ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 20-05-2021 Quinta-feira

-CPI DA COVID NO SENADO RETOMA DEPOIMENTO DO EX-MINISTRO PAZUELLO

-ESTADO SUPERA A MARCA DE 900 MIL PESSOAS RECUPERADAS DA COVID-19

-CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA RETOMA REUNIÕES APÓS PARALISAÇÃO NO AGRAVAMENTO DA PANDEMIA

-MUNICÍPIO VAI INVESTIR UM MILHÃO E 600 MIL REAIS EM PROGRAMAS DE INCENTIVO À PRODUÇÃO AGRÍCOLA

-PREFEITO CONFIRMA REALIZAÇÃO DE CIRURGIAS E PARTOS NO MUNICÍPIO

-CÔNSUL DA ROMÊNIA EM SC DESTACA AÇÕES DA ENTIDADE

-POLÍCIA CIVIL ALERTA SOBRE GOLPE APLICADO POR SUPOSTAS EMPRESAS DE PUBLICIDADE

-CORPOS DE CASAL DESAPARECIDO EM CHAPECÓ SÃO ENCONTRADOS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens.A temperatura pode chegar a 26graus. A mínima das últimas horas foi de 12graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 29centavos. O euro está valendo seis reais e 46centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


Israel voltou a promover uma onda de ataques aéreos na Faixa de Gaza nesta quinta-feira, matando pelo menos um palestino e ferindo vários outros. Os ataques ocorrem após o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, pedir uma "significativa desescalada dos ataques para encaminhar um cessar-fogo" com o Hamas, que controla Gaza.Os ataques aéreos de Israel já mataram 227 pessoas desde o dia 10 na Faixa de Gaza, segundo o Ministério da Saúde local. Foguetes lançados por palestinos mataram 12 pessoas em Israel no mesmo período, segundo a polícia israelense.


Depois da passagem do Tauktae provocar pelo menos 110 mortes, um novo ciclone está se formando no Golfo de Bengala, a leste da Índia. O Tauktae foi a tempestade ciclônica mais violenta das últimas décadas no país, já atingido por uma devastadora segunda onda de Covid-19 que tem quebrado todos os recordes mundiais de mortes e casos confirmados. O departamento meteorológico indiano informou que a zona de depressão do novo ciclone deve se formar até sábado, desta vez na costa leste do país.


Os representantes dos 27 Estados membros da União Europeia chegaram a um acordo que permite a entrada de viajantes procedentes de países de fora do bloco que já estão totalmente vacinados. No hemisfério norte, o verão está próximo e isso motivou os embaixadores dos 27 países a aprovar uma recomendação da Comissão Europeia, cuja aplicação não é, no entanto, obrigatória. A proposta permite a entrada de qualquer pessoa plenamente vacinada, desde que ela tenha recebido doses de imunizantes que têm a aprovação da agência europeia de remédios e muda os critérios para considerar um país seguro em relação à Covid.


A Fundação Oswaldo Cruz vai interromper a produção da vacina Oxford/AstraZeneca a partir desta quinta-feira por falta de insumos importados da China. A previsão é que cheguem no sábado dois lotes de ingrediente farmacêutico ativo para a retomada da produção de 12 milhões de doses. Um dos lotes que estava previsto para o dia 29 de maio foi antecipado. Segundo a Fiocruz, com o rápido escalonamento que a produção de vacinas atingiu, as remessas de IFA vêm sendo consumidas antes do tempo previsto inicialmente. O cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme pactuado com o Ministério da Saúde, seguindo a logística de distribuição definida pela pasta.


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, por 313 votos a 166, uma medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras. O texto segue agora para o Senado. A oposição chegou a acionar o Supremo Tribunal Federal para tentar impedir a votação, mas o pedido foi negado. Por se tratar de uma medida provisória, a proposta entrou em vigor em 23 de fevereiro, quando foi publicada no "Diário Oficial da União". Precisa, contudo, de aprovação do Congresso para se tornar lei em definitivo. Atualmente, a União possui cerca de 60 por cento das ações da Eletrobrás e controla a estatal. Com a capitalização prevista na lei, deve reduzir sua participação na empresa para 45 por cento.


A CPI da Covid retomou nesta quinta-feira, às nove e meia da manhã, o depoimento do ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO. Ele começou a depor nesta quarta-feira e os senadores apontaram uma série de contradições. O ex-ministro respondeu a questionamentos do relator, RENAN CALHEIROS, que ocuparam a maior parte da sessão, e de três parlamentares inscritos. PAZZUELLO passou mal no intervalo e a sessão de ontem foi interrompida. Segundo o presidente da CPI, OMAR AZIZ, 23 parlamentares já haviam se inscrito até a noite desta quarta para formular perguntas ao general do Exército nesta quinta. PAZUELLO conseguiu no STF o direito de ficar em silêncio para não se autoincriminar, mas no primeiro dia de depoimento, o ex-ministro respondeu à maioria das indagações.



Câmeras nas entradas e saídas das três pontes, em Florianópolis, vão montar uma "cerca eletrônica" na Capital catarinense. O projeto da Polícia Militar prevê um monitoramento de entrada de veículos e pessoas na Ilha nas três pontes: Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. Pelo sistema em implantação, será possível identificar veículos roubados ou furtados e também pessoas foragidas simplesmente por um sistema de reconhecimento facial e de caracteres. As contratações dos serviços já estão em andamento. Além dos equipamentos fixos, a PM também reforçará o sistema de software e de servidores para absorver as informações. Além disso, o Comando Rodoviário da Polícia Militar vai ficar de forma fixa nas cabeceiras das pontes para que abordagens sejam feitas em caso de identificação de foragidos ou veículos em situação de roubo ou furto.


Santa Catarina superou nesta quarta-feira, a marca de 900 mil pessoas diagnosticadas com covid-19 que se curaram desde o início da pandemia. São 901 mil 919 recuperados, dois mil 690 a mais do que na terça-feira, conforme estimativas da Secretaria Estadual da Saúde. Em oito cidades, todos os infectados estão curados: Leoberto Leal, na Grande Florianópolis, Alto Bela Vista, Paial, Arvoredo, Santiago do Sul, Jardinópolis, Cunhataí e Bandeirante, todas no Oeste do estado. Apesar da marca expressiva, o Estado vive um momento de alerta, com aumento de casos ativos e ocupação nos leitos de UTI do SUS na maioria das regiões.


Empresas privadas em Santa Catarina poderão comprar vacinas contra a Covid-19 produzidas no exterior ou no Brasil, com eficácia de 50 por cento, reconhecidas internacionalmente e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O projeto de lei número apresentado pelo deputado VALDIR COBALCHINI foi aprovado na tarde desta quarta-feira pelo plenário da Assembleia Legislativa e vai para a sanção governamental. Essa lei estadual não se sobrepõe à legislação nacional que exige doação total das vacinas ao Sistema Único de Saúde enquanto 70 por cento da população brasileira não estiver imunizada. COBALCHINI disse que o projeto foi apresentado por sugestão de empresas catarinenses e de outros estados que consideram importante ter um marco legal mais seguro sobre a imunização contra o novo coronavírus.


-CASOS ATIVOS DE COVID-19 AUMENTAM 35 POR CENTO NO OESTE

-CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA RETOMA REUNIÕES APÓS PARALISAÇÃO NO AGRAVAMENTO DA PANDEMIA

-MUNICÍPIO VAI INVESTIR UM MILHÃO E 600 MIL REAIS EM PROGRAMAS DE INCENTIVO À PRODUÇÃO AGRÍCOLA

-PREFEITO CONFIRMA REALIZAÇÃO DE CIRURGIAS E PARTOS NO MUNICÍPIO

-DIA D DE RECOLHA DE LIXO RECICLÁVEL SERÁ EM PRIMEIRO DE JUNHO

-CÔNSUL DA ROMÊNIA EM SC DESTACA AÇÕES DA ENTIDADE


Ao final da audiência pública sobre violência infantil e juvenil em Santa Catarina, na tarde de segunda-feira, ficou definida a criação de um Grupo de Trabalho envolvendo representantes de todas as instituições que atuam na questão. A proposta apresentada pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da ALESC, deputada MARLENE FENGLER, foi aprovada por unanimidade. A intenção da parlamentar é agendar o primeiro encontro do grupo para até o final deste mês, com o objetivo de traçar um cronograma para execução de ações de curto, médio e longo prazo. Durante audiência virtual, várias propostas foram apresentadas, inclusive da participação de adolescentes nos debates de políticas públicas voltadas à proteção infanto-juvenil. Também a formação específica de professores e agentes comunitários de saúde para detecção de casos de violência contra crianças e adolescentes foi sugerida como alternativa de fortalecimento das estratégias de prevenção e controle do problema.


Conforme MARLENE, foram sugeridas várias iniciativas de enfrentamento ao problema, como campanhas educativas para alertar a sociedade do que é violência contra crianças e adolescentes, disseminação do Disque 100, qualificação de professores e outros profissionais como os agentes de saúde, o que só será possível em parceria com a FECAM. Ainda segundo a deputada, a parceria com as prefeituras é vital, porque é nos municípios que as pessoas vivem e é neles que elas precisam encontrar apoio. Em relação aos agentes comunitários de saúde, MARLENE lembra que estes são profissionais que entram nas casas, têm uma relação de confiança com as famílias e portanto podem contribuir ainda mais na detecção de casos de violência infantil.


Outra ação sugerida foi a ampliação do Proerd, um programa da Polícia Militar de prevenção às drogas e que já atendeu quase um milhão e meio de estudantes catarinenses, para também debater nas escolas a questão da violência infantil e do uso inadequado da internet. MARLENE FENGLER defende formas de comunicação mais eficazes com a sociedade e que as pessoas entendam que nem sempre a violência é física. Existem ainda outras formas, mas nem todas são possíveis de serem detectadas e evitadas. A violência contra as crianças e adolescentes é um problema da sociedade como um todo e não apenas da assistência social, saúde, educação e segurança. A deputada ressalta a necessidade de avaliar o que já existe e o que está sendo feito. Quando ocorre uma tragédia como a de Saudades, segundo MARLENE, é impossível não pensar se não poderia ter sido evitado. Ela questiona se ninguém percebeu mudanças no comportamento do jovem que matou as cinco pessoas, e caso tenham notado, porque não alertaram no trabalho, na escola, ou na família?.


A conscientização da sociedade por meio de campanhas e a qualificação de profissionais da educação e da saúde também foram defendidas por outros participantes da audiência pública virtual, que contou com representantes do governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, OAB, Fecam, polícias Civil e Militar, Defensoria Pública e Associação dos Conselhos Tutelares. Cada um, no âmbito de sua competência, explicou as ações que já são desenvolvidas, mas houve entendimento de todos que é preciso integrar os grupos e as estratégias de prevenção e combate à violência infantil.


Oeste de SC tem 35% de aumento de casos ativos de Covid-19 em 15 dias. Em 15 dias, o Oeste de Santa Catarina apresentou aumento de 35,4% no total de casos ativos de Covid-19. O salto foi o maior entre as seis grandes regiões do Estado. Apenas a Grande Florianópolis e o Planalto Norte tiveram redução no número de pessoas em tratamento contra o vírus no período. Com quatro mil 880 pessoas nesta terça-feira, o Oeste voltou a ser a região com mais pacientes em tratamento contra o coronavírus no Estado. Os cálculos são baseados em dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde. O Oeste foi o epicentro do colapso no sistema de saúde de Santa Catarina entre fevereiro e março. A partir do dia quatro de março, registrou vigorosa e constante queda nos números, de quase 71%, que durou até 11 de abril. Saiu de um saldo de 11,3 mil ativos em março para 3,2 mil em abril.


A partir de então, a região estabilizou em torno de 3,5 mil casos ativos até três de maio, quando começou a registrar crescimento gradual novamente. No último sábado, o Oeste chegou a ultrapassar a marca de 5,1 mil ativos. Já nos últimos 15 dias, Santa Catarina teve aumento de 7% no total de casos ativos, chegando a 19 mil 511 nesta terça-feira e com tendência de alta para a semana. Desde cinco de abril, o Estado oscila em torno de 20 mil pessoas nessa condição. Há 45 dias o Estado vive um cenário de estagnação nos números da Covid-19, com saldo de mortes, ocupação de UTIs e casos ativos ainda bem elevados em relação, até mesmo, aos dois primeiros picos da pandemia, vividos em agosto e dezembro. O aumento de casos ativos no Oeste de SC têm sido puxado principalmente pelos municípios menores, com menos de 10 mil habitantes.


Após reunião realizada no início do ano, quando a situação da pandemia ainda não estava tão crítica quanto nos meses subsequentes, o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), de Iporã do Oeste, voltou a promover encontro no final da tarde desta quarta-feira, na sala de reuniões da Associação Empresarial. Conforme o presidente ALEXANDRE RUSCHEINSKI, o CONSEG é formado por órgãos de segurança pública, poder público e representantes de entidades da sociedade civil. RUSCHEINSKI comenta que além dos membros das entidades, a Polícia Militar e o grupo da Rede de Vizinhos que a polícia tem no WhatsApp também foram convidados para a reunião. O Conselho quer aumentar o número de integrantes, para que mais pessoas ajudem a discutir pautas e demandas, conheçam o que ocorre no município em relação à segurança pública e manter a cidade ordeira.


O objetivo do CONSEG, segundo o presidente, não é fazer papel de policial, mas auxiliar e aproximar a PM e as forças de segurança da comunidade. ALEXANDRE RUSCHEINSKI salienta que a população pode contribuir com sugestões, elogios ou críticas na urna itinerante que está na sede da Rádio Oeste FM. A manifestação pode ser feita de maneira pessoal ou anônima, conforme a pessoa se sentir à vontade. Também pode ser feita pelos canais das mídias sociais, ou procurar diretamente as forças de segurança. RUSCHEINSKI enfatiza que a realidade de Iporã do Oeste é diferente de uma cidade grande, mas é importante discutir situações pontuais e auxiliar as forças de segurança.


Tunápolis vai investir um milhão e 600 mil reais em programas de incentivo à produção agrícola. O município ocupa a quinta colocação no Movimento Econômico Agropecuário da região da Ameosc. Fica abaixo apenas de Itapiranga, Iporã do Oeste, Guaraciaba e São João do Oeste na geração de recursos do meio rural. É um dos maiores índices do Movimento Econômico Geral oriundo do setor agropecuário. Na movimentação registrada em 2020 na agricultura de Tunápolis, se obteve mais de 328 milhões de reais. Conforme a secretária da Agricultura, DIRCELEI ARENHARDT, é fundamental ter programas de incentivo à produção agrícola. Para 2021 o orçamento é de um milhão e 600 mil reais, em vários programas.


O maior percentual é para o Bônus Agrícola, com 635 mil reais pagos conforme a movimentação dos agricultores no ano anterior. A secretária criou ainda o Programa Mais Serviços, com 520 mil reais destinados para pagamento de máquinas terceirizadas que são contratadas pelos produtores rurais. DIRCELEI destaca ainda o Melhoramento Genético, com entrega de duas doses de sêmen por matrizes em um limite de 120 doses por propriedade. O município ainda doa nitrogênio para quem tiver botijão, e tem o programa de atendimento veterinário. DIRCELEI ARENHARDT conclui com informação sobre certificação de propriedade rural livre de Brucelose e Tuberculose, na qual a prefeitura contribui nas despesas com exames.


Prefeito confirma realização de cirurgias e partos em São João do Oeste. Um assunto que já gerou muita polêmica no município e teve inclusive o pedido de demissão de um médico do hospital Santa Casa Rural e debates com críticas pesadas na tribuna da Câmara de Vereadores. O prefeito GENÉSIO ANTON garante que os problemas estão superados e agora o foco está em melhorar o atendimento médico à população. Ele participou na segunda-feira da Assembleia Geral Ordinária do Hospital Santa Casa Rural para definição de novas ações. Nesta reunião ficou selado o acordo para realização de cirurgias eletivas de média complexidade e partos. A unidade é referência com centro cirúrgico que recebeu investimento superior a um milhão de reais ao longo dos últimos anos.


O prefeito informa ainda que está definida a realização de cirurgias nas áreas de otorrino e ortopedia. Para os partos ainda falta autorização e aguardar novos encaminhamentos. GENÉSIO ANTON lembra que desde 2013 os partos de SJO passaram para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste e nos últimos quatro anos, no Hospital Sagrada Família de Itapiranga. Agora SJO volta a ter oportunidade de registrar nascimentos no município. ANTON destaca convênio com o hospital e diz que o município não dá ajuda, mas cumpre com sua obrigação no atendimento básico que ocorre na unidade de saúde durante o dia. Já à noite, fins de semana e feriados, o município contrata serviços do hospital. Este contrato de prestação de serviço custa mensalmente o valor de 68 mil 916 reais, equivalente a 827 mil reais por ano que a prefeitura investe no hospital.


Prefeitura quer alterar contrato com o hospital. Atualmente o plantão estabelece médico de sobreaviso. O prefeito GENÉSIO ANTON defende que um médico deve permanecer de forma presencial para atendimento imediato após a chegada do paciente no hospital. O prefeito também aponta necessidade de fiscalizar a utilização do dinheiro público com a prestação de serviço eficiente. Ele afirma que o município possui pessoas capacitadas e com vontade de trabalhar em prol do hospital e da população local. ANTON cita que há baixa produção no hospital e com isso não se mantém. Será preciso maior volume de serviço com realização de cirurgias e internações que geram movimentação financeira para sustentar o hospital. O município investe para ter mais médicos especialistas para atender a população no município sem a necessidade de transportes para outras cidades.


A campanha de coleta de lixo reciclável, que compreende vidros, plásticos, papel, pneus e eletrônicos em todo o município de Belmonte estava prevista para início de julho, mas foi antecipada para primeiro de junho, portanto em menos de duas semanas. A responsável do setor de Urbanismo e Jardinagem, ROSICLÉIA LOPES, explica que a recolha destes materiais já acontece, porém a maior ênfase será no Dia D, em primeiro de junho. O nome da campanha desenvolvida em Belmonte é Reduza, Reutilize e Recicle. Ela inclui, entre os plásticos, as sacolas de mercado, garrafas e recipientes de detergente e amaciante. Entre os vidros, ROSICLÉIA cita garrafas de cerveja e Nescafé, entre outros. Haverá ainda recolha de papeis, eletrônicos e pneus. Os dois últimos deverão ser levados na garagem da prefeitura de Belmonte, para em seguida serem transportados para o Eco Ponto de SMO. Já os vidros, plásticos e papéis serão recolhidos em cada comunidade, nos pontos de costume, no dia primeiro de junho. ROSICLÉIA LOPES salienta que os materiais devem ser colocados na beira da rua, ensacados ou em fardos.


ÉDSON DREHER, cônsul geral honorário da Romênia no estado de SC, que inclusive conta com sede em Iporã do Oeste, enfatiza que o embaixador no Brasil, STEFAN MERA, vai regressar ao país europeu nesta semana, para missão diplomática. Ele será substituído por nova embaixadora, que deverá ser definida em breve. DREHER destaca que MERA deixou o legado dele na implantação do consulado em SC, além de ser um grande amigo da comunidade, pessoa extremamente culta e de longa carreira diplomática, em vários países. Uma grande contribuição de STEFAN MERA foi na documentação de descendentes romenos bessarabianos em todo Extremo Oeste de SC. Segundo DREHER, em breve mais 140 pessoas deverão ter dupla nacionalidade, o que era um grande sonho da comunidade da região. O processo também conta com a participação imprescindível da diretora cultural do Cônsul e professora FLORENTINA MULLER GRUHLKE.


O cônsul geral honorário enaltece que o governo romeno começa a lançar um olhar especial ao consulado catarinense. Em 2019, por exemplo, a entidade no estado aumentou de categoria. De Consulado Honorário, foi para Consulado Geral Honorário. A elevação da entidade veio graças à colaboração imprescindível de STEFAN MERA e do cônsul geral VALÉRIO RUZZO, que se despediu da comunidade no ano passado. Os dois já estiveram em encontro regional em Tunápolis e também na Oktoberfest em Itapiranga. Na festa germânica foi introduzido inclusive o Primeiro Jantar Romeno, para difundir aspectos da culinária e cultura do país. No dia primeiro de dezembro de 2018, quando foi comemorado o centenário de unificação da Romênia, e também os 100 anos de soltura na Primeira Guerra Mundial, dos fundadores da embaixada no Brasil, MERA esteve novamente na região, em evento na Linha Santo Antônio/Itapiranga, o berço dos romenos bessarabianos no Extremo Oeste. Ainda no mesmo dia foi instituído pela Câmara de Vereadores de Itapiranga, junto com o então prefeito JORGE WELTER, o Dia Nacional do Romeno.


Outra iniciativa de MERA foram as quatro bolsas de estudo para membros da comunidade local estudarem o idioma na Romênia. Novas iniciativas estão sendo planejadas para fomentar o aprendizado da língua estrangeira. ÉDSON DREHER parabeniza o ex-presidente da Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste, CANÍSIO MULLER, pelos dois mandatos à frente da entidade, quando foram encaminhadas pautas importantes. Destaca a expectativa positiva com o novo presidente, ADRIANO SEHN, e a diretoria.


-FUNCIONÁRIA INVENTOU ATAQUE EM ESCOLA DE SANTA CATARINA, DIZ PM

-POLÍCIA CIVIL ALERTA SOBRE GOLPE APLICADO POR SUPOSTAS EMPRESAS DE PUBLICIDADE

-CORPOS DE CASAL DESAPARECIDO EM CHAPECÓ SÃO ENCONTRADOS


Polícia flagra mulher com droga em estabelecimento. Durante Operação HÓRUS, em rondas pela cidade de Riqueza, a Polícia Militar abordou na meia noite e meia de ontem um estabelecimento ainda aberto e com um cliente no interior, juntamente com algumas mulheres, que descumpriam as normas sanitárias, como distanciamento, horário de funcionamento, uso de máscaras e álcool em gel em local de fácil acesso. Uma mulher possuía um cigarro de maconha e mais uma porção no bolso do casaco, também sendo localizado um Esmurrugador. O estabelecimento foi fechado, a droga apreendida e confeccionado termo circunstanciado.


Acidente entre moto e caminhão deixa homem ferido. Foi por volta das 14h45 desta quarta-feira, no Bairro Santa Tereza, em Itapiranga. O condutor de uma motocicleta Biz de Itapiranga colidiu contra o caminhão que realizava a coleta de lixo. Ele sofreu ferimentos na boca e escoriações nos joelhos, foi socorrido pelos bombeiros e conduzido ao Hospital Sagrada Família. A Polícia Militar também esteve no local do acidente.


Nos últimos dias, a delegacia de Polícia Civil de SJCedro registrou novamente a reclamação de alguns empresários e profissionais liberais que se queixam de um golpe que tem se tornado frequente, aplicado por supostas empresas de publicidade. Estas supostas empresas ofertam publicidade em catálogos físicos, virtuais, sites e listas online. Os detalhes são do delegado da Polícia Civil da comarca, SANDRO ZANCANARO. De acordo com ele, estes golpes se intensificaram nas últimas semanas na região e tem preocupado os agentes de segurança pública. O delegado explica que a suposta empresa ou escritório entra em contato com os empresários, oferecendo publicidade inicialmente gratuita.


ZANCANARO salienta que as supostas empresas de publicidade solicitam para que o empresário assine um contrato para dar início a divulgação. Após uma semana aproximadamente, esses agentes retornam a conversar com o empresário cobrando os valores da propaganda. Os valores variam entre 400 e cinco mil reais. O suposto agente publicitário ameaça negativar o CNPJ ou CPF caso não seja pago. Conforme o delegado, as vítimas relataram que a empresa poderia ser de São Paulo. SANDRO ZANCANARO destaca que, mesmo alguns empresários pagando essa suposta publicidade, os golpistas retornam o contato e solicitam mais dinheiro. Por isso, ele solicitou que as empresas tomem os cuidados e consultem os órgãos policiais para verificar as ofertas oferecidas por telefone.


A funcionária de uma escola de Massaranduba, no Norte de SC, inventou a história de que teria sido atacada com um canivete durante uma tentativa de furto ao colégio na última segunda-feira, segundo a Polícia Militar. A PM afirmou que a mulher de 52 anos confessou durante o depoimento que mentiu sobre a invasão à unidade e ainda se cortou para dar mais veracidade à história. Toda a confusão aconteceu por volta das 19h40, quando a Polícia Militar recebeu a denúncia do suposto ataque. Um homem armado com faca teria invadido o colégio no Centro da cidade para furtar uma bicicleta e teria esfaqueado a funcionária. A mulher foi encontrada com cortes superficiais na perna e no abdômen. Posteriormente, a PM informou que os ferimentos haviam sido causados por um canivete. Os policiais fizeram buscas no local e, como não encontraram ninguém, entenderam que o suposto criminoso teria fugido pelos fundos do colégio. No entanto, as câmeras de segurança não flagraram a invasão ou qualquer ataque à funcionária. Durante o depoimento, os policiais também notaram incoerências no relato da mulher.


Polícia acha corpos de casal desaparecido em Chapecó. O mistério do desaparecimento de EVANIR PIRES DOS SANTOS TABORDA, de 34 anos, e SIMONE DA SILVA FIALHO, de 32 anos, que estavam desaparecidos há quatro meses em Chapecó, acabou nesta quarta-feira. Os dois estavam desaparecidos desde o dia 20 de janeiro. O caso era investigado pela DIC – Homicídios (Divisão de Investigação Criminal). O carro do casal foi encontrado abandonado no Rio Grande do Sul. Segundo o delegado VAGNER TIAGO PAPINI, da DIC, os corpos foram encontrados enterrados em área rural de Chapecó, perto da SC-283, na comunidade de Alta da Serra. Um cão de faro do Corpo de Bombeiros Militar localizou o ponto onde os restos mortais foram encontrados.


Casal desaparecido em Chapecó foi morto a tiros, diz delegado. Eles foram mortos com disparos de arma de fogo, segundo afirmou o delegado da DIC, VAGNER PAPINI. De acordo com o IGP (Instituto Geral de Perícias), os corpos estavam enterrados a uma distância entre seis e dez metros. Conforme informações do delegado responsável, a investigação foi complexa, mas a primeira fase, que era localizar as vítimas, foi concluída. PAPINI disse que cerca de 50 pessoas foram ouvidas desde que o inquérito foi aberto, em janeiro. O delegado afirmou que se trata de dois homicídios, mas ainda é prematuro informar a motivação do crime. A investigação segue e aguarda o laudo da perícia nos corpos. Ainda não foram repassadas informações sobre possíveis suspeitos do crime.


EVANIR TABORDA e SIMONE FIALHO foram vistos pela última vez no dia 20 de janeiro, em Chapecó. EVANIR saiu de casa na manhã do dia 20 de janeiro e foi para seu posto de lavagem, localizado no bairro São Cristóvão. Por volta das 8h voltou para casa, levou a sogra ao médico e o filho de três anos e meio para cortar o cabelo. Depois, retornou ao trabalho e essa foi a última vez que foi visto. Segundo a esposa, CLAUDIA REGINA BEE, a sócia de EVANIR disse que ele teria saído acompanhado de uma mulher para uma corrida de carro em Xaxim, município vizinho, já que ele também trabalha como motorista de aplicativo. Depois disso, ele não entrou mais em contato com ninguém. Com a sócia de EVANIR, CLAUDIA descobriu que o esposo falava às pessoas que ela era sua ex-esposa e SIMONE FIALHO, a mulher que teria saído de carro com ele, seria sua esposa. A família de SIMONE relatou, na época do desaparecimento, que ela supostamente teria saído de Chapecó para fazer uma corrida em Xaxim, mas não chegou ao destino. Ela deixou dois filhos pequenos, uma menina de um ano e quatro meses e um menino de quatro anos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.