nos próximos três meses. No centro da cidade, a coleta dos galhos vai ocorrer todas as semanas, nas sextas e sábados.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou, nas últimas 24 horas, um óbito relacionado ao coronavírus. O caso é de um homem de 44 anos de Dionísio Cerqueira. A ocupação de hoje é de 21 pacientes confirmados na UTI com quatro leitos vagos. Na enfermaria são oito confirmados e lotação em cem por cento. Em São Miguel do Oeste, 28 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 no dia de ontem e outras 15 entraram para a lista de recuperados. Mais de quatro mil e 300 pessoas se recuperaram da doença desde o ano passado. O número de casos ativos está em crescimento e chegou a 164 no final da tarde de ontem.

A campanha de vacinação contra a gripe entra em uma nova etapa nesta quinta-feira. A secretaria de saúde vai imunizar hoje à tarde as pessoas com idade a partir dos 60 anos que moram no centro da cidade. A aplicação do medicamento contra a gripe vai ocorrer na praça Walnir Botaro Daniel entre uma e quatro horas da tarde. Os idosos devem apresentar Cartão do SUS, RG ou CPF, Carteira de Vacinação e um Comprovante de Residência. Quem recebeu a vacina contra covid-19 há menos de 15 dias ou tiver marcado a segunda dose para os próximos 15 dias, deve aguardar para receber a vacina da gripe em outra oportunidade. Quem estiver com febre também deve aguardar outra data para se proteger contra a influenza H1N1.

A vacinação contra a gripe na tarde de hoje na praça Walnir Botaro Daniel é apenas para idosos moradores do centro da cidade. Para quem mora nos bairros, o atendimento ocorre por meio de agendamento. Os agentes comunitários de saúde estão mantendo contato com as famílias, informando a data da vacinação no posto de saúde local. O agendamento ocorre por grupo ou faixa etária. A secretária de saúde, GENI GIRELLI reforçou o pedido para que a população fique atenta e respeite às datas, locais e horários de vacinação para evitar a aglomeração de pessoas. A campanha nacional de vacinação contra a gripe deve terminar no mês de julho. Em São Miguel do Oeste, já foram vacinadas crianças de seis meses a seis anos incompletos, profissionais da saúde, gestantes, puérperas, professores e, agora, idosos.

Cerca de 30 por cento das propriedades rurais certificadas como livres de brucelose e tuberculose bovina estão nos municípios do departamento regional da Cidasc. A informação é do Gestor de Defesa Agropecuária, ODY GONÇALVES. De acordo com ele, Santa Catarina tem cerca de mil e 200 propriedades rurais certificadas e 362 delas estão no extremo-oeste. Dos 10 municípios com maior número de certificações no estado, cinco são da região: Tunápolis, Itapiranga, Iporã do Oeste, Riqueza e Guaraciaba. A regional da Cidasc só tem menos propriedades certificadas do que a região de Chapecó.

O programa estadual de certificação das propriedades livres de brucelose e tuberculose foi intensificado a partir de 2012 e tem o objetivo de reduzir a incidência dessas duas doenças no rebanho de leite do estado. De acordo com o Gestor de Defesa Agropecuária da Epagri, ODY GONÇALVES, menos de um por cento dos animais tem uma das duas doenças em Santa Catarina e o estado tem os menores índices do país. Ele disse, no RPN primeira edição de hoje, que o objetivo é erradicar as doenças ou reduzir os números a patamares insignificantes. ODY também destacou a importância dos municípios que ajudam a subsidiar os custos para obtenção dos certificados de libre de brucelose e tuberculose bovina.

Para obter a certificação da propriedade, os produtores precisam fazer dois exames em todos os animais do rebanho. Os testes devem ser aplicado com um intervalo de seis meses entre o primeiro e o segundo. Se os resultados forem negativos, a propriedade é certificada. Depois disso, os produtores devem fazer novos testes para as duas doenças um vez por ano para renovar o status sanitário da propriedade. O Gestor de Defesa Agropecuária, ODY GONÇALVES disse que a certificação é importante para o avanço da sanidade animal e tem efeitos econômicos importantes para os produtores.

O deputado estadual MAURO DE NADAL, presidente da Alesc, fez uma avaliação dos primeiros cem dias à frente do poder legislativo catarinense nesta semana na Peperi. Ele participou do programa Peperi Entrevista e afirmou que uma das principais metas da nova gestão é tornar a Alesc cem por cento digital. MAURO disse que a intenção é digitalizar todos os trabalhos e setores até o mês de junho. Ele explicou que o investimento em treinamentos e equipamentos vem sendo feito há dois anos e faltam apenas alguns ajustes para chegar ao objetivo. O presidente da Alesc comentou que a digitalização de todos os setores vai dar mais transparência e facilitar os acessos das informações por parte da população.

Uma das principais conquistas dos primeiros meses do ano na Alesc foi a implantação do observatório da mulher. Segundo o presidente da Assembleia, MAURO DE NADAL, a estrutura cria uma espaço para o atendimento das demandas das mulheres, ampliando a segurança e a efetivação dos direitos das mulheres catarinenses. Outros trabalhos importantes que foram realizados neste ano, na visão do parlamentar, foi a conclusão do processo de impeachment do governador CARLOS MOISÉS. O deputado citou que a Alesc vem cumprindo o seu papel e realizado trabalhos importantes, mesmo com os efeitos da pandemia que também atingiram o poder legislativo.

O próximo compromisso da Alesc é com a votação do veto da governadora em exercício, DANIELA REIHNER, a projeto que destina recursos estaduais para obras federais em Santa Catarina. O presidente da Alesc, deputado MAURO DE NADAL disse que existe um entendimento com o governador CARLOS MOISES para que os deputados derrubem o veto e o governo volte a ter autorização legislativa para aplicar recursos do orçamento do estado em BRs, como a 163 no extremo-oeste. Ele disse que esse assunto é a prioridade dos deputados e a votação deve ocorrer ainda nesta semana.

A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São Lourenço do Oeste prendeu um homem de 38 anos de idade investigado pelos crimes de importunação sexual e ato obsceno em via pública. Segundo a Polícia Civil, o homem é reincidente em crimes de ultraje ao pudor público. Diversas mulheres e adolescentes relataram que foram surpreendidas por um homem exibia os órgãos genitais e tentava abordá-las. Como ele tem histórico de praticar esse tipo de ato, a polícia pediu autorização judicial para fazer a prisão preventiva dele. O homem foi preso ontem e encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê.

A Polícia Civil de São José do Cedro abriu inquérito para investigar o golpe da falsa publicidade em redes sociais. De acordo com o delegado SANDRO ZANCANARO, pelo menos três empresários relataram que sofreram tentativas desse golpe nos últimos dias na região. Ele explicou que supostas empresas ofertam publicidade em catálogos físicos, virtuais, sites e listas online. Inicialmente, a proposta é de publicidade gratuita, mas depois de alguns dias elas mandam boletos para as empresas com ameaças de protesto em cartório. Os valores cobrados variam entre 400 e cinco mil reais. O delegado solicitou que as empresas da região tomem os cuidados e consultem os órgãos policiais antes de fechar qualquer contrato desse tipo.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.