ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 20/05/2021

GLOBO EM FOCO – 20/05/21

-CPI DA COVID NO SENADO RETOMA DEPOIMENTO DO EX-MINISTRO PAZUELLO

-ESTADO SUPERA A MARCA DE 900 MIL PESSOAS RECUPERADAS DA COVID-19

-CIDASC AMPLIA CERTIFICAÇÃO DE PROPRIEDADES RURAIS

-ARTESÃO DE ITAPIRANGA MANTÉM TRADIÇÃO FAMILIAR

-TUNÁPOLIS INVESTE 1,6 MILHÕES EM PROGRAMAS AGRICOLAS

-PREFEITO CONFIRMA CIRURGIAS E PARTOS EM SÃO JOÃO DO OESTE

-ACIDENTE ENTRE MOTO E CAMINHÃO DEIXA HOMEM FERIDO

-GOLPE DE SUPOSTA PUBLICIDADE GRATUITA É REGISTRADA NA REGIÃO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 24 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 29 centavos. O euro está valendo seis reais e 46 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


Israel voltou a promover uma onda de ataques aéreos na Faixa de Gaza nesta quinta-feira, matando pelo menos um palestino e ferindo vários outros. Os ataques ocorrem após o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, pedir uma "significativa desescalada dos ataques para encaminhar um cessar-fogo" com o Hamas, que controla Gaza. Os ataques aéreos de Israel já mataram 227 pessoas desde o dia 10 na Faixa de Gaza, segundo o Ministério da Saúde local. Foguetes lançados por palestinos mataram 12 pessoas em Israel no mesmo período, segundo a polícia israelense.


Depois da passagem do Tauktae provocar pelo menos 110 mortes, um novo ciclone está se formando no Golfo de Bengala, a leste da Índia. O Tauktae foi a tempestade ciclônica mais violenta das últimas décadas no país, já atingido por uma devastadora segunda onda de Covid-19 que tem quebrado todos os recordes mundiais de mortes e casos confirmados. O departamento meteorológico indiano informou que a zona de depressão do novo ciclone deve se formar até sábado, desta vez na costa leste do país.


Os representantes dos 27 Estados membros da União Europeia chegaram a um acordo que permite a entrada de viajantes procedentes de países de fora do bloco que já estão totalmente vacinados. No hemisfério norte, o verão está próximo e isso motivou os embaixadores dos 27 países a aprovar uma recomendação da Comissão Europeia, cuja aplicação não é, no entanto, obrigatória. A proposta permite a entrada de qualquer pessoa plenamente vacinada, desde que ela tenha recebido doses de imunizantes que têm a aprovação da agência europeia de remédios e muda os critérios para considerar um país seguro em relação à Covid.

A Fundação Oswaldo Cruz vai interromper a produção da vacina Oxford/AstraZeneca a partir desta quinta-feira por falta de insumos importados da China. A previsão é que cheguem no sábado dois lotes de ingrediente farmacêutico ativo para a retomada da produção de 12 milhões de doses. Um dos lotes que estava previsto para o dia 29 de maio foi antecipado. Segundo a Fiocruz, com o rápido escalonamento que a produção de vacinas atingiu, as remessas de IFA vêm sendo consumidas antes do tempo previsto inicialmente. O cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme pactuado com o Ministério da Saúde, seguindo a logística de distribuição definida pela pasta.


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, por 313 votos a 166, uma medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras. O texto segue agora para o Senado. A oposição chegou a acionar o Supremo Tribunal Federal para tentar impedir a votação, mas o pedido foi negado. Por se tratar de uma medida provisória, a proposta entrou em vigor em 23 de fevereiro, quando foi publicada no "Diário Oficial da União". Precisa, contudo, de aprovação do Congresso para se tornar lei em definitivo. Atualmente, a União possui cerca de 60 por cento das ações da Eletrobras e controla a estatal. Com a capitalização prevista na lei, deve reduzir sua participação na empresa para 45 por cento.


A CPI da Covid retomou nesta quinta-feira, as nove e meia da manhã, o depoimento do ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO. Ele começou a depor nesta quarta-feira e os senadores apontaram uma série de contradições. O ex-ministro respondeu a questionamentos do relator, RENAN CALHEIROS, que ocuparam a maior parte da sessão, e de três parlamentares inscritos. PAZZUELLO passou mal no intervalo e a sessão de ontem foi interrompida. Segundo o presidente da CPI, OMAR AZIZ, 23 parlamentares já haviam se inscrito até a noite desta quarta para formular perguntas ao general do Exército nesta quinta. PAZUELLO conseguiu no STF o direito de ficar em silêncio para não se autoincriminar, mas no primeiro dia de depoimento, o ex-ministro respondeu à maioria das indagações.

Câmeras nas entradas e saídas das três pontes, em Florianópolis, vão montar uma "cerca eletrônica" na Capital catarinense. O projeto da Polícia Militar prevê um monitoramento de entrada de veículos e pessoas na Ilha nas três pontes: Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. Pelo sistema em implantação, será possível identificar veículos roubados ou furtados e também pessoas foragidas simplesmente por um sistema de reconhecimento facial e de caracteres. As contratações dos serviços já estão em andamento. Além dos equipamentos fixos, a PM também reforçará o sistema de software e de servidores para absorver as informações. Além disso, o Comando Rodoviário da Polícia Militar vai ficar de forma fixa nas cabeceiras das pontes para que abordagens sejam feitas em caso de identificação de foragidos ou veículos em situação de roubo ou furto.

Santa Catarina superou nesta quarta-feira, a marca de 900 mil pessoas diagnosticadas com covid-19 que se curaram desde o início da pandemia. São 901 mil 919 recuperados, dois mil 690 a mais do que na terça-feira, conforme estimativas da Secretaria Estadual da Saúde. Em oito cidades, todos os infectados estão curados: Leoberto Leal, na Grande Florianópolis, Alto Bela Vista, Paial, Arvoredo, Santiago do Sul, Jardinópolis, Cunhataí e Bandeirante, todas no Oeste do estado. Apesar da marca expressiva, o Estado vive um momento de alerta, com aumento de casos ativos e ocupação nos leitos de UTI do SUS na maioria das regiões.


Empresas privadas em Santa Catarina poderão comprar vacinas contra a Covid-19 produzidas no exterior ou no Brasil, com eficácia de 50 por cento, reconhecidas internacionalmente e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O projeto de lei número apresentado pelo deputado VALDIR COBALCHINI foi aprovado na tarde desta quarta-feira pelo plenário da Assembleia Legislativa e vai para a sanção governamental. Essa lei estadual não se sobrepõe à legislação nacional que exige doação total das vacinas ao Sistema Único de Saúde enquanto 70 por cento da população brasileira não estiver imunizada. COBALCHINI disse que o projeto foi apresentado por sugestão de empresas catarinenses e de outros estados que consideram importante ter um marco legal mais seguro sobre a imunização contra o novo coronavírus.

A certificação de propriedades rurais livres de Tuberculose e Brucelose é consequência de um trabalho árduo da Cidasc. O estado de Santa Catarina demonstra um interesse muito grande em reduzir os registros destas doenças. São zoonoses, o que significa que são transmissíveis para os humanos. Conforme o Gestor de Defesa Agropecuária do Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste, ODY GONÇALVES, o estado possui situação sanitária amplamente favorável que abre portas no mercado internacional. Outro benefício é a não obrigatoriedade de vacinação e de manter o rebanho saudável. GONÇALVES diz que os programas desenvolvidos pela Cidasc em parceria com as secretarias municipais da agricultura apresentam resultados efetivos para a certificação de propriedades livres de Tuberculose e Brucelose.

Gestor Regional da Cidasc afirma que a certificação de qualquer segmento é o coroamento de um processo. Nas propriedades agrícolas é necessário investimento, persistência e profissionalismo. ODY GONÇALVES lembra que não pode mais existir simplesmente aquele que tira leite, e sim, o empresário rural com visão empreendedora. Ele reforça que a certificação comprova melhor qualidade do rebanho e a eficiência na gestão da propriedade. Santa Catarina possui mil e 200 propriedades certificadas, sendo que 30 por cento está no departamento regional de São Miguel do Oeste, com destaque para Tunápolis e Itapiranga com maior número de propriedades certificadas. GONÇALVES afirma que o alto índice está ligado ao subsídio público para incentivar os investimentos na certificação e garantia de benefícios.

Gestor Regional da Cidasc destaca vantagens de garantir a sanidade animal. Segundo ODY GONÇALVES, entre as vantagens está o pagamento de bônus com dois centavos por litro de leite. Cita ainda que a certificação gera mais tranquilidade, pois o produtor conhece o que possui na propriedade e isso inclui a saúde do trabalhador, sabendo que o rebanho está livre de doença que pode ser transmitida para humanos. A região já possui 362 propriedades certificadas e com destaque para Tunápolis, Itapiranga, Iporã do Oeste, Riqueza e Guaraciaba. GONÇALVES afirma que a identificação da doença gera uma situação complicada, e isso pode ser evitado com a realização de exames. Destaca ainda que Itapiranga possui 200 propriedades em processo de certificação.

Secretário da Agricultura cumpre agenda no Extremo-Oeste nesta sexta-feira. Agricultores familiares, produtores rurais e lideranças políticas do Extremo-Oeste catarinense vão ter a oportunidade de conhecer as iniciativas e os programas que vêm sendo implementados pela Secretaria de Estado da Agricultura. Nesta sexta-feira, o secretário ALTAIR SILVA cumprirá agenda em Itapiranga, Iporã do Oeste, Tunápolis e Riqueza. Nos encontros, o secretário pretende também ouvir as demandas dos municípios, avaliar as carências e propor soluções conjuntas. É o que tem feito em sua gestão, marcada pela presença em campo, percorrendo o estado sempre ao lado de quem produz. Este ano, a Secretaria de Estado da Agricultura investirá 104 milhões de reais para fomentar o agronegócio catarinense. Os produtores rurais podem acessar linhas de crédito facilitado, além de programas de regularização fundiária e defesa agropecuária.

Em março deste ano anunciou investimentos de 27 milhões de reais em seis novas linhas de crédito e subvenção aos juros para melhoria da competitividade e da renda da agricultura familiar. São cinco frentes de atuação: financiamentos sem juros; subvenção de juros de financiamentos contraídos junto aos agentes bancários; políticas públicas para jovens e mulheres; apoio para cuidar do solo e conservar água e apoios emergenciais. O secretário ALTAIR SILVA destaca ainda o programa Internet no Campo, que deve ser lançado em breve. A Secretaria da Agricultura pretende investir cinco milhões de reais para levar internet ao meio rural. Há também o Terra Boa, em que serão investidos ainda 56 milhões para apoiar a aquisição de sementes de milho, calcário e kits para melhoria de pastagens e do solo.

Artesão do interior de Itapiranga mostra habilidade em fabricação de peças em madeira. O artesanato é uma paixão que vem de família e está tendo sequência. A facilidade de transformar madeiras em utensílios passa de geração para geração. Na comunidade de linha Baú, interior de Itapiranga, o jovem artesão GABRIEL MICHELS fabrica gamelas, mesas de centro, bancos, cubas para banheiros e outros utensílios, tudo em madeira. Ele revela que herdou esta habilidade e o gosto pelo artesanato de seus avós e bisavós, e pretende manter a arte de transformar. O artesão não possui estrutura de destaque e trabalha basicamente com motosserra, lixadeira e maquita para fabricar suas peças. MICHELS trabalha em casa e com produção somente por encomenda para evitar desperdício.

Ele possui emprego fixo e o artesanato ocorre somente como complementação de renda e hóbby nos momentos de folga. GABRIEL MICHELS destaca ainda que sonha no futuro melhorar a estrutura e ter faturamento considerável para viver apenas de sua arte com produção de utensílios de madeira. O início foi apenas para familiares e amigos, principalmente como forma de presentear as pessoas de seu convívio. Com o aumento da procura, ele passou a comercializar. O artesão lamenta que as pessoas muitas vezes não valorizam a mão de obra e a capacidade de produzir peças diferentes e com arte manual.

Consulado da Romênia define novas ações na região. ÉDSON DREHER, cônsul geral honorário da Romênia em Santa Catarina enfatiza que o embaixador no Brasil, STEFAN MERA, vai regressar ao país europeu nesta semana, para missão diplomática. Ele será substituído por nova embaixadora, que deverá ser definida em breve. DREHER destaca que MERA deixou o legado dele na implantação do consulado em SC, além de ser um grande amigo da comunidade. Uma grande contribuição de STEFAN MERA foi na documentação de descendentes romenos em todo Extremo Oeste de SC. Segundo DREHER, em breve mais 140 pessoas deverão ter dupla nacionalidade, o que era um grande sonho da comunidade da região. O processo também conta com a participação imprescindível da diretora cultural do Cônsul e professora FLORENTINA GRUHLKE.

O cônsul geral honorário enaltece que o governo romeno começa a lançar um olhar especial ao consulado catarinense. Em 2019, por exemplo, a entidade no estado aumentou de categoria. De Consulado Honorário, foi para Consulado Geral. A elevação da entidade veio graças à colaboração de STEFAN MERA e do cônsul geral VALÉRIO RUZZO, que se despediu da comunidade no ano passado. Os dois já estiveram em encontro regional em Tunápolis e também na Oktoberfest em Itapiranga. Na festa germânica foi introduzido o Jantar Romeno, para difundir aspectos da culinária e cultura do país. No dia primeiro de dezembro de 2018, quando foi comemorado o centenário de unificação da Romênia, MERA esteve na região, em evento na Linha Santo Antônio, Itapiranga, o berço dos romenos no Extremo Oeste. Neste dia foi instituído pela Câmara de Vereadores de Itapiranga, junto com o então prefeito JORGE WELTER, o Dia Nacional do Romeno.

Outra iniciativa de MERA foram as quatro bolsas de estudo para membros da comunidade local estudarem o idioma na Romênia. Novas iniciativas estão sendo planejadas para fomentar o aprendizado da língua estrangeira. ÉDSON DREHER parabeniza o ex-presidente da Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste, CANÍSIO MULLER, pelos dois mandatos à frente da entidade, quando foram encaminhadas pautas importantes. Destaca a expectativa positiva com o novo presidente, ADRIANO SEHN, e a diretoria.

Tunápolis vai investir um milhão e 600 mil reais em programas de incentivo à produção agrícola. O município ocupa a quinta colocação no Movimento Econômico Agropecuário na região da Ameosc. O município fica abaixo apenas de Itapiranga, Iporã do Oeste, Guaraciaba e São João do Oeste na geração de recursos do meio rural. É um dos maiores índices do Movimento Econômico Geral oriundo do setor agropecuário. Na movimentação registrada em 2020 na agricultura de Tunápolis, se obteve mais de 328 milhões de reais. Conforme a secretária da Agricultura, DIRCELEI ARENHARDT, é fundamental ter programas de incentivo à produção agrícola. Para 2021 o orçamento é de um milhão e 600 mil reais em vários programas.

O maior percentual é para o Bônus Agrícola com 635 mil reais pagos conforme a movimentação dos agricultores no ano anterior. A secretária criou ainda o Programa Mais Serviços com 520 mil reais destinados para pagamento de máquinas terceirizadas que são contratadas pelos produtores rurais. DIRCELEI destaca ainda o Melhoramento Genético com entrega de duas doses de sêmen por matrizes em um limite de 120 doses por propriedade. O município ainda doa nitrogênio para quem tiver botijão, e o programa de atendimento veterinário. DIRCELEI ARENHARDT conclui com informação sobre certificação de propriedade rural livre de Brucelose e Tuberculose em que a prefeitura contribui nas despesas com exames.

Prefeito confirma realização de cirurgias e partos em São João do Oeste. Um assunto que já gerou muita polêmica no município e teve inclusive o pedido de demissão de um médico do hospital Santa Casa Rural e debates com críticas pesadas na tribuna da câmara de vereadores. O prefeito GENÉSIO ANTON garante que os problemas estão superados e agora o foco está em melhorar o atendimento médico a população. Ele participou na segunda-feira da Assembleia Geral Ordinária do Hospital Santa Casa Rural para definição de novas ações. Nesta reunião ficou selado o acordo para realização de cirurgias eletivas de média complexidade e partos. A unidade é referência com centro cirúrgico que recebeu investimento superior a um milhão de reais ao longo dos últimos anos.

O prefeito informa ainda que está definido a realização de cirurgias nas áreas de otorrino e ortopedia. Para a realização de partos ainda falta autorização, sendo preciso aguardar novos encaminhamentos. GENÉSIO ANTON lembra que desde 2013 os partos de São João do Oeste passaram para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste e nos últimos quatro anos, no Hospital Sagrada Família de Itapiranga. Agora São João do Oeste volta a ter oportunidade de registrar nascimentos no município. O prefeito GENÉSIO ANTON destaca convênio com o hospital e diz que o município não da ajuda, mas cumpre com sua obrigação no atendimento básico que ocorre nas unidade de saúde durante o dia. Já a noite, fins de semana e feriado, o município contrata serviços do hospital. Este contrato de prestação de serviço custa mensalmente o valor de 68 mil 916 reais, equivalente a 827 mil reais por ano que a prefeitura investe no hospital.

Prefeitura quer alterar contrato com o hospital. Atualmente o plantão estabelece médico de sobreaviso. O prefeito GENÉSIO ANTON defende que um médico deve permanecer de forma presencial para atendimento imediato após a chegada do paciente no hospital. O prefeito também aponta necessidade de fiscalizar a utilização do dinheiro público com a prestação de serviço eficiente. Ele afirma que o município possui pessoas capacitadas e com vontade de trabalhar em prol do hospital e da população local. ANTON cita que a baixa produção do hospital e com isso não se mantém. Será preciso maior volume de serviço com realização de cirurgias e internações que geram movimentação financeira para sustentar o hospital. O município investe para ter mais médicos especialistas para atender a população no município sem a necessidade de transportes para outras cidades.

Acidente entre moto e caminhão deixa homem ferido em Itapiranga. Foi por volta das 14 horas e 45 minutos de ontem, no Bairro Santa Tereza. O condutor de uma motocicleta Biz de Itapiranga, um homem de 35 anos, colidiu contra o caminhão que realizava a coleta de lixo. Ele sofreu ferimentos na boca e escoriações nos joelhos, foi socorrido pelos bombeiros e conduzido ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga. A Policia Militar também esteve presente no local do acidente.

Polícia flagra mulher com droga em estabelecimento. Durante Operação HÓRUS, em rondas pela cidade de Riqueza, a Polícia Militar abordou na meia noite e meia de ontem um estabelecimento ainda aberto e com um cliente no interior, juntamente com algumas mulheres, que descumpriam as normas sanitárias, como distanciamento, horário de funcionamento, uso de máscaras e álcool em gel em local de fácil acesso. Uma mulher possuía um cigarro de maconha e mais uma porção no bolso do casaco, também sendo localizado um Esmurrugador. O estabelecimento foi fechado, a droga apreendida e confeccionado termo circunstanciado.

Nos últimos dias, a delegacia de Polícia Civil de SJCedro registrou novamente a reclamação de alguns empresários e profissionais liberais que se queixam de um golpe que tem se tornado frequente, aplicado por supostas empresas de publicidade. Estas supostas empresas ofertam publicidade em catálogos físicos, virtuais, sites e listas online. As informações são do delegado da Polícia Civil da comarca, SANDRO ZANCANARO. De acordo com ele, estes golpes se intensificaram nas últimas semanas na região e tem preocupado os agentes de segurança pública. O delegado explicou que a suposta empresa ou escritório entra em contato com os empresários, oferecendo publicidade inicialmente gratuita. ZANCANARO salientou que as supostas empresas de publicidade solicitam para que o empresário assine um contrato para dar início a divulgação.

Após uma semana aproximadamente, esses agentes retornam a conversar com o empresário cobrando os valores da propaganda. Os valores variam entre 400 e cinco mil reais. O suposto agente publicitário ameaça negativar o CNPJ ou CPF casso não seja pago. Conforme o delegado, SANDRO ZANCANARO, as vítimas relataram que a empresa poderia ser de São Paulo. O delegado destacou que, mesmo alguns empresários pagando essa suposta publicidade, os golpistas retornam o contato e solicitam mais dinheiro. Por isso, ele solicitou que as empresas tomem os cuidados e consultem os órgãos policiais para verificar as ofertas oferecidas por telefone.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.