ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 20/05/21

Israel voltou a promover uma onda de ataques aéreos na Faixa de Gaza nesta quinta-feira, matando pelo menos um palestino e ferindo vários outros. Os ataques ocorrem após o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, pedir uma "significativa desescalada dos ataques para encaminhar um cessar-fogo" com o Hamas, que controla Gaza. Os ataques aéreos de Israel já mataram 227 pessoas desde o dia 10 na Faixa de Gaza, segundo o Ministério da Saúde local. Foguetes lançados por palestinos mataram 12 pessoas em Israel no mesmo período, segundo a polícia israelense.

Depois da passagem do Tauktae provocar pelo menos 110 mortes, um novo ciclone está se formando no Golfo de Bengala, a leste da Índia. O Tauktae foi a tempestade ciclônica mais violenta das últimas décadas no país, já atingido por uma devastadora segunda onda de Covid-19 que tem quebrado todos os recordes mundiais de mortes e casos confirmados. O departamento meteorológico indiano informou que a zona de depressão do novo ciclone deve se formar até sábado, desta vez na costa leste do país.

Os representantes dos 27 Estados membros da União Europeia chegaram a um acordo que permite a entrada de viajantes procedentes de países de fora do bloco que já estão totalmente vacinados. No hemisfério norte, o verão está próximo e isso motivou os embaixadores dos 27 países a aprovar uma recomendação da Comissão Europeia, cuja aplicação não é, no entanto, obrigatória. A proposta permite a entrada de qualquer pessoa plenamente vacinada, desde que ela tenha recebido doses de imunizantes que têm a aprovação da agência europeia de remédios e muda os critérios para considerar um país seguro em relação à Covid.

A Fundação Oswaldo Cruz vai interromper a produção da vacina OxfordAstraZeneca a partir desta quinta-feira por falta de insumos importados da China. A previsão é que cheguem no sábado dois lotes de ingrediente farmacêutico ativo para a retomada da produção de 12 milhões de doses. Um dos lotes que estava previsto para o dia 29 de maio foi antecipado. Segundo a Fiocruz, com o rápido escalonamento que a produção de vacinas atingiu, as remessas de IFA vêm sendo consumidas antes do tempo previsto inicialmente. O cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme pactuado com o Ministério da Saúde, seguindo a logística de distribuição definida pela pasta.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, por 313 votos a 166, uma medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras. O texto segue agora para o Senado. A oposição chegou a acionar o Supremo Tribunal Federal para tentar impedir a votação, mas o pedido foi negado. Por se tratar de uma medida provisória, a proposta entrou em vigor em 23 de fevereiro, quando foi publicada no "Diário Oficial da União". Precisa, contudo, de aprovação do Congresso para se tornar lei em definitivo. Atualmente, a União possui cerca de 60 por cento das ações da Eletrobras e controla a estatal. Com a capitalização prevista na lei, deve reduzir sua participação na empresa para 45 por cento.

A CPI da Covid retomou nesta quinta-feira, as nove e meia da manhã, o depoimento do ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO. Ele começou a depor nesta quarta-feira e os senadores apontaram uma série de contradições. O ex-ministro respondeu a questionamentos do relator, RENAN CALHEIROS, que ocuparam a maior parte da sessão, e de três parlamentares inscritos. PAZZUELLO passou mal no intervalo e a sessão de ontem foi interrompida. Segundo o presidente da CPI, OMAR AZIZ, 23 parlamentares já haviam se inscrito até a noite desta quarta para formular perguntas ao general do Exército nesta quinta. PAZUELLO conseguiu no STF o direito de ficar em silêncio para não se autoincriminar, mas no primeiro dia de depoimento, o ex-ministro respondeu à maioria das indagações.

Câmeras nas entradas e saídas das três pontes, em Florianópolis, vão montar uma "cerca eletrônica" na Capital catarinense. O projeto da Polícia Militar prevê um monitoramento de entrada de veículos e pessoas na Ilha nas três pontes: Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. Pelo sistema em implantação, será possível identificar veículos roubados ou furtados e também pessoas foragidas simplesmente por um sistema de reconhecimento facial e de caracteres. As contratações dos serviços já estão em andamento. Além dos equipamentos fixos, a PM também reforçará o sistema de software e de servidores para absorver as informações. Além disso, o Comando Rodoviário da Polícia Militar vai ficar de forma fixa nas cabeceiras das pontes para que abordagens sejam feitas em caso de identificação de foragidos ou veículos em situação de roubo ou furto.

Santa Catarina superou nesta quarta-feira, a marca de 900 mil pessoas diagnosticadas com covid-19 que se curaram desde o início da pandemia. São 901 mil 919 recuperados, dois mil 690 a mais do que na terça-feira, conforme estimativas da Secretaria Estadual da Saúde. Em oito cidades, todos os infectados estão curados: Leoberto Leal, na Grande Florianópolis, Alto Bela Vista, Paial, Arvoredo, Santiago do Sul, Jardinópolis, Cunhataí e Bandeirante, todas no Oeste do estado. Apesar da marca expressiva, o Estado vive um momento de alerta, com aumento de casos ativos e ocupação nos leitos de UTI do SUS na maioria das regiões.

Empresas privadas em Santa Catarina poderão comprar vacinas contra a Covid-19 produzidas no exterior ou no Brasil, com eficácia de 50 por cento, reconhecidas internacionalmente e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O projeto de lei número apresentado pelo deputado VALDIR COBALCHINI foi aprovado na tarde desta quarta-feira pelo plenário da Assembleia Legislativa e vai para a sanção governamental. Essa lei estadual não se sobrepõe à legislação nacional que exige doação total das vacinas ao Sistema Único de Saúde enquanto 70 por cento da população brasileira não estiver imunizada. COBALCHINI disse que o projeto foi apresentado por sugestão de empresas catarinenses e de outros estados que consideram importante ter um marco legal mais seguro sobre a imunização contra o novo coronavírus.

Trabalho de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes deve ser feito em rede. Conforme a assistente social de Saltinho - FRANCIELI SELARIN, o trabalho precisa ser em grupo, pois a Secretaria de Assistência Social não consegue fazer tudo sozinha. Por isso existe a rede de proteção, junto com o Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente, PM, Cras e unidades básicas de saúde. A luta para combater esse tipo de crime é muito importante e embora devesse ser o ano todo, não só em 18 de maio, a data serve para conscientizar a população. Ela observa que a mobilização feita durante o mês, aumenta a visibilidade e dá voz a quem está sofrendo algum tipo de violência.

Conselho Municipal de Agricultura debate novos incentivos e subsídios para o campo. De acordo com ROBERTO ANDRETTA – secretário de agricultura de Saltinho, numa reunião com vereadores, prefeito, vice e técnicos agrícolas, definiram um cronograma com as prioridades do setor para os próximos quatro anos. Destaca que vai aumentar o subsídio para a construção de aviários e chiqueirões. Até então a prefeitura pagava cinco reais e 32 centavos por metro quadrado construído, mas a partir do ano que vem, o produtor receberá oito reais por metro e o valor ainda será reajustado todos os anos.

Aumento no incentivo para construção de aviários e chiqueirões chega a quase 53 por cento. O responsável pela agricultura de Saltinho destaca que o estimulo vale não somente para o barracão, mas também na construção de esterqueiras, cisternas e escritório. O secretário ROBERTO ANDRETTA comunica que em relação à silagem, até então apenas os produtores de leite recebiam o bônus da prefeitura. Anuncia que a partir de 2022, quem cria vacas de corte também terá o incentivo de 10 hectares, o mesmo recebido pelos que trabalham com a produção de leite.

Estímulos na produção rural de Saltinho tem objetivo de incentivar o crescimento da agricultura. No encontro decidiram ainda que vai ser repassado sêmen e horas-máquina para o homem do campo do município. ROBERTO ANDRETTA comenta que ainda falta definir quanto. Em relação a água que é uma grande dificuldade em toda a região, Saltinho dará um tubo, o transporte das pedras e as horas máquina necessárias para a construção de um poço aos agricultores. Explica que será necessário o produtor comprar somente as pedras de qualidade, necessárias para um bom poço.

Plano Municipal de Saneamento Básico será discutido em reunião comunitária. RAFAEL CALEFFI – prefeito de São Lourenço do Oeste contou que o município iniciou, em junho do ano passado, a primeira revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. A partir de janeiro de 2021, o município disponibilizou também uma pesquisa online para obter dados sobre a prestação dos serviços de saneamento básico no município e entender os anseios da população. Agora, o próximo passo será uma reunião comunitária, que será realizada no dia 25 de maio, às oito e meia da manhã no Centro de Eventos.

Objetivo da reunião será proporcionar mais uma forma de participação no processo de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. O encontro terá a participação limitada no número de pessoas, seguindo o que diz o decreto do Governo do Estado diante da pandemia de Covid-19. Durante a reunião haverá uma apresentação sobre os aspectos legais da Política Nacional de Saneamento, a metodologia de estudo da revisão do plano municipal e os serviços de saneamento básico que integram essa atualização. Depois, os presentes poderão se manifestar sobre o tema.

Curso básico de atendimento a emergências acontece pela primeira vez online. A formação que tradicionalmente é disponibilizada pelo Corpo de Bombeiros Militar, nesse ano, devido à pandemia, pela primeira vez será de forma remota, como informa o comandante de Campo Erê - VANTUIR SCHOENINGER. Segundo ele, como o coronavírus dificulta a realização das aulas em sala, os bombeiros estão se adequando para dar segurança e não deixar de oferecer o curso. Nas aulas serão ensinadas quais as primeiras coisas a se fazer em cada situação de risco.

Formação básica de atendimento a emergências é uma das exigências para se tornar bombeiro comunitário. Porém, segundo o comandanteVANTUIR SCHOENINGER, quem participa do curso básico não se torna bombeiro comunitário, pois é preciso ainda passar pelo curso avançado. Explica que o CBAE é indicado para quem deseja aumentar seus conhecimentos em primeiros socorros. Como é online, os participantes podem fazer as aulas a qualquer hora, e no encerramento o aluno fará uma prova final que indica se está apta ou não para seguir com as aulas. No total são 40 horas de formação, que podem ser feitas em até três meses.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.